Não sei porquê
27 Janeiro, 2011
mas incomoda-me esta história das prendas para os ministros e presidentes. Não acredito que alguém se deixe corromper porque lhe dão publicamente um relógio, um vinho, livros… mas pessoalmente preferia que os ofertados não levassem as prendas para sua casa. Não se trata de prendas para si mas sim para a função que ocupam.
53 comentários
leave one →

a condenar liberalidades, cara liberal?!
GostarGostar
Já agora eu gostava de saber se a candidatura do Sr. Candidato Muito Sério se vai entregar aos pobres as milionárias subvenções públicas que vai receber, conhecidas que são os resultados eleitorais?
GostarGostar
A melhor prenda para alguns seria um tiro nos c… cabeça.
GostarGostar
Só posso falar do que sei.
Quand tive um por outro cargo de responsabilidade (odeio esta expressão…) isso era a mato.
Recusar era complicado, as pessoas que dão ficam ofendidas, cheira-lhes a snobismo ou wtf.
Armários no meu gabinete cheis dessas ofertas, nunca levei raspas para casa.
Um belo dia precisava do diabo do espaço, de modo que tive uma ideia luminosa: esperei por uma dessas datas a que as pessoas ligam (Páscoa ??) pedi à minha secretária para me ajudar a faxer dakilo tudo uns lotes mais ou menos democráticos e distribuí akilo tudo lá pelo pessoal que trabalhava para mim.
Foi akilo a que se chama uma win-win situation.
😀
GostarGostar
mas mais do que as prendas o que dizer dos custos, não documentados, que podiam ser registados ao abrigo do anterior POC (Plano Oficial de Contabilidade), na rúbrica de Despesas Confidenciais, relativamente às quais, devido à sua natureza, a empresa não teria que dar qualquer justificação????
e não me venham com o argumento de que eram tributadas a 50% em sede de IRC, pois faz-me lembrar a “Bula Papal”, em que o pagamento de uma quantia fazia com que deixasse de ser pecado comer carne.
GostarGostar
Bem, é ingenuidade achar-se que se pode acabar com a corrupção. Ela está presente em todos os regimes de todos os paises.
A forma de o fazer é que pode ser ou não mais dissimulada. Onde resido é tão natural aceitar ‘gasosa’ que chega a ser indecente não oferecer nada.
.
No ocidente tem-se mais vergonha, mas aceita-se a coisa, de preferência, se a transação ‘aparecer’ sob a forma de prenda à mulher ou ao irmaõ… não é raro em Portugal um vereador ou director de planeamento fechar os olhos à oferta de um SLK à mulher, mas indignam-se (falsamente) se o fizermos directamente.
.
Nos EUA se queremos corromper um tipo do estado fazemos uma oferta à fundação que ‘apadrinham’, normalmente uma fundação com fins de caridade noutros pontos do globo e a conversa decorre de uma forma cinica, mas tão aberta como se estivessemos em Africa a discutir o preço que o homem tem. Essa é a verdade das coisas.
«Every man has his price Bob, and your’s pretty low»
.
RB
GostarGostar
Não acredito que alguém se deixe corromper porque lhe dão publicamente um relógio, um vinho, livros…
Pois, pois. E uns lucros marados em acções especiais, umas permutas suspeitas de imóveis, nada disso corrompe um homem sério.
GostarGostar
e essas prendas de que fala são o quê?
?casas, sobreiros, acções/obrigações, robalos, lugares de administração em empresas de que foram politicamente responsáveis, permutas, garrafas de vinho, porta chaves, avenças…?
GostarGostar
Qual é a credibilidade dos senhores Jorge Sampaio, e todos os outros que
se apressaram a garantir a honestidade dos Penedos, (agora em contas com
a Justiça) como Ângelo Correia, Eduardo Catrogase estes próprios têm a *lata*
de confessarem que também recebem prendas? Generosidade grátis dos *clientes*.
