Saltar para o conteúdo

Instabilidade política.

20 Maio, 2011
by

O agravamento da situação económica, financeira e social do país, com destaque para o problema do crescente desemprego, torna improvável uma nova vitória do PS nas eleições do próximo dia 5 de Junho. Um dos principais problemas de uma eventual vitória do PS reside na falta de estabilidade política que se poderia associar a esse resultado. De facto, a falta de disposição, por parte dos restantes partidos políticos, para apoiar um eventual novo governo PS levaria a sérios problemas, desde logo, em sede de discussão do próximo OE, podendo instalar-se nova crise política antes do final do corrente ano.

No caso de vitória do PSD, mas sem maioria de deputados, mesmo se em associação com os deputados do CDS, a situação política também poderia ser pouco estável, pelo menos no que respeita aos 4 anos da legislatura, mas talvez o próximo OE pudesse ser aprovado.

Existem várias situações que poderiam assegurar alguma estabilidade, com destaque para o cenário de maioria de deputados por parte de PSD e CDS, após vitória do PSD.

Um governo de bloco central apresenta-se como pouco provável, particularmente no caso de se manter a actual direcção do PS.

Em suma, os próximos tempos constituirão um sério teste ao regime democrático constitucional, não apenas  no que respeita à respectiva capacidade para gerar soluções governativas estáveis, como à sua capacidade para manter as contas públicas equilibradas.

José Pedro Lopes Nunes

Os comentários estão fechados.