Saltar para o conteúdo

A propósito

26 Janeiro, 2011

O que são, como funcionam e a quem se destinam as escolas com contratos de associação «Um dos méritos não intencionados pela legislação recentemente aprovada pelo Governo acerca dos apoios do Estado ao ensino particular e cooperativo é o de ter promovido o debate em torno da liberdade de educação junto da opinião pública. Evidentemente, há quem prefira o “obscurecimento” em desfavor do “esclarecimento”, como acontece com as declarações que o Ministério da Educação tem feito, ou com as várias pessoas que, por ignorância ou má fé, teimam em avançar slogans como “Os contribuintes não têm nada de pagar escolas privadas que apenas alguns podem frequentar”. Mas deixando de lado o Governo e a má fé de alguns, haverá certamente muitas pessoas realmente interessadas em saber melhor aquilo que ainda desconhecem. Neste sentido, ainda bem que as escolas se organizaram e criaram o site Escolas com Contrato de Associação. Serviço Público de Educação. O novo site inclui a rubrica Conheça as Escolas, onde se pode consultar os sites das diversas escolas com contrato de associação localizadas em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu, Braga, Bragança, Porto, Viana, Vila Real, Viseu, Lisboa, e Alentejo. E inclui também a rubrica Perguntas e Respostas, com o esclarecimento de cerca de três dezenas de pontos sobre o que são as escolas com contrato de associação e o lugar que ocupam no seio do serviço público de educação. Vale a pena dar lá um salto e conhecer um pouco melhor o que está em causa quando falamos da possibilidade de se acabar com os contratos de associação»

58 comentários leave one →
  1. D's avatar
    26 Janeiro, 2011 14:03

    A propósito:
    “Alemanha pretendia emitir um máximo de 2 mil milhões de euros, mas a procura foi inferior”
    Copiei este título de hoje para que as helenas, os mirandas, os jmf, os balbinos e todos os da sanha, não se esqueçam de triturar o governo português caso amanhã dificuldades parecidas nos caiam em cima. É que isto do dinheiro está mal para todos, independentemente do lugar onde está o Sócrates.

    Gostar

  2. j. alves's avatar
    j. alves permalink
    26 Janeiro, 2011 14:20

    “Utilização e instrumentalização de crianças” … A Ministra da Educação, nas suas declarações, definiu o Sistema Nacional de Educação …

    Gostar

  3. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    26 Janeiro, 2011 14:27

    O debate deve ser centrado no facto de que o custo das escolas publicas ser de 4100 euros por aluno e por ano em 2009 e 2010, enquanto que é de 3700 euros nas escolas privadas associadas.
    .
    Além de que a qualidade do ensino nas escolas privadas associadas é maior que nas públicas em geral.
    .
    Logo o que o governo deveria propôr seria o alargamento gradual das escolas privadas associadas como forma de aumentar a qualidade do ensino e de diminuir o seu custo.
    .
    Esta ministra é tão incompetente e “tontinha” que nem sequer percebe o que se passa no seu ministério.

    Gostar

  4. liberal's avatar
    26 Janeiro, 2011 14:41

    A Helena Matos defende o rendimento mínimo garantido… para as escolas privadas…
    Se as escolas fossem mesmo adeptas da iniciativa privada e da livre escolha estar-se-iam nas tintas para os contratos de associação.
    Se os defensores da “luta” das escolas fossem mesmo liberais, não andavam a exigir “estabilidade” nos contratos por ciclo.
    Qualquer dia começam a defender estabilidade nos contratos de trabalho, não?…

    Gostar

  5. D's avatar
    26 Janeiro, 2011 15:08

    A escola privada da minha filha não tem golfe, apenas tem natação. Portanto estou de acordo com a luta SOS para ver se conseguimos ter equitação porque a minha menina gosta muito de cavalos.
    Vejam lá o que seria da minha menina caso tivesse de frequentar a escola pública que existe a duzentos metros cujos alunos têm de ir à piscina municipal praticar natação e não tem campo de golfe.

    Gostar

  6. João Carvalho's avatar
    João Carvalho permalink
    26 Janeiro, 2011 15:09

    Finalmente os links com a informação que faltava.
    Pode ser que agora se perceba o que está em causa.