DEIXEM-ME RIR!
GostarGostar
O cinismo de António Comprido a explicar os preços do combustível tocou o paroxismo.
Segundo ele, não lembra de alguma vez os preços praticados lá fora pra subir o combustível(em 2008) tivessem algo a ver no sobe e desce no mercado.
Pra bom entendedor, este preço enorme é legal apesar do crude estar abaixo dos 90 doláres.
Na entrevista ainda chamou a atenção ao entrevistador, por ousar pôr em causa o sistema do roubo.
GostarGostar
A elasticidade ética comprime a liberdade. É uma frase feita, inventada agora mesmo. Mas define o que penso do assunto: quem exerce funções públicas não deve aceitar nada. Nada de nada e o problema fica resolvido.
Quem aceita a primeira, está pronto para o que vem a seguir.
Se quiserem chamem a isso fundamentalismo que não me importo nada.
GostarGostar
-Mestre, diz o díscípulo para Confúcio, vem lá um pobre, que lhe ofertamos?
– Nada, ele não tem necessidade de nada!
GostarGostar
Mestre, diz o discípulo para o Inenarrável, vem lá um dos nossos, que lhe oferecemos?
O que pudermos, também já recebemos.
GostarGostar
O Ex-Supremo Magistrado da Nação Jorge Sampaio declarou perante um magistrado comum que tinha uma sala cheia de prendas, desde relógios suiços, serviços de loiça, esferográficas etc. e que não via mal nenhum nisso.
Foi pena o magistrado não lhe ter perguntado se achava bem que ele, juiz, também recebesse prendas!!!
A mesma lata teve o Catroga ao dizer que enquanto ministro das finanças recebeu pratas como prenda.
De facto esta nomenclatura que nos governa perdeu completamente a vergonha na cara.
GostarGostar
A facilidade com que se leva “ofertas” que não cabem em três compartimentos é a mesma com que se vive com a vida para além do deficit . Depois temos as ofertas exteriores como por exemplo não ter nada que fazer e ser nomeado comissário para a tuberculose. Ou ainda mais receber senhas de presença a 500 euros cada para Guimarães capital europeia da cultura. Desde a filha foi nomeada para um qualquer cargo num ministério a mais de 3000 euros em “part-time” para poder dar aulas por fora, mais o rebentinho mano na PT não há nada que incomode o palermoide que ainda vai atestar da honestidade dos outros.
GostarGostar
É verdade que passo a vida a martelar no governo. É mau, liderado por um psicopata, e raramente merece elogios. Mas desta vez merece-os por esta noticia:
.
“O Governo aprovou hoje um decreto-lei que simplifica o regime para o exercício de diversas actividades económicas no âmbito da iniciativa “Licenciamento Zero”. Para abrir ou modificar um restaurante, por exemplo, deixa de ser necessário obter previamente uma licença, bastando que o facto seja comunicado às autoridades num balcão único electrónico.”
.
In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=465541
.
.
E facto isto é que faz sentido:
.
“Os interessados passam a ter poder reportar toda a informação junto de um balcão único electrónico, de modo a que seja possível num só ponto cumprir todos os actos e formalidades necessárias para abrir diversos estabelecimentos.
.
Esse balcão – o “Balcão do Empreendedor” – vai estar disponível em três línguas e será acessível através do Portal da Empresa. ”
.
.
Assim é que está correcto. Em vez de exigir licenças antes dos investimentos, devem as autoridades fiscalizar os existentes e os novos, partindo do príncipio que o caidadão é inocente até prova em contrário. Além disso, se os gajos dizem estar a modernizar a AP, cabe ao Estado partilhar a informação e não um tipo andar cheio de papeis, em labirintos burocráticos.
.
.
Esperemos que os gajos estendam isto para muitas coisas, como instalações fabris. E, claro, quando os agentes económicos violam grosseiramente as leis, confiscar as propriedades e equipamentos. Vão ver que os agentes económicos violam menos as leis.
