Falta de liderança na Europa
6 Novembro, 2011
Muita gente se queixa da falta de líderes na Europa. Já não há líderes como antigamente. Não se percebe ao certo que líderes têm em mente. Mas suspeito que falem de Helmut Kohl e François Mitterrand, que por acaso foram os políticos que criaram o euro com a actual configuração. Vivemos, portanto, dos frutos das políticas dos Grandes Líderes.
26 comentários
leave one →

Faltam mesmo lideres na Europa. A prova é que nenhum líder europeu defende o desmantelamento ordenado da zona euro e o fim da União das Republicas Socialistas da Europa.
GostarGostar
Há óptimos líderes na Europa. E óptimos líderes DA Europa.
http://lishbuna.blogspot.com/2011/11/o-presidente-da-comissao-europeia-toma.html
GostarGostar
E quanto à chantagem sobre países independentes europeus, tivémos a posição exemplar do “grande lider” Chirac em 2003 (acossado pelo risco da perda dos interesses franceses no petróleo do Iraque):
“French President Jacques Chirac has attacked eastern European countries hoping to join the EU, saying they missed a great opportunity to “shut up” when they signed letters backing the U.S. position on Iraq. France has been a leading voice against Washington’s press for war in Iraq to disarm President Saddam Hussein and is insisting weapons inspectors in the country be given more time. But 13 countries either set to join the EU or in membership talks have signed letters supporting the United States.”
“Chirac called the letters “infantile” and “dangerous,” adding: “They missed a great opportunity to shut up.” Poland, Hungary and the Czech Republic, all of whom have dates for EU membership, joined EU members Britain, Spain, Italy, Denmark and Portugal in signing a letter last month supporting Washington’s stance on Iraq. Ten other eastern European nations — eight with entry dates and Romania and Bulgaria who are still in membership discussions — signed a similar letter a few days later. “Romania and Bulgaria were particularly irresponsible. If they wanted to diminish their chances of joining Europe they could not have found a better way,” Chirac said”
“When asked why he wasn’t similarly critical of the EU nations that signed the letter, Chirac said: “When you are in the family … you have more rights than when you are asking to join and knocking on the door.””
Grande família com grandes líderes, sem dúvida!
GostarGostar
Eu suspeito que os grandes líderes foram aqueles que conseguiram conduzir a Europa de 1945 a 1975. Curiosamente a partir de certa altura a Europa, seguindo os EUA, parece ter começado a pôr em prática certas teorias que dizem que o estado é sempre mau e que os agentes económicos devem ser deixados em total liberdade.
GostarGostar
só que era para um grupo restrito…os de agora massificaram a coisa. 27 ? e claro , não há club que aguente o nível quando deixam entrar qualquer um.
GostarGostar
Não se compreende esse determinismo. Os líderes de ontem nã determinaram a ação dos líderes de hoje. Uma boa ideia ontem, de Miterrand ou de Kohl pode ter sido desbaratada pelos líderes de hoje. Se amanhã o Paulo Azevedo desbaratar a sonae a culpa é do Belmiro que a construiu?
GostarGostar
___QUALQUER UM : por ezemplo os que contraem dívidas e recusam-se a pagá-las,
a Grécia . . .
GostarGostar
Casa onde não há pão ( ou há menos) todos ralham e ninguém tem razão. Se a Europa tivesse crescido a 3 ou 4% ao ano não havia crises de liderança, confiança, democrática.
GostarGostar
No meio de toda esta turbulência, não consigo esquecer aquele país que fez um referendo para entrar para o euro. Não correu bem! O povo respondeu não! Pois não é que se fez um segundo referendo para a resposta passar a ser sim?! Como acontecem coisas assim nesta Europa “unida”!
GostarGostar
Touché.
GostarGostar
“Eu suspeito que os grandes líderes foram aqueles que conseguiram conduzir a Europa de 1945 a 1975. Curiosamente a partir de certa altura a Europa, seguindo os EUA, parece ter começado a pôr em prática certas teorias que dizem que o estado é sempre mau e que os agentes económicos devem ser deixados em total liberdade.”
.
Os anos 1945-1975 foram caraterizados por dias de trabalho ao Sábado. Reformas baixas. Demografia a crescer, energia barata, e muitos menos Impostos e Dívida(futuros impostos) ou seja muito menos Estado que hoje.
