Saltar para o conteúdo

Síntese da execução orçamental

20 Abril, 2011

Já está disponível. Boas leituras.

47 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 12:38

    Os gajos nem a materlar conseguem melhorar muito as contas:
    .
    .

    .
    .
    E por muito que tirem de um lado para o outro, como a manta é curta, sobra sempre espaço para cobrir.
    .
    .
    Só dá pena a forma acéfala como a imprensa colabora nesta farsa. Colaboram porque querem que o PS ganhe as eleições, claro. A nossa imprensa é tão ou mais fraca que o governo.
    .
    .
    Um país assim não vai longe. PARA QUANDO A INDEPENDÊNCIA DO NORTE? Glup!

    Gostar

  2. trill's avatar
    trill permalink
    20 Abril, 2011 12:39

    Vem lá tudo ou nem por isso? Espero que o éfmi estude bem as PPP’s que andaram por aí a ser feitas. http://psicanalises.blogspot.com/

    Gostar

  3. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 12:45

    Sem muitos comentários:
    .
    “Juízes soltam pedófilo e censuram a criança
    .
    Um homem de 40 anos entrou no Tribunal de Santo Tirso acusado pelo Ministério Público de violar a enteada, menina de apenas 12 anos, e saiu em liberdade – com pena suspensa durante quatro anos – porque o colectivo de juízes entendeu que a a criança consentiu a relação sexual. A pena aplicada ao pedófilo foi atenuada porque os magistrados chegaram à conclusão de que a menor não sofreu sequelas.”
    .
    In http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/juizes-soltam-pedofilo-e-censuram-a-crianca
    .
    .
    Qualquer dia prendem as crianças e dão prémios aos que delas se aproveitam. Está certo. E assim vai o mau país. Pfffff!
    .
    .
    Lembram-se de quando os muros de silêncio eram construídos à volta das vítimas porque quem se censurava eram essas mesmas vítimas? Pois bem. Portugal volta à Idade Média!

    Gostar

  4. Cooronel Z's avatar
    Cooronel Z permalink
    20 Abril, 2011 12:55

    Info fidedigna desta manhã:
    No Exército, suspenso o processamento de vencimentos.
    Será manobra concertada com o gabinete S,
    para tentar fazer recuar os enviados da Prússia?
    Pela bovinidade, hurra.

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Abril, 2011 12:56

    “PARA QUANDO A INDEPENDÊNCIA DO NORTE? ”
    .
    ora aí está uma boa solução! E se fossemos uma federação, com orçamentos independentes?
    Norte do Mondego: JNPdaCosta
    Madeira: AJJardim
    Açores: Obama
    Resto do Continente: FMI

    Gostar

  6. ti miguel antonio's avatar
    ti miguel antonio permalink
    20 Abril, 2011 12:58

    e não fazemos nada a estes juizes? só lhe damos reformas de 5000 euros. acordo envergonhado adormeço envergonhado com os poderes do meu país.

    Uma menina de 12 anos foi abusada pelo padrasto, de 40, que acabou acusado pelo Ministério Público do crime de violação. Porém, o Tribunal de Santo Tirso aplicou pena suspensa ao homem por considerar que a criança consentiu a relação sexual, avança o Correio da Manhã.
    O crime – que valeu ao pedófilo quatro anos de pena suspensa – ocorreu em 2009, mas só agora foi divulgada a sentença. Segundo a acusação, citada pelo CM, o homem obrigou a filha da namorada a ter relações sexuais sem preservativo na casa da mãe da menina, ameaçando-a de agressão e prometendo-lhe bens materiais.

    No entanto, o colectivo de juízes entendeu que a criança mentiu quanto ao número de vezes que foi abusada e em relação às ameaças. Foi assim dado como provado que a menina manteve relações sexuais com o padrasto de livre vontade e por isso não foi aplicada pena de prisão efectiva ao arguido.

    SOL

    Gostar

  7. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    20 Abril, 2011 13:06

    deviam ser executados na guilhotina

    Gostar

  8. do lugar da azinhaga's avatar
    do lugar da azinhaga permalink
    20 Abril, 2011 13:25

    não resisti a copiar do anarca…..

    Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 13:31

    Em Portugal, o Sócrates diz que é mau meter o dinheiro dos trabalhadores no “jogo”. (Logo aqui se vê a concepção do gajo quanto aos mercados. Jogo. Aquilo que ele fazia com o seu próprio dinheiro e agora fá-lo com os dinheiros da Seg. Social.) Ou seja, nos mercados financeiros.
    .
    .
    Mas enquanto em Portugal, um país endividado e falido, andam com medo dos mercados, um dos países mais ricos do mundo aproveita as oportunidades do mercado para garantir o futuro ás futuras gerações, investindo nos mercados. Como diria o outro. Uns falam, outros fazem pela vida. Vale a pena ler este documento. Em especial para a esquerda tuda, a mais atrasada, burra e ignorante da Europa:
    .

    Click to access ENGLISH%20Annual%20Report%202010%2024%20March%20(printed).pdf

    .
    .
    Parece que os noruegueses “jogam nos mercados” e dão-se bem. Em Portugal temos o idiota do Sócrates a criticar os que se safam bem, sem esquemas, corrupção e outras vilanias atribuídas ao Grande Líder. Pobre país com dirigentes deste calibre. Pffff!

