Saltar para o conteúdo

Podia ser numa tenda

22 Março, 2011

Numa sociedade politica aberta, livre, enfim, normal, quando um Estado fosse chamado a tomar certas decisões relevantes no âmbito de uma organização internacional, seria expectável que o respectivo parlamento tivesse delas conhecimento prévio e se pronunciasse sobre as mesmas.

.

Já em Portugal, pelo contrário, instituiu-se o hábito de o inquilino de S. Bento convidar os  chefes de tribo para um cházinho e ouví-los sobre tais assuntos. Alguns nem deputados são e apenas representam uma associação política.

.

Claro, existe uma bonita lei que diz que não deve ser assim. Mas como tantas outras é só mesmo para belo efeito, sem qualquer consequência.

.

Dentro de 2 dias os chefes de governo preparam-se para rever o Tratado da UE, aquele que diziam ser uma maravilha e definitivo, mas… lá está, já não serve. E assim será criado dentro de 2 anos um mecanismo permanente que até agora era impossível, e bem, de criar. Por uma razão simples: os estados entendiam que a UE não podia correr o risco de assumir divida individual dos estados. Agora o regabofe vai ser permitido ao mais alto nível a troco de ditadura financeira.

.

E sem ironias, tais mudanças, para serem efectivas, voltarão a estar dependentes de apenas 3 estados: Alemanha, cuja constituição é um pouco avessa a tais modernidades despesistas, a querida Irlanda referendária e o Reino Unido. Nestes, será no mínimo custoso que tais inovações passem sem o devido turbilhão decisório, pois que quanto aos demais já se sabe da normal bovinidade dos seus parlamentares.

7 comentários leave one →
  1. Leme's avatar
    Leme permalink
    23 Março, 2011 00:56

    Mas isto já é uma grande barraca…

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    23 Março, 2011 01:12

    MAlegre afirmou hoje que “previu” tudo o que está a acontecer, se Cavaco Silva fosse eleito…
    E não há um jornalista que pergunte a MAlegre o que faria caso fosse hoje PR, com uma crise político-institucional propositadamente criada pelo seu líder-mandante Sócrates ?

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    23 Março, 2011 01:12

    Óptimo post !, Gabriel Silva

    Gostar

  4. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    23 Março, 2011 01:22

    Foi pena este país, desgraçado, analfabeto e desmemoriado, não ter visto a grandeza de Manuel Alegre.
    Com Manuel Alegre seríamos um país respeitado, com voz, coração, alma e História.
    Quiseram escolher outro inquilino. Muito bem.
    Agora que baixem a espinha, pois o FMI já vem aí e o país vai ser entregue aos bichos, aos abutres, aos oportunista e vende-pátrias!
    Não sei se uma guerra civil, será pior!

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    23 Março, 2011 01:32

    23 DE MARÇO DE 2011
    A PARTIR DE HOJE, OXALÁ SE RESPIRE MELHOR E ESTE PAÍS SE TORNE DECENTE !

    Gostar

  6. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    23 Março, 2011 01:37

    O que os jornalistas poderiam perguntar a CS era pela estabilidade política, estabilidade dos juros, etc, que foi prometida, por ele, durante a campanha eleitoral…mas isso agora não interessa nada!

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    23 Março, 2011 01:51

    Portela,
    Vc. também acredita que Sócrates é “inocente” ?, que o “percurso” do PEC IV foi cristalino, linear e não agrava a vida dos portugueses ?, que a crise criada com esse PEC é obra de Cavaco e da “direita” ?, que “O Menino de Ouro do PS” não está interessado em eleições antecipadas ?
    MAlegre, se fosse hoje PR, não passaria dum pagem-serventuário de Sócrates e do PS !… — “Crise ? Qual crise ?”

    Gostar

Indigne-se aqui.