Saltar para o conteúdo

Os limites de um “técnico competente”

28 Janeiro, 2010

O ministro das finanças anda bastante desorientado. Só assim se explica que insista no mantra do investimento público (“Investimento público é central” para combater problema do endividamento externo) ou que projecte nos mercados financeiros os vícios habituais da política portuguesa (quando não se tem argumentos difama-se um inimigo real ou imaginário: Teixeira dos Santos ataca agências de “rating”).

54 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    28 Janeiro, 2010 19:25

    João Miranda, quem é o técnico competente?

    Só vejo na posta referências a um incapaz que tem contemporizado com as só-cretinices do dono. Deve estar à espera de um osso com muita chicha!…

    Gostar

  2. ese's avatar
    ese permalink
    28 Janeiro, 2010 19:27

    As agências de rating são um embuste. Na Irlanda e na Islandia não haviam problemas de maior e de repente cairam de joelhos…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Miguel permalink
    28 Janeiro, 2010 19:31

    Não queria estar na pele das agências de rating agora que o Teixeira e o Sócrates os vão atacar.

    Aposto que as agências de rating vão perder as eleições.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Miguel permalink
    28 Janeiro, 2010 19:33

    Considerou que “é paradoxal” que há um ano as agências de “rating” diziam que os Estados deviam ajudar a economia.

    E ajudaram a quê?

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    28 Janeiro, 2010 19:35

    As agências de rating são uma corja de “almofadinhas” apalermados que se limitam a copiar-se uns aos outros.

    O “governo” palhaço do sokas, teixeira e associados é uma entidade ignorante, incapaz e aldrabona.

    Os primeiros têm mais poder. Talvez felizmente…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Portugal vai dar o Berro.. permalink
    28 Janeiro, 2010 19:50

    É preciso falar com o Santos Silva da Defesa e mandar já um batalhão para ocupar as instalações dessas agências de rating.

    O povo unido jamais será vencido (e muito menos por uma agência de ratoaria)!!!!

    Gostar

  7. Rxc's avatar
    Rxc permalink
    28 Janeiro, 2010 19:53

    A verdade custa muito a ouvir não é? A só-cretinagem já está a tremer, a mentira tem perna curta e depressa o povinho vai perceber o que o espera. A piscoisada que não se esqueça das postas que alarvemente arrotavam por aqui…Nós também não esqueceremos.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anonimus permalink
    28 Janeiro, 2010 19:55

    Os portugueses tem que ir às ventas dos cu-mentadores das televisões que andaram a mentir este tempo todo e a dizer que Portugal estava no bom caminho.

    Nos prós e Contras, na SIC, na RTP-N, toda essa corja socretina andou a enganar os portugueses, os depositantes e os parvos dos contribuintes!!!!

    Gostar

  9. Dazulpintado's avatar
    Dazulpintado permalink
    28 Janeiro, 2010 20:04

    Não podemos calar as agências de rating?

    Gostar

  10. Jorge Salvador's avatar
    Jorge Salvador permalink
    28 Janeiro, 2010 20:08

    Venho por este meio solicitar uma parceria com o meu blog que se encontra em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com

    caso se encontrem disponíveis para o efeito é só darem uma indicação nesse sentido.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

    Gostar

  11. Jorge Salvador's avatar
    Jorge Salvador permalink
    28 Janeiro, 2010 20:09

    Venho por este meio “SUGERIR” uma parceria com o meu blog que se encontra em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com

    caso se encontrem disponíveis para o efeito é só darem uma indicação nesse sentido.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

    Gostar

  12. Atoleiro's avatar
    Atoleiro permalink
    28 Janeiro, 2010 20:48

    Claro que as agências são um embuste.
    Elas não foram capazes de prever as “falencias”.
    Se elas agora falam em possiblidades de “falências” são um embuste também.

    Gostar

  13. Basico's avatar
    Basico permalink
    28 Janeiro, 2010 21:02

    Eu nao gosto de ver gente ignorante a falar do que nao sabe.

    As agencias de rating falharam num unico tipo de produto que na verdade, todo o sistema financeiro nao sabia avaliar: produtos de correlacao (securitizados).

    Dificilmente conseguem apontar um caso em que as agencias de rating falhem na sua analises, com excepcao de fraude (enrons e afins).

