Saltar para o conteúdo

O clube dos jacobinos

19 Janeiro, 2011

Veja-se este video entre os minutos 16.55 aos 17.41  e percebe-se como o PS é um lídimo continuador de Afonso Costa. Eles não lutam como os demais pelo poder. Eles acham que o poder lhes deve pertencer. Os outros candidatos deviam limitar-se a participar no jogo eleitoral para provar que existe a democracia em Portugal, da qual o PS seria o óbvio e magnânimo triunfador que trataria com bonomia os seus opositores desde que estes se ajeitassem ao seu papel. Cavaco irrita-os pela prosaica razão de que até hoje foi o único que conseguiu não se conformar com esse lugar que lhe estava previamente destinado no jogo político do clube dos jacobinos.  Cavaco não se deixou tratar com paternalismo como aconteceu com Adriano Moreira. Não disse adeus à piolheira como Durão Barroso e apesar de muito cauteloso e  socialmente tímido avança como o cosmopolita Marcelo Rebelo de Sousa nunca avançou nem avançará. Ainda por cima tem uma vida longa pois não está imbuído do sentimento de tragédia de Sá Carneiro. Cavaco podia ter sido outra coisa. Podia ter feito o que não fez. Podia ter sido mais ou menos. Mas ninguém lhe consegue tirar o mérito de ter sido o único que até agora conseguiu que milhares de portugueses dissessem que votam nele sem que isso implicasse terem de fazer uma mea culpa por não serem de esquerda e sobretudo não serem “pêesses”.

17 comentários leave one →
  1. do lugar da azinhaga's avatar
    do lugar da azinhaga permalink
    19 Janeiro, 2011 10:33

    para arranjar emprego vote psd ou ps, para arranjar emprego vote ps ou psd, para arranjar emprego vote psd ou ps, para arranjar emprego vote ps ou psd.
    oh dona helena lute, lute, lute………., são farinha do mesmo saco.
    divirta-se e não fique tão azeda!!!!

    Gostar

  2. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    19 Janeiro, 2011 10:54

    Ninguém lhe consegue tirar o mérito de ter sido o único que até agora conseguiu que centenas e centenas de milhares de euros como mísero professor que nunca foi corrompido por nenhum banqueiro. Chegou a aumentar em cem por cento a classe dos prof.s nos idos anos de 1989 a 1991,mas, mesmo assim, a sua maria não conseguiu oitocentos euros de reforma.
    [ela dava aulas a quem? na universidade sénior?]

    Gostar

  3. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    19 Janeiro, 2011 11:51

    Quando o “menino” Soares, filho do papá que nunca trabalhou na vida começou a falar de corrupção neste frente-a-frente, tive que ir a correr prá casa de banho vomitar.
    Os Soares que vivem todos à conta do orçamento deviam explicar aonde foram buscar o dinheiro para comprar as casas de Nafarros, da Praia do Vau, ou o apartamente na Avue Foch em Paris, e a coleção de obras de arte de que são proprietarios. Não foi concerteza com os lucros do Colegio Moderno nem com o ordenado de Presidente da Republica. Este Joãozinho Soares se não fosse filho de quem é nem para porteiro da Camara de Lisboa tinha sido admitido, quanto mais para seu presidente. João Soares é um perfeito inutil.

    Gostar

  4. será's avatar
    será permalink
    19 Janeiro, 2011 12:02

    Sal Esposito foi convocado pelo tribunal de Boston, nos Estados Unidos, para integrar um júri, mas… é um gato. Os donos já explicaram que ele “é incapaz de falar e entender o inglês” mas receberam, este mês, a convocatória e o gato vai ter mesmo de comparecer em tribunal.

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    19 Janeiro, 2011 14:24

    Bom post, Helena Matos !

    Gostar

  6. Mosca Morta's avatar
    Mosca Morta permalink
    19 Janeiro, 2011 16:19

    Quem começou a misturar política com negócios? Que pena o Miguel Relvas não ter lembrado o caso Emaudio, o caso do fax de Macau, os “Contos Proibidos” do Rui Mateus, a fundação privada criada com dinheiros públicos e tantos outros…

    Gostar

  7. Outside's avatar
    Outside permalink
    19 Janeiro, 2011 16:22

    Não, não é um bom post!
    É um post demagógico e militante.
    Tem o mérito de, sem eufemismos ou máscaras, demonstrar, revelar a posição, afinidade, compromisso da autora para com o objecto da sua análise.
    Cavaco, o melhor dos “míseros” professores desta nação.
    Que tristeza de post. Que falsidade escrita.
    Tem o mérito de acreditar e “vender” a sua convicção, não tente é pastorar e fazer os demais acreditar.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    19 Janeiro, 2011 16:34

    É um bom e certeiro post !
    Acima, o comentário de Mosca Morta recorda só alguns casos…

