masoquismo?
7 Outubro, 2010
Há aqui uma qualquer lógica ou razão oculta que me escapam, para não me ver obrigado a considerar uma ideia perversa esta de, ainda sem sequer conhecer o seu conteúdo, aceitar viabilizar algo que se sabe já ser “seguramente mau”.

A mim parece-me cristalino, como cristalina foi a decisão no OE anterior: Ferreira Leite entende que não deve impedir o governo de governar (tem legitimidade para isso) mas deve deixar clara de que é a responsabilidade.
De outra forma, chumbando o PSD o governo, duas hipótese se põem: ou não há eleições e não se vê como possa o PSD responsabilizar-se por um governo minoritário sem que isso se reflita em mais dez anos de governo igual ao que temos agora; ou há eleições (o que não está na mão do PSD decidir) e ou o PSD ganha ou perde, mas se governar é com a legitimidade que lhe advier daí e que é fundamental para poder fazer alguma coisa de jeito e não apenas administrar o poder.
henrique pereira dos santos
GostarGostar
Já tinha mencionado isto. É uma autêntica palhaçada. E pensar que esta senhora podia ter sido uma Margaret Tatcher..
GostarGostar
As circunstâncias são muito distintas das do governo anterior, desde logo por se tratar de um governo de minoria parlamentar. Logo, ao viabilizar a sua continuidade, o PSD será, a meu ver, responsável também pelos resultados da sua governação.
GostarGostar
Caro Rui,
a posição parece-me, no contexto em que estamos, politicamente bastante mais inteligente que a de PPC que, tendo entrado como leão, vai quase de certeza sair como sendeiro. A menos que ele não ligue às sondagens: a última coisa que o país quer é instabilidade e, sinceramente, neste momento, com alguma razão, uma vez que são muito limitadas as saídas políticas – pelo que lhe restará apenas a viabilização.
GostarGostar
Independentemente de tudo o PSD não é a CGTP ou a UGT logo não pode nem deve à partida definir como mau um orçamento que não conhece. O PSD pode ter como ponto de partida achar que se deve viabilizar o OE mas isso está longe de defini-lo como mau ou bom antes de o conhecer.
GostarGostar
Ó Rui, claro que percebe!
A razão é básica: lavar as mãos. Como a situação é afundanço e o Orçamento vai ter que tirar dinheiro às pessoas é forçosamente mau.
Assim declaramos a abstenção mesmo antes de conhecer a proposta, ou seja: não nos envolvemos. rejeitamos mas deixamos passar ( é um bocado confuso).
Porque será que isto me cheira a Cavaco!
GostarGostar
A questão é esta: PPC tem dito repetidamente que não viabilizará um orçamento que aumente os impostos.
Tanto quanto já é público, o orçamento vai aumentar os impostos.
Como é que pode PPC dar o dito por não dito e salvar a face?
A fazê-lo, como o aconselham certos freteiros cavaco-socretinos do partido, tipo MFL ou JPP, só lhe restará enterrar-se, isto é, demitir-se a seguir.
GostarGostar
Como disse anteriormente, isto demonstra a credibilidade de MFL: Por muita verdade que diga e até diz, na hora H vota sempre em favor do status quo, do cavaquismo, do centralismo, dos interesses da economia dos bens e serviços não transaccionáveis sedeada em Lisboa e que vivem directa ou indirectamente do OGE.
Repare, em tempos ela chgou a dizer que o aeroporto em Alcochete e o plano nacional de barragens (que funcionam apenas como acumuladores temporários de energia para as eólicas) até seriam aceitáveis. Os TGVs e auto-estradas e´que não.
Declaração de interesses: Não milito no PSD mas já votei em PSLopes e apoiei Paulo Rangel.
GostarGostar
Pelos comentários, começamos a ter o
partido do “saco dos gatos” no seu melhor…
Andam, andam, mudam de líder como mudam
de camisa, mas a “merda” é sempre a mesma.
Vejam lá se se entendem para que,
possa haver uma oposição como deve ser…
GostarGostar
O CARRILHO ESTÁ A ARRASAR O GOVERNO sócrates NA SIC ONLINE………., O MOMENTO PARA O AJUSTE DE CONTAS CHEGOU…
GostarGostar
Mesmo que perca o Benfica, pior do que tá não fica.
GostarGostar
– Um entendimento entre Sócrates e Passos Coelhos ajudará o País a credibilizar-se?
Passos Coelho é um sósia de Sócrates, especialmente devido à sua ligação às grandes empresas do regime: a EDP, a PT, a GALP, o BES. O PS e o PSD estão enfeudados a estes grupos, que não se preocupam realmente com o futuro do País.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011&contentid=61F1ECB6-4161-41D2-930E-6802AF23B967
Basta ver quem andou a pagar o ordenado a Pedro Passos Coelho, na “Empresa” do Ângelito, para desconfiar…
http://www.fomentinvest.com/index.php/quem-nos-inspira/os-nossos-accionistas/
GostarGostar
Este Zeca (Abrantes? Câncio?) continua de faxina ao socretinismo… Bom proveito!
GostarGostar
realmente, os “zecas” de faxina ao socretinismo … e os “essa agora” estão de faxina a quem?
