Como sair da crise. Exportar bastante mais para Moçambique. E as perspectivas são ainda mais positivas se tivermos em conta que nos próximos anos, avultados investimentos vão ser feitos em Moçambique na extracção de recursos naturais. Será que algum dia Moçambique terá o mesmo peso que Angola como cliente das nossas exportações? Oxalá que sim.
.
.
“Exportações para Moçambique aumentaram mais de 40%
Empresas portuguesas exportaram €155 milhões em produtos entre janeiro e setembro, mais 41,1% do que no mesmo período do ano passado. A I Cimeira Luso-Moçambicana decorre entre segunda e terça-feira em Lisboa.
.
As exportações portuguesas para Moçambique aumentaram mais de 40 por cento nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período de 2010, ano em que Portugal se tornou no quarto maior fornecedor do mercado moçambicano, revelam dados oficiais.”
.
in http://aeiou.expresso.pt/exportacoes-para-mocambique-aumentaram-mais-de-40=f690683#ixzz1ezuARFod
.
.
E mais diz a noticia:
.
“As exportações portuguesas têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos cinco anos, registando-se um crescimento de 20 por cento entre 2006 e 2010. Aumentou também o número de empresas exportadoras, que eram 1.151 em 2006 e passaram para 1.520 em 2010.”
.
.
Se conseguíssemos passar o ritmo de crescimento das exportações de 20% ao ano para 40%… Isso é que era!
.
.
Exportar para onde? Perguntam os mais pessimistas. Para onde haja consumidores, respondem os mais optimistas.
“The Chinese foreign minister recently gave a speech in which he reminded the nations of South-East Asia that they are small, while China is very big.” http://psicanalises.blogspot.com/
Os tugas – sobretudo os corruptos que levaram o país à falência e que num estado de Direito a sério estariam já detidos e não a passear-se por Paris – que andaram a lamber o … à China mereciam… a China só está interessada em ajudar em troca de posições estratégicas, não percebem? (percebem claro mas o que lhes interessa é safarem-se)
Quando um le as novidades de este tipo, perguntase? E as averias e os problemas consequentes como se repartem nos diferentes paises da UEí? Proporcionalmente ao respectivo PIB? Corrigido pelo coef. prot/cat?
E os que estao na lista ja como a etiquetados com bonos-lixo que nao da para mais?
Anti-comuna,
Por favor, crie um blog seu e use os espaços de comentários dos blogs dos outros apenas para isso mesmo, comentários aos artigos publicados, não para publicar coisas que não têem nada a ver com os artigos em questão.
É que o que faz não é apenas uma falta de respeito para com os autores dos blogs e demais visitantes, é também irritante e apenas consegue que, quando se depara com algo “assinado” por si, se faça scroll (sem ler) até ao comentário seguinte.
_
Responsáveis pelo Blasfémias,
Por uma questão de “higiene”, por favor activem um qualquer sistema de moderação que apague os “comentários” de trolls como o anti-comuna e outros que tais. Obrigado.
“É que o que faz não é apenas uma falta de respeito para com os autores dos blogs e demais visitantes, é também irritante e apenas consegue que, quando se depara com algo “assinado” por si, se faça scroll (sem ler) até ao comentário seguinte.”
.
.
É disso que se espera de pessoas inteligentes. E não isto:
.
.
“Por uma questão de “higiene”, por favor activem um qualquer sistema de moderação que apague os “comentários” de trolls como o anti-comuna e outros que tais.”
.
.
Obrigado.
““Será que algum dia Moçambique terá o mesmo peso que Angola como cliente das nossas exportações? Oxalá que sim.”
santa ignorância…”
.
.
Porquê? Acha impossível? Santa ignorância… 😉
Thrill, olhe para a estabilidade do crescimento de Moçambique, mesmo antes das grandes descobertas energéticas:
. http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=mz&v=66
.
.
Provavelmente a taxa de crescimento vá subir cerca de 50% ou mais. Em alguns anos, atingem o tamanho de Angola, já que esta depende demasiado do pitroil para crescer.
.
.
Vamosver a dinâmica de crescimento nos próximos anos e depois veremos quem tem razão.
