Lições de uma entrevista
José Sócrates foi ontem explicar à RTP que fez tudo bem até 2008, mas depois veio a crise internacional e estragou tudo. Fez tudo bem até Maio de 2010, mas depois o mundo mudou em 15 dias. De repente deu-se conta que os juros da dívida estavam nos 7% e só lhe restava subir impostos.
Há duas lições a tirar disto.
A primeira é que é duvidoso que os governos sirvam para alguma coisa. Por muito bem que governem, o que realmente conta é o que se passa no resto do mundo.
A segunda é que um país pode ser atingido em menos de 15 dias por um ataque especulativo à dívida sem motivo aparente e sem qualquer relação com as contas passadas. Por isso talvez seja melhor mantermos uma margem de segurança tão grande quanto possível. Défice zero e dívida zero. Mas nem isso é certo que resulte.

Sócrates foi ao seu departamento de marketing e perguntou “E agora o que é que eu digo?” E eles responderam, “Ó pá, sei lá, diz qualquer coisa, diz por exemplo que o mundo mudou!”
GostarGostar
Quando foi do défice, Sócrates foi ao seu departamento de marketing e perguntou como ia justificar a sua patranha dos 5,9%. Eles disseram-lhe “Oh pá, muito simples diz que as receitas é que não subiram!”
GostarGostar
Quando foi sobre o aumento de impostos, Sócrates foi ao seu departamento de marketing e perguntou “E agora, como justifico isto depois de ter mesmo acabado de dizer que não ia aumentar os impostos? Então, eles disseram-lhe “Oh pá, diz que só estás a antecipar as medidas previstas para 2012”.
GostarGostar
A Crise serve também para justificar o estado da educação,da justiça e inclusivé as pulgas nos cães.
GostarGostar
Entretanto tinha dito que as medidas eram para ano e maio, mas o mundo mudou em 24 horas. Não tarda e José Sócrates está a acabar de dizer uma frase e a negá-la na seguinte, porque o mundo mudou nos últimos 30 segundos. Está desesperado, percebeu que as escutas vão chegar, que as frases feitas não colam, a perceber que já não consegue sacudir a responsabilidade para forma e, pior de tudo, percebe que já não adianta inaugurar coisinhas porque já toda a gente percebeu que a relação ente o teatro e a realidade não é nenhuma. Resta-lhe apenas fugir aos seus problemas legais e desaparecer, o mais rapidamente possível. Só que quanto mais demorar, mais penoso vai ser. E vai acabar mal, pior do que imagina. Muito pior.
GostarGostar
Felizmente o sobado não está em risco.Quer os patrões, quer os sindicatos em concertação social querem mais do mesmo.Nem o Chavez com as suas camisolas rojas consegue tanta unanimidade.um internacionalismo que só na ex-URSS se via!
Até porque em África o que mais há são pobres e mais desfavorecidos que convém salvar.Todos iguais, todos diferentes e temos que ganhar menos para outros ganharem mais.Quem se atreve a colocar isto em questão?Venha o homem novo e mulato que é para issso que o ISCTE trabalha…
GostarGostar
Como PM o Sócrates não é própriamente um grande governante.
Mas como presidente executivo de uma grande empresa ex. Mota Engil, banco nacional, Cimpor, etc, será de certeza um jovem cheio de futuro.
Acho que isto alegrará todos os seus apoiantes.
GostarGostar
António José Teixeira, hoje: “é preciso dizer a verdade aos portugueses”.
Foi mesmo assim, Manuelino.
GostarGostar
O Zé anda tão carregado de problemas que não vê que o ensino em Portugal não está bem, a justiça é lenta, as dividas tantos internas como externas que a todos dizem respeito continuam a aumentar… esperem… mas afinal, o que anda o Sr. Engenheiro a fazer da vida?
Vamos lá fazer todos uma vaquinha para lhe oferecer uma assinatura anual de alguns jornais.
Pode ser que ajudem
GostarGostar
Mas porque é que o João Miranda (no caso concreto) e tantos outros se dão ao trabalho de escalpelar as palavras de Sócrates, como se em algum momento elas pudessem ser levadas a sério?!…
GostarGostar
.
Concordo aque haja as Comissões das TVI’s e mais uns quantos de que já ninguém fala.
.
