Saltar para o conteúdo

FMI

7 Abril, 2010

Hoje o FMI aterra no moderníssimo Aeroporto Internacional de Atenas. Os gregos conseguiram fazê-lo antes de falirem.

46 comentários leave one →
  1. Piscoisinho lERDO's avatar
    Piscoisinho lERDO permalink
    7 Abril, 2010 13:06

    Viu a reportagem ontem sic sobre o perfil grego? Não veja estava muito bem feita…
    veja..
    http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Reportagem+SIC/2010/4/como-a-grecia-sobrevive-a-crise—a-sic-foi-conhecer-melhor-o-pais-e-os-seus-habitantes07-04-2010-05.htm

    Gostar

  2. zedeportugal's avatar
    7 Abril, 2010 13:51

    Muito boa. Eh, eh, eh.
    E agora vou almoçar, que hoje tramaram-me a hora de almoço. Aliás, até queriam mesmo é que eu não almoçasse, pois marcaram-me não sei o quê para as 2 da tarde.

    Se calhar vou chegar um bocado atrasado… 😉

    Gostar

  3. xtremis's avatar
    xtremis permalink
    7 Abril, 2010 13:57

    Mas ó João, está bem de ver que o que faz falta aos gregos é… um novo aeroporto! Claro! Esse que refere já está perfeitamente cheio e desajustado (por favor, quem é que usa um aeroporto com 10 anos? Que pindéricos!) E um TGV, obviamente! Para “relançar a economia”. E poderem “escoar” as suas “exportações”…

    Acho alguns argumentos usados em Portugal a favor do TGV e do novo aeroporto simplesmente ridículos. Principalmente a parte do “escoar as exportações”. Digam-me cá então um exemplo (um!) de um empresário que se tenha deparado com o seguinte pensamento: “eh pá, dava mesmo jeito um TGV para eu poder exportar os produtos da minha empresa”. Acho que é inverter completamente as prioridades, pensar-se na distribuição, antes de se olhar para o tecido produtivo, para as nossas fraquezas e forças em termos económicos.

    A questão é, simplesmente, o que é que nós temos para exportar? Sim, que bens é que Portugal produz que tenham potencialidade para serem exportados?

    Calçado e vestuário? Por exemplo. Mas não nos moldes actuais. Já se viu que a China e afins praticamente “abafam” qualquer tentativa de se produzir e vender um produto nesses sectores. Mas… e porque não investir em produzir vestuário e calçado de luxo? Ou pelo menos com qualidade visivelmente superior à “média”? Todos sabemos que o “pecado” actual dos chineses e afins é justamente a qualidade. Porque não então investir num segmento que estará mais “fora do alcance” dos nossos concorrentes? Já se percebeu que produzir muito e baratinho, para vender a “3 tostões”, é uma fórmula que já não resulta para nós. Temos muitos, muitos concorrentes que produzem muito, baratinho, vendem a “3 tostões” e se for preciso até fazem uns saldos e ainda fazem lucro.

    E isto é só um exemplo tirado assim “ao sabor da pena”. Em Portugal continua-se a tentar resolver os problemas a jusante, e nunca a montante. A economia está fraquinha? Faça-se um TGV, para se poder escoar as exportações (quais?). Faça-se um novo aeroporto, porque o que temos está “esgotado” (será também para escoar as exportações?). Façam-se estádios massivos, para atrair receitas para as autarquias locais, turismo, etc (já vimos o resultado dessa medida em particular: estádios às moscas, que dão prejuízo constante às autarquias, e em vias de serem demolidos).

    Já estou perfeitamente a ver o cenário: se efectivamente construirmos o TGV e o novo aeroporto, vamos tê-los às moscas, ou a transportar caixotes de cartão vazios, vamos ficar com despesas brutais com esses equipamentos, sem que haja o retorno “previsto” para a economia.

