Saltar para o conteúdo

Os SUV de novo. Agora na versão sargentos

15 Outubro, 2011

Militares avisam Governo que estão com a população contra a austeridade

 

 

72 comentários leave one →
  1. João Q.'s avatar
    João Q. permalink
    15 Outubro, 2011 09:59

    Como ainda penso que vivemos num estado democrático, com leis, tribunais e o direito a expressar a livre opinião, pese embora a forma baixa, soez como se tem feito política, mentindo e manipulando informação, a par da permanente inimputabilidade de dirigentes e (ir)responsáveis, uma das bela peças que herdamos do Socras foi o CONTRATO DE TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS. Ora a quem de um dia para o outro “deixou” de ser funcionário público e passou a ter um “contrato” em quase tudo regulado à luz do Contrato de Trabalho pode a “outra” parte contratante REDUZIR UNILATERALMENTE o salário? E se nos deixássemos de tretas e nos focássemos neste aspecto tão só? E não me venham dizer que não há dinheiro e como tal não há lei que esta porra ainda não é o farwest (ou devemos antes dizer fároeste ?) Não há dinheiro? Despeçam-me!

    Gostar

  2. António Sobral Cid's avatar
    António Sobral Cid permalink
    15 Outubro, 2011 10:05

    Não é a melhor ideia do mundo irritar muito a tropa, sobretudo os oficiais de alferes a major, e os sorjas e cabos. Se hoje eu (e outros..também)aki estamos, devomo-lo a uns sorjas e uns cabos que se recusaram a cumprir ordens. Paninhos de lã. Just a thought…

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    15 Outubro, 2011 10:36

    Passos & Cª. julgarão que as medidas gravosas anunciadas
    é o mesmo que fazer uma limpeza ao disco duro do pc.
    A diferença é que as pessoas não são ficheiros.
    E mesmo os ficheiros, quando alguns são apagados
    bloqueiam o pc.

    Gostar

  4. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    15 Outubro, 2011 10:51

    Firmeza Passos Coelho, firmeza!
    Os malandrões só sabem reclamar regalias e direitos adquiridos, mas no mundo de hoje NADA está adquirido.
    Os políticos bacocos, para se manterem no poder ou para o conquistar, só fizeram cedências aos comunistas.
    Agora há que por a nação portuguesa nos eixos, doa a quem doer, e a quem dói é aos malandrões.

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 11:23

    Interessante este país. O sector privado anda há anos a sofrer as agruras da crise, com aumentos de impostos, cortes salariais (é comparar quanto ganha um licenciado hoje ao entrar no mercado de trabalho com o que ganhava há 20 anos atrás), etc. E o país lá foi andando.
    .
    .
    O poder político tocou nos sacrossantos “direitos adquiridos” do funcionalismo público e cai o Carmo e a Trindade. Pior. Eles até discutem como aplicar as medidas no sector privado, porque acham que só assim é que é justo. lololol
    .
    .
    Mas deve haver uma maioria muito grande que deve apoiar as medidas e não se manifesta. Estão a chegar os dias quentes. Os do sector privado contra os do Estado. Isto não é uma luta de classes, entre pobres e ricos. É entre os dependentes do Estado e os do sector privado.

    Gostar

  6. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    15 Outubro, 2011 12:23

    @anti-comuna: está a referir-se aos direitos adquiridos dos juízes e magistrados? Às múltiplas reformas do PR ou dos ex-administradores da CGD como Mira Amaral que esteve 18 meses no cargo e teve o “direito” de ganhar 18.000 euros/mês? (vejo esse senhor aparecer na televisão dizer que o Estado devia cortar nas “despesas inúteis” – que cliché! e quem não quer? importa saber onde e como – mas não o vejo a prescindir dessa reforma. Era um bom começo de corte na despesa inútil do Estado, não acha?). Convém esclarecer que “direitos adquiridos” são esses e quem os usufrui. De certeza que não estava a falar dos funcionários públicos que ganham entre 500 e 1000 euros. Ou estava?

    Gostar

  7. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 12:33

    “De certeza que não estava a falar dos funcionários públicos que ganham entre 500 e 1000 euros. Ou estava?”
    .
    .
    Falo de todos. Este país andou a alimentar um Estado cada vez mais parasita, seja o cantoneiro primo do Presidente da Junta ou do Vereador ao que chega a gestor público porque serviu no partido ou no governo uma série de anos.
    .
    .
    O funcionalismo público tem as suas culpas. Nunca combateu os poderes políticos que lhes foram enxameando as entranhas, desde que os políticos lhes fossem dando salários e benesses. Mas agora o sector privado, o hospedeiro, não pode alimentar mais parasitismo. Há que reformar o Estado e matar o parasita e criar mesmo uma boa administração pública.
    .
    .
    Tanto os funcionários públicos como os seus sindicatos são os principais culpados. E mostro um exemplo perfeito. Em 2009, o governo deu um aumento de salários completamente insustentável ao funcionalismo público, para o PS ganhar as eleições. Um sindicato a sério não os aceitava. Já deveriam saber que aumentos daqueles em horas de crise destas nunca são sustentáveis e só trariam consequências muito más no futuro. Elas estão aí.
    .
    .
    Quando um país olha para o Estado como uma enorme manjedoura… Todos pagam e ninguém tem razão.
    .
    .

    Gostar

  8. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    15 Outubro, 2011 12:50

    “Este país andou a alimentar um Estado cada vez mais parasita, seja o cantoneiro primo do Presidente da Junta ou do Vereador ao que chega a gestor público porque serviu no partido ou no governo uma série de anos.”

    De acordo. Mas já existem leis contra o uso indevido de dinheiros públicos, contra a corrupção . Porque não são aplicadas? Falta de coragem? Falta de interesse? Ou ambas?

    Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 13:00

    “De acordo. Mas já existem leis contra o uso indevido de dinheiros públicos, contra a corrupção . Porque não são aplicadas? Falta de coragem? Falta de interesse? Ou ambas?”
    .
    .
    Olhe, a sério. Eu penso muitas vezes nisso. Já pensei que era culpa exclusiva dos políticos. Mas hoje penso que isso acontece porque a própria administração pública nunca teve interesse em combater a corrupção, o compadrio e as benesses. Porque também ganha com a situação. Se calhar, se formos a ver, quantos funcionários públicos não terão os seus pecadilhos? Desde a cunha para meter um irmão ou primo a trabalhar para o Estado ao mais debochado que recebe dinheiro para fechar os olhos a determinados projectos, ou aprovar determinados projectos, etc.
    .
    .
    Eu como conheço muitos funcionários públicos (familiares, etc.) e como alguns sei que são sérios, pergunto-me sempre: como foi possível fecharem os olhos a isto?
    .
    .
    Mas depois lembro-me sempre da forma como os nazis foram impondo as suas barbaridades com o pleno conhecimento da população, da sua colaboração activa ou da sua omissão. As pessoas aceitam tudo e mais alguma coisa, por ideologia, por não se quererem chatear ou por cobardia.
    .
    .
    Em Portugal aconteceu algo semelhante. O gajo que recebe uns trocos por fechar os olhos a determinadas coisas pensa: se os lá de cima, comem à grande, porque não posso também ter o meu quinhão? E assim se foi construindo um Estado parasita, cujo hospedeiro não pode aguentar mais o parasita que lhe come as entranhas e foi comendo as suas forças vitais. E o nosso funcionalismo público não aprendeu muito com o exemplo escandinavo. Só lhe apanhou os maus vicios.
    .
    .
    Agora, os do sector privado dizem: aguentem-se, que nós também nos aguentamos. Paguem como nós pagamos. E se não gostam, despeçam-se do Estado e venham trabalhar para o sector privado.
    .
    .
    Mas eu já esperava isto. Que as elites de Lisboa iam tentar evitar o inevitável: cortes no seu nível de vida. Porque a maior parte destas medidas draconianas irão afectar, não o país trabalhador mas a Lisboa parasita. 😉

