Saltar para o conteúdo

O estaleiro que não sabe fazer barcos, mas sabe fazer política

25 Junho, 2011

A actual situação dos Estaleiros de Viana do Castelo é recorrente. De vez em quando lá aparecem a pedir favores políticos. Provavelmente porque não investem no seu core business, que é suposto ser a construção de barcos, têm que investir na pedinchice política. E há sempre  umas soluções milagrosas. Por vezes é o Estado que compra navios patrulha a preços fictícios, noutras é a Região Autónoma dos Açores que compra ferries que não lhe servem e noutras é o ditador sul americano que presta serviços político-mediáticos (mas não paga). Estes factos são mais que suficientes para concluir que os Estaleiros não conseguem trabalhar para o mercado e que portanto devem fechar ou reestruturar-se. A sua existência, na actual forma de empresa pública com direito a favores políticos, é um obstáculo ao desenvolvimento da indústria naval.

31 comentários leave one →
  1. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    25 Junho, 2011 12:00

    pedinchisse?!?! Ai, Miranda, valha-te S. Despautério, rapaz.

    Gostar

  2. ccz's avatar
    25 Junho, 2011 12:04

    Vai ser um “defining moment” para este governo.
    .
    Vamos lá ver de que fibra liberal é que são feitos.

    Gostar

  3. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    25 Junho, 2011 12:17

    Claro, sai muito mais barato comprar submarinos inúteis à Alemanha.

    Gostar

  4. João Lisboa's avatar
  5. Joao Santos's avatar
    Joao Santos permalink
    25 Junho, 2011 13:05

    Andou a Humanidade uma infinidade de séculos, desde as cavernas, passando pela tribo, pelo clã, até chegar à forma superior de organização que é o Estado, para que um grupo de terroristas sociais, travestidos de liberais, desatassem a desancar tudo o que respeite à organização colectiva das sociedades. Só mesmo num país comandado pelo umbiguismo babcôco é que tal gente alcança expressão. Bem dizia Torga: cada português, se pudesse, viveria sózinho em Portugal.

    Gostar

  6. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    25 Junho, 2011 13:11

    Joao Santos,
    .
    Isso da organização colectiva da sociedade inclui dar dinheiro a empresas inviáveis?

    Gostar

  7. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    25 Junho, 2011 13:39

    Os ditos estaleiros não são uma empresa construtora de barcos, são mais um sorvedouro da riqueza que outros produzem.

    Gostar

  8. A Silva's avatar
    A Silva permalink
    25 Junho, 2011 13:46

    “. A sua existência, na actual forma de empresa pública com direito a favores políticos, é um obstáculo ao desenvolvimento da indústria naval.”

    Por isso o melhor é fechar, que isso é que vai contribuir para o desenvolvimento da industria naval.

    Mas este pessoal da direita não se enxerga?

    Gostar

  9. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    25 Junho, 2011 13:58

    A Silva,
    .
    Exacto. Entre ser um sorvedouro de dinheiro e fechar para dar lugar a outros, é melhor fechar.

    Gostar

  10. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    25 Junho, 2011 14:20

    Lol. E a incompetência dos gestores para conseguirem encomendas, trabalho, etc., não conta?

    O Abreu não diz nada?

    Governo planeia adiar privatização da RTP
    10h36m
    DINHEIRO VIVO
    O Governo admite, neste momento, adiar a privatização da RTP, segundo noticia na sua edição deste sábado o semanário Expresso.

    Segundo este jornal, Pedro Passos Coelho quer esperar e a venda de pelo menos um canal da estação pública deverá, então, ocorrer apenas em tempo oportuno e de acordo com as condições de mercado.

    O pacote de privatizações faz parte do acordo estabelecido com a troika, sendo que o caso da RTP motivou o desacordo entre o primeiro-ministro e Paulo Portas.

    Uma máquina de propaganda bem oleada dá sempre jeito e ao Balsemão não lhe interessa nada a concorrência.

    Gostar

  11. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    25 Junho, 2011 14:39

    O problema dos ENVC é que são uma empresa que tem uma negócio que é vital para a economia do país, mas tem sido “pasto” para os “boys” dos partidos, por ser uma empresa do Estado. Os ENVC têm de ser reestruturados, rentabilizados e geridos à margem da partidocracia, mas nunca fechados ou comprados por espanhóis, para depois a construção naval ser feita na Galiza.
    .
    Grunho, o seu “nome” diz tudo. Você é que é um inútil. Qualquer chavaleco agora sabe o que é estratégico, o que é útil e inútil? Vão para a escolinha primeiro pá.