GostarGostar
parece que já estou a ver os arrumos lá em casa dos catrogas e dos angelos repletas de tralha, que eles muito polidos, muito bem-educados foram incapazes de recusar!
podia-se muito bem era perguntar a tais testemunhas familiarizadas com os penedos, quem ofertava os ferraris,bugattis e afins que o filho penedos, o paulocas recebia abundantemente…
GostarGostar
Catroga – o Negociador dos Azeites na Taxa Reduzida, et pour cause- testemunhou o alto valor moral do Penedos.
Razão têm os defensores do Prof. Cavaco. Isto é tudo gente séria!
GostarGostar
anti-comuna
Posted 27 Janeiro, 2011 at 15:58 | Permalink
É verdade que passo a vida a martelar no governo. É mau, liderado por um psicopata, e raramente merece elogios. Mas desta vez merece-os por esta noticia:
———-
Isso é o acessório. Falta o essencial.
O que se precisa é que esses processos sejam-de uma forma abstracta- mais acessíveis e menos susceptíveis a diversas arbitrariedades.
Essa medida podendo ser positiva pode potenciar outras injustiças. Requer qualidade na fiscalização e isso não existe. Promove arbitrariedade o que num sistema complexo é prejudicial.
GostarGostar
Vou contar uma história: – Era meu Pai Gov.Civil do Porto, chega a casa para jantar, vai à cozinha perguntar qualquer coisa e vê em cima da banca uma grande pescada…. já sem a cabeça!Chama a minha Mãe e pergunta-lhe o que era aquilo.A minha Mãe responde que havia sido Fulano assim,assim que havia oferecido a pescada! O meu Pai de imediato diz à minha Mãe para devolver a pescada sem qualquer hesitação.Mas, diz a minha Mãe, já está sem cabeça porque como sabes o Dr.PP (que morava numa casa em frente à nossa) adora cabeça de pescada e eu oferecia-a para o jantar dele. Diz o meu Pai: – Não quero saber disso para nada! Vais devolver a pescada e já! Mesmo sem cabeça!
Chamas o motorista que está lá em baixo e ele que a leve a quem a trouxe. E assim foi feito! Pescada devolvida à procedência e sem cabeça!
Outros tempos! Outra Gente!
GostarGostar
Você não sabe porquê (?!), mas conhece de certeza o ditado da mulher de César, que o camarada Jorge deve menosprezar, talvez por se julgar acima de César.
GostarGostar
O meu sogro, que desempenhava um alto cargo, tinha um armário cheio de garrafas que lhe ofereciam, mas nunca abria nenhuma por uma questão ética.
Era eu que lhas fanava.
GostarGostar
Plues, tem razão na possibilidade de surgirem arbitrariedades. Mas isso sempre acontece. Mas é preferivel fiscalizar após a instalação das empresas que previamente haver um processo burocrático, que a maioria das vezes serve apenas para chatear e favorecer a corrupção.
.
.
O Estado tem que desburocratizar e dar espaço a que os agentes económicos não percam tempo com excesso de burocracias.
GostarGostar
Plus e não Plues. As minhas sinceras desculpas.
GostarGostar
Porra, já não pode haver tugas prendados ?
Tipo “a menina é prendada”; “o menino é prendado”…
(Excepto alguns FDP deste governo, mais as suas ramificações nos advogados de negócios, administradores extra-negócios, deputados de negócios, ex e actuais autarcas de negócios & associados).
GostarGostar
Sinais de fim-de-governo:
— Sócrates & a sua troupe governamental das finanças já nem aproveitam a cimeire em Davos para promover o país, a sua governação e, para tentarem vender a dívida…
— Há seis anos, no discurso da tomada de Posse, “O menino de ouro do PS” atacou as farmácias. Hoje, 27 de janeiro de 2011, algumas farmácias foram alvo de buscas, com duas detenções. Está a fechar-se o ciclo… O Verão vai ser tramado para os amanuenses e os apparatchiks !
