Obviamente, a culpa tinha do que nos está a acontecer tinha de ser do «neoliberalismo», dos mercados (embora ninguém saiba o que isso é…) e de Bush:
«Os mercados são insaciáveis, como reconheceu o ministro Teixeira dos Santos, na entrevista que deu no domingo ao Público. Foi o resultado da ideologia neoliberal, que transformou os mercados – que ninguém sabe o que são e quem os comanda – e os pôs no centro de tudo: das sociedades, da política, da ética e das próprias pessoas.»
Não obstante a autoridade do Dr. Mário Soares, sugiro a leitura deste artigo de João César das Neves:
«Ninguém domina os movimentos de milhões de credores. A teoria económica explica a razão lógica porque os mercados são imprevisíveis. Mas, por muitos defeitos que tenham, uma coisa é certa: não são estúpidos. As nossas medidas ambíguas, joguinhos de imagem, discursos comoventes e intrigas palacianas não os impressionam.»
Se Portugal não andasse a viver a crédito e se o (des) Governos não nos tivesse entalado, obviam,ente que essa história dos «mercados» não passava duma historieta.
Comeram e beberam a crédito, arranjaram tachos e tachinhos para os amigalhaços, e esses ilustres sucialistas querem pôr a culpa no taberneiro!!!!!
GostarGostar
E quem sao os culpados do que esta a acontecer na America e no resto da Europa?
GostarGostar
Não ouvi nenhum dos citados dizer que os mercados “são estúpidos”.
Mas há-de convir que são bem sôfregos.
GostarGostar
.
Continua a ganhar forte e feio quem apostou tudo na Economia/Produção e subalternizou as Finanças Publicas (impostos)/Finanças Privadas (Bancos):
-Since the collapse of casino type capitalism in 2008, money has shifted back where it should have been in the first place, to the virtuous economies of the world like Germany, based in manufacturing.
Why Germany Has It So Good — and Why America Is Going Down the Drain
Germans have six weeks of federally mandated vacation, free university tuition, and nursing care. Why the US pales in comparison
http://www.alternet.org/story/148501/?page=1
.
-How Fake Money Saved Brazil
http://www.npr.org/blogs/money/2010/10/04/130329523/how-fake-money-saved-brazil
GostarGostar
Talvez a lei da oferta e da procura, tida como base do mercado, deva ser revogada. E o crédito deva ser extinto.
GostarGostar
Porque será que nunca ouvi ninguém a chamar sôfrego a um país , uma população inteira que se endividou alegremente até ao limite actual de 300%?
GostarGostar
O Grande Líder explica:
.
GostarGostar
Ninguém domina os movimentos de milhões de eleitores. A teoria política explica a razão lógica porque as eleições são imprevisíveis. Mas, por muitos defeitos que tenham, uma coisa é certa: não são estúpidos. As nossas medidas ambíguas, joguinhos de imagem, discursos comoventes e intrigas palacianas não os impressionam.
–
Parece que 35% continuam a preferir o Sócrates. Mas não são estúpidos!
GostarGostar
A lei dos grandes números só redime os mercados. Os milhões de eleitores são estúpidos. Os milhões de consumidores são estúpidos. Os milhões de agentes dos mercados financeiros são os únicos que não são estúpidos.
GostarGostar
pois, pois…os mercados…é por causa dos mercados que nós vamos pagar ainda mais na taxa do audioviual na factura da EDP para manter a RTP com prejuizos diários de milhões…..se em vez de o Estado meter todos os anos milhões directamente do orçamento na RTP e outras que tais, tivesse a coragem de a privatizar não era preciso baixarem salários, aumentar o IRS e o Iva….mas tal como a cantiga do social serviiu para embalar uma sociedade mansa e ideologicamente carente das baladas do homem novo subsidiodependente…agora a teoria dos mercados serve de desculpa à incompetência de quem nos ultimos 6 anos apenas se preocupou com os taxos para os boys do partido e que ainda há 6 meses dizia que não ia haver aumento impostos….nem para gerirem o meu orçamento familiar serviam quanto mais para gerirem as finanças de Portugal. Ainda ontem tivemos a prova com o orçamento a dotar transferencias orcamentais para uma empresa do BES /MOTA ENGIL e horas depois a própria empresa a dizer que as finanças se tinham enganado em 400 milhões…coisa pouca….
GostarGostar
É simples Dr.Soares, faça como o Ultraliberal Chile que tem Dívida reduzida, o que quer dizer Superavites e não Defices. Fale lá com o seu Partido da Bancarrota Socialiista Portuguesa, comece pelo seu Sampaio…”há mais vida para além do défice”…
.
Este é só mais um texto de Soares a tratar os Portugueses como estúpidos.
Diga-se de passagem que merecem.
.
“Parece que 35% continuam a preferir o Sócrates. Mas não são estúpidos!”
‘
O Estado clientelar-social construiu a sua base eleitoral de sustentação com o dinheiro de todos.
Como não há limites aos Impostos e à Dívida na Constituição, a autodestruição está assegurada a prazo.
Sócrates paga-lhes com o dinheiro todos e cada vez mais. O problema é que cada vez menos estão dispostos a sustenta-lo: emigram, não têm filhos.
GostarGostar
Coitado do “mono”, mal sabe falar francês, como saberia ele alguns dos conceitos mais básicos da economia. Também, esta coisa da economia é para broncos, não para gente fina das letras, nem deve ser ensinada na Sorbone, nem nada. É impressionante, se fosse qualquer outro a desembocar semelhante alarvidade seria logo apelidado de ignorante e estúpido, mas a este senhor tudo se permite e tudo se desculpa
GostarGostar
Não são estúpidos, mas também não são inteligentes. São irracionais. Isto também faz parte da literatura económica, mas isto já não convém nem ao Rui A. nem ao maluco do Neves. Aliás, dado o nível atrofiante do tipo de comentários que o sr. Neves costuma debitar na opinião pública, muito me admiro que até o Blasfémias o cite. A ideia é que o homem pode ser um palerma total, mas “de economia o gajo percebe”. Ainda não vi evidencias deste facto, o homem é um palerma “total”.
GostarGostar
O mercado está já bastante tranquilo com Portugal, e isto PPC parece não entender.
O chumbo deste orçamento provocaria a necessidade de cortes imediatos na despesa supérfula e a paragem das PPP’s e isso seria bom para o país.
A Espanha prevê um défice de 6% para 2011 e o mercado está satisfeito.
GostarGostar
Se a culpa não é do marcado, é dos mercadores.
GostarGostar
Interessante, os mercados deixaram de ser uma simples interacção entre vendedores e compradores – da qual dependia o volume de transacções e o preço – para passarem a ser entidades físicas dotadas de personalidade e, pelos vistos, muito caprichosa e insaciável. O que é que eles comem?
GostarGostar
«Não são estúpidos, mas também não são inteligentes. São irracionais.»
LOL, e são altos e magros? louros de carapinha?
Os esquerdistas vão buscar cada homem de palha que sff!!!
GostarGostar
Isto é muito BOM – os mercados que ninguém sabe quem são nem quem os comanda:
ninguém sabe quem são senão o ministro já lhes tinha esmifrado algum e
ninguém sabe quem os comanda senão o ministro já se tinha candidatado ao lugar.
Ou algo assim… tiques tiques muito muito autoritários – estes socialistas são muito muito salazarentos!
GostarGostar