    Gostar

  7. joao g's avatar
    joao g permalink
    26 Janeiro, 2011 15:20

    A coisa é assim tão difícil de explicar que é preciso um link?
    Mas parece que agora é o argumento universal: não se consegue a troco de quê se recebem umas mais-valias maradas? Explicação: campanha infame. Negócios esquisitos Fripó? Explicação: campanha infame. Tipos suspeitos de pedofilia? Explicação: campanha infame. Subsídios para escolas de ricos? Explicação: campanha infame.

    Gostar

  8. Daniel's avatar
    Daniel permalink
    26 Janeiro, 2011 15:38

    Nalguns casos há uma perversão na admissão de alunos. Como estes contratos só se iniciam no 5.º ano e alguns colégios (casos dos que ficam na zona urbana de Leiria e Coimbra) recebem alunos desde do 1.º ciclo ou pré-escolar (e nestes níveis não há contratos de associação, as câmaras municipais não têm dinheiro para tal!), na prática no 5.º ano os alunos que ocupam as vagas são os que já lá estavam, ou seja, miúdos de famílias da classe média-alta.

    Gostar

  9. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    26 Janeiro, 2011 15:40

    Não há bela sem senão…

    Nem o governo está totalmente errado, nem as escolas com contratos de associação.

    Em relação há média dos custos, o custo de 3.700 €uros por aluno é o custo para o estado, não inclui o custo que os pais não abrangidos por apoios pagam.

    De qualquer forma como em tudo, as médias valem o que valem. Há escolas boas e escolas más em ambas as vias de ensino. A generalização é um obscurantismo como ilucida a Sr. Helena Matos.

    Como aqui alguém disse, eu também quero equitação na escola da minha pequena!

    Gostar

  10. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    26 Janeiro, 2011 15:52

    O ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga disse esta quarta-feira em tribunal que o arguido do processo Face Oculta José Penedos é «um dos mais competentes gestores na área da energia».
    Questionado sobre a oferta e recebimento de presentes por parte de Penedos, a testemunha admitiu que ele próprio sempre recebeu prendas de maior ou menor valor e que considera esta prática normal.

    «A troca de prendas é um hábito na sociedade portuguesa no contexto da vida empresarial e social. As pessoas recebem mas mantêm a sua independência. Nunca tive qualquer problema em aceitar prendas», declarou aos jornalistas.

    Eduardo Catroga disse mesmo que recebeu várias ofertas enquanto administrador de empresa e ministro das Finanças de «valor mais ou menos elevado», dando como exemplo, pratas, vinhos raros e livros.

    Gostar

  11. dürer's avatar
    dürer permalink
    26 Janeiro, 2011 15:59

    No meu caso, o desconhecimento era só parcial. São serviço público, mas, por exemplo, Colégio S. Teotónio, em Coimbra, não entra quem quer. Ora essa. Entra o filho do Sr. Dr. e outros que passam pelo crivo de uma entrevista (e normalmente de cunhas). Para quem não sabe, os padres criaram à sua volta uma rede infindável de amigos e favorecimentos. Portanto uma coisa é o que está no papel, outra coisa é como a coisa funciona verdadeiramente.

    Gostar

  12. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    26 Janeiro, 2011 16:03

    Curioso esta gente muito «liberal» todo o santo dia falam contra o Estado, mas estão todo o santo a pedir ao Estado mais «apoios» e «subsídios» ao Estado, isto é aos contribuintes!
    «Liberalismo» tuga no seu melhor….

    Gostar

  13. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    26 Janeiro, 2011 16:03

    A admissão nas escola privadas associadas tem de ser não discriminatória.
    Ccabe ao ministério da educação fazer cumprir esse preceito.
    .
    Existem muitas escolas públicas onde existem “cunhas” para entrar porque são boas escolas e têm capacidade limitada.
    .
    Também aqui se mostra a incompetência, irresponsabilidade e compadrio deste ministério da educação e da sua ministra com ar de tontinha.

    Gostar

  14. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    26 Janeiro, 2011 16:08

    « ministra com ar de tontinha…»
    …mas com mão-de-ferro, graças a deus!

    Gostar

  15. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    26 Janeiro, 2011 16:13

    O Salazar também tinha mão-de-ferro.
    Voltamos ao autoritarismo bacoco e atrasado com a Isabelinha ?

    Gostar

  16. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    26 Janeiro, 2011 16:17

    vivemos em democracia: até tem o direito de apoucar a ministra, epitetando-a de tontinha!
    Nas próximas eleições não vote ps!

