O partido caloteiro português*
De repente, os noticiários encheram-se de “populistas finlandeses”. Os partidos ou líderes que, por essa Europa fora, mostram reservas face à ajuda pedida por Portugal passam automaticamente a ser designados entre nós por populistas. E não são uns populistas quaisquer: sobretudo na TSF, a expressão “populista finlandês” é proferida com um tom que lembra pretéritas evocações da tomada de Lisboa aos mouros na defunta Emissora Nacional.
Curiosamente, neste mesmo país não se chamam populistas aos líderes que defenderam ao longo de anos o aumento da despesa pública. E, sobretudo, não se chamam populistas aos partidos que, como são o caso do BE e do PCP, não só dizem rejeitar a ajuda externa – no que estarão de acordo com os populistas finlandeses – como encaram com extraordinária ligeireza a possibilidade de deixarmos de pagar a nossa dívida.
Se na Finlândia os congéneres noticiosos da TSF tiverem sentido de humor, ainda acabarão a fazer notícias sobre “os partidos caloteiros portugueses”.
*PUBLICO

Deixar de pagara a dívida? Ora aí está uma boa ideia!
GostarGostar
“Populista” quer dizer o quê?
GostarGostar
“populista” quererá dizer quem nos tem governado nos últimos 35 anos? pode ser.
GostarGostar
Helena Matos,
Mentir é muito feio, mesmo se a mentira é a única forma de fazer valer opiniões não baseadas em factos.
O PCP nunca afirmou que devemos deixar de pagar a dívida. O que afirma é a necessidade de «renegociação imediata da dívida pública portuguesa – com a reavaliação dos prazos, das taxas de juro e dos montantes a pagar – no sentido de aliviar o Estado do peso e do esforço do serviço da dívida, canalizando recursos para a promoção do investimento produtivo, a criação de emprego e outras necessidades do país.» [ http://www.pcp.pt/node/250473 ]
Atendendo à sua formação académica, imagino que saiba que RENEGOCIAR é um verbo transitivo que significa VOLTAR A NEGOCIAR, o que é completamente diferente de NÃO PAGAR.
GostarGostar
“na defunta Emissora Nacional”.
Defunta? Olhe que não, olhe que não… Continua, sob outra designação, a mesma tarefa. Só que, antes de 25 de Abril de 74, quem era da oposição, era “comunista”; agora, quem não é por eles é “populista”.
Mas que grandes vigaristas!
GostarGostar
Para o PCP, NÃO PAGAR a divida ou RENEGOCIAR a divida significa exactamente o mesmo, porque se pôs de fora da discussão, embora lá tenha mandado o Carvalho da Silva.
Desde quando é que o PCP se preocupa com as contas publicas, sem ser para exigir que se gaste mais.
O PCP e o BE andam escandalizados com as PPPs, mas por apoiam a ultima PPP da vergonha que está em marcha: o TGV Poceirão/Caia. A coerencia da extrema-esquerda, mais uma vez.
Não sou advogado da Helena Matos, e nem sequer a conheço, mas que direito tem um comunista de chamar mentiroso a quem quer que seja? Não têm espelhos lá em casa?
GostarGostar
Bela técnica… mas já muito estafada. Produz uma mentira sobre alguém e abre o caminho para que os “comentadores” façam o trabalhinho sujo de desancar a “vítima” cavalgando essa mentira.
É uma boa técnica… mas é um bocado acanalhada, não?
Se os tais “congéneres” lá da Finlândia, para além de sentido de humor tivessem conhecimento da existência da dona Helena, certamente que não deixariam de lhe dedicar excelentes “notícias” com trocadilhos sobre siglas… vá lá, tão geniais como o seu… :-)))
GostarGostar
A C da Silveira:
“mas que direito tem um comunista de chamar mentiroso a quem quer que seja?”
Muito bom! Estou certo de que para si… nem esse, nem nenhum. :-)))
GostarGostar
Samuel,
Quem defende o que o PCP defende, como a Coreia do Norte, ou o que se passou em Cuba na semana passada, só para falar destes dois casos, não merece sequer o beneficio da duvida. Sabe, eu com a idade que tenho, sou dos previlegiados que foi ao outro lado da Cortina de Ferro muito antes do Muro cair. Não me falem em comunismo, que eu fico logo com vontade de vomitar, percebe?
GostarGostar
A C da Silveira
Tenha cuidado não vá sujar o post da Lena ou afogar-se so seu próprio vômito.
GostarGostar
Pintas rosas ou vermelhas? Ou será apenas sarampo?