    Gostar

  10. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 13:03

    37 anos de engorda do Estado e o que temos?
    .
    .
    “O salário mínimo nacional teve um acréscimo de apenas 88 euros desde 1974, enquanto que as pensões mínimas de velhice e invalidez aumentaram apenas 38 euros nos últimos 36 anos, segundo dados da Pordata.”
    .
    in http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2059565&page=1
    .
    .
    Se comparássemos os ganhos do poder de compra dos mais pobres no tempo do Botas com o regime democrático, nós democratas devíamos ter vergonha na cara. E por isso ainda há muitos saudosistas do regime anterior, sobretudo entre os mais pobres e a classe média remediada.

    Gostar

  11. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 13:19

    Os nossos funcionários públicos:
    .
    http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2011/10/licao-de-sapiencia.html
    .
    .
    E quantos partidos em Portugal são quase exclusivamente chefiados ou dominados por funcionários públicos?
    .
    .
    Quem instrumentalizou a Administração Pública, com fins ideológicos? Políticos? Particulares? Etc.?
    .
    .
    Se os sindicatos da função pública fecharam os olhos a estas trambiquices e manifesta degradação, tanto dos seus assocciados como do Estado em geral… Pior. Que sindicatos são estes cujos seus líderes são pagos, não pelas quotas do seus associados mas pelos próprios políticos?
    .
    .
    A culpa do que está acontecer não é do funcionário público per si, mas do grupo. De como funcionou em grupo, como se deixou corromper e comprar, se deixou vender facilmente, por salários, reformas, benesses, etc. Agora pagarão bem caro.
    .
    .
    Repito. Isto não é uma luta de classes, entre pobres e ricos. Mas entre os dependentes do Estado (que vão desde o cantoneiro ao banqueiro) e os do sector privado, que andam a pagar os parasitas. Chegou a hora de pagarem o mal que fizeram ao país.

    Gostar

  12. tric's avatar
  13. tric's avatar
    tric permalink
    15 Outubro, 2011 13:21

    e depois…

    Gostar

  14. tric's avatar
    tric permalink
    15 Outubro, 2011 13:48

    “Chegou a hora de pagarem o mal que fizeram ao país.”
    sim, a Banca e o Betão!

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 13:57

    Ontem, num programa da SIC Noticias, andaram uns cromos a debater como se iria cortar os salários do sector privado. Eu vi um bocado o programa e pensei: como é que estes gajos discutem um corte nos salários dos privados, se isto afecta sobretudo o funcionalismo público e as pensões mais altas. (80% delas ficarão de fora dos cortes.)
    .
    .
    E aí fez-se luz. Lisboa não aceita baixar o seu nível de vida sem fazer o mesmo ao resto do país. E por isso está a tentar (com alguns oportunistas pelo meio, como alguns empresários) com que o país pague os seus próprios erros. O governo nunca indiciou qualquer intenção de baixar os salários no sector privado. Porque isso não é solução nenhuma. (Como aumentar 1/2 hora de trabalho não o é.)
    .
    .
    É claro que a maioria dos que se opõem a estas medidas são funcionários públicos ou dependentes do parasitismo estatal. Dizem que vai ser uma catástrofe económica. Uma Grécia II. Mas não o vai ser. Se Lisboa fizer demasiado barulho, o resto do país pode ter a mesma reacção com Lisboa, que houve contra a Madeira. As elites de Lisboa estão a mexer em coisas sérias. É a própria coesão do país que está em causa. Quem vos avisa, amigo é.
    .
    .
    O PPC já calou as especulações:
    .
    “Pedro Passos Coelho justificou hoje o corte de subsídios na função pública alegando que estes trabalhadores ganham, em média, mais 10 a 15 por cento que os do privado.
    .
    No encerramento da reunião dos autarcas social-democratas, que decorreu em Leiria, o primeiro-ministro afirmou ainda que cortar nos salários do privado não resolveria o problema orçamental do país, já que não é o Estado que paga estes salários.”
    .
    in http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/passos-diz-que-funcionarios-publicos-ganham-mais-10-a-15-que-trabalhadores-do-privado-1516651
    .
    .
    Este governo começou mal mas está no bom caminho. Que não lhe doam as mãos. Isto que ele anda a fazer, não é apenas a salvar o próprio Estado, mas a própria integridade do país. Lisboa é como a Madeira, portanto, se a Madeira vai pagar os desmandos, Lisboa também terá que os pagar. Doa a quem doer.

    Gostar

  16. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    15 Outubro, 2011 13:57

    O MAI já teve orçamento reforçado. É melhor retroceder nos cortes aos salários dos militares senão ainda apeiam o Governo.
    Não esquecer que o 25 Abril teve origem num descontentamento remunerativo por parte da esquerdalhada que se conseguiu infiltrar na Academia Militar.
    O Sr. Bispo já anda a doutrinar a tropa fandanga.

    Gostar

  17. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Outubro, 2011 14:07

    Caro anti-ccomuna,
    .
    Concordo com a sua analise e com a sua posição.
    Também é um facto que uma parte significativa da administração e das empresas publicas e do parasitismo que lhe está associado está concentrada em Lisboa.
    Mas existe também Estado, e não é pouco, no resto do pais (e até no estrangeiro, nas nossas embaixadas e consolados, em muitos casos uma verdadeira pouca vergonha).
    Não façamos disto uma guerra entre Lisboa e a Provincia.
    Como diz acima, e muito bem, é mais uma questão “entre os dependentes do Estado e os do sector privado”.
    Mas não apenas !

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 14:10

    “Não esquecer que o 25 Abril teve origem num descontentamento remunerativo por parte da esquerdalhada que se conseguiu infiltrar na Academia Militar.”
    .
    .
    Os militares vão fazer uma nova revolta militar contra quem? Contra o resto do país? Vejam lá se no Norte não nasce uma revolução contra Lisboa. Olhem que é em Lisboa que se atabancam os generais sem tropas dos nossos corpos militares.
    .
    .
    Esta malta de Lisboa ainda não percebeu, mas Lisboa é uma Madeira um milhão de vezes ampliada. Quem em Lisboa andou a criticar a Madeira agora que se lembrem disto: o resto do país está a ver Lisboa como a madeira, mas um milhão de vezes ampliada.
    .
    .
    Não se esqueçam da História. As revoluções em Portugal deram-se sempre a partir do Norte. O 25 de Abril foi um golpe de estado liderado por Lisboa. Nunca se esqueçam disto. Porque é bom que em Lisboa se lembrem bem disto. O país está farto de ser parasitado. Seja pela madeira, seja por Lisboa.

