Conseguirão um dia entender a lei da oferta e da procura?
28 Novembro, 2010
PS quer descontos para quem prescinda de sacos de plástico
O PS apresentou um projecto de lei para que os supermercados passem a aplicar um desconto, de pelo menos 5 cêntimos, por cada 5 euros de compras para os consumidores que prescindam de sacos de plástico.
46 comentários
leave one →

Os sacos plásticos gratuitos deveriam ser pura e simplesmente proibidos! Não concordo com um desconto nas compras; talvez fosse mais adequado um imposto especial sobre cada saco vendido para ser aplicado na protecção do ambiente (acho que estou a ficar demasiado amigo do nosso primeiro…)
GostarGostar
No Canada, o Loblaws (uma das mais importantes cadeias de supermercados) desconta 2 centavos por cada saco de plastico que o utilizador leva de casa. Na Irlanda, por lei é cobrada uma quantia por cada saco de plastico levado: a quantia é bastante mais elevada que nos supermercados Pingo Doce (se nao estou em erro 20 centavos contra 3).
Como os sacos duram tipicamente 400 anos a degradar, e’ particularmente util promover accoes que reduzam fortemente o seu desperdicio. Nao creio que, por si so’, a lei de oferta e procura resolva o problema: a maior esmagadora maioria das pessoas e’ suficientemente egoista para nao se preocupar com as lixeiras que vao deixar nas proximas geracoes.
GostarGostar
Há expectativas que não vale a pena manter. É o caso.
GostarGostar
João, quando estás a falar em externalidades, como é aqui o caso, ao falar na poluição causada pelo lixo, os mercados falham. De certeza que isso é algo que sabes bem.
GostarGostar
No Loblaws do Canadá, se um gajo levar 300 sacos de plástico, descontam-lhe seis dólares nas compras.
GostarGostar
A tolice pode ser contagiosa.
Há um supermercado que cobra pelos sacos, pois bem 80% das pessoas ( este número foi fornecido por Rui Oliveira e Costa) trás de casa o saquinho.
Claro que o grande especialista nestas coisas JoaoMiranda não vai a supermercados e fala por falar.
GostarGostar
O eterno problema dos sacos.
Todos sabemos que a maior parte dos sacos que se levam dos supermercados, acabam por ser utilizados para levar o lixo de casa para os contentores. Se não forem utilizados esses, serão utilizados os sacos do lixo que se compram para o efeito. Poderíamos dizer que esses sacos são de um plástico diferente e que não levam 400 anos a degradarem-se, mas é verdade é que a grande maioria são apenas plástico. Assim sendo estamos apenas a substituir plástico, por mais plástico.
Mas isso sou eu…
GostarGostar
Não é questão nenhuma de “oferta e procura”, mas lei do menor esforço, irresponsabilidade, açambarcamento portuga, que além do saco de plástico necessário leva mais dois ou três, de graça, qual mafioso ps e psd autarca ou do governo que lá se importa com bom-senso, frugalidade e serviço da comunidade, do País, conquanto se aproveite o mais que puder.
GostarGostar
no ps pensam alterar a lei da ‘oferta e da procura’ de acordo com
o socialismo da distribuição e dos empréstimos
GostarGostar
5 centimos por saco de plástico obrigatórios, desde que exista a alternativa do saco de papel… Essa do desconto não passa de treta de ecologista maricas. Se querem mesmo racionar a utilização dos malfadados sacos de plástico só mesmo fazendo pagar um custo real por saco é que se consegue controlar o problema. Não percebo qual é a dificuldade de taxar os sacos a 5centimos cada. Se for igual para todos ninguém sai prejudicado e o ambiente agradece.
GostarGostar
É mais fácil cobrar pelos sacos plástico e assim diminuir o impacto no ambiente.
Mas seria bom que os neo-liberais percebam que a lei é da procura e da oferta.
Só se vende o que as pessoas querem e podem comprar, por isso uma recessão económica é um ciclo com realimentação positiva, que reforça a recessão. Só a intervenção do estado através de dificits pode parar um recessão.
GostarGostar
Inventaram a merda dos sacos de plástico e agora querem castigar a malta.
