Saltar para o conteúdo

Desculpem, mas vou ter de mexer no lixo*

7 Janeiro, 2011
by

Não me apetecia nada escrever sobre o tema do BPN, e não por achar que o caso das famosas acções da SLN que Cavaco Silva comprou e vendeu há mais de sete anos implicassem ou deixassem de implicar algo de comprometedor. Não me apetecia escrever sobre o BPN simplesmente porque os termos em que o tema foi colocado na campanha eleitoral correspondem a uma estratégia do PCP e do Bloco, convenientemente secundada primeiro por Defensor de Moura e, depois, lamentavelmente, por Manuel Alegre, para explorar alguns dos piores preconceitos nacionais, atirando-os contra Cavaco Silva e destruindo todo o restante debate eleitoral.
Quem tivesse porventura dúvidas sobre estes objectivos tê-las-á perdido ontem, ao ouvir a intervenção parlamentar desse beato demagogo que dá pelo nome de Francisco Louçã. Não pude, por isso, deixar de tentar perceber melhor tudo o que se sabe, e de tentar perceber o que não se sabe, sobre o tema do BPN e das famosas acções.
Comecei, primeiro, por fazer o meu trabalho de casa e tratar de ler o que Cavaco Silva já disse sobre o caso. Não foi difícil. Com a ajuda de uma página criada no site do Expresso e alguma busca via Google, mais uns telefonemas paia uns juristas, concluí o seguinte:
a) Cavaco Silva teve uma conta no BPN, que abriu no ano 2000, como esclareceu num comunicado de Novembro de 2008;
b) Nesse comunicado, também se referia que o então professor de Economia, numa época em que não desempenhava qualquer cargo político, entregara a “gestão das suas poupanças” a quatro bancos, incluindo o BPN. Acrescentava-se que essas aplicações constavam, “detalhadamente, da Declaração de Património entregue no Tribunal Constitucional”, sendo que esta “pode ser consultada”.
c) Em Junho de 2009, numa declaração oral feita à entrada de uma reunião da COTEC, Cavaco Silva disse que quem tivesse consultado as suas declarações fiscais teria ficado a saber que, além das acções da SLN, também deteve acções do BCP, do BPI, da EDP, da Jerónimo Martins, da Brisa e da Sonae. E acrescentou: “De uma fonte que eu indico no meu comunicado, consta mesmo o preço a que as acções da SLN foram compradas e o preço a que foram vendidas”. Ou seja, desde Novembro de 2008, pelo menos, que teria deixado de ser segredo para quem quer que tivesse consultado esses documentos que Cavaco Silva tinha comprado 105.378 acções da SLN por um euro em 2001 e as vendera por 2,4 euros em 2003. De acordo com a investigação que o Expresso editou em Maio de 2009, estes preços de compra e de venda das acções da holâing que detinha o BPN correspondiam sensivelmente aos que eram praticados no mercado na altura em que as operações foram realizadas. Não haveria, pois, sinais de qualquer preço de favor.
d) Do mesmo dossier do Expresso consta a reprodução, em PDF, da carta que enviou, a 17 de Novembro de 2003, ao presidente do BPN onde pedia ao banco para proceder à venda de todas as acções da SLP que estavam depositadas na sua conta. Eis, pois, o que se sabe, no essencial, sobre essa operação de compra e venda de acções da SLN. Devo dizer que, depois de ter revisto cuidadosamente todos estes documentos e depoimentos, não compreendo onde se possa ver indícios de comportamento ilícito ou de ocultação de factos. Como é, então, possível que exista tanto ruído no ar?
Primeiro que tudo, porque Cavaco Silva não fez a vontade aos seus detractores nem aos jornalistas. Em lugar de repetir explicações e comunicados e de lhes entregar toda a documentação papel por papel, disse apenas que tinha cumprido a lei e que os documentos respectivos estavam depositados onde deviam estar depositados e podiam ser consultados. Podemos concordar ou discordar deste comportamento, podemos discutir se é a forma mais inteligente e eficaz de gerir uma polémica numa campanha eleitoral, mas não podemos acusar o actual Presidente de estar a ocultar informação.

Mas, politicamente, este primeiro ponto é um pormenor. Ou, se quisermos, um pretexto para alguns jornalistas continuarem a falar de falta de transparência. O que verdadeiramente conta nesta polémica é um juízo e dois preconceitos.
O juízo é que ninguém poderia, de boa-fé, ter acreditado e confiado no BPN. Até posso concordar: eu, por exemplo, não só nunca confiei, como nunca me senti tentado a beneficiar das boas taxas de rentabilidade oferecidas pelo BPN aos seus clientes. Mas isso não implica que se tivesse de ser malfeitor para ter conta no BPN ou para ser um dos cerca de 400 pequenos accionistas da SLN. O Estado português confiou ao BPN centenas de milhões de euros de depósitos da segurança social até 2008. Os pequenos accionistas têm neste momento acções a decorrer contra a gestão de Oliveira e Costa, porque também eles foram prejudicados, e muito. Mais: Cavaco Silva tratou de vender as suas acções anos antes de Vítor Constâncio, que tinha como dever supervisionar o BPN, começar a desconfiar de que algo ia realmente mal naquele banco.
Vem depois um primeiro preconceito: ter lucro com acções é pecado, e Cavaco Silva não só teve lucro como teve muito lucro. É a retórica do Bloco e do PCP, em todo o seu esplendor. Infelizmente, Alegre embarcou nela de forma irresponsável e desesperada. Na verdade, a única coisa que haverá a apurar é se uma valorização de 140 por cento em dois anos é possível, apesar de os dados do mercado confirmarem que ela ocorreu para todos os accionistas da SLN e não apenas para Cavaco Silva. A resposta é simples: é possível e até ocorre com alguma frequência. Nos últimos 12 meses, por exemplo, as acções da Jerónimo Martins valorizaram-se, em bolsa, 100 por cento. Cem por cento num ano, não em dois.
E quem seguiu as cotações de muitas empresas ao longo da última década sabe que não faltaram casos de acções que duplicaram, triplicaram ou mesmo quadruplicaram de valor em intervalos de tempo relativamente curtos. No caso da SLN, isso não se passava em bolsa, mas nada impede que o mesmo tenha sucedido, sobretudo se nos lembrarmos da euforia que rodeou a valorização desse banco antes de se começarem a conhecer os seus problemas e falcatruas.
Sobra o último preconceito, aquele a que se agarra agora, para surpresa de quem se habituou a admirar o seu passado, Manuel Alegre: para comprar e vender acções, será necessário um contrato. Ora sucede que não é. A regra é não haver contrato. Mais: a leitura da carta de Cavaco Silva com a ordem de venda das acções não indicia a existência de qualquer contrato (de resto, Cavaco Silva já disse, nos Açores, que não existia qualquer contrato). Também não é obrigatório existir um comprador preestabelecido. O banco pode sempre vender as acções sem que o vendedor fique sequer a conhecer o nome do comprador.
Como isto não parece muito difícil de entender, só por preconceito e má-fé se pode basear uma campanha eleitoral no tipo de gritaria a que temos assistido. Como já disse Fernando Nobre, com razão, “tudo o que tem estado a acontecer não vai no sentido de contribuir para a responsabilização e credibilização da classe política, que é essencial para o país”‘. José Manuel Fernandes

*Público, 07 de Janeiro de 2011

 

159 comentários leave one →
  1. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    7 Janeiro, 2011 20:34

    Enfim…o JMF nunca mais foi o mesmo depois do episódio das escutas de Belém. Está muito mais reverente e respeitoso para com as forças vivas da nação.

    Gostar

  2. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 20:46

    Essa de concluir factos em alínea a) tem tanta piada quanto uma autoria de conclusão entre aspas, pela boca de outra pessoa que ando a ler agora.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    7 Janeiro, 2011 20:47

    Pois mexa no Cavaco Silva à vontade, porque tenho mais que fazer.

    Gostar

  4. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 20:49

    E só tinha lido a alínea a. As restantes são “conclusões” idênticas a que chegou por citação de factos enunciados por terceiros.

    Portanto, concluiu à partida e no fim.

    Gostar

  5. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 20:50

    A propósito: abençoado hotmail enquanto dura…

    Gostar

  6. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    7 Janeiro, 2011 20:59

    “O Estado português confiou ao BPN centenas de milhões de euros de depósitos da segurança social até 2008”
    Estava a ver que mais ninguém sabia disso.
    Ou se o Vieira da Silva também pertencia aos amigalhaços do Cavaco.
    Enfim, o problema do PSD é haver ainda muitos santanistas, barrosistas e muitas contas a ajustar.

    Gostar

  7. James's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:08

    Declaração de interesses:
    1. Axo o Cacaco um pequeno e médio anormal, e a sujeita dele també.
    2. Conheço o Zé Manel F. desde os tempos do Maeesl, mas esta conversa pára já aki.
    3. Continuo muito a ser de extrema-esquerda, sem partido, nunca tive, não vou começar agora.
    4.Não tenho culpa se a minha bolsa não estiver exactamente aí.
    5. Não estou interessado em ter nenhuma espécie de poleiro, séquito, o que seja.
    Por isso na i-net utilixo um/vários «nicks» e não o meu verdadeiro nome.
    6. Axo que por enquanto me assiste o direito de não ir votar, não dou para «peditóriozinhos» ‘ai ! do mal o menos’ e a minha autoridade para me aguentar nesta é eu ter contribuído para que todos vós possais faxer o contrário.
    7. Determino-me assunto a assunto, uso isso que tenho em cima do pescoço em vex de ir procurar a resposta para as minhas «angústias» (lolz !!!) em manuais p.c. (políticamente correctos) ou outros.
    8. Axo de muito fraco gostom toda a gente se estar a imiscuir na vida de toda a gente, a pretxto disto, dakilo ou dakeloutro.
    Já por aki ando há 18 anos, querem que eu descubra se 2ªs 4ªs e 6ªs andaram a «mijar fora do próprio penico» e nos outros dias a «costurar p’ra fora» ?
    Porque isso arranja-se.
    😦

    Gostar

  8. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 21:13

    James Cook Alvega: “axaste” isso de enxada na mão?

    Gostar

  9. AB's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:14

    Tivesse explicado-se assim o candidato e o balão tinha sido esvaziado antes de se elevar um metro do chão.
    Cavaco, como de costume, optou pelo: “não digo nem mais uma palavra sobre o assunto”… sou honesto e pronto!
    E, enfatizou, “para serem mais honestos de que eu vão ter que nascer duas vezes” . Esta é de antologia e, provavelmente, ficará como o bolo-rei desta campanha.

    Gostar

  10. A Silva's avatar
    A Silva permalink
    7 Janeiro, 2011 21:17

    “O que verdadeiramente conta nesta polémica é um juízo e dois preconceitos.”
    Se para si conta isso, para mim e para muitos portugueses o que conta é que por causa da “nacionalização” do BPN estamos a ser espoliados de muitos milhares de euros, dinheiro que foi para os bolsos de alguns, entre os quais Cavaco.
    Se Cavaco fosse honesto, o mínimo que podia fazer era entregar o dinheiro que lucrou com o roubo do BPN.
    O problema dos preconceitos é que um cidadão comum que tire partido de um roubo é obrigado a devolver o dinheiro, já um grande ladrão de bancos como o Cavaco passa impune!

