Saltar para o conteúdo

Leituras:

13 Junho, 2010

«Wind turbines are a poor way to harness energy – but a very good way to generate public subsidies»

26 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Salgueiro Maia permalink
    13 Junho, 2010 15:30

    Os Direitolas arranjam sempre maneira de apoucar o que a Esquerda apresenta! É genético!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 15:34

    Alguem tem duvidas? Nos andamos sempre nisto, eu ainda me lembro dos range rovers serem chamados de PEDIP.. No entanto nao posso censurar ninguem que utiliza os mecanismos legais a sua disposicao para ganhar dinheiro. Ponho em causa a existencia desses mecanismos que jamais em tempo algum deveriam existir. Nao servem para mais do que distorcer o mercado gerando uma miriade de empregos parasitas. No entanto, existindo, estao la para ser utilizados.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    VIVA O BENFICA permalink
    13 Junho, 2010 15:42

    Todos sabemos que Sócrates é o melhor 1º Ministro que apareceu em Portugal, uma dessas razões inscreve-se por ser um Homem de visão e de progresso.
    A aposta nas Renováveis é uma bandeira para sempre ganha por Sócrates e que colocou Portugal entre os melhores do mundo na aposta de sectores de futuro.
    Outros países irão seguir o caminho que Sócrates lançou em Portugal, e por mais que os detractores se esfalfem em denegrir (não sabem fazer outra coisa), o mérito será sempre dele!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    gratidão permalink
    13 Junho, 2010 15:43

    Todos sabemos que Sócrates é o melhor 1º Ministro que apareceu em Portugal, uma dessas razões inscreve-se por ser um Homem de visão e de progresso.
    A aposta nas Renováveis é uma bandeira para sempre ganha por Sócrates e que colocou Portugal entre os melhores do mundo na aposta de sectores de futuro.
    Outros países irão seguir o caminho que Sócrates lançou em Portugal, e por mais que os detractores se esfalfem em denegrir (não sabem fazer outra coisa), o mérito será sempre dele!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 16:30

    Gratidão/Salgueiro Maia: a mesma luta.
    A anedota do dia: Sócrates o melhor 1º ministro ah!ah!ah!. Só se for a dizer mentiras.ah!ah!ah!
    2ª anedota do dia: a esquerda inventou a energia eólica? ah!ah!ah! Só se for na cabeça dos socretinos avençados no orçamento geral do estado ah!ah!ah!

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    13 Junho, 2010 16:31

    Lembram-se do Marquês de Pombal ?
    O maior português de todos os tempos ao ponto dos portugueses da época dizerem que na Praça do Comércio quem montava o cavalo era o Marquês e o rei era o que estava em baixo.

    Repararam o que lhe fizeram os jesuítas, a nobreza reacionária, a inquisição e toda a direita nacional… é sempre a mesma coisa, prá direita, não alterar o seu estatuto e mordomias é crime de lesa Pátria.

    Gostar

  7. Eduardo F.'s avatar
    13 Junho, 2010 16:33

    Cresce, a uma velocidade vertiginosa, o stock de “leituras” disponível sobre o dossier “renováveis”, com particular enfoque nas energias eólica e fotovoltaica, disputando os supostos efeitos virtuosos dos subsídios estatais para elas dirigidos e, nomeadamente, o efeito líquido na criação de emprego.

    No site Energia para Portugal estão disponíveis estudos sobre as experiências alemã, dinamarquesa e espanhola. Um estudo semelhante está também disponível sobre a experiência italiana.

    Relativamente à experiência portuguesa, mas num contexto mais vasto de discussão de uma política energética para o país, recomendo os seguintes posts do blog a ciência não é neutra, do Prof. Pinto de Sá:

    I – Sobrecustos e inviabilidade técnica;
    II – Irresponsabilidade e delírios tecnológicos;
    III – Realidades e mistificações económicas;
    IV – O contexto internacional e a preparação do futuro.

    Gostar

  8. guna's avatar
    13 Junho, 2010 16:45

    wind turbines, tgv, centrais nucleares… não interessa como mas há sempre alguém a mamar e alguém a dar de mamar! Um exemplo bom é o perdão de divida a Angola para ser usado para pagar empresas de construção civil nacionais… Portugal no seu melhor!

    Gostar

  9. JB's avatar
    13 Junho, 2010 17:31

    Novilíngua portuguesa século XXI:
    8 a dividir por 4 = energia renovável.A bem do Regime.

