Às vezes tem-se razão antes do tempo
O discurso encantatório (18 de Março). «(…) Sócrates precisa de partir rapidamente para campanha eleitoral. José Sócrates quer ir para eleições não só porque essa é a sua possibilidade de vencer Passos Coelho, humilhar Cavaco Silva e manter o seu poder sobre o PS, mas também porque, agora que a crise já não é passível de ser negada nem justificada pelas circunstâncias internacionais, uma campanha eleitoral é o tempo-espaço-palco que lhe permitirá recuperar o discurso encantatório, desta vez centrado no medo de perder e não no anúncio do dar.
Vamos ter semanas de “nós reduzimos salários mas eles reduzem ainda mais” e de “nós fechamos escolas mas eles querem desmantelar a escola pública”. Por isso a saída desta crise não é possível com Sócrates, pois só sairemos da crise quando se assumir que o discurso encantatório é um logro com resultados trágicos para os mais pobres e um perigoso auto-engano para as instituições, empresas e sociedade civil. E Sócrates, seja como primeiro-ministro seja como líder do PS, não existe sem esse discurso. Nem para lá dele.»

Vai continuar a martelar que a culpa da bebedeira foi do último copo e isso vai ser suficiente para convencer trinta e tal por cento de votantes imbecis, como já convenceu noventa e tal por cento de socialistas estúpidos mas nada ingénuos.
.
Daí que vamos continuar a ter a besta do apocalipse por perto. Demasiado perto.
.
De qualquer maneira o pedido de resgate (a semântica é deliciosa) veio confirmar o golpe final no grupo que, na sombra, governou o País no último quarto de século: os construtores.
.
Os senhores que se seguem são os banqueiros.
.
Já nos encontramos bastante mais próximo do paradigma das nações desenvolvidas.
GostarGostar
Trinta e tal % dos votante fazem-no porque uma boa parte ganha dinheiro dos outros.
GostarGostar
Sócrates, é sem dúvida, aquele que melhor dende e defenderá Portugal, nos tempos conturbados que se vive.
Tem experiência. Sagacidade. Determinação. Voluntarismo e principalmente encarna o que de melhor tem os Portugueses.
GostarGostar
PiscoisoArlindo diz:
“Tem experiência. Sagacidade. Determinação. Voluntarismo e principalmente encarna o que de melhor tem os Portugueses.”
.
Tu drogas-te, não é?!?!
GostarGostar
As reacções lá fora ao resgate de Portugal são muito críticas. A vontade dos mais ricos em pagar a má governação dos outros é cada vez menor, apercebem-se que Portugal está ingovernável e só lhes apetece “enclausurar-nos” e deitar fora chave. Fora os exageros, o que podemos argumentar quando nos atiram à cara como pudemos permitir este tipo de “governação”, como foi possível Sócrates ser reeleito, para onde foi tanto dinheiro de fundos comunitários e empréstimos e como é que tão poucos se preocuparam com as consequências do endividamente externo? Quando nos atiram isto à cara, estão carregados de razão. Os portugueses permitiram que um vigarista desmandasse e desgovernasse o país durante seis anos. Uns por colaboração, outros por omissão, ao mais alto nível houve quem permitisse isto. E não sei se os socialitas perdem mesmo as eleições. Suspeito que pelo menos conseguem um resultado ao nível de 2002, o que já será péssimo para o PSD. Basta ver como a populaça socialista está incondicionalmente com o seu chefe. Este país é inconcebível.
GostarGostar
Lá para Matosinhos nunca vi tanto Zombie reunido!
GostarGostar
Sócrates constrói uma narrativa sem qualquer base na racionalidade. A definição
do limite cronológico da era pré chumbo PEC, era pós chumbo PEC, como se o país tivesse
entrado nesse momento no mundo de Dante é um atentado à inteligência de qualquer cidadão com mais de dois neurónios por hemisfério cerebral. Vejamos se é eficaz em termos eleitorais.
GostarGostar
Pois há 300 anos atrás, ter razão antes de tempo, dava direito a aquecimento especial em cima de
uma pira em combustão! Não consta que nos dias que correm o Papa esteja virado para esse lado,
por isso escusa de pedir a sua santificação! O seu problema nada tem a ver com a política, tema em
mostra alguma dificuldade de entendimento, o que salta à vista de toda a gente é a enorme dificul-
dade das oposições em contrariarem a dialéctica de José Sócrates, seja ensaiado ou não, ele é um
comunicador! Logo, já houve um profissional relativo da comunicação social que lhes sugeriu;
– se não podem com o homem matem-no! Não esqueça que as sondagens valem o que valem, e diz
o Povo que até ao lavar dos cestos é vindima! Quem derrubou o Governo vai pagar nas urnas, não
há qualquer formalismo que lhes valha! Pessoalmente, fico aborrecido porque pensava que me
ía ver livre da “encomenda”!!!