    Gostar

  19. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 14:14

    Caro Fernando, em Lisboa há tanta gente que não se revê na podridão das suas elites… Em privado dizem que concordam comigo, mas em público negam. Ou acobardam-se.
    .
    .
    É uma guerra entre os privados e os dependentes do Estado. Mas o Estado que existe no resto do país não é igual em todo o lado. A Madeira e os Açores são Lisboa em ponto pequeno. No Norte o Estado é muito mais pequeno. Mas é em Lisboa que está a corte parasita. E a malta de Lisboa que não concorda com este parasitismo tem que acordar e revoltar-se também. E não deixar as suas elites continuarem a destruir o resto do país.
    .
    .
    Repito. Há muita gente em Lisboa que se revê nas minhas críticas mas calam-se. Porquê?

    Gostar

  20. miguel's avatar
    miguel permalink
    15 Outubro, 2011 14:24

    “nenhum homem, com uma arma na mão, passa fome”
    provérbio romano

    Gostar

  21. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 14:27

    Uma coisa é certa. Se for verdade o que o jornalista da SIC, José Ferreira, disse: isto vai dar uma volta de 180 graus. E se essas forem as intenções do governo, vão surgir muitos interesses parasitas e encostados ao Estado que vão fazer tudo para impedir as reformas. E estes interesses, na generalidade deles, estão na corte lisboeta.
    .
    .
    No Norte ficaremos atentos. Cá estaremos atentos porque não pode o país pagar os desmandos de Lisboa e das suas elites. A malta de Lisboa que não se revê neste parasitismo, deve-o manifestar. E não ter medo. Nem medo de perder o emprego nem de ver rendimentos a cair. Deve-o exprimir em público e lutar contra este tipo de elites parasitas.
    .
    .
    E há malta em Lisboa que sabe melhor que ninguém a podridão no Estado e nas elites parasitas. Quando, por exemplo, o BPN estalou, já há anos que se sabia por Lisboa. Porque ninguém em Lisboa se revoltou contra aquilo se fazia nas suas barbas? Porque ninguém se mexeu em Lisboa para impedir as negociatas do BPN, por exemplo? Comeram e calaram. Tem sido sempre assim.
    .
    .
    A malta de Lisboa que abra a pestana e se junte ao resto do país contra este parasitismo.

    Gostar

  22. AB's avatar
    15 Outubro, 2011 14:49

    Caro AC, você hoje exagerou no bagaço!

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 14:57

    Vejam os sinais. Analisem com calma as declarações do Filipe Meneses:
    .
    .
    ““É triste que um pobre presidente de junta que cometeu um erro na vida — não devia ter cometido, fez um desfalque de 80 mil euros — leve quatro anos de prisão efectiva e aqueles que foram os responsáveis pela fiscalização e por tutelarem as contas públicas tenham lugares em Bruxelas a comer chucrute e salsichas no Banco Central Europeu. Isso é que o povo não entende”, frisou.
    .
    Menezes lembrou que há apenas quatro anos o então presidente do Banco de Portugal Vítor Constâncio “fazia relatórios trimestrais a dizer: ‘o país vai no melhor dos mundos, crescimento económico vigoroso, agora é que é, gestão equilibrada, vem aí a prosperidade’”, mas, afinal, o que veio foram os escândalos no BPP e BPN. ”
    .
    in http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/menezes-responsabiliza-constancio-por-corte-no-subsidio-de-natal–1516655
    .
    .
    Os escândalos do BPN e do BPP (como do BCP) foram feitos em Lisboa, por gente ligada à corte parasita de Lisboa e com o beneplácito de muita gente em Lisboa. Porquê que isto foi acontecendo e em Lisboa fechavam os olhos e o resto do país ignorava por completo os desmandos em Lisboa? O Meneses não aponta o dedo a Lisboa, mas sabemos todos que foi em Lisboa que se deram quase todos os escàndalos financeiros em Portugal. O meneses não o diz. Mas é aquilo que no Norte muita gente o sabe e sente. No Norte há amor a Portugal, mas já chega de tantos escãndalos, de tantas patifarias e uma Justiça sempre ao dispôr da corte lisboeta.
    .
    .
    Não foi em Lisboa que, durante anos e anos, tivemos a pedofilia na Casa Pia? E que espectáculo deu Lisboa ao resto do país? E então no Norte não sabemos de onde a podridão irradiou e descredibilizou por completo a nossa justiça?
    .
    .
    A malta de Lisboa que repense no que se passou nos últimos 20 anos. Nos BPNs, nos Berardos e nos Finos, na Casa Pia, nas PPPs, etc. Nas reformas douradas, nos generais sem tropas bem instalados em Lisboa, nos salários milionários nas empresas públicas sedeadas em Lisboa, etc.
    .
    .
    Está na hora de Lisboa mostrar que quer ser como o resto do país. E não aproveitarem o chamado Interesse Nacional para parasitarem o resto do país. Porque o país, se está farto de uma Madeira, também começa a estar farto de uma Lisboa, sem rei nem roque.

    Gostar

  24. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    15 Outubro, 2011 15:03

    Oh anti-comuna … “a malta de Lisboa” tem uma data de gente da … “provincia”, e em particular do “Norte” !…
    O problema não é geografico … é de organização politica do conjunto do pais !!

    Gostar

  25. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 15:08

    Lisboa é isto e muito mais:
    .
    “O ex-presidente do PSD revelou quatro exemplos ocorridos em 2009, “ano de crise” e “com muita gente a passar dificuldades”, – os ordenados das administrações do Porto de Lisboa, Carris, CP e Docapesca foram elevados. De acordo com Marques Mendes, no caso da Docapesca os ordenados aumentaram para o dobro.

    Um dos casos relatado no seu comentário na TVI24 (Jornal das Dez), é o da CP. A empresa, que em 2009 teve prejuízos 231 milhões de euros (CP e CP Carga), passou a 12 de Junho do ano passado, por decreto-lei governamental, de Empresa Pública (EP) para Entidade Pública Empresarial (EPE). Um mês depois (13 de Julho), por despacho dos secretários de Estado do Tesouro e Finanças e dos Transportes, foram alterados os vencimentos dos seus gestores. O presidente que ganhava 4.725 euros passou a ganhar 7.225 euros (mais 52 por cento) e os vogais passaram de 4.204,18 euros para 6.791 euros (quase 60 por cento).

    Outro exemplo é o da Carris. A empresa, que em 2009 teve cerca de 41 milhões de euros de prejuízo, viu, por decisão governamental, os ordenados dos seus gestores igualmente aumentados de forma significativa em Março de 2009. O presidente ganhava 4.204 euros e passou a auferir de um ordenado mensal 6.923 euros (mais 65 por cento). Já os vogais passaram de 3.656 para 6.028 (mais 65 por cento).

