Saltar para o conteúdo

Penitentes, certamente

10 Maio, 2010

Vários ex-ministros das finanças foram recebidos pelo ex-ministro das finanças, Presidente da República «todos preocupados com o rumo económico de Portugal».  Escutas revelam parte da conversa:

«Senhor Presidente, nós, bem como o senhor, e mais alguns que não estão aqui porque estão ainda em funções ou tiveram vergonha na cara ou outros compromissos, fomos ministros das finanças de Portugal. A actual gravíssima situação das finanças públicas é também nossa e sua responsabilidade. Fomos todos incapazes de reformar o Estado. Fomos todos incapazes de suster o crescimento da despesa pública. Contribuímos mesmo para o aumento da dívida e da despesa. Fomos coniventes no empobrecimento dos nossos concidadãos, gastando o que não tínhamos, gastando por conta os rendimentos futuros, fomentado o desemprego, o desperdício e a incúria.

Senhor Presidente, nós, o senhor e todos os outros ex’s mais o actual ministro, criamos, alimentamos e demos rédea solta ao Monstro.

Senhor Presidente: já deve ter constado que todos nós, e o senhor também, depois de sermos ministros das finanças até parece que nos tornámos sensatos, debitamos conselhos muitas vezes razoáveis e por isso, após algum período de recatado nojo, renascemos como comentadores credíveis. Aliás, quanto mais dissermos o contrário do que fizemos e do que então diziamos quando tinhamos responsabilidades, mais credíveis parecemos perante a opinião pública pois que esta entende que tal desajuste apenas poderá ser justificado por algum tipo de arrependimento (embora verdade seja dita nunca algum de nós, nem o senhor, tenha feito qualquer mea culpa em público), por não imaginar possível tanta descarada falta de vergonha…..»

A partir daqui surgiram interferências e não foi possível escutar mais nada.

19 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    João Fernandes permalink
    10 Maio, 2010 13:50

    Todos, inclusivé o actual inquilino de Belém, são responsáveis, em medidas e graus diferentes, pela bancarrota do país e bem assim pela devastação moral e social que daqui decorre.

    Todos são penitentes.

    Todos deviam, por esse modo, abdicar das suas reformas e dos seus privilégios a favor do tesouro.

    Desmantelaram o aparelho produtivo nacional; privatizaram a favor dos amigos e partidários; alimentaram o monstro da função pública; reformaram douradamente a nomenlkatura do regime; alimentaram os interesses das corporações que gravitam à volta do Estado; enfim, destruiram Portugal.

    Gostar

  2. Al Capócrates's avatar
    Al Capócrates permalink
    10 Maio, 2010 13:52

    Pois,mas não vale meter todos no mesmo saco.
    O ministro da extorção e do gamanço,Teixeira qualquer coisa,é o coveiro.
    Na minha ignorância,penso que Kavako não aumentou a dívida.
    Penso eu de que…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Maio, 2010 13:54

    Falta a “resposta” do presidente.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Colonizado permalink
    10 Maio, 2010 13:56

    Espero que seja para acelerar as condições previstas pelo PINHO.Salários baixos para os chineses poderem cá investir sem ser em casinos.Nem que tenham que importar os portugueses macaenses todos.Que como se sabe são todos os macaenses…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Vade Retro permalink
    10 Maio, 2010 14:07

    … mas quase todos continuam a ser eleitos e reeleitos, pelos desavergonhados e desmmemoriados eleitores tugas, para cargos no Estado …. Todos os portugueses que votaram nos partidos socialistas que nos têm (des)governado, PSD e PS, mesmo depois de avisados por artigos de jornal, programas de TV (muito poucos) e blogues como este, merecem tudo o que de mal, financeiramente falando, lhes possa suceder.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Colonizado permalink
    10 Maio, 2010 14:20

    Portanto nada de MUDAR a LEI da NACIONALIDADE.A nossa maior riqueza, a nossa contribuição no combate das diferenças Norte-Sul a pedra filosofal do ISCTE e o farol para o homem novo e mulato agora cá dentro e para nosso enriquecimento…