GostarGostar
Almeida Santos, apesar da sua provecta idade, ficou espantadísimo com o entusiasmo e o dinamismo do primeiro dia deste Congresso do PS.
Disse ele que nunca tinha visto um arranque tão impressionante.
Agora é preciso «quebrar os dentes» aos miserabilistas e ao embusteiros que provocaram irresponsavelmente as eleições antecipadas e àqueles que por trinta dinheiros ofereceram de bandeja a dignidade nacional aos «mercados».
Tais «migueis de vasconcellos» devem ser punidos nas urnas, e não só!
GostarGostar
Para o Arlindo (Piscoiso ou outra coisa qualquer) o país antes do chumbo do PEC era um sucesso económico, este escrito só pode ser de alguém da propaganda. Olha o Salazar tinha o António Ferro o Sócrates tem o Emídio Rangel e uns tristes aqui pelos Blogues.
GostarGostar
Nestes dias, vamos lendo e ouvindo de tudo.
Na RDP, um qualquer comentarista salientava a dificuldade do PSD em fazer passar a sua mensagem, face ao PS . E porquê? Porque o PS, dizia, tinha uma mensagem clara e directa, enquanto o PSD não.
Ora, questionamos nós:
Preferimos todos uma mentira clara e directa a alguma contenção numa mensagem que, por ser verdadeira é incómoda é pouco eleitoralista?
Infelizmente, será este o panorama da próxima campanha eleitoral.
E nada poderá inverter esta realidade.
O sistema está ligado em modo de auto-destruição…
http://existenciasustentada.blogspot.com/2011/01/17-democracia.html?utm_source=BP_recent
GostarGostar
Bom texto Lionheart
GostarGostar
Arlindo da Costa,
.
Se mentira, embuste, incapacidade, mentira (repito-o intencionalmente), troliteirismo, plutocracia, mentira (e vai mais uma) são o melhor dos portugueses, Sócrates é o seu líder natural.
.
Arlindo, de uma vez por todas lhe peço, mude de discurso. Faz mal negar a realidade: ou ficará com fama de embusteiro, de mercenário ou de um simples idiota sebastianista. Uma de três terá de ser, e deixo a seu cargo dizer-me qual.
.
Comparar o titubeante e pusilânime José Sócrates Pinto de Sousa a um líder corajoso e determinado é tão estúpido como encontrar inteligência reunida no grupo de burgessos que hoje anda em congresso, ou nos que os defendem nas infoesferas nacionais.
GostarGostar
Tolstoi,
.
O país antes do chumbo do PEC era tanto um sucesso económico que estávamos dispostos a colocar parte substancial do nosso produto interno num Tê-Gê-Vê de alta velocidade e nenhuma sustentabilidade.
.
Rai’s parta o Pedro Passos Coelho que estragou este país em menos de um dia, e é o único responsável pela crise em que vivemos!
GostarGostar
Lionheart,
.
Eu defendo que os portugueses deveriam ser deixados a dormir na cama de pregos que fizeram. Estranhamente, somos grandes quando estamos isolados, encostando-nos quando temos alguém que finja fazer o trabalho por nós. A pimenta da Índia, o ouro do Brasil, os dinheiros das colónias e os fundos da Cê-É-É fizeram-nos mal.
.
Quando não somos ajudados, somos grandes. Fomo-lo numa guerra de várias frentes (quando até a dívida estava a ser paga e em regressão) Fomo-lo na crise de 1383-85. Fomo-lo na primeira guerra mundial. Fomo-lo em Malaca.
.
Que os outros nos deem apenas meios de prover as nossas necessidades imediatas, e emergiremos mais fortes como nação. Temos é que pagar tudo o que devemos, tostão por tostão, nos prazos acordados pelo ladrão-mor. Não quero ser tomado por caloteiro, pois não o sou na minha vida privada— e sou de direita, Arlindo.
GostarGostar
… e sou de direita— desta vez para o Arlindo da Costa, que nos viturpera e estulta com os poucos dentes que lhe restam.
GostarGostar
Francisco Colaço
Posted 9 Abril, 2011 at 13:51 | Permalink
Arlindo da Costa,
.
Se mentira, embuste, incapacidade, mentira (repito-o intencionalmente), troliteirismo, plutocracia, mentira (e vai mais uma) são o melhor dos portugueses, Sócrates é o seu líder natural.
______
LÍDER NATURAL? Esta leu o A. Costa nos folhetos propagandísticos do A. Ferro
com respeito à LEGIÃO PORTUGUESA (!) e o líder era outro : O. Salazar . . .
GostarGostar
Licas,
.
Por favor, explique-se. Estou longe de compreender o que escreveu, se calhar devido a insuficiência minha.
GostarGostar
Absolutamente de acordo com o Post da Helena Matos: não vamos conseguir sair da crise enquanto o “hipnotizador” do Sócrates por aí andar
GostarGostar