Isto não tem nada a ver com o casamento gay….
…… mas o canalizador polaco já pode andar por aí!
A Directiva sobre a Liberalização dos Serviços (Directiva 2006/123/CE, de 12 de Dezembro de 2006) – ou seja, a Directiva que teve na sua origem a proposta Bolkestein, celebrizada, em França, pela campanha do “canalizador polaco que viria tirar o emprego aos canalizadores franceses” (como se, porventura, os houvesse!), entrou em vigência no passado dia 28 de Dezembro de 2009 (ou seja, desde há pouco mais de uma semana).
Não se conhece, entre nós, o respectivo acto (ou actos) internos de transposição e algumas das suas normas serão, sem dúvida, susceptíveis de produzir “efeito directo”.
A Directiva tem implicações, desde logo, nas relações entre a administração pública e os cidadãos. Foi muito debatida e divulgada, durante 2009, em todos os Estados-membros (por exemplo, com particular intensidade, aqui ao lado, em Espanha).
Curiosamente e apesar dos 3 actos eleitorais que tivemos no último ano, a dita “Directiva Serviços” parece ter passado ao lado do debate político português, empenhado, sobretudo, em temas “fracturantes”!

Deixem os gays descansados se é que é possível…eles não param.
BCE adverte
“É ilusão pensar que outros países vão salvar a Grécia”
Jürgen Stark, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), adverte que é “ilusão” assumir-se que os parceiros do euro irão resgatar a Grécia, caso esta não consiga honrar o pagamento da sua dívida.
Ao contrário do previsto para outros países da União Europeia, que podem beneficiar de apoios financeiros suportados pelos cofres comunitários, o Pacto de Estabilidade e Crescimento do euro veda expressamente a possibilidade de os Orçamentos dos seus Estados-membros serem resgatados pelos demais.
A Grécia recebe hoje uma delegação de altos responsáveis europeus, entre os quais o comissário do euro Joaquin Almunia, para avaliar a credibilidade do seu programa de saneamento das contas públicas. A missão que permanecerá no terreno durante três dias – e que integra também representantes do BCE – é pouco habitual e confirma a desconfiança de longa data com que, em Bruxelas, se encaram os números vindos de Atenas. Com o sítio da desvergonha não é muito diferente, a aldrabice aumenta todos os dias e todas as horas são mais uns milhares que a dívida aumenta.
“Vamos ter famílias falidas”
João César das Neves alertou esta manhã para a inevitabilidade de Portugal conhecer um fenómeno, até agora raro entre nós, de famílias falidas incapazes de honrar os créditos que acumularam. O último balanço da DECO dá conta de uma subida de 40% no número de pessoas que acorreram à associação com problemas de sobreendividamento. Por agora eles ainda pensam: “Não há-de ser nada!”. É por pouco tempo.
GostarGostar
O serviço nacional de saúde que merecemos
“Urgências do Hospital Garcia de Orta em ruptura
24 horas à espera nas Urgências
O aumento dos doentes nas Urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, provocou esperas que, em alguns casos, chegaram a atingir as 24 horas.
Em Chaves com os Bombeiros de Boticas a queixarem-se de terem ficado com as ambulâncias retidas mais de quatro horas”.
Ministros e sec. de estado quando estão aflitos passam por lá?
GostarGostar
Fixem esse nome Almunia, o comissario espanhol em Bruxelas, que vai ser o nosso carrasco, se o socrates com o teixeira, continuam
a esqueiqueirar a nossa economia e finanças!
GostarGostar