Vou ali ver se chove
26 Janeiro, 2010
Gripe A foi “maior escândalo do século” Audiência “julga” poder da indústria nas pandemias
Pois é. A culpa agora é da indústria farmacêutica. E a ministra Ana Jorge todos os dias na televisão, durante a campanha eleitoral, a fazer ‘pontos de situação’ sobre a pandemia que ia matar milhares de portugueses também foi por pressão da indústria farma cêutica?
33 comentários
leave one →

Não. Foi só estupidez.
GostarGostar
Não me lembro de a ministra “fazer ‘pontos de situação’ sobre a pandemia que ia matar milhares de portugueses”. Ela fez “pontos de situação”. Jà a morte de milhares de portugueses é do domínio do imaginário da imprensa.
Se não se faz nada e morrem umas centenas, aqui d’el rei que no governo é uma cambada de ineptos. Se se faz alguma coisa e afinal as coisas não assumem proporções por aí além, é porque andam a gastar mal o n/ dinheirinho.
É a velha história do “se não é do cú é das calças”.
GostarGostar
PRO: Não foi só em Portugal. Os “pontos de situação” aconteceram em muitos países na UE. Talvez tenha havido um aproveitamento da indústria farmaceutica a explorar esta questão. NA patica tal acontece quando há informação imperfeita e é um fenómeno bem estudado e que tem alguns mitigantes estudados
CONTRA: E como é que negociamos a compra de vacinas? Será que diversificamos as fontes de fornecimento, ou resolvemos concentrar num unico fornecedor? E clausulas de anulação de encomendas? Será que as temos, ou teremos que levar e pagar vacinas que afinal não precisamos. Este problema colocou-se aos vários paises e é interessante verificar se soubemos ou não negociar com as farmaceuticas. E aí sim, se fomos patinhos, é um grande CONTRA
GostarGostar
Era precisamente aí que eu queria chegar: da histeria em torno dos milhões de mortos estamos a prepararmo-nos para passarmos para a histeria em torno dos milhões de euros gastyos com a histeria dos milhões de mortos. Ainda e sempre com muita exaltação e pouca reflexão.
Helena matos
GostarGostar
#4 Helena Matos
Obrigado pelo esclarecimento, mas pela leitura do post não parece ser aí, aonde quer chegar.
GostarGostar
A culpa é sempre dos outros.
Nada se passou no México. nenhuma notícia foi alarmante.
A “expansão” da gripe tanto para norte como para o hemisfério sul não foi tida sequer em atenção diariamente com uma hecatombe de noticias com mortos e mais mortos.
A OMS esteve quieta serena e nem sequer emitiu nenhum comunicado.
Não se deslocaram de um lado para o outro em conferencias alarmistas nem pressionaram as farmaceuticas pois estas não tinham capacidade instalada para o fabrico “necessário” de milhões de vacinas.
Notícias de aumento do preço dos ovos—vacinas.Debates de economistas sobre perdas de produtividade—vacinas. Quem paga as baixas?—vacina.
Nada disto aconteceu.
Foram as farmaceuticas.
Mas se foram é caso para perguntar. Quanto pagaram de comissões a todos que lhes fizeram o jeitinho de alarmar o mundo? a começar pelos mídia?
GostarGostar
da crise ao rating, passando pelo magalhães, eólicas, parque escolar e outros apeadeiros, tudo tem servido com excelentes resultados eleitorais. agora estamos na campanha das vacinas e na gripe que irá contribuir com igual êxito para o cavaco ir de vela.
GostarGostar
Diria mais….foram milhares de cientistas (2500 a 5000) que forneceram os algoritmos da progressão da gripe no seu modelo computacional à OMS.
Isso não se verifica (nem os números dos cientistas nem os modelos) apenas no IPPC.
Vamos acabar a dizer que a culpa é das petrolíferas.
Ok melga somos todos uns coitados.
GostarGostar
Aqui está bom tempo!
GostarGostar
só faltou o título grau zero da saúde para fazer companhia ao inflaccionado.
GostarGostar
1º
assustam-se os contribuintes e os governos dependentes de sondagens politicas
2º
os governos compram as vacinas
3º
a culpa é … dos “porcos”
GostarGostar
Pois é. A culpa agora é da indústria farmacêutica. E a ministra Ana Jorge todos os dias na televisão, durante a campanha eleitoral, a fazer ‘pontos de situação’ sobre a pandemia que ia matar milhares de portugueses também foi por pressão da indústria farma cêutica?
Pois é cara Helena, dou-lhe razão sobre aquilo que diz. Foi um alarme que até ao momento se revelou falso. Acontece que se as entidades competentes nada fizessem e viesse a acontecer o que realmente se previa, a d. Helena cruxificava um a um todos aqueles que foram negligêntes, não é verdade?