Enquanto não houver uma lei das rendas que respeite a lei da oferta e da procura e que liberte os senhorios do fardo de aguentarem durante anos com inquilinos caloteiros não há respeito pela propriedade privada e o mercado de arrendamento e da reabilitação urbana não passam da cepa torta.
“Mesmo assim, só agora surgiu um interessado em ficar com elas.”
Isto é falso. Eu próprio contactei os proprietários na altura para analisar o caso e nunca tive resposta. Pode haver dificuldades, mas isto é demagogia pura e dura, blá-blá para enganar papalvos.
Tretas.
Nas proximidades do lugar onde escrevo estas linhas, há uns 3 ou 4 imóveis degradados e sem qualquer morador.
O mau aspecto que estes imóveis dão à zona, além dos focos potenciais para a degradação da higiene pública, exigiriam da Câmara um processo de expropriação, ou no mínimo uns taipais.
Perguntas que têm de ser feitas :
1º Quem foram os responsáveis pelo confisco aos senhorios , levando-os á incapacidade pratica da manutenção das suas propriedades? Responsáveis por acção ? Ou por omissão?
2º Devido aos avultados prejuízos e ao grande travão ,por esse facto, colocado ao desenvolvimento de Portugal
não deveriam ser chamados á justiça civil e criminal os governantes responsáveis quer por acção quer por omissão?
Normalmente essas casas são só ruínas.
A Câmara deve demolir, expropriar os terrenos, leiloá-los e indemnizar os proprietários a preços de mercado.
Há gente que não tem categoria para ser proprietário de prédios urbanos.
“não deveriam ser chamados á justiça civil e criminal os governantes responsáveis quer por acção quer por omissão?”
.
deviam sim. Todos os primeiros-ministros do PSD e PS que deixaram a situação chegar a este estado. Mário Soares, Cavaco Silva, Guterres, Sócrates, os governantes mais incompetentes que tanto dinheiro pediram emprestado mas nem sequer souberam tomar conta das cidades, deixando-as a apodrecer.
esbulho , confisco de propriedade privada
não deixaram os senhorios tirar rendimento do que era seu , agora , “os socialistas” do costume apostolam o confisco e expropriação porque “fica mal á vista ”
espertos…
honni soit qui mal y pense
Não é apenas porque “fica mal á vista ”.
É até mais por uma questão de saúde pública, pois esses prédios abandonados são lixeiras com implicações sanitárias para a zona envolvente.
eu discordo do que foi escrito e considero os seus “comments” como sendo informativos e pertinentes.
Quanto a Mozambique n sei se vai continuar a crescer a essa velocidades pois tanto quanto sei falta-lhes $$$ e portugal, como bom oportunista, n investe onde n haja ouro, diamantes e governantes corruptos a controlarem para impedirem o verdadeiro “mercado livre”. Espero estar enganado. A bem de Mozambique. Porque de portugal disse-se, ao longo dos anos, tudo o que havia a dizer.
“Vamos ver a dinâmica de crescimento nos próximos anos e depois veremos quem tem razão.”
Ok, vamos a ver. Espero – muito sinceramente – que Mozambique encontre prosperidade “au dela” do pitroil, dos diamangs, del oro, e consiga libertar-se dos corruptos.
No caminho em que estamos, com um Governo soci@lista de direita dentro de poucos anos seremos ultrapassados em riqueza produzida per capita pelo Botswana. Um dos menos maus países africanos que não tem sequer acesso ao mar.
“Quanto a Mozambique n sei se vai continuar a crescer a essa velocidades pois tanto quanto sei falta-lhes $$$ e portugal, como bom oportunista, n investe onde n haja ouro, diamantes e governantes corruptos a controlarem para impedirem o verdadeiro “mercado livre”.”
.
.
Ah! Estou a ver que está um bocado desatento. Em Moçambique foi descoberto tanto gás natural, que a ENI, per si, vai lá espetar cerca de 35 mil milhões de aéreos. Como compreende, só este investimento dos italianos, dá um impulso gigante ao crescimento económico. E note que estamos aqui a falar apenas de um operador que descobriu um gigante campo de gás natural, que vai exportar para todo o lado, mas sobretudo para a Ásia. Mas houve mais descobertas e o mais provável é que mais outras se sigam, naturalmente. Daí que eu prevejo uma forte aceleração do crescimento económico de Moçambique, que poderá por ser benéfico para os portugueses.
