Não se pode mudar uma vírgula à Constituição?
Fico abismado com as reacções que a intenção de rever o actual texto constitucional está a fazer desabar – apesar das alterações até agora anunciadas, quanto a mim, pecarem pela sua patente timidez. Será a CRP foi escrita no cume do monte Sinai pelo dedo divino e, por isso, não compete aos homens bulir naquilo que nela está disposto?
Ao mesmo tempo, diverte-me o ar entufado dos guardiões das palavras sagradas da Constituição que tresanda nalgumas dessas críticas – e ainda mais, quando o mesmo papel é representado, cumulativamente, com o de pomposo e exclusivo detentor das chaves da interpretação da ‘verdadeira história do PSD tida e aceite’ que Santana Lopes está a protagonizar. Sinceramente, esta máscara de ‘Pacheco Pereira dos pobrezinhos’ que o ex-Menino Guerreiro está a afivelar assenta-lhe bastante mal.

Será que ninguém pára esse Santana? É disparate atrás de disparate…
Quando se candidatou à Câmara de Lisboa, parecia que ganhara juízo e houve quem voltasse acreditar nele. Mas foi um fogacho…
O sujeito não presta mesmo. RIP!
GostarGostar
Santana Lopes faria um favor ao PSD se fechasse a boca ou deixasse o partido. Com excepção da eleição na Figueira, Santana perdeu todas as eleições. Não acrescenta nada ao PSD; apenas diminui.
GostarGostar
Peguem na Constituição de 1933, actualizem-na e queimem esta!
GostarGostar
Anda PPC mal avisado a perder tempo e energias em “ensainhos” de revisão constitucional em vez de procurar alternativas políticas intelegíveis e exequíveis.
Neste particular parece-me de extremo mau gosto – e perigosidade política – voltar a apelar ao desenho constitucional de semi-presidencialismo de 1976. Ou será que PPC/PTP pretende repristinar, não os tempos de Eanes, mas os de D. Luís?
GostarGostar
Apenas o primeiro sinal, no sentido de completamente cavaquizar o regime. Como se isso significasse algo de substancial. É claro que a Constituição pode e deve ser passível de qualquer alteração, seja ela qual for e a questão absurda dos “limites materiais” – no fundo, todos já perceberam que a resistência é quanto a esta série de artigos, não podem perder a preciosa republicazinha -apenas indicia o medo. Medo este que serve perfeitamente as situações de ruptura, dada a blindagem do articulado. veremos…
GostarGostar
para mim chega a rua da constituição
e viva o Porto cidade
GostarGostar
A CRP, Feita por comunas, com artigos hipócritas, a perpetuar, um sistema que não funciona.
O resultado, está aí, cada um interpreta, á sua maneira, conforme dá jeito, todos, bem pagos pelas opiniões.
A ética, custa dinheiro, e onde o patriotismo, depende do valor do cheque.
GostarGostar
Para mim pode.
Deve-se acabar com os partidos que levaram o país à bancarrota.
Deve-se mudar a Constituição, proibindo a continuação do PS e do PSD, e inibindo «ad finitum» todos os responsáveis destes, passados e presentes, no exercício de funções públicos.
Os actuais dirigentes também deviam ser julgados num tribunal especial a constituir para o efeito.
GostarGostar
realmente tem sido a CR a impedir o bloco central de fazer crescer o país; muito divertidos estes rapazes.
GostarGostar
pois , aquilo não saiu do sinaí mas quase. saiu duns semideuses todos xpto que vinham trazer amanhãs que cantam. e claro , afinal os amanhãs choram , mas os descendentes dos semideuses não querem perder o estatuto xpto assegurado pelo livro sagrado.
GostarGostar
A Constituição anda, desde 1982, a ser «endireitada» aos bocados. E não se percebe tanta timidez. Que diabo, já se percebeu que os comunistas não pegam em armas para impor o socialismo se o povo não o entender. Os comunistas não são o Eanes. Clarifiquem as coisas de vez, pá.
GostarGostar
Aconselho os meus amigos e procurarem aquela que foi a primeira ideia para Constituição.
GostarGostar
Agora a sério, alguém importante do PSD precisa de dizer ao Santana Lopes “Por qué no te callas?”. Depois da lei da rolha, acho que ele é mais prejudicial do que benéfico para o PSD quando abre a boca.
GostarGostar
…
Apenas faço uma pergunta: quem é o CAA para querer ombrear com Santana Lopes ou Pacheco Pereira? Quem é?
O mais certo é não responder, não é CAA?
tácito
GostarGostar
Nm uma vírgula.