    Mendes citou ainda as subidas de ordenados dos gestores da Administração do Porto de Lisboa. Lembrando que estes aumentos tiveram sempre o aval do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, o ex-líder do PSD revelou que em Junho de 2009 o presidente da empresa pública passou de 4.752 de ordenado mensal para 6.357 euros (mais 34 por cento). Já os vogais passaram de 4.204 euros para 5.438 (mais 29 por cento). Mendes afirmou que são apenas três exemplos – “mais há”. E lembrou que a sua fonte de consulta são documentos do próprio Estado, considerando estes aumentos “escandalosos”. ”
    .
    in http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/cp-carris-e-docapesca-aumentaram-escandalosamente-salarios-de-gestores-em-2009_1461022
    .
    .
    Onde é que no país há secretárias de empresas públicas com salários anuais acima dos 65 mil euros? É em Monção? É em Almeida? É Famalicão? É na Vila da Feira? Em Alcobaça?
    .
    .
    É em Lisboa. É esta gente toda a parasitar o país. As Carris, CPs e todo um conjunto de empresas do regime, desde a EDP à Portugal Telecom, que parasitam o país e que concentram os lucros e maiores rendimentos em Lisboa. Mas no Norte não sabemos analisar isto? Somo analfabetos? Somo atrasados mentais? Quem é que querem enganar o país?
    .
    .
    Se a Madeira é uma escandaleira com uma dívida de 5 mil milhões de euros, que dizer de uma Lisboa com dezenas e dezenas de milhares de milhões de euros? Metro, CP, Carris, etc.
    .
    .
    Mas querem enganar quem? Se a Madeira é um poço sem fundo, Lisboa é um gigante buraco negro.

    Gostar

  26. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 15:17

    Lisboa é isto:
    .
    “Segundo notícia do jornal “Público” de 27 de Agosto ficámos a saber que o antigo presidente da República, Jorge Sampaio continua a encaixar a sua prole em bons empregos… Depois do filho – recém-licenciado e prontamente admitido como “consultor da PT” – eis que agora, a filha, Vera Sampaio, que se terá licenciado com uma nota final muito cinzenta (dizem as más línguas, de 10 valores, dos quais, alguns terão tido origem na sua ascendência familiar, certamente) encontra emprego com assessora do Ministro da Presidência. ”
    .
    in http://movv.org/2008/11/21/paulatinamente-os-filhos-de-jorge-sampaio-la-se-vao-encaixando/
    .
    .
    E uma noticia que desapareceu do ar?
    .
    http://reformadajustica.blogspot.com/2005/08/dezenas-de-filhos-de-governantes-nos.html
    .
    .
    Lisboa é isto e muito mais.
    .
    .
    Podem dizer que é uma má organização política. Mas foi criada por quem? Pelas elites de Lisboa. Eu dou um mero exemplo. Porquê que o BCP deu no que deu? Um dos bancos maos sólidos do mundo, com uma gestão que era elogiado pelos quatro cantos do planeta, acabou neste triste espectáculo que nos dá hoje? Porque em Lisboa a corte impôs o seu poder mesmo contra os seus maiores accionistas, como o Amorim, que vendeu porque tinha o seu capirtal lá meditod mas não mandava. O BCP é a prova evidente de uma corte parasita de Lisboa que destruiu um dos bancos melhores da Europa e o pôs arruinado.
    .
    .
    E nãos e diga que não foi a corte lisboeta, porque o Berardo, o Manuel Fino e outros, foram usados pela corte de Lisboa para dominarem poder, não apenas político como económico, usando “testas de ferro”. A CGD foi instrumental nesta forma de ver o mundo e o país.
    .
    .
    Não digam que Lisboa não tem culpas no cartório. Porque tem. Foi Lisboa que criou este regime político, não foi o resto do país. É duro ouvir as verdades? Claro que é. Mas o país está farto disto.

    Gostar

  27. tric's avatar
    tric permalink
    15 Outubro, 2011 15:18

    Anti-Comuna

    este governo é uma nulidade, agora que todo o dinheiro que tinha a fugir de Portugal para os paraisos fiscais, é que anunciou um imposto a esses movimentos…este Governo é mesmo o Governo da Banca! tal como os anteriores…

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 15:27

    Lisboa é isto e muito mais. Mas alguém foi parar ao xelindró? Entregaram as casas? O Estado foi ressarcido por estes parasitas?
    .
    .
    “Lisboa, 04 (Lusa) – O relatório final da Procuradoria-Geral da República sobre a atribuição de casas camarárias em Lisboa refere que os critérios basearam-se em interesses “particulares e flutuantes” e descuraram “total e grosseiramente” os princípios de igualdade dos cidadãos perante a administração.
    ,
    A ex-vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML) Helena Lopes da Costa e três técnicas camarárias foram hoje acusadas pelo Ministério Público (MP) de abuso de poder no processo relacionado com a atribuição de casas municipais em Lisboa, de acordo com fonte judicial.
    .
    O Relatório Final da PGR, datado de 28 de Maio de 2009, assinado pelos inspectores João Mariano e Micaela Branco, a que a agência Lusa teve acesso, conclui que em relação à actuação dos arguidos, os critérios ultilizados basearam-se “em interesses mais ou menos particulares e flutuantes”, preocupando-se em dar resposta a solicitações pessoais e descurando “total e grosseiramente” o princípio basilar da igualdade dos cidadãos perante a administração.
    .
    Os técnicos da PGR admitem de que em alguns dos casos analisados poder-se-ia aplicar o ditado popular de que uns era tratados “como filhos e outros como enteados”.
    .
    in http://aeiou.expresso.pt/lisboacasas-relatorio-da-pgr-revela-que-criterios-de-atribuicao-baseram-se-em-interesses-particulares-e-flutuantes=f519026#ixzz1arOzP747
    .
    .
    Mas esta podridão toda em Lisboa foi feita sem os seus cidadãos o saberem? Mas querem enganar o país? Lisboa é um verdadeiro buraco negro, onde uns gamavam e os outros fechavam os olhos.
    .
    .
    E querem que seja apenas o país a pagar as asneiras de Lisboa? Meu deus, vejam lá se não vai a malta do Norte aí a Lisboa limpar o Terreiro do Paço. eheheheheh
    .
    .
    A grande generalidade dos grandes crimes económicos e financeiros em Portugal foram em Lisboa. A corrupção na atribuição de casas camarárias, subsidios, fardamentos militares, blá, blá, blá, foi na maioria tudo feito em Lisboa. E o país não sabe que Lisboa é uma espécie de Palermo?
    .
    .
    Repito, Lisboa é a Palermo da P. Ibérica. O país sabe-o. Não estiquem a corda. Ou limpam Lisboa ou o pais pode decidir ir a Lisboa limpar o Terreiro do Paço. Já poucos se lembram como se implantou a ditadura do Botas. Mas que se lembrem, porque foram do Norte a Lisboa acabar com a constante instabilidade e falta de tino de Lisboa. Meditem no que se passou há quase 100 anos. E não tentem enganar o resto do país.

    Gostar

  29. Joaquim Macaco's avatar
    Joaquim Macaco permalink
    15 Outubro, 2011 15:34

    “Meditem no que se passou há quase 100 anos.”