    Gostar

  10. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 13:33

    ” E se fossemos uma federação, com orçamentos independentes?”
    .
    .
    Federação? com quem? C0m parasitas de Lisboa? ;)) Nem pensar. Independência total. E deixar as élites de Lisboa a berrar contra o “norte atrasado e sem cultura”, que fugiu ás iluminações dos “inteligentes da capital”. Isso sim. Federações? Bolas!

    Gostar

  11. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 13:43

    O atraso cultural da esquerda tuga, ao nível da esquerda europeia pré-URSS, diz que as reformas estão garantidas para o longo prazo. Claro. Onde eu já ouvi isto?
    .
    .
    “Emanuel dos Santos: “No longo prazo podemos garantir sustentabilidade financeira à Segurança Social””
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=480363
    .
    .
    Espera aí. O gajo garante a sustentabilidade como? Com mais dinheiros dos trabalhadores entregues á Segurança Social e cortes nas pensões de reforma. Não eram essas as principais medidas do PEC IV?
    .
    .
    Enfim, neste país de atrasadinhos culturais, a começar nos políticos e acabar em grande parte da imprensa, estes cromos podem dizer os dislates que quiserem, que poucos terão a veleidade sequer de os confrontar com as suas contradições, mentiras e falsidades.
    .
    .
    Aliás, é possível haver uma opinião pública forte sem uma imprensa livre, isenta e esclarecida? Não. Então explica-se muito do que se passa em Portugal e porquê que personagens deste calibre estejam á frente dos destinos de milhões. É uma imprensa acobardada, acéfala e ignorante que permite haver os Sócrates deste país. Não, não culpem o povinho. Culpem as élites, a imprensa e até o mundo académico. Pois eles, os tais “inteligentes” deste país é que permitem este atraso civilizacional em Portugal. Pois. Habituem-se!

    Gostar

  12. José Pinto Basto's avatar
    José Pinto Basto permalink
    20 Abril, 2011 14:22

    O que li na “síntese” é que a receita em Março foi:
    3.130 Milhões de euros e a despesa foi:
    3.637 Milhões de euros, logo…pois.

    Gostar

  13. Carlos Alberto's avatar
    20 Abril, 2011 14:25

    Ó Anti-Comuna… para mim era já ontem que fartos de corruptos estamos nós.

    Fiquem lá com os xitos e com a corrupção e com as crianças a trabalharem em fabricas e mulheres a ganharem 485€ e ainda terem de ‘servir’ o patrão.

    Regressem lá à Idade Média!

    Gostar

  14. Carlos Alberto's avatar
    20 Abril, 2011 14:27

    Agora indo ao que interessa:

    Onde raio está o superavit que o Sócrates onde falou?

    A mim, que sou leigo na matéria só me saíram números negativos,

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 14:32

    Obrigado, caro Carlos Alberto. É isso mesmo. Faça campanha como eu, por um Independente do Norte. Que nós não importamos se arrostar com a má imagem que Vcs. criaram de nós. eehehehhe
    .
    .
    Aliás, o Carlos Alberto mostra mesmo o tipo de gente que porfia em Lisboa. ;)) Gostam de passar por serem superiores ao resto do país, esses provincianos do caraças, não é? os do Norte é que são parvos em continuarem a estarem juntos com Lisboa. Esse é, para mim, ainda o maior erro. ter uma concepção de nação que não existe no sul. Mas, á medida que os lisboetas abrem a boca, os do norte vão aprendendo a conhecer mesmo os seus “irmãos do sul”. ehehehehh

    Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 14:34

    Espirito empreendedor do sul:
    .
    .
    “João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), falou à saída da reunião com a ‘troika’.
    .
    O dirigente afirmou hoje que o sector agrícola pode dar “um grande contributo ao país” no abastecimento substituindo as importações e considerou fundamental a manutenção dos fundos comunitários e do investimento nacional.
    .
    “Temos 3.500 milhões de euros em importações anuais, que podem ser substituídas por produção nacional; é isso que queremos que a ‘troika’ perceba”, disse João Machado à saída da reunião com os peritos do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia.
    .
    O presidente da CAP frisou que o sector agrícola “pode dar um grande contributo” ao país e “prevenir o abastecimento nacional”, lembrando que Portugal “ainda importa 30% do que consome” e que “parte pode ser produzido no país se os fundos forem mantidos” e o país continuar a investir.
    .
    João Machado frisou que os fundos comunitários da política agrícola comum “são fundamentais”, assim como “o são os fundos nacionais”.
    .
    “Pedimos que seja mantido o investimento nacional para podermos aceder aos fundos comunitários e também uma melhor gestão do governo e do ministério da agricultura para os agricultores receberem a tempo e horas as comparticipações a que têm direito”, reforçou.”
    .
    In http://economico.sapo.pt/noticias/sector-agricola-pode-dar-grande-contributo-ao-pais_116416.html
    .
    .
    Ou seja, para substituir importações é preciso subsidiar a produção nacional. Está certo. A cultura de Lisboa continua vivinha da silva.
    .
    .
    Qualquer pessoa honesta do Norte devia-se questionar: vale a pena estar junto com esta gente parasita?

    Gostar

  17. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    20 Abril, 2011 14:41

    Jose Pinto Basto,
    Se eutiver uma empresa, não pagar aos fornecedores, aos trabalhadores, aos bancos, ao estado, etc., e receber dos clientes a pronto, o saldo da minha empresa é altamente positivo, mas se calhar está falida, ou para lá caminha. è o que acontece com o governo portugues que temos.
    Nessas fabulosas contas do 1º trimestre, faltam pelo menos pagamentos do SNS, e a contabilização dos juros que é muito superior ao que lá está. Assim qualquer merceeiro de aldeia pode ser ministro das finanças em Portugal.