GostarGostar
A C da Siveira:
Vomite à vontade, criatura… ninguém dar notar diferença no cheiro… :-)))
GostarGostar
Errata: ninguém “vai” notar…
GostarGostar
ACdaSilveira,
Sobre direitos não tenho dúvidas de que com gente como o senhor, ou a senhora dona Helena, eu não teria nenhum.
Felizmente, faz amanhã 37 anos, Portugal e os portugueses reconquistaram a liberdade e o direito a exprimir a sua opinião. Por muito que isso lhe custe.
Quanto ao essencial da questão, o que está escrito no post é uma mentira que, mesmo repetida mil vezes, não passará a ser verdade. Apesar de, sendo mentira, acabar por produzir o efeito desejado por quem a profere. Tal qual faziam António Ferro, Goebells, ou mais recentemente os spins de Sócrates.
GostarGostar
fjsantos,
O PCP quer que o Governo português decida *unilateramente* o que pagar, a que taxas e prazos e reservar-se o direito de suspender os pagamentos quando o dinheiro “disponível” fôr “melhor empregue” em “investimento reprodutivo” (TGV, p.e.). Isso só é “renegociar” em “comunistês”.
_
Portela Menos 1,
Deixar de pagar a dívida é realmente uma boa ideia. Afinal, Portugal não precisa que lhe emprestem mais dinheiro e, na remota hipótese de que venha a precisar, os investidores vão ter presente que Portugal não paga as suas dívidas e vão fazer fila para nos emprestarem dinheiro a taxas de juro inferiores a zero.
GostarGostar
Joaquim Amado Lopes,
RENEGOCIAR significa NEGOCIAR DE NOVO. Não vale a pena inventar outros significados.
Talvez o JAL não saiba, mas para alguém poder pagar o que deve precisa de produzir bens e serviços que lhe permitam arrecadar a receita necessária para garantir a sua subsistência e sobrar o suficiente para satisfazer os compromissos assumidos.
Talvez o JAL não se tenha dado conta, mas com juros agiotas na casa dos 10% e com a economia em recessão, nem quando as galinhas tiverem dentes conseguiremos pagar a dívida que temos vindo a acumular.
Tudo começou quando um senhor “simpático”, que já foi PR, decidiu que tínhamos que entrar para a CEE por causa do perigo do comunismo. Continuou mais tarde, quando outro senhor menos simpático e com dificuldade em mastigar bolo-rei achou que este país não era para agricultores, nem pescadores, nem operários metalúrgicos ou têxteis e desatou a desmantelar a agricultura, as pescas e a indústria, porque tínhamos uns “benfeitores” que nos emprestavam dinheiro para comprar coisas que tínhamos deixado de produzir.
É tudo isto que temos que RENEGOCIAR, “tá”?
É sobre tudo isto que os “perigosos comunistas” andam a alertar os portugueses há mais de 30 anos.
GostarGostar
Tem razão Helena e estas verdades custam a ouvir porque o jornalismo português caiu no buraco da decadência e subserviência aos seus amos.
Sosialidemokraattinen Puolue – o SDP, o equivalente ao nosso PS também é contra o resgate a Portugal. Aliás, é muito estranho como toda a nossa comunicação social oculte este facto e só faça referência aos mauzões dos “verdadeiros finlandeses”. A Helena viu algum jornalista a confrontar membros do governo com o facto do SDP companheiro do PS na Internacional Socialista ser também contra a ajuda a Portugal? Este não é populista? A TSF que se transformou na rádio oficial do PS já nem sabe fazer o trabalhinho do bom jornalismo, agora é mais fácil serem simples correia de transmissão dos assessores do engenheiro relativo.
GostarGostar
O europeus que não querem estoirar cá o dinheiro são populistas? É um progresso, a semana passado os jornais e comentadores esquerdalhos chamavam-lhes extrema direita…
GostarGostar
Extrema direita… populista. Passe a redundância… 🙂
GostarGostar
O arlindo hoje chama-se samuel.
GostarGostar
fjsantos,
Renegociar significa negociar de novo. Mas, como só o fjsantos parece ignorar, o que o PCP entende por “renegociar” é (repito) o governo português decidir unilateralmente o que pagar, a que taxas e prazos e reservar-se o direito de suspender os pagamentos quando o dinheiro “disponível” fôr “melhor empregue” em “investimento reprodutivo” (TGV, p.e.).
Se há alguém a querer dar um novo significado à palavra “renegociar” é o PCP. Como tem feito com outras.
_
Para nos livrarmos dos “agiotas” basta começarmos a gastar menos do que produzimos. Como o PCP quer é que se gaste mais, julgando que a produção aumenta por decreto, se há alguma coisa para que a propaganda comunista nos tem avisado é para os riscos de o PCP chegar ao poder. Felizmente, são poucos os que acreditam no disparate.