    Gostar

  11. Carlos Dias Nunes's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:26

    Um artigo muito lúcido, que põe definitivamente os pontos nos ii. Claro que não falta por aqui gente a quem falecem inteligência e boa-fé para verem além das nuvens criadas pela cabala PS/BE, que o Alegre e os seus compagnons de route não se envergonham de alimentar.
    Mas a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima.

    Gostar

  12. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    7 Janeiro, 2011 21:29

    A piada da semana é que Cavaco teria tido acesso a informação privilegiada, daí a pressa em vender as acções. Esta informação/descuido, partiu dum apoiante seu, o Dr. Alberto Queiroga Figueiredo , Presidente da SLN.

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:39

    O inimputável “dr.” Alegre APOIADO PELO INIMPUTÁVEL SÓCRATES, a dar lições de moral, de ética…
    Ao que chegou a estrumeira ! Vale tudo…

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:40

    Adenda:
    INIMPUTÁVEL “ENGº” SÓCRATES

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 21:46

    Não só pelo “caso” Cavaco-BPN/SLN, mas também e talvez principalmente por outros motivos(…) tenho concluído cada vez mais, que quantidade substancial dos votos que o “dr.” Alegre –o tal há 5 anos proscrito e entretanto re-amado (qb) no palacete ao Rato– conseguirá, surgirão por apoiantes do BE, de independentes, e não tantos, de militantes e de simpatizantes do PS…

    Gostar

  16. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 21:49

    É… vale tudo, incluindo malabarismos de circo onde se culpa qualquer entidade desconhecida pela “falta de credibilização da classe política”- assim mesmo- à JPP, quando o que existe é falta de credibilidade por autoria da mesma.

    Gostar

  17. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 21:51

    V. está muito preocupado em distinguir a qualidade das bostas, ó Mister Antifassista.
    Acaso alguém é obrigado a eleger a bosta menor?

    Gostar

  18. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 21:53

    Mas é bem-feito. Vão mesmo ter de escolher bostas ou um maluquinho da caridade on the road, vestido pela Coronel Tapioca que é para aprenderem para que serve a República

    “:OP

    Gostar

  19. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    7 Janeiro, 2011 21:57

    Alguém dê umas lições de economia e finanças ao Alegre para ver se ele percebe minimamente como é que estas coisas funcionam. O homem nunca deve ter comprado acções na vida.

    Gostar

  20. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Janeiro, 2011 22:00

    Diz-me com quem andas; dirte-ei quem és!
    Olhem para quem o Cavaco andou nestas últimas 3 décadas de politica!

    Gostar

  21. tina's avatar
    tina permalink
    7 Janeiro, 2011 22:00

    Obrigada jmf, depois de tantas tentativas de difamação, em vários ângulos, era mesmo este trabalho de casa que era preciso.

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:01

    Zazie,
    Não havendo nomeações…Alguém terá de ser eleito PRepública, ou não ?
    Não vou abster-me, nem anular o meu voto nestas presidenciais, dada a situação, gravíssima, do país.
    Assim, entre Cavaco e o “dr.” Alegre…

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:05

    Nuno,
    O “dr.” Alegre não quer receber lições de economia, de ninguém ! Ele está convencido que basta surgir em público, para ser reverenciado, adulado, respeitado, elegível.
    A pavonice suplanta, em muito, o conhecimento dessa e doutras “matérias”. “Matérias” incómodas, trabalhosas, próprias para experts…

    Gostar

  24. FCR's avatar
    FCR permalink
    7 Janeiro, 2011 22:06

    Portugal…….Portugal……Portugal……..até que o País se extinga há de ser sempre o mesmo……

    Gostar

  25. tina's avatar
    tina permalink
    7 Janeiro, 2011 22:08

    “é que Cavaco teria tido acesso a informação privilegiada, daí a pressa em vender as acções.”

    ahahahahah. Primeiro um lucro de 140% é uma coisa excessiva, nunca vista. Agora, afinal Cavaco devia ter mantido as acções por mais tempo. Talvez 140% não seja assim tanto, deveria esperar por 200 ou 300%. E o uso do tempo condicional “teria tido” é a prova que não há provas e por enquanto não passa de difamação.

    Gostar

  26. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:15

    Mister: já respondi no Cocanha.

    Muito eu gramo assistir a estes problemas de “consciência de cidadania” da ética republicana, laica.
    É o resultado democrático enunciado pelos provérbios flamengos- o atarantado que se estatela no chão por não saber em qual das cadeiras se deve sentar.

    “:OP

    Gostar

  27. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    7 Janeiro, 2011 22:22

    Tina,

    não gargalhe tento que se vê o pivot. Quem disse que o Cavaco teria recebido informações privilegiadas foi um amigo do senhor- o Presidente da SLN – Dr. Alberto Queiroga Figueiredo.

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:25

    Zazie,
    De acordo com o seu comentário, 22:15
    Mas, há uma diferença entre republicanos e “republicanos” incultos, ignaros, simplesmente habitantes num país constitucionalmente republicano. Há, também, os que se servem do ‘estatuto’ republicano…

    Gostar

  29. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:30

    Há também… a gigantesca patranha que se escolhe democraticamente o melhor cidadão para representar um país. Isso sim, é no que se resume esta farsa.

    Gostar

  30. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:30

    Escolhe o tanas. Andam a concurso partidos e os bufarinheiros de sempre.

    Gostar

  31. Carlos Alberto's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:36

    Que esperar de um país onde quase 20% do votantes optam por 2 partidos que já estão à muito no caixote do lixo da história?

    Que se pode esperar de um país onde grande parte dos jornalistas são simpatizantes do Hugo Chavez e do Fidel de Castro.

    O problema é que isto não é só ‘cães a ladrar’ porque enquanto esta gente ladra e rosna contra o lucro e contra o mercado e contra tudo o que não seja subsidio do estado os Portugueses que algum dia tiveram mesmo de trabalhar estão cada vez pior, ou desempregados ou com as suas famílias a passaram dificuldades vitimas desta deriva de esquerda que tanto Alegra (o verbo aqui não é inocente) a nossa comunicação social sempre ávida de uma excentricidade anti-americana e anti-capitalista.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:38

    Zazie,
    Creia que actualmente não sei de algum tuga-político em quem deposite quase total e muito menos total confiança, esperança.
    “Do mal o menos”, é o ‘risco’ de quem elege, até ver.
    (Aliás, não se deve dar “rédea solta” a políticos…).

    Gostar

  33. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:45

    Chibatada no lombo é que precisavam.

    Gostar

  34. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:46

    A ver se desamparavam a loja. Já chateia termos sempre as mesmas avantesmas a pedir a moedinha.

    Gostar

  35. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:48

    As mesmas avantesmas; os mesmos clubes; as mesmas claques e um maluquinho à sorte para parecer novidade.
    E o maluquinho é sempre o megalómano que podia ter concorrido a qualquer outra coisa, como jogo da canasta que não se notava a diferença. É geralmente o candidato das donas-de-casa.

    Gostar

  36. JosÉ's avatar
    JosÉ permalink
    7 Janeiro, 2011 22:51

    Ainda há jornalistas sensatos neste país, que conseguem ver para lá dos preconceitos socialistas em que estamos mergulhados até ao pescoço.

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Janeiro, 2011 22:54

    Ó Zazie, como andas? Já não te lia há tempos. Jinhos para ti e bom fim-de-semana!

    Gostar

  38. zazie's avatar
    zazie permalink
    7 Janeiro, 2011 22:54

    E ingénuos com tarimba política que se fazem de admirados pelos mesmos de sempre poderem ter negociatas estranhas nos lugares de sempre com os amigos de sempre, bem promovidos.

    Gostar

  39. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Janeiro, 2011 22:56

    Enquanto vocês andam distraídos com candidatos que puseram Portugal na bancarrota, há aqui um candidato, Sr. José Manuel Coelho, o único que quer combater a CORRUPÇÃO , o SAQUE e a LADROAGEM:
    http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Coelho-diz-se-banido-dos-debates-e-ataca-os-politicos.rtp&headline=20&visual=9&article=405140&tm=9

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 22:56

    Faz parte do ADN tuga, logo, também de quase todos estes políticos-tuga: o laxismo, a inveja, a incompetência, a aldrabice, o oportunismo, a mentira, a ignorância, a incultura. Pior: a incultura exibida alarvemente como resposta à Cultura !…
    Raros rejeitam esse “destino”.

    Gostar

  41. certo's avatar
    certo permalink
    7 Janeiro, 2011 22:59

    Bem ao contrário.
    A SLN e o BPN fizeram negócios com quem entenderam, ao preço que e condições que bem entenderam, e deu no buraco que ora pagamos, não os cavacos e loureiros, além de costas & pandilha, que o esmifraram e arrecadaram bem.
    Já a D. Branca fez iguais negócios, num asacendente semelhante, e foram-lhe ao canastro, ficando a respectiva pandilha de sócios a ver fugir-lhes o lucro como folhas ao vento, pássaros a voar no céu.
    E assim o Madoff, nos USA, com a pandilha dele. Pois houve decência.
    Só o BPN & SLN, dos heróis de sucesso da era Cavaco, haviam de ver pago dos contribuintes, indefesos, e ainda se arvorarem em santas madres teresa, com tudo limpo, tudo conforme aos lícitos, segundo os coriféus da família, que era corrente a negociata e ninguém, nem o Banco de Portugal disse nada ou os impediu.
    Como não impede que agora o paguemos, o furo, o roubo, o sumiço e ganha-pão, de tal corja de burlões.
    É boa a valer.
    E ainda bem que as posições se aclaram.
    A ver se à compreensão de início, a esse dar-se as mãos entre boys do PS e do PSD, que tudo foi lavando para tornar a correr, com a Justiça a fazer de conta de nada, segundo as leis talhadas para inglês ver, ainda bem que sucede algo, que se começa a deslindar onde se concedeu o benefício, à toa, ao ladrão, se lhe meteu ao bolso o alheio, sem o levar a julgamento, por repor o que malbaratou e não lhe pertencia, para assim o atirar ao ar, em negócios sujos, mal engendrados, com mão grossa de parolos, sem regra, saber nem lei, quando o seu lugar é a prisão.
    Merecem-no os contribuintes, merece-o a Justiça em letra grande, como a decência e o decoro, além da ética e da moral.
    Merece-o o País. Ou há-de Portugal andar a ser visto lá fora como o sumo potencial caloteiro à conta de uns bandoleiros, corruptos, mafiosos, uns parolos da finança, autênticos aldrabões?
    E olha que a mim não me avisaram, a mim não me bufaram o furo fácil dessa mina D. Branca, com súcia do SLN e BPN que, além do Cavaco, o grande mentor de sucesso, fez ganhar balúrdios, a par de fugas e contratos estapafúrdios, que num furacão se esfumou.
    J’accuse, moi j’accuse, tal bando de salafrários que assim me querem ir ao bolso, já vão, como aos demais portugueses, a começar pelos mais pobres, sem obra de misericórdia nem de beneficiência, à vista, a favor de que necessitados, se, sem culpa e nenhuma espécie de proveito, à força, me obrigam a pagar do nosso, do meu.