    Gostar

  18. tric's avatar
    tric permalink
    20 Abril, 2011 14:43

    Grecia, Irlanda, Portugal and next…Spain! será que a Espanha irá pedir ajuda quando chegar aos 7% ? Os Judeus devem agora atacar Espanha e depois vão criar a ideia de uma moeda Iberica, the dream jew !

    Gostar

  19. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    20 Abril, 2011 14:57

    Está para nascer um governo com tão boa execução orçamental.
    É a minha leitura técnica.

    Gostar

  20. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Abril, 2011 15:50

    “Qualquer pessoa honesta do Norte devia-se questionar: vale a pena estar junto com esta gente parasita?” A-C referindo-se a Lisboa, creio eu, em contraponto ao Porto.
    .
    por que é que, tão estatístico que se mostra, não nos diz os contributos de cada uma das cidades (rendimentos, impostos, economia paralela, FBCF, desemprego, e, já agora, % de contribuição para o PiB).
    Aproveite a oportunidade e faça uma lista dos inteligentes do Porto que nos últimos 35 anos estiveram nos governos e em organismo associativos de pressão sobre o Estado, tipo AIP e parceiros.

    Gostar

  21. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 16:01

    “A-C referindo-se a Lisboa, creio eu, em contraponto ao Porto.”
    .
    .
    Em contraporto ao Norte, caro Portela.
    .
    .
    “por que é que, tão estatístico que se mostra, não nos diz os contributos de cada uma das cidades (rendimentos, impostos, economia paralela, FBCF, desemprego, e, já agora, % de contribuição para o PiB).”
    .
    .
    “m primeiro lugar gostaria de o felicitar: Considero a sua tese o acontecimento económico do ano em Portugal. Efectivamente ter detectado evidências da exploração/abuso que o SNT exerce há mais de 20 anos sobre o ST é para mim o acontecimento do ano. Saliento que eu próprio já tinha detectado e escrito algo idêntico há alguns anos, embora sem fundamentação analítica e empírica, que designo de «Drenagem» (aqui e aqui).

    Em segundo lugar gostaria de questiona-lo se já reflectiu nas implicações territoriais da sua tese. É que efectivamente o SNT está localizado em Lisboa e o ST está localizado sobretudo a Norte.

    Em terceiro lugar gostaria de questiona-lo sobre as implicações futuras da sua tese. Atendendo à insustentabilidade do modelo de crescimento do SNT, baseado em patrocínio Estatal, em endividamento e prejuízo do ST que nas actuais circunstâncias necessita de ser apoiado, é inevitável que o PIB per capita de Lisboa tenda a diminuir nos próximos anos, ao contrário do PIB per capita das restantes regiões nacionais.

    O dr Vitor Bento teve a amabilidade de me responder:

    Caro José Silva,

    Quando escrevi sobre o assunto não pensei nas implicações regionais que refere, mas, entretanto, já me tinham chamado a atenção para esse efeito. Valendo-me apenas das aparências (i.e. sem uma análise objectiva da situação), tendo a pensar que tem razão.

    Sendo assim, é estranho que a “gente do Norte” não tenha sido mais activa a contestar o modelo. E que tenha até, nalguns casos, sido protagonista dos incentivos ao modelo… E a Universidade?”
    .
    In http://norteamos.blogspot.com/2010/11/sector-bsnt-de-lisboa-continua-explorar.html
    .
    .
    A questão não é mera oposição Porto-Lisboa. É o Norte com o Sul, em especial Lisboa. E, como compreende, a questão começa logo na questão que enforma o sistema económico falido criado por Lisboa: parasitagem versus produção efectiva. Ou seja, actividades rent seeking versus actividades viradas para mercados livres, abertos e concorrenciais.
    .
    .
    Espero que compreenda onde enforma o seu erro. Se não compreender o que ali foi escrito acima, pode perguntar, que eu nas minhas limitações terei todo o gosto em lhe responder. Se puder, claro.

    Gostar

  22. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Abril, 2011 16:25

    Caro A-C,
    O Conselheiro de Estado respondeu isto? … “Valendo-me apenas das aparências (i.e. sem uma análise objectiva da situação), tendo a pensar que tem razão”.
    ié, com aparências e sem objectividade, deu-lhe, “tendencialmente” razão! Melhor era impossível
    .
    obrigado,
    já percebi, valendo-me da sua máxima “parasitagem versus produção efectiva”, que não quer responder à minha questão.

    Gostar

  23. tric's avatar
    tric permalink
    20 Abril, 2011 16:26

    estao só à espera de Espanha…2:25

    Gostar

  24. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Abril, 2011 16:45

    Em fim de regime uma síntese cada vez menos relevante e credível.
    .
    Ao contrário do que diz o anti-comuna tipos do Norte são iguaizinhos aos do Sul.
    É tudo a mesma gente.
    Mas seria boa ideia vários Portugais porque assim seria permitido a diferença e competição.
    E até podemos fazê-lo dentro do mesmo País.

    Gostar

  25. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Abril, 2011 16:50

    e era preciso este dr vir-nos lembrar que a Alemanha foi/é/será a grande beneficiada com o Euro.

