Assim todos saberão que a culpa é dos mercados
11 Agosto, 2011
França e Itália preparam-se para banir short selling
Os especuladores têm as costas largas, como sabemos. Assim como ninguém tem dúvidas da “extrema solidez” das finanças públicas de Itália e de França. Ou da “insignificância” da exposição dos bancos franceses a dívida de alto risco.
23 comentários
leave one →

Os últimos acontecimentos fazem de Sócrates e de Teixeira dos Santos, pela filha-da-putice que tiveram de aturar, uns autênticos santos.
Sarkozy, Merkel, Berlusconni, Cameron e Zapatero não vão de férias ou interromperam as mesmas.
Em Portugal, potência económica com tetra AAAA, o respectivo PM está de férias na Manta Rota e o PR com todo o seu séquito e serviçais está a curtir na Coelha!…
Aguenta pobre contribuinte tuga!
GostarGostar
Mais Riqueza a sair da estúpida Civilização Soci@lista-Social Democrata Europeia.
.
Obviamente preparem-se para mais bolhas.
Preparem-se para além de mais maiores bolhas uma vez que não mais possível votar contra o vento dominante.
Os altos e baixos vão ser ainda mais extremos.
.
E mais Impostos para tapar as bolhas.
GostarGostar
Short selling é engenharia financeira pura e dura mas os fundamentalistas do santo mercado acham normal negociar titulos que nao se detêm e com os quais nao se gastou um centimo. Mas desde que se especule acham bem.Criminosos especuladores.
GostarGostar
O Portela menos 1 gosta mais de jogar no Euromilhões. Depois guarda os prémios no colchão.
GostarGostar
Os Short sellers não precisam ser banidos .Isso é pura estupidez .Eles serão automaticamente punidos , no caso de não terem razão . Se tiverem razão serão recompensados , como é logico e normal. Ajudam a manter a economia saudavel .
Querer ilegaliza-los é o mesmo que querer ilegalizar o comunismo ou o socialismo ou outra coisa qualquer. É pura estupidez!
GostarGostar
Gosto mais de básicos como tu; divertem-nos.
GostarGostar
Realmente, um saudavel Madof é sempre bem vindo ao querido mercado!
GostarGostar
Portela: já que está tão bem informado, poderia explicar-nos o que é que o Madof tem a ver com o short-selling?
GostarGostar
Acho que ele nem sabia da existencia desse democratico veiculo financeiro; tenho para mim que foi um erro judicial terem prendido o benfeitor …
GostarGostar
Portela menos 1,
“Acho que ele nem sabia da existencia desse democratico veiculo financeiro”
Acho que você nunca esteve tão certo…
GostarGostar
E também nunca esteve tão burro. Que pena ninguém ter desconfiado e shortado o Madoff.
Mas para o Portela estas considerações devem ser demais…
GostarGostar
pelo amostra parece que ficaram nervosos com uma opinião contrária; o Luck, então, conseguiu fazer um comentário sem escrever o seu próprio síndrome – a palavra socia@lismo!
quanto ao “short selling”, porque é que o sr LR não nos ajuda aqui com uma amostra dos efeitos positivos na economia real, no crescimento do emprego, na diminuição da dívida, etc, etc, da existência de “short selling” ?
GostarGostar
durante a matança os porcos cagavam-se na banca
GostarGostar
para os “financeiramente excluídos” é bom lembrar do que estamos a falar:
“Venda a descoberto (em inglês, short selling) é uma prática financeira que consiste na venda de um activo financeiro ou derivado que não possui, esperando que seu preço caia para então comprá-lo de volta e lucrar na transacção.”
.
se é com isto que os fundamentalistas da “mão invisível” vão recuperar a economia portuguesa, estamos conversados…
GostarGostar
Mas eu ainda não percebi qual é problema dos shorts.
É apenas uma aposta relativamente ao valor de um determinado activo.
Dando o exemplo da Brisa, se a empresa é assim tão boa o Vasco só tem de adquirir as acções que os shorts estão a despejar no mercado. Assim lixa quem está short.
GostarGostar
Portela menos 1,
.
“se é com isto que os fundamentalistas da “mão invisível” vão recuperar a economia portuguesa, estamos conversados…”
.