    O caso islandes esta relacionado com o ponto 1, produtos de correlacao, que basicamente afundaram o sistema financeiro islandes, e, por arrastamento, o pais.

    Gostaria que me mostrassem um texto onde uma agencia de rating incentive um pais com uma divida acumulada superior a 70% do PIB a acumular mais um deficit de 9.3%.

    Tudo o resto e demagogia.

    E o FMI, a UE, as Agencias de Rating, toda a gente com prognosticos muitissimo reservados sobre o pais, e este ministro das financas de segunda a continuar a julgar que tem razao.

    Gostar

  14. André Miguel's avatar
    28 Janeiro, 2010 21:11

    É uma cabala.

    Gostar

  15. Anti-Nojo's avatar
    28 Janeiro, 2010 21:16

    Quem vai pagar pelas farpas que a irresponsabilidade do Teixeira dos Santos anda a lançar contra as agências de rating é o País.
    Por que esperam os portugueses para correr com esta cáfila de inconscientes do poder?

    Gostar

  16. zedeportugal's avatar
    28 Janeiro, 2010 21:22

    Faço minhas as palavras do #1.

    João Miranda, quem é o técnico competente?

    Gostar

  17. Anti-Nojo's avatar
    28 Janeiro, 2010 21:29

    Estou a ver o Teixeira dos Santos na RTP e dissiparam-se-me todas as dúvidas: trata-se mesmo de um imbecil.

    Gostar

  18. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    28 Janeiro, 2010 21:29

    A lógica daqueles que agora criticam as agências de rating levaria a que no passado criticariam as agências de rating por estarem a perigar o sistema bancário. As agências falharam por ser optimistas.

    Quem critica as agências, quer enterrar o País ainda mais em dívida e numa economia insustentável. E ou é desonesto ou não olha para os números, tal como não olhou para os números antes da crise e já eram insustentáveis. Não se pode ter defice de 3%(mesmo que não fosse á custa de impostos destruidores da economia) quando o crescimento é nulo ou próximo dos 1%. Os 3% dos critérios de Maastrich foram pensados para economias que crescem a 3% ao ano.

    E quem critica as agências porque é que dá credibilidade aos planos do “técnico competente”? que não tem vergonha em acusar as agências de se enganarem no próprio discurso em que se assume surpreendido por o defice ser 9,3%. Surpreso não parou de ser em 2009: 2,2%>5,9%>8,7%>9,3%…

    Deviam acender uma velinha às Agéncias, o buraco seria maior caso não tivessem a fazer o trabalho da oposição desaparecida: CDS,PSD.

    Por último, o mercado está a julgar o risco Português pior que as Agências de Rating.

    Gostar

  19. Imparcial's avatar
    28 Janeiro, 2010 21:35

    17,

    Não só imbecil (o que seria o menos), mas perigoso (o que é uma desgraça acrescida para Portugal).

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Grilo Chateado permalink
    28 Janeiro, 2010 21:36

    #13

    “Gostaria que me mostrassem um texto onde uma agencia de rating incentive um pais com uma divida acumulada superior a 70% do PIB a acumular mais um deficit de 9.3%.”

    70 ou 80% de dívida e um défice de 9.3%, que no final de 2010 se há-de situar nos 10%. E tudo porque o Estado tem uma gestão ruinosa institucionalizada. O país, por seu lado, esgotou a sua capacidade de crédito em vivendas de luxo, com piscina e ar condicionado, plasmas gigantes, automóveis, ostentação e luxo. As hortas e as quintas transformaram-se em campos de golfe e relvado. O pouco que produzimos é excedentário nos mercados internacionais. O pouco que transformámos é sufocado por impostos e juros usurários. E tudo o que criámos na chega para pagar a administração do país.As leis são feitas por encomenda e a metro.O parlamento não legisla;encomenda.

    Perante toda esta inconsciência que recomendações farão as agências de rating aos credores internacionais?

    Gostar

  21. pedro's avatar
    pedro permalink
    28 Janeiro, 2010 21:43

    17. estamos entregues aos bichos! e o homem que criticava a má moeda , agora deve estar satisfeito , já tem orçamento! que se coxam todos.pedro

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    O Psiquiatra de serviço permalink
    28 Janeiro, 2010 21:54

    O que eu recomendaria:

    Na segurança Social:

    1- A pensão de reforma máxima permitida a pagar pela Segurança Social Portuguesa é de €2.500,00.