    Gostar

  7. Sem papas na língua's avatar
    10 Maio, 2010 14:21

    Será que V., Gabriel, apenas pretende fazer gala da sua ignorância – que, no caso, se confunde com a tentativa de desculpabilizar o chuchialismo que nos desgoverna há 15 anos e, especialmente, o socretinismo que, nos últimos 5, nos conduziu à desgraça em que nos encontramos?
    Será que não vê que, com posts como este, apenas ajuda a que o falso engenheiro e seus capangas prossigam a miserável tarefa a que meteram ombros, fruto da sua incompetência criminosa?
    Gostaria que respondesse, também sem papas na língua, a estas perguntas, pondo de lado o sectarismo e a demagogia.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Colonizado permalink
    10 Maio, 2010 14:22

    O gangue africano que atacou a inglesa no algarve já ouviu falar que tinham bons genes.Tal como espalhamos a fé eo império eles agora espalham os bons genes…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Colonizado permalink
    10 Maio, 2010 14:32

    Por momentos empurram com a barriga a crise lá mais para a frente.Mas que a Europa(e o melhor aluno que é Portugal) nada prejudiquem o melhor acolhimento do mundo e a importação dos produtos chineses, nem a sua expansão respeitadora dos direitos humanos pelo mundo e em especial em África onde a sua acção civilizadora envergonha a Europa…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    10 Maio, 2010 14:36

    ainda não tinham acabado de sair de belém já o psi subia e os juros da república baixavam. muito óbrigada reumático.

    Gostar

  11. simon's avatar
    simon permalink
    10 Maio, 2010 14:47

    Sim, “fomos todos incapazes de reformar o Estado. Fomos todos incapazes de suster o crescimento da despesa pública. Contribuímos mesmo para o aumento da dívida e da despesa. Fomos coniventes no empobrecimento dos nossos concidadãos, gastando o que não tínhamos, gastando por conta os rendimentos futuros, fomentado o desemprego, o desperdício e a incúria.”

    Mas temos a solene desculpa, que todos esperámos que a era de ouro era chegada para nunca mais se ver em perigo. E então fizemos o que se devia, forrar à grande, gastar e roubar ao tacho comum.

    Gostar

  12. C. Medina Ribeiro's avatar
    10 Maio, 2010 15:15

    Há alguns aspectos que convinha recordar:

    Todos sabemos que Campos e Cunha, ministro das Finanças de Sócrates, foi afastado quando começou a dizer as verdades.
    E também sabemos que Pina Moura foi impedido de levar por diante muitas das medidas que agora são (ou vão ser) adoptadas.
    Sabe-se, também, que o próprio Teixeira dos Santos (para já não falar de Constâncio) está, no essencial, de acordo com “os nove”.

    Resumindo e concluindo:

    Quem tem a palavra final é o primeiro-ministro – pelo que não se pode condenar, liminarmente, os ministros das Finanças (o actual e os anteriores) pelo que fizeram ou não. Há que ver um pouco mais longe.

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Maio, 2010 15:21

    @ Sem papas na língua

    Conhece algum Partido -ou Economista Português!- que tenha defendido defice de 0% ou superavites?

    Certamente o PS é o maior responsável, esteve 13 anos em 15 no poder, mas o que é que o PSD defendeu diferente?
    São todos Socialiistas da extrema esquerda à extrema direita. Enquanto não houver um Republica Económica com limites Constitucionais ao que o Estado pode fazer ao nosso dinheiro – e a vergonha chega até aos Portugueses que ainda não nasceram- nada mudará. Incluo qualquer país Ocidental estão todos a caminhar no mesmo sentido.

    Gostar

  14. Eduardo F.'s avatar
    10 Maio, 2010 15:35

    A co-responsabilização pelo “estado a que chegámos” dos membros da embaixada que foi até Belém e que se estende ao actual inquilino, não pode iludir que é diferente, para pior, gastar mais cem quando estamos endividados em mil, do qeu gastar mais dez quando a dívida é de cem.

    “Amalgamar” é sempre uma péssima prática. Apenas serve para desculpabilizar aqueles que, à excepção de 2,5 anos de interregno, estão em funções há 15 anos, relativizando os seus erros. É até intelectualmente desonesto(*) dizer que “todos” contribuiram para que nos dirigíssemos para o abismo se a responsabilidade efectiva para que nele caiamos é de um governo bem determinado.

