o problema
7 Janeiro, 2011
O problema da venda das acções que Cavaco detinha no BPN prende-se essencialmente com o lucro que ele conseguiu obter na operação, ainda por cima num curto espaço de tempo. Se em vez de ter ganho dinheiro tivesse perdido, Cavaco estaria agora a ser exaltado pelos seus e ignorado, sobre o tema, pelos adversários. Como é sabido, os portugueses são um povo que mantém, de há muito, o estigma que a Igreja medieval lançou sobre os «juros» e o «lucro» e que o socialismo actualizou, no século XIX, com a condenação das «mais-valias». Em Portugal, quem tem sucesso nos negócios é suspeito e invariavelmente, mais tarde ou mais cedo, investigado. E é também graças a esta mentalidade que o país está falido.
25 comentários
leave one →

Todo o processo de compra e venda das as acções parece-lhe transparente ou comum?
GostarGostar
Artigo 29.º 32
(Desistência de candidatura)
1. Qualquer candidato pode desistir da candidatura até
setenta e duas horas antes do dia da eleição, mediante declaração
escrita, com a assinatura reconhecida por notário, apresentada ao
Presidente do Tribunal Constitucional
GostarGostar
É, e a Espanha a Irlanda a Itália e até a França, também. Obviamente pelo mesmo motivo.
.
Ficamos a saber que, segundo rui a., todos os nossos problemas se resolvem se nos convertermos ao budismo e, se em vez de Santo Agostinho e Marx, erguermos ao altar Confúcio e Tao…e Mao?
GostarGostar
Manuel Alegre:
“Preciso urgentemente dos meus documentos universitários, inclusivé as cadeiras feitas e respectivas classificações. Junto do meu padrinho tenho possibilidades de completar o meu curso. Seria óptimo se “arranjassem” as coisas de modo a que o certificado dissesse ter eu o 3º ano completo.
Será conveniente que esses documentos venham por mão própria, para esses filhos da puta não os roubarem no correio. Escrevam-me muito e contem o mais que puderem. Mandem as cartas para: “
in: http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/-spam—b–Politica—b—-spam-/FOTOGALERIA-(NAO-MOVER-SO-COPIAR)-(38).aspx
Ecotretas
GostarGostar
“Seria óptimo se “arranjassem” as coisas de modo a que o certificado dissesse ter eu o 3º ano completo.”
não há dúvida que a falcatrua está no sangue dos socialistas. Até neste tempo, para eles seria fácil falsificar um certificado. Incrível a falta de princípios generalizada desta gente.
GostarGostar
Rui,
.
Eu acho que foi só o aproveitamento de uma situação para difamar. Se tivessem investigado um pouco, teriam verificado que Cavaco não beneficiou especialmente da venda, que outros fizeram ainda mais lucros. Até possivelmente sabiam isso, mas resolveram ir para a frente, na tentiva de difamação. Como disse jnf, esta gente não presta.
GostarGostar
Cavaco Silva é um bom economista. Comprou 100 000 euros de acções à boa SLN que passado pouco tempo vendeu à própria SLN por uns bons 240 000 euros, ajudando assim a cavar um bom buraco no BPN, que mais cedo ou mais tarde irá será tapado pelo bom suor do bom trabalho do bom povo português. No dia 23 vote em boa consciência, vote no bom Cavaco.
GostarGostar
O estigma sobre os lucros (nomeadamente os que são obtidos no seguimento de empréstimos) também vem escarrapachado na “sharia”, o que faz a vida negra à actividade bancária dos países muçulmanos (teoricamente impedidos, por ela, de cobrar juros pelos empréstimos, e de os pagar pelos depósitos).
GostarGostar
O Expresso fez em 2009 uma investigação sobre as mais valias de Cavaco e a filha com as acções da SLN, tendo até publicado as cartas com as ordens de venda, onde estão os despachos de Oliveira e Costa determinando o valor das acções. Mas quando no Expresso descobriram que na mesma epoca e nas mesmas circunstancias houve acções transacionadas por um preço superior, em vez de darem enfase a esse facto e matado aí definitivamente o assunto não o fizeram, limitaram-se apenas a um laconico, e cito de memoria: “o valor das acções vendidas por Cavaco Silva, não andava longe de outros negocios feitos na mesma epoca”. A maneira como se noticiam os factos faz toda a diferença.
GostarGostar
“o valor das acções vendidas por Cavaco Silva, não andava longe de outros negocios feitos na mesma epoca”.
E ao que parece aidna foi mais baixo do que alguns. Esta gente não presta mesmo.
GostarGostar
“ajudando assim a cavar um bom buraco no BPN”
AHAHAHAHA, agora a culpa da falência do BPN é o Cavaco Silva. Incrível os argumentos rebuscados, estão mesmo desesperado!´
.
A propósito de gente que não presta, será que Alegre ainda usa o falso certificado?
GostarGostar
“O problema da venda das acções que Cavaco detinha no BPN prende-se essencialmente com o lucro que ele conseguiu obter na operação…”
Falso! Tem que ver, isso sim, com o facto do funcionamento das regras do mercado não serem iguais para todos! Tem que ver, também, com responsabilidade política de alguém que calou situações que sabia existirem.