GostarGostar
“Não se trata de prendas para si mas sim para a função que ocupam”
Bem visto!!
GostarGostar
D. Helena, será que o seu presidente ainda tem em Belém todas as prendas que recebeu ou já as levou para a Travessa do Possolo e para a aldeia da Coelha?
GostarGostar
Sócrates,José é um tuga prendado…
GostarGostar
E agora uma coisa que (aparentemente) não tem nada a ver com isto: as alminhas contabilistas que por aí andavam(andam?) a falar na ” abstenção impressionante” do pretérito 23 ( mas sem mencionar a “insuspeita” bronca do CU…) não têm nada a dizer sobre os 46% ?
Maldita aritmética…
GostarGostar
Um relógio razoável atinge os milhares de euros… é muito dinheiro para ser levado para casa.
GostarGostar
Como é que este sujeito deste Sampaio – o tal do “há mais vida para além do déecife” (do kamarada Sócrates) – não tem um pingo de vergonha nanquela carantonha vermelhusca. O sujeito acha muito bem que políticos e decisores de altos cargos públicos encham de ofertas caras as suas salas, como pagamennto de favores (ou a pedir) e meter os seus ricos filhinhos em grandes tachos, por cunha. Que nojo! Devia pôr os olhos em Ramalho Eanes que, enquanto PR, tudo aquilo que lhe foi oferecido em visitas de Estado, mesmo a título pessoa, tudo deixou ficar em doação ao Museu do Palácio de Belém.
GostarGostar
Não tenho dúvidas que em 2016 Sócrates vai ser o Presidente de Todos, Mas de Todos, os Portugueses.
Quero estar vivo para ver esse Grande Dia para Portugal!
GostarGostar
Sim…parece que soares e sampaio não têm armazém para as “prendas”…
Se fosse nos USA…andavam com processos crime às costas.
No caso de M Soares, e por falar em acumulação de pensões e vencimentos, os milhões que O Costa CML e o Governo socratiniano dão à sua Fundação equivale a quantos vencimentos e reformas acumuladas?
É que vê-se muito patetinha a criticar o Cavco por uns míseros milhares comparado com os milhões que recebem as Fundações ligadas à Máfia Socialista com experiência na Maçonaria……..
GostarGostar
Jofre
Posted 27 Janeiro, 2011 at 18:34 | Permalink
“D. Helena, será que o seu presidente ainda tem em Belém todas as prendas que recebeu ou já as levou para a Travessa do Possolo e para a aldeia da Coelha?”
E o Zézito já atende o telefone ao tiozinho “desconhecido”?
E, já agora, quando é que o Zézito arranja um bocadinho de tempo, na sua muy ocupada agenda, para nos explicar como é que o tiozinho “desconhecido” põe e dispõe do património do Estado, ou melhor, património do PS, pois está claro?
http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13377657
GostarGostar
Ó Sátiro: quando falares no Mario Alberto, tira o chapéu e faz uma vénia….
Haja respeito.
Como é que este país pode ir para a frente se ainda há cromos e palhaços que não respeitam os nossos Maiores?
GostarGostar
. . . os nossos maiores ladrões.
GostarGostar
A esquerda adora prendas: mercedes, robalos, dinheiro em envelopes, património público vendido no banco traseiro de carros de alta-cilindrada e brutos salários.
GostarGostar
O Mário Soares é um reizinho desta republica bananeira. Milhões para a Fundação organizar um jogo da bisca por ano e em chinelos.
GostarGostar
Mário Soares é muito, muito, muito rico. Que pague a fundação com o seu património.
GostarGostar
Há quem receba coelhas….
GostarGostar
Piscoiso diz:
“O meu sogro, que desempenhava um alto cargo, tinha um armário cheio de garrafas que lhe ofereciam, mas nunca abria nenhuma por uma questão ética.