    Também acho piada à forma como temos a mania que somos um país de “turismo” e depois deixamos que as nossas cidades apodreçam e se descaracterizem de maneira reles, como está a acontecer há tantos anos com Lisboa. Nem é preciso irmos muito longe: as “lindas” casinhas desenhadas/projectadas/gatafunhadas pelo nosso magnífico PM são o exemplo acabado de como se desenha/projecta/constrói em Portugal sem se ter a noção do todo, sem se ter a noção da identidade da região, sem (e vou usar uma frase muito feia, mas perceberão a intenção) ser para “inglês ver”.

    Por este andar, realmente, não vamos passar de “praia de Madrid”: como destino turístico, estamos muito fraquinhos (e com cada vez mais concorrência) e como economia produtiva e exportadora, já se viu onde o estado acha prioritário investir.

    Por isso que venham os TGVs, os aeroportos, e já agora porque não, o maior porto do mundo, o maior parque de painéis solares do planeta, a maior feijoada do mundo, o maior pão com chouriço da europa. E para “ajudar o turismo”, fixe fixe era ganharmos o mundial de futebol! Ridículo…

    Somos “os maiores” em coisas que interessam pouco, em vez de nos focarmos nas coisas de carácter prático.

    Agora a sério, não quero dizer que o estado deva ter uma maior intervenção na economia, ou “orientá-la” de alguma forma. Não é essa a ideia. O que acho que é o estado deveria analisar seriamente a nossa economia, as nossas empresas, as nossas potencialidades e as nossas falhas, e com base nisso, incentivar ou investir em pontos chave para que a economia possa “esticar as pernas”, desenvolver as suas qualidades e minimizar as falhas.

    Agora, num país onde praticamente não há indústria, não me parece que faça muito sentido tentar impingir um TGV como “essencial” e “fundamental”… Faz sentido apoiar a indústria e a produção, sim, mas não começando a casa “pelo telhado”.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    luikki permalink
    7 Abril, 2010 14:00

    não gozes com o ingenheiro se faz favor…
    nem com o “herdeiro” do lino…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Abril, 2010 14:17

    A Grécia não tem outra opção do que sair do Euro e desvalorizar a moeda

    Greece And The Fatal Flaw In An IMF Rescue

    Greece And The Fatal Flaw In An IMF Rescue

    Greece Rescue = Smoke and Mirrors
    http://www.roubini.com/euro-monitor/258624/greece_rescue___smoke_and_mirrors

    E nós se avançarmos com o TGV também. Se calhar mesmo congelando tudo, também teremos nós que sair do Euro.

    Gostar

  6. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2010 14:33

    É a obsessão pelo trabalho um paradoxo quando se ao mesmo tempo quer mais riqueza. Há já algum tempo poderíamos estar trabalhar 4 dias por semana ou equivalente, não faz sentido alguém trabalhar 5 dias por semana para depois pagar 10% de desempregados, mais X% em novas oportunidades mais XX% em empregos especialmente no Estado que não traxzem valor a não ser ao próprio. Os Estádios, Aeroportos, TGV’s etc é a mesma lógica: destruir riqueza, milhões que não tiram benefício ou que gastariam os recursos em coisas mais importantes têm de pagar estas invenções porque o trabalho tal como está é sacrossanto.
    As Republicas Sociais do Ocidente com um Estado demasiado poderoso não conseguem lidar com o aumento de Produtividade.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    7 Abril, 2010 14:42

    Que antes de Portugal falir se peça emprestado para renovar alguns bairros problemáticos e fazer outros novos.Os contribuintes têm que ter compreensão para com os “bons selvagens” que alegadamente nos vêm pagar a pensão.Só em 2009 nacionalizaram 45000 cheios de vontade de nos enriquecer, mas precisam de casa, cama e roupa lavada…
    E em 2010 outros milhares se seguirão.Portanto há que aproveitar bem os últimos empréstimos antes de não haver mais nada para ninguém.
    Por mim basta assistir áquelas danças tradicionais africanas na sede do PS para me sentir reconfortado e satisfeito…