GostarGostar
É mesmo parva. Mas há neste mundo alguém mais voluntariamente parvo do que a Helena? A ministra NUNCA falou em “milhares de mortos”, e fez aquilo que a OMS recomendou que fizesse. Ela tentou sempre acalmar os ânimos, garantido que tudo estava a ser feito para responder à pandemia que OS MEDIA PROCLAMAVAM 24 HORAS POR DIA. Ela foi COMPETENTE. Fez aquilo que se pede a um político: resolver os problemas que a elite científica lhe informa existirem. Não é por culpa DELA que a pandemia foi um exagero absoluto.
Mas que criança, esta Helena. Que parvinha. Porra! Haja paciência.
GostarGostar
Parece que o problema tem a ver com os conflitos de interesses de alguns académicos que trabalham a dois carrinhos: para a indústria e para a OMS.
E os media nisto tudo, qual o seu papel? Porque não se interrogaram os directores de informação, sobre estas questões? E porque deram amplo destaque á histeria, colaborando activamente na mesma?
Na verdade, o problema principal reside nos media: os governos vão atrás daquilo que as opiniões públicas pensam ou julgam pensar. E os media são os fautores dessas opiniões.
Logo, cada um tem aquilo que merece ter. Temos media merdosos e por isso tudo isto cheira mal.
GostarGostar
Pandemia? Mas a OMS chegou a reconhecer que havia uma pandemia?
GostarGostar
A “crise da justiça” padece do mesmo sindroma. Há menos crise agora do que havia há vinte anos, mas quem ouvir o “povo”, formado pelos media, pode ter a certeza que não.
Portanto, badamerda mas os media.
GostarGostar
Mentem, mentem ,mentem. São mais mentirosos que o nosso primeiro.
GostarGostar
Bonito,depois da paranóia nos Média na qual resultaram quiçá algumas vitimas das vacinas (só falado em Portugal se não a contagem era escabrosamente maior),depois de o Estado “dar” milhões sem justificação a organizações “dubias”,depois das mazelas das vacinas,finalmente vêem as criticas.É pena,é acontecer sempre o mesmo,alguns adoecem ou morrem,outros enchem os bolsos e ainda outros ampliam a divida do pais.
De facto,é apenas mais um problema-reacção-solução a que foram habituando as massas.
Então lá fora,vão-se lá saber os mortos causados pelas vacinas,os milhões que as farmacêuticas ganharam e certas “personalidades”,mas parece que a depopulação não ocorreu conforme o pretendido,outra pretensão a pseudo epidemia como a de 1918 e 1977-78.Palminhas!!
GostarGostar
oh helena! ganda oportunidade de fundar a associação das vítimas da bacina anti-porcina. era mais tempo de antena e parceiro a consultar em futuras actividades gripais.
GostarGostar
“Era precisamente aí que eu queria chegar: da histeria em torno dos milhões de mortos estamos a prepararmo-nos para passarmos para a histeria em torno dos milhões de euros gastyos com a histeria dos milhões de mortos. Ainda e sempre com muita exaltação e pouca reflexão.”
Helena matos
Da leitura do post e desta resposta (paradoxais) retira-se a ideia que HM responsabiliza a ministra, possivelmente ela e todas as outros ministros da saùde…campanha pela vacinação em plena campanha eleitoral! Pá desculpe lá se tinhamos eleições enquanto o país tinha que ser alertado e também tranquilizado para UMA PANDEMIA INTERNACIONAL (PALAVRAS DA OMS)…mas a culpa é da ministra AJ !!!!
TantA acto corrupto e podridão que este governo comete e veem para aqui atirar pedras por uma Ministra (tal como centenas de profissionais do sector) ter alertado para uma invasão virulenta que nos disseminaria !!!???
O que interessa é atacar…sem olhar a quêm.
GostarGostar
Que tal um post sobre um possível e tão adorado neste blog Climagate mas antes Flugate ????
GostarGostar
pois é, dona Helena dos inTrojans, e que papel desempenhou, com a sua esclarecida opinião, quando pela Európia algumas vozes se elevaram contra a escalada da histeria e despesa exagerada em vacinas e tamiflus?
cheguei a fazer comentários, aqui no blasfêmeas, a pedir posts sobre o tema e a pôr um vídeo em que a ministra da saúde da Polónia, que é médica, se insurge contra a lógica das farmaceuticas e se recusa a fazer encomendas incomportáveis para as finanças do seu país…
legendado em francês:
legendado em inglês:
porque é que a Helena não escreveu nada, na altura, sobre o assunto?
como já foi dito, os nossos médias são muito fracos… e os opinadores idem aspas!…
GostarGostar
Cara Helena, sou grande apreciador dos seus escritos, mas neste assunto discordo um pouco, ou até bastante.
