ainda que mal pergunte
24 Novembro, 2010
Quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que são melhorados por uma greve geral?
20 comentários
leave one →
Quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que são melhorados por uma greve geral?
Economia de um dia de salário para o Estado….
Se os sindicados pagassem o dia as greves valeriam verdadeiramente.
Os trabalhadores não aguentam mais de um dia de greve.
GostarGostar
“Desopilam”! É uma forma de os mandar a um sítio feio. E pode ser o princípio de mais qualquer coisa (primeira há que mobilizar as pessoas). E pelo caminho que isto leva ainda vamos voltar aos tempos das lutas do séc. XX.
GostarGostar
Esta GREVE GERAL teria resultado concretos se fossde por tempo indeterminado.
Aí a correlação de forças mudaria ao cabo duma semana!
Já que não temos Forças Armadas para pôr a gatunagem no xilindró, cabe aos trabalhadores e aos contribuintes usarem democraticamente os seus poderes.
Um só dia sabe a pouco.
GostarGostar
De facto, de pouco valerá um só dia de greve mas, se necessário for, outros dias virão. O benefício que a greve trará para quem a faz, poderá não ser imediatamente mensurável, porém, convém não esquecer, que há pessoas para quem esta e outras greves que possam ocorrer, é a única forma de se fazerem ouvir, tal é o desespero em que se encontram, resultado da afronta que o Estado está a ter para com aqueles que lhe sustentam as mordomias
GostarGostar
Para que serve esta greve?
serve para os otários que a fizeram reflectirem e nas proximas eleições voltarem o votar no PS , PSD , CDS , BE e PCP.
ou seja vão levar outra vez com eles , povo português é estranho e continua otário……..
GostarGostar
ainda que mal pergunte, por que motivo um liberal é contra uma greve?
GostarGostar
Responda quem souber. Anoto a especial “oportunidade” da greve (ver imprensa internacional de hoje) em plena crise da dívida soberana com a taxa de juro das OT a 10 anos, no mercado secundário, a 7.27% (aqui, às 20:15) 36 pontos acima de 2ª feira passada.
GostarGostar
Acabei de ouvir pela milionésima vez a palavra preferida da comunagem dos sindicados: “precariedade”. Precários são estes cabrões, a puxar estas cabecinhas tontas para a pequenez!…
GostarGostar
Eu pergunto:
Quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que não são melhorados por nem todos terem aderido a uma greve geral (por terem servido de almofada à continuação do status quo) ?
GostarGostar
É a voz do trabalho a voz dos trabalhadores a fazer-se ouvir. E cuidado, lacaios do capital, porque a corda está muito esticada.
GostarGostar
Que outros meios tem um cidadão para demonstrar o seu descontentamento? Esperar 4 anos pelas próximas eleições? É pouco. Muito pouco.
GostarGostar
A questão está colocada de forma demasiado simplista.
JPP, no ABRUPTO, dá a resposta a ela:
«… a greve geral tem uma componente de resposta ao medo e à prepotência que, não contribuindo para “combater” a crise, impede que no seu decurso haja uma perda completa da dignidade pessoal de quem trabalha. Um trabalhador, que vê o seu rendimento drasticamente diminuído, pode até achar que não há outro remédio, – e muitos dos que vão fazer greve sabem que é assim, – mas nem por isso perde a vontade de protestar, bem pelo contrário. Não só entende que não teve “culpa”, como quer mostrar que ainda pode tomar uma atitude contra alguma coisa que pensa ser “injusta”».
GostarGostar
Pois se não sabes porque perguntas?
GostarGostar
Deves ser muito novo…
GostarGostar
“Quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que são melhorados por uma greve geral?”
Perde um dia de salário, ganha uma manhã na cama e um dia sem andar na correria dos transportes!
E manifesta uma posição.
GostarGostar
Os mesmos que são defendidos quando acionistas não maioritários de uma qualquer empresa se manifestam em público tentando fazer pressão para que essa empresa tome determinada opção que melhorará a rentabilidade do capital que esses accionistas lá têm investidos. Por exemplo, quando o BES se manifesta a favor da venda da Vivo pela PT, ou quando depois se pronuncia a favor do pagamento de dividendos em 2010 e não em 2011.
Em ambos os casos, estamos perante detentores de um factor produtivo a tentar melhorar a remuneração do mesmo. Uns têm mais sucesso que outros… é a vida.
Já chega, ou quer continuar na demagogia barata?
GostarGostar
Oh seu idiota, sabe-me dizer quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que são melhorados se eles não fizerem nada pela sua defesa e melhoria?
GostarGostar
Pergunto muito mal mesmo.
Nem merece resposta.
GostarGostar
errata: Perguntou muito mal mesmo.
GostarGostar
“Oh seu idiota, sabe-me dizer quais são os interesses e os direitos concretos de cada trabalhador que são melhorados se eles não fizerem nada pela sua defesa e melhoria?”
O melhor que posso fazer pelos meus interesses como trabalhador é tornar-me indispensável ao meu empregador pela minha produtividade elevada. Não é parar de trabalhar quando há muita gente sem emprego que poderia fazer o meu trabalho se eu não tiver vontade de o fazer.
GostarGostar