    Gostar

  42. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Janeiro, 2011 22:59

    (…) Cavaco Silva tratou de vender as suas acções anos antes de Vítor Constâncio, que tinha como dever supervisionar o BPN, começar a desconfiar de que algo ia realmente mal naquele banco.(…)
    .
    Ora aqui está uma afirmação que carece de contraditório …
    (1) JMF falou/confirmou com VConstâncio, responsável do BdP – a propósito, ainda ninguém por aqui se referiu às datas da estadia de Cavaco no BdP – para concluir que só anos depois (da venda das acções) começou a desconfiar da gestão criminisa do BPN?
    (2) JMF falou/confirmou com os ministros das finanças dos governos de Durão Barroso e de PSantana Lopes se eles desconfiaram, em algum momento, da gestão criminosa do BPN?

    Gostar

  43. Dazulpintado's avatar
    Dazulpintado permalink
    7 Janeiro, 2011 23:06

    phyloxera
    É falso o que diz. Perguntaram a Alberto Queiroga Figueiredo, se teria sido possível Cavaco ter tido informação priviligiada, e ele respondeu que sim, que teria sido possível.

    Gostar

  44. Y's avatar
    7 Janeiro, 2011 23:08

    Curioso saber que o que viria a ser o Supremo Magistrado da Nação fazia negócios, – legais, claro, sempre legais!-, com o Supremo Criminoso da Nação. Dá que pensar…

    Gostar

  45. tina's avatar
    tina permalink
    7 Janeiro, 2011 23:10

    “Quem disse que o Cavaco teria recebido informações privilegiadas foi um amigo do senhor”

    teria, teria… Mas vocês não conseguem arranjar nenhuma prova concreta? Porque não vão ver o preço de compra da altura, deve haver registos. Estão com medo de não encontrar nada e é por isso que preferem ficar pela difamação?

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 23:13

    O “dr.” e “ético” Alegre é um autêntico filantropo…
    No caso da publicidade por si (enquanto deputado) feita e assinada, ao BPP, afirma que devolveu o dinheiro, o cheque. A empresa de pub, responde que nada recebeu.
    Nada recebeu, insiste. Assim, como se entende que o tivesse declarado no IRS ?
    (Aliás, as suas controversas, baralhadas “explicações” não são credíveis).
    —————————————-
    Há anos, contaram-me que o “dr.” Alegre, na qualidade de vice-presidente da ARepública, e tendo direito a carro e a condutor, utilizava-os para o transportar a regiões alentejanas para…caçar.
    Quem pagava a gasolina ? As portagens ? As horas-extra do condutor ?
    Outra:
    Será mesmo verdade que tem uma reforma por ter sido director daRDP, anos setenta, durante 3 meses ?
    Mais outra:
    Em Maio de 2009, ainda pensava em criar um partido alternativo ao PS e ao “perigoso” Sócrates. Chegou mesmo a mandar fazer prospecções através do MIC, e não só. Resultado mais prático: em Agosto, estava a fazer um comício em Coimbra, ao lado de Sócrates…

    Gostar

  47. tina's avatar
    tina permalink
    7 Janeiro, 2011 23:15

    E aquele de Alegre estar com indisposição e ter cancelado a digressão amanhã? Deve ter sido o choque de “já agora, vejam lá se passam o ceritifcado com três anos” Ou então aquele depósito, que não foi depositado, mas afinal foi depositado e a secretária não sei que mais… Deve ter dado cá uma indigestão que teve de tirar o dia off. ahahaha!

    Gostar

  48. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 23:19

    Dazulpintado,
    o que Vc. esclarece, corresponde à realidade.
    AQueiroga Figueiredo não afirmou que Cavaco Silva recebeu “informações privilegiadas”, mas, “teria sido possível”.
    (Mas há quem lhe convenha, porque sem argumentos colocar o contrário…).

    Gostar

  49. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    7 Janeiro, 2011 23:20

    Dazulpintado,

    “É falso o que diz. Perguntaram a Alberto Queiroga Figueiredo, se teria sido possível Cavaco ter tido informação priviligiada, e ele respondeu que sim, que teria sido possível.”

    Registo a enorme diferença. Nada de preocupante, o presidente da SLN nem deve saber do que fala.

    Gostar

  50. A. R's avatar
    A. R permalink
    7 Janeiro, 2011 23:23

    Eh, Eh ..eu quero um “país limpo”. Eu limpo os cofres do BPP e nem me lembro. Cheque? Cheque não? Transferência? Não. Dinheiro! Devolvi cheque, Devolvi dinheiro. Esqueci na conta. Ordenado pindérico. A trapalhada do ano. Pateta alegre.

    O Governo limpa os cofres do BPN para a CGD (a custo zero para eles) e despejam o entulho da CGD no BPN. Espertalhões: o tal Bandeira, amigo do peito de Vara e e outros do mesmo calibre, foi para terras do tio César comer Bolo-Rei e engordar ainda mais à custa do Zé Pagante e borrifando-se para um orgão de soberania.

    Gostar

  51. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 23:34

    Tina,
    A sério: admito que Alegre se tivesse sentido indisposto. A idade (72 anos ?), o cansaço, viagens, almoços e jantares provavelmente impróprios para o seu estômago, o stress… Com a saúde doutros não brinco.
    O que não compreendo, ainda hoje, foi a reacção de Alegre, em 2005, quando Cavaco anunciou a sua candidatura: era “velho, já tem quase 70 anos !”. Tinha 66…
    Alegre, nesse ano, tinha…69 anos. Hoje tem 75…

    Gostar

  52. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    7 Janeiro, 2011 23:35

    “O Governo limpa os cofres do BPN para a CGD”

    Só fumos ilegais podem ser a origem desta afirmação. E com quanto é que o Estado/CGD teve que entrar?

    Gostar

  53. MJRB's avatar
    7 Janeiro, 2011 23:36

    Errata:
    “A idade (75 anos ?)

    Gostar

  54. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Janeiro, 2011 23:41

    “Vem depois um primeiro preconceito: ter lucro com acções é pecado, e Cavaco Silva não só teve lucro como teve muito lucro. É a retórica do Bloco e do PCP, em todo o seu esplendor. Infelizmente, Alegre embarcou nela de forma irresponsável e desesperada.”
    .
    Porque é que Alegre não deveria embarcar se acredita que o lucro é mau. Nem é preciso ser Alegre, a maioria da gente de Esquerda e a maior parte da Igreja acha que ter lucro e ser rico é uma coisa má.
    E por isso somos pobres.

    Gostar

  55. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    7 Janeiro, 2011 23:50

    expliquem-me lá, a começar pelo autor da posta, como é q cavaco compra acções a 1 euro cada quando os próprios accionistas já só as obtinham a 1,80 ?

    Gostar

  56. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Janeiro, 2011 23:56

    não insista, aqui não se responde a perguntas incómodas.

    Gostar

  57. MJRB's avatar
    8 Janeiro, 2011 00:02

    Apesar dos muitos e cada vez mais jornalistas e comentadores a “malharem” na mesma tecla, tal e qual uma “gala” televisionada culpabilizando Cavaco, e nada trazendo de novo e elucidativo mas tão-só chafurdando , Cavaco vai vencer na primeira volta.
    Espero que o “dr.”-sem-3 anos-de-curso-completos-mas-que-queria-o-canudo…, mais os outros ex-candidatos, não esquecendo comentadores e jornalistas, se lembrem da inculpabilidade, linearidade e honestidade de Sócrates, quando se candidatar nas próximas legislativas.
    —————————————–
    Até provas concludentes contra Cavaco Silva –força, “éticos” !–, sobre o “caso” BPN/SLN, não contribuirem mais para a mixórdia, para a discussão sobre a “matéria”.

    Gostar

  58. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Janeiro, 2011 00:09

    Sexta-feira, 7 de Janeiro de 2011
    À grande e à portuguesa
    por Sérgio Lavos/Arrastão
    Cavaco e a filha tinham comprado as acções em Abril de 2001, directamente a Oliveira Costa, pelo mesmo preço a que só este enquanto presidente da SLN podia adquirir: um euro. A venda das suas acções seria despachada também por Oliveira Costa, no canto superior das cartas que Cavaco e a filha lhe dirigiram: «Autorizo a aquisição pela SLN-Valor SGPS Lda, ao preço de 2,40 por acção. 03.11.17 José Oliveira Costa».

    Este é o último parágrafo da notícia do Sol que supostamente iliba Cavaco. Agora, sim, esclarecidos. E sim, claro que é absolutamente normal que o presidente da SLN tenha decidido presentear um accionista com a possibilidade de comprar acções a um preço a que só ele, presidente, podia ter acesso. E que este preço de saldo tenha possibilitado o tal lucro de 140 %, apenas dois anos depois. Mais valia que os homens de mão de Cavaco não tivessem soprado este esclarecimento ao jornal; saiu pior a emenda que o soneto

    Gostar

  59. MJRB's avatar
    8 Janeiro, 2011 00:11

    Errata:
    Último parágrafo, “não contribuirei mais para a mixórdia

    Gostar

  60. anonimo's avatar
    8 Janeiro, 2011 00:39

    Estou-me a “borrifar” para o “Loiçã” e afins.
    O problema é Cavaco Silva …

    Gostar

  61. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    8 Janeiro, 2011 01:50

    Uma súbita interacção entre o meu hemisfério cerebral esquerdo (o centro de dados armazenados e da lógica) e o direito (o centro da criatividade), levou-me a comparar a enormidade do que andam a insinuar sobre a honestidade do Prof Cavaco Silva com os “momentos de lucidez” do Dr Mário Soares (que tão pouco eco tiveram na informação).
    Sou levado a concluir que existe – por parte da imprensa e comentadores – uma histeria desproporcional ao conteúdo no primeiro caso, e uma plácida aceitação igualmente desproporcionada face aos conteúdos, no segundo caso.

    Gostar

  62. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 02:19

    É estranhíssimo a maiorias das pessoas não estarem preocupadas com o seu dinheiro mas sim com o dinheiro do Cavaco.

    Gostar

  63. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    8 Janeiro, 2011 03:07

    Essa do dr. (com minúsculas, se faz favor, e já é muito por que o ‘piqueno’ nem licenciado é…) tem uma piada do caraças. A não ser que o camarada Alegre tenha inventado um curso para a Deserção. Passa assim a ser licenciado em Deserção arriscando a sofrer pena de morte se esta republiqueta voltar a ser um país a sério e a pena de morte voltar a ser aplicada a traidores.

    Gostar

  64. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    8 Janeiro, 2011 03:12

    Anda por aí um Nuno que não sou eu. Eu distingo-me bem porque abomino toda esta esquerdalhada de merda e tenho muita honra em ser de Direita e monárquica.
    Viva o Rei!

    Gostar

  65. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    8 Janeiro, 2011 03:16

    Viva o Rei dos Leitões da Mealhada!

    Gostar

  66. James's avatar
    8 Janeiro, 2011 05:43

    Zazie, como toda a gente aki se lhe dirige, e vossa mercê se meteu comigo, devolvo-lhe tardiamente a gentileza.
    😉
    1. Axei akilo que axei com uma gadanha sou melhor com isso que com uma enxada.
    2. Então e o metro continua no mesmo lugar que o boulot e o dodo ?
    E o Quenau, continua morto e enterrado ?
    3. E escreve em que parte deste pequeno mundinho ? Aki ??
    abs,
    James.