GostarGostar
“Como os sacos duram tipicamente 400 anos a degradar,”!
O Mosteiro da Batalha, feito de pedra, tem 500 anos e as estradas romanas 2000. Nos blogs da altura comentava-se que estragavam a paisagem e iam demorar séculos a degradar-se. Existe frente a Nova York uma ilha, que perdurará 400, feita de sacos de plástico, pneus, etc.
O problema é o que se faz com os sacos, não é os sacos.
GostarGostar
É curioso mas acabo de encomendar 50 sacos de plástico por 14,5€.
GostarGostar
NÂO! Ser verde por decreto não! E as garrafas de plástico? E latas? Tudo a pagar taxa! E não demoram 400 anos a degradarem-se, demoram 5, grande percentagem é “biodegradavel”. Deveriam decretar e aplicar coima a quem atira um saco para a rua, uma garrafa para um jardim, fariam melhor. Deveriam limpar esses jardins e essas ruas.
GostarGostar
Os neo-liberais nunca vão entender como funciona a economia. Vão manter as ideias mitológicas dos mercados perfeitos até que a depressão seja generalizada na europa.
GostarGostar
“João, quando estás a falar em externalidades, como é aqui o caso, ao falar na poluição causada pelo lixo, os mercados falham.”
.
Hmm só há externalidades negativas?
Fale das externalidades das doenças e falta de higiene que a inexistência de sacos de plásticos provocará?
A existência de sacos de plástico que são na maioria dos casos reutilizados pelas famílias para levar os lixos para o contentor é benéfica.
.
Continua o ataque ao bolso dos Portugueses pelo PS.
Leis, leis e mais leis. Para justificarem o emprego e a própria existência.
Tudo para transformar o País num inferno de Leis.
GostarGostar
Os tontos neo-liberais não entendem que o mercado não serve para tomar decisões que são essencialmente politicas e morais : diminuir a poluição e minimizar o consumo de petróleo e minimizar o deficit externo.
GostarGostar
acho boa ideia. esses cêntimos de desconto podemos usá-los para comprar sacos de plástico para o lixo…
GostarGostar
Boa me…ELES não pensam?
GostarGostar
Boa Me…ELES não pensam?.
(perdão)
GostarGostar
“Os tontos neo-liberais não entendem que o mercado não serve para tomar decisões que são essencialmente politicas e morais”
–
Os tontos que não têm cultura dizem asneiras.
O Mercado está sempre a tomar decisões políticas e morais. O Mercado são as pessoas.
GostarGostar
Só os que não têm cultura ou acreditam em histórias de fadas podem acreditar que o mercado (as pessoas a comprarem ou a venderem) toma decisões politicas ou morais.
Os neo-liberais não entendem como funciona a economia e estão constantemente a dizer asneiras.
Não sequer entendem a “lei” da procura e da oferta, preferem acreditar na sua religião.
GostarGostar
.
SOBRE A SENSIBILIDADE DA VÍRGULA:
.
-Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere..
.
-Ela pode desgraçar o seu dinheiro.
23,4.
2,34.
.
-Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
.
-Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
.
-A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
.
-A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
.
-Uma vírgula muda tudo.
100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
.
.
-DETALHES ADICIONAIS:
COLOQUE UMA VÍRGULA NA SEGUINTE FRASE:
.
“SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA”
.
* Se for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER…
* Se for homem, colocou a vírgula depois de TEM…
GostarGostar
E se fossem levar no c*?! Não há mais nada importante com que se preocupar?
GostarGostar
Qual é a previsão para a degradação total e radical do Socas?
GostarGostar
Todos os produtos deviam ter incluído no seu custo o preço da reciclagem e/ou tratamento da embalagem com que são vendidos. Só assim se consegue evitar o desperdício e o aumento descomensurado de lixo que nos afecta a todos. Infelizmente o mercado vai continuar a fugir destas externalidades como o diabo da cruz. Eu não sou grande apologista da intervenção do estado, mas neste caso em particular da reciclagem ou tratamento de embalagens onde se encontram os sacos plásticos, não é só desejável como é obrigação do estado intervir para regular o que o mercado não é capaz de fazer.