.
.
É claro que o tamanho daquela economia é ainda bem pequeno apesar de ter quase o dobro da população portuguesa e quase tanto como Angola. Mas no entanto, sem os recursos energéticos, já os gajos andam a crescer a taxas altas. Como pelo menos 50 mil milhões de aéreos naquela economia… ( http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=170314 )
.
.
Lá está. Se o crescimento anual das nossas exportações nos últimos 5 anos foi de 20% ao ano e duplicar esta taxa, é excelente. Felizmente temos algumas vantagens comparativas que nos dão oportunidades de ouro naquele mercado nos próximos anos.
.
.
Olhe, ao ver agora as noticias, mais uma grande descoberta anunciada há poucas horas: http://aeiou.visao.pt/energia-americana-anadarko-descobre-grande-reserva-de-gas-natural-em-mocambique=f636027
.
.
Mas antes deste anúncio, já as perspectivas eram magnificas:
.
“”A estimativa de reservas de gás natural será “substancialmente revista em alta”, dos 12 biliões de pés cúbicos anteriormente identificados em toda a zona.”
.
Moçambique poderá tornar-se, em breve, um dos principais produtores de gás natural do continente africano, devido às reservas de gás natural descobertas no poço “Camarão”, afirma a Economist Intelligence Unit (EIU), citada pela agência Macauhub.”
.
in http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/17495-mocambique-sera-um-dos-maiores-produtores-de-gas-natural-da-africa-sub-sahariana.html
.
.
Lá está. Não quer dizer que Moçambique se torne num grande importador de Portugal de um ano para o outro. Mas com os anos, deverá tornar-se num grande importador de Portugal. Como já aqui há dias tinha dito, Angola tornou-se este ano, no quinto maior mercado para as exportações tugas, ultrapassando o mercado inglês. Se daqui a 10 ou 15 anos, Moçambique ganhar o mesmo peso, está a ver o que Portugal pode aproveitar.
.
.
É como eu costumo dizer. Anda demasiado pessimismo no ar, a maior parte dele infundado. Eu não gosto de ser tanto enviesado numa dada visão do futuro. Apesar de optimista moderado para Portugal, sei perfeitamente que Portugal tem enormes problemas. Mas parte deles estão a ser resolvidos. E como tal, só tenho que ter um bocado de optimismo.
Já agora, a boa noticia de Moçambique é esta. Portugal com a descoberta de grandes campos de gás natural (através da Galp) poderá vir a importar gás liquefeito e tornar-ser menos dependente da Argélia/Espanha.
.
Ver http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO019990.html
.
.
Portugal, através da Galp, já conseguiu algumas coisas impensáveis há alguns anos atrás. Ter acesso directo a recursos energéticos, mesmo que fora do país. Só Angola, Brasil e Moçambique poderão garantir futuros fornecimentos alternativos a fornecedores de alto risco, como o são os gajos do Médio Oriente.
.
.
A taluda seria descobrir gigantes campos de crude e gás natural na nossa costa, que eu espero que seja anunciado em 2012. Já há alguns anos que tenho este feeling: Portugal deve ter das maiores reservas de crude da Europa e do Mediterrâneo nas suas costas. Se o conseguirmos descobrir e produzir a custos baixos… Seja como for, com os investimentos em Sines, poderemos vir a importar gás liquefeito, baixando os custos energéticos. (E já há grupos de empresas tugas, que se associam, que compram gás natural em conjunto baixando os custos de produção. Isso é um passo de gigante para competirmos contra os nossos concorrentes mais directos.
é o nosso fado…
GostarGostar
FALTA A IMAGINAÇÃO…
GostarGostar
Situação puramente irreal.
GostarGostar
Como sair da crise. Exportar bastante mais para Moçambique. E as perspectivas são ainda mais positivas se tivermos em conta que nos próximos anos, avultados investimentos vão ser feitos em Moçambique na extracção de recursos naturais. Será que algum dia Moçambique terá o mesmo peso que Angola como cliente das nossas exportações? Oxalá que sim.
.
.
