Já há 587 milhões de folga
Hoje de manhã, o economista Álvaro Santos Pereira alertava no seu Desmitos para o facto de a proposta de Orçamento prever um pagamento, em 2011, de 587 milhões de euros à Ascendi em nome do seu “equilíbrio financeiro”. E explicava que essa empresa era do universo da Mota-Engil e do BES. Pelo que ironizava: “Afinal, por que é que haveríamos de nos preocupar com a descida do rendimento disponível dos portugueses ou com os efeitos recessivos que a subida do IVA provocará se o que está em causa é o “reforço da estabilidade financeira” da Ascendi?”
Mas eis que, da parte da tarde, via Jornal de Negócios, ficamos a saber que a dotação de 587 milhões é “um lapso”. Quem o diz é a própria Ascendi.
Pelo que cabe perguntar: caindo essa rubrica da despesa, qual é a que cai do lado da receita? Ou, mais precisamente, que imposto é que não tem de aumentar tanto já que haverá 587 milhões de folga?

Um autêntico bambúrrio, é o que é!
GostarGostar
AAAHHHH!!!
Pois…
GostarGostar
E… continua sem haver responsáveis!!!
GostarGostar
Nem sei como o expresso on-line, fala nisso.
Com uma mais pequena, ficaram sem Pub.!!!
GostarGostar
Com o clarear da agua vai-se ver muinta porcaria mas a quantos anos andamos a pagar a crise isto e um buraco sem fundo estes genios que tem governado este PAIS.
GostarGostar
Ainda dizem que o Teixeira dos Santos é técnicamente muito bom, que é o único com competência no governo, etc… ouvi muito “boa gente” de todos os quadrantes políticos tecer elogios a esse incompetente, há muito pouco tempo ainda…
GostarGostar
Vai ser torrado todo já amanhã.
Não ponham este Governo na rua, e depois não se queixam!
GostarGostar
Com esta agora é que vamos ver se o PPC faz o que é de interesse nacional, que é correr com um governo completamente irresponsável, incompetente e dado ao compadrio, que nos está a levar á ruina.
GostarGostar
Se esta historia é um lapso, quantos mais “lapsos” haverá num orçamento de má qualidade tecnica, feito por incompetentes em cima do joelho? Por este andar, com um bocadinho de geito ainda se arranja dinheiro para manter o IVA em 21%, e as deduções da saude e educação. Para já ganhamos 587 milhões. É obra!
GostarGostar
Vamos esperar para ver. O jmf costuma ter azar nas considerações que faz, mesmo que sejam referentes a escutas.
Se houver uma folga desse tamanho suponho que se deve evitar o pagamento de IRS dos juízes pelo subsídio caso recebam subsídio de renda de casa. É que estou muito apreeensivo quanto às dificuldades financeiras que passarão caso vá para a frente esse imposto.
GostarGostar
É óbvio que é lapso, porque não deveria aparecer no OE, ou deveria aparecer disfarçada. Enfim, a estratégia de encurtar o tempo entre a entrega e a votação para que o OE não fosse chafurdado não está a correr como esperado. Mas mantenhamos a fé em Teixeira dos Santos, esse grande técnico….
GostarGostar
Repare-se bem: a ASCENDI, é que vem publicamente dizer que afinal o estado só lhe deve 150 milhões. Só nesta rubrica há um “lapso” de 437 milhões de euros. Quantos mais haverá? Quem pode agora exigir a aprovação de um orçamento que provavelmente está cheio de “lapsos” de centenas de milhões de euros? Teixeira dos Santos pode fazer toda d especie de falcatruas e não acontece nada? Até quando esta pouca vergonha?
GostarGostar
Este governo é incrivel de tão mentiroso e maniplulador :
Negócios. pt Vídeo: Ministro das Finanças sobre as negociações com PSD diz que receita e despesa não podem mudar
Então vai negociar o quê ?
GostarGostar
Muito bem visto!
IRRESPONSÀVEIS. O gang no governo tem de ser corrido!
GostarGostar
Querem uma razão para o FMI intervir?