    Gostar

  17. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    26 Janeiro, 2011 16:23

    A democracia não quer dizer gramar com prepotência e autoritarismo bacoco e tonto.
    A Isabelinha é uma lástima como ministra com mão-de-ferro.
    .
    É provavelmente a pior ministra deste governo incompetente, a seguir ao T. dos Santos.
    .
    Votar PS não faz parte do meu curriculum até ao momento.

    Gostar

  18. josejose's avatar
    josejose permalink
    26 Janeiro, 2011 16:59

    Sr. João Carvalho:
    “Vemos ,ouvimos e lemos” … V.Exª., e os apaniguados da maoista helena, é que continuam a insistir, meter o Rossio na Betesga !
    Descanse ! … isto vai continuar tudo” abençoado” !

    Gostar

  19. Marisa Fernandes's avatar
    26 Janeiro, 2011 17:54

    “Localizam-se sobretudo em concelhos de pequena e média dimensão, e em zonas de carência económica.”
    Pois, tipo Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Porto, Lisboa…

    Gostar

  20. Essa agora's avatar
    26 Janeiro, 2011 18:16

    Acho que é favor dizer que a mulher “tem ar de tontinha”.
    Porque não tem só ar, é mesmo.

    Gostar

  21. Diogo's avatar
    26 Janeiro, 2011 19:01

    Bom post. Obrigado pelos links.

    Gostar

  22. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Janeiro, 2011 20:26

    A última do Chavez:
    .
    “LLAMA EN DIRECTO A SU PRESIDENTE
    .
    Hugo Chávez amenaza por la tele con expropiar la filial del BBVA”
    .
    In http://www.elmundo.es/mundodinero/2011/01/26/economia/1296070076.html
    .
    .
    Obter empréstimos bancários passou a ser um direito adquirido na Venezuela. ahahahhhha
    .
    .
    Aquilo está mesmo para estourar…

    Gostar

  23. mp's avatar
    26 Janeiro, 2011 21:12

    Fui lá ver, ao site e encontrei isto, p. ex.:

    1. Ideário – Visão Educativa
    “Tenhamos somente em vista a glória de Deus e a salvação do mundo. Que todas
    as nossas acções tendam para este nobre fim.”
    Ana Maria Javouhey, Carta 577

    2. Projecto Educativo – Missão Educativa
    “Procuremos todos os meios de melhorar, aperfeiçoar e despertar a emulação das crianças
    que são confiadas aos nossos cuidados”.
    Ana Maria Javouhey, Carta 108

    3. Acção Educativa
    “Vivamos em bom entendimento, formando um só coração e uma só alma,
    pertencendo totalmente a Deus.”
    Ana Maria Javouhey, Carta 732

    A Concordata já la vai. O Estado português é laico graças a zeus.

    Gostar

  24. bluesmile's avatar
    26 Janeiro, 2011 22:55

    Finalmente os links com a informação que faltava.
    Pode ser que agora a pessoas percebam o que está em causa.
    Um escândalo, uma roubalheira! Fiquei a saber que em Coimbra há treze escolas privadas financiadas pelo Estado . Treze! Numa cidade de dimensão média que tem o melhor parque escolar do ensino público do país!
    Escolas privadas com contratos de associação lado a lado com escolas públicas, não respeitando nem de perto os limites de 4km impostos pela lei, escolas privadas que acusam as escolas públicas de “concorrência desleal” e insultam o estado por investir no parque educativo das escolas públicas!

    ( Em Lisboa há 16

    Gostar

  25. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    26 Janeiro, 2011 23:06

    Sr. Blues,
    será que é preciso fazer um desenho para perceber que o custo por aluno para o estado é inferior nas escolas privadas que nas públicas ?.
    .
    O estado GANHA dinheiro com estes contratos de associação.
    .
    Consegue perceber o que quer dizer custo inferior ? Será que a sua aritmética é assim tão má ou está aqui para disfarçar as TIR de 14% que este governo contratou com a MOTA e BRISA nas SCUT’s e TGV’s ?
    .

    Gostar

  26. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 00:05

    PMP1:
    O estado PERDE dinheiro com estes contratos de associação, pois o Estado não tem que financiar , à custa do erário público, escolas privadas com fins lucrativos.

    Gostar

  27. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 00:08

    Não tem que ter um custo por aluno inferior – tem que ter custopor aluno ZERO quando existem, ao lado das escolas privadas com contrato de associação, escolas públicas de qualidade com vagas disponíveis. Porque isso viola a lei.
    Percebeu ou quer que lhe faça um desenho?