    Gostar

  67. JCA's avatar
    JCA permalink
    8 Janeiro, 2011 05:52

    Las dificultades de Portugal para colocar deuda lastran las Bolsas
    http://www.elpais.com/articulo/economia/dudas/Portugal/disparan/presion/deuda/espanola/elpepueco/20110107elpepueco_4/Tes
    .
    La crisis del euro
    Las dudas sobre Portugal disparan la presión contra la deuda española
    La prima de riesgo española vuelve a tocar los 260 puntos básicos ante el temor de que Lisboa tenga que pedir el rescate.- La Bolsa cae un 1,46% en su peor sesión de lo que va de año
    http://www.elpais.com/articulo/economia/dudas/Portugal/disparan/presion/deuda/espanola/elpepueco/20110107elpepueco_4/Tes
    .
    The Turbo-est Taxes
    Which country has the simplest taxation system?
    http://www.slate.com/id/2280263/
    http://www.pwc.com/gx/en/paying-taxes/data-tables.jhtml
    .

    Gostar

  68. Tony's avatar
    Tony permalink
    8 Janeiro, 2011 08:16

    O JMF isto dá prisa a si ou a mim mas

    «O presidente da SLN Valor, Alberto Queiroga Figueiredo, que integra a Comissão de Honra da recandidatura de Cavaco Silva, reconheceu que o Presidente terá tido acesso a informação que outros não tiveram, sobre o que poderia acontecer ao BPN, facto que pode ter precipitado a venda

    Gostar

  69. phyloxera's avatar
    phyloxera permalink
    8 Janeiro, 2011 09:47

    “É estranhíssimo a maiorias das pessoas não estarem preocupadas com o seu dinheiro mas sim com o dinheiro do Cavaco.”

    Engano seu. As pessoas entendem muito bem porque ligam as duas coisas: o dinheiro que Cavaco lucrou e o dinheiro que lhes será subtraído . É o principio dos vasos comunicantes.

    Gostar

  70. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    8 Janeiro, 2011 10:04

    Com a devida licença,
    é como se andassem a fazer peditório
    para um gajo que lhes foi ao bolso.

    Gostar

  71. tina's avatar
    tina permalink
    8 Janeiro, 2011 10:37

    “Foi ao bolso”
    .
    Difamação. Enquanto defender Sócrates é defender alguém que lhes vai ao … todos os dias.

    Gostar

  72. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    8 Janeiro, 2011 10:37

    Apoiado, JMF.
    Temos um grave entorse de “esquerda” em Portugal, a começar pela nossa incrível Constituição (releiam, sff, por exemplo, o que lá diz sobre politica agrícola). Este entorse ainda faz olhar para transacções de acções como algo de pecaminoso, e mais ainda se tal for feito com lucro e pior ainda com muito lucro. É o velho ódio ao capitalismo e aos seus mecanismos de financiamento das empresas.

    Gostar

  73. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    8 Janeiro, 2011 10:41

    continuo à espera (sentado) de resposta: como é q o Cavaco comprou acções a 1 euro quando os accionistas já só as obtinham a 1,80?

    Gostar

  74. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 10:57

    “continuo à espera (sentado) de resposta: como é q o Cavaco comprou acções a 1 euro quando os accionistas já só as obtinham a 1,80?”
    .
    Os donos do Banco eram amigos do Cavaco.

    Gostar

  75. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    8 Janeiro, 2011 10:58

    Para a Tina tudo se resume a levar no c…

    Gostar

  76. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 11:02

    “continuo à espera (sentado) de resposta: como é q o Cavaco comprou acções a 1 euro quando os accionistas já só as obtinham a 1,80?”
    .
    Mas o mais curioso, é o que é que isso interessa? Não é dinheiro seu.
    A não ser que não tenha sido accionista ou cliente do Banco não é problema seu. Aliás pode começar a questionar os Bancos por darem empréstimos mais benéficos a uns clientes que a outros.
    .
    Fala-se mais do que Cavaco comprou ou não comprou do que os vários mil milhões de Euros dos Contribuintes colocados num Banco que deveria ter falido. E isso já é dinheiro seu.
    .
    Ou seja os portugueses continuam cada vez mais imbecis.

    Gostar

  77. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    8 Janeiro, 2011 11:05

    Não é inteiramente verdade o que refere “lucklucky” pois o então Presidente da SLN ainda ontem explicou na gravação transmitida pela TSF que ele próprio também tinha comprado a 1 €.

    Gostar

  78. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 11:06

    Por exemplo Cavaco deixou o défice atingir 10% durante 2 anos seguidos, deixou passar de 4% para 10%, deixou o PS ganhar umas eleições com 5% de défice transformado em 9%.
    Mas nada disso preocupa os Portugueses, o dinheiro deles.
    O que interessa aos Portugueses é um negócio qualquer irrelevante entre duas personagens de novela na qual não há dinheiro deles.
    .
    Assim se demonstra o estado cada vez mais esquizofrénico do País.

    Gostar

  79. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 11:09

    “Não é inteiramente verdade o que refere “lucklucky” pois o então Presidente da SLN ainda ontem explicou na gravação transmitida pela TSF que ele próprio também tinha comprado a 1 €.”

    Estou-me nas tintas que Cavaco tenha comprado a 0,1 , 1 Euro ou 1000 euros. Até lhe podiam ter sido dadas.
    Não é problema meu.
    O meu problema é o dinheiro que este Governo colocou no Banco.
    Aí já é dinheiro meu.

    Gostar

  80. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 11:28

    Major Alvega:

    Escrevo no Cocanha mas não posso deixar link que fica logo bloqueado.
    Basta ir ao Google e escrever zazie cocanha que dá com o estaminé.

    Gostar

  81. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    8 Janeiro, 2011 11:32

    interessa sim. a “empresa” que lhe fez o favor e lhe proporcionou os avultados retornos era gerida de modo criminoso e não obtinha receitas que permitissem tais negócios. era uma dona Branca dos ricos: enquanto existissem papalvos que depositassem dinheiro no BPN a coisa dava, mas um dia atingiria o seu limite obviamente. hoje pagamos todos o buraco feito nos depósitos do BPN e os lucros do Cavaco. afirmar que o “dinheiro do cavaco não nos interessa” é estupidez clubística política ou atraso mental. e o facto do sócrates ser outro vigarista não desculpa o cavaco nem ninguém.

    Gostar

  82. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    8 Janeiro, 2011 11:35

    Que porra de país que perde tempo a discutir fantasias…
    Qual é o problema?
    Cavaco comprou acções a 1€. Comprou e fez um bom negócio. É mais do que evidente que, o preço a que as comprou foi, digamos, um preço consertado com o Oliveira e Costa, uma vez que só ele tinha acesso aquele preço enquanto presidente do banco. Mas não vejo mal algum nisso. É absolutamente normal que a instituição queira ter como referencia accionista (ainda que marginal)uma pessoas destacada e importante como era Cavaco Silva. È uma forma normal e uma prática corrente em todas as sociedades anónimas. É uma forma de credibilizar a própria instituição e atrir mais investidores. Eu faria exactamente o mesmo. Só quem não anda neste mundo ou nunca assistiu ao desenvolvimento das sociedades anónimas é que pode estranhar uma coisa destas.

    E portanto um não-problema . O que a esquerda quer é, apenas, dizer ao povo, ao povão, que Cavaco Silva é um homem rico à conta da politica. É a esquerda no seu pior. Uma propaganda que a esquerda sabe que colhe bem junto do povo inculto.

    RB

    Gostar

  83. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    8 Janeiro, 2011 11:35

    já houve um gajo que escreveu por aqui uma coisa sobre a dissonância cognitiva. uma das estratégias para lidar com esta é sempre a da negação das evidências. povo burro que não cresce nem à porrada. como também escreveu para aqui um gajo qualquer: “é por isso que somos pobres” e continuaremos a ser: fornicam-nos pelas traseiras e adoramos o fornicador.

    Gostar

  84. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    8 Janeiro, 2011 11:41

    Qunato a contratos e valores concertados a priori. Parece que não foi o caso, mas não deixa de ser curioso que milhões de portugueses tivessem feito esse tipo de contratos com os seus bancos aquando das privatizações da galp, da edp etc. Eu fi-lo por proposta do meu banco e vendi acções a um preço previamente contratado.

    RB

    Gostar

  85. D's avatar
    8 Janeiro, 2011 11:43

    Concordo com o jmf. Não se devia falar no caso da compra das ações pelo Sr Silva e familiares.
    O que interessava falar era do Freeport, das casinhas da Guarda, etc, isto é nos casos que envolvam o Sócrates. E também referir as escutas do Face Oculta onde aparece o Sócrates, que deviam estar destruidas, que foram destruidas, que não foram destruidas, que serão destruidas, que não serão destruidas, que se forem destruidas aparecerão as resmas de cópias. Isto sim era importante falar agora, veja-se o Expresso de hoje, para contrabalançar a compra das ações por 1 euro (os outros compraram-nas na altura por 1,8 ou 2,2 €). Parece que a vantagem esteve mais na compra do que na facilidade da venda, com 140% de chorudo lucro.

    Gostar

  86. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 11:52

    Ricciardi:

    Eu não sei o que a “esquerda” quer dizer ao povo e tudo é esquerda em Portugal, com variantes da mesma.
    Agora o que sei é que o Cavaco é um cínico e criou estes mafiosos novos-ricos que sem os cargos políticos dele não eram ninguém.
    E a historieta dele também se resume ao mesmo. Isto é bem mais parecido com uma monarquia do que se pensa- a da endogamia de Estado feita por uniões familiares.

    Gostar

  87. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 11:54

    Mas é uma forma de monarquia por voto. E os tolinhos muito gostam de eleger trafulhas. Mal seria se tivessem a Nação dignamente representada por monarca impoluto.

    Gostar

  88. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 11:56

    Tu até deves saber disto melhor que eu. Aí na República das Bananas é assim que a coisa funciona. Por cá o que mais é também é sobas. Só somos Europa da boca para fora.

    Gostar

  89. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:03

    RB:
    Vê lá se percebes uma cena: o mundo da finança é assim mesmo. Nada disto é caso de polícia. É assim que a coisa funciona.

    Só que tu não és Presidente da República nem nunca foste Primeiro Ministro.

    A questão é apenas esta- quem se apresenta ao eleitorado para cargos destes não pode brincar com cenas meio estranhas e muito menos promover trafulhas a conselheiros. Se o faz não se admire que lhe cobrem.
    E a nós, que não vivemos da partilha do bolo, tanto deveria fazer que as denúncias viessem de trafulhas maiores que andam na corrida. Porque o que falta fazer é uma limpeza geral a toda esta porcaria.

    Mas não. Os tugas até parece que já tomaram o gosto à merda que lhes apresentam. E examinam as bostas com todo o carinho para encontrarem virtudes no fedor que sempre é do seu clube.

    Gostar

  90. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:09

    Mas o voto é mesmo uma gigantesca mentira. O maralhal julga-se em pé de igualdade de Primeiros Ministros; Presidentes da República ou directores de Banco de Portugal. É a novela dos pobres.

    Lá por enfiarem o papelete na urna imaginam uma igualdade social e, quem sabe, uma possível recompensa nem que seja por imaginarem que os eleitos lhes devem gratidão eterna.