É curioso como os autores deste blogue (excepto o CAA), sempre tão prontos a jurarem a infalibilidade das regras do mercado, têm necessidade de andar às voltas para não tocarem no que é evidente.
GostarGostar
“que mais cedo ou mais tarde irá será tapado pelo bom suor do bom trabalho do bom povo português”
AHAHAHAHA, agora a decisão dos socialistas de nacionalizarem o BPN é culpa do Cavaco.
.
E que mais é culpa do Cavaco, os juros a 7,17% só porque o primeiro minsitro não quer chamar o FMI e prefere condenar o povo português a uma dívida cada vez maior só para não admitir que falhou rotundamente?
GostarGostar
“Falso! Tem que ver, isso sim, com o facto do funcionamento das regras do mercado não serem iguais para todos!”
.
Grande difamador que você é. Como se Cavaco não tivesse procedido de maneira normal, como tantos outros cidadãos que ainda lucraram mais do que ele na altura.
GostarGostar
“Tem que ver, também, com responsabilidade política de alguém que calou situações que sabia existirem.”
Pura difamação! Você é daqueles que vai direitinho ao inferno.
GostarGostar
O problema é outro. Cavaco foi mais um dos que receberam uma luva da SLN através dos supostos lucros dessas acções. Essas acções eram mais um dos meios da SLN/BPN para fazer desaparecer dinheiro para os bolsos dos amigos. No outro lado temos milhares de cidadãos comuns a quem foram impigidas essas acções e não receberam juros e o capital investido esfumou-se.
GostarGostar
“Como é sabido, os portugueses são um povo que mantém, de há muito, o estigma que a Igreja medieval lançou sobre os «juros» e o «lucro» ”
Caro rui, é sempre bonito ver-se a criatividade dos bloguers para num assunto como as acções do BPN conseguirem falar mal da igreja.
Quero só lembra-lhe que o problema do lucro não é um problema de inveja mas sim de detecção de um possivel “pagamento de favores”, possivel “corrupção” ou possivel “tráfico de influências” no meio dos decisores politicos, no fundo um problema de termos uma cidadania atenta. Tanto acontece com quem tem um bónus desproporcionado num negócio “caseiro” como com quem sai de ministro de obras públicas e passa a presidente do grupo “XPTO obras públicas S.A.”
Se quiser ter a criatividade de achar que quem está atento a essas situações é invejoso força.
GostarGostar
“No outro lado temos milhares de cidadãos comuns a quem foram impigidas essas acções e não receberam juros e o capital investido esfumou-se.”
.
Grandes difamadores. Todos os que venderam na altura que Cavaco vendeu fizeram tanto ou mais lucro do que ele.
GostarGostar
Rui a. O VASSALO DE CAVACO – O JUDEU-MOR!
GostarGostar
“Se em vez de ter ganho dinheiro tivesse perdido, Cavaco estaria agora a ser exaltado pelos seus e ignorado, sobre o tema, pelos adversários”. Esta é digna de La Palisse.
Se Cavaco não tivesse os seus amigalhaços no BPN, se o BPN não viesse a ser o escandalo que está a ser, e se Cavaco lá tivesse investido e tido um lucro de 500% de certeza que esta história tão sórdida nem sequer existiria.
GostarGostar
o problema é a desonestidade: a intelectual (do autor da posta) e a outra.
GostarGostar
O BPN, serve para tapar, toda a m…, que os politicos mafiosos, fizeram nos últimos trinta anos, deverá haver poucos inocentes, nesta pocilga, vai ser, práticamente impossível, seguir o rasto do que quer que seja; lavagem de dinheiro, tráfico de influências, branqueamento, indeminizações, mais o rol de misérias, deste povo desgraçado. Justiça, para quê? Não há culpados, cá no burgo, a justiça, não é cega, vê, com o olho esquerdo, e nada se prova, as escutas não servem, as provas desaparecem……………………..
GostarGostar
LOOOOL! A culpa é da Igreja Católica!!! Tinha de ser!!! LOOOL!!!
P.S. O Oliveira e Costa é um gajo porreiro.
GostarGostar
«LOOOOL! A culpa é da Igreja Católica!!! Tinha de ser!!! LOOOL!!!»
Não, a culpa não é da Igreja Católica, nem os fundamentos usados pelos Doutores da Igreja na Idade Média para condenarem os juros tinham que ver com os que hoje são utilizados pelos detractores da riqueza honestamente adquirida. Naquele tempo, o empréstimo de dinheiro ocorria habitualmente em situações de necessidade e não propriamente por razões de ordem financeira. Por outro lado, como não havia praticamente inflacção, a ideia de obter lucro por um acto de caridade, sem que esse lucro compensasse a perda de valor do dinheiro emprestado, era vista como moralmente condenável. A remissão feita no texto do post, que salienta que esta posição da Igreja se localizou na Idade Média, não pretende responsabilizá-la por nada do que sucede hoje em Portugal.
GostarGostar
Incrível como o liberalismo se une ao esquerdismo extremista na condenação da Igreja Católica.
GostarGostar