    As pessoas não querem… em parte, porque muita boa gente política, nomeadamente de esquerda e extrema-esquerda, tem famíliares desse período negro…
    Aliás, é até recorrente até elogiarem esse período…

    Gostar

  30. certo's avatar
    certo permalink
    15 Outubro, 2011 15:57

    ai, eu que já tinha visto tanto, faltava-me ainda esta do governo com o exército de sargentos e praças atrás, mais os capitães e generais, por arrasto, a fugir da populaça …
    e daria um filme, com o jm e a helena, mais uns quantos, já arrependidos, tratantes, levados na enxurrada, à frente da populaça …-

    Gostar

  31. certo's avatar
    certo permalink
    15 Outubro, 2011 16:00

    eh, caro anti-que seja,
    precisa-se Norte, do Norte
    que volte à carga !

    Gostar

  32. Isabel's avatar
    Isabel permalink
    15 Outubro, 2011 16:13

    Anti-comuna

    Dou-lhe razão em quase tudo menos no facto de a elite ser de Lisboa. A elite de Lisboa é “saloia”. Veio da província (Porto incluido) para fazer fortuna numa geração. A elite do País, “saloia”, ESTÁ em Lisboa.
    E quem é que a pôs lá e a deixou fazer o que quis? Nós, os “parvos”, que lhes demos sucessivas maiorias.

    Gostar

  33. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    15 Outubro, 2011 16:26

    Hoje aconselho vivamente duas coisas (que têm de ser ditas muitas vezes e por mais gente): ouvir os comentários de Luís Filipe Menezes no Primeiro Jornal da SIC, hoje na inauguração do Metro em V. Nova de Gaia! A outra é ler a crónica de Henrique Monteiro no Expresso “Mudar de Vida”! Fantásticas, sábias, certeiras e incómodas palavras! Neste momento não existem soluções justas para o défice! Mas talvez haja para os responsáveis do mesmo!

    Gostar

  34. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 16:41

    Estimada Isabel, mais uma razão para os lisboetas que não se revêm nesta pouca-vergonha a lutar para limpar a região de Lisboa.
    .
    .
    As minhas ideias não estão contra quem nasceu e vive em Lisboa. É contra o parasitismo lá instalado. Seja nascido na Lapa, na Amadora, em cascais ou no Porto ou Macedo de Cavaleiros. E os lisboetas têm que se juntar neste esforço do país para limpar o regime, de uma forma democrática. É que se não for de uma forma democrática, tal como há quase 100 anos, vai de uma forma pouco saudável. Está em causa, não apenas o Estado mas a coesão do país.
    .
    .
    Olhe, eu gosto muito de Portugal e dos portugueses mas se me perguntarem se gostaria de ver o Norte Independente, eu diria logo que sim. Não porque não goste de Portugal, não gosto é de alguns portugueses, que nada tem a ver com cores, raças ou credos. Apenas maus comportamentos.

    Gostar

  35. tric's avatar
    tric permalink
    15 Outubro, 2011 17:08

    “Hoje aconselho vivamente duas coisas (que têm de ser ditas muitas vezes e por mais gente): ouvir os comentários de Luís Filipe Menezes no Primeiro Jornal da SIC, hoje na inauguração do Metro em V. Nova de Gaia! A outra é ler a crónica de Henrique Monteiro no Expresso “Mudar de Vida”! Fantásticas, sábias, certeiras e incómodas palavras! Neste momento não existem soluções justas para o défice! Mas talvez haja para os responsáveis do mesmo!”

    Luis Felipe Menezes e Henrique Monteiro lol haja memória…

    Gostar

  36. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Outubro, 2011 17:11

    Isso era no tempo da Drª Helena, enquanto menina e moça…
    Ainda o ano passado a «direita» portuguesa andava a apoiar e a patrocinar as acampadas, as manifestações dos gajos à rasca, as manifestações dos totós dos professores, etc. e agora ficam também muito indignados!
    País de pelintras que não sabem o que é a Liberdade!

    Gostar

  37. Plus's avatar
    Plus permalink
    15 Outubro, 2011 17:18

    Não conhecem o povo que têm. Azar o deles.

    Agora o Passos Coelho tem uma grande oportunidade de fazer aquilo que tem q ser feito e que sorte a dele poder contar com este “povo” portugues.
    Por outras palavras é assim uma espécie de inteligência colectiva a vir ao de cima a sobrepor-se à acomodação cinzenta que tanto tivemos. O dito povo anda a ser espicaçado por tudo o que é elite ( sindicatos…Igreja …militares…” estadistas” e até o Belmiro etc etc ) mas ninguém os leva a sério.Por que será?

    Gostar

  38. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Outubro, 2011 17:20

    O Passos é um coitado.
    Ainda na quinta-feira, o homem BEStial foi a São Bento dizer o que ele tinha que fazer!
    Business as usual!

    Gostar

  39. certo's avatar
    certo permalink
    15 Outubro, 2011 17:34

    “E eu lembro-me sempre da forma como os nazis foram impondo as suas barbaridades com o pleno conhecimento da população, os nazis e a escumalha de wall street e whashington, como do palácio de westminster, com o voto da populaça activa .” citações

    Gostar

  40. certo's avatar
    certo permalink
    15 Outubro, 2011 17:39

    era, uma epidemia que desse nesse best, era a solução, quem lá sabe, ou quase,meus senhores

    Gostar

  41. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 17:40

    “O dito povo anda a ser espicaçado por tudo o que é elite ( sindicatos…Igreja …militares…” estadistas” e até o Belmiro etc etc ) mas ninguém os leva a sério.Por que será?”
    .
    .
    Talvez este povo saiba bem que elites tem e por isso os desdenha. Essa é a verdade. Pode é o tal povo levantar-se contra esta gente toda e fazer coisas que eles não contam.
    .
    .
    Esta altura do país faz-me lembrar os tempos de antes do 28 de Maio. Já poucos têm em conta as circunstâncias de então. Mas quem se informar vai saber o que realmente se passou. Antes do 28 de maio, quase todas semanas havia golpadas ou tentativas de golpadas, atentados bombistas e tal. Onde? Em Lisboa. Como o costume, Lisboa andava em manifes, golpes políticos, lutas partidárias e tal. O país afundava-se e os gajos em Lisboa não ganhavam juízo. Um dia a malta de Braga decide com mais gente pelo país fora pôr Lisboa na ordem. Foram por aí abaixo, militares e populares (sim, foi uma revolução) e calaram os gajos de Lisboa e impuseram uma ditadura militar. Acabou-se o regabofe.
    .
    .
    Uma pessoa que viveu nesses tempos, disse-me assim, mais ou menos. Olha, eles implantaram a ditadura por causa de Lisboa. De vez em quando, lá vinham mais noticias de golpes, revoltas políticas e militares em Lisboa. O país lá ia tentando sobreviver como podia, mas a instabilidade em Lisboa era tal, que de um dia para o outro, os do Norte acabaram com o regabofe. Claro que depois perdemos a Liberdade, mas se Lisboa tivesse tino.
    .
    .
    Isto agora é semelhante. O país foi enterrado por Lisboa por esta corte política. Quando há agitação política, são os betinhos e os calaceiros de Lisboa que andam por Lisboa a protestar e a fazer barulho. O país está lixado e se se lembrar de ir a Lisboa pôr o regime na ordem…
    .
    .
    Os tempos de hoje são um bocado semelhantes aos que deram ao 28 de Maio. Portanto, em Lisboa ganhem juzinho, porque isto não está para brincadeiras.