Então se com esta já os políticos lhe dão tantas voltas, tanta dentada, tanto golpe, que desapareceu a justiça e cada um é só arriscar, lançar a bisca e sacar o que la queira em política, que MKP lá está de guarda por não haver escutas, processos nem crime.
Autêntica bandalheira, este court de políticos.
E ora, só faltava, queriam fazer do presidente um desses soberanos à antiga.
GostarGostar
Fala de alternativa mas em vez de soluções manda um dos seus vice-presidentes que só depois de votarem nele é que os portugueses terão o raro previlégio de conhecer o seu programa, agora propõe uma constituição que se ajusta que nem a uma luva aos países da América Latina do tempo dos coronéis.
Começo a achar que Pedro Passos Coelho não cresceu intelectualmente desde que foi líder da JSD e está convencido que vai ser presidente de uma associação de estudantes de um liceu.
GostarGostar
Esta “revisão” do Passos é inútil, porque nunca o PS, PCP e BE deixarão mudar a Constituição no sentido em que o Passos a quer mudar. Ele não sabe disso?
GostarGostar
Mudar a Constituição
é coisa de conservadores.
GostarGostar
A proposta do seu lider é colocar o PR a governar, uma das medidas que ele apregoa, qual peixeira no mercado do bolhão, é o reforço dos poderes do PR, por acaso gostaria de ver um governo do PSD, coisa mais que provável, com Manuel Alegre como PR e com poderes reforçados, coisa também muito provável, “deveria” ser giro, eu partia a moca a rir.
GostarGostar
Já que se fizeram tantas experiências desde o 25/4, porque não ensaiar o Regime Presidêncialista.
França ,Estados Unidos e Brasil só para exemplo, não são recomendáveis ?
O que precisamos é de eleger um Presidente a sério, e não um jarrão chinês.
GostarGostar
Esta nova liderança do PSD, não tem uma ideia para o País, é substancia sem espuma (Angelo Correia) – palavras para quê, é um “artista” da JSD
GostarGostar
‘[O PSD] Chamou três sumidades a uma sala com a palavra Alternativa. A coisa oscilou entre a sitcom e o susto.’
GostarGostar
Manuela FL, regressa das consultas e comanda a São Caetano
GostarGostar
Lopes critica proposta de Passos Coelho
O social-democrata Pedro Santana Lopes rejeitou totalmente a proposta do líder do PSD que sugere um reforço dos poderes do Presidente da (…)
CM
GostarGostar
é positivo mudar a legislatura para 5 ou 6 anos.
diminui os prejuízos do eleitoralismo.
GostarGostar
12.JV disse
18 Julho, 2010 às 1:23 am
Que diabo, já se percebeu que os comunistas não pegam em armas para impor o socialismo se o povo não o entender. Os comunistas não são o Eanes. Clarifiquem as coisas de vez, pá.
*******************************
TENTARAM UMA VEZ. EM 1975, E CONSEGUI-LO-IAM SE A U.R.S.S. TIVESSE-LHES DADO UMA MÃOZINHA AO CUNHAL QUE BEM A SOLICITOU . . .
QUEM DEDENHA A HISTÓEIA ACABA POR SER ESMAGADO POR ELA . . .
GostarGostar
Tão estúpido é conceber a Constituição como um texto sagrado, como pensar-se que é indispensável alterá-la forçosamente de 5 em 5 anos. O voluntarismo legislativo continua a ser um dos principais problemas do país. à direita faz confusão o esquerdismo da Constituição, enquanto a esquerda a considera um bastião seu. O problema é que a realidade social e a prática política estão nos antípodas da Constituição. Nem as vírgulas se salvaram.
http://www.mindjacking.wordpress.com
GostarGostar
A questão é: para que serve a Presidência da República?
Se serve para alguma coisa que seja dotada, de facto, de alguns poderes, por forma a evitar que a sua actuação não passe de meros recados; se não serve, ou serve pouco, como acontece – segundo Manuel Alegre o Presidente não passa de uma figura decorativa, tais as queixas constantes da sua intromissão nos assuntos do Governo – então, voltemos à Monarquia. É mais barata ( Espanha, casa real 8.7 milhões e poupa despesa e agitação de eleições, Portugal, Presidência da República, mais de 20 milhões). E simplifique-se por forma a que o plenário do Tribunal Constitucional a consiga ler sem ambiguidades, já que acontecem decisões apenas porque colectivo é em número ímpar.
GostarGostar
Os “pobresinhos” do nosso tempo.