Mas quem lhe disse que os short-sellers pretendem recuperar economias? Eles pretendem apenas especular, apostando numa tendência do mercado. Com a sua aposta, ganham ou perdem. Mas a actuação dos short sellers dá um alerta ao mercado, indicia que haverá algum desequilíbrio na empresa shortada, dá em suma uma informação que pode ser relevante. O que contesto na posta é que se proíba o short selling, transmitindo a ideia que ele é a causa da crise na Europa. Os short sellers mais não são do que os mensageiros de uma doença na economia. Os dirigentes políticos, em vez de aplicarem a terapêutica adequada, preocupam-se em matar o mensageiro.
GostarGostar
Aliás, toda a gente sabe que a culpa é do Sócrates.
Isso já não foi discutido aqui?
Deixem o homem estudar à sua vontade…
GostarGostar
“amostra dos efeitos positivos na economia real, no crescimento do emprego, na diminuição da dívida”
.
Se houvessem suficientes short sellers de dívida portuguesa esta não tinha crescido tanto porque o preço tinha aumentado muito mais cedo. Ou seja não teríamos chegado a 172 mil milhões de Euros de dívida.
Mas para quem diz mal das agências de rating porque as malvadas tornam o endividamento mais caro também não deve entender este argumento.
Os short sellers são os desmancha prazeres da corrente dominante, dos optimistas. O seu objectivo é descobrir os podres. O Power Point do CEO foi muito bonito? o CEO faz um discourso Obamaníaco cheio de “yes we can”? o short seller vai ver se as contas batem certo, qual a probabilidade de em 12 meses o crescimento ser de X% como estava no Power Point.
GostarGostar
É interessante porque na notícia que linka toda a gente, ou praticamente toda a gente que comentou (a maioria dentro do assunto) aplaudia a medida. Não quererá dizer nada, mas não deixa de ser assinalável.
GostarGostar
Chegou-se ao ponto do dinheiro que circula no mundo, 90 por cento não tem nada a ver com produção e comércio de seja o que for. É especulação e apenas dinheiro que procura ganhar dinheiro sobre ele mesmo, movendo-se em segundos entre ações, moedas de países e preços futuros de produtos, provocando instabilidade económica e crises.
Os salários, em 1973, eram 56% do Produto Interno Bruto português, da riqueza nacional, em 1975 passou para 69% e em 2009 apenas 52%. Nos EUA, desde 1979 os rendimentos de 1% de famílias super-ricas aumentou quase 400% e os rendimentos de 80% das famílias ficou na mesma ou caiu.
Se a distribuição da riqueza (especialmente através do trabalho) e o controlo sobre a circulação de capitais especulativos não for realmente uma prioridade, as economias e os países ocidentais tal qual os conhecemos vão ruir. Os sinais são cada vez mais evidentes, as crises, o desemprego, a redução do poder de compra, algumas explosões sociais.
GostarGostar
Qual a estranheza da subida de taxas? Em qualquer país que precise de se financiar?
E da redução dos ratings?
O que acontece quando, instantaneamente se coloca na perspectiva de curto prazo dos mercados financeiros uma necessidade de financiamento acrescida de 2,1 milhões de milhões de dólares, para além da renovação da dívida (brutal) anterior?
Haverá excedentes financeiros a crescer ao mesmo ritmo que a voragem deficitária dos países desenvolvidos apresentam?
Não. Daí que os custos do dinheiro sobem. Naturalmente…
http://notaslivres.blogspot.com/2011/08/o-mundo-desenvolvido-tera-um-futuro.html
GostarGostar
diz o professor Luck: “Se houvessem suficientes short sellers de dívida portuguesa … não teríamos chegado a 172 mil milhões de Euros de dívida.”
.
ié, Luck anda por aqui a gritar todos os dias que a dívida é devida aos gastadores de “investimento público” e “estado social” e agora diz-nos que ela tem crescido porque não há suficiente especulação financeira…
digamos que nem o mais republicano e conservador norte americano cantaria no coro de meninos do prof. Luck!
GostarGostar
http://www.elpais.com/articulo/economia/Europa/toma/medidas/atajar/especulacion/bursatil/banca/elpepueco/20110812elpepieco_2/Tes#despiece1
GostarGostar