Lembram-se do Octávio Pato?
O PCP explicou como é que se utilizam as regras da nossa democracia para apresentar candidatos falsos às eleições presidenciais. O primeiro foi Octávio Pato, em 1976, mas muitos outros se seguiram. O importante era utilizar os tempos de antena, por vezes para apelar, desde o primeiro minuto, ao voto noutro candidato. O exemplo mais acabado desta táctica foi o de 1986, quando o PCP teve um candidato só para apelar ao voto em Salgado Zenha.
Agora o PS, ou os soaristas do PS, ou alguém que não dá o rosto, inventaram um candidato presidencial, Defensor de Moura, cujo único objectivo confesso é “forçar o actual Presidente da República, Cavaco Silva, a disputar uma segunda volta”. Tal como todos – repito: todos – os candidatos do PCP, este candidato socialista-soarista só quer incomodar.
É triste ver como os socialistas-soaristas chegaram a este ponto. Pior: Octávio Pato tinha um passado, Defensor de Moura tem um passadinho – como presidente de câmara de Viana do Castelo. Não havia ninguém mais conhecido?

«É triste ver como os socialistas-soaristas chegaram a este ponto.»
Os socialistas-soaristas já tinham um candidato, aquele senhor da ami cujo nome não me ocorre.
Defensor Moura é o segundo.
Os socialistas-soaristas são uma espécie de Benfica, conseguem colocar dois defesas direitos no campeonato do mundo (Maxi Pereira e Ruben Amorim) mas nenhum presta para nada; foram eleitos três defesas direitos (Maicon, Lahm e Sergio Ramos) entre os melhores onze jogadores do Mundial, nenhum do Benfica.
GostarGostar
Qualquer cidadão português de origem com mais de 35 anos e que reúna três quartos de dezena de milhar de assinaturas de eleitores tem direito a ser candidato a PR. Ser famoso ou conhecido não é, por enquanto, requisito obrigatório. Um desempregado anónimo da Carolina do Sul, se não me engano, venceu as primárias democratas para o Senado só por se chamar Green (o outro candidato, um tubarão local do partido, tinha um apelido exótico), imitando o seu camarada de tom de pele – Eddie Murphy – num filme inconsequente de há uns anos. Um tipo chamado ‘Defensor’ pode muito bem tirar proveito do seu relativo anonimato na capital do império. Se um minhoto chegou para aprovar um orçamento de má memória, outro minhoto pode muito bem impedir que as presidenciais sejam um passeio para o cada vez mais mal amado incumbente. Assim espero (mais esperando que à direita apareça um qualquer Defensor que me faça sair de casa para votar).
GostarGostar
mais conhecido por ‘octávio pacto’
GostarGostar
Aquele prédio já foi demolido?
GostarGostar
Ora a grande novidade!
Mas que pecado o PCP em propor falsos candidatos presidenciais, como em 1976 com Octávio Pato,sem quaisquer hipóteses, mesmo remotas, de vir a ganhar!
Como se o Partido tivesse alguma vez jogado limpo na Política!
Nos tempos de Salazar-Caetano dizia-se o único cmpeão da Liberdade (e nisto, nanja a mim, *levou* muita gnte séria atrás.
Obtido o Poder (ou pensando têlo obtido) começaram logo as ameaças, constrangimentos, pressões de rua, para que os Portugueses sentissem medo de contrariar o que Cunhal já tinha trazido da sua URSS e que tão bons resultados trouxe no estabelecimento do Império Socialista: Alemanha do Leste, Checoslováquia , Hungria, Polónia , Estónia , Letónia, Lituânia. Yuguslávia.
Meus amigos , os da minha idade lembram-se bem,ouviram a meridiana afirmação de Álvaro Cunhal no auge da Revolução : Portugal JAMAIS será uma Democracia Burguesa.
Não é preciso matutar muito para se tirar conclusões acerca deste Partido
que, coerentemente (com eles gostam tanto de afirmarem-se), se absteve sempre de declarar se abandonou o propósto ou, pelo contrário, persiste NELE.