Qual é o cliente típico do banco? – Pergunta da Revista Visão de Agosto de 2003 a João Rendeiro, então um dos “meninos bonitos” do muito liberal capitalismo luso:
João Rendeiro: É empresário com idade superior a 40 anos. A conta média no BPP é de cerca de um milhão de euros. Isto não significa que os clientes comecem imediatamente com esse montante. Geralmente abrem conta com 250 mil euros. Entretanto, o banco já fez uma apreciação potencial do cliente e percebeu que pode chegar ao saldo médio típico do banco
GostarGostar
É COMPREESÍVEL O ASCO QUE OS COMUNISTAS TÊM AO RMLHO EANES POR REPOR A ORDEM DEMOCRÁTICA SUBVERIDA PELOS DESMANDOS DA REFORMA AGRÁRIA.
TAMBEM NÃO PERDOAM QUE ELE TENHA TIDO EXITO NO * REGRESSO DOS MILITARES AOS QUARTÉIS * POIS A COAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA DOS SOLDADOS REVOLUCIONÁRIOS SOBRE OS PORTUGUESES FOI-SE EXTINGUINDO.
OTELO AINDA TENTOU REACENDER A CHAMA:
SOPROU TANTO A DESPROPÓSITO (MESMO ASSASSINANDO PESSOAS VIA BRIGADAS REVOLUCIONÁRIAS) QUE ELA APAGOU-SE (FELIZMENTE , DIGO EU).
GostarGostar
DIGO: RAMALHO EANES, SUBVERTIDA,
GostarGostar
Se Portugal fosse uma Monarquia como quase todos os paises mais desenvolvidos, a questão dos poderes do Presidente da Republica não se punha.
A Constituição de um país democratico, deve ser um documento despido de qualquer idiologia, que defina o regime, balize a acção dos governos, consagre os direitos e deveres dos cidadãos, e que permita a qualquer partido democratico governar. Deve ser um documento incentivador, e não uma lista de proibições.
Para tanto não seriam necessarios mais que duas ou tres dezenas de artigos. Olhando para o que aconteceu em Portugal ao longo dos ultimos 36 anos, já é tempo de tomarmos decisões inteligentes e não vir para os media dizer parvoices como fizeram o Santana Lopes, o Vitalino Canas, ou o Louçã.
GostarGostar
Não! Não se pode mudar nada! Quem o garante são as forças chamadas “progressistas” de esquerda e que na realidade, não passam de conservadores disfarçados.
GostarGostar
Volta, Manuela, estás perdoada!!!!
GostarGostar
Este pessoal ainda não percebeu que essa tal Constituição não tem qualquer importância para o dia-a-dia dos cidadãos. É uma espécie de Manual do Sacristão com uns rituais que só lá estão para salvar as aparências e que em nada influenciam a vida do país, sobretudo económica. Por mim, podem continuar a discutir o sexo dos anjos porque a realidade não se importa nada de ser declarada inconstitucional.
GostarGostar
Houve um tempo em que todos os males se deviam a um tal “pacto MFA_partidos”. A seguir, toadas as catástrofes do Universo passaram a dever-se ao “Conselho da Revolução”. Seguiu-se o isolamento da Europa, a que se sucedeu o modo como a ela se aderiu, mais a legislação laboral… e, agora, a Constituição. Sempre que não se sabe o que fazer, convém arranjar um culpado. E uma justificação para a falta de ideias.
GostarGostar
Preâmbulo ca Cosntitução Portuguesa (VII revisão constitucional de 2005):
A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático E DE ABRIR CAMINHO PARA UMA SOCIEDADE SOCIALISTA, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.
Como é possível isto (EM MAIÚSCULAS) estar numa constitução que se pretende livre?
Como é possível que este ponto não seja contestado???
Qual a situação dos cidadãos que, como eu, não querem uma sociedade socialista? Atentam contra a constituição? Como posso eu, se quiser ter um cago público, JURAR DEFENDER a constituição???
GostarGostar
Patéticos ambos os papéis. Os daqueles que se arrogam o papel de guardiões de uma lei mal concebida e mal feita e os daqueles que acham que mudar a constituição adianta um tusto na resolução dos problemas do país. Estão bem uns para os outros. Entretanto, os portugueses que comecem a enviar cartas para o FMI a ver se ele nos acode.
GostarGostar
no monte de Sinai não foi mas tambem não foi na retrete como estas ideias
GostarGostar
a direita só está interessada em discutir o preâmbulo da CRP, como se fosse a questão ideológica o essencial do atraso do país.
sócrates aproveita e faz um número de esquerda, como se alguém acreditasse neste cretino.
GostarGostar