Se o FMI intervir em Portugal recorreremos ao Fundo de Estabilidade Europeu e não temos de ajudar a Grécia. Sabem quanto temos de financiar a Grécia? Em 756 milhões de euros. Mais o “erro” da Ascendi “437” dá: 1192 milhões de Euros (exactamente a subida do IVA ou a descida de salários,…).
Alternativamente será que:
1. Dada a situação portuguesa não se pode pedir ao FEE para que não haja esta transferência?
2. Será que a Grécia vai precisar?
Pág. 212 do relatório.
GostarGostar
Este quadro de despesas excepcionais é interessante:
Grécia 756 m
Ascendi 587 m
Reforço de capital – inst de Capital : 1000 m (já levaram 1000m este ano). Será que vamos salvar outro banco, ou é o custo do BPN?
GostarGostar
Caro P,
Execelente ! Mais uma razão para chumbar o orçamento que é uma completa aldrabice, que corta nos mais pobres mas mantem a despesa nas PPP’s, na RTP, na ANACOM, no Banco de Portugal,`na Parque Escolar, etc. etc.
GostarGostar
Uma coisa eu sei, as autoestradas ascendi são as taxadas mais caras ao km do país, isso é um facto que não foi ainda cabalmente justificado!
GostarGostar
O Quadro IV.7.8 da página da pág. 171 tb é interessante. Vamos passar à frente a brutalidade do que sa vai pagar em 2015, o relator diz com orgulho que para 2030 as concessões dão lucro… ..enfim, na verdade as concessões acabam e as infra-estruturas passam para o Estado e as respectivas portagens, contudo ficaremos com AE com 30 anos (era como se agora tivéssemos AE de 1980), e portanto não será preciso remodelar, modernizar e …
GostarGostar
Algumas soluções para aproveitamento da folguita detectada:
a) subsidiar os jornais e comentadores que apoiaram quase todo o primeiro mandato de Sócrates (JMF não receberá (quase) nada;
b) subsidiar todos os portugueses que, embora agora sejam violentamente críticos, apoiaram com todas as suas forças o Sócrates cheio de convicções que destruia a Justiça, a Agricultura, o Ensino… e atacava os seus funcionários;
c) subsidiar os bancos e banqueiros que estiveram (estão) sempre do lado do Governo;
d) subsidiar a direita que tantos orgasmos teve com o seu querido líder, durante o primeiro mandato;
e) se sobrar algum, matar a fome ao deputado Ricardo Gonçalves e a outros que correm o risco de ficar “sem abrigo”.
E depois não digam que não dei o meu contributo.
GostarGostar
a folga de 587 MM vai ser oferecida de bandeja ao “grupo dos 4” que foi recebido na sede da Lapa!
GostarGostar
Foram rápidos a arranjar quem ficasse com o dinheiro:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=449387
GostarGostar
Ó D, pergunta lá ao teu dono se com os 437 milhões de euros já pode, ao menos, deixar o IVA da margarina sem mexer.
GostarGostar
Afinal ninguem quer os 587 milhões: os da Ascendi, já disseram que para eles são “só” 150 milhões. E os bancos dizem que o resto não é para eles. Serão para quem? Que grande mistério.
Mas parece-me que o Socrates está a fazer tudo para provocar o chumbo do orçamento. Hoje anunciou que não vai estar no Parlamento no dia da votação. O fulano quer mesmo ir-se embora.
GostarGostar
Inacreditável…
GostarGostar
afinal “a folga” vai mesmo para o bando dos 4!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=449387
GostarGostar
gostava de saber o que é que esses 150 milhões vão pagar à ascendi visto que já não há obras nas scuts de ovar a viana há mais de um ano.
GostarGostar
E nas dotações do pessoal também me cheira que há marosca http://kruzeskanhoto.blogspot.com/2010/10/o-gang-dos-porreiros-pa.html
GostarGostar
De *lapso* em *lapso* até ao coelho à caçadora . . .