    Gostar

  10. Eduardo F.'s avatar
    13 Junho, 2010 17:40

    Atentem na seguinte passagem do texto linkado no post:

    «Campbell Dunford, director of the Renewable Energy Foundation (REF), says that Germany – which has the largest number of wind turbines in Europe – “is building five new coal power stations, which it does not otherwise need, purely to provide covering power for the fluctuations from their wind farms. I am not sure [wind] has been a great success for them.” Mr Dunford claims that Germany’s CO2 emissions have actually risen since it increased its use of wind power. Though the wind itself might, in RUK’s words, be “free,” the cost of backup capacity is likely to be astronomical

    (Realces meus.)

    Gostar

  11. Pedro C's avatar
    Pedro C permalink
    13 Junho, 2010 17:56

    Esta coisa das eólicas escandaliza qualquer pessoa que se escandalize com as anedotas referidas por Nuno Crato. Vem tudo na mesma linha e são tudo coisas deste 1º Ministro. É assim que vamos. Produzimos energia eólica a 90 euros MW/h, mesmo quando não precisamos, chegando a mandá-la grátis para Espanha para não escaqueirarmos a nossa rede, quando a podíamos importar a cerca de 40. E se a exportarmos, será a este preço com um prejuízo de 50 euros por MW/h. Assim, enquanto a Europa baixou preços, em Portugal houve uma subida. No TGV já estão a admitir avançar sòzinhos se a Espanha desistir. Claro que só os ignorantes e oportunistas aplaudem estas vergonhosas medidas. onde se incluirão aguns comentadores aí de cima.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    13 Junho, 2010 17:59

    pois é oh peluche! as bentoínhas servem para espalhar o co2, portantes tem de haver mais co2 para a coisa funceminar. percebeste? ou queres um desenho alemão traduzido para inglês.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 18:23

    Salgueiro Maia/Gratidão/INRI/Piscoiso, deviam-se envergonhar com o que o vosso querido lider/melhor 1º ministro do mundo, anda a fazer com a educação dos portugueses: uma autentica vergonha.
    Mas para quem tirou uma licenciatura nas condições conhecidas, por fax num domingo à tarde, o que é que se poderia esperar?
    Em vez de andar a distribuir computadores pelas criancinhas, valia mais que lhes mandasse ensinar a tabuada. E só quando soubessem a tabuada, é que teriam direito ao computador. Já agora mandado construir por concurso publico, e não neste esquema mafioso.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    13 Junho, 2010 18:37

    o problema dos computadores nas mãos das criançinhas é evidenciarem a incompetência dos professores e a inversão de papéis com os putos a explicarem aos profes como é que a geringonça trabalha.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    All Fredo Carpinteiro permalink
    13 Junho, 2010 18:58

    Talvez agora que alguém publica em inglês o que o João Miranda anda a dizer há anos, alguém repare nessa realidade. Piscoiso/INRI atiram poeira ao ar, como de costume.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 19:10

    #9 ” the cost of backup capacity is likely to be astronomical.»

    Isto já está a acontecer em Portugal. Todas as famosas novas barragens, incluindo a criminosa do Sabor, pouca energia vão gerar face aos custo que terão. Servem apenas para remediar este modelo falhado de energia, e servem sobretudo para esconder a marosca que é no fundo uma fraude, cujas contas começam a ser embaraçosas demais para se esconderem.

    E o recente pedido da EDP para se aumentarem as tarifas das centrais térmicas não pelo que elas produzem, mas pelo que elas garantem, também tem já a ver com isto. Vamos chegar a um ponto em que compramos energia eolica caríssima, e pagamos as térmicas mais caro também porque estas servem de garantia mesmo sem estas produzirem nada. É tudo um castelo de cartas, vaporware, esquemas virtuais todos acumulados uns em cima de outros. Madoff ao pé disto era uma brincadeira de crianças.

    Toda esta merda é o clássico evoluir de um elefante branco com esquema fraudulento , custa fortunas, não serve para nada senão enriquecer xico-espertos, e depois tentam colocar remendos enterrando mais fortunas ainda, num ciclo que nos levará ao buraco final. Daqui a uns meses adicionam o anexo carro eléctrico ao castelo de cartas. A mesma insanidade, serão os portugueses pobres que andam de transporte publico e os que andam de Corsa e Clio pagando fortunas de imposto automóvel e imposto de combustível que vão subsidiar gadgets eléctricos de 30 e 40 mil euros que apenas os ricos poderão comprar, como hoje já sucede com a microgeração, em que os pobres andam a pagar a energia de painéis solares nas vivendas de ricos a 500€/MWh !

    Como pode haver por aqui tanta escumalha a defender este regime corrupto ? Não sei, a única explicação é a de que há muito mais corruptos no país do que alguma vez pensámos. Dezenas ou centenas de milhar de pessoas a mamar nas tetas deste regime. Dizem-se socialistas, mas não tem partido, são de vários.