    2- A reforma mínima permitida na República Portuguesa é de €1.000,00.

    3- Os nºs 1 e 2 aplicam-se a todos os cidadãos portugueses não sendo permitida qualquer excepção, incluindo o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o 1º Ministro.

    NAS FINANÇAS:

    único: Tributação da venda de narcóticos e estupefacientes.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Ali há latas permalink
    28 Janeiro, 2010 21:56

    #17

    estamos entregues aos bichos! e o homem que criticava a má moeda , agora deve estar satisfeito , já tem orçamento! que se coxam todos.pedro

    Já se sabe. Atraso de vencimentos na presidência da república era uma chatice.

    Gostar

  24. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    28 Janeiro, 2010 22:07

    Tem limites a “ignorância”??? Pela leitura dos comentários, NÃO!
    Tem limites a “maledicência”??? Pela leitura dos comentários, NÃO!
    Tem limites a “imbecilidade”??? Pela leitura dos comentários, NÃO!
    Tem limites o “botabaixismo”??? Pela leitura dos comentários, NÃO!
    Porque é que os Sr.s Doutores, que falam de cátedra, não referem quem é o reputado, o creditado e mui “competente técnico”, que apoiam???????????
    Vc.s são funcionários públicos, e agem assim porque vai haver aumento 0??? Desconfio que não!!!!!
    Até sempre…se não for antes!!!…

    Gostar

  25. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    28 Janeiro, 2010 22:18

    Tem limites o “lambebotismo”??? Pela leitura do comentário #24, NÃO!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Ali há latas permalink
    28 Janeiro, 2010 22:20

    Esse deve ser o tal que autorizou um empréstimo de 140 milhões (que hão-de ser generosamente perdoados) a Angola.
    Foda-se!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Ali há latas permalink
    28 Janeiro, 2010 22:21

    Há limite para a sacanise?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Ali há latas permalink
    28 Janeiro, 2010 22:21

    Sacanice

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    28 Janeiro, 2010 22:23

    Pois é, as agências de rating enganam-se, são mazinhas e tal.

    O problema é que os investidores acreditam nelas e quem pede emprestado aguenta.

    Gostar

  30. pedro's avatar
    pedro permalink
    28 Janeiro, 2010 22:26

    este país a meses de dar o estoiro e ainda há gente que defende estes aldrabões!não tenho tempo para avençados!pedro

    Gostar

  31. Agência de ratos's avatar
    Agência de ratos permalink
    28 Janeiro, 2010 22:42

    As agências de rating montaram uma cabala!

    Desmentir os contestatários nacionais é um passeio par os corruptos.
    Desmentir técnicos de organismos ou agências internacionais…já não vai convencer toda a gente.
    Só os doentes e os parasitas do sistema.

    Há muito que se afigura claro que os acólitos do Sócrates vêm aplicando a doutrina do mestre.Mentiras e manipulações,enganado os cidadãos.
    Há lá alguém que acredite num número aldrabado para o défice? Onde já irá o défice real…

    Gostar

  32. Romão's avatar
    Romão permalink
    28 Janeiro, 2010 22:46

    O Teixeira dos Santos está naturalmente preocupado com a situação do país mas deve encontrar conforto no facto de ele próprio achar impossível alguém fazer melhor – dadas as condições catastróficas reunidas (uma espécie de perfect storm numa país infraestruturalmente frágil) – sobretudo se esse alguém depender (como Teixeira dos Santos depende) da agenda política do chefe. Moralmente, Teixeira dos Santos não podia dormir melhor: não sabe fazer mais do que aquilo que está em marcha e se mentiu foi a mando do cão que ladra mais alto. Quando sair do Governo verá assegurada uma posição confortável e muito bem remunerada numa das múltiplas empresas/institutos/fundações que por esse país fora se arregimentam por debaixo das saias do Estado.

    O melhor currículo deste país é o de ex-ministro.