    Gostar

  12. PMF's avatar
    25 Junho, 2011 14:46

    Mas é ou não verdade que o passivo, que rondará, segundo informações da própria empresa, os 200 milhões de Euros, é ou não coberto pela carteira de encomendas de (actualmente e segundo dados da impensa que suponho virão também da empresa) cerca de 600 milhões de euros? Estes dados são ou não correctos?
    O que se passa rigorosamente com aqueles estaleiros? Serão, como empresa, inviáveis ou estarão na base de outro tipo de interesses negociais preparados e que levaram a administração a “fugir” literalmente, antes que o novo governo lá chegasse?

    Gostar

  13. Bolota's avatar
    25 Junho, 2011 15:09

    ” A sua existência, na actual forma de empresa pública com direito a favores políticos, é um obstáculo ao desenvolvimento da indústria naval. ”

    Só não percebo é o que tem a ver com isto o Zé Ferreiro que vai ficar sem emprego.
    Uma coisas vos garanto. Sofresse eu uma tentativa de atropelamento quando exercia execia um direito e outros fugiam aos seus deveres, e no minimos umas palmadas bem dadas ninguem lhas tirava do focinho.

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    25 Junho, 2011 16:04

    Parece que querem fechar o estaleiro
    por causa da foto com o venezuelano.

    Gostar

  15. José Pinto Basto's avatar
    José Pinto Basto permalink
    25 Junho, 2011 16:19

    Se o Estaleiro de Viana é bom a fazer barcos porque não os faz e vende a quem paga?
    Esse aí que foi vendido de graça ao ditador sul-americano…negócios destes, trabalhar para aquecer, estou quase como diz o outro: mais vale morrer de frio.
    Eu tenho uma boa solução mas certamente não interessa aos que não vão ficar lá na empresa, nem aos que ficam…é ninguém ser despedido e ficarem lá todos a ganhar metade…com uma boa gestão e talvez possam daqui a algum tempo distribuir os lucros, e se isto não é um bom investimento não sei o que o seja. E isto não tem nada a ver com esquerdas e direitas, ambas são precisas para levar água fresca à tromba…o que a empresa não deve fazer é meter a argolada de pagar indemnizações com dinheiro que não tem e ou os desempregados irem como é costume para debaixo do guarda-chuva do Estado, os futuros desempregados têm que ser desincentivados de recorrer ao subsidiozeco…
    Ps: para combater o flagelo do desemprego, basta o governo pagar aos desempregados, equitativamente, com o dinheiro que tem…( um teto, por algum tempo pelo menos.)

    Gostar

  16. António Alves's avatar
    António Alves permalink
    25 Junho, 2011 16:29

    O Chavez não passa de uma desculpa. O barco que ele supostamente comprou foi fabricado para o governo regional dos Açores que o rejeitou porque o navio não preenchia as conformidades técnicas que foram contratadas. Uma empresa que fabrica um produto de milhões com defeito só pode ter administração e quadros superiores manifestamente incompetentes. Esses é que deviam ser despedidos sem apelo nem agravo e não os operários.

    Gostar

  17. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    25 Junho, 2011 17:02

    “organização colectiva das sociedades”
    .
    Não há sociedade quando é contra a vontade da pessoa.
    Nada é colectivo quando meia duzia mandam e compram votos da maioria com o dinheiro da minoria.
    .
    “Por isso o melhor é fechar, que isso é que vai contribuir para o desenvolvimento da industria naval.
    Mas este pessoal da direita não se enxerga?#
    .
    Parece-me que você é que não se enxerga. Os estaleiros competitivos pagam impostos para pagar estaleiros que o não são.
    .
    Esta gente ainda não saiu do Salazarismo e dos Sovietes.

    Gostar

  18. Bastiat 666's avatar
    Bastiat 666 permalink
    25 Junho, 2011 17:25

    @João Miranda não creio ser útil desperdiçar tempo em debates com quem possui visões da história e da civilização humana obtida em colunas de opinião de pasquin, literatura de aeroporto ou no History Channel como é a do Sr. João Santos.

    É muito simples:
    1. Os ENVN ou têm viabilidade no mercado ou devem fechar. Já há demasiados parasitas para o cadavérico bovídeo que é o povo português.
    2. Se gastaram tempo e dinheiro públicos a construir um barco que não respeita as especificações do cliente então os engenheiros e toda a hierarquia decisional deve assumir as suas responsabilidades e demitirem-se.
    3. Se é estratégico, como alguns por aqui dizem, convém precisar o porquê. Por não há incantação com esse vocábulo que torne a empresa viável se for mal gerida.
    4. Em última análise é o mercado que corrigirá os desvarios e temo que numa cultura de irresponsabilidade como é a nativa quem pagará factura são os operários que se limitaram a cumprir ordens. Talvez lhes sirva de ilustração da lei dos pesos mais leves flutuarem até ao topo. Gente a gerir coisas “complicadas” que nem uma capoeira é capaz de gerir.