Olha o bailarino (sem qualquer carga negativa ou gozo):
.
o PSD que se esfarrafa todo a dizer que o 1º é isto é aquilo, ladrão e trá-lá-lá,
.
quando outro Partido põe as cartas em cima da mesa, moção de Censura’,
.
as vestais do PSD face a correrem com esse ‘degenerado’ ……. VÃO-SE ABSTER ….
.
Afinal quem mente a quem ?
.
Quando a politica nacional é traçada pela merda dos ordenazitos e pensões que esses gajos recebem ao fim do mês, razão tem os americanos, ingleses, alemães e mesmo franceses. Não damos mais para esse peditório.
.
Curiosamente, nem é preciso ir lá fóra: históricamente os homens, e são vários alguns, que fabricaram ciclos fortes de Portugal, nunca pensaram Portugal a partir da sua carreirita pessoal que ao fim do mês rendia uns ordenadozitos duns privados daqui, uns vencimentozitos do estado dacolá, umas ‘galinhas’ para aprovar uns hegocios dacoli, umas várias pensões de reforma de direitos pessoais daqui e dali. Mm jackpotezinho de lucros e rendimentos ao fim do mês a vender nuns balcoezitos de vão de escada. Chamam-lhe ‘carreiras bonitas, ou fez uma boa carreira’.
.
Isto é pensar à Direita. Se tem alguns pontos de contacto com os Comunistas … enfim quando não podes com eles, junta-te a eles. Mas com SERIEDADE de ambos.
.
Eis Politica Nacional pura e dura. Reformas POmbalinas para a frente. Nomenklaturas e appartnics, estatismos e totalitarismo sejam de Direita ou de Esquerda, NÃO OBROGADO. É uma filosofia que os soaristas vestiram a certa altura, mas desistiram, não continuaram. Vá-se lá saber o porqueê. Também não interessa nada saber. Necrologias como as os vivos que defendem os mortos, Salazar e Caetano. Pancas na môna.
.
GostarGostar
“como se em algum momento elas pudessem ser levadas a sério?”
Nós só estamos a monitorizar o grau de demência do homem. Confirma-se que tem um grau de proporcionalidade directa com o estado-de-sítio do país e com o seu próprio desespero.
GostarGostar
“António José Teixeira, hoje: “é preciso dizer a verdade aos portugueses”.”
Porque é que ele não disse isso logo que Sócrates começou a mentir? Tal como JPP previu, agora vão começar todos a bater naquele que está na mão de baixo.
GostarGostar
.
Peço desculpa, nuns casos há para aqui umas interferências electronicas quaisquer noutras teclo muito depressa e como tenho a vista tão cansada de tanto ver e de tanto já ter visto … saiem umas gralhas.
.
Mas como o conteúdo é o importante e a embalagem é para vender a tótós hiperactivos sempre a consumir o ultimo grito da moda para embasbacar os otários que andam por aí … creio que não vale a pena estar a perder tempo a fazer correcções ou adendas. Quem percebe da coisa está-se nas tintas para a embalagem, interessa-lhe é o sumo e saber filtrá-lo.
.
GostarGostar
Num país a sério e à moda antiga, o entrevistado sairia do estúdio devidamente escoltado em direcção a um tribunal marcial!
GostarGostar
Ask not what your country can do for you but what you can do for Sócrates!
GostarGostar
.
Sim, mas o Sócrates aqui para nós também tem falhado de grande para essa aliança. Não é só pedir. É pedir e dar para ter retribuição. E o o homem tem dado muito pouco. Senão …. tangas&tretas.
.
Mas mais vale tarde que nunca. O tempo de espera é micro. Praticamente não existe. Anda Socrates.
.
GostarGostar
Aulas socretinas de ginástica facial.
1- Descontrair
2- Respirar fundo
3- Pensar no pilim na carteira
4- Pensar na vertiginosa carreira
5- Não pensar em nada
6- Evitar sorrir
António José Teixeira: “é preciso dizer a verdade aos portugueses”.
GostarGostar
Tudo se sintetiza em poucas palavras:
http://lishbuna.blogspot.com/2010/05/ouve-se-criatura-dizer-nao-estou.html
GostarGostar
O problema não é só Sócrates, personagem maléfica na História portuguesa, está lá no seu Bunker em Berlim a planear obras públicas que nunca existirão.
É o PS, o partido que controla o Estado Português. São os Socialiistas autistas, cegos, o PSD idem, o desastroso Presidente que não percebeu que o mandato que os portugueses lhe deram era precisamente para isto não acontecer. PCP e BE devem estar a esfregar as mãos de contentamento, Cuba está mais próxima.