    Gostar

  33. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    28 Janeiro, 2010 22:46

    e o nome do tal “técnico competente”??? Népias!Lérias!…
    não sabem pois não? Vão dar uma volta e apareçam quando tiverem novas.
    ainda não perceberam, são ignaros coitados, que não há nenhum virtuoso para debelar a crise.
    onde estão os empresários interessados em investir, em criar emprego, em criar riqueza. Este e a “invasão chinesa” são o problema real do país. O resto são TRETAS!
    Até sempre…se não for antes!!!…

    Gostar

  34. tina's avatar
    tina permalink
    28 Janeiro, 2010 22:51

    “Nos prós e Contras, na SIC, na RTP-N, toda essa corja socretina andou a enganar os portugueses, os depositantes e os parvos dos contribuintes!!!!”

    Já o João Miranda tinha escrito um post sobre isto.

    Isto confirma que em Portugal há asfixia democrática. A mensagem transmitida pelos media é que o Governo é muito bom e está tudo bem encaminhado. O povo só se apercebe como tudo está tão mau quando as notícias chegam de fora.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Valente permalink
    28 Janeiro, 2010 22:51

    Fiquei preocupado com a entrevista da judite (a mulher, não a outra).

    Será que ele também vai ser indiciado?

    Gostar

  36. tina's avatar
    tina permalink
    28 Janeiro, 2010 22:57

    “onde estão os empresários interessados em investir, em criar emprego, em criar riqueza. Este e a “invasão chinesa” são o problema real do país.”

    Pois, os empresários portugueses são um caso único e a invasão chinesa também só acontece em Portugal.

    No entanto, o que acontece em Portugal é a insistência na nota socialista a nível da lei laboral, peso do Estado e investimento pelo Estado. Isso sim, é que é comum aqueles países que estão a perder terreno, tal como a socialista Espanha.

    Gostar

  37. anonimo's avatar
  38. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    28 Janeiro, 2010 23:54

    A economia Portuguesa já está salva, os senhores do “raiting” já piaram…
    Viva Portugal

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    29 Janeiro, 2010 00:21

    # 38, não enganas, conheço-te à légua, da tua economia tu lá sabes, da economia daquela larga maioria que tanto prezas, a que ajudou e apoia caninamente a democracia que tanto admiras, vai ser duro. A saudade dos salários, das reformas, sei lá.
    Cá estaremos para ver com ou sem agências de rating. Onde são precisas agências para confirmar o lodo que nos encharca os pés e o redemoinho que nos suga para o fundo. E não te esqueças, chegando o momento os teus amigos (sabe-se lá até tu) poderão confiar nos offshores, mas o diabo é se continuarem por cá.

    Gostar

  40. anónimo's avatar
    29 Janeiro, 2010 00:50

    Teixeira Santos – O ministro que não tinha google no gabinete

    Junho de 2007 – Mário Lino diz que privatização da ANA não será moeda de troca

    Fevereiro de 2009 – Modelo de privatização da ANA será definido ainda este mês

    Setembro de 2009 – Legislativas: PS exclui privatização da ANA

    Janeiro de 2010 – “Vamos avançar com a privatização da ANA que é uma medida que faz parte da construção do novo aeroporto”

    Teixeira dos Santos, hoje, na Grande Entrevista

    NOTA: o melhor do socialismo é esta falta de ontem. Como eu os invejo. Deve ser tão mais fácil viver sem ontem.
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3675050.html

    Gostar

  41. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    29 Janeiro, 2010 01:04

    “No entanto, o que acontece em Portugal é a insistência na nota socialista a nível da lei laboral, peso do Estado e investimento pelo Estado. Isso sim, é que é comum aqueles países que estão a perder terreno, tal como a socialista Espanha.”

    O que é que quer mais da lei laboral? Escravatura? Horários laborais vergonhosos, como se os trabalhadores não tivessem vida famíliar? Ordenados miseráveis?
    A menina não se enquadra com certeza nesta moldura. Não desconfio, tenho a certeza
    O seu herdeiro já saíu do pré-fabricado, para a escola privada? Tadinho.

    Pois, o peso do Estado!!! O mesmo Estado a quem o capitalismo financeiro ajoelhou, quando a crise mundial lhes bateu à porta, para lhes salvar a casa!!!
    Sim, um Estado mais magro, privatizando apenas as empresas lucrativas. Triste realidade a da iniciativa privada.
    Se destruírem o Estado e tudo privatizarem, quando vier uma nova crise, entrega-se a chave a UE.

