“Rio de águas paradas” *
4 Maio, 2010
«Este é um Rio que seca tudo à sua volta. A desilusão em que se tornou é atestada pela falta de sequência do seu suposto projecto político – no árido séquito que o acolita, não há um só continuador plausível. Quando este Rio desaguar, finalmente, em Lisboa, a preocupação de quem lhe suceder será a de negar e fazer esquecer os anos antecedentes: os da redução da presidência do Porto a uma gestão seca e infecunda, da estagnação volitiva, da negação da ideia do Porto e de tudo o que sempre fez a sua diferença.»
18 comentários
Os comentários estão fechados.

esse rio corre ao contrá-rio, portantes vais desaguar a espanha.
GostarGostar
Sempre pensei em Rui Rio como um avisado gestor que, chegando à câmara do Porto carregada de dívidas e outros buracos, ao contrário do seu homónimo da outra banda, zelou pelo equilíbrio das contas municipais. Procedeu, ainda, à limpeza de algumas nódoas herdadas de anteriores gestões, mas não será de exigir-lhe tarefas muito difíceis de cumprir tendo em conta os governos socialistas que tem tido como contra-ponto – nada interessados em facilitar-lhe a vida. Talvez este país precisasse de gente low profile como este homem, mais dados ao trabalho sério e menos à projecção de imagem, ao contrário do que por aí se vê.
GostarGostar
Mandem o Rio para Lisboa que nós enviamos o Costa para aí.
GostarGostar
E é tal o Rio que tudo seca à sua volta, se diria.
GostarGostar
Há dias vislumbrei no Porto um arrumador e disse, olha, aqui falhou também o Rio.
GostarGostar
O Rui Rio não dá hipóteses ao Cacique do Norte de fazer as negociatas que se habituou a fazer com o Cardoso e o Gomes.
Eram milhões que escorriam do bolso do contribuinte.
Por isso é tão mau.
Ahahaha!
Claro que a pasquinada do amigo Joaquim e seus muchachos sequiosos de tacho se contorcem com cólicas.
Ahahaha!
GostarGostar
Conheço os Metros das grandes cidades europeias, mas tenho um grande carinho pelo Metro do Porto. Ao contrário das outras cidades em que um gajo entra num túnel, saindo pouco depois no local de destino, aqui não. Vai-se confortavelmente instalado a curtir a paisagem urbana pelas grandes janelas.
Há dias, com grande pompa, veio nos jornais a notícia da demissão de Rio do Metro do Porto.
Sinceramente, não notei qualquer diferença nas minhas viagens do Metro.
Só é pena que o balúrdio que deixaram de lhe pagar, não baixe o preço dos bilhetes.
GostarGostar
Eu ainda tou à espera que acabe com os arrumadores…
GostarGostar
Deixe lá estar Rui Rio, pelo menos qd desaguar em Lisboa não deixa a câmara endividada como o seu camarada Fernando Gomes!!
Entretanto sabe-me dizer em que bolso do Sócrates se enfiou o D. Sebastião Coelho? A sério, no esquerdo ou no direito? Presumo que pelo menos se tenha enfiado no direito! É tão liberal o Pedro…
GostarGostar
Piscoiso,
Não lhe pagavam balurdio nenhum. Em todo o caso, não lhe deviam pagar nada, porque ele só lá está porque é presidente da CMP. Por outro lado, não lhes ficava mal pagarem o seguro obrigatório de responsabilidade por ser administrador. Ou seja, primeiro pagavam o que não deviam (e honra seja feita, ele baixou a si proprio o salário definido pelo representante do Governo no Metro do Porto). Depois, não lhe pagavam o que lhe era devido. Agora pedem que devolva tudo o que recebeu. Ou seja, feitas as contas, ele tem de pagar do seu bolso para poder defender o municipio do Porto no Metro… epá, nem 8 nem 80!
GostarGostar
Mas o facto é que este Rui Rio não faz a mais pálida ideia do que é o Porto. Talvez por isso não passe de um zelador – mantem tudo bem conservado até que alguém melhor que ele possa tomar conta dos destinos da cidade. Mas é um mau zelador – vai entregar menos do que recebeu. As contas da camara estão melhores, mas a cidade muito pior…
GostarGostar
tabém… mas não lhe atirem culpas que ele não tem. o incompetente da história dos arrumadores chama-se paulo morais e costuma botar postas de pescada neste sítio
«O mentor e homem forte do projecto que, até 2003, prevê acabar com os arrumadores no Porto é Paulo Morais, de 38 anos, vereador da Habitação e Acção Social, cargo que acumula com a presidência da Fundação para o Desenvolvimento Social – organismo através do qual funciona o programa.»
http://www.automotor.xl.pt/aut/1102/a02-00-00.shtml
a coisa resumiu-se a umas acções fascizantes e atentatórias da dignidade humana como a detenção temporária de arrumadores pela polícia municipal e o seu despejo nas periferias. o programa de integração era tão básico que o Rio secretamente agradece que o governo tenha acabado com aquela merda. nas ruas nunca se notou diferença nenhuma.
GostarGostar
Desassombrado artigo, não apenas a evidenciar a falta de sintonia entre discurso e obra, mas também a recordar como a visão estratégica e a determinação na acção foram atiradas para fora da Câmara com o afastamento do então vice-presidente Paulo Morais, riscado das listas perante o silêncio do presidente.
GostarGostar
Como eu nasci no Porto e vivo em Lisboa (e conheço razoavelmente bem as duas realidades), acho que posso garantir:
Pelo menos em termos de gestão autárquica (e do consequente caos em que a cidade continua mergulhada), não invejem Lisboa, pois também “está bem entregue”…
GostarGostar
Isto é só Liberais de tasco!!!
Então agora clamam para que o Estado (no caso Câmara Municipal) lidere, planeie, defina, etc…
Sois uns tristes!!
Ao povo o que é do povo e o estado que não atrapalhe nem se endivide!
O que vale é que a populaça do Porto é mais liberal que todos vós.
GostarGostar
Sobre Rui Rio nada sei.Mas como o CAA corta os comentários tem de ser aqui. No domingo fui ao estádio do dragão assistir ao jogo. Sou benfiquista e de fora do porto. Um amigo portista comprou-me bilhete e lá fui eu. Nunca imaginei que pudesse haver tanto ódio no futebol. O clima de intimidaçãoe e violência era tal que até crianças de cachecol encarnado eram ameaçadas juntamente com os pais, até o cachecol desaparecer…Mas o que é isto ? afinal Mourinho tinha razão ” qdo se vai a Palermo tem que se levar guarda costas “. Que tristeza de clube e adeptos que actuam com um ódio irracional e que cantam durante a maior parte do jogo “slb f-d-p “….isto já não é rivalidade mas sim doença mental grave. E para o ano estarei na Luz a ver o jogo com o meu amigo portista que pode levar o seu cachecol ao pescoço, pois que Lisboa não é Palermo.
GostarGostar
onde vais canto que eu rio
quero ver teu novo norte
há no vais p’ra onde cais
porra de vida antes aborte
GostarGostar
Gonçalo Gomes da Maia:
Mais uma «bocarra» dessas muito estúpidas e vais para Leão para que o primo Afonso VII, te passe à espada! Vê mas é se arranjas umas «Frutinhas» e um «Café com Leite», porque o teu Rei já está com fome! Não pode ser só o Capo Pinto da Costa a comer!
GostarGostar