“Exportações para Moçambique aumentaram mais de 40%
Empresas portuguesas exportaram €155 milhões em produtos entre janeiro e setembro, mais 41,1% do que no mesmo período do ano passado. A I Cimeira Luso-Moçambicana decorre entre segunda e terça-feira em Lisboa.
.
As exportações portuguesas para Moçambique aumentaram mais de 40 por cento nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período de 2010, ano em que Portugal se tornou no quarto maior fornecedor do mercado moçambicano, revelam dados oficiais.”
.
in http://aeiou.expresso.pt/exportacoes-para-mocambique-aumentaram-mais-de-40=f690683#ixzz1ezuARFod
.
.
E mais diz a noticia:
.
“As exportações portuguesas têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos cinco anos, registando-se um crescimento de 20 por cento entre 2006 e 2010. Aumentou também o número de empresas exportadoras, que eram 1.151 em 2006 e passaram para 1.520 em 2010.”
.
.
Se conseguíssemos passar o ritmo de crescimento das exportações de 20% ao ano para 40%… Isso é que era!
.
.
Exportar para onde? Perguntam os mais pessimistas. Para onde haja consumidores, respondem os mais optimistas.
GostarGostar
“The Chinese foreign minister recently gave a speech in which he reminded the nations of South-East Asia that they are small, while China is very big.” http://psicanalises.blogspot.com/
Os tugas – sobretudo os corruptos que levaram o país à falência e que num estado de Direito a sério estariam já detidos e não a passear-se por Paris – que andaram a lamber o … à China mereciam… a China só está interessada em ajudar em troca de posições estratégicas, não percebem? (percebem claro mas o que lhes interessa é safarem-se)
GostarGostar
“Será que algum dia Moçambique terá o mesmo peso que Angola como cliente das nossas exportações? Oxalá que sim.”
santa ignorância…
GostarGostar
É um reflexo da classe política portuguesa desde o 25 de Abril até à data: ignorar as situações difíceis.
GostarGostar
Nada que um bom incêndio não resolve-se !!! Sem casas, deixa de haver IMI para pagar e obras para fazer !!!
GostarGostar
Quando um le as novidades de este tipo, perguntase? E as averias e os problemas consequentes como se repartem nos diferentes paises da UEí? Proporcionalmente ao respectivo PIB? Corrigido pelo coef. prot/cat?
E os que estao na lista ja como a etiquetados com bonos-lixo que nao da para mais?
http://noticias.es.msn.com/mundo/noticia-20minutos.aspx?cp-documentid=159925716
GostarGostar
Anti-comuna,
Por favor, crie um blog seu e use os espaços de comentários dos blogs dos outros apenas para isso mesmo, comentários aos artigos publicados, não para publicar coisas que não têem nada a ver com os artigos em questão.
É que o que faz não é apenas uma falta de respeito para com os autores dos blogs e demais visitantes, é também irritante e apenas consegue que, quando se depara com algo “assinado” por si, se faça scroll (sem ler) até ao comentário seguinte.
_
Responsáveis pelo Blasfémias,
Por uma questão de “higiene”, por favor activem um qualquer sistema de moderação que apague os “comentários” de trolls como o anti-comuna e outros que tais. Obrigado.
GostarGostar
“É que o que faz não é apenas uma falta de respeito para com os autores dos blogs e demais visitantes, é também irritante e apenas consegue que, quando se depara com algo “assinado” por si, se faça scroll (sem ler) até ao comentário seguinte.”
.
.
É disso que se espera de pessoas inteligentes. E não isto:
.
.
“Por uma questão de “higiene”, por favor activem um qualquer sistema de moderação que apague os “comentários” de trolls como o anti-comuna e outros que tais.”
.
.
Obrigado.
GostarGostar
““Será que algum dia Moçambique terá o mesmo peso que Angola como cliente das nossas exportações? Oxalá que sim.”
santa ignorância…”
.
.
Porquê? Acha impossível? Santa ignorância… 😉
GostarGostar
Thrill, olhe para a estabilidade do crescimento de Moçambique, mesmo antes das grandes descobertas energéticas:
.
http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=mz&v=66
.
.
Provavelmente a taxa de crescimento vá subir cerca de 50% ou mais. Em alguns anos, atingem o tamanho de Angola, já que esta depende demasiado do pitroil para crescer.
.
.
