Saltar para o conteúdo

Peanuts

4 Outubro, 2010

Os partidos representados no parlamento recebem quase 19 milhões de euros por ano do orçamento de estado (sem contar com o financiamento de campanhas eleitorais). O valor anual do financiamento é de 1/135 do salário mínimo nacional por cada voto obtido nas últimas legislativas. O aumento do salário mínimo nacional para 500 euros, a verificar-se, representará mais um milhão de euros/ano nos cofres partidários.

Na anterior legislatura, o PR vetou uma alteração à Lei, aprovada pelo PS e PSD e com a abstenção dos restantes. Curiosamente, no texto então aprovado, todos os valores dos financiamentos partidários passariam a estar indexados ao indexante de apoios sociais (IAS) – mais baixo e de evolução mais lenta do que o SMN -, excepto esta subvenção anual.

Nota: A subvenção anual só é paga aos partidos que expressamente a requererem ao Presidente da Assembleia da República. Se algum dos leitores souber de algum partido que, tendo direito à subvenção (têm-no todos os que elegeram deputados e ainda o PCTP-MRPP, por ter tido mais de 50.000 votos), dela tenha prescindido, que avise nos comentários.

8 comentários leave one →
  1. zedeportugal's avatar
    4 Outubro, 2010 16:19

    Muito interessante.
    Claro que não podia ser pelos lindos olhos dos que (ainda) trabalham…

    Gostar

  2. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    4 Outubro, 2010 16:44

    Por que cargas de agua é que essas verbas foram indexadas ao salario minimo? É só golpes. Esta democracia está mesmo muito doente. Os politicos que deviam zelar pelo bem publico, são os primeiros a meter a mão no prato. Que vergonha!

    Gostar

  3. El Der's avatar
    El Der permalink
    4 Outubro, 2010 19:14

    Ainda bem que a coisa foi indexada ao salário mínimo. Assim, sempre há mais alguém que ganha alguma coisa, o salário mínimo com mais uns cêntimos.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    4 Outubro, 2010 20:13

    As subvenções partidárias deviam ser extintas.
    É uma vergonha, os politicos parasitas e os partidos corruptos viverem à custa dos contribuintes.

    Gostar

  5. El Der's avatar
    El Der permalink
    4 Outubro, 2010 22:15

    É uma vergonha, os politicos parasitas e os partidos corruptos viverem à custa dos contribuintes.

    Concordo. Seria muito mais transparente se fossem subsidiados directamente pelas empresas. Mota Engil, Lusoponte, etc. Era a lei do mercado a funcionar: os partidos que oferecessem melhores condições a empresas seriam recompensados.
    (Estão-me aqui a dizer que isso já acontece)

    Gostar

  6. Rui's avatar
    Rui permalink
    4 Outubro, 2010 23:24

    Quanto custava a União Nacional?
    Quanto custava o gabinete do pobrezinho, mas honrado Oliveira Salazar? Quanto custava a máquina de guerra?
    Bardamerda para a demagogia bacoca.
    Acredito que se possa ser oposição de uma forma inteligente e esclarecida. Mas palermices como esta apenas conseguem estar ao nível do Câmara Corporativa. Isto é, se algum nível tem.
    Cumprimentos

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    4 Outubro, 2010 23:27

    “Era a lei do mercado a funcionar: os partidos que oferecessem melhores condições a empresas seriam recompensados.”

    Está contra aqueles partidos que ganham votos dizendo que tiram a A para dar a B?

    Gostar

  8. o sátiro's avatar
    5 Outubro, 2010 01:02

    Ora aí está a verdadeira razão da CGTP/PCP -BE berrarem por salário mínimo mais alto.
    Os financiamentos das F.A.R.C., China, Cuba, Venezuela, terrorismo islâmico (cujos movimentos financeiros são cada vez mais controlados) andam a escassear…

    Gostar

Indigne-se aqui.