.
O resto deve ser a gozar. Está falar do Estado que colocou e coloca os juros a quase 0(zero)?
Para estimular a economia e assim criou uma bolha de crédito?
Do Estado que além de cobrar cada vez mais impostos ainda se endividou loucamente?
Do Estado que diz que se compromete a ter 60% de Dívida Publica e já vão todos perto dos 100%?
.
GostarGostar
Miterrand é igual aos que cá estão, está praticamente ao mesmo nível .
Só a falta de memória económica explica que se sonhe com o homem.
Mitterrand levou a França à quase bancarrota com um program Soci@list@ de estímulo da economia e para evitar a desgraça desvalorizou o Franco 3 vezes. Ou seja tornou os Franceses mais pobres.
Depois teve como é lógico de dar meia volta e comçar”tournant de la rigueur” – Austeridade….
.
Mitterand chegou à Presidência com um programa de Esquerda. Deu em desastre:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Programme_commun
Como é evidente os estímulos Keynesianos não funcionaram e como as lições não se aprendem , os estímulos Keynesianos de 2008, 2010, 2011 o não fizeram mais de 20 anos depois.
Resultado Mitterrand muda de Política:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Tournant_de_la_rigueur
.
Vejam aqui o senhor Delors – outro dos supostos grandes – Ministro das Finanças da altura a explicar a Política de Rigor e não explicar porque mudou…
http://www.ina.fr/fresques/jalons/fiche-media/InaEdu00151/le-tournant-de-la-rigueur-sous-le-gouvernement-mauroy.html
.
Uma parte do discurso, vejam lá se notam alguma semelhança com o presente:
“Nous ne pouvons pas continuer à consommer plus que nous produisons, à acheter plus que nous ne vendons à l’étranger. Depuis trois, quatre ans, la France est dans cette situation. Il faut que cela change, et vite.”
E o senhor “Europa” a dizer isto:
” le plus important, c’est d’acheter français, d’acheter des produits français, d’acheter des services français.”
.
GostarGostar
Os “Grandes Líderes” prepararam a Europa para atingir o “lindo” estado em que se encontra e já morreram todos. Agora apenas pairam sobre a Europa vários espectros, qual deles o mais aterrorizador.
GostarGostar
João Miranda
Se realmente todos os lideres europeus tiverem a capacidade de liderança dos portugueses ( Victor Constâncio e
Durão Barroso), é mais que evidente que nunca teremos soluções para resolver o que quer que seja, na periclitante união de países onde todos apenas olham para o seu (deles) umbigo.
Neste momento, apenas e só, está lá gente para manter os tachos e sinecuras que de outro modo nos seus países seriam impensáveis. Os nomes que cita, eram sem dúvida gente de outra estirpe, apesar da sua distância política.
SRG
GostarGostar
“Helmut Kohl e François Mitterrand, que por acaso foram os políticos que criaram o euro com a actual configuração”.
Como? Kohl e Mitterrand é que criaram o euro? Não me parece que se possa dizer isso.
GostarGostar
A Europa é uma CASA DE ALTERNE.
Portanto, não recomendável a gente séria e honesta.
Oxalá que ela rebente e com ESTRONDO!
GostarGostar
“Oxalá que ela rebente e com ESTRONDO!”
.
Lá vai o Arlindo pelos ares…
GostarGostar
O Arlindo está bem escorado…
Vocês é que vão rebentar ou então vão ser conduzidos a campo onde o trabalho vos irá libertar do parlapier!…
GostarGostar
no lo creo, falamos de líders estilo agha kan, alex da macedónia e assim ronaldo, ilustrando as épocas, que não se compadece nesta de obamas, passos, com mais rajoys, berluscas de opereta e merkozys …
GostarGostar
Finalmente a lendária e corrosiva ineficácia da justiça portuguesa: o pai do indivíduo diz claramente (tal como aparece no processo) que é insultado e que a situação é “insustentável”. Mas a portuguesa justiça deve ter dado mais importância à conversa de um sujeito de 45 anos que diz que os pais o traumatizam (claro que ele não traumatiza os pais, velhos e doentes – sobretudo o pai que é quem sustenta a casa – com os insultos que desde sempre lhes dirigiu)! Um país com gente desta e com uma justiça destas merece ser varrido do mapa. http://psicanalises.blogspot.com/
GostarGostar
por falar em “chefes”.ou “capos”…
eles ainda mandam no futebol português.