    Gostar

  28. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 00:11

    Tem sido um fartar vilanagem…
    Começo aperceber para onde vai o meu IRS e os cortes no meu venciemnto.

    Gostar

  29. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 00:46

    “POSIÇÃO DO SPRC FACE AOS PROTESTOS PROMOVIDOS PELOS EMPRESÁRIOS DO SECTOR DA EDUCAÇÃO

    Também na região centro, colégios privados com contrato de associação iniciaram hoje alguns dias de protesto com o objectivo de continuarem a pressionar o governo a pagar-lhes um valor superior ao do financiamento das escolas públicas.

    Ao longo de muitos anos, o poder político, não só fechou os olhos, como pactuou com a proliferação destes colégios, alguns dos quais construídos ao lado de escolas públicas, mas, mesmo assim, tendo celebrado contrato de associação com o Estado.

    Exemplo em Coimbra foi o Colégio de São Martinho que, praticamente, se encostou às EB 2.3 de Taveiro e Inês de Castro, ficando sempre a dúvida (que ainda hoje paira) sobre os expedientes que os proprietários do colégio (ex-dirigentes da DREC) terão utilizado para obterem o que, pela lei vigente, a todos parecia impossível.

    Mas não é esse o único problema. As histórias contadas por professores de colégios são muitas e os documentos que as ilustram permitem perceber como enriqueceram empresários que encararam a Educação como um negócio, tendo, alguns, construído verdadeiros impérios.

    Confessa um desses empresários que, pela forma como organiza as coisas, põe uma turma a funcionar todo o ano por pouco mais de 50.000 euros. Acima desse valor tem lucro, pretendendo garantir que ele seja o mais elevado possível. Se é assim ou não é, o SPRC desconhece, mas que os sinais exteriores de muito lucro existem, isso está à vista de todos!

    O que chega ao Sindicato, relatado por vários professores, chega a surpreender e indignar. São…

    … os recibos de vencimento que exibem valores superiores ao que é pago;

    … a devolução, em dinheiro, do montante correspondente ao subsídio de refeição;

    … os horários que apresentam uma “face oculta”, havendo muitos em que são impostas actividades lectivas na componente não lectiva;

    … as (muitas) horas de trabalho “à borla”;

    … as professoras que estiveram de licença de maternidade e entregaram ao patrão o cheque da Segurança Social que receberam quando regressaram ao serviço;

    … os registos biográficos que não correspondem à assiduidade dos docentes: uns por defeito, outros por excesso;

    … as actividades pagas pelo ME que também são pagas pelos pais mas que não são pagas aos professores que as desenvolvem…

    São muitas as histórias que chegam ao Sindicato, grande parte seguindo depois o percurso normal da via jurídica, não surpreendendo que professores obtenham indemnizações que, no caso do SPRC, já atingiram os cem mil euros.

    É agora num quadro de redução do financiamento público que os colégios ameaçam encerrar as suas portas durante alguns dias. Como? Em lock-out? Não podem! Em greve dos professores? Não há! Por decisão dos pais que impedem as crianças de frequentar a escola? É preciso cuidado, pois, por essa razão, há pais de alunos de escolas públicas que foram abordados pela polícia por não garantirem que os seus filhos frequentassem a escolaridade obrigatória. Como vale mais prevenir do que remediar, aos professores o SPRC aconselha: cumpram, nesses dias, o seu horário na escola, não vá a entidade patronal descontar-lhes o salário do dia de trabalho.#

    Gostar

  30. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 00:49

    Desconhecia estes dados, é uma vergonha!

    Gostar

  31. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 11:15

    Sr. Blues,
    Vá investigar as adjudicações milionárias sem concurso da Parque Escolar S.A. e as TIR de 14% garantidas à Mota e Brisa e vai ver que isso é que vale a pena.
    .
    Dezenas e centenas de milhões de euros entregues aos amigos, isso é que é um bom negócio feito por este incompetente governo.
    .
    A sua aritmética é muito fraca. Deve ter andado em escolas de pouca exigência.
    .
    O custo por aluno nas escolas privadas com contrato de associação é inferior ao custo por aluno nas escolas públicas , isso é um facto e já dura à muito anos.
    .
    A qualidade das escolas privadas associadas é em geral superior ás escolas públicas.
    Isso é um facto.
    .
    O dinheiro do estado tem de ser correctamente aplicado, e por isso o sistema de escolas privadas com contrato de associação deve ser alargado e não reduzido.
    .
    Os cidadãos e os contribuintes têm o direito a verem o seu dinheiro melhor aplicado.