    Gostar

  42. Averara's avatar
    Averara permalink
    29 Janeiro, 2010 01:10

    O Teixeira dos Santos é o maior.
    Só tem uma falha – ainda não se lembrou de tributar a burrice.
    Sim: tributar esses merdosos que atacam tudo o que cheira a menos que capitalismo selvagem, sem um argumento, sem uma proposta alternativa, sem coerência, sem nexo, apenas para agitar a frustração que vai debaixo daquelas repas de tótós.

    Gostar

  43. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    29 Janeiro, 2010 01:13

    “NOTA: o melhor do socialismo é esta falta de ontem. Como eu os invejo. Deve ser tão mais fácil viver sem ontem.”

    E o melhor dos outros? Falta-lhes o ontem, o hoje e o amanhã!!! Tá complicado, né?

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Portugal vai dar o Berro.. permalink
    29 Janeiro, 2010 01:25

    Nunca pensei – e com idade que tenho – de vir a assistir ao triste e degradante caso da bancarrota de Portugal!

    Nem no tempo do PREC!

    Há 35 anos Portugal tinha três frentes de guerra e crescia anualmente a dois dígitos!

    Para estes governantes que nem à tropa foram (alguns até fugiram) não sabem o que é governar, trabalhar, produzir, andar para a frente, explorar o mundo e pôr os seus cidadãos mais prósperos e felizes!!!!!

    Gostar

  45. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    29 Janeiro, 2010 01:25

    Ainda hoje, o Sr. Joaquim dono da loja de cordoaria da minha rua, me disse muito satisfeito: – sabe à conta da estória das negociações para o Orçamento, já salvei o ano de 2010. Surpreendido perguntei-lhe: mas só estamos em Janeiro! Como assim?. É verdade, como a direita anda a reboque, esgotei as cordas todas que tinha no armazém.

    Gostar

  46. anónimo às terças e quintas's avatar
    anónimo às terças e quintas permalink
    29 Janeiro, 2010 01:28

    O que incomoda o incompetente e mentiroso Teixeira é o facto de não ser possível manipular as conclusões das agências de rating e transformá-las em agências de ratos.

    Se fosse cá na quinta do PS,o falso engº telefonava,como habitual,a ameaçar ou aliciar e estava o caso resolvido.
    Como não dá para mafiar,recorre-se a estes disparates indignos de um ministro.

    Gostar

  47. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    29 Janeiro, 2010 01:37

    “Há 35 anos Portugal tinha três frentes de guerra e crescia anualmente a dois dígitos!”

    Há 35 anos, o trabalho não faltava e as condições de higiene e segurança no trabalho e os ordenados faziam inveja aos trabalhadores de qualquer país europeu. eheheh!

    Crescia dois dígitos. Esqueceuse de referir que esse crescimento se fazia à conta das remessas das poupanças dos emigrantes nas Franças, Suíças, Alemanhas, Américas, Austrálias, Canadás e tudo quanto era país, pelo Mundo fora.

    Gostar

  48. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    29 Janeiro, 2010 01:56

    Oiça lá oh anónimo quando calha, o homem é falso engenheiro porquê? Basta-lhe o bacharelato do ISEC para ser engenheiro técnico. O títuilo de engenheiro está lá e não precisa estar inscrito na Ordem.
    Chame-lhe mentiroso, outros poderão chamar-lhe a si ignaro.

    Gostar

  49. anónimo às sextas's avatar
    anónimo às sextas permalink
    29 Janeiro, 2010 02:24

    Chame-lhe o que quiser.
    Quem vicia um diploma é um vigarista e quem o apoia não é melhor.
    Passar bem,sr apoiante de vigarista.

    Gostar

  50. tina's avatar
    tina permalink
    29 Janeiro, 2010 08:46

    “O que é que quer mais da lei laboral? Escravatura? Horários laborais vergonhosos, como se os trabalhadores não tivessem vida famíliar? Ordenados miseráveis?”

    Grande escravatura em Portugal, deve ser o único país em que se ganha 14 salários e trabalha-se 12 meses.

    Portugal precisa de uma lei equivalente aos restantes países europeus para atrair investidores em vez de afugentá-los. Assim como está, os investidores estrangeiros classificam a lei laboral em Portugal ao nível 3º mundista. O relatório de 2010 pela Heritage Foundation mostra como este é o ponto mais fraco de Portugal.