    Gostar

  26. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    20 Abril, 2011 17:16

    Estes gajos ainda não perceberam que a grande finança internacional, controlada pelos conglomerados anglo-saxónicos, jydeus e americanos, estão a cavalgar uma onda para desacreditarem o euro e a Europa.
    E o pior é que a Merkel, o huno Sarsoky, a parvalhona da Comissão Europeia e os angélicos e ingénuos nórdicos colaboram neste embuste e nesta trapaça.
    Rebentar com esta Europa da Treta e ir para a guerra é o melhor que podia acontecer!

    Gostar

  27. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 17:39

    Escrevi um testamento e não surge, caros amigos. Fica para a próxima.

    Gostar

  28. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    20 Abril, 2011 17:45

    Há uns dias atrás ouvi o Galamba justificar a divida publica portuguesa dizendo que os estados industrializados do norte e centro da Europa tinham excedentes industriais que nós fomos obrigados a comprar, e para isso tivemos que nos endividar. ?????
    Descontando que o Socrates andou anos a gabar-se que exportavamos mais bens industriais do que importavamos, esquecendo-se de dizer que isso acontecia porque a nossa economia não crescia, esta afirmação do Galamba traduz a filhaputice a que chegou o pensamento socratino: tudo serve para justificar o injustificavel. Se a direita ganhar as eleições, Socrates e a pandilha socialista têm que justificar onde gastaram tanto dinheiro para resultados tão negativos.
    É começar a investigação pelas PPPs, a seguir as empresas publicas, os negocios da Estamo, porque é que o BPN precisava de 600 milhões antes de ser nacionalizado, e depois custou 7 mil milhões, quem recebeu os 450 milhões do BPP, etc, etc. Nomear uma equipa de procuradores independentes e sem medo para investigar, e depois mandar prá prisão quem tiver que ir preso. E devem ser muitos entre exgovernantes, empresarios, e escritorios de advogados. O BCE, a CE e o FMI tambem deviam exigir isto antes de emprestarem o dinheiro!

    Gostar

  29. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:01

    “já percebi, valendo-me da sua máxima “parasitagem versus produção efectiva”, que não quer responder à minha questão.”
    .
    .
    Não, eu quero responder. Mas apenas deixei que outros tomassem a palavra por mim. Até porque não sou especialista do assunto.
    .
    .
    Não conheço estudos actualizados sobre a actividade rent seeking em Portugal (e confesso-me um bocado preguiçoso para agora ir à procura) mas lembro-me de um, feito por uma instituição financeira internacional, que na altura chegou a haver ecos em Portugal. (Não se se voluntariamente, porque era um documento restrito de uma casa de investimentos, se não me falha a alcoólica memória. E esse apontava as causas da falência a prazo de Portugal (como veio a suceder, curiosamente), pois em Portugal estava-se a promover as actividades rent-seeking em detrimento das actividades produtivas rumo ao mercado. (Isto na altura do consulado guterrista.) Depois surgiu um outro estudo, este público, feito em Portugal, por portugueses, em que mostraram claramente que a generalidade dos lucros gerados em Portugal pelo sector empresarial estava nas actividades rent seeking.
    .
    .
    Em Portugal aquele que mais escreveu com visibilidade sobre este tema foi o Abel Mateus que mais tarde viria a influenciar muito a política económica do governo do Durão Barroso e este confiou a este economista a tarefa vital de criação de uma Autoridade da Concorrência em Portugal, com poderes para tentar inverter o declinio económico de Portugal.
    .
    .
    Vários outros autores tugas escreveram sobre o assunto, um deles conhecido na blogosfera, o Luciano Amaral e outros como a Conceição Castro, que versaram alguns estudos sobre o assunto. Mais tarde voltarei a estes dois autores porque me interessa realçar algumas coisas nos seus trabalhos.
    .
    .
    (continua…)

    Gostar

  30. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:03

    Vamos lá descrever o que é sistema económico parasita de Lisboa. Começo com umas citações de um conhecido banqueiro tuga, tido como o Tio Patinhas de Lisboa e verdadeiro dono de Portugal. Ou pelo menos, um dos seus principais e influentes agentes económicos:
    .
    “O presidente do BES defende que Portugal deve apostar nos transportes, uma afirmação feita ontem na apresentação dos resultados semestrais que caíram 6,8%.

    Na apresentação de resultados, Ricardo Salgado – que já vinha com uns slides preparados – defendeu os projectos de construção da rede de TGV que ligará Portugal a Espanha e do Novo Aeroporto. Portugal, diz, respondendo às questões do jornalistas, Ricardo Salgado, “vai desenvolver-se através da aposta nos serviços e estes estarão inevitavelmente associados aos transportes”. Alertou para o facto de só Madrid ter um PIB maior de que o português e de isso se agravar se não se construir a rede de TGV. Pelo que o Governo deve avançar com a realização, “tão cedo quanto possível”, destas obras.”
    .
    In http://economico.sapo.pt/noticias/ricardo-salgado-diz-que-tgv-e-aeroporto-devem-avancar_66218.html
    .
    .