Vocês não estão a ver que este governo anda a atirar
barro à parede (nas dações) para r qual éa reacção do
povo: seele não reage vai avante (camarada) se refila
pouco, faz-se um abatimento, se realmente ficar fulo,
até se pode recuar . . . A CIGANAGEM SEMPRE FOI
SEMPRE ADEPTA FERRENHA DO REGATEAR . . .
GostarGostar
_____NAS DOAÇÕES____ se ele___para ver___
GostarGostar
VERGONHA !!! Este País é um gigantesco lapso e todos somos cúmplices deste enorme roubo! ROUBO! Só mesmo a tiro!
GostarGostar
Boas questões.
GostarGostar
Demita-se senhor ministro das Finanças
Teixeira dos Santos deve estar muito grato aos mercados, graças aos malditos especuladores pode tentar iludir os portugueses fazendo-lhes crer que governou exemplarmente as finanças públicas durante seis anos e agora se não fosse ele a apresentar o “orçamento mais importante dos últimos 25 anos” os portugueses veriam o seu país entregue aos cuidados paliativos do FMI. Portanto, Teixeira dos Santos não é responsável, transformou-se em salvador, um salvador a que quem estiver interessado em deixar o orçamento pode telefonar-lhe das 0 às 24h.
A culpa não é dos que pedem dinheiro, que não controlam as despesas e são obrigados a empenhar-se cada vez mais, a culpa é dos que emprestam o dinheiro e não deviam cuidar dos seus interesses emprestando-o a um país que caminha para a bancarrota. Foi culpa dos mercados o descontrolo intencional da despesa durante 2009? Não me parece.
Se um país está à beira da bancarrota e o ministro das Finanças está no cargo não se pode aceitar que em vez de ser avaliado ainda se arme em fanfarrão e venha dizer que fez uma grande coisa e deve ser tratado com a reverência merecida a um herói. Se eu roubar um papo-seco no Pingo Doce ou no Lidl corro um sério risco de ir a julgamento e um ministro que conduz as finanças públicas a um ponto em que se tira uma parte substancial do rendimento dos portugueses ainda tem a distinta lata de falar de cima para baixo?
Os portugueses estão a pagar a ineficácia da máquina fiscal gerida pelo ministro, estão a pagar o excesso de despesa que os famosos controladores financeiros deveriam ter controlado, estão a pagar a despesa resultante das decisões do ministro das Finanças em relação ao BPN. É verdade que também pagamos os submarinos do Portas mas as finanças estão demasiado no fundo para que tudo se explique com submergíveis. Há um senhor que deve ser julgado antes de qualquer outro, é Teixeira dos Santos, ministro das Finanças. É verdade que os especuladores fizeram com que os juros da dívida subissem, é verdade que a actuação de Pedro Passos Coelho, mas antes de condenar um e julgar o outro é Teixeira dos Santos que deve ir a julgamento e em democracia esse julgamento.
Teixeira dos Santos falhou todas as previsões, nomeou chefias inúteis só para empregar amigos como controladores financeiros, deu sinais errados aos portugueses dizendo-lhes que a despesa estava sob controlo, mentiu sistematicamente sobre a real situação financeira do país. Teixeira dos Santos é o responsável pela uma das situações financeiras mais difíceis do país desde o princípio do século vinte, mas não teve que enfrentar qualquer revolução ou guerra, governou as contas em democracia, com Portugal na EU e com maioria absoluta durante mais de quatro anos, não tem desculpas.
Nas democracias os cortes salariais ou nos direitos dos cidadãos são decididos por consenso e em resultado do debate parlamentar, são conseguidos com contrapartidas negociais para os que são penalizados, são feitos com objectivos de progresso. Não é normal que em democracia um ministro decida a quem tirar 15% do rendimento sem que a vítima se possa pronunciar e em consequência da sua própria incompetência.
Se eu fosse ministro das Finanças e fizesse o que Teixeira dos Santos fez ao país e aos portugueses pediria humildemente desculpa aos meus concidadãos pelos prejuízo que a minha incompetência lhes provocou e apresentaria o pedido de demissão.
in http://jumento.blogspot.com/
GostarGostar
Só tenho a 4ª classe, ainda por azar, de o meu pái ser pobre tirada na escola da Camâra…(mas consegui tirar a 4ª classe em 1964).