GostarGostar
A proposta é completamente absurda e incoerente tendo em consideração que os supermercados são obrigados a disponibilizar aos consumidores invólucros ou embalagens para os produtos que vendem.
GostarGostar
QUE DESCONTO NOS DÁ O PS SE PRESCINDIRMOS DO SÓCRATES?
GostarGostar
Se eu fôr comprar e não me derem um saco, ora de plástico, ora de papel, certamente vão ficar com as mercadorias.
A minha leitura do «mercado» é esta.
Já estou farto em ir atrás de modas tolas!
GostarGostar
Mas não há nada mais que fazer?
GostarGostar
Não são modas tolas. São regulamentos de forma a diminuir a poluição. Se todas as lojas forem obrigadas a debitar os sacos , o numero de sacos diminui, que é objectivo pretendido.
GostarGostar
Mas porque se debita directamente ao consumidor ? Já agora a lata que contém o sumo tem de ser debitada, e a embalagem que embala o pão também, assim como a embalagem do fiambre, e o então o pacote de leite??? Deverá ser o produtor a suportar os custos do que produz assim como o supermercado, e a drogaria e a mercearia e a loja do chinês a suportara o custo do que produzem (a venda). Querem ser ecológicos? Ofereçam sacos de papel!
GostarGostar
Socialismo no seu melhor. Façam contas à paranóia das embalagens, da higienização, que os burocratas europeus forçaram nas últimas 2 décadas, são milhares de toneladas de lixo diárias. Nem uma colher de pau se pode meter numa sangria, tem que ser de plástico ou metal, e vem esta gente queixar-se dos plásticos. Puta que os pariu.
GostarGostar
Entenderá alguma vez o Miranda o resultado dessa lei regulada apenas pela mãozinha invisível?
http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Pacific_Garbage_Patch
GostarGostar
Talvez com isto consigam ir às compras.
http://infamias-karocha.blogspot.com/
GostarGostar
(Este é outro Nuno…)
Quem vai ao supermercado e tem que trazer compras para casa – pois pode mandar entregar no domicílio – vai preparado com um saco decente e não se arrisca a que o saquinho de plástico se desfaçao aos bocados e a perder o que transporta.
GostarGostar
Quanto mais o Sr.João Miranda e o comentador Lucklucky escrevem…..menos liberais existem.
Fica o «artigo» à mostra.
É a Lei da Oferta e da Procura.
Quando se conhece o «artigo»…..
–
Seria lindíssimo, por certo, viver num planeta completamente «desregulado».
Isto é o que se chama optimismo antropológico. A selva estaria ao virar da esquina.
Já nem os USA vão nisso (e já há muito tempo que não vão).
–
Será que não conseguem encontrar um equilíbrio entre o excesso de regulamentação actual e o «salve-se quem puder»?
GostarGostar
Isto é o verdadeiro mundo por detrás das ditas democracias…que se sabia sabia..que era publico era..mas confirmado por documentos é outra coisa…atenção não é exclusivo deles..os chineses os russos e outros idem…no fundo o que conta são os lucros sejam eles quais forem..e os fins justificam largamente os meios…
GostarGostar
Pois..
GostarGostar
Porque no fim..
GostarGostar
O grito que todos devimos dar..
GostarGostar
primeiro manda-se a ASAE perseguir e multar porque o chouriço, o pão, os amendoins,… tudo tem que vir em saco de plástico. A seguir vem-se legislar que os sacos são maus e têm que ser pagos.
Os sacos pagos à parte já não são poluentes?
E a malta atura isto. Somos mesmo carneiros!
GostarGostar
ora aqui esta um bom e importante assunto de governacao e que deve ocupar a agenda dos de puta dos : sacos de plastico. e para isto vamos votar ? se nao tem nada para fazer , nao iventem , por favor , recebam la a esmola do rendimento maximo garantido ao fim do mes e calem~se.
GostarGostar
pena que a noticia esteja completa.
GostarGostar
Com um governo que tudo quer regular, já temo, pelo meu saco. Já não estou a ver, como proteger os “TINTINS”!!!!!
GostarGostar