    “Presidente do BES defende aposta nas renováveis e exclui opção pelo nuclear”

    O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, defendeu hoje que o “desenvolvimento económico equilibrado” do país, em termos energéticos, deve passar pela aposta nas renováveis e excluiu a via do nuclear.”
    .
    In http://www.apren.pt/noticias/detalhes.php?id=161
    .
    .
    (continua…)

    Gostar

  31. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:04

    Depois destas citações, algumas noticias para enquadrar as actividades económicas deste conhecido banqueiro.
    .
    .
    “O presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) anunciou esta tarde que votou com a maioria pela venda da Vivo à à Telefónica.”
    .
    In http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=67199
    .
    .
    “Num encontro ontem realizado com jornalistas Ricardo Salgado, presidente do BES negou que o grupo Espírito Santo esteja a preparar uma contra OPA em resposta à avançada pela Sonae no início desta semana. O responsável mantém-se porém ao lado do Conselho de Administração da PT na declaração de que esta OPA é hostil e reafirma a convicção de que o valor oferecido por acção é baixo.

    Citado por vários meios de comunicação social portugueses, Ricardo Salgado esclareceu que a liderança de uma empresa de telecomunicações não faz parte da vocação do GES, apesar de considerar a posição do Banco na empresa um activo estratégico. ”
    .
    In http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/ricardo_salgado_nega_que_o_bes_esteja_a_prepa_876062.html
    .
    .
    “O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, disse esta segunda-feira que vê «com muito interesse» a eventual entrada da brasileira Oi no capital da PT, empresa onde o banco é um dos principais accionistas.”
    .
    In http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/portugal-telecom-pt-oi-brasil-ricardo-salgado-agencia-financeira/1208982-1728.html
    .
    .
    “A Sonaecom defende que o Governo, ao preferir o projecto da Portugal Telecom, tem agora uma “especial responsabilidade”, ficando “publicamente ainda mais comprometido” em assegurar que a PT será competitiva no mercado nacional das telecomunicações.
    A operadora de Paulo Azevedo reage assim ao chumbo da desblindagem dos estatutos na assembleia geral, num comunicado divulgado segunda-feira. A Sonaecom frisou que a sua oferta não chegou “verdadeiramente ao mercado”. No entanto, a operadora continua a acreditar que “do ponto de vista de criação de valor para os accionistas da PT, para os consumidores e para o país, a nossa proposta era seguramente melhor”.”
    .
    In http://mobile.economico.pt/noticias/sonae-aponta-responsabilidade-ao-governo-na-opa-da-pt_47303.html
    .
    .
    (continua….)

    Gostar

  32. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:05

    Estas citações e estas noticias servem para mostrar como funciona Lisboa. O líder do BES promove políticas económicas que criam actividades rent sekking e chega a influenciar positivamente os designios estratégicos do Estado, como no caso do TGV ou do novo aeroporto.
    .
    .
    Ou seja, Ricardo salgado é apenas um dos rostos das políticas económicas que em Portugal são prosseguidas há anos em Portugal, que está estabelecido em Lisboa. Podemos estender outros rostos que depois surgem ligados a outras actividades rent seeking promovidas em Portugal, via as famosas Parcerias Público privadas, como por exemplo o Grupo Mello ou até mesmo a Teixeira Duarte, por exemplo.
    .
    .
    Que políticas económicas são essas? São políticas rent seeking, cujas actividades geram rendimentos a determinados capitalistas, que fogem às regras de mercado livre, concorrenciais e abertas. São na generalidade actividades fomentadas por políticos influenciados por lobbies fortemente poderosos, tanto licitamente (financiamento de campanhas políticas legais, dispensa de quadros para exercerem actividade política, forte cruzamento entre actividades económicas e políticas, como caso mais evidente em Portugal, figuras como Miguel Frasquilho, o Manuel Pinho ou até mesmo o Noguera de Leite) como ilicitamente, através da corrupção política. (Ver caso dos sobreiros, envolvendo o próprio BES).
    .
    .
    Estas actividades económicas rent seeking podem também ser vulgarmente conhecidas como actividades fora da alçada do mercado aberto, livre, concorrencial e regulado. Vulgarmente também se designam Bens e Serviços NÂO Transaccionáveis em contraponto aos transaccionáveis ou concorrenciais. E são actividades quase sempre assentes em políticas económicas de governos pouco transparentes, como são o caso dos portugueses. Em Portugal as actividades rent seeking estão quase todas sedeadas em Lisboa, mesmo que parasitagem o resto do país. Um exemplo evidente é o da Brisa, uma empresa que declara lucros (e valor acrescentado bruto) em Lisboa mas sobrevive sem cobrar uma única portagem na capital.
    .
    .
    (continua…)