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    7 Abril, 2010 14:48

    E aquele meio submarino anual gasto em remédios para curar a SIDA no mais africano país da Europa que não tenha corte nenhum.Mesmo que seja um submarino por ano o que interessa é participar no combate da SIDA, fazer o bem sem olhar a quem.Ganhamos o inferno na terra mas o céu será nosso…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    7 Abril, 2010 14:50

    E nada de colocar raios x nos aeroportos que dificultem o livre comércio de arrojados transportadores de camisas de vénus cheias de coca…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    licas permalink
    7 Abril, 2010 15:24

    9.Anonimo disse
    7 Abril, 2010 às 2:50 pm
    E nada de colocar raios x nos aeroportos

    *************************

    TODA A INTROMISSÃO NO
    DOMÍNIO DO PRIVADO . . . É FASCISMO
    (TAL COMO AS ESCUTAS,DIZ O SÓCRATES QUE É QUEM SABE).

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Almerindo Ximenes permalink
    7 Abril, 2010 15:27

    Os gregos construiram um novo aeroporto antes de falirem.

    Portugal ainda não fez nenhum aeroporto e vai falir antes.

    Estamos ainda só na fase dos «estudos» desta e doutras obras que já davam para construir uma nova estação espacial internacional.

    Sustentar a NASA ou a Soyus ficaria muito mais barato para os contribuintes portugueses do que sustentar os «estudiosos» e os «consultores» que o (des)governo português contrata em regime de outscorcing!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Abril, 2010 15:28

    Quase todos os dias umas individualidades insistem em dizer que Portugal não tem nada a ver com a Grécia. É um mau sinal.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    7 Abril, 2010 15:30

    Vida nova para a Grécia.

    Nem sabem o que lhes vai cair em cima.

    Gostar

  14. Engº Relativo's avatar
    Engº Relativo permalink
    7 Abril, 2010 15:35

    E um TGV, obviamente! Para “relançar a economia”. E poderem “escoar” as suas “exportações”…
    xtremis disse
    7 Abril, 2010 às 1:57 pm

    Caso ainda não tenha percebido,já alguém desmontou essa aldrabice.O TGV apenas fará transporte de passageiros.Não está projectado para mercadorias.
    Foi tudo mais uma farsa descarada dos gatunos que estão aos comandos deste kamikaze chamado Portugal.

    Gostar

  15. Engº Relativo's avatar
    Engº Relativo permalink
    7 Abril, 2010 15:36

    Anónimo disse
    7 Abril, 2010 às 3:28 pm
    Quase todos os dias umas individualidades insistem em dizer que Portugal não tem nada a ver com a Grécia. É um mau sinal.

    É sinal que são muitos gatunos por metro quadrado!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    7 Abril, 2010 15:49

    Claro que o TGV foi feito para transportar mercadorias por caminho de ferro (por estrada há o Porsche Cayenne).

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Almerindo Ximenes permalink
    7 Abril, 2010 15:50

    Não sou politico e estou-me cagando para todos os partidos politicos.

    Contudo não deixo de denunciar que ao longo destas duas últimas décadas Portugal foi objecto das maiores roubalheiras desde a sua sua fundação.

    Todos os dias enganam os portugueses; desviam dinheiro e transferem recursos para o exterior.

    Alguém já perguntou aos seus «governantes» e aos «gestores públicos» onde está o dinheiro da dívida colossal, o dinheiro dos impostos qur têm tido receitas astronómicas e até mesmo os fundos europeus?

    Onde estão? se o Estado está falido; as pequenas, médias e até algumas grandes empresas estão falidas; alguns bancos estão em pré-ruptura; 90% das empresas públicas estão tecnicamente falidas; os clubes de futebol estão falidos; as famílias e os indíviduos estão endividados até ao pescoço?

    Para onde foi tanto dinheiro?