É uma matéria onde é fácil ser treinador de bancada. O problema desta e de outras epidemias mediáticas, é a própria sociedade em que vivemos hoje em dia. É uma sociedade onde por exemplo a nível de saúde já não se toleram erros. Um erro médico, que pode acontecer a qualquer um, há umas décadas atrás não tinha consequências, hoje pode arruinar uma carreira e terminar em tribunal ou mesmo na prisão.
Somos nós todos que criamos esta sociedade, exigente e intolerante a falhas, que procura a responsabilização, e é assim que deve ser. Mas este tipo de sociedade depois tem consequências nefastas em assuntos deste género, porque quem toma decisões que podem implicar com a vida humana em maior ou menor escala, torna-se sobreactivo, para se proteger das consequências de uma decisão errada. Qualquer um de nós faria o mesmo, quando sob os nossos ombros pesasse muita responsabilidade.
É fácil criticar agora esta ou aquela decisão, difícil é tomá-las. Eu nem por nada queria esse papel. Porque o resultado final é sempre o mesmo, textos como estes. Repare que é uma área onde o sucesso de deter por exemplo uma epidemia implica a não ocorrência dessa epidemia, nunca se podendo provar com exactidão que isso aconteceu devido às decisões tomadas, ou por outra razão qualquer.
GostarGostar
É o habitual: O Estatismo faz asneira grossa, as culpas são sempre dos Privados.
A Crise Portugal: A Educação, Saúde, uma grande parte da Economia está nas maõs ou dependente do Estado e Políticos. Culpa do Neoliberalismo
A crise no Mundo: Bancos Centrais definem as taxas de Juro, Bonificações extraordinárias a vários níveis para a compra de casa, neoliberais avisam para a bolha enquanto Krugman diz que é preciso fazer uma bolha. Nada. A culpa é do Neoliberalismo.
GostarGostar
“E a ministra Ana Jorge todos os dias na televisão, durante a campanha eleitoral, a fazer ‘pontos de situação’ sobre a pandemia que ia matar milhares de portugueses”
Quando? A ministra nunca disse isso, pelo contrário, foi bastante contida.
GostarGostar
Com certeza, cara Helena! Tambem concordo consigo!!!
A culpa é toda da Ministra Ana Jorge…(e já agora tb do socrates!)
..não fosse a marota da Ministra Ana Jorge e a OMS nunca teria lançado os alertas!!! É que é imperdoavel !
Então agora na CE andam a por em causa a Industria Farmaceutica, quando sabemos que a culpa é da Ministra ???
Grandes marotos! tadita da “Industrizinha Farmaceuticazinha” !!!
Acho que até deviamos criar uma Petição de apoio ás Farmaceuticas e á OMS…é que foram todas enganadas pela Ministra e olha deu no que deu: …um post enfermo!
GostarGostar
D. Helena, mais um tiro no seu porta-aviões. Melhor teria sido ficar calada em vez de dizer disparates. Aquele seu odiozinho de estimação para os actuais governantes, não a deixam enxergar direito. Continue com a sua cruzada de maldicência.
GostarGostar
D.helena, sou um leitor dedicado e concordante dos seus escritos , neste caso, penso que não foi feliz . A saúde é um bem precioso e essencial na vida dos povos , como tal , com mais ou menos propaganda o governo desta vez não desgovernou.pedro
GostarGostar
sabem , anda a ser muito difícil viver na Terra. Entre o corpo pecado da religião e o corpo doença da ciência venha o diabo e escolha . não se arranja para aí um pensamento mágico qualquer que nos deixe curtir o corpo e o espírito em paz?
GostarGostar
Ena, tantos apparatchiks a defenderem a ministra das vacinas!…
GostarGostar
Jà a morte de milhares de portugueses é do domínio do imaginário da imprensa
Mas aquele senhor de barbas e uma senhora da DGS não foram à televisão falar em milhares de “possíveis” mortos?
E a senhora não tinha já dito o mesmo da gripe anterior?
Agora pergunto, com que caram vão anunciar a próxima.
GostarGostar
Foi uma pandemia…de lucros, pra alguns.
GostarGostar
eSTA FULANA, TEM QUE DESCOBRIR FORMA DAS VACINAS, PODEREM SER UTILIZADAS DAQUI A 7 MESES E DEIXAR-SE DE PARVOICES!
rEFRIGERAÇÃO PRECISA-SE ADEQUADA!
GostarGostar