    Gostar

  91. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:12

    No caso dos ingénuos que gostam muito das virtudes democráticas da ética republicana.
    Porque os que se fazem ingénuos mas não dormem em serviço bem sabem que a coisa pinga. Pinga sempre quem manda é a casta partidária à vez. E tanto faz que o cargo para que concorrem- é sempre tribalismo político a que convém colar-se do lado mais conveniente.

    E com estas manhas, até se fazem passar por pessoas ciclicamente respeitáveis.

    Gostar

  92. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    8 Janeiro, 2011 12:20

    Zazie,

    Tens razão quanto à qualidade das pessoas que nos governam e governaram. Mas não é isso que está em causa neste episódio. Uma coisa é saber-se o que se sabe no presente, outra coisa é ser bruxo e adivinhar que aquele banco estava a ser gerido como a mafia.
    .
    Estou convencido que o que esteve em causa na operação é simplesmente uma questão de nome, de referencia, de publicidade, se quiseres. O nome Cavaco dignificava o corpo acionista, como dignificava o Luis Figo, ou um actor conhecido, ou outro tipo qualquer com projeção.
    As sociedades reservam na discricionaridade do seu presidente a tarefa de promover e tornar apelativo o corpo accionista.

    Isto passou-se assim:
    OC (Oliveira e Costa)
    CS (Cavaco Silva)

    OC – Como é CS, tens de abrir aqui uma conta pá.
    CS- Epá sabes, tenho as massas ali no BCP e na CGD e até me estão a dar pouquito.
    OC- Toma, assina esse papel e abre lá uma conta e trás a familia também.
    CS- Está bem pá, mas que taxa me dás?
    OC- Pá, olha posso ceder-te umas 100k acções ao par. O banco está a ir bem e conto que elas valorizem bué e pronto pá, não escondo que tinha grande prazer em ter-te como accionista.
    CS- Ok OC, vou meter aí 100k e dizer à minha filha que o faça também. A ver se ganho algum.
    OC- Vais ganhar pá, vais ganhar.
    .
    Et voilá. Queres conversa mais sadia?
    .
    RB

    Gostar

  93. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:23

    Ó pá- tu também és ingénuo. Bruxos são eles todos e mais as rotweillers que até foram ao casório da filha do gazolineiro com o filho do padrinho do “menino de ouro”.

    Se encontrares alguém que não tenha estado presente e que nunca tenha tido tacho nos mesmos lugares por via da política, conta-me que eu sou toda ouvidos.

    Gostar

  94. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:25

    Aí em África não é assim que funciona a ética democrática e republicana?

    Pois então estavas tu à espera que estes sobas fossem diferentes por alminha de quem?
    Acaso não são todos filhos, compadres e primos e padrinhos há décadas?

    Gostar

  95. será's avatar
    será permalink
    8 Janeiro, 2011 12:28

    expliquem-nos lá vá…, a começar pelo autor da posta, como é que cavaco compra acções a 1 euro cada quando os próprios accionistas já só as obtinham a 1,80 ?

    Gostar

  96. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:28

    E olha que a coisa não é menor que a Africana. Brinca, brinca e segue bem as ligações do padrinho e compadre e vais ver o mundo das arábias por onde tudo isto anda.

    E as roteweillers ficam mansinhas com estas coisas. Até ronronam e nunca se esquecem de estar presentes nos casórios.

    Gostar

  97. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 12:30

    O autor da posta anda numa de procurar virtudes à lupa no meio de caganitas. Aposto que não lhe vai responder. Ele levou a “conclusão” para o mundinho dos trocos dos mangas-de-alpaca e até se esqueceu que estamos a falar de políticos e seus servidores.

    Gostar

  98. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    8 Janeiro, 2011 12:48

    O conformismo albanês ao vir ao de cima não?

    A Justiça em Estado Puro..por cá é mais em estado de cloaca permanente….

    Gostar

  99. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    8 Janeiro, 2011 12:49

    A ler com atenção..

    FRASE FMI…..

    Gostar

  100. será's avatar
    será permalink
    8 Janeiro, 2011 12:57

    a profecia de Anti-comuna aqui está-se a realizar: cavaco a ser cozinhado em lume brando,porque prefere continuar com a boca atulhada de bolo-rei a explicar o negócio!

    Gostar

  101. pinhomar's avatar
    pinhomar permalink
    8 Janeiro, 2011 13:11

    O nosso pais ja foi uma grande naçao ,depois que se abriram as fronteiras ainda pioramos mais assaltos e insegurança näo faltam; actualmente a educaçao ,saude e finanças estäo de rastos onde iremos parar!

    Gostar

  102. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 13:22

    Ricciardi, Vc. descreveu, mais ou menos, como se “cozinha” a corrupção em Portugal.
    .
    .
    Depois dessa conversa, passados dias, liga o OC ao CS:
    .
    .

    – Ó Anibal, como estás pá? Ouvi dizer que tens outro neto? Meus parabéns.
    – É Zé, o meu filho é um homem cheio de sorte, pois nasceu sãozinho e forte. Obrigado.
    – Ó Anibal, precisava de um pequeno favor teu, nada de especial, sabes? Sabes o que é? É que o B. de Portugal está sempre aqui a fazer inspeccões e tal, e isto comenta-se, como se fossemos um bando de gatunos. E já começa a ser chato pois até já há noticias e tudo. E já sabes como são os jornalistas. Não percebem nada disto e mal vêm números, inventam logo. E isto é mesmo chato. Olha, não podes dar uma palavrinha ao Marta, que é que anda com isto? Sabes mesmo o que eu penso? Ele tem é inveja, porque trabalhamos juntos e hoje eu criei um grupo de sucesso e ele continua por lá a lamber papel. Não podes falar com ele para elel resolver de uma vez por todas deixar-me de chatear com as inspecçõezinhas, que ainda nunca encontrou nada. É só mesmo para me chatear a vida, sabes? Ele nunca gostou de mim, desde que foi para o teu governo e ele ficou por lá.


    – Ai isso é mesmo assim, Zé? Não sabia que ele tinha inveja tua e do teu sucesso no banco. Eh pá, mas eu se falar directamente com ele sobre isto vai dar um bocado confusão, porque ele é que manda nas inspecções e eu só lá vou assinar os recibos do salário. Olha, deixa estar, eu vou falar com o Campos e Cunha para ele ver o que se passa. Entretanto, olha, vou dizer ao Dias Loureiro para pressionar directamente o Marta, porque ou há ou não coisas chatas no banco. E não havendo, ele que se deixe de criar suspeitas desnecessárias sobre o banco. Não te preocupes, eu falo com Campos e Cunha e tu com o Dias Loureiro, que acaba-se com estas perseguições contra ti. Deixa lá, são invejas, não é verdade?
    .
    .
    – Ó Campos e Cunha, precisava de um favor teu porque é complicada a situação. Olha, como sabes, temos um antigo colega no BPN, que diz que e´perseguido pelo Marta, da supervisão. Eh pá, não podes dar uma vista de olhos? Se as inspecções apanharam alguma coisa? É que se não apanharam, que deixem o BPN em paz, que só ajuda a levantar falsos rumores e é desnecessário. O Zé queixa-se que é persegudo pelo Marta, desde há bastante tempo. Que o Marta está sempre em cima dele, mas não encontra nada mas mesmo assim não o larga. Fazes esse favor, fazes? Ainda por cima o Zé é um tipo que sempre contei com ele, nas horas boas e más e só te peço isto porque tenho a certeza que ele é sério e está a ser vítima das suas amizades comigo.
    .
    – Ó Anibal, eu vejo já isso. Não te preocupes que se houvesse alguma coisa, O Marta já o tinha apanhado. Eu falo com ele e acaba-se com esta perseguição pessoal ao teu amigo.
    .
    .
    -Estou, Miguel? Então como estás? Olha, precisava de um favorzinho teu. Eh pá, o Zé, do BPN, está-me sempre a chatear a cabeça, a queixar-se do Marta, que o persegue por ele ter tido sucesso ao passo que o Marta nunca saiu da cepa torta e tal. Não me podes arranjar um encontro com o Marta, para falarmos sobre o BPN, que eu agora sou estou na Administração? Fazes isso, Miguel? Muito obrigado, muito obrigado.
    .
    .
    .
    Caro Ricciradi, diga lá que não são assim que as coisas se passam? Mas dizem que isto é a forma corriqueira d efazer negócios em Portugal. Tudo gente séria, honesta, de alto gabarito social. Ou não se passa assim o fenómeno da corrupção na nossa Palermo, Lisboa?
    .
    .
    Se Vc. sabe como as coisas se passam por Lisboa e nas várias negociatas… E sabe que isto é tudo gente séria, não é verdade? Corruptos? Tráfico de influências? Naaaa! Tudo gente amiga, que se quer uns aos outros, não é verdade?

    Gostar

  103. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 13:46

    ó anti-comuna, toma lá umas beijocas em retribuição de ontem e podes ler no Cocanha o motivo pelo qual não apareceu a minha resposta.

    O teu único problema é bairrismo. Estes tipos nem são lisboetas. É tudo mourama ou beirões. O fenómeno é tuga, não é por bairro. E igualzinho ao Africano pois até tem a mesma idade das famosas democracias republicanas e laicas que os sobas herdaram da descoplonização.

    Gostar

  104. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 13:48

    Mas, se fossem lisboetas era igual ao litro. O problema está naquilo que o Dragão designa por “nacinha”. O bom povo português é espécie em extinção há muito e os exemplos dos eleitos têm vindo a desgraçar isto a uma velocidade nunca vista.

    Mas há sempre quem precise da trampa para a vidinha.

    Gostar

  105. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 13:56

    “O teu único problema é bairrismo. Estes tipos nem são lisboetas. É tudo mourama ou beirões.”
    .
    .
    Se calhar é isso mesmo. O meu problema é mesmo o bairrismo. ;)))
    .
    .
    É que, existe uma ténue linha entre a ajuda (nisto somos especialistas em pedir e fazer favores) e o tráfico de influências e a corrupção. Mas, quem a sabe definir, tem cuidado com a amizades, as negociatas que faz e o que recebe em troca pelas “ajudas que presta”. ;))
    .
    .
    Mas, só discordo de ti nisto: em vez do Coronel Tapioca de Purdeys ao tira-colo, podemos votar no Tiririca tuga. É só escolher, que há vários. heheheheheheheheh

    Gostar

  106. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Janeiro, 2011 13:57

    Alecrim e Manjerona.

    Gostar

  107. Tony's avatar
    Tony permalink
    8 Janeiro, 2011 14:10

    Cavaco comprou acções da SLN a um preço mais baixo que outros accionistas
    http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Cavaco+comprou+accoes+da+SLN+a+um+preco+mais+baixo+que+outros+accionistas.htm
    e agora jojo

    Gostar

  108. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:19

    O Coronel Tapioca não era para esse. Era para o da caridade on the road. O maluquinho da AMI.

    Gostar

  109. James's avatar
    8 Janeiro, 2011 14:23

    Estou completamente com o Ricciardi (também fazias vela por ali, pah ?)

    Toda a gente faz isso em maior ou menor escala, as coisas são como são e aki ninguém é norueguês.

    Se o meu merceeiro me arranjar qq. coisa a preço de amigo, faço o quê, digo que quero pagar mais ?