    (Nota: Até o PSD está falido.
    Só o PNR e o POUS é que dão lucro!)

    Gostar

  18. xtremis's avatar
    xtremis permalink
    7 Abril, 2010 15:51

    #14

    Ah, menos mal!

    Então sendo assim, o TGV vai ser apenas para os “turistas” “naturistas” virem à praia de Lisboa, certo? Ou quem sabe, ver um jogo de futebol num dos magníficos estádios do euro… ehehehehe

    “Kamikaze”, a expressão é mesmo essa… Estamos à beira do abismo, mas daremos com orgulho o passo em frente…

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    JHG permalink
    7 Abril, 2010 15:54

    ACONSELHO A QUEM TENHA «ALGUM» QUE O PONHA NO EXTERIOR O MAIS RÁPIDAMENTE POSSIVEL!

    Gostar

  20. Romão's avatar
    Romão permalink
    7 Abril, 2010 15:55

    #16.

    “Para a estrada há o Porsche Cayenne” é muito bom e resume numa linha o pensamento subjacente a todos estes “projectos estruturantes”.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    7 Abril, 2010 16:31

    Ó 15
    Como é que não querias que o PNR tivesse lucro?A malta está quase toda na prisa…
    Para estes nem o mais humanista Código do Processo Penal os safa!A maioria sociológica o que quer é genes frescos lá na família.É tão enternecedor ver um bom selvagem da floresta tropical com uma branquinha e tudo por nossa conta…
    Até nem percebo como é que o juíz de Alcobaça mandou preder o coitadinho por ter matado o mulatinho…

    Gostar

  22. Paco's avatar
    Paco permalink
    7 Abril, 2010 16:56

    Buenos días,amigos. Donde puedo atrapar el TGV para ir a la playa del Meco ver a Ana Gomes hacer nudismo?

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Viegas permalink
    7 Abril, 2010 17:04

    Hombre io también me voy al Meco.No se puede discriminar…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    ngunga-setúbal permalink
    7 Abril, 2010 17:10

    Estes brancos mal cheirosos de Valença andam a içar bandeiras castelhanas por causa da falta de médicos de noite?Nós africanos se não temos todos casa e RSI vamos içar os bandeiras todas de África.Ou nos trata bem ou queremos independênia!

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    fetiche permalink
    7 Abril, 2010 17:43

    Si ke me gusta Ana Gomes desnudita en la playa do Meco. Humm…tiene una buena pentelhera para ver! Me encanta sus tetonas lhenas de euros de Brochelas!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    JHG permalink
    7 Abril, 2010 17:53

    Cambada de pandeleiros estes «castelhanos»…

    Gostar

  27. tina's avatar
    tina permalink
    7 Abril, 2010 18:25

    É o que vai acontecer a Portugal depois do TGV. As pessoas não percebem como a crise na Europa é séria, até os países mais ricos continuam sempre a voltar à recessão. Daqui a uns 3-4 anos, nem Alemanha haverá para nos salvar. MFL disse e muito bem que Sócrates é o coveiro de Portugal.

    Gostar

  28. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2010 19:16

    “Portugal ainda não fez nenhum aeroporto e vai falir antes.”

    Ampliou com o nosso dinheiro o Aeroporto de Beja e agora anda à procura de aviões…É um culto da carga como no Pacífico.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    7 Abril, 2010 19:34

    O aeroporto internacional de Beja vai servir para exportar água mineral de Alqueva para o Norte de África.Por cá boa parte dos dirigentes políticos andam relacionados com lixeiras, águas de esgotos,pelo que não se podem admirar de Portugal estar transfromado numa grande ETAR