    (*) – Que não fiquem dúvidas: há muito que defendo a introdução de uma norma constitucional que imponha a obrigatoriedade de orçamentos equilibrados por parte do estado.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    10 Maio, 2010 15:36

    “Todos sabemos que Campos e Cunha, ministro das Finanças de Sócrates, foi afastado quando começou a dizer as verdades.”

    as verdades do cunha eram as reformas (ler: pensões) de que não abdicou e portanto foi despedido, se é que se pode considerar que alguma vez lá esteve e cuja obra foram duas assinaturas puxe/empurre.

    “E também sabemos que Pina Moura foi impedido de levar por diante muitas das medidas que agora são (ou vão ser) adoptadas.”

    foi impedido de algumas trafulhices, mas ainda fez o que todos sabem e que agora procuram ignorar.

    o teu problema é o dos opusitórios, a tese do até-concordamos-mas-com-outro-primeiro-ministro. ninguém quer governar, mas querem mandar.

    Gostar

  16. Outside(R)'s avatar
    Outside(R) permalink
    10 Maio, 2010 15:42

    (a censura e os demais pastores deste blog afasta qualquer um)…

    ..no entanto…

    Parabéns pelo título do post Gabriel. Muito bom e na semana certa.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Embuçado permalink
    10 Maio, 2010 15:52

    Absolutamente de acordo com o primeiro comentário de João Fernandes!

    Gostar

  18. J.F. Transmontano/Beirão.'s avatar
    J.F. Transmontano/Beirão. permalink
    10 Maio, 2010 23:20

    Ministrso de todos os quadrantes, do Ps ao PSD, 10 dos 14 ministros das finanças desde 1983, faltam 4, o Faria de Oliveira, que é o presidente do tibunal de contas, motivo pelo qual não esta presente para não o acusarem de imparcialidade, mas se pos as questãoes que pos as concessões rodoviaria, chumbado inclusive algumas, de certeza que é contra o TGV sócretino, o Cadilhe também não estava porque como s esabe o cavaco correu com ele em 88 ou 89 do governo em que ele era primeio ministro e ate hoje não se mordem ,mas publicamente já se mostrou contra este atentado a Portugal que é este TGV e estas obras publicas do IBERÒCRATES.

    É tempo de os Portuguesesa cordarem e deixarenm doe olhar para os aprtidos como equipas de futebol, isto não é um benfica sporting,ou um porto benfica extrapolado para a politica, as pessoas tem que ver que este PS, não é todo o PS, porque no PS també há gente de bem está a matar Portugal, e este PS esta alinhado com os interesses castelahnos, o problema é que as pessoas não vem isto, e há gente que vota PS nem que o PS os estaja a arrastar p+ara o fosso.

    Eu já votei PS ou PSD em diveras eleições e para diferentes orgãoes de soberania, mas neste momento os Portugueses tam que perceber que este PS do IBERÒCRATES
    Caro gabriel orfão.

    O seguinte comentário foi pensado para o post:

    Uma das primeiras acções de um novo governo… e por este gaijo na rua:

    Referente ao tipo da RAVE.

    Mas também serve para aqui e sendo assim aqui vai, espero que le-a.

    Cumprimentos.

    “Estive também a ler o seu comentário , e fiz questão de lhe responder, ve-se que você tem formação na área e é entendido na matéria, contudo penso que ainda não percebeu a subjectividade implícita nesta obra.

    Nós se queremos manter-nos como estado independente temos que manter uma certa distancia de Espanha, principalmente ao nível físico, ou seja, nunca podemos permitir que se faça um TGV com este traçado porque isto traduz um certa ideia de continuidade que se passa para os cidadãos, e que com o passar dos anos pode se pode tornar perigosa para a nossa soberania, perigo esse que desaparecia no cenário de a Espanha se separar, o que não é de excluir face aos recentes e cada vez mais fortes movimentos independentistas da Catalunha e pais basco, e mesmo da h«Galiza.