E como era de esperar agora vê-se gente a falar que deveria ter colocado uma linha na areia à muito tempo atrás.
GostarGostar
«o mundo mudou em 15 dias»
Dá bem ideia do campo de visão intelectual do antigo animal feroz.
Pouco treinado nas matemáticas e filosofia das Independentes,
sem nunca ter trabalhado,
uma mente ajustada à sua dimensão de estadista de trazer por casa.
Ser-lhe-ia permitido exercer num qq país a sério?
GostarGostar
“Défice zero e dívida zero.” e limites aos impostos.
Uma Constituição que limita o que o Estado-Governo pode fazer ás pessoas mas não Limita o que o Estado-Governo pode fazer ás posses e trabalho das pessoas é uma Constituição incompleta.
GostarGostar
José Gomes Ferreira na Sic.
“Tenho pena e medo mas o nosso primeiro ministro parece que não compreendeu o que se está a passar desde 2007.”
GostarGostar
Tina,
Há muito tempo que Sócrates não pertence a este mundo. Os crentes, acham que ele é divino; os camaradas esperam sentados a queda do anjo; os adversários tem esperança que ele arda no inferno. Alguém que vá contar ao Sr. Sócrates que ele está morto
GostarGostar
Excelente post.Corrosivo!
O tipo continua convencido que não há alternativa à sua pessoa.
GostarGostar
A Frase do Momento (recebida há pouco por e-mail)
“Se estamos mesmo destinados a seguir o caminho dos gregos, comecemos por envenenar o Sócrates”.
GostarGostar
«simbolizante disse
19 Maio, 2010 às 2:53 pm
O Zé anda tão carregado de problemas que não vê que o ensino em Portugal não está bem, a justiça é lenta, as dividas tantos internas como externas que a todos dizem respeito continuam a aumentar… esperem… mas afinal, o que anda o Sr. Engenheiro a fazer da vida?
Vamos lá fazer todos uma vaquinha para lhe oferecer uma assinatura anual de alguns jornais.»
Não tenho dúvidas de que ele saiba ler. Quanto a saber compreender, deixo-vos esta notícia. Compreenda quem conseguir:
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1563907
Sócrates de certeza que olha para estes números e para as contas que eles implicam como eu olho para as revistas gay pride: “tirem-me isto da frente!”.
Ouve mesmo quem considerasse a notícia excelente, e nem desse pela falta de elementos sem os quais não é possível saber se o cenário é bom ou nem por isso.
GostarGostar
Houve, não “ouve”. Ando a ficar socrático…
GostarGostar
Há uma lição mais a tirar disto: prestar mais atenção à entrevista para não dizer que disse o que não ouviste dizer.
Fica-lhe mal esse papel de engana-tolos.
E este é o grande problema dos antisócrates, só porque são, é por exemplo negar implicitamente que não existe uma crise internacional, a mais grave desde a 2ª guerra mundial, e que a practicamente todo o mundo devastou.
GostarGostar
Esta até foi bem apanhada.
So que o que você esta a dizer, em traços largos, é o que diz o Medina Carreiar quando fala da tia salazarista : significa que, a determinada altura, o povo vai preferir aceitar qualquer tipo de sacrificios para aguentar no poder quem cumpre o que promete, nem que seja so meia sardinha por dia…
Pessoalmente, não acho que tenhamos atingido esse patamar.
Mas esta bem visto e acho que a sua observação põe o dedo na ferida.
GostarGostar
O que retenho da entrevista com o Conde Socrula é o seu gigantesco esforço para parecer afável e cordial. O problema é que não consegue aguentar esse esforço durante meia hora. Deixa sempre aparecer os dentes de vampiro…
E que bem afiadinhos que estão… e faz muito bem não pedir desculpa…Onde é que já se viu um vampiro que se preze a pedir desculpa?
http://www.mindjacking.wordpress.com
GostarGostar
Há duas coisas de que o Conde Socrula não tem culpa:
1. ter chegado a primeiro ministro quando o cargo já tinha sido ocupado por outros incompetentes/aldrabões, embora de menor gabarito,
2. as finanças e a economia mundiais estarem globalizadas
à excepção destas tem todas os defeitos que lhe queiramos atribuir…
sem risco de errar muito
GostarGostar
dá pena ver um tipo desta qualidade ter o mundo todo entretido em insultos pessoais
tribunal militar para estes vigaristas mentirosos
GostarGostar