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Abril, 2010 21:12

    Dívida da Refer: 9.000 milhões de euros
    Dívida Metro Lisboa: 5.500 milhões de euros
    Dívida P.Escolar: 4.500 milhões de euros
    Dívida da CP: 3.800 milhões de euros
    Dívida Hospitais EPE: 3.000 milhões de euros
    Dívida Metro Porto: 2.500 milhões de euros
    Dívida TAP: 1.400 milhões de euros
    Dívida Alqueva-EDIA: 1.200 milhões de euros
    Dívida Estradas PT: 1.000 milhões de euros
    Dívida RTP: 800 milhões de euros
    Dívida Carris: 800 milhões de euros

    Dívida da EDP: 15.000 milhões de euros

    Despesa Corrente do Estado
    2004: 59.368 milhões de euros
    2005: 64.567 milhões de euros
    2006: 66.646 milhões de euros
    2007: 69.007 milhões de euros
    2008: 71.938 milhões de euros
    2009: 73.968 milhões de euros
    2010: 75.610 milhões de euros

    Dívida do Estado português:
    2004: 90,7 mil milhões de euros, 62,9% do PIB
    2005: 101,8 mil milhões de euros, 68,3% do PIB
    2006: 108,6 mil milhões de euros, 69,9% do PIB
    2007: 112,8 mil milhões de euros, 69,1% do PIB
    2008: 118,5 mil milhões de euros, 71,3% do PIB
    2009: 132,8 mil milhões de euros, 80,6% do PIB
    2010: 146,8 mil milhões de euros, 87,7% do PIB

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    7 Abril, 2010 21:15

    Números que reflectem a modernidade e avanço para o sobado…

    Gostar

  32. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    7 Abril, 2010 22:12

    # 30

    Anónimo

    Boa pesquisa.

    Impressionamente

    Gostar

  33. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    7 Abril, 2010 22:14

    # 30

    Eu pensei que a EDP tinha tido lucros.

    Alguém me pode explicar; porque sou muito mázita em calculos financeiros

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    7 Abril, 2010 22:19

    Cara Ana C.

    Na pessoa do Dr Mexia,

    SIM.

    Gostar

  35. tina's avatar
    tina permalink
    7 Abril, 2010 22:31

    Despesa Corrente do Estado
    2004: 59.368 milhões de euros
    2005: 64.567 milhões de euros
    2006: 66.646 milhões de euros
    2007: 69.007 milhões de euros
    2008: 71.938 milhões de euros
    2009: 73.968 milhões de euros
    2010: 75.610 milhões de euros

    Então, onde estão os comentadores pró-Sócrates que dizem que o descalabro actual se deve todo à crise?

    Gostar

  36. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Abril, 2010 23:27

    “Alguém me pode explicar; porque sou muito mázita em calculos financeiros”

    Vamos supor uma empresa que se endividou mas tem mais receitas que despesas, logo tem lucro. A dívida continua, isto é não afecta o resultado, excepto as prestações que se tiveram de pagar.

    Gostar

  37. fado alexandrino's avatar
    7 Abril, 2010 23:31

    36.lucklucky disse
    7 Abril, 2010 às 11:27 pm

    Acho que ai ainda deve acrescentar o património.
    Sendo assim as contas do Anónimo e as dúvidas da Ana C. devem ser revistas.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Abril, 2010 00:02

    Sois mesmo optimistas. Eu hoje vi notícias boas sobre a excelente capacidade de gestão estatal.

    A RTP parece que teve resultados fantásticos! lolololol

    Alguns jornaleiros confundiram resultados operacionais positivos conseguidos à custa de mais subsidios públicos e dinheiros roubados aos cidadãos, com boa gestão financeira.

    A RTP teve menos receitas publicitárias mas teve mais dinheiros chulados aos pobres desgraçados deste pais, e beneficou também de uma conjuntura de taxas de juro menores e do, sempre, avala do Estado. Sem as mamas parasitadas aos cidadãos, estava fechada há muito.