Era eu que lhas fanava.”
.
Não admira.É elementar…
Para seres recrutado pelo PS, tinhas que emular o teu Adorado Chefe.
E até usas um trapo nas ventas pra não te reconhecerem.
GostarGostar
Minha cara Helena Matos, peço imensa desculpa mas tenho de discordar consigo.
Quando a oferta é uma prostituta(o), não é levada para casa.
Como vê, o seu post não tem razão de ser.
Perdeu por falar.
GostarGostar
PSC:
É isso mesmo. Essa ética perdeu-se completamente. E este anormal do Sampaio veio dizer que sim é assim mesmo a ética dele.
GostarGostar
PSC.
Pescada sem cabeça?
Faz-me lembrar uma história de um gajo que foi devolvido à família sem cabeça. Ela (cabeça) foi oferecida a um hospital.
Acho que o enterraram com uma bola de futebol a fazer de cabeça.
Enfim, histórias de um (velho) marinheiro.
GostarGostar
Gol(pada) Posted 27 Janeiro, 2011 at 20:47
Não acerta uma.
Vá levar nánilha mais as suas insinuações.
GostarGostar
Quantas prendas que ofereceram ao PR Mário Soares estão no Múseo da Presidência ?
Quando foi para presentear pagámos todos nós. O que recebeu em troca foi para a sua colecção particular na Fundação que mantem com o nosso dinheiro.
GostarGostar
este sampaio deve ser bruxo, sabe tudo o que os amigos fazem durante 24 horas,o que dão o que recebem o que deixam de receber,já quando foi o Poderoso quase pôs o cu por ele,sabia tudo o que ele andava fazendo dia e noite,porque para ele o Sampaio é tudo normal,quando era presidente tambem arrecadou umas coisitas que forem oferecidas ao estado português e segundo se consta e disse com toda a clareza que eram dele,expert heheheh é assim este democrata
GostarGostar
Confirmo o que disse o Beirão.
O Eanes podia ter pouco interesse, mas era um tipo sério, não era nenhum “Valentim Loureiro”.
O meu falecido Pai (que o conhecia da Academia Militar, tinha sido prof. dele de Balística) só por isso é que aceitou trabalhar para ele numa posição delicada porque envolvia a decisão final sobre compra de armamento/equipamento para as FFAA, e isso é um “negócio” que movimenta mais $$$ que o da droga, e que é legal, e onde há uma concorrência internacional feroz, e portanto ‘luvas’ do tamanho correspondente.
Tenho ideia que as única coisas que ele alguma vex aceitou foram um soldadinho de chumbo de uma empresa francesa e um aviãozinho de plástico de outra empresa italiana (coisas tipo ‘recuerdos’ de feira) e ainda por cima ele decidiu contra comprar fosse o que fosse quer a uma quer a outra.
Mas as pessoas acima têm razão.
Não é de aceitar rigorosamente nada, e é de fazer constar isso, dar o exemplo.
GostarGostar
O Sampaio ao afirmar que não se corrompe com prendasassim das
dezenae de milhares de Euros, apenas, no meu entender, faz uma
afirmação e um aviso:
____Aviso: para ser corrompdo rem de multiplicae por 100 aqueles valores
____Afirmação: uma puta de classe só *faz favores* a quem tenha suficiente
capacidade económica.
GostarGostar
____corrompido, tem, multiplicar,
GostarGostar
“Ó Sátiro: quando falares no Mario Alberto, tira o chapéu e faz uma vénia….
Haja respeito.
Como é que este país pode ir para a frente se ainda há cromos e palhaços que não respeitam os nossos Maiores?”
Piadas?
GostarGostar
O Piscoiso começou por se habilitar a comensal dos Ratos do Largo
roubando ao sogro garrafas de bebidas . . .
O Ricado Rodrigues especializou-se em gravadores dos media . . .
É nisto que o P. Socialista é plural (como se afirma) . . .
GostarGostar