    Portugal está muito acima da média na liberdade de negócios, de comércio e monetária. Depois vem o peso do Estado e a rigidez da lei laboral estragar tudo
    .
    “Portugal’s economic freedom score is 64.4, making its economy the 62nd freest in the 2010 Index. Its score is 0.5 point lower than last year, with reductions in five of the 10 economic freedoms. Portugal is ranked 28th out of 43 countries in the Europe region, and its overall score is above the world average.
    Reforms have modernized and diversified the Portuguese economy’s productive base. The services sector is now the largest source of employment. Business formation is more efficient and streamlined. Consolidation and restructuring have increased efficiency in the financial sector, which weathered the global financial turmoil relatively well. The judiciary is independent and free of corruption, although resolution of cases is slower than the EU average.
    Portugal’s overall economic freedom remains limited by high government spending, low fiscal freedom, and a rigid labor market. Reforms in public finance administration are ongoing. The deficit had decreased to less than 3 percent of GDP but has been rising in recent years. The labor market is highly regulated.
    ________________________________________
    Background Back to the top
    In 1974, dictator Antonio de Oliveira Salazar was removed from power in a bloodless coup, and a parliamentary democracy was established after a brief period of instability. Portugal joined the European Union in 1986, liberalizing many parts of the economy and improving its infrastructure with the help of EU funds. However, it continues to suffer from public-sector inefficiency and a lack of private-sector confidence. Portugal’s traditional comparative advantage in cheap labor has eroded since the accession of Central and Eastern European countries to the EU, and growth continues to lag behind that of the EU as a whole. Unemployment is high and growing. Increasing competitiveness remains a major objective for Socialist Party Prime Minister Jose Socrates, who came to power in 2005 and won re-election in 2009, though without the parliamentary majority he had enjoyed.
    ________________________________________
    Business Freedom80.5 Back to the top
    The overall freedom to start, operate, and close a business is relatively well protected under Portugal’s regulatory environment. Starting a business takes an average of six days, compared to the world average of 35 days. Obtaining a business license requires more than the world average of 18 procedures and 218 days.
    ________________________________________
    Trade Freedom87.5 Back to the top
    Portugal’s trade policy is the same as that of other members of the European Union. The common EU weighted average tariff rate was 1.3 percent in 2008. However, the EU has high or escalating tariffs for agricultural and manufacturing products, and its MFN tariff code is complex. Non-tariff barriers reflected in EU and Portuguese policy include agricultural and manufacturing subsidies, quotas, import restrictions and bans for some goods and services, market access restrictions in some services sectors, non-transparent and restrictive regulations and standards, and inconsistent regulatory and customs administration among EU members. Pharmaceutical regulations and non-transparent government procurement also add to the cost of trade. Ten points were deducted from Portugal’s trade freedom score to account for non-tariff barriers.
    ________________________________________
    Fiscal Freedom61.0 Back to the top
    Portugal has a high income tax rate and a moderate corporate tax rate. The top income tax rate is 42 percent. The top corporate tax rate is 26.5 percent (a flat 25 percent plus a maximum 1.5 percent surtax). Other taxes include a value-added tax (VAT) and a property tax. In the most recent year, overall tax revenue as a percentage of GDP was 37.8 percent.
    ________________________________________
    Government Spending37.1 Back to the top
    Total government expenditures, including consumption and transfer payments, are high. In the most recent year, government spending equaled 45.8 percent of GDP.
    ________________________________________
    Monetary Freedom79.7 Back to the top
    Portugal is a member of the euro zone. Inflation has been relatively low, averaging 2.6 percent between 2006 and 2008. As a participant in the EU’s Common Agricultural Policy, the government subsidizes agricultural production, distorting the prices of agricultural products. The government also influences prices through state-owned enterprises and utilities. Ten points were deducted from Portugal’s monetary freedom score to account for measures that distort domestic prices.
    ________________________________________
    Investment Freedom70.0 Back to the top
    Foreigners may invest in almost all sectors that are open to private enterprise. Investments in defense, water management, telecommunications, railways, maritime transportation, and air transport require government approval. Private ownership in basic sanitation, international air transport, railways, ports, arms and weapons manufacture, and airports is limited to 49 percent. The government requires private firms to obtain permission to operate in a number of sectors (public service television, waste treatment), but grants it on a non-discriminatory basis. Dispute resolution can be cumbersome. Residents and non-residents may hold foreign exchange accounts. There are no restrictions on repatriation of profits, current transfers, payments for invisible transactions, or real estate transactions.
    ________________________________________
    Financial Freedom60.0 Back to the top
    Portugal’s financial sector has undergone consolidation in recent years. The largest five bank groups account for about 80 percent of the sector’s total assets. The country’s largest bank, Caixa Geral de Depositos (CGD), is the only remaining government-controlled financial institution. Overall, the financial regulatory system is transparent and consistent with international norms. Credit is available on market terms, and the private sector enjoys access to a wide variety of credit instruments. The government influences the allocation of credit through a program designed to assist small and medium-size enterprises. Capital markets are small.
    ________________________________________
    Property Rights70.0 Back to the top
    The judiciary is independent. The court system is slow and deliberate, and the number of years that it takes to resolve cases is well above the EU average. Portugal implements the WTO’s Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights (TRIPS) agreement and European intellectual property protection standards and has increased the penalties for violators.
    ________________________________________
    Freedom From Corruption61.0 Back to the top
    Corruption is perceived as present. Portugal ranks 32nd out of 179 countries in Transparency International’s Corruption Perceptions Index for 2008. Foreign firms do not identify corruption as an obstacle to investment. Portugal has ratified the OECD Anti-Bribery Convention and has passed legislation to bring its criminal code into compliance with it. Tax evasion remains a problem for the government, which has implemented several initiatives to improve collection rates.
    ________________________________________
    Labor Freedom37.0 Back to the top
    Portugal’s labor regulations are inflexible. The non-salary cost of employing a worker is high, and dismissing an employee is difficult. Regulations on work hours are not flexible.

