Saltar para o conteúdo

Subscrevo

1 Fevereiro, 2011
by

«Bramaram contra todo o tipo de intervenção e ajudas do Estado. Estiveram anos a exigir o controlo do dinheiro dos impostos em despesas com a educação. Defenderam exaustivamente uma “saudável” concorrência no ensino privado. Pois agora acham mal que os colégios privados subsidiados percam o dinheiro do contribuinte!
É bem provável que este corte cego nos apoios a estes colégios venha a cometer alguma injustiça ou a abrir uma deficiência de cobertura escolar antes resolvida. Talvez. Mas quando vejo os principais defensores destas subvenções serem os clássicos arautos do fim dos subsídios tenho de concluir: ou estamos perante uma nova revolução ideológica ou anda aqui alguém a enganar alguém

 

* Pedro Tadeu, hoje, no Diário de Notícias

21 comentários leave one →
  1. dürer's avatar
    dürer permalink
    1 Fevereiro, 2011 16:21

    Desta vez, também eu.

    Gostar

  2. JoséB's avatar
    JoséB permalink
    1 Fevereiro, 2011 16:30

    E depois, na peugada de Sampaio quanto ás prendas,
    aparece ali, nas escolas com subsídios, um antigo político do PS.
    À sua conta, gere umas 13 escolas, com 80 milhões recebidos. Por conta do OE. Pimba.

    Gostar

  3. joao's avatar
    joao permalink
    1 Fevereiro, 2011 16:34

    se sai mais barato ao estado fazer um acordo de associação com uma escola do que financiar a construção da mesma, os salários com pessoal docente e funcionários, manutenção da mesma, etc…não vejo qual o mal de defender os subsidios / acordos de associação. Tal como existem no caso dos infantários privados, creches, centros de dia e de terceira idade, IPSS´s, com acordos com o Estado…e que saem mais baratos ao Estado e às finanças públicas….

    Gostar

  4. Gonçalo's avatar
    1 Fevereiro, 2011 16:39

    Os erros do Pedro Tadeu:

    1)”os colégios privados subsidiados percam o dinheiro do contribuinte”: Má leitura da situação. Quem perde o seu dinheiro (de direito) são os contribuintes que têm os seus filhos nesses colégios. Têm direito à Educação (gratuita se for a obrigatória), pagam os impostos devidos e podem optar pelo particular (Lei de Bases).

    2)Não são os Colégios que são subsidiados, mas os alunos que levam o custo com a sua educação, para os mesmos. Nada mais distinto.

    No que não errou Pedro Tadeu:

    1)”Há aqui alguém a enganar alguém”. Anda mesmo. O PS e o seu (des)Governo.

    Gostar

  5. Antonio Maria's avatar
    Antonio Maria permalink
    1 Fevereiro, 2011 17:16

    Subscreve, mas não de via.
    Como o João Miranda diz e muito bem, o Estado (nós) contrtaa um serviço e por isso paga.
    Não é um subsídio.
    Então o que o Estado (nós) paga aos advogados em consultadoria também são subsídios?

    Gostar

  6. Pensador's avatar
    1 Fevereiro, 2011 17:19

    A cretinice não tem limites, convenhamos.
    Quem subscreve escritos indigentes (e de atroz ignorância) como o do post não merece ser catalogado de outra forma.

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Fevereiro, 2011 17:25

    Os Fim dos Subsídios tem de implicar um abaixamento de Impostos correspondente. Enquanto não existir esse abaixamento tem-se direito a pedir tudo.

    Gostar

  8. Libertas's avatar
    Libertas permalink
    1 Fevereiro, 2011 17:26

    O CAA pode ter dinheiro para escolher a escola dos seus filhos. Pode até gostar mais de escolas estatais, mas não pode impor aos pobres a escola das suas crianças.

    Gostar

  9. Gonçalo's avatar
    1 Fevereiro, 2011 17:39

    Se a opção de uns (os que podem) por uma qualquer escola é possível e não influi na situação dos outros, porque torna-la impossível apenas porque nem todos podem optar?
    Porque teimam os socialistas em nivelar tudo por baixo?
    Porque combatem as desigualdades cortando por cima e não subindo os limites inferiores?

    Gostar

  10. David Ferreira's avatar
    1 Fevereiro, 2011 18:15

    Se o dinheiro não me fosse extorquido via impostos para depois um burocrata de Lisboa impor ao meu filho a escola que ele quer que ele ande… A via liberal é simples – “cheque-ensino” = liberdade de escolha para todos.
    Porque é que o ME dispões do dinheiro ganho com o suor dos contribuintes para “subsidiar” escolas públicas de má qualidade? Porque é que o ME se deixou de focar na educação dos jovens e se foca no carreirismo dos professores e na (re)construção de escolas? Afinal o dinheiros é dos Governo, do PS, do estado ou dos contribuintes? Porque se quero escolher uma escola diferente da imposta pelos burocratas de Lisboa terei que pagar duas vezes? É por isso tudo que NÃO SUBSCREVO!!!!

    Gostar

  11. Eduardo F.'s avatar
    1 Fevereiro, 2011 18:49

    Por uma vez ter-me-ia surpreendido se não subscrevesse. Fico a aguardar uma próxima oportunidade.

    Gostar

  12. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:00

    É verdade, é o liberalismo à moda do Alentejo!

    Gostar

  13. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:01

    O autor deste artigo não entende nada do que se passa.
    .
    Tal como já aqui foi dito, o Estado poupa dinheiro e tem mais qualidade com as escolas associadas.
    .
    Vamos mas é exigir que o sistema de escolas associadas cresça pelo menos para 10% do total de alunos, dos 4,5% de agora.
    .
    Ficam os contribuintes a ganhar e os alunos, ou seja a sociedade.

    Gostar

  14. Filipe's avatar
    Filipe permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:05

    Há aqui alguma confusão. No Liberalismo não há cheques nem subsídios. O Estado reduzido à função de polícia tem o objectivo de colocar o mercado a funcionar. No máximo, o Estado pode regular o sector e definir que todos os alunos têm de entrar no sistema de educação. Depois as escolas devem diferenciar-se pela qualidade e diferente oferta educativa.

    Gostar

  15. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:06

    não entende o CAA, nem ninguém com dois dedos de testa…

    Gostar

  16. PMP1's avatar
    PMP1 permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:09

    também não entendiam que podiam existir canais de TV privados, e agora entendem.
    .
    Compreensão lenta ou birra ?

    Gostar

  17. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:15

    Pois, mas os canais de TV privados PAGAM impostos. NÃO RECEBEM impostos em forma de subsídio ou contrato.

    Gostar

  18. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    1 Fevereiro, 2011 19:19

    pois era nice os canais privados a receberam x euros por cada espectador…

    Gostar

  19. tric's avatar
    tric permalink
    1 Fevereiro, 2011 20:54

    A Jacobinada quer é o dinheirinho todo dos Cristãos para ir para a Escola Jacobina “Publica” !! O ensino jacobino-judaico não devia ser publico, mas sim privado!! mas a realidade anda ao contrário em Portugal, pois o ensino Publico devia ser de de espirito cristão…mas enfim, numa sociadade dominada pelos Jacobinos-Judeus, o que é que se poderia esperar… um Povo Cristão paga os Impostos para que o Estado lhe imponha um ensino Jacobino-Judaico lol hilariante !!

    Gostar

  20. Tonibler's avatar
    2 Fevereiro, 2011 00:52

    Subscreve uma estupidez…

    Gostar

Trackbacks

  1. Subsídios « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.