    Gostar

  32. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 12:28

    As escolas privadas de Coimbra também foram chorar a Lisboa

    Como era de esperar a luta dos empresários privados, e confissões religiosas, continua. Vejam o caso de Coimbra. A verde os que, só da zona urbana, foram hoje manifestar-se. A amarelo a rede de ensino pública (2º e 3º ciclo e secundário), com quase todas as escolas subaproveitadas, algumas muito longe do número de alunos que já tiveram … http://www.aventar.eu/2011/01/25/as-escolas-privadas-de-coimbra-tambem-foram-chorar-a-lisboa/

    Gostar

  33. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 12:32

    A edição impressa de hoje do Público tem uma caixa, que não está online, a acompanhar esta notícia com o seguinte título: “Meio milhão de euros para directores. Ministério da Educação avaliou colégios privados”.

    “Há colégios com contratos de associação em que a direcção custa meio milhão de euros por ano ao ME, (…) estamos a pedir sobretudo que reduzam nesta parcela e nos encargos com as direcções (…)” exortou o secretário de estado da Educação.

    Lemos esta argumentação e ficamos enjoados. Com as administrações hospitalares das tais parcerias do público com o privado foi o mesmo devaneio. Noutro dia, dizia-me indignada uma professora do ensino público: “Vê lá que os elementos da direcção de uma escola cooperativa têm todos automóvel pago pelo estado”.

    São exemplos sobre exemplos que nos acordam para o estado de falência a que chegámos.
    http://correntes.blogs.sapo.pt/928638.html

    Gostar

  34. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 12:36

    http://correntes.blogs.sapo.pt/928489.html

    “Recebi a imagem que acompanha este post por email (de um telemóvel), enviada por fotógrafa identificada. Tem um pequeno texto que diz mais ou menos assim:

    “(…) Ainda há pouco tempo o marketing, para captar alunos, se desenvolvia com o “orgulho” de não se ser uma escola pública, de não haver manifestações e de se aplicar os modelos de avaliação e de gestão que os docentes da escola pública rejeitavam. Quem os viu e quem os vê. Lamento por alguns professores que conheço, mas foram colocados por amiguismo e sem concurso, passando à frente de muita gente e são pagos pelo estado.(…)”

    Afinal, dá ideia que quando nos toca a chantagem é que elas doem mesmo. As imagens que tenho visto noutros registos demonstram a utilização de crianças em manifestações; parece-me muito mau sinal. Se fossem as escolas publicas a usarem essas práticas, o que é que se diria?”

    Gostar

  35. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 12:39

    Os custos para o estado das escolas privadas com contrato de associação são inferiores aos das escolas públicas, devido à má gestão das escolas e das direcções regionais de educação.
    .
    A qualidade das escolas privadas com contrato de associação é superior em geral ás escolas públicas, devido à indisciplina e desorganização que grassa em muitas escolas.
    .
    A ministra e a propaganda do governo querem desviar as atenções do compadrio que está instalado na Parque Escolar com centenas de milhões de euros desbaratados e entregues sem concurso ás empresas dos amigos.

    Gostar

  36. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 12:46

    Maria Helena, as pessoas locais sabem exactamente o que se passa … as trafulhices todas e tal.

    Uma questão que me intriga: Os Liberais defendem a iniciativa privada, o lucro, certo? Também eu. Então deveriam defender acerrimamente a total separação entre o que é Público (sem fins lucrativos) do que é Privado (lucrativo).

    Se existia todo um edificado de qualidade e com pessoas capazes de gerir do ponto de vista técnico-pedagógico em determinados locais até comprrendo que não tivessem construído novas escolas (públicas). Concordo. Agora a aldrabice que se sabe, com grupos ligados à igreja e a certas pessoas influentes da partidocracia (bem conhecidas)que construiram colégios pratica/ ao lado de escolas públicas, inflacionam as notas internas dos seus alunos e muitos outros desmandos, eu sou totalmente contra.

    Gostar

  37. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 12:54

    Aldrabice são as adjudicações de centenas de milhões da Parque escolar sem concurso, só para as empresas amigas.
    .
    Este ataque ás escolas privadas com contrato de associação que poupam dinheiro ao estado é uma manobra de diversão para não se investigar o compadrio da Parque Escolar.
    .
    Anda a oposição a dormir ?