    E depois isso sabe-se pela vilória afora, e até a ciganagem itinerante me vai começar a bater à porta p’ra vender merdas ao dobro do preço que vendem aos outros, e portanto o melhor é quando sair à rua levar nas trombas uma etiqueta com otário lá escrito.

    O que o idiota do Cavaco fez ou deixou de fazer com o dinheiro dele não é da minha nem da vossa conta.
    Ponto final.
    Vão investigar os pecadilhos das vossas queridas tias faxavôr, se estiverem p’raí virados.
    Senão um dia também vos toca nas vossas não-assim-tão-inocentes costinhas.
    Isso arranja-se.

    Mas não acho que o problema seja da sobredita «esquerda».
    Axo que fia mais fino e vai p’ra lá muito disso, raízes em tempos outros, dá p’ra entender ???

    A.S.C.

    Gostar

  110. João Amaral's avatar
    João Amaral permalink
    8 Janeiro, 2011 14:25

    o beato Louça….ah,ah,ah,,,,,os berloques ficam furiosos qdo lhes chamam beatos !!!!

    Gostar

  111. Carlos Dias Nunes's avatar
    8 Janeiro, 2011 14:25

    Diz Tony: “Cavaco comprou acções da SLN a um preço mais baixo que outros accionistas”.
    Todo o negócio é crime, pelos vistos. E quem faz bons negócios merece ser condenado, claro.
    É esta mentalidade mesquinha e invejosa que está a destruir Portugal.

    Gostar

  112. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 14:32

    James, deu para entender. Eu sei que Vc. sabe, que nós sabemos como se fazem as coisas. Vc. até iz assim:
    .
    .
    “Toda a gente faz isso em maior ou menor escala, as coisas são como são e aki ninguém é norueguês.”
    .
    .
    Nós no Norte não fazemos isso assim, tão corriqueiro como Vc. o pensa. Sabe qual o seu problema? Extrapolar nos outros aquilo que viu fazer todos os dias. E até nem acha mal.
    .
    .
    Outro pensam como Vc. mas só acham mal se for o Sócrates a fazer o que os outros fazem.
    .
    .
    Como diria o outro: ladrão não é o que rouba galinhas é o que é apanhado. lolololololol
    .
    .
    Já a minha mãe, que deus a tenha em descanso, me ensinou: toda a gente é muito séria e honesta até que é apanhada. Pelos vistos, o Cavaco, parece que foi apanhado. lolololololololol

    Gostar

  113. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 14:37

    Outra coisa, caro James. Registo que Vc. associa seriedade aos tempos do Botas. Registo, porque ser sério deixou de ser importante para não se associar aos tempos do outro.
    .
    .
    Mas, volto a repetir-me: a seriedade associa-se aos tempos do Botas. Talvez por isso, talvez seja o político mais admirado, secretamente, claro, por grande parte do povo português.
    .
    .
    Deixe lá, que outros pensam o mesmo que Vc. Até me dizem: sabes? No tempo da outra senhora não era nada disto.
    .
    .
    E eu que posso dizer?

    Gostar

  114. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:46

    Claro que sim. A seriedade associa-se ao tempo do Salazarismo porque é uma verdade inegável.
    Havia um ethos de palavra- E era geral e comum em qualquer português.

    Foi esse mundo que o 25 de Abril e estes parasitas destruíram.

    Gostar

  115. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:48

    Mas destruí-se mais em meia dúzia de anos de socretinismo que em 800 anos de História.

    Essa sim, é a verdadeira tragédia e é por isso que está tudo cada vez mais igual. Enquanto não se correr com a rataria nem vale a pena mais nada.

    Gostar

  116. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:49

    E digo-te- isso é visível onde menos se espera. Estou neste momento a tratar de um exemplo de plágio de tese. Coisa impensável há uns tempos. E tudo patrocinado por gente muito séria. A transbordar de currículo.

    Gostar

  117. ordralfabetix's avatar
    ordralfabetix permalink
    8 Janeiro, 2011 14:49

    “as o mais curioso, é o que é que isso interessa? Não é dinheiro seu.
    A não ser que não tenha sido accionista ou cliente do Banco não é problema seu.”

    Pois não. saber que o PR do meu País aceitou um favorecimento de um vigarista ( na prática deu-lhe mais de 100.000€) não é problema meu. É do Cavaco. Que é distraído.

    Acontece que distraídos não servem para dirigir o País. Já nos sobram os vígaros que estão no Governo.

    Gostar

  118. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:50

    E sabes qual é a justificação destes poltrões que vivem de vender mestrados a granel? Que a culpa é do sistema. Tal e qual- o mesmo chavão que a escardalhada usava no passado para justificar a sacanice bem pessoal.

    Gostar

  119. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 14:50

    Aliás, até nas pequenas coisas se nota como a mentalidade de bastante gente é pró-corrupta.
    .
    .
    Vou contar aqui uma coisa, porque até já causou frisson nalguns, do porquê que não admito que me tratem por tu, sem me conhecerem de lado nenhum.
    .
    .
    Aqui nas caixas dos comentários, tendemos a ser todos informais. Ao fim de algum tempo, as pessoas julgam ter confiança em tratar por tu os demais comentadores. Ora, tirando a Zazie, não permito que me tratem por tu, precisamente pelo à vontade que muitos se julgam em quererem confianças, só porque estamos para aqui a discutir conversas-de-café. Precisamente, para que haja uma demarcação entre conversas de circunstância e até algum respeito mutuo, com a confiança que os portugueses (não todos, note-se) gostam logo de fazer “amizades”.
    .
    .
    Alguns começaram logo a dizer: este gajo tem a mania que é esperto e superior aos outros e, não querendo descer ao nível dos demais, é arrogante. Mas confundem descer ao nível da informalidade do tratamento por tu, com a confiança que é necessária, no tratamento na segunda pessoa, entre comentadores de um blogue.
    .
    .
    É claro, que nestas coisas, por vezes há que ser irredutível. Somos todos muitos amigos e sérios, mas nunca sabemos quem está do lado de lá. E nestas coisas, continuo um bocado conservador. Tratamento por tu só em quem penso que existe confiança para tal, de resto somos todos adultos, mas cada macaquinho no seu galho.
    .
    .
    Mas é esta informalidade que se estabelece entre os portugueses, a par de um voluntarismo típico da nossa mentalidade tuga, que depois se desenvolve e pode acabar mal. Uns dizem que os amigos não se escolhem, acontece. Eu, para ser sincero, só acredito que a familia não se escolhe, tudo o resto… É determinado pelo comportamento de cada um.
    .
    .
    Acho que deu para entender o que pretendo dizer. Se calhar sou assim, porque sou do Norte, carago. ahahahahahahahhahh

    Gostar

  120. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:54

    Este maralhal sem coluna vertebral chafurda no sistema; alimenta-se do sistema; vende as trampas do sistema; examina à lupa as maravilhas da caca do sistema e no fim ainda empinam o nariz e queixam-se de terem sido obrigados a chafurdar na merda mas o sistema assim obriga…

    Gostar

  121. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:57

    Pela minha parte estou mais habituada a ser tratada por nomes feios. Daí que se me tratarem por tu só pode ser exemplo de suprema deferência.

    Por acaso uso esse trato de forma aleatória. Há pessoas amigas e muito mais íntimas a quem nunca calhou de tratar por tu e outras praticamente desconhecidas cujo trato ficou assim.
    É ao calhas e não me incomoda nada que me tratem por tu.

    Mas geralmente tratam-me por “cobarde anónima” ainda que já tenham tirado informações e porteirices quejandas acerca de mim e saibam mais da minha vida que eu própria.

    Gostar

  122. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 14:59

    Mas gosto de morder os que tratam sempre por “caro” qualquer treta e deixam cumprimentos mesmo que não tenha dito nada. São os tugas possidónios. Uma espécie muito engraçada.

    Gostar

  123. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 15:03

    Mas na net é html e o limite deve ser apenas um: nunca trazer questões da vida privada ou íntima de alguém e respeitar todo o anonimato.

    Mais nada. Sucede que os mais grunhos andam sempre de nome e apelido completo e com tenda montada.

    Gostar

  124. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 15:06

    Zazie, acho que disseste muita coisa, sobre como funciona o nosso sistema politico-económico, aqui nisto:
    .
    .
    “Este maralhal sem coluna vertebral chafurda no sistema; alimenta-se do sistema; vende as trampas do sistema; examina à lupa as maravilhas da caca do sistema e no fim ainda empinam o nariz e queixam-se de terem sido obrigados a chafurdar na merda mas o sistema assim obriga…”
    .
    .
    Empinam o nariz e depois estão sempre a dizer que são sérios. Gente boa, séria e de alto gabarito. Basta ver o nosso sistema político.
    .
    .
    Mas antigamente, como dizias, havia um Ethos, que agora desapareceu. Basta lembrar o que a mandatária da juventude do Sócrates disse para todos ouvirem e aprender. Deve ser a educação “democrata” das novas escolas, saídos do 25 de Abril. Os fins justificam os meios.
    .
    .
    É claro que no regime anterior, também havia a pequena e a grande corrupção, mas não era ceite como hoje o é. Hoje diz-se: não somos noruegueses. Pois não. Por isso eles têm um país do caraças e Portugal, com um povo mais inteligente e esperto, está como está. E não me venham dizer que é por causa do pitroil, pois Angola tem pitroil e a nossa élite bem-pensante assentou arraiais naquelas terras. Devem dar-se muito bem com o sistema, não é verdade?

    Gostar

  125. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 15:13

    Podes crer. Eu bem me lembro como era olhada de soslaio pelos colegas e amigos por ter continuado a insistir numa educação de palavra e moral à prole.

    A minha geração é a culpada pelo que destruiu. Era moda os pais alhearem-se de educar os filhos. Dizia-se até que era coisa “facista” querer influenciar uma criança. Claro que se não forem os pais não vai ser o padeiro. Influenciados somos todos nós e é bom que se cuide da boa influência que para abandalhar não é preciso esforço.

    E passo-me com este poltranismo de quem vive na anomia e muito lucra com ela e que depois ainda tem a lata de dizer que não é nada consigo.

    Pois não. Que ideia. Mas a ver se se incomodam com o cheiro.
    Isto faz-me lembrar os gozos do Swift com os cheirinhas de cagalhões. Os críticos que examinam bostas e distinguem a superioridade dos ânus pela forma como as cagam.

    Gostar

  126. JV's avatar
    8 Janeiro, 2011 15:14

    últimos 12 meses, por exemplo, as acções da Jerónimo Martins valorizaram-se, em bolsa, 100 por cento. Cem por cento num ano, não em dois.
    E quem seguiu as cotações de muitas empresas ao longo da última década sabe que não faltaram casos de acções que duplicaram, triplicaram ou mesmo quadruplicaram de valor em intervalos de tempo relativamente curtos

    Pois, JMF, mas admitindo, com os seus critérios, que existe racionalidade nos mercados de capitais, esse incremento está relacionado com a rendibilidade da Jerónimo Martins e de outras empresas, da qual decorre a procura por títulos dessas empresas e o exponenciamento do seu preço. A SLN era, em 2003, uma empresa inapelavelmente mal gerida, cujas contas, mesmo forjadas, não escondem réditos insignficantes: quem daria, por acções de uma empresa em péssima situação, mais do dobro do que elas tinham custado no momento da sua aquisição? É um absurdo, sob a própria óptica da racionalidade económica. E sendo-o, é preciso entender se Cavaco participou silenciosamente num negócio que sabia ser ruinoso para a contraparte (e esta hipótese é absurda), se participou num negócio em que foi favorecido (e esta hipótese é a mais simpática), se consentiu ser dado como um dos accionistas da SLN para credibilizar a instituição, ou se se envolveu, com velhos conhecidos, num esquema financeiro de «compras-me isto agora que eu compro-te isto pelo dobro dentro de um ano, ficas com um dinheirito engraçado, que esta empresa é para os amigos acederem a fundos, não tem qualquer outra pretensão». Tudo aponta para as duas últimas possibilidades. Só a cegueira auto-imposta o pode fazer duvidar disso.