    Mas nos não podemos estar a contar com isso, temos que ter a ideia que ao lado está um abutre castelhano que anda há 900 anos a tentar tomar conta do nossos território, esta é que é a verdade, e não podemos permitir que se faça uma linha de TGV como que se Portugal não existisse como pais independente e isto fosse apenas um pais com capital em madrid, que é o objectivo dos castelhanos.

    E o perigo desta malha de TGV madridocentrica é que as linhas férreas foram usadas desde sempre como meios para estruturar o território e colonizar povos, Estaline quando quis domar os siberianos construiu o transiberiano, os americanos quando quiseram domar os índios e os habitantes da Califórnia não fossem eles separar-se, construíram o caminho de ferro do atlântico ao pacifico, sendo assim nós não podemos permitir que se construam linhas de TGV entre Portugal e Espanha como que se não existisse fronteira entre os países, porque isso a longo prazo pode conduzir à nossa subordinação.

    Pelo contrário temos que dar um sisal de descontinuidade, como quem diz, ai é espanha e aqui é Portugal, isto não significa que não devemos estar ligados a rede europeia., devemos sim mas de acordo com os nossos interesses., e essa ligação deve ser feita por vilar formoso pelo corredor Vallhadolid-Irun direito a hendaye, linha esta mista para mercadorias passageiros, quem quiser ir para Madrid, chega a Salamanca, e apanha o comboio par Madrid, tão simples como isso.

    Sendo assim, Portugal deve ter apenas este ponto de contacto com Espanha, em vilar formosa, dai em direcção á guarda donde sairá uma linha bifurcada em tesoura, uma em direcção a Lisboa pelo actual percurso da linha da beira alta, ou seja, por castelo branco em direcção a Lisboa e outra em direcção Aveiro, com yuma estação em Viseu paraos transmontanos e outra em Aveiro, onde ficaria outra estação que recolheria todo o tráfego vindo do porto e Minho.

    O resto do pais não deve ter TGV, chega-nos a chamada “velocidade alta”, com velocidades da ordem dos 220 km/h tal como vôce diz, como no alfa pendular que para o nosso pais é suficiente, sendo todos essas linhas em “velocidade alta” feitas em bitola europeia como é lógico e passando as linhas já existentes para a bitola europeia.

    Em relação s trocas comercias com Espanha devemos telas, mas não soba a perspectiva socretina de colocar a nossa economia cada vez mais dependente da espanhola, que é o que eles esta a fazer com a construção das novas linha em bitola ibérica, ou seja, confinar os portos portugueses a Espanha, tão simples quanto isso, e não permitir que mandemos mercadoria para a Europa, o objectivo é esse Gabriel, confinar-nos a Espanha, e impedir-nos de enviar mercadoria para Europa.

    Tal como eu lhe disse neste quadro actual, nunca vamos mandar nada para a Europa, porque está a ser feito um cerco a Portugal, porque em primeiro lugar a linha de Madrid Barcelona não está preparada para mercadorias, e os espanhóis nuca a vão transformar, a de Lisboa Madrid pode levar 25 toneladas por eixo, ou por vagão?

    É que se for por vagão, esqueça, um contentor Tir de 40 pés, 12 metros pesa na ordem das 35 toneladas.

    Não tenha duvidas, o plano é encravar-nos e dar-nos como única hipótese para mandar mercadoria para a Europa a linha mediterrânica de algeciras, que decapita imediatamente qualquer porto português em relação ao de algeciras, dada sua posição geográfica em relação aos portugueses, e ninguém vai deixar mercadoria em Setúbal, Aveiro, leixões ou Sines se esta depois tiver que ir para sul ate algeciras por linhas que não existem nem estão pensadas para mercadorias.

    Para você ver que o meu raciocínio bate certo, tal como você disse a linha porto Lisboa em bitola europeia não esta preparada para mercadorias, porque o traidor do men da RAVE não quis, qual acha que foi o motivo?