Mas como em Portugal existem muitos (i)ngenheiros, a(v)ogados e (i)conomistas…acho que tenho cultura suficiente para falar um pouco de tudo…sera?………………ás vezes também não sei!
Não me levem a mal, pois eu sou “BURRO”…mas arranjei um método de Portugal ficar máis rico 50.000 mil milhões de euros…será filosofia…ou talvez realidade!!!!!
1º – A Banca pagar 25% de IRC, mais 5% se tiver lucros superiores a 600 milhões de euros.
2º – Tributar as mais valias por transação em bolsa em 10%…(quando as houver).
3º – Tributar IMI e IMT no valor de 15% nas vivendas e apartamentos situados nos grandes empreendimentos de luxo, quando estiverem registadas em off-shores.
4º – Taxar em 50% os prémios dos grandes gestores quando ultrapassarem os 50.000 euros anuais e penalizar as firmas que os pagam em 100% sobre o valor do prémio pago.
5º – Taxar aeronaves, iates e automóveis de valor superior a 100.000 euros em 5% do seu valor comercial anualmente.
6º – Passar os conselhos de administração das empresas públicas de 8 para 3, e nenhum poder ganhar mais que o P.R.
7º – Proibir os pareceres juridicos milionários em firmas privadas sem concurso público e sem aprovação da Assembleia da República.
8º – Penalizar as firmas que não cumpram os contratos para acabar as obras públicas nos prazos estipulados, e sem derrapagens. ( muitas chegam aos 500%).
9º – Levantamento do sigilo bancário e congelamento dos bens, para todos os senhores e boys deste país que tenham um enrequecimento ilicito, sem o provarem como legal.
10º – Taxamento de todas as transações off- shores em 30%.
Depois disto tudo Sr. P.M. pode me descontar 5% no vencimento…sim aí estou a ajudar o PAÍS………
Mas eu sou um homem só com a 4º calsse…sim eu sei sou “BURRO”
GostarGostar
Ascendi>acender> açular> atiçar > indignação ascendente!
GostarGostar
.
e não se arranja qualquer coisita para o TGV e o Aeroporto arrancarem em 2011 ….. vá lá façam as contas que já e capaz de chegar …..
GostarGostar
D de Abrantes. Sempre obcecado com o subsídio. E o do Teixeira dos Santos, no valor de 1400 euros ou mais, também vai ser taxado em 20% ?
É o vais…
GostarGostar
Cada vez é mais claro que o orçamento tem folga para o Sócrates aparecer em Maio com um déficit inferior ao previsto e entrar em campanhe eleitoral.
Se o PPC não vê isto é porque na prática não ganhar as próximas eleições.
GostarGostar
O Jumento escreveu essa catilinária? Está visto: foram-lhe ao bolso de tal modo que nem sequer a sua actividade corrente de sabujo o demoveu de morder a mão que lhe deu de comer.
GostarGostar
Ainda bem que não vivo em portugal 😉
Iva a 30%
e os Tugas felizes da vida… dá para o cafezinho e para o tabaquinho.
Viva a Republica das Bananas, Viva Portugal
GostarGostar
jose
o trabalho do jumento sempre foi defender a pele do grande lider e aquela posta é cortina de fumo para resguardar o menino doiro das intempéries que se avizinham. Ou será que se substituir o TS vai mudar alguma coisa? Repare que sobre a responsabilidade do dito cujo nem uma palavra
GostarGostar
O PPC não percebeu ainda que se o governo não quer negociar é porque tem folga no orçamento que apresentou e vai fazer um bonito em Maio ?
GostarGostar
o melhor é ler o post de hoje , 19 de Outubro, do ‘Desmitos’ do mesmo Alvaro dos Santos Pereira sobre a Ascendi. Parece que, afinal, é tudo uma questão de nomes, mas não sobra nada…
GostarGostar