    Gostar

  19. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    25 Junho, 2011 18:50

    Os estaleiros de Viana do Cstelo não fogem à regra das demais empresas públicas do país – ir acumulando milhões em cima de milhões de dívidas e viver calma e regaladamente do expediente da permanente pedinchince dos dinheiros públicos. E, claro, assim irá continuar ad eternum enquanto a comunagem da Inter persistir na sua única política de terra queimada, do quanto pior melhor… É meu entender que, de duas, uma: ou ‘aquilo’ dá lucro e sobrevive por si mesmo, como qualquer outra empresa privada, ou então, havendo para os Estaleiros comprador, ou se privatizam ou se fecham simples e definitivamente as portas. Sorvedor dos nossos impostos, não! Acabe-se com a mama.

    Gostar

  20. joao santos's avatar
    joao santos permalink
    25 Junho, 2011 18:50

    UMA EMPRESA PUBLICA COM GESTORES COMPETENTES:
    BOEING
    Tipo Pública
    Fundação Seattle, Estados Unidos da América (1916)
    Sede Chicago, Estados Unidos da América
    Pessoa(s) chave W. James McNerney, Jr., CEO
    Empregados >153.000 (2006)

    Gostar

  21. joao santos's avatar
    joao santos permalink
    25 Junho, 2011 18:51

    A BOYADA DO PEPEDÊ E DO PEÉSSE ENTRARAM PARA ARREBENTAR COM TUDO

    Gostar

  22. joao santos's avatar
    joao santos permalink
    25 Junho, 2011 18:51

    SE DER LKUCRO PRIVATIZAM AS PRÓPRIAS PROGENITORAS

    Gostar

  23. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    25 Junho, 2011 19:38

    Também acho que se deve fechar tudio o que dá prejuízo em Portugal.
    Inclusivé a organização onde o ilustre Dr. João Miranda «trabalha»…

    Gostar

  24. Trinta e tês's avatar
    25 Junho, 2011 23:51

    Só ainda não percebi o que leva a concluir serem os estaleiros inviáveis. A má administração de uma empresa resolve-se, em primeiro lugar, com a mudança dos administradores.

    Gostar

  25. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    26 Junho, 2011 00:01

    Correcto «Trinta e três».
    É como Portugal. Se este é inviável, segundo os liberais tugas e adversários do Engº Sócrates, então por que é que correram todos para tomar a «administração» da «empresa» chamada Portugal?

    Gostar

  26. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    26 Junho, 2011 00:11

    Caro joao santos
    A Boieng é uma empresa privada. Nos EUA “public company” é uma empresa cotada em bolsa. “private” quer dizer sociedade privada não cotada.
    Se fosse do estado classificar-se-ia como “government owned”

    Gostar

  27. oscar's avatar
    26 Junho, 2011 00:44

    Já Pacheco tem dias em que é o contrário. Nesses dias devia escrever sobre barcos
    http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/pacheco-pereira-errata-e-duvidas.html

    Gostar

  28. João Santos's avatar
    João Santos permalink
    26 Junho, 2011 09:10

    Obrigado Ricardo, nunca é tarde para aprender.
    Sucede que o meu convívio com as coisas do país dos «amanhãs que cantam» endeusado pela geração de gestores actuais da Lusitânia limitam-se à pasta de dentes colgate-palmolive, mas só quando não encontro na mercearia a medicinal couto.

    Gostar

  29. Carlos Mendes's avatar
    Carlos Mendes permalink
    29 Junho, 2011 16:07

    Aqui está um bom exemplo daquilo em que o Estado não se deve meter.
    Vendam a coisa e mandem essa ente trabalhar.

    Gostar

  30. mnuel's avatar
    mnuel permalink
    30 Junho, 2011 21:28

    OUVE O TEMPO DAS VACAS GORDAS, LEMBRAM-SE? agora os tempos saô de vacas magras, a teta secou ,têem que ir mamar para outro lado ,acabaram se os previlegios.

    Gostar

  31. ENVC's avatar
    ENVC permalink
    8 Setembro, 2011 21:00

    O Título deste artigo é tão falso como sao falsas todas as ultimas administraçoes e tem passado pelos ENVC

    Nao sabem cosntruir navios?
    Entao expliue-me porque motivo de 2000 a 2006 os ENVC receberam todos os anos o Premio “Ship off the year”
    Atribuido pela Real Sociedade Britanica de Arquitetura naval?

    Gostar

Indigne-se aqui.