    Gostar

  38. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 15:30

    PMP:
    Trata-se aqui de falar verdade e de perceber o que acontece ao dinheiro dos nossos impostos que tem servido para financiar empresas privadas.

    Você não consegue elaborar um raciocínio normal e limita-se a ataques ad hominnem.
    “A sua aritmética é muito fraca. Deve ter andado em escolas de pouca exigência.” Escreveu você.
    Olhe que não, olhe que não. Estudei num COLÈGIO PRIVADO CATÒLICO de elite, veja lá.
    Só que no meu tempo, o meu paizinho, pagava integralmente propinas ( bastante elevadas, por sinal).
    Hoje, esse colégio privado continua a ser de elite, só entram alunos de classe média alta, mas tem vivido á conta do erário público com um contrato de associação cmpletamente injustificado.

    Gostar

  39. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 16:12

    Os colégios privados Miramar e Santo André, no concelho de Mafra, , já despediram professores na sequência dos cortes governamentais, disse fonte da direcção.
    Ah e despois são uma escola pública e tal e coisa.

    Gostar

  40. Marisa Fernandes's avatar
    27 Janeiro, 2011 16:38

    @bluesmile: independentemente dos abusos que estas direcções possam ter cometido, é muito grave o Estado cortar o apoio repentinamente, a meio do ano lectivo, quando já existe todo um plano de actividades definido a contar com esse apoio – e, claro, uma série de recursos (humanos e não só) afectos a esse plano.
    Independentemente do resto, concorde-se ou não com a utilidade/necessidade das Escolas com Contrato de Associação ou não, isto não se faz.

    Gostar

  41. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 16:51

    Sr. Bluesmile,
    Você devia preocupar-se com a fraca qualidade das escolas públicas cuja impacto é por exemplo perpectuarem a desigualdade social nas familias.
    .
    Você é um elitista prepotente, que prefere atacar um sistema que poupa dinheiro ao estado e fornece um serviço de melhor qualidade ao estado e à sociedade.
    .
    Preocupe-se com as centenas de milhões de euros desbaratados na Parque Escolar, isso é que era um serviço à democracia.

    Gostar

  42. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    27 Janeiro, 2011 17:14

    Oh PMP1… anda cá ver isto

    “De acordo com o exercício orçamental de 2010, o financiamento dos 93 estabelecimentos do ensino particular e cooperativo com contrato de associação, abrangendo 52.955 alunos, custa cerca de 235 milhões de euros, ou seja, 4440 euros por aluno. A afirmação que hoje é feita de que o custo por aluno no ensino público é de 5200 euros, referenciando o valor à OCDE, revela no mínimo desconhecimento ou falta de sentido crítico. Os últimos dados da OCDE sobre esta matéria respeitam a 2007 e são apresentados em paridade de poder de compra. Trata-se, portanto, de um valor ponderado pelo poder de compra, facto que faz elevar o custo por aluno para efeitos de comparação internacional da informação estatística. O valor de 5200 euros por aluno no ensino público que tem sido veiculado é, assim, falacioso: se cada aluno no ensino público custasse 5200 euros, o Orçamento do Estado para a Educação necessitaria de mais 2 mil milhões de euros. O Orçamento do Estado para 2011 dotará as escolas públicas com um montante de cerca de 3750 euros por aluno. Quando devidamente comparadas, as escolas privadas com contrato de associação são hoje mais onerosas para os contribuintes do que as escolas públicas.”

    Agora explica lá ao pessoal, já que andaste a postar isto em tudo quanto era post sobre o assunto – fazer figura de urso dói mesmo ou é só no orgulho?

    Gostar

  43. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 18:19

    Ó não interessa, então 4400 euros são mais que 5200 euros ?
    .
    Fazes figura de urso ou não sabes fazer contas ?.
    .
    Então multiplica lá os 3750 euros pelo numero de alunos das escolas públicas e compara com o gasto em 2009 e 2010 nas escolas públicas e vê se não és parvo !