GostarGostar
rui a.
Admitamos que o PSD vota contra e o orçamento não é aprovado. Está na sua mão criar uma situação melhor ou fica inteiramente na mão de terceiros, nomeadamente de Sócrates que pode não se demitir, manter o governo, mas sistematicamente atirando as responsabilidades de tudo o que acontecer para cima da não aprovação do orçamento?
Eu posso não concordar com Manuela Ferreira Leite (não tenho uma ideias muito clara de qual é a melhor opção) mas percebo-a perfeitamente: qualquer pretexto para Sócrates de desresponsabilizar pelos resultados do seu governo é um favor que ele usará abundante e eficazmente a seu favor.
Se o orçamento é bom ou mau é irrelevante. O que é relevante é se o governo governa ou administra o poder.
henrique pereira dos santos
GostarGostar
Continuam a não querer ver (estão a ver , mas estão em negação, parece).
Quem decide se o OE é aprovado ou não é a “Europa Central”.
E mai nada.
Como é possível estarem aqui a falar como se Portugal não fizesse parte do Euro e da UE?!
Inacreditável!
2manda quem pode, obedece quem deve”
“os telefonemas certos”…..
GostarGostar
O Portela Menos 1 também está de faxina?
GostarGostar
3,14: não, não estou de faxina, embora tenha feito algumas na tropa!
GostarGostar
Entretanto, o homem que não se pronuncia, que discorda mas promulga, que acha que a oposição deve ter uma atitude responsável (para desresponsabilizar os responsáveis), o homem também conhecido por senhor silva, já vai em gastos de mais de 2 milhões em festas para comemorar o centenário de um dos períodos mais negros da nossa História.
GostarGostar
A ideia é, realmente, uma boa ideia.
🙂
GostarGostar
O PSD destrói-se a si mesmo, e tudo por motivos perfeitamente ridículos: ego.
Leiam o meu último artigo, relacionado com a equação do PIB.
Abraço,
Insurrecto
GostarGostar
“Há aqui uma qualquer lógica ou razão oculta que me escapam”
Eu acho estranho que não tenham ouvido o que a senhora andou a dizer ao longo dos anos. E já agora visto o que andou a fazer. Ou seja tudo e o seu contrário.
GostarGostar
…Governo e chuchalistas-socretinos já estão arrasados e cada dia que passa o Povo vai tendo os olhos mais abertos. É isto que interessa.
Nuno
GostarGostar
É do interesse nacional que este governo passe à história e que os seus responsáveis e mentores sejam julgados.
A Drª MFL, pessoa muito próxima de Cavaco Silva, está a dar cobertura aos interesses eleitoralistas do actual PR.
O PR não actuou no tempo certo, quando teve várias oportunidades de despedir este governo, e agora quer arrastar Portugal e os Portugueses para o lodaçal e aotleiros socretinos.
Também este Presidente é responsável pela mais que provável bancarrota do páís, pois ele apoiou sempre este actual «conselho de administração» que arruinou o país e vai acabar por arruinar todos os portugueses, principalmente os mais vulneráveis e excluidos.
O PSD se chumbar o orçamento da nova e cruel subida de impostos terá a gratidão do povo português e daqueles que todos os dias se levantam para pôr o país a funcionar.
Caso seja capacho do Presidente, espero que o CDS -PP venha a ser a verdadeira força de mudança que se impõe em 2011!
GostarGostar
“Também este Presidente é responsável pela mais que provável bancarrota do páís, pois ele apoiou sempre este actual «conselho de administração» que arruinou o país e vai acabar por arruinar todos os portugueses, principalmente os mais vulneráveis e excluidos.”- “Passos Coelho”
http://www.youtube.com/PresidenciaRepublica#p/u/60/iqc6J-RNydc
GostarGostar
Acho que o PSD não devia aprovar o orçamento. Assim, quem nos empresta dinheiro todos os dias fecharia a torneira e os cortes salariais e o aumento de impostos seriam muitíssimo agravados. Os juros da dívida pública aumentariam de forma exponencial.
Haveria eleições.
O PSD ganharia com maioria absoluta e de imediato repunha o nível dos salários e baixaria os impostos. Haveria emprego para todos. Os Institutos públicos acabariam, tal como os governadores civis. As empresas municipais seriam encerradas. As escolas encerradas abririam, assim como as maternidades e os centros de saúde.
Enfim, com este novo PSD no governo tudo seria uma maravilha. Maravilha essa que n~unca se viu no PSD.
Será que é mais fácil falar do que fazer? Admito que sim.
Por favor PSD, chumba o orçamento para ficarmos a sentir de facto o que são verdadeiros cortes salariais e aumentos de impostos.
Com o PS, PSD e CDS estamos fritos.
GostarGostar
O primeiro-ministro não tem nenhuma credibilidade dos mercado financeiros.
Mesmo depois de anunciar as medidas do Plano Sócrates – PEC III os juros continuam altissimos.
PSD deve votar contra o orçamento e apresentar um corte profundo no desperdicio do sector público, com a diminuição do tamanho do governo, fusão de agencias e institutos, fusão e extinção de empresas públicas e fecho de empresas municipais.
GostarGostar