Este sabe muito bem do que fala…..pq esteve lá!!!!
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=297253
GostarGostar
Já sabiamos que quem fala assim não é gago. Bem escorado com uns belos rendimentos enquanyo dura, conm uma contas em off.shores, uns investimentos nos países emergentes etc etc. Quem é engenheiro ao domingo e seu apoiante não foi nem é burro. Escorados estão todos eles.
Encontram-se em Paris a estudar filosofia ou em Cabo-Verde a passar férias?
GostarGostar
Declaraçoes da Goldman Sachs:
Ja temos muito bem colocados para os nosos fins aos nossos homens (mafiosos )no Banco Central Europeo…
http://www.publico.es/dinero/404437/exejecutivos-de-goldman-sachs-copan-instituciones-clave-en-la-crisis
Ele foi, então vice-presidente e director executivo da Goldman Sachs[2] e membro da comissão de gestão na empresa (2002-2005). quém? quem? quem é ele?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Draghi
Com a conivencia dos indignos Sarkozy/ Merkel, pois claro….
GostarGostar
Ó Miranda, você gosta de isolar factos do seu contexto só para sacar um argumento coerente (ainda que superficial e erróneo). Miterrand ou Kohl eram maiores do que os líderes actuais proque nunca deixaram que a economia se sobrepusesse à política. A Europa era guiada por valores, não por bancários e tecnocratas. Apenas por isso se invoca agora a sua liderança.
GostarGostar
.
Anda-se para aí a perder tempo em eleições e votos em Obamas, Merkels, Sarkozis, Zapateros, Passos, Cavacos, Berlusconis etc para quê se estes é que mandam ?
.
Goldman’s Roadmap For Europe – The Next Steps
http://www.zerohedge.com/news/goldmans-roadmap-europe-next-steps
.
Se mandam assumam diretamente o Governo e os Estados, o Poder e a Democracia.
Exponham-se diretamente aos Cidadãos, saiam de trás das cortinas ‘dos mercados’ donde parece que manejam e dão ‘um grande baile’ aos ‘representantes’ que os otários europeus votam em eleições livres. Isto assim é que não pode continuar. Tem de se RESOLVER.
.
Não significa que essa dos ‘mercado’ seja pior ou melhor investida e assumida diretamente em Poder nos Governo dos Paises. Implica a classe politica e partiodos serem eliminados tal como os que conhecemos e fazem hoje.
.
Trata-se apenas de Transparência e Verdade para tudo passar a funcionar sem jogos infantis do ‘monopolio’ que jogavamos quando eramos putos, e suponho os putos agora também jogem. Com isto anda agora é só tretas, empobrecimentos, austeridades, catastrofismos, crises e ‘desgraças’. E megafones da Comunicação Social a dar musica às Sociedades, Empregados, Empregadores, Funções Publicas etc.
.
CHEGA DE INFANTILIDADES. PONTO FINAL NISTO.
.
Mercados, Goldmans etc a Primeiros Ministro e Presidentes da Republica já.
.
GostarGostar
“ O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária “
……………………………….
E se o coração da Ângela ainda fosse vermelho
Aqueles belos hinos da infância
A certeza de lutar por um mundo melhor
Ai saudade! Melancolia sem idade!
Será que alguma ideologia pode mudar a cor do coração?
Como se a ideologia fosse uma mera paixão?
Pois o sonho torna-se realidade comandando a vida, graças à fabulosa técnica dos agentes infiltrados do KGB é desta que a Europa fica vermelha de vez.
Pois os factos são os seguintes:
A banca Europeia vai ser nacionalizada;
As classes médias que impediram as massas proletárias de tomar o poder, (na Itália, Portugal etc), vão desaparecer engrossando a massa proletária;
Os indivíduos de classe média que se transformam em proletários costumam ser os melhores soldados do comunismo;
Os estados nação vão falir e perder totalmente o poder;
Eu não tenho visto muitos comunistas mas que ainda os há há;
Graças a bela agente infiltrada (quando era mais jovem) dos tumultos de Roma e Atenas surgirá um mundo novo, aonde cantarão novos amanhãs sorridentes.
GostarGostar