GostarGostar
francamente e para bem de Portugal, espero que o sr. silva não dispute sequer a primeira volta…
GostarGostar
A candidatura de Defensor de Moura (deputado do PS) “só” para obrigar Cavaco Silva a uma segunda volta, revela que: os “socialistas” estão atarantados com a recandidatura e reeleição de Cavaco; os soaristas não esquecem a “traição” de MAlegre em 2006, “juntam” DMoura a Fernando Nobre…; DMoura não tem ideias para o país.
Surge “só” para pouco mais do que nada…Uns cartazes provavelmente aproveitando o papel e a rotativa de MAlegre(…), umas frases na comunicação social e 7500 assinaturas, quantidade jamais alcançável em votos se não “desistisse” a favor de MAlegre.
GostarGostar
Quanto ao PC: bem conversadinho com o PS e sobretudo com Alegre, ainda vai aconselhar o voto no candidato do PS, colocando a cruzinha…
GostarGostar
Nunca o PCP aconselhará o voto num candidato que tenha o apoio do Sr.Sócrates.
Quem conhece o PCP sabe que isso não será possível.
Aliás o PC arriscaria a perder muito eleitorado.
A maioria dos eleitores (não militantes) preferem votar Cavaco do que num Alegre apoiado pelo PM mais mentiroso do planeta!
GostarGostar
Arlindo Da Costa 9,
Esse voto depende das conversas entre Alegre e o PC, dos compromissos, dos DISCURSOS COMBINADOS, e do modo como MAlegre se apresentar ao eleitorado.
Se Alegre surgir com a estória “candidatura suprapartidária”, “esquerda contra a direita”, “o futuro do país em perigo com Cavaco”, etc, etc, o candidato do PC (se houver) desistirá a favor do candidato do PS-de-Sócrates…
GostarGostar
dúvidas houvesse, jmf cavaquista!
GostarGostar
Eu tinha 2 anos na altura, mas pelo que soube posteriormente até tenho a ideia que Octávio Pato (tal como Carvalhas em 1995) foi dos poucos candidatos “a sério” do PCP.
GostarGostar
“1995” leia-se “1991”
GostarGostar
12.Miguel Madeira disse
17 Julho, 2010 às 1:04 am
Eu tinha 2 anos na altura, mas pelo que soube posteriormente até tenho a ideia que Octávio Pato (tal como Carvalhas em 1995) foi dos poucos candidatos “a sério” do PCP.
**************************
É COM DESTE * PAUS * QUE * OS SANTOS ESTALINISTAS * AINDA FAZEM MILAGRES . . .
GostarGostar
6.caodeguarda disse
16 Julho, 2010 às 11:19 pm
francamente e para bem de Portugal, espero que o sr. silva não dispute sequer a primeira volta…
****************************
PARA QUE O MESTRE ALEGRE TENHA ALGUMAS HIPÓTESES . . .
GostarGostar
O que o homem explicou claramente é que quer tirar votos de centro-esquerda ao Cavaco. Isto implicaria ir a votos. E não se lobriga a “falsidade” de candidatos que apresentam as competentes assinaturas.
GostarGostar
Este jmf1957 é o José Manuel Fernandes do Público?
GostarGostar
Os candidatos do PCP sempre foram como as lebres nas corridas de atletismo, ou os ciclistas medíocres que protagonizam fugas só para aparecerem na televisão. Mas é claro que tem sempre os votos dos comunistas ferrenhos garantidos. No caso do PS é diferente, já tem um candidato, penso eu. O Soares faz tudo o que estiver ao alcance para minar as hipóteses do seu ex-amigalhaço Alegre. Who the fuck is Defensor Moura?
http://www.mindjacking.wordpress.com
GostarGostar
Octávio Pato: 7,5%
GostarGostar
O objectivo é ter alguém que possa roubar alguns votos ao Cavaco no alto minho, que tem grande concentração de direita. Tenho dúvidas que sejam suficientes para alguma coisa.
GostarGostar