    Esse canalha que anda aí a usar o nome do Salgueiro Maia devia era ter vergonha na cara por tal desplante. Salgueiro Maia hoje diria que há estados socialistas e há estados liberais. E há o Estado a que chegámos, que ninguém percebe o que é.

    Gostar

  17. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    13 Junho, 2010 21:05

    @16:
    Quando o Estado tem o poder total sobre a riqueza e trabalho das pessoas acontece isso.
    As Republicas que temos colocam limites ao Poder do Estado sobre as pessoas mas não colocam limites ao Poder do Estado sobre as coisas das pessoas. Logo o Estado tem poder total na esfera económica: pode endividar as próximas gerações e aqueles que ainda não nasceram com números brutais, pode levar um país à bancarrota, pode vender ao desbarato, pode tirar tudo às pessoas, pode colocar juros a 0%, imprimir dinheiro como um louco, fazer artifícios contabilísticos etc…
    A evolução política no Ocidente tem de caminhar para limitar o poder do Estado na economia. É essencial que a Republica proteja também a economia das pessoas.

    Gostar

  18. henrique pereira dos santos's avatar
    henrique pereira dos santos permalink
    13 Junho, 2010 21:09

    Caro Eduardo F.
    verifique bem quem financia esses estudos que cita.
    Caro Gabriel Silva,
    Tem razão, governos de direita e de esquerda, dos gastadores alemães aos poupados americanos são todos estúpidos, mais valia sermos governados por estes jornalistas que mandam umas bocas sobre o assunto. Semelhantes às bocas sobre a pouca produção do Sabor. Eu até acho que o sabor não devia ser construído por razões ambientais que não vou explicar aqui, mas pretender diminuir a importância de ter um reservatório de água a montante da cascata do Douro é simplesmente hilariante. A importância do Sabor não é a electricidade que produz mas sim a capacidade de armazenar água quando é abundante para libertar para as barragens a fio de água (sem capacidade de armazenamento) que já existem no Douro.
    Mas esta discussão tornou-se um sporting benfica e não há racionalidade possível. Como se depreende dos pândeos que acham que Portugal poderia dispensar um sistema de produção de electricidade e depender inteiramente da importação, porque em alguns dias sai mais barato.
    henrique pereira dos santos

    Gostar

  19. MZ's avatar
    13 Junho, 2010 21:50

    Eu estou é a desconfiar da nossa selecção pois ela é financiada pela Galp e pela Sagres.
    Uma bebada de lucros e outra por si mesma só podem produzir tonteiras…selecção incluida.

    Gostar

  20. maldinio's avatar
    maldinio permalink
    13 Junho, 2010 22:20

    http://www.ecodebate.com.br/2009/07/06/7-argumentos-contra-energia-nuclear-artigo-de-david-fig/
    Se Infante D. Henrique não subsidiasse os navegadores, Vasco da Gama nunca teria chegado à Índia se o preço do petróleo subir para 160 dólares e o euro desvalorizar mais 20% relativamente ao dólar 90Euros /MW será super competitivo.
    Nos próximos contratos o preço da energia eólica será ainda mais competitivo…
    A energia nuclear só é opção para um país que possa controlar todo o ciclo do negócio nuclear. Terá que ter pelo menos a dimensão da Espanha.
    Para Portugal a única solução nuclear economicamente viável seria aproveitar o desmantelamento da central nuclear espanhola de Almaraz para substituir a central velha por uma nova com dois reactores: um para fornecer energia a Espanha; outro a Portugal.
    http://es.wikipedia.org/wiki/Central_nuclear_de_Almaraz

    Gostar

  21. Lino's avatar
    13 Junho, 2010 23:39

    A central de Almaraz não será encerrada. Renova a exploração por mais dez anos.

    Gostar

  22. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    14 Junho, 2010 02:35


    Se o que está escrito no “post” é para aprender inglês, para já, está mal escrito.

    Nuno

    Gostar

  23. Jorge Teixeira's avatar
    Jorge Teixeira permalink
    14 Junho, 2010 07:32

    “Retrato de un país en crisis”

    http://www.elpais.com/articulo/reportajes/Retrato/pais/crisis/elpepusocdmg/20100613elpdmgrep_1/Tes

    Um texto notável pela forma como descreve a Espanha de hoje que, tal como Portugal,é governado por gente medíocre e sem credibilidade.
    Para ler, reler e nos interrogarmos sobre o que nos espera.

    Gostar

  24. MZ's avatar
    14 Junho, 2010 09:41

    Uma dúvida histórica me assalta.
    Será que o Infante D Henrique recorreu ao mercado financeiro de “especuladores” a juros de 5% para subsidiar as caravelas?

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar

Trackbacks

  1. A energia eólica e os subsídios « O Insurgente

Indigne-se aqui.