    Gostar

  127. James's avatar
    8 Janeiro, 2011 15:23

    anti-comuna (que raio de nick que o sr. inventou,) não me julgue sem me conhecer, e não tire do que eu digo o que eu não disse nem quis dizer.
    O facto eu saber como os outros (e a sociedade em geral, e o povo, e etc…) funcionam e fabricam as suas vidinhas não signififica necessáriamente que aprovo ou imito.
    Axo que lhe posso dixer isto:
    Não possuo uma única acção de uma única empresa, porque o meu coração bate à (extrema) esquerda, e não acredito no capitalismo, mesmo que o pudesse comprar. E por acaso até posso.
    Mas sei onde vivo e como os outros (a maioria) funka, e há muito que já me deixei disso de me armar em grande dirigente e julgador do people.
    You follow me ??

    Gostar

  128. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 15:34

    Mas queres a resposta para este fenómeno que é igual, venha ele de onde vier?

    É o mito do “sucesso” à concurso de tv. É o sucesso Big Brother. Se há lucro e ganho tudo o resto só pode ser inveja.

    E esta resposta é a de todos os Abrantes. É sempre por inveja que existem cabalas contra o sucesso do PM. Só pode ser por cabala beata que se desconfia de lucros de acções entre amigos de um banco a abarrotar de traficâncias e com conselheiros de Estado à boleia.

    O problema é este- o mundo às avessas onde os fins justificam os meios e a moral é considerada um empecilho beato que faz de alguém um pobrizinho.
    Eles são ricos- de espírito- principalmente- Q.E.D.

    Gostar

  129. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 15:38

    Para terminar que tenho de responder ao plágio. Nesse, às tantas, a mestranda bem orientada, também se sai com umas inventona e diz assim: “de certeza que deve ter havido concurso público para adjudicação do trabalho do convento. Mas, se não houve, então foi por indicação do mestre x.”

    Topas- inventa um concurso público sem a menor fonte. Mas rapidamente muda de agulha e, como os tempos ensinam, se não houve concurso, houve cunha.

    ehehe Tudo opções, como ela também diz. Pode-se sempre optar por concurso ou cunha. O que importa é o sucesso. A moça também usa o termo “sucesso” para um artífice medieval.

    “:O)))))))

    Gostar

  130. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 15:46

    Nop, James, não o sigo. Desculpe, mas não o sigo. Dizem para aí que tenho a mania de distorter o que as pessoas dizem. Se foi esse o seu caso, tenha mais cuidado no que escreve.
    .
    .
    O que Vc. escreveu foi isto:
    .
    .
    “Toda a gente faz isso em maior ou menor escala, as coisas são como são e aki ninguém é norueguês.”
    .
    .
    Toda a gente, incluindo Vc. não é verdade? Não o incluiu? Então não diga toda a gente. Diga o sistema, a maioria do maralhal, etc. Não diga toda a gente, porque o inclui a si. Estou a distorter o que Vc. disse? Não. Não sou analfabeto.
    .
    .
    “Se o meu merceeiro me arranjar qq. coisa a preço de amigo, faço o quê, digo que quero pagar mais ?”
    .
    .
    Fala como eu., Não aceite o negócio: Aliás, para não sermos defraudados, a primeira regra é não aceitar “free lunchs”. Ao aceitar uma proposta muita boa, é bom saber o que poderão querer de volta. Mas, é verdade, fui educado num ambiente diferente. Reconheço que é culpa minha e dos valores que me meteram na mona oca.
    .
    .
    “O que o idiota do Cavaco fez ou deixou de fazer com o dinheiro dele não é da minha nem da vossa conta.
    Ponto final.”
    .
    .
    É tão da minha conta, que ele vai ser paga através dos impostos. Vc. é que considera que não é da sua conta, mas é da minha, de todos nós.
    .
    .
    “Vão investigar os pecadilhos das vossas queridas tias faxavôr, se estiverem p’raí virados.”
    .
    .
    Para isso deve existir a bófia e a censura social. Cada qual sabe da sua vida e não tenho nada a ver com a das minhas tias. Como o disse, familia não se escolhe, nasce-se com ela.
    .
    .
    “Senão um dia também vos toca nas vossas não-assim-tão-inocentes costinhas.
    Isso arranja-se.”
    .
    .
    Aqui Vc. acha normal que se fabrique provas para incriminar alguém da nossa familia. Mais mafioso que isto, não há. Se estou a distorter é porque a minha educação foi diferente da sua. Graças a deus.
    .
    .
    Ainda bem que não fiz vela por alguns locais chiques de Portugal. Tive azar, em vez de vela, já trabalhava no duro. Coisas da vida, não é? Mas a trabalhar recebi uma boa formação, que perdura até aos dias de hoje.
    .
    .
    Meu caro James, se distorti as suas palavras, pelo-lhe desculpa. Sou filho de uma má educação, de dificuldades e da dureza da vida. Não tive a sorte de ter outra educação. Teria sido sorte? Quem sabe?
    .
    .
    E agora vou beber o meu bagacinho, que hoje estou bem disposto. ehehheheheheheh

    Gostar

  131. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    8 Janeiro, 2011 15:50

    Zazie, eu sei exactamente porque é que não gostas do Cavaco. Quando se fala nele imaginas a cara do dito a comer bolo-rei, não é? a mim também me enoja, confesso. Aliás penso que ele tem a mesma pinta a comer bolo-rei quanto jeito a explicar-se sobre o que quer que seja.
    .
    Não sei, mas eu funciono assim… por imagens. Quando falo sobre Bento XVI vem-me à cabeça a figura de barata tonta que ele fez à procura do anel que perdeu na Igreja…
    .
    Com o cavaco é a mesma coisa… vem-me tambem à cabeça a boca do tipo a mover-se, para cima e para baixo, com bocados de bolo-rei nos cantos; nada que se compare com a espuma de Mira Amaral, claro.
    .
    Agora, falando sério, Cavaco não tem jeito para se expôr, não tem o dom da palavra… e talvez seja isso que atrai o povo. Mas uma coisa é certa, foi o mais competente governante (1º ministro) que tivemos desde o tempo de salazar. É um bocado totó, é certo, mas foi um governante competente. Como presidente não colhe a minha simpatia, porque considero que um bom 1º ministro não é necessariamente um bom presidente. Da mesma forma que um bom vendedor, não será necessariamente um bom director comercial. A Politica portuguesa enferma do mesmo mal que os modelos de negócios. A tendencia em portugal para promover as pessoas, é sempre numa lógica vertical. O que dá quase sempre errado. Bom vendedor promovio a director ou bom 1º ministro promovido a presidente.
    .
    Agora, as alternativas são nulas. Não existe alternativa a Cavaco.
    .

    RB

    Gostar

  132. James's avatar
    8 Janeiro, 2011 15:53

    zazie, vou-lhe contar uma coisinha, a propósito de um comment seu lá muito mais p’racima e do que está a fazer.
    Em tempos que já lá vão apanhei-me com uma tese de doutoramento de um desgraçado que por acaso até foi ministro de qualquer coisa do Cacaco (e por acaso até trabalhei para o maninho dele muitos anos depois, coincidência…)
    ‘Atão akilo tinha a espessura do meu dedo anelar, e kékéke era ?
    Uma recensão, o idiota foi a uma biblioteca qualquer, sacou 24 livros, e citou não sei quantos parágrafos de cada um. Sempre axei que a FEUP era uma fac. de m$%&=a (eu sou lic. pelo Técnico, rivalidades…)
    Mas estava muito ocupado na altura e pensei com os meus botões, Maçada, há akela cadeira a que tenho que passar, uma dakelas irrelevante que serve só p’ra dar emprego e carreira a um otherwise incompetente.
    Pensei eu com os meus botões, o idiota do profe. também não deve conhecer isto, tão obscuro que é.
    Peguei na minha malta (uns outros 4/5 gajús/ahs) e disse-lhes «Pessoal, peguem aki nisto e façam uma cópia seleccionada, mas de maneira a que os parágrafos pareçam fazer sentido uns com os outros, e que não dê mais que 20 páginas A4, senão dá nas vistas…».
    Meu dito meu feito, boa aposta , o imbecil do arquitecto comeu akilo tudo, hook, line and sinker.
    Tivemos todos 17… e quando saímos dali não conseguíamos parar de nos rir.
    De modo que boa sorte zazie, a pequenada hoje não deve ser mais estúpida que nós….
    Ah e voltando à vaca fria, o que é que o Cacalho e Mariah hão-de fazer ?
    Talvez… (perguntem ao P.Abrunhovsky, ele sabe)

    Gostar

  133. James's avatar
    8 Janeiro, 2011 15:59

    E zazie, o Swift não era o gajú que tinha akela ideia genial de a gente cuidar da fome e excesso de população devorando as criancinhas, ou perdi-me aki ?

    😉

    Gostar

  134. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 16:10

    “Interessa sim. a “empresa” que lhe fez o favor e lhe proporcionou os avultados retornos era gerida de modo criminoso e não obtinha receitas que permitissem tais negócios. ”
    >Irrelevante. Mas ainda assim, sabe se estava falido naquela altura?
    .
    era uma dona Branca dos ricos: enquanto existissem papalvos que depositassem dinheiro no BPN a coisa dava, mas um dia atingiria o seu limite obviamente.
    >Não sabe.Mas que raio têm os clientes do banco que ver com isso se for verdade.
    .
    “hoje pagamos todos o buraco feito nos depósitos do BPN e os lucros do Cavaco. ”
    >Hoje pagas porque o Governo quis. Nada mais. E é isso é que é importante.
    .
    “afirmar que o “dinheiro do cavaco não nos interessa” é estupidez clubística política ou atraso mental. e o facto do sócrates ser outro vigarista não desculpa o cavaco nem ninguém.”
    >Não votei nem votarei num sociallista como Cavaco. Estupidez têm os Portugueses que vão logo atrás de qualquer novela mediática produzida pelas “fontes” nos media enquanto aquilo que conta : onde está o seu dinheiro não os leva a construir novela nenhuma. Não passam de carneiros atrás de folhas de jornal.

    Gostar

  135. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:15

    Sim, é esse, Major

    …………….
    Não. Não é necessariamente por causa da falta de maneiras. É por sempre o ter achado cínico. Mais cínico que aquilo não existe. E fiteiro- a fita do tabu só à chapada.

    Politicamente é o responsável pela criação destas aves de arribação que depois até apadrinham “meninos de ouro”.