    Gostar

  42. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Outubro, 2011 18:04

    Lisboa tem que ser cercada e é atirá-los ao Tejo….
    Viva a República do Norte!

    Gostar

  43. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Outubro, 2011 18:11

    o A-C devia era explicar por aqui quanto vamos pagar pela brincadeira do metro do Porto (oferta 400% superior a procura);
    ps: do Metro de Lisboa ja sabemos, excusa de se preocupar com contas.

    Gostar

  44. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    15 Outubro, 2011 18:44

    Ao que escutei esta manhã ao representante dos sargentos (assim a modos que ao jeito daquele tristemente célebre bando de tropas guedelhudos e sebosos que, no Verão Quente comuna, quiz,`a lei da bala, impor uma ditadura marxista ao país), dizendo que os militares – como no tempo dos SUV’s – “estão com o povo contra o governo” (que lhes paga os vencimentos todos os meses e não os vejo fazer a ponta dum corno de útil para o país), considero que esse sujeito sargento terá que ser imediatamente ‘embrulhado’ num rigoroso inquérito, para se apurar se, de facto, ele e ‘a tropa’, no caso de, por exempolo, anarquistas estrangeiros e nacionais, aproveitando-se de alguma manifestação pacífica e devidamente autorizada, misturando-se de cara tapada com os manifestantes desatarem a incendiar a ‘rua’, não poupando edifícios públicos e bens patrimoniais do Estado e de particulares, etc., e se, pela gravidade da situação, os militares, em última análise vierem a ser chamados a intervir, obedecerão eles à ordem hierarquica? Ou não obedecerão? De que lado da barricada se situarão, afinal?
    Pobre país! Ao que chegaste!

    Gostar

  45. oscar maximo's avatar
    oscar maximo permalink
    15 Outubro, 2011 19:14

    ASC – Tanto devemos o 25 de Abril aos militares como os 40 anos de ditadura, ou seja, não devemos nem deviamos nada.

    Gostar

  46. da-se's avatar
    15 Outubro, 2011 19:19

    Simplesmente ridículas, as ameaças hoje proferidas por um sargento contra o Governo democraticamente eleito.
    Quem se julga o energúmeno? Pensará estar ainda em 24 de Abril de 74?
    E não lhe acontece nada, é?

    Gostar

  47. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 19:27

    “o A-C devia era explicar por aqui quanto vamos pagar pela brincadeira do metro do Porto (oferta 400% superior a procura);
    ps: do Metro de Lisboa ja sabemos, excusa de se preocupar com contas.”
    .
    .
    Ou seja, as contas do metro de Lisboa não interessam, só as do Porto?
    .
    .
    Mas eu digo-lhe já. Os gajos endividaram-se em cerca de 3400 milhões de euros, com muita má gestão à mistura. E porquê? Porque, como sempre, dinheiro estatal serve para tudo. É dinheiro alheio. É o tal sistema criado em Lisboa (lembra-se da famosa defesa do investimento público a torto e a direito que todos pediam?) que alguns tentam implantar pelo país fora.
    .
    .
    O seu azar é que eu não sou tripeiro e não defendo o Porto, defendo o Norte. Eu defendo o Norte que inclui o Porto, mas não defendo erros cometidos e impulsionados por Lisboa.
    .
    .
    Mas eu registei que Vc. não queria saber quanto é que é o metro de Lisboa deve. E eu sei porquê. Porque é uma forma de Lisboa tapar os abusos que comete constantemente. Os mesmo hipócritas que atacam o palhaço da Madeira são os que já não querem saber do que se gasta nas suas próprias localizações. E usam determinados erros do resto do país para tentarem esconder a podridão de regime que implantaram em Portugal a partir de Lisboa. Como quem diz, bem nós roubamos mas deixamos umas migalhas pelo país para os calarem. ehheheh
    .
    .
    Ah! E se esperava que eu ia defender o metro do Porto, enganou-se bem. Eles que se defendam. lololol
    .
    .

    Gostar

  48. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Outubro, 2011 19:37

    A-C, você tira conclusões precipitadas e demagógicas sobre o meu interesse nas contas do Metro! São do conhecimento público. O do Porto, que fica no “seu” Norte, para além de ser à superficie, tem a rentabilidade que sabemos.
    E esqueça lá essa sua obsessão por Lisboa – a maioria dos governantes dos últimos 30 anos nem serão de Lisboa.
    e, para seu descanso, nasci e vivo mais perto de Portucale do que de Tagus.

    Gostar

  49. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 19:45

    Já agora, o metro do Porto serve como lição a alguns do Porto, que aprendem uma grande lição.
    .
    .
    Enquanto em Lisboa, os investimentos no metro, só nos últimos 14 anos foram lá enterrados cerca de 2500 milhões de euros. (Com mais 1500 milhões previstos para os próximos 5 anos.) Mas grande parte deles foram a fundo perdido, não apenas com dinheiros comunitários como do governo central. E os gajos do Porto foram fazer um metro em que quase só 20% são a fundo perdido, ficando com uma pesa dívida por pagar, dependentes do Estado central. Devem ter aprendido uma grande lição.
    .
    .
    Isto só mostra que, quem se deixa vender a Lisboa, fechando os olhos ao que lá se passa, para sacar umas migalhas, só faz asneiras. E Lisboa usa estes estratagemas (para alimentar os tais interesses e a corte de Lisboa) para calar alguns, neste caso do Porto. Que agora ficam um bocado constrangidos com as suas próprias asneiras. (Como a Casa da Música, o Edficio Transparente, etc. ) Os do Porto podem queixar-se dos socialistas em grande parte destes erros, mas não explica tudo. Cairam na esparrela e até foram maus gestores.
    .
    .
    Mas o facto de no Porto ter havido má gestão, não quer dizer que Lisboa tenha o direito de parasitar o país, quando deixa umas migalhas em alguns sitios. Nesse aspecto o palhaço da Madeira tem razão. os que o atacaram pelas suas enormes dívidas são os mesmos que enterram o país a partir de Lisboa.

    Gostar

  50. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 19:51

    Caro Portela, vamos lá analisar isto, que Vc. não me venha com demagogia para esconder a podridão em Lisboa.
    .
    .
    “A-C, você tira conclusões precipitadas e demagógicas sobre o meu interesse nas contas do Metro! São do conhecimento público. O do Porto, que fica no “seu” Norte, para além de ser à superficie, tem a rentabilidade que sabemos”
    .
    .
    E as do metro do Porto não? Ou são segredo de estado?
    .
    .
    E depois Vc. diz que o do Porto tem a rentabilidade que sabemos. Olhe, eu não sei. Vc. quer-me explicar então porquê que a rentabilidade é “a que sabemos”?
    .
    .
    É que estas tácticas de Lisboa a mim não me convencem. Eu que não vou defender o metro do Porto, pergunto-lhe então. Qual é a rentabilidade do metro de Lisboa? É melhor que a do Porto? Se o é, quer explicar, por favor?
    .
    .
    “E esqueça lá essa sua obsessão por Lisboa – a maioria dos governantes dos últimos 30 anos nem serão de Lisboa.”
    .
    .
    Meu caro Portela, o problema é este. Lisboa criou um sistema parasita e de controlo político e económico de Portugal, que levou o país à ruína. Não foram as cámaras municipais do país. Nem as juntas de freguesia. Nem o povo do país. Foi Lisboa e a sua corte. Foram aqueles que construíram este sistema que quase ruiu e levou o pais quase à falência. Foi Lisboa.
    .
    .
    Mas vamos ver as tais explicações que tem para me dar. 😉