    Confinar-nos a Espanha, por isso estão a fazer as ligações todas a sair dos portos em bitola ibérica de modo a tornar o processo o mais demorado possível e assim perdermos ainda mais competitividade em relação a Espanha e a algeciras nomeadamente

    Como é que as mercadorias podem seguir para o sul de Espanha se nem a linha em bitola europeia esta preparada para mercadorias, é impossível, depois as ligações a Sines e Setúbal também não estão pensadas em bitola europeia, mas sim em ibérica, e nem se quer esta pensada nenhuma ligação entre Sines e o Algarve e o sul de Espanha.

    Ou seja esta alternativa da linha mediterrânica é uma falácia, é uma não alternativa, ninguém vai deixar mercadoria nos portos portugueses para eles seguirem para Europa, se depois a mercadoria tiver que fazer parte do percurso em bitola ibérica, depois transferida para bitola europeia, com a demora que esse processo implica, tendo ainda que atravessar o pais para chegar ao sul de Espanha e dai tiver que andar a dar a volta á península par seguir para França e restantes países, é muito mais fácil deixar em algeciras, dai segue logo em bitola europeia e em grande velocidade e é muito mais rápido e possivelmente barato, é assim que pensam os armadores e os clientes, e com esta jogada mafiosa Portugal e os portos portugueses ficam confinados a Espanha, a nossa economia mais dependente da deles, amigo, os castelhanos não dão ponto sem nó.

    A linha que nos interessava era a linha por vilar formoso visto que é a mais curta, contudo isso os castelhanos não querem, o que eles querem é empobrecer-nos e essa linha iria enriquecer Portugal e tornar Portugal uma das principais portas de entrada de mercadoria na Europa.
    Para Portugal conseguir isso tinha que em primeiro lugar ter um primeiro ministro que fosse um gaijo patriota e não este traidor deste Miguel de Vasconcelos do séc XXI deste Sócrates, e tinha ser conseguido através da união europeia e dos mecanismos europeus, talvez com a cunha dos Franceses e italianos visto que Sines ou Setúbal ou Aveiro, seria uma boa hipóteses para o sul de França e norte de Itália, e não seria difícil com o durºao na comissão, nesse caso os castelhanos seriam obrigados pela união europeia e ai sim teríamos tornávamo-nos numa porta de entrada para Europa, ao nível de Roterdão e Amesterdão, com a vantagem de termos Sines, o único porto de aguas profundas da Europa, e ai seria ver mercadoria ser descarregada nos portos portugueses e a seguir por vilar formoso em direcção a toda a Europa.

    Contudo desengane-se, por vontade própria os castelhanos nunca farão esta linha, alegarão a urografia do terreno e outras desculpas esfarrapadas para nos impedir de mandar mercadoria para a Europa, e impor-nos-ão sempre a linha mediterrânica deles que automaticamente nos coloca fora de jogo, é como diz o ditado de Espanha, ou melhor de Castela, nem bons ventos nem bons casamentos, neste caso, nem bons ventos, nem boas linhas férreas.

    O plano é este, mas ainda vamos a tempo de evitar o desastre, primeiro há que correr com este governo o mais rápido possível, correr com o gaijo da RAVE ao biqueiro, e com o também traidor iberista do Mendoza Ibérico das obras públicas, o sucessor do Lino ibérico outro filho da puta de pior estipe ou equivalente que o sucessor , meter lá alguém que pense realmente em Portugal e que se deixe de iberismos e de bitolas ibéricas de vez, pagar uma indemnização de uns milhões á Soares da Costa pelo contrato que já foi assinado no Sábado, porque eu acredito e tenho fé que é o que vai acontecer, o TGV apesar de ter sido assinado não vai ser feito nestes moldes espero eu, o cavaco vai arranjar maneira de dar a volta esta merda, mas é melhor dar uns trocos á Soares da Costa do que permitir que se faça este autentico atentado ao pais, e depois é negociar os novos moldes do TGV com os castelhanos não directamente, mas usando a união europeia como interposta pessoa.

    Para finalizar o Ricardo Salgado, esse traidor que disse que o TGV é para estruturar a ibéria só merece que os portugueses lhe fechem as contas no banco dele, esse traidor à pátria, da minha parte já teve o que merecia, a minha já fechou e foi logo em Setembro, ele abriu os queixos em Julho e eu fechei logo aquela merda, este chulo não merece nem um tostão dos portugueses.

