Psicologia e taxistas*
Taxistas vão ser sujeitos a testes psicológicos a partir de 2012 Porquê para taxistas e não para talhantes? Afinal estes últimos enfrentam o público de cutelo na mão. E porque não para professores, juízes ou médicos? Todos nós podemos enumerar uma dúzia de argumentos a favor ou contra o uso de exames psicológicos, mas no caso dos taxistas estes testes parecem-me uma exigência não só absurda, mas também com o seu quê de paternalismo social, tão característico de um país que adora doutores e usa o termo “taxista” como sinónimo de ignorante. Pelo contrário, acho muito importante que os taxistas façam regularmente testes ao consumo de álcool e de substâncias que inibem a capacidade de condução ou que na atribuição da respectiva carteira profissional se tenha em conta o respectivo registo criminal – a mim pessoalmente não me parece que um violador deva trabalhar como taxista. Quanto à psicologia, é melhor guardá-la para outras coisas.
*PÚBLICO

Que grande esticão o seu,cheio de toda a razão.Que grande triagem de determinadas profissões que se perdeu,porque não era assim,já agora podemos incluir os que se candidatam a olharem pelos nossos destinos,a todos os níveis.
GostarGostar
Exames médicos e psicológicos não são prioritários para taxistas. Candidatos e detentores de cargos públicos ao mais alto nível para a linha da frente. E em geral quem represente ou lide com o público de cutelo dirfarçado. E quem lho possa esconder .
GostarGostar
O titulo da noticia parece-me sensacionalista. A lei não é só para taxistas (“taxistas, entre outros profissionais”) e refere-se simplesmente a uma avaliação médica e psicológica obrigatória para tirar a carta de condução, obrigatória desde 1998. Os taxistas – e, presumo, outros motoristas profissionais – com carta anterior a essa data têm de realizar essa avaliação. Acho que é superfluo, mas não é nenhum preconceito contra taxistas.
GostarGostar
Não seria mau os psicólogos serem os primeiros a ser sujeitos a avaliação psicológica
GostarGostar
Vamos propor que os políticos en exercício de Poder
tenham de ser avaliados PSICOLOGICAMENTE?
( NÃO é nenhum PRECONCEITO contra eles, Alberto . . .)
GostarGostar
RC
Posted 11 Junho, 2011 at 12:57 | Permalink
Não seria mau os psicólogos serem os primeiros a ser sujeitos a avaliação psicológica
________________
mas não podemos deixar sem avaliação os ________avaliadores dos Psicólogos. . .
GostarGostar
É das tais ofertas (taxistas), em que o consumidor tem pouca ou nenhuma margem de escolha.
É o que calha e por vezes calha mesmo mal.
Tudo o que seja para melhorar tal serviço, é bem vindo.
GostarGostar
por mim, exterminava essa raça de taxistas e em seu lugar colocava professores do ensino superior, com prioridade para os do sector dito cooperativo.
GostarGostar
A história é assim:
Uma corporação, ou várias, conseguiram fazer lobby para ter mais emprego garantido às custas dos impostos.
E assim nasce mais um sector com lugar seguro como explorador de impostos dos portugueses.
.
A bancarrota vai continuar.
GostarGostar
Piscoiso
Posted 11 Junho, 2011 at 16:21 | Permalink
É das tais ofertas (taxistas), em que o consumidor tem pouca ou nenhuma margem de escolha.
É o que calha e por vezes calha mesmo mal.
Tudo o que seja para melhorar tal serviço, é bem vindo.
____________________________-
Minha alma pergunta o que o Piscoiso entende por *Melhoria do Serviço . . .*
Para mim óptima prestação é levarem-me ao destino pretendido com a máxima brevidade possível:
não quero mais NADA dos motoristas, MÁ-NADA.
GostarGostar
Que me lembre, muitas outras profissões em que são operadas máquinas móveis estão sujeitas a algum tipo de formação/certificação. Tem décadas que assim acontece.
Se com os taxistas nunca aconteceu (?), resta-me saber porque não; de alguma forma, o exercício (negligente) da sua profissão pode acarretar danos gravos e irreversíveis a terceiros.
É claro, o talhante pode saltar do balcão de cutelo em riste… o aluno pode atirar o telemóvel ao S’tôr, o ministro pode comprar submarinos… todos podem causar dano…
GostarGostar
Todos os portugueses (residentes em Portugal) vão ser submetidos a testes psicológicos.
Viver em Portugal abala qualquer um.
