Berlim, 9 de Novembro de 1989
9 Novembro, 2011
Neste mesmo dia, caía o muro de Berlim. Havia a esperança de que a tradição europeia da democracia e da liberdade alastrassem a leste. Nem os mais pessimistas previam o que veio a acontecer. Afinal,a Europa assumiu tiques anti-democráticos e até hoje é comandada por um directório não eleito pelo povo. Os povos da Europa são conduzidos por quem, em Berlim, se instalou sobre os destroços do muro.
15 comentários
leave one →

“Os povos da Europa são conduzidos por quem, em Berlim, se instalou sobre os destroços do muro.”
os povos da Europa, querem é sugar o dinheirinho dos Alemães, querem democratizar o dinheiro Alemão…os Franceses, então esses, são umas sanguessugas para os Alemães…
GostarGostar
Os povos europeus são comandados por politicos e economistas que não fazem ideia como funciona a economia e por isso aderiram a uma pseudo-moeda única sem divida unica, o que é uma impossibilidade a longo prazo.
.
Aliás verifica-se que mesmo depois de tantos meses poucos politicos perceberam a génese do problema do Euro, assim como poucos economistas.
.
Esta situação é análoga à vivida na Europa entre 1920 e 1930, o que resultou na tomada do poder por ditaduras sanguinárias e depois a maior guerra de sempre.
GostarGostar
Isto não é verdade, Paulo, desculpe, lá. E mesmo na parte «um bocadinho» verdadeira carece de amplas explicações…
GostarGostar
explique lá o que não é verdade , sr. espumante
GostarGostar
Nem tudo vai mal. Ainda temos o Habeas Corpus. Nos USA já nem isso e o Obama é eleito.
GostarGostar
Afinal quem devia ter caído era a Muralha da China em cima dos chineses …
agora estamos todos empenhados , de mão estendida , a tentar estupidamente defender os previlégios da Carris e dos maquinistas da CP … armados em parvos á beira do abismo …
totalmente ultrapassados , mal informados … e objecto das maiores aldrabices vindas da malta do costume , os incompetentes do PS , os australopitecos da CGTP , e os saurópedes do PCP e BE
estado social , modelo social europeu , direitos adquiridos e outro bla bla bla … e nenhuns € para a coisa
GostarGostar
Aquele que comenta “a Alemanha dá crédito, os alemães isto e aquilo…” não percebe que está a dar inteira razão ao post ao substituir “a União Europeia” por “a Alemanha e os alemães”.
Realmente, muita gente ainda não se apercebeu que a União Europeia já acabou, e que:
“Os povos da Europa são conduzidos por quem, em Berlim, se instalou sobre os destroços do muro”,
como diz muito bem Paulo Morais.
GostarGostar
“Berlim, 9 de Novembro de 1989
Neste mesmo dia, caía o muro de Berlim. Havia a esperança de que a tradição europeia da democracia e da liberdade alastrassem a leste. Nem os mais pessimistas previam o que veio a acontecer. Afinal,a Europa assumiu tiques anti-democráticos e até hoje é comandada por um directório não eleito pelo povo. Os povos da Europa são conduzidos por quem, em Berlim, se instalou sobre os destroços do muro.”
.
.
Mas este senhor tem alguma ideia sobre o que existia para além do muro de Berlim antes de 9 de Novembro de 1989 ??!!…
GostarGostar
Esses imbecis acreditaramque a Históris é estática – e que os Russos tinham deixado de contar.
Já não falta muito para verem que se enganaram – e vai ser a PHD de Leipzig que lhes vai explicar a coisa.
E aí já não há States que lhes valham…
GostarGostar
A europa está falida. E, os alemães e os franceses tentam fazer o controlo de danos. Se os alemães claudicarem virão outros cobrar as dívidas , podem ser os chinas ou os russos. Concordo com a visão do “honny”e não concordo nada com o sr Paulo Morais. Os povos que não se sabem governar passam a províncias ou protectorados, ou, em alternativa , podem empobrecer para os níveis cento e tal do ranking e passar à categoria de estados não viáveis. Portugal para lá caminha… No próximo ano já vão dois meses ao ar para os funcionários públicos , mas no ano seguinte vai continuar o ajustamento e pelas minhas contas vão ter de perder 50%, no euro ou fora do euro , ao longo de anos.
