Deus escreve direito por linhas tortas
6 Abril, 2011
Não percebo o recente entusiasmo da esquerda com a Islândia. Ficam muito contentes porque, dizem, a Islândia não paga aos credores. Se isto for verdade acaba-se o socialismo pois dificilmente se encontrará quem empreste a quem não paga. (Ño tempo da Guerra Fria às vezes até se arranjava quem pagasse mas agora é um bocado mais difícil) E sem a banca o financiar não há “gratuito” nem socialismo que sobrevivam.
11 comentários
leave one →

Não percebo o recente entusiasmo da esquerda com a Islândia. Ficam muito contentes porque, dizem, a Islândia não paga aos credores. Se isto for verdade acaba-se o socialismo pois dificilmente se encontrará quem empreste a quem não paga. (Ño tempo da Guerra Fria às vezes até se arranjava quem pagasse mas agora é um bocado mais difícil) E sem a banca o financiar não há “gratuito” nem socialismo que sobrevivam
= lixo tóxico
GostarGostar
A solução é produzir tanto quanto um país consome, que é o que a Islândia percebeu que tinha de fazer ao desvalorizar a sua moeda própria.
.
Ver FMI 1977 e 1983.
GostarGostar
O problema que a esquerda ignora (por burrice ou de porposito) é que a Islândia não decediu não pagar aos credores os emprestimos do estado para construir autoestradas e ter um estado que consome 50% do pib.
O que a Islândia optou por fazer é não pagar aos credores DOS BANCOS FALIDOS. Sim, dos bancos que fizeram empréstimos internacionais para investir em produtos complexos dos EUA… Por isso os mercados não vêm os Islandeses como caloteiros, apenas os bancos falidos. (até porque os islandeses pagam as suas dívidas.
Resultado de Portugal fazer como quer a esquerda? Ver Crise na Argentina e os 10 anos que demorou a recuperar até ao nível pré crise…
GostarGostar
Tomas, eu concordo cm a sua análise. Mas, ou o senhor não entendeu o post, ou a autora do post, ainda não entendeu o que acnteceu na Islândia. E como não acredito em coincidências…
GostarGostar
Os ateus de esquerda acreditam piamente que o dinheiro cai do Céu, oferecido por Deus Nossenhor.
GostarGostar
A História – e já são muitos séculos – regista que os maiores caloteiros e ladrões são normalmente gente da direita.
Foi assim na Améria, na Europa, e em todo o Mundo.
Nunca houve no Mundo, um governo de esquerda, mesmo aquelas de orientação soviética, que ficassem a dever um dólar ou um escudo.
Isto é verídico.
Calatoteiros e trapaceiros, em Portugal, são normalmente identificados com pessoas partidariamente da Direita.
No minha rua há um poltrão do PPD que deve fortunas a tudo e a todos (inclusivé à Fazenda e à Segurança Social) e todos os dias sai descansadinho para o «emprego» no seu Volvo com vidros fumados.
De facto, quem é de esquerda, é sério e honesto.
Nunca vi um comunista não honrar as suas dívidas. São pessoas de contas certas e em dia.
Ladroagem, filha-da-putice, agiotagem e judiaria, são qualidades próprias de quem é «liberal» ou vagamente de direita.
Já meu tio Arnaldo, que vive na França, dizia: quando vires um gajo da direita, muda de passeio e aguenta bem a carteira…
GostarGostar
Eu conheço muito boa gente que nunca pediu um empréstimo e vive bastante bem. Não poderia acontecer o mesmo com um país?
GostarGostar
Arlindo da Costa,
Em França, está preso um gajo por se dedicar ao rou do conteúdo de automóveis. Também roubou o meu. Chama-se Arnaldo da Costa. Será o seu tio?
GostarGostar
O meu tio Arnaldo, é reformado Renault, e não tem carta de condução.
GostarGostar
Os Islandeses por acaso até tiveram uma boa ideia – reolveram julgar o 1º ministro que os levou à bancarrota..
GostarGostar
Cara Helena
“Islândia não paga aos credores…”
Explique que credores são estes?
Quem são estes senhores credores. o que tem de ao especial que faça com que o Estado não lhes queira pagar?
VIVA PORTUGAL
GostarGostar