    Gostar

  44. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 19:51

    “Relatório da OCDE com dados de 2007
    Desemprego de jovens qualificados é mais alto em …Portugal
    08.09.2009 – 09h02 Bárbara Wong, Natália Faria
    (…) Privado pesa 13,5%
    Um dado curioso é que o ensino privado pesa mais em Portugal do que na média da OCDE em todos os graus de ensino. No primeiro ciclo do ensino básico, o privado representa 8,5 por cento (2,9 por cento na OCDE). No terceiro ciclo, o peso do privado baixa para os 5,5 por cento (3 por cento na OCDE), voltando a subir no secundário para os 13,5 por cento (5,3 por cento na OCDE). Só no México e no Japão, e nalguns graus de ensino nos Estados Unidos, é que o sector privado tem mais peso do que em Portugal. (…)
    http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1399604&idCanal=58

    Gostar

  45. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 20:06

    Será que é porque o ensino público é em geral de fraca qualidade ?

    Gostar

  46. anonimo's avatar
    27 Janeiro, 2011 20:51

    Não. O Ensino Público português é de excelente qualidade.

    Gostar

  47. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 21:21

    E a Parque Escolar S.A. também é uma execelente empresa para os camaradas ?

    Gostar

  48. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 21:51

    PMP1:

    Se fosse a você tentava não escrever com tantos erros de ortografia. Nota-se que andou nalguma escola privada de província, dessas onde os alunos compram as notas…
    “Você devia preocupar-se com a fraca qualidade das escolas públicas cuja impacto é por exemplo perpectuarem a desigualdade social nas familias.”
    Por acaso os meus referentes são escolas públicas excelentes que primam pela qualidade.Aliás se há factor que nas últimas décadas permitiu mobilidade social foi a escola pública!
    Parece-me é que os empresários de pacotilha ficaram com uma imensa dor de cotovelo face à qualidade das novas instalações do parque escolar.
    .

    Gostar

  49. bluesmile's avatar
    27 Janeiro, 2011 22:02

    Cara Marisa Fernandes:
    Em Portugal a maior parte das instituições financiadas pelo Estado vão ter cortes orçamentais.
    Tem razão quendo diz que estes cortes são súbitos e trazem algumas dificuldades na gestão corrente, mas isso passa-se com todas as instituições públicas, num contexto excepcional de crise económica.
    Os cortes orçamentais são sempre difíceis de gerir, seja em que altura do ano for.( Pense no que lhe cortaram no seu vencimento)…
    Vou-lhe dar um exemplo concreto – alguns hospitais públicos sofrerm cortes orçamentais.
    E se todos os hospitais com cortes de financiamento ameaçassem fechar as portas e colocar os doentes na rua ou fossem para o ministério com caixões cheios de fotografias dos pacientes ?
    Esta crise permitiu perceber de que forma os colégios privados de elite eram sobrefinanciados pelo Estado durante anos e anos, à custa do nosso esforço, gerando assim lucros e pequenos impérios privados. Que sejam algumas escolas católica sque mais se locupleteia é uma indignidade.

    Gostar

  50. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Janeiro, 2011 22:05

    Eu nem sequer sou pelo ensino público. Mas em o havendo, e onde o há, e onde este é suficiente, o ensido privado parece um destes institutos para a mobilidade quando existe uma tal direcção geral dita de viação (minúsculas intencionais).
    .
    Por mim, preferia que as escolas e universidades estivessem em gestão cooperativa ou privada e que fosse o ALUNO a financiar A ESCOLA aquando da inscrição, por transferência do Estado, num valor fixo, fosse este aluno matriculado no ensino público ou no privado. Esta ideia nem é nova: foi usada nos Estados Unidos, no fim da Segunda Guerra, para financiar a educação dos soldados desmobilizados. E arrancou com isso a prosperidade dos anos 50.
    .
    Francisco Colaço

    Gostar

  51. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 22:15

    Sr. Bluesmile,
    Você é um pseudo-elitista da treta. Despreza a provincia como se as pseudo-elites da capital sejam algum exemplo no país. Veja o atraso e a probreza que se alastra.
    .
    As escola públicas em geral são de fraca qualidade e as privadas têm sistemáticamente melhores resultados.
    Querer manter o atraso no ensino é uma artimanha das pseudo-elites que têm os filhos nas escolas privadas, para manter a provincia e a classe média em geral atrasada e desfavorecida.
    .
    Sim eu tenho inveja da Parque Escolar S.A. que esbanja os impostos nas empresas dos seus camaradas amigos, que assim podem ter os filhos nas melhores escola privadas.
    Uma estratégia bem estalinista, bem aplicada por quem manda de facto no Ministério da Educação.
    .
    É uma boa manobra de diversão esta, para desviar as atenções das aldrabices de centenas de milhões da Parque escolar S.A., pagos aos privados .
    Então você não se indigna com os lucros destas empresas que vivem à custa dos nossos impostos ?