_
Quanto ao resto dos seus comentários, era expectável a falta de nível. Por que é que não vai para a Coreia do Norte aprender o que é democracia?
GostarGostar
“mas que direito tem um comunista de chamar mentiroso a quem quer que seja? Não têm espelhos lá em casa?”
.
Muito verdadeiro. Especialmente comunistas do Partido Comunista Português que alinhou com a grande mentira do comunismo russo e que continua a alinhar com ditaduras comunistas.
GostarGostar
Olhe ó sr fjsantos: quando o sr, se tiver idade para isso, andava vestidinho de camisa verde e calção caqui, a cantar o lá vamos cantando e rindo, eu já andava enleado com a policia de choque da ditadura. Mas os comunistas a mim nunca me enganaram, nem antes, nem depois do 25/4/74.
Como tive oportunidade de assistir in loco à obra de varios partidos comunistas, para mim não passam de fascistas, vermelhos mas FASCISTAS.
GostarGostar
“RENEGOCIAR significa NEGOCIAR DE NOVO.”
.
E de novo, de novo e de novo, porque o PCP quer pedir dinheiro emprestado para o TGV, e depois para a ponte, etc. e tudo o que Portugal tem de fazer é dizer que não consegue pagar hoje mas que pagará amanhã.
GostarGostar
A C da Silveira, Joaquim Amado Lopes e tina
três avatares da “liberdade” e da “democracia”, exemplos acabados de como é possível discutir ideias (desde que sejam coincidentes com as suas, caso contrário chove insulto e mentira torpe).
E depois os comunistas é que são sectários e se opõem à liberdade de expressão.
Passem bem.
GostarGostar
Sempre assim, fogem sempre quando se lhe acenam factos. Ou quando lhes pedimos exemplos, números, etc. A realidade é muito incomodativa para a esquerda.
GostarGostar
Só um pequeno exemplo das mentiras que vive o PCP. E vem este fjsantos falar em liberdade de expressão. Esta gente não tem nenhuma vergonha na cara.
“Ao tomar conhecimento da eleição de Raúl Castro para a Presidência do Conselho de Estado da República de Cuba e de Dimitris Christofias para a Presidência da República de Chipre, Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, enviou a ambos os Presidentes eleitos mensagens de felicitações e votos de sucessos no exercício das altas responsabilidades de Estado que agora assumem.”
GostarGostar
“ambos os Presidentes eleitos”
Não há dúvida: o PCP é imbatível a contar anedotas.
GostarGostar
Clicando na foto do dito, verifico que o empedernido comuna da idade da pedra fjsantos é “professor do ensino básico, mestre em Administração Educacional, doutorando em Administração e Política Educativa…”.
Qualquer analfabeto, hoje em dia, consegue alinhavar um “curriculum” de rir às gargalhadas, como é o caso.
Chiça, penico!
GostarGostar
Pois é, fjsantos.
O verdadeiro “avatar” da “liberdade” e da “democracia” (e, já agora, da “coerência”) tem que ser a organização política que defende “democracias” como as da Coreia do Norte, China e Cuba, que classifica o FMI estar em Portugal (a pedido do Governo) como “ingerência externa”, que usa organizações sindicais para ter na sociedade uma influência que não consegue ganhar nas urnas, que manipula imagens de piquetes de greve a provocar a polícia para fazer parecer que é a polícia que os está a atacar e que usa esses mesmos piquetes para ameaçar quem não quer fazer greve.
_
Quando quiser verdadeiramente discutir ideias, abstenha-se de fazer referências de m**** como “dificuldade em mastigar bolo-rei”.
GostarGostar
fjsantos,
É evidente que Liberdade e Democracia têm significados diferentes para si e para mim. Portanto estamos conversados. Tenho pena é dos seus alunos, que sendo crianças têm o azar de ter um professor sectario.
GostarGostar
Os finlandeses são uns tristes.
Foram sempre uns criados dos russos e agora por venderem alguma tralha tecnológica já se acham ricos.
Nem vale a pena ligar a esses bárbaros…
GostarGostar
“RENEGOCIAR significa NEGOCIAR DE NOVO”
“É tudo isto que temos que RENEGOCIAR, “tá”?
Claro que tá fjSantos,
RENEGOCIAR significa que NÃO O ESTADO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O QUE DEVE.
Significa que não tem dinheiro para resgatar os Certificados de Aforro e os do Tesouro, nem para pagar o tal bom juro ao fim de 5 anos.
Mas há quem não saiba.
Nomeadamente o PCP e o BE 😉
GostarGostar