GostarGostar
http://lishbuna.blogspot.com/2011/01/sendo-psicologia-e-os-testes.html
(história já antiga…)
GostarGostar
Uma medida, administrativamente radical, e que devia estar incluida no «memorandum» da troika, seria mandar cortar todos os bigodes aos taxistas portugueses.
Essa excrescência capilar very tipical, dá uma imagem muito negativa do país.
Alguns pensarão que estão no Marrocos do Norte…
GostarGostar
O povo avaliou o equilíbrio psicológico de quem duplicou a dívida pública em 6 anos sem haver um crescimento do PIB compatível.
Diagnóstico: profundo desequilíbrio psicológico, várias obsessões e manias
Tratamento: o único ao seu alcance – o voto negativo nas urnas
GostarGostar
e depois à a psicologia dos tachistas
GostarGostar
como se pode ver aqui:
http://blaguedeesquerda.blogspot.com/2011/06/um-certo-recado.html
GostarGostar
Como se diz hoje, “em primeiro lugar” oa psicologos precisam de trabalhar – para nas estatísticas constar que fazem qualquer sabendo de antemão que não produzem a ponta de nada e que o trabalho dessa gente não tem valor.
Em “segundo lugar”, é preciso avaliar o “trabalho” dos psicólogos e para que (e para quem) serve.
GostarGostar
É uma forma de dar emprego a uns quantos psicólogos das jotas, com a vantagem de serem os taxistas a pagarem.
Formam-se umas empresas, licenciadas pelo governo, e o pessoal tem que lá ir e pagar o que lhe pedirem, sem tugir nem mugir. Uma forma socialista de fomentar a criação de empresas. Claro que os taxistas vão ficar revoltados mas ao mau feitio deles já estamos todos habituados.
GostarGostar
Já agora, a medida devia ser extensível a todos os condutores portugueses.
Conduz-se tão mal, que não admira a taxa de sinistralidade altíssima que nos apoquenta e envergonha.
Quem não sabe o que acontece em dia nas nossas estradas?
Uma das asneiras mais frequentes, e que embora parecendo de sómenos é muito importante para a segurança de todos, é o péssimo hábito de poucas vezes ser utilizado o pisca para a mudança de direcção. Para a maioria dos condutores esse apetrecho é um autêntico adorno no automóvel.
Isto é apenas um pequeno exemplo, de um variado leque de asneiras que são praticadas nas nossas estradas diariamente.
GostarGostar
Então não se está mesmo a ver onde é que isso vai dar? Mais empregos para psicólogos. Foi assim nas escolas: desde que os psicólogos lá chegaram que a indisciplina sobe pelas paredes e os problemas dos alunos crescem exponencialmente.
GostarGostar
Então não se está mesmo a ver onde é que isso vai dar? Mais empregos para psicólogos. Foi assim nas escolas: desde que os psicólogos lá chegaram que a indisciplina sobe pelas paredes e os problemas dos alunos crescem exponencialmente. E depois claro está são necessários ainda mais psicólogos e ‘animadores’ e etc…
GostarGostar
Você, SR, está enganado como todos os SRs.
O problema não está nos taxistas nem nos outros condutores. O problema está nos paizinos que não deram chá aos filhinhos. A esta desgraça – que ume nunca vam só – junta-se a dos psicólogos pois esses pobres diabos, que não são médicos e não podem prescrever receitas (“passae receitas#), nem tomaram chá enquanto putos nem aprenderam o suficiente para ser médicos — deviam ao menos ter estudado e concluído todas as cadeiras e estágio hospitalar necessário à PSIQUIATRIA ara então serem licenciados em medicina, vulgo médicos, que alguns tratam por doutores que só o são depois do doutoramento.
Olhe, por exemplo, eu sou engenheiro e doutorado oem Portugal e em Inglaterra, mas não quero usar (em Portugal) o “Doutor” para não me confundirem com farmacêuticos, enfermeiros, hortelões, professores, tudo profissões que respeito e prezo muito mas que nada têm a ver comigo. Agora os psicólogos, que em muito sítios são chamados de doutores, isso é que não porque faz muita confusão e tanta que há pessoas que são levadas ao engano e até levam os filhos ao psícólogo quando deviam ir ao psiquiatra.
E isto é de bradar aos céus quando sabemos que há médicos que indicam psicólogos como sendo psiquiatras. É o mais completo exemplo de ignrância chapada, às vezes com péssimas consequências.
GostarGostar
Gde golpe da Ordem dos Psicologos desempregados … tanto tentaram que conseguiram umas avenças jeitosas do Estado … paga o taxista .
Depois de Entre os Rios e suas brigadas de psicologos … vem aí o psicologo tarifa 2
para quando o golpe do lobby dos Nutricionistas ??
GostarGostar