    Gostar

  52. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    27 Janeiro, 2011 23:11

    Epá parvo, urso, o que o PMP1 quiser, antes isso que iletrado. Que será certamente o caso do PMP1. Lá não diz que o valor é de €3750 para 2009 e 2010. Diz que é de €3750 para 2011 e que NÃO FOI de 5200€ nos outros anos. O que refuta facilmente o que andava para aí a apregoar. Aprenda lá a ler e depois passe por cá.

    PS: Presumo eu, e parece-me uma presunção razoável ao alcance de qualquer um com 2 dedos de testa que os “gastos nas escolas públicas” incluem outras rubricas para além do gasto com cada estudante. Se é para incorporar todos os gastos das e nas escolas e imputá-los aos alunos a comparação com o privado ainda é mais imbecil.

    Gostar

  53. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 23:47

    Acrescente aos pseudo 3750 euros martelados os gastos de mais de mil milhões da Parque Escolar S.A. (favores ás empresas privadas dos amigos camaradas) , mais todas as parcelas retiradas e vai ver que os iletradados têm razão e que o custo total do ensino publico anda lá pelos 500 euros por aluno.
    .
    mas é preciso saber somar todas as parcelas e não só as que lhe interessam .
    .
    Vamos mas é em conjunto poupar centenas de milhões de euros desbaratados pela Parque Escolar S.A. em vez de uns trocos nas escolas privadas .

    Gostar

  54. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    27 Janeiro, 2011 23:48

    Acrescente aos pseudo 3750 euros martelados os gastos de mais de mil milhões da Parque Escolar S.A. (favores ás empresas privadas dos amigos camaradas) , mais todas as parcelas retiradas e vai ver que os iletradados têm razão e que o custo total do ensino publico anda lá pelos 5000 euros por aluno.
    .
    mas é preciso saber somar todas as parcelas e não só as que lhe interessam .
    .
    Vamos mas é em conjunto poupar centenas de milhões de euros desbaratados pela Parque Escolar S.A. em vez de uns trocos nas escolas privadas .

    Gostar

  55. bluesmile's avatar
    28 Janeiro, 2011 00:10

    “Querer manter o atraso no ensino é uma artimanha das pseudo-elites que têm os filhos nas escolas privadas, para manter a provincia e a classe média em geral atrasada e desfavorecida”
    Mas ó inteligente, não percebe que ter um parque escolar actualizado e eficiente é uma forma de melhorar o ensino público?
    Agora compreendo porque critica tanto o investimento nas escolas públicas – você pertence ás pseudo-elites que têm os filhos nas escolas privadas com contratos de associação …
    Ganhe juízo.
    pseudo-elites que têm os filhos nas escolas privadas,

    Gostar

  56. bluesmile's avatar
    28 Janeiro, 2011 00:13

    Hum… invejazita e o ressabiamento por ver a excel~encia da escola pública… Na volta o PMP1 é dono de algum colégio ou tem comissão no lucro…

    Gostar

  57. Marisa Fernandes's avatar
    28 Janeiro, 2011 10:57

    @bluesmile: Mas o corte não devia ser agora, esta equipa já está em funções há muitos meses, podiam ter previsto este corte em Agosto, o cenário era muito diferente.
    Nevertheless, quem se lixa é o mexilhão! Os professores contratados por estes colégios privados, muitas vezes em condições precárias: http://www.aventar.eu/2011/01/25/as-escolas-privadas-de-coimbra-tambem-foram-chorar-a-lisboa
    Não estou a ver os empresários que gerem estas escolas a abdicar do Rolls Royce (falo do caso do Director do Jardim Escola João de Deus, para quem não esteja a par destas mafiosices) por causa destes cortes orçamentais. Vão é dispensar professores conforme lhes convém e começar a cobrar as mensalidades aos pais. Problem solved.

    Gostar

  58. licas's avatar
    licas permalink
    30 Janeiro, 2011 19:58

    E aquela do govêrno Sócrates em que mais de 95% das adjudicações
    do Estado foram executadas por contratação directa, sem Concurso Público
    como a Lei estipula? E venham-me dizer que não é um Governo fora de Lei !!!

    Gostar

Indigne-se aqui.