    Gostar

  51. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 20:29

    Caro Portela, sobre o metro de Lisboa, vou-lhe dar alguns dados curiosos, de uma auditoria do TC:
    .
    .
    Subsidio de agente único;
    Subsidio de kilometragem;
    Subsidio de limpezas técnicas;
    Subsidio de ajuramentação;
    Subsidio de acréscimo de função;
    Subsidio de salubridade;
    Subsidio de manobras;
    Subsidio de transporte;
    Subsidio de turno;
    Subsidio de trabalho nocturno;
    Subsidio de isenção de horário;
    Subsidio de prevenção;
    Subsidio de chefia;
    Subsidio de conservação;
    Subsidio de telefone;
    Subsidio de formação;
    Outros subsídios não especificados.
    .
    .
    Na mesma auditoria vem algumas explicações para estes subsidios. Isto se fossem o Zé Povinho a pagar, até dava para rir:
    .
    “Subsídio Agente Único (AE I)
    .
    É um dos subsídios que mais pesa na estrutura dos subsídios visíveis no quadro anterior, 1.220
    milhares de euros, em 2007. Porém, é um benefício pecuniário que, actualmente, nada tem
    que ver com o desempenho de funções, já que é atribuído indiscriminadamente a todos os que têm
    a categoria de maquinistas e maquinistas de manobras. Este subsídio é considerado
    remuneração de trabalho e integra os subsídios de férias e de Natal, logo, é auferido 14 meses.
    De acordo com as alegações prestadas pelo Presidente do CG do Metropolitano de Lisboa, o
    presente subsídio teve a sua origem em 1995 em consequência da redução da tripulação dos
    comboios a apenas um agente, implicando, assim, a extinção da categoria funcional do Factor. Desta
    forma, a Empresa pretendeu com a criação daquele subsídio, abonar os Maquinistas por
    assumirem na íntegra as funções antes atribuídas ao Factor.

    No entanto, já decorreram 14 anos daquela transição, bem como dos antecedentes históricos
    que estiveram na sua génese, pelo que considerase que a Empresa deveria ponderar a continuidade
    desta contrapartida pecuniária adaptando-a aos conteúdos funcionais actuais dos Maquinistas..”
    .
    .
    Outro engraçado:
    .
    .
    “Subsídio de Transporte (AE I)
    .
    O Subsídio de Transporte é atribuído a todos os trabalhadores que iniciem ou terminem o serviço
    entre a 01h00 e as 07H00, correspondente ao quantitativo do subsídio de transporte em
    automóvel próprio, atribuído por quilómetro aos funcionários e agentes da Administração Pública.
    No exercício económico de 2007 foram suportados perto de 566 milhares de euros com
    este subsídio.”
    .
    .

    Click to access audit-dgtc-rel007-2010-2s.pdf

    .
    .
    Coitado do meu país que alimenta tantos parasitas. Só por ano, o metro de Lisboa custa aos portugueses, cerca de 170 milhões de euros. Os do Vale da Burra pagam e os de Lisboa gozam. eheheheh

    Gostar

  52. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 20:33

    Mais benesses dos funcionários do metro de Lisboa:
    .
    .
    “Pagamento da retribuição ou do complemento do subsídio de doença, até completar a retribuição mensal, durante o
    tempo em que mantiver a situação de baixa por doença devidamente comprovada.”
    .
    .
    Esta benesse nem na URSS. lolololol

    Gostar

  53. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 20:35

    Eu já nem quero ler mais o estupor do relatório. Era fechar a empresa, transitar os activos para uma nova e contratar gente normal, com uma gestão normal para uma sociedade normal. Pffff!

    Gostar

  54. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    15 Outubro, 2011 20:48

    O povo tem que saber (porque é ele que lhes paga!!!!!!) se as forças de segurança e as próprias forças armadas, se estão ao serviço do Povo e da Nação, ou se estão ao serviço de organizações privadas, como bancos, empresas de parcerias público-privadas, hipermercados,etc…..

    Gostar

  55. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 22:03

    AC, mais um conjunto de comentários excelentes.
    O problema é de facto as classes médias para cima de Lisboa, quer sejam naturais ou se tenham aculturado.

    Efectivamente há historicamente a ocorrência de um resto de Portugal inculto e comedor de migalhas, que permite que as elites económicas e políticas de Lisboa decidam o destino colectivo. E por isso chegamos sistematicamente a bancarrotas ou afins.

    Talvez com internet, com fenomenos como o Partido do Norte ou com livros tipo No Cego (consciencialização da dictonomia BSNT sedeados em Lisboa e BSTransaccionáveis no resto de Portugal), possam mudar radicalmente o não pensamento estratégico de Portugal fora de Lisboa. Isto é um dia destes, as elites fora de Lisboa, basicamente as distritais do PSD ou o Norte que vota (estupidamente) em Cavaco perceba que não pode dar mais cheques em branco.

    Mas francamente acho que essa mudança de mentalidades das elites do resto de Portugal, nomeadamente a Norte onde vive metade da população, ainda está a uma geração de distância.

    Gostar

  56. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 22:18

    Caro José Silva, é nossa obrigação começar a explicar como as coisas se fazem. Explicar que os empréstimos da CGD ao Berardo tinham como objectivo impedir que o Norte comprasse a Portugal Telecom, uma empresa de Lisboa, que dá empregos e mordomias a muitos filhos de políticos de Lisboa. Explicar que os empréstimos ao sr. Berardo para controlar o BCP e manobrar este banco pelas elites de Lisboa. Explicar os empréstimos da CGD ao Manuel Fino para controlar a Cimpor servia os interesses das elites de Lisboa.
    .
    .
    Explicar que os dinheiros da banca estatal serviram para controlar os grandes centros de decisão económicos em Portugal por parte de Lisboa e das suas elites.
    .
    .
    Explicar que é o dinheiro dos contribuintes portugueses que paga chorudos salários em Lisboa. Não apenas a sindicalistas, a tachos nas entidades públicas como para-públicas, como o BCP, mas também a advogados e sociedades de advogados, a consultores, académicos, etc.
    .
    .
    Explicar que os empregados do metro de Lisboa auferem salários milionários, mais pensões de reforma milionárias, pagas com o nosso dinheiro. Explicar que muitos reformados da Lisnave que hoje fazem manifes em Lisboa por partidos de esquerda, são pagos pelos nossos impostos, sem que eles tenham descontado para tal. Explicar que há muitos pensionistas com reformas milionárias em Lisboa, que são meros ex-funcionários de empresas públicas, que são “reestruturadas” com dinheiros dos nossos impostos.
    .
    .
    Nós no Norte temos que começar a explicar isto. Usar os dados disponíveis e publicar na net. Para que o pobre desgraçado do Vale do Ave saiba porquê que paga tantos impostos e porque está a ser parasitado por Lisboa.
    .
    .
    E isto não pode ser numa geração. Tem que ser feito nos próximos anos, sob pena do país morrer. E nós podemos fazer a nossa parte, divulgando algumas coisas que se passam em Lisboa. Por exemplo, explicar que em Lisboa há gente tem casas pagas pelo Estado a preço da uva mijona, que agora não pagam tantos impostos como nós, que temos IMI e outras taxas para pagar. E explicar que se os salários são mais altos em Lisboa, tal não se deve á produtividade mas à rapina e ao parasitismo ao resto do país.
    .
    .
    Temos que explicar à pessoas. Se a Madeira é um buraco sem fundo, Lisboa é um grande buraco negro astronómico.