    Gostar

  33. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:07

    Se em Lisboa e arredores predominam as empresas das actividades rent seeking (como a Brisa, o BES, o BCP, Mellos, etc) no Norte e Centro do país predominam as actividades que sobrevivem a produzir e vender bens e serviços em mercados abertos, livres e concorrenciais. Temos como exemplo, as empresas têxteis, de calçado, metalomecánica, etc. Empresas como a Iberomoldes ou até mesmo Sonae Industria concentram aí as suas actividades e estão bastante dependentes dos mercados abertos e livres para sobreviverem. Denotam quase sempre uma rentabilidade dos capitais próprios baixa, custos de financiamento mais altos, em contraponto às actividades rent seeking, que protegidas pelo poder político, pelos monopólios, oligopólios ou pela falta de regulação, acedem a financimentos mais baratos. E rentabilidades mais altas, quase sempre garantidas pelo Estado.
    .
    .
    Este sistema económico promovido por Lisboa tem mesmo raízes culturais e sociológicas profundas. As actividades económicas rent seeking são promovidas normalmente por partidos de esquerda (porque gostam de promover o controlo político, o crescimento do Estado e mesmo o controlo económico da sociedade), partido esses que são sempre ou quase sempre maioritários no Sul e em especial em Lisboa. No Norte, ao contrário, como a própria cultura e relações sociais promovem o espirito livre, empreendedor e crente na funcionamento do livre mercado (basta contrapôr as ideias de um Paulo Azevedo ao de um Ricardo Salgado), na iniciativa privada e na concorrência. Por isso, tradicionalmente o Norte é conservador e de direita (ver alguns trabalhos do Villaerde Cabral) ao passo que Lisboa e arredores, é essencialmente de esquerda e estatista. E parasita. E isto não é assim há apenas recente, tem raízes históricas muito profundas, que até há cerca de 140/150 anos atrás levou a um profundo debate em Portugal, sobre as diferenças entre o Norte e o Sul.
    .
    .
    Trabalhos académicos como este, Rent-Seeking and Economic Growth: Western Europe and East Asia: the Cases of Portugal and Taiwan, 1950-2007 , do Luciano Amaral são importantes para perceber as razões do declinio e falência de Portugal, depois de terem quase destruído o resto do pais, em especial o Norte, que paga a chulice de Lisboa. (Aceder aqui: http://apebhconference.files.wordpress.com/2009/09/amaral1.pdf )
    .
    .
    (continua…)

    Gostar

  34. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:16

    Esta actividade parasita, corrupta e “progressista” estará na origem de todas as grandes crises portugueses dos últimos 200 anos. Mas o que importanta entender é o seguinte. A esquerda promove as actividades rent seeking, também por corrupção profunda dos partidos políticos, mas também pela ideologia. Segundo alguns seus ideólogos, como é preciso promover o crescimento económico tem-se que usar o Estado. Aliás, o próprio António Guterres chegou a usar o chamado “modelo social de emprego” para justificar a criação de muitos empregos no Estado, de promover vastas obras públicas através das chamadas PPPs, porque, na sua ideia, como o sector privado não conseguia crescer o suficiente para criar empregos altamente remunerados, teria que o Estado fazer um pressing sobre as empresas, promovendo aumentos salariais muito acima dos aumentos da produtividade. escusado será dizer que este governo de Sócrates apenas continua esta ideologia que promove o rent seeking e a corrupção.
    .
    .
    Mas o mais triste foi isto. Os governos do PS, apoiando-se até nas teses dos sindicatos da função pública (sindicatos corruptos, bastante corruptos), sempre promoveram fortes aumentos salarais, bem acima do que os sectores de actividade de bens transaccionáveis, crentes que assim em concorrência com os salários do sector privado, subiriam artificialmente os salários dos sectores abertos á concorrência, acabando por eliminar as empresas que “nem sequer conseguem pagar o salário minimo”.
    .
    .
    Estas políticas idiotas promovidas por Lisboa (e seus partidos dominantes, PS, PCP e BE), ao invés de puxarem pelo tecido produtivo real, apenas o afundaram. Nada como até saber que esta ideologia corrupta e parasita até é tese de autores estrangeiros. Trabalhos como este, How costly is rent-seeking to diversification: an empirical approach (aceder aqui: http://www.cerdi.org/uploads/sfCmsContent/html/333/waldemar.pdf ) até são baseados na experiência portuguesa.
    .
    .
    Portanto, hoje o Norte de Portugal tem que levantar a voz contra Lisboa. Novamente, como no passado. Porque, Lisboa culturalmente, politicamente,e até sociologicamente sempre foi e sempre será corrupta e parasita. É assim desde pelo menos os Descobrimentos. Por isso é que Lisboa e os seus partidos políticos mais influentes são estatistas e promovem actividades rent seeking. E por isso é que os partidos políticos portugueses são quase 2socialistas”. Por isso é que o CDS e o PSD são bastante semelhantes ao PS, PCP e até BE. Porque são partidos bastante dominados pelo próprio eleitorado tradicional, já de si parasita. E quanto menos parasita o seu eleitorado, menos estatista. O CDS é menos estatista quanto menos o seu eleitorado tradicional depende dos dinheiros públicos. Assim como o PSD. O PSD é o partido mais liberal entre os 5 porque tem no seu eleitorado tradicional uma importante franja do Norte. Senão, até se poderia pintar de rosa, que passava bem pelo PS, fundado pelo Soares. E, por isso, não é de estranhar que o PS acabe por ser poiso de muita gente de direita (tanto de ex-salazaristas, como o Freitas do Amaral ou até mesmo o Veiga Simão) como até o PS goste tanto de parte dos nossos capitalistas tradicionais.
    .
    .
    Espero que este longo texto tenha servido para perceber melhor o porquê que o Norte só poderá ser rico e livre no dia em que se desembaraçar das gentes de Lisboa, em especial suas élites corruptas, bem patentes na atribuição de casas camarárias, que foram entregues a jornalistas, como B. Bastos ou até a “empresários” como aquele tipo do CDS e da bola, o Duque. E ainda é mais interessante que esta corrupção generalizada se tenha estendido da direita à esquerda, pois se começou com o Abecassis continuou até pelo menos aos tempos do João Soares.
    .
    .
    Os do Sul pensam que as actividades da bola são representativas do nosso tipo de élite. Mas não o são. E até como prova interessante do quanto são diferentes no Norte, até o Presidente da Càmara do Porto “deu-se ao luxo” de desprezar os mentecaptos da bola para ser eleito duas vezes.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:32