    Gostar

  51. tina's avatar
    tina permalink
    29 Janeiro, 2010 08:58

    O relatório explica que Portugal tem perdido a vantagem de mão de obra barata devido à adesão de outros países à UE. Agora, acrescente-se a este facto a rigidez da lei laboral e isso explica perfeitamente porque é que as fábricas estrangeiras estão todas a fechar e a economia não cresce.

    Sócrates pode gastar o dinheiro que quiser em escolas e TGVs. Enquanto não tornar o país competitivo ao nível dos outros países da UE, a economia não crescerá.

    Sócrates faz tudo mal. Apostou nas renováveis, custo elevado de energia, quando o que nós precisamos agora é de custos de produção baixos para poder competir nas exportações.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    29 Janeiro, 2010 11:07

    Tina, ganham-se 14 ordenados e trabalham-se 11 meses…

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    29 Janeiro, 2010 18:14

    Os portugueses, e alguns, só agora descobriram o que são empresas de rating, tambem chamadas de notação, que sempre tiveram como actividade classificar, paises, empresas e bancos!
    Durante os ultimos 5 anos fomos encharcados numa publicidade socratiana e teixeiriana de aldrabice e vigarice, com os amens da
    imprensa,televisão comentadores, e mais outros aldrabões da praça!
    Eramos sempre melhores comparativamente com todos os outros, tinhamos as contas em ordem, a economia começava a despontar o investimento estrangeiro era resplandevente! este o quadro que Sopcrates e Teixiera aldrabaram, ler e ver a imprensa e televisão destes 5 anos! Mais grave atravesámos 2 eleições em que os vigaros esconderam a asituação grave do país, não fazendo orçamentos rectificativos, gastando dinheiro sem estar orçamentado! de repente era preciso endevidamento de 5 mil milhões! esta è a estória da vigarice, estamos mais pobres que 5 anos atrás! isto não è um caso de policia? utilização de fundos sem autorização dos contribuintes? ou dos seus ditos representantes? Agoram armam em parvos e não sabem como sair da fossa, os espanhois acabam hoje de dar um exemplo de um orçamento com objectivos a preparamse para apresentar um plano de recuperação a 4 anos! que fazem este 2 adolescentes da economia?
    insultam as empresas de rating! será que o Presidente da Republica não se está a apreceber do perigo? com estes dois não acredito que seja reeleito, porque eles entraram em paranóia e
    cada acto de gestão vai ser pior do que o anterior!

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    29 Janeiro, 2010 18:36

    #39
    Pois é, a democracia é o que temos e pelos vistos vais dando resultados, os outros “sistemas” é que parece que faliram.
    Portugal ainda tem um “sistema democrático”.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

Indigne-se aqui.