    Viva Portugal. “
    tradiores á patria iberista, começa no iberócrates, segum-se os maçõnico iberisrttas do gol Rui pereira, oi sonso das leis penasis de 2007, e o mais perigoso Luis amado que já veio defender que o futuro de Portugal passa pela iberia, O cão do mario lino que já lá esteve e se confessou iberistam, substituido por um mendoza iberico també, iberista este filho da puta tradiro.

    Acrodem e deixem-se de clubite partidária.

    Aina em relação aà reunião, o porco do Pian Moura é emsmo um filho da puta, quem lhe metesse um missil nas nalgas, o filho da puta vaoi então á ruuni~ºao armado em agente secreto dos castelhanos, para depois contar aos patrões castelhanos o que o cavaco vai fazer.

    E eu digo daqui o que o cavaco vai fazer:

    O cavaco como patriota que é só pode fzer uma coida, arranjar meio de suspenmde resste TGV, ou por majistratuta de influencoa, ou por qualquer especie d eveto, ou por contactos com os inleses para eles nos darem um a maozinha eligarem para os states apedrir mais um core no rating portuguespor parte da moody’s e da standard & poor’s para impedir este TGV sócretino.

    Gostar

  19. J.F. Transmontano/Beirão.'s avatar
    J.F. Transmontano/Beirão. permalink
    10 Maio, 2010 23:25

    No anterior comentário sem querer coloquei parte de outro, o comentário que eu queria postar segue agora. peço desculpa.

    Ministrso de todos os quadrantes, do Ps ao PSD, 10 dos 14 ministros das finanças desde 1983, faltam 4, o Faria de Oliveira, que é o presidente do tibunal de contas, motivo pelo qual não esta presente para não o acusarem de imparcialidade, mas se pos as questãoes que pos as concessões rodoviaria, chumbado inclusive algumas, de certeza que é contra o TGV sócretino, o Cadilhe também não estava porque como s esabe o cavaco correu com ele em 88 ou 89 do governo em que ele era primeio ministro e ate hoje não se mordem ,mas publicamente já se mostrou contra este atentado a Portugal que é este TGV e estas obras publicas do IBERÒCRATES.

    É tempo de os Portuguesesa cordarem e deixarenm doe olhar para os aprtidos como equipas de futebol, isto não é um benfica sporting,ou um porto benfica extrapolado para a politica, as pessoas tem que ver que este PS, não é todo o PS, porque no PS també há gente de bem está a matar Portugal, e este PS esta alinhado com os interesses castelahnos, o problema é que as pessoas não vem isto, e há gente que vota PS nem que o PS os estaja a arrastar p+ara o fosso.

    Eu já votei PS ou PSD em diveras eleições e para diferentes orgãoes de soberania, mas neste momento os Portugueses tem que perceber que este PS do IBERÒCRATES esta pejado de tradiores á patria iberista, começa no iberócrates, segum-se os maçõnico iberistas do GOL Rui pereira, oi sonso das leis penais de 2007, e o mais perigoso Luis amado que já veio defender o exercito europeu e que o futuro de Portugal passa pela iberia, O cão do mario lino que já lá esteve e se confessou iberistam, substituido por um mendoza iberico també, iberista este filho da puta tradiro.

    Acrodem e deixem-se de clubite partidária.

    Aina em relação aà reunião, o porco do Pian Moura é emsmo um filho da puta, quem lhe metesse um missil nas nalgas, o filho da puta vaoi então á ruuni~ºao armado em agente secreto dos castelhanos, para depois contar aos patrões castelhanos o que o cavaco vai fazer.

    E eu digo daqui o que o cavaco vai fazer:

    O cavaco como patriota que é só pode fzer uma coida, arranjar meio de suspenmde resste TGV, ou por majistratuta de influencoa, ou por qualquer especie d eveto, ou por contactos com os inleses para eles nos darem um a maozinha eligarem para os states apedrir mais um core no rating portuguespor parte da moody’s e da standard & poor’s para impedir este TGV sócretino.

    Viva Portugal.

    Gostar

Indigne-se aqui.