    Mas eu vi na imprensa que a RTP fez um trabalho magnífico. Mostrando que o Estado está a olher bem pela nossa vida. lololololol

    Triste país este, com imprensa económica analfabeta funcional. Glup!

    anti-comuna

    Gostar

  39. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Abril, 2010 00:22

    Olha! o anti-comuna está a virar pessimista. E sim não há esperança alguma com jornalismo que é um reflexo do sistema de ensino soviético destinado a fabricar cordeiros para serem sugados pelo Estado. Por isso o analfabetismo económico não é um bug it is a feature!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Abril, 2010 00:36

    “Por isso o analfabetismo económico não é um bug it is a feature!”

    Mauzinho. ahahhhaah

    anti-comuna

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Abril, 2010 00:53

    Já agora, caro Lucklucky , já viu a última?

    Vc. que gosta do ouro, já viu como eles além de manipularem o mercado, até vendem ouro aos clientes, dando-lhes certificados de ouro físico, até lhes cobram a sua admnistração, securitagem e guarda e afinal o ouro não está nos confres?

    O que lhes vale é que controlam governos, reguladores, imprensa e tudo. Se não, o ouro a esta hora estava já a 2000 dólares. Ou mais! ahhahahhhahh

    Por falar em manipulações. E como eles tentam enterrar o euro e a dívida pública europeia? E ainda havia quem se risse de se meter agências de espionagem sobre quem anda a martelar determinados activos.

    Leia que lhe vai interessar:

    http://www.marketskeptics.com/2010/04/naked-short-selling-euro.html

    E também sobre o mercado dos metais preciosos.

    anti-comuna

    PM Os gajos estão a tentar vender entradas no clube deles mas eu não tenho nada a ver com isso. Indico-lhe o link por causa da boa investigação do autor mais nada. Não me responsabilizo pela informação lá prestada nem por quem se levar pelas ideias lá apresentadas e vendidas.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    8 Abril, 2010 11:50

    Pois, AC,

    Melhor do que Ouro é mesmo a Prata; Até dá para deduzir IVA…

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    8 Abril, 2010 12:03

    AC,

    trabalhei 16 anos em sistemas de clearing e liquidação de ~bolsa e fora de bolsa e é perfeitamente possível fazer short selling como manobra de diplomacia económica. Os EUA estão a tentar salvar o USD à custa do EUR. Nada de novo. Não sei se resulta. Os fundamentais são como o azeite.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Abril, 2010 13:04

    “Os EUA estão a tentar salvar o USD à custa do EUR. Nada de novo. Não sei se resulta. Os fundamentais são como o azeite”

    São-no, mas até que o mercado nos d~e razão, podemos estoirar antes.

    Neste caso é simples. Põe-se jornalistas pagos para desinformar e escreverem artigos enviesados e completamente manipuladores, o movimento no mercado parece confirmar as notícias e rumores e entretanto faz-se uma valente massa com a manipulação do mercado. No entretanto muita gente é rapianada. E os próprios estados.

    E o problema é que há muitos parvos que acreditam que os mercados são limpos, transparentes e completamente eficientes.

    anti-comuna

    PM Mas olhe que o naked short, que estoirar com muitas empresas novas, pode ser responsável pela sua própria falência. Eu si que a capitalização conta para a própria estrutura financeira e acesso a capitais externos da própria cotada. Daí que, tenho muitas dúvidas, se esta actividade não gera falências fraudulentas. Embora, claro, também sei que a maioria têm fundamentais maus.

    Gostar

  45. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Abril, 2010 16:24

    “Vc. que gosta do ouro”

    Onde leu semelhante coisa Anti-Comuna, onde me leu a defender o ouro? Não me coloque num saco pré-definido. O Ouro é mais uma relação de valor feita pelos Humanos, não tem nada intrínseco, não é muito diferente do papel moeda. E como não é prático usar ouro físico para fazer transacções não há diferença alguma.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Abril, 2010 20:02

    Caro lucklucky , então peço-lhe desculpa. Julguei que era mais um dos maluquinhos por ouro, que agora anda na moda.

    As minhas sinceras desculpas.

    anti-comuna

    Gostar

Indigne-se aqui.