    Só gostaria de complementar os textos com esta ideia. Quanto mais Lisboa se afunda, mais o Norte se levanta, pois quanto menos actividade parasita do Sul é implementada em Portugal, mais espaço sobra para o tecido produtivo do norte, quase todo na produção de bens e serviços transaccionáveis, rumo á exportação. Por isso não me surpreende muito que as exportações estejam a crescer outra vez bastante, pois as políticas de austeridade sobre o Estado e sobre Lisboa, apesar do continuar do arrastão fiscal, acaba por dar espaço á iniciativa privada.
    .
    .
    É por isso que o José Silva do Norteamos destaca duas importantes situações interessantes. O euro é a moeda que serve o Norte e não o sul. O euro beneficia os produtores (tanto na Alemanha como no Norte de Portugal) e prejudica os parasitas, seja na Grécia ou em Lisboa. Por isso o Norte deve fazer tudo para se manter no euro, embora eu já sei que os corruptos e os parasitas de Lisboa vão fazer tudo para sairmos do euro. Outra situação que ele bem defende, é o Norte evitar que a escumalha parasita de Lisboa queira centralizar cada vez mais os centros de decisão políticos, eliminado cada vez mais estruturas intermédias de poder.
    .
    .
    E outro pequeno comentário.
    .
    .
    Não é por acaso que o BPI do Ulrich até fez estudos para combater as loucuras de Lisboa e o Tio Ricardo fazia slides bonitos de apoio ás loucuras megalómanas do Sócrates. Isto não é apenas simbólico, é todo um comportamento de que tipo de élites predomina no Norte. E quem diz um Ulrich, diz um Paulo Azevedo, por exemplo. Exemplos de gente que quer viver sem ter o Estado e a mão parasita por detrás dos seus ombros.
    .
    .
    Acho que os do sul, que tanto usam o Bimbo da Costa e alguns seus lambe-botas como tentativa de simbolizar o Norte, deviam pôr os olhos num Vale e Azevedo fugido ou num Flipe Vieira que enriquece demasiado fácil para acreditar na lisura de todas as suas actividades empresariais. Meditem e deixem-se de palermices da bola, porque apenas são expressões de primarismo básico.
    .
    .
    Uma coisa é certa. Em Lisboa a inveja por ferraris ainda hoje se nota em muitos comnetários dos “inteligentes do sul”. mas isso, meus amigos, é problema das vossas conscièncias, não dos empresários nortenhos de sucesso. Esses, merecem bem os ferraris que detêm, pois ao contrário da propaganda sulista, quase sempre são adquiridos sem sequer dever um tostão a um trabalhador. Mas isso, claro, que custa aos invejosos do sul admitir.

    Gostar

  36. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Abril, 2011 18:39

    Anti-Comuna deveria-se perguntar porque é que não há mais pessoas do Norte coma mesma opinião…
    É aliás notório o número de pessoas do Norte em Lisboa.

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 18:43

    “Anti-Comuna deveria-se perguntar porque é que não há mais pessoas do Norte coma mesma opinião…”
    .
    .
    Quem lhe disse que não há? Olhe que há. Mas preferem o recato das conversas em quem confiam.
    .
    .
    Também há estatistas. Mas menos que no sul. E basta ver de onde surgiu a maioria dos liberais tugas e seu mestre. No Norte. Embora curiosamente, o meste tenha nascido no sul e, hoje infelizmente, volta de onde veio, adoptando teses cada vez mais estatistas e parasitas. Como o Pedro Arroja. Quem à casa torna… ;))

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Abril, 2011 19:36

    Anti-comuna a diferença não é importante. Se a diferença fosse importante haveria conflitos.

    Gostar

  39. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 20:25

    “Anti-comuna a diferença não é importante. Se a diferença fosse importante haveria conflitos.”
    .
    .
    Acha mesmo que sim? Sabe porquê que se deu a revolta da maria da Fonte?
    .
    .
    Sabe porquê que partiu de Braga o movimento revolucionário que acabou com a IIª República?
    .
    .
    E as guerras civis no século XIX, por exemplo? Acha que nasceu do acaso?
    .
    .
    E até lhe digo mais. Cuidado com as revoltas populares que nascem no Norte. Quando o Norte se alvoroça o país treme como varas verdes.
    .
    .
    O Salazarismo é que tentou criar o mito da unidade nacional e da raça tuga, mas o debate se acabou durante o seu consulado político, durou bastantes anos. Mas muitos anos mesmo!
    .
    .
    Os do sul não sabem o que andam a semear pelo Norte. Um dia a coisa vai acabar mal e com razão. Já chega de chularem os “parolos das provincia”. Quem avisa, amigo é. ;))

    Gostar

  40. José Silva's avatar
    José Silva permalink
    20 Abril, 2011 21:17

    Caro AC,

    Caso não saiba, o Movimento do Partido do Norte vai concorrer às próximas eleições via Partido Democrático do Atlântico. Não acredito que seja desta que eleja deputados, mas o caldo já está entornado»… Isto é, o mercado político vai começar a ter concorrência séria.

    Gostar

  41. José Silva's avatar
    José Silva permalink
    20 Abril, 2011 21:23

    Já agora, a principal causa do MPN neste momento deveria ser proteger o Norte contra a prevista «nacionalização» dos cortes irão existir no futuro. Aliás, a introdução das SCUT a Norte deixando o IC19 e a CRIL de fora são já disso um exemplo. Porém o MPN é ainda muito fraquinho. Nem sei se votarei neles. Imagine que um dos seus responsáveis, por sinal economista FEP, anda a escrever que o Norte está em crise. Enfim.