    Mas não sou contra o Cavaco por alternativa política. Acho é que isto nem faz sentido- a puta da ética republicana fede e a ideia igualitária da democracia para eleger reizinhos é cretina, apesar de eu nem ser monárquica.

    Estou como o José. Acho piada ao bobo da corte que anda a partir a loiça- o José Manuel Coelho.
    De resto, raramente voto, e nunca seria desta vez que o ia fazer

    Gostar

  136. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 16:19

    Lucklucky, Vc. está a analisar a coisa pela rama.
    .
    .
    É que Vc. esquece-se que a corrupção é paga por todos nós. Sob várias formas, a começar pela directa (através de mais impostos, logo á cabeça, ou pagando produtos e serviços mais caros, para pagar a corrupção) e indirecta, pois como bem Vc. diz, a nacionalização acaba por pôr sob os nossos ombros o custo da má gestão e gestão danosa, daquelas sociedades.
    .
    .
    Portanto, a sua análise está errada. Fechar os olhos à corrupção é deixar que nos vão ao bolso. Logo, deixar que nos roubem. O nosso dinheiro.
    .
    .
    Mas eu entendo porque Vc. não quer falar no caso. Não é por simpatizar com o Cavaco, isso sabemos todos, desde há muito, que Vc. nunca poderá ser acusado desse facto. É porque, pensa Vc., o Cavaco está a ser cozido vivo por campanhas do BE. Ou seja, Vc. fecha os olhos aos factos e nem analisa o caso profundamente, porque são os comunas do BE que estão a cavalgar isto. Mas faz mal. Porque, se alguém errou bastante, foi o Cavaco, não os comunas, que exploram os erros dele para obter beneficios políticos. Imagine se descobriamos que o Anacleto estava envolvido em algo semelhante. Vc. fechava os olhos? ehhehehheheh
    .
    .
    Mas, já agora, aconselho-o a ler este pequena entrevista. Não concordo com a proposta de criminalizar o chamado enriquecimento ilicito, mas concordo com muito do que ele diz. A começar por isto:
    .
    .
    “– Os interesse partidários e os interesses pessoais dos políticos sobrepõem-se aos interesses do País?
    .
    – Há uma solidariedade com a corrupção e com os corruptos que está a destruir a democracia portuguesa.”
    .
    In http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/peticao-cm/henrique-neto-partidos-sao-um-polvo

    Gostar

  137. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:20

    Nãi vejo é semelhanças entre a boçalidade de se comer bolo de arroz de boca aberta e maluqueira de um Papa andar à cata de anel de cu para o ar.

    Eu também detesto perder coisas
    ahahahahahaha
    E curto este Papa de tal modo que só mesmo lendo o Swift é que consigo achar piada aos gozos com toda aquela pompa. Esse tem passagens de chorar a rir a gozar com o beija-mão. Chama-lhe beija pé e que os papas têm essa mania de erguerem o pé, se preciso até à boca do quem está à frente, até que se decidam a o beijá-lo.
    “:O)))))

    Gostar

  138. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:27

    Aquele mastigar de bolo-rei de boca aberta tem uma tradução diferente da que fizeste.

    É a imagem do broeiro que sempre foi e do medíocre economista que nunca deixou de ser. E isso nã0 muda nem que nasça mil vezes.
    Tem é consequência diferente- apura a finória com o tempo e com os cargos.

    Gostar

  139. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 16:29

    Anti-comuna não tenho paciência para tanta asneira que leio por aqui incluindo a sua. O Estado colocou lá o dinheiro porque quis.
    .
    Basta dizer isto: Portugal está na bancarrota. Os comentadores que falam do BPN como uma Dona Branca também falarão de Portugal como uma Dona Branca?
    .
    Serão cúmplices? Devolverão o dinheiro que ganharam nos últimos anos aos investidores?

    Gostar

  140. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 16:30

    Um outro BPN na falência:
    .
    BERLIN (Reuters) – Germany and France want Portugal to accept an international bailout as soon as possible in order to prevent its debt crisis spreading to other countries, German magazine Der Spiegel reported on Saturday.

    Without citing its sources, the magazine said government experts from both European heavyweights were concerned Lisbon will soon not be able to finance its debt at reasonable rates, after its borrowing costs rose at the end of last year.

    Berlin and Paris also want euro zone countries to publicly commit to do whatever it takes to protect the bloc’s single currency, including topping up a 750 billion euro ($968 billion) rescue fund if necessary.

    Portugal is viewed by many economists as the peripheral euro zone country that is most likely to follow Ireland and Greece to seek an international bailout as it grapples to cut its debts and borrowing costs. It holds its first bond auction of the year next week.

    Gostar

  141. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 16:33

    “Anti-comuna não tenho paciência para tanta asneira que leio por aqui incluindo a sua. O Estado colocou lá o dinheiro porque quis.”
    .
    .
    Ou por causa da corrupção. lolololololol
    .
    .
    Vá, engula também o seu bolo-rei. ;))

    Gostar

  142. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:34

    Mas gosto muito de morder estas movimentações sociais sempre que há abertura às urnas.
    Em vez de coveiros, é ver as dezenas de “homens livres” que dobram o lombo para os ajudar a elevar ao poleiro.

    Um fenómeno espantoso. Muito gostam de pertencer a “comissões de honra” na desonra geral da “nacinha”- para parafrasear o Dragão.

    Gostar

  143. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:36

    O Luck só votaria num liberal mais puro que a pureza do Estaline. Como isso parece que é fenómeno que ainda não apareceu na Europa e ele é todo anti-facista; fica à espera que a utopia se realize por milagre de multiplicação dos pães na miséria.

    Gostar

  144. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:37

    O Luck é um liberal ortodoxo- todo 4 yorkshiremen.

    Gostar

  145. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 16:39

    “Um fenómeno espantoso. Muito gostam de pertencer a “comissões de honra” na desonra geral da “nacinha”- para parafrasear o Dragão.”
    .
    .
    Mesmo que alguns que passaram grande parte dos últimos anos a malhar nele. ehehhhhhehh
    .
    .
    Este país é espantoso. A malta para aparecer na fotografia faz de tudo. lololololol
    .
    .
    Aliás, alguns estão lá, são criticados pelo Cavaco e não pedem a demissão desses “instrumentos florais”. Estou a pensar precisamente nos administradores da CGD que lá vão emprestar a sua careta para ajudar o homem a ser eleito. ahahaahhahhhaha

    Gostar

  146. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Janeiro, 2011 16:42

    O Luck é um liberal ortodoxo- todo 4 yorkshiremen.

    Não, Liberal Ortodoxo acredita no Padrão Ouro. Eu não.
    Vê como poderia ser pior… :o)

    Gostar

  147. zazie's avatar
    zazie permalink
    8 Janeiro, 2011 16:45

    Tem razão- Luck- como bom yorkeshireman v. prefere acreditar no padrão do sabão-macaco e sonhar com a lavanda e o espumante para todos, a nascerem que nem cogumelos, dos cortes na miséria à custa dos atlas de investimento.
    “:OP

    Gostar

  148. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 16:46

    Estas comissões de honra são um espanto. Aquilo mais parece uma palete dos Idolos que uma comissão de honra política. Fazem-no para se promover ou promoverem o Cavaco?
    .
    .
    Mas nestas coisas, há quem o faça para olhar pela vidinha. Veja-se o caso da compra das acções SLN a um membro de uma comissão de honra do Pateta Alegre. (Nem sabia que o Coronel Tapioca era o Nobre. )
    .
    .
    Pelo que noticiou a SIC, o sr. Lima conseguiu que o BPN lhe comprasse acções a 3,04 aéreos, mais os juros e os gajos do BPN dizem porque não conseguiram anular o contrato assinado pelo Oliveira e Costa. De permeio tentaram atirar as culpas para o Cadilhe e para o tipo da Efisa.
    .
    .
    Outros, com o mesmo tipo de contrato, viram-lhe recusada a compra das acções, porque talvez não fizessem parte da comichão com honra do Pateta Alegre. lololololol
    .
    .
    Entretanto, o Alegre, parece que adoeceu súbitamente, por causa da publicidade ao BPP. E, outro, que meteu água e anda fugido, antes que chovam perguntas incómodas. lolololololol
    .
    .
    Que rico sistema político há em Portugal. ahahahhhhah

    Gostar

  149. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    8 Janeiro, 2011 16:48

    Espero que a comichão de honra dos demais Tiriricas não sejam como as dos principais candidatos. Senão…
    .
    .

    Gostar

  150. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    8 Janeiro, 2011 17:52

    Mexeu no lixo, apareceu logo a Zazie.

    Gostar

  151. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    8 Janeiro, 2011 22:00

    Está absolutamente desculpado.
    Só não entendo a sua repugnância em mexer no lixo, foi onde sempre viveu.

    Ou não fosse o senhor um ensaísta, que se faz passar por jornalista, ao contrário da outra que se diz ensaísta, mas não passa de um arremedo de jornalista.

    Gostar

  152. Pó's avatar
    permalink
    9 Janeiro, 2011 03:06

    … compadrios, tráficos de influência, um pouco de lobbismo familiar, agitar bem criar umas revoluções simuladas para não desconfiar, mudar apelidos, um pequeno boudoir de mobbings de estagnação da mobilidade social, e está desenhado um pequeno paraiso para alguns a beira mar ,lapso… lapso a beira apenas mesmo já que estas familiazinhas são todas de lá comem a mesma mesa, um filhote em cada clube não vá sair um outro joker.

    Gostar

  153. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    10 Janeiro, 2011 04:00

    No Porto [Puarto] é que é porreiro pá para fazer negócios. É sempre a sacar…

    Gostar

  154. César's avatar
    César permalink
    17 Janeiro, 2011 18:03

    QUEM é ANIBAL CAVACO SILVA ? Presidente eleito da Republica Portuguesa
    UMA FRASE DE CAVACO SILVA sobre os funcionarios publicos :
    “Como é que nos vamos ver livres deles ? Reformá-los não resolve o problema porque deixam de descontar para a Caixa de Aposentações e portanto diminui tambem a receita de IRS. Só resta esperar que acabem por morrer . “

    Gostar

  155. James's avatar
    22 Janeiro, 2011 11:51

    Zé Manel, não é um bocadinho ‘arriscado’ e vagamente ‘indecente’ andar a esmiuçar o que uma pessoa tem ou deixa de ter aqui ou ali ?
    Se te lembras, os franciúsquos não ficaram caladinhos uma data de tenmpo sobre a fulana ‘Mazarine’, filha meio-semi-ilegal do ‘mon ami’ ?
    Qual é exactamente o problema ?? Disclorure rules above everything ???
    É por aí ????

    Gostar

  156. fernandoaquintas's avatar
    fernandoaquintas permalink
    13 Dezembro, 2011 15:11

    Só vos falta beijar o cu ao cavaco… e honra.lo com uma estátua maior que a do Cristo-rei no rio, ás portas de Lisboa! Já agora uma poster dele em todas as escolas e casas… Criem também santuários ou até uma seita religiosa, para se poder louvar a esse tão grande homem! Desculpem… homem grande é pouco… Homem de inqualificável e incalculável valor!

    Gostar

  157. algarvio's avatar
  158. algarvio's avatar

Trackbacks

  1. Tweets that mention Desculpem, mas vou ter de mexer no lixo* « BLASFÉMIAS -- Topsy.com

Indigne-se aqui.