GostarGostar
“Mas este senhor tem alguma ideia sobre o que existia para além do muro de Berlim antes de 9 de Novembro de 1989 ??!!…”
.
Eu também penso ter uma ideia. Mas gostaria muito de ficar completamente esclarecido com a sua explicação com que, estou certo, nos virá aqui esclarecer.
Já agora: eu penso, (mas posso estar enganado) que o muro de Berlim não foi construído para evitar que os ocidentais fugissem para leste. Se calhar os de leste fugiam para cá porque também não sabiam como era bom o sítio onde estavam.
Aguardo os seus esclarecimentos.
GostarGostar
Neste mesmo dia, ó Paulo Morais, ouvi eu por alto que em Berlim a dona Merkel falou que talvez se deva rever o tratado de Lisboa – porreiro, pá!, tá a ver? – de modo a criar-se dois naipes, duas equipas de nações, regiões ou países, duas ligas, que a velocidades diferentes de exigência e poder, prossigam no rumo do euro, que se está a ver exige esse separar de águas, conforme ao juízo e frugalidade dos povos que o queiram merecer .
Tudo o que nos atira para bem mais longe da data em relevo, não tanto por questão de tirania dos nossos representantes comunitários, penso eu, que pela cegueira em que andaram, ao passo que uns ratos roíam a corda do livre mercado, em arrojo de batotas que nos levaram à falência, à bancarrota, que ora os mais pobrezinhos pagam, com a democracia em excesso a ver.
E então me diga o que seria se mais democracia houvesse, sem restrições de mais liberdade de jogo e fazer …
GostarGostar
“Os povos da Europa são conduzidos por quem, em Berlim, se instalou sobre os destroços do muro.”
.
Uma completa falsidade.
Os “Povos Europeus” – estranhamente reduzidos pelo Paulo Morais aos Helénicos, Itálicos, Lusitanos e pouco mais são conduzidos pela dívida que contraíram democráticamente.
.
E querem continuar a contrair, por isso é que batem à porta dos Germanos.
O Paulo Morais pode mandar dizer ao seu partido uma simples coisa: Défice Zero.
Num ápice os Lusitanos deixam de precisar dos Germanos.
.
Ahh mas os Lusitanos querem manter a riqueza que chegou só pelo crédito. Pois é…e ainda querem mandar em quem lhes dá crédito…
GostarGostar
Ena… tanta gente a sonhar com o Reich…
Alguém devia informá-los de que a coisa acaba mal. 🙂
GostarGostar
Fredo : “Já agora: eu penso, (mas posso estar enganado) que o muro de Berlim não foi construído para evitar que os ocidentais fugissem para leste.”
.
E pensa bem. O muro foi construido para impedir que as populações dos paises comunistas fugissem para o Ocidente.
Por isso é que é absurdo estar a falar da fase posterior à queda do muro de Berlim como se fosse algo que praticamente não valeu a pena em termos de democracia e liberdade.
Uma coisa, compreensivel embora discutivel e contestavel, é estar a referir problemas actuais que afectam a Europa e os paises de leste (ex-comunistas).
Outra coisa bem diferente é sugerir que a Europa é hoje uma realidade anti-democratica e que os paises de leste não são democracias com elevados niveis de liberdade.
A queda do muro de Berlim foi um marco historico importantissimo da época contemporanea que acabou com os regimes comunistas totalitarios do periodo soviético e permitiu que os paises de leste se transformassem nas sociedades abertas e democraticas da actualidade.
Quanto à Europa (UE), as populações dos paises de leste não descansaram enquanto não a integraram livremente e, apesar das dificuldades actuais, não a querem deixar de maneira nenhuma. E os paises que ainda não entraram esperam poder um dia fazer parte da União e, se possivel, até da propria Zona Euro.
GostarGostar