    Gostar

  42. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Abril, 2011 21:26

    Anti-comuna o passado não serve como demonstração do presente. Provavelmente até há mais anti estatistas em Lisboa e arredores, podem é ser uma menor precentagem da população do que no Norte.
    Ninguém no Norte diz : os impostos ficam conosco e recusamos o dinheiro do sul.
    Quando há barulhos é sempre para fazer uma Região Autónoma nº3 para sacar do Orçamento como a Madeira e Açores.

    Gostar

  43. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Abril, 2011 21:26

    percentagem.

    Gostar

  44. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 21:40

    “Não acredito que seja desta que eleja deputados, mas o caldo já está entornado»… Isto é, o mercado político vai começar a ter concorrência séria.”
    .
    .
    É bom que surjam movimentos políticos no Norte contra a corrupção em Lisboa. Mesmo que ainda estejam na fase da regionalização mas, mais tarde ou mais cedo, acabarão por descobrir que só mesmo a Independência irá abalar o status quo. :))
    .
    .
    Caro Luckyluck. dizem que a história não se repete mas as réplicas…
    .
    .
    Seja como for, tenha em conta que é o Norte o verdadeiro bastião de Portugal, pois o sul, desde tempos imemeriais (veja lá quem se aliou aos romanos para combater os galaicos) sempre se comportou como meros mercenários. Aliás, no sul nunca houve e nem há essa ideia a sério de Nação.
    .
    .
    E se existe Nação, ela está no Norte, não no sul.

    Gostar

  45. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    20 Abril, 2011 23:28

    Vivi quase 20 anos no Porto e nunca conheci a realidade que o anti-comuna descreve. No Norte gostam tanto ou mais de subsídios como no Sul… O que conheci foi uma industria de mão de obra, no global virada para a exportação, baseada em salários baixos e gerida por patos bravos que na generalidade se limitavam a copiar os modelos de gestão dos papás. Por mim, acho que sim, parece-me bem que o Norte seja independente. São tão dependentes como o resto do país mas gostam de se recordar que há 40 anos, quando a revolução escavacou as industrias que existiam na cintura de Lisboa, as únicas industrias rentáveis que sobraram eram no Norte. Mas isso já foi faz 40 anos. E foram 40 anos de subsídios. No fundo esta rivalidade ‘económica’ entre o Norte e o Sul não passa de uma discussão sobre as migalhas que vão caindo da mesa onde decorre o banquete do estado socialista.
    Pelo menos um Norte independente passaria a mandar o seu lixo político para o Porto. Podem ter a independência desde que fiquem com o Pinócrates, o Assis, o Pacheco Pereira e tantos outros.
    Abraço irónico.

    Gostar

  46. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    20 Abril, 2011 23:43

    “São tão dependentes como o resto do país mas gostam de se recordar que há 40 anos, quando a revolução escavacou as industrias que existiam na cintura de Lisboa, as únicas industrias rentáveis que sobraram eram no Norte.”
    .
    .
    Primeiro é preciso conhecer como foram criadas essas industrias. Havia uma coisa chamada condicionamento industrial, sabia? E o Norte ficou com a industria ligeira que os do sul não queriam e permtiram após as reformas do Oliveira, por alturas da entrada na EFTA.
    .
    .
    Segundo, as industrias rentáveis? Mas Vc. faz a minima ideia do que aconteceu no choque petrolifero, fim dos mercados ultramarinos, nacionalização de sectores económicos para os integrar em mastodontes (como a XENOP)?
    .
    .
    E só não nacionalizaram muita coisa a norte porque foi preciso muitos trabalhadores, note bem, caro Oliveira, muitos trabalhadores impedirem os comunistas de tomarem de assalto empresas tidas como estratégicas, em Lisboa. Nacionalizaram nos vinhos do Douro e mais iriam por ali fora se os deixassem. Sem falar no clima de guerra civil vivido no Norte para precisamente impedir a estatização dos sectores económicos mais importantes desta parte de Portugal. Foi o Norte a combater os comunas e o 25 de Novembro que realmente deu ao país uma réstea de esperança em que não seriamos uma Albânia do ocidente. Ah! E ao Mário Soares por ter sido decisivo na consolidação democrático de um processo político que já ameaçava a guerra civil.
    .
    .
    Caro Pedro, a história do que se passou nos anos da brasa ainda está para ser verdadeiramente contada. Mas ainda não o foi e até porque muitos protagonistas ainda estão vivos e activos, não querendo ter chatices. Mas até na Galiza havia verdadeiros paois prontos a serem utilizados para fuzilar uns quantos comunas, se fosse necessário.
    .
    .
    Mas deixe lá que as suas impressões valem o que valem. eheheheheeh

    Gostar

  47. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    21 Abril, 2011 10:48

    Mais história antiga… Não preciso que me contem a história do que se passou em 74 e 75. Lembro-me muito bem. Mas não é por isso que deixa de ser história antiga.
    Depois disso o Norte, tal como o resto do país habituou-se à subsidio-dependência. É tão grande no Norte como no Sul.
    Independência é o melhor…
    Têm é que ficar com todas as vossas luminárias políticas.

    Gostar

Indigne-se aqui.