    Gostar

  9. Outside's avatar
    Outside permalink
    19 Janeiro, 2011 17:05

    É um post demagógico e certeiro no alvo do lado de lá.
    É um post que enaltece o “mal menor”, um post parcial e falso em conteúdo, em essência.
    É um post militante ou dependente/ansioso pela mudan~ça natural dos poderes instítuidos.
    Se estiver com um alvo a 100 mts distância poderia atirar com uma ervilha que acertaria nesse alvo vasto e denso que é os factos/histórias de indignidade/desresponsabilização que representa o poder xuxalista, que representa Sócrates e o seu Pateta Alegre.
    Se estiver com um alvo à mesma distÂncia, uma ervilha não serviria mas com uma bela e madura laranja sem dúvida acertaria no alvo Cavaquista dos seus saudosos e inocentes barões, no “mísero” professor que sempre se preocupou com a pobreza, no não inenarrável mas hiper-comprometido Sr. Presidente.
    Eu entendo, em comparação com o candidato xuxalista e na conjuntura actual e futura, é necessária a eleição de Cavaco, como contra-poder, como mal menor, porque os restantes candidatos são isso mesmo, resto. E do resto não haverá história.
    PorÊm, se o direito de voto fôr exercido ,não com militância partidária, fé espiritual ou ignorÂncia saloia, se fôr exercido em função da mais valia de, da dignidade, dever e honra do candidato proposto, muito bem sabemos que moralmente, Cavaco é tão candidato como Alegre, e é triste que assim seja. É triste que não hajam alternativas de valor presentes.
    Pode-se dizer que Cavaco é a alternativa melhor face a uma eleição dom Poeta. Certo.
    Não se pode é dizer ou “vender” a ideia de um canditdato digno do voto do cidadão contribuinte e trabalhador PORQUE NÃO O É. (ponto)
    Palha….Cavaco é como Alegre…pura palha e demagogia barroca.

    Gostar

  10. berto's avatar
    berto permalink
    19 Janeiro, 2011 17:23

    É pá, estou quase a chorar de comoção com este post. E estou quase, quase, a botar o voto no cavaco, sob pena de excomunhão se não o fizer.
    “Cavaco podia ter sido outra coisa. Podia ter feito o que não fez. Podia ter sido mais ou menos.”
    Pois, mas não era a mesma coisa.
    Não sei se me atire da ponte abaixo ou se corte os pulsos.
    Helena, por favor, tenha dó de mim!

    Gostar

  11. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    19 Janeiro, 2011 19:26

    Magnífico retrato. A canalha jacobina não aprendeu nada com a piolheira da primeira república. Tiro o chapéu à autora do texto. O gozo que dá ver a espuma do ódio aqui vertido em comentários nescios e nojentos de uns vermes (sempre os mesmos cobardes vermes duma esquerdalhice ignorante e analfabeta a enxamear as caixas de comentários da blogosfera), que não suportam que Cavaco Silva bata nas urnas, no domingo, o Alegre desertor e parasita e o comuna alarve e caluniador. O pobre do pateta Alegre se chegar aos 20% será uma sorte – que humulhação! – e o kamarada do ódio e das aleivosias, segundo as sondagens, nem 5% conseguirá. Tadinhos!

    Gostar

  12. armando's avatar
    19 Janeiro, 2011 19:49

    O problema não está no PS, o comando executivo da Maçonaria na sociedade à luz do dia, nem do PSD, a outra face do PS. O problema está num povo que, fruto da sua ignorância, se vê refêm destes dois partidos. Os partidos do poder são o rosto dum povo. Nesta medida somos mentirosos, corruptos, estúpidos, etc, etc. Quem cavou o buraco do país foi o povo. E vai continuar a cavar.

    Gostar

  13. Guillaume Tell's avatar
    Guillaume Tell permalink
    19 Janeiro, 2011 20:13

    Sem dúvida senhora Matos, já se o disse muitas vezes que há uma certa timideza vinda da parte da direita portuguesa. O que é normal ao olhar do nosso passado recente, marcado pelo Estado Novo e pelo facto das nossas elites serem da família que derrubo o dito cujo (outra coisa que já dissemos muitas vezes).
    Timideza que não tem razão de ser, visto ao que parece a maioria da população, ou pelo menos as camadas mais jovens (menos de 40 anos) sejam tão esquerdistas como se pode pensar à direita.

    http://www.presidencia.pt/archive/doc/Os_jovens_e_a_politica.pdf

    O que não temos de esquecer é que sempre que a nossa independência esteve em perigo, o povo sempre salvou o país, e as elites o venderam. Hoje é igual.

    Gostar

  14. Pedro Figueiredo's avatar
    Pedro Figueiredo permalink
    21 Janeiro, 2011 02:15

    Cara Helena:
    Pode ter a opinião que entender do professor Cavaco Silva. O que não pode é fazer dele o que ele não é. Já agora, entre os 16’55” e os 17’41” ouvi Ângelo Correia dizer que também achou mal a atitude de Cavaco e que o disse a Passos Coelho. Realmente, uma jacobinice pegada!

    Gostar

  15. ccosta's avatar
    ccosta permalink
    21 Janeiro, 2011 17:48

    Aqui fica um comentario de alem fronteiras(Suiça) peguem nos politicos portugueses,se è que o sao?
    e de serios nada tem,e so pensao nos bolsos deles!!votar para que nessa escumalha que so andam a chular o povo portugues.
    Atirem-nos a todos desde a esquerda à direita ao tejo.

    Gostar

  16. vitor's avatar
    23 Janeiro, 2011 18:26

    a melhor e correcta escolha para presidente e sem duvida o professor Cavaco Silva e nao vale de nada estarmos a divagar na parvoice de certos elementos que so querem que Portugal seja uma colonia de ferias para eles e para os amigos–viva Cavaco Silva

    Gostar

Trackbacks

  1. É, também, por isto « O Insurgente

Indigne-se aqui.