    Gostar

  57. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Outubro, 2011 22:24

    “Ou seja, as contas do metro de Lisboa não interessam, só as do Porto?”
    .
    interessam, até pelo facto de todo o sector público dos transportes estar falido técnica e financeiramente; mas acumular 3.500 milhões de euros de prejuízo – quase três vezes os de lisboa – em 1/2 dúzia de anos e comparar isso com o metro que deve ter 50 anos e as linhas (subterrâneas) que se conhecem, só pode ser uma questão … regionalista.

    Gostar

  58. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 22:37

    “mas acumular 3.500 milhões de euros de prejuízo – quase três vezes os de lisboa – em 1/2 dúzia de anos e comparar isso com o metro que deve ter 50 anos e as linhas (subterrâneas) que se conhecem, só pode ser uma questão … regionalista.”
    .
    .
    Está enganado. Não são 3500 milhões de prejuízos, mas dívidas. Coisas bem diferentes.
    .
    .
    E está enganado noutro aspecto. Uma coisa é o metro do Porto investir 4 000 milhões e receber apenas 20% de ajudas; outra coisa é Lisboa investir os mesmos 4 mil milhões e receber 60 a 70% de ajudas e apenas endividar-se no remanescente, que terá que ser financiado por recursos próprios, ou alheios sob a forma de empréstimos. Está a ver a diferença?
    .
    .
    Os gajos do Porto é que andaram a dormir. Pensaram que, só porque o Estado Central domina o capital social, esta manipulação na forma como se disponibilizam os fundos ao metro do Porto não lhes iria trazer problemas.
    .
    .
    Agora, tenha a santa paciência. Isto de comparar as dívidas do metro de Lisboa e do Porto, só mesmo por desconhecimento, claro. Porque se Vc. se informasse, até diria que é uma vergonha que, ao Porto apenas ajudem nuns milhões e a Lisboa não faltam centenas de milhões.

    Gostar

  59. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    15 Outubro, 2011 22:41

    “ao Porto apenas ajudem nuns milhões e a Lisboa não faltam centenas de milhões”
    .
    por esse raciocínio AJJardim ainda se pode endividar (ajuda) mais um pouco!!!

    Gostar

  60. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 22:43

    Portela -1
    O metro do Porto está cheio de erros de concepção.
    O Porto é a sede da SCosta e Mota-Engil empresas verdadeiramente predadoras.
    A Casa da Música é um disparate.
    Procure no Norteamos sobe todos estes erros.

    Feito isto, você fica com os casos em que o Porto é igual a Lisboa. Portanto confirmam a regra enunciada pelo AC. Lisboa é historicamente parasita.

    Gostar

  61. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 22:52

    “por esse raciocínio AJJardim ainda se pode endividar (ajuda) mais um pouco!!!”
    .
    .
    Exacto. Esse é o ponto de vista dele. Se Ele tem uma dívida de 5 mil milhões e Lisboa ou Porto muito mais, porquê que ele não há-de ter também?
    .
    .
    Mas o ponto é outro. É explicar que o sistema criado em Lisboa anda a distribuir migalhas pelo país para calar alguns. Não posso aceitar. Os do Porto é que cairam na esparrelae agora andam caladinhos muitos por causa dos seus erros.
    .
    .
    Mas o Porto fica no Norte mas não é o Norte. Isto é bom que em Lisboa saibam.

    Gostar

  62. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 22:53

    AC,

    O Movimento Partido do Norte teve basicamente esse discurso mas conseguiu 2000 votos e ainda não consegui legalizar-se. Se o assunto fosse roubo ao FCP o povo do Norte percebia a protestava. Como é roubo institucional de Lisboa, o povo encolhe os ombros. Por isso eu sou céptico relativamente à consciencialização do Norte.

    Há no entanto uma pequena esperança. Precisamente os votos do MPN nas últimas eleições (concorreu via PDA). Apesar de ter concorrido em todos os distritos a norte do Mondego, efectivamente onde o partido teve maior percentagem de votos foi na cidade do Porto e nos distritos de Bragança, Guarda e Viseu. Ora, precisamente junto dos «descamisados» do interior e junto da intelectualidade portuense. Segundo a lógica marxista as revoluções ocorrem numa aliança entre intelectuais e as classes mais desfavorecidas.
    Esta interpretação metafórica desta ocorrência estatística, não sei se significativa pois estamos a falar de 2000 votos, tem algum significado dá alguma esperança.

    Mas francamente, a liderança do MPN ainda não percebeu que o Norte vai sair vitorioso desta crise e que a crise é sobretudo do modelo económico lisboeta, quanto mais conseguir ter uma mensagem útil para transformar mentalidades. Enfim. Uma pena.

    Gostar

  63. jose silva's avatar
  64. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 22:57

    Ac,
    voce não quer mesmo mandar-me um email. é que se for um anticomuna@gmail.com eu nunca conseguirei saber as suas coordenadas

    Gostar

  65. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 22:59

    Os bancos já estão a ser dizimados. Uns vão-se aguentar, outros vão ser nacionalizados.
    .
    .
    O problema é se isto desata uma série de defaults em dominó. Face aos derivados no mundo, basta um pequeno rastilho para gerar uma grande explosão. Basta um pequeno país, tipo Islândia, decidir que não garante as dívidas de um dos seus bancos para gerar uma catástrofe.
    .
    .
    Isto está mesmo complicado.

    Gostar

  66. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 23:00

    O email é anti1comuna@gmail.com
    .
    .
    Mas quase não utilizo emails. ehehheheh

    Gostar

  67. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 23:04

    pois
    isso vais ocorrer nos próximos meses

    Gostar

  68. jose silva's avatar
    15 Outubro, 2011 23:05

    ok depois escrevo para o anti1comuna@gmail.com

    Gostar

  69. jose silva's avatar
  70. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    15 Outubro, 2011 23:41

    Vi, caro José Silva. Eu ainda não me convenci que um partido regional é o melhor. Ou a Independência ou pensar noutra forma de dividir o poder e o próprio Estado.
    .
    .
    Vamos ver. Vamos ver. Pode ser que o regime mude e se regenere. 🙂

    Gostar

  71. jose.gcmonteiro's avatar
    17 Outubro, 2011 10:25

    Militares para quê?
    Os quarteis já para asilos, a pobreza está a aumentar.
    Para bater nos pequenitos basta o Passos Coelho.

    Gostar

  72. António Sobral Cid's avatar
    António Sobral Cid permalink
    17 Outubro, 2011 12:34

    Roma não costumava pagar aos assassinos dos seus generais. Creio que aki tb. não. 😦

    Gostar

Indigne-se aqui.