Vamosver a dinâmica de crescimento nos próximos anos e depois veremos quem tem razão.
GostarGostar
Enquanto não houver uma lei das rendas que respeite a lei da oferta e da procura e que liberte os senhorios do fardo de aguentarem durante anos com inquilinos caloteiros não há respeito pela propriedade privada e o mercado de arrendamento e da reabilitação urbana não passam da cepa torta.
GostarGostar
“Mesmo assim, só agora surgiu um interessado em ficar com elas.”
Isto é falso. Eu próprio contactei os proprietários na altura para analisar o caso e nunca tive resposta. Pode haver dificuldades, mas isto é demagogia pura e dura, blá-blá para enganar papalvos.
GostarGostar
Tretas.
Nas proximidades do lugar onde escrevo estas linhas, há uns 3 ou 4 imóveis degradados e sem qualquer morador.
O mau aspecto que estes imóveis dão à zona, além dos focos potenciais para a degradação da higiene pública, exigiriam da Câmara um processo de expropriação, ou no mínimo uns taipais.
GostarGostar
Perguntas que têm de ser feitas :
1º Quem foram os responsáveis pelo confisco aos senhorios , levando-os á incapacidade pratica da manutenção das suas propriedades? Responsáveis por acção ? Ou por omissão?
2º Devido aos avultados prejuízos e ao grande travão ,por esse facto, colocado ao desenvolvimento de Portugal
não deveriam ser chamados á justiça civil e criminal os governantes responsáveis quer por acção quer por omissão?
GostarGostar
Normalmente essas casas são só ruínas.
A Câmara deve demolir, expropriar os terrenos, leiloá-los e indemnizar os proprietários a preços de mercado.
Há gente que não tem categoria para ser proprietário de prédios urbanos.
GostarGostar
“não deveriam ser chamados á justiça civil e criminal os governantes responsáveis quer por acção quer por omissão?”
.
deviam sim. Todos os primeiros-ministros do PSD e PS que deixaram a situação chegar a este estado. Mário Soares, Cavaco Silva, Guterres, Sócrates, os governantes mais incompetentes que tanto dinheiro pediram emprestado mas nem sequer souberam tomar conta das cidades, deixando-as a apodrecer.
GostarGostar
Resultados do Soci@lismo
Vai-se se ver muito mais disto. E não só com casas.
GostarGostar
São os resultados da Economia Política a destruir a Economia Livre.
GostarGostar
esbulho , confisco de propriedade privada
não deixaram os senhorios tirar rendimento do que era seu , agora , “os socialistas” do costume apostolam o confisco e expropriação porque “fica mal á vista ”
espertos…
GostarGostar
suponho que em 1822 e 1910 tb arranjaram uma desculpa assim para “sacar” o património da Igreja
GostarGostar
As Direitas Soci@listas -certamente apoiadas pelas Esquerdas Soci@listas -continuam ao ataque pretendendo ainda destruir mais Economia Livre.
.
http://economico.sapo.pt/noticias/maioria-quer-subir-impostos-sobre-juros-dividendos-e-maisvalias-para-25_132445.html
.
Mais e mais dinheiro para a Economia Política.
Votaram no CDS que dizia que não aumentava impostos?
Votaram no PSD que dizia que não aumentava impostos?
Agora já sabem…
GostarGostar
Estamamos na antecâmara do comunismo mais retinto e isolacionista
Aquele que vigorou na Albânia até ao final da década de 80!
GostarGostar
honni soit qui mal y pense
Não é apenas porque “fica mal á vista ”.
É até mais por uma questão de saúde pública, pois esses prédios abandonados são lixeiras com implicações sanitárias para a zona envolvente.
GostarGostar
anti-comuna:
eu discordo do que foi escrito e considero os seus “comments” como sendo informativos e pertinentes.
Quanto a Mozambique n sei se vai continuar a crescer a essa velocidades pois tanto quanto sei falta-lhes $$$ e portugal, como bom oportunista, n investe onde n haja ouro, diamantes e governantes corruptos a controlarem para impedirem o verdadeiro “mercado livre”. Espero estar enganado. A bem de Mozambique. Porque de portugal disse-se, ao longo dos anos, tudo o que havia a dizer.
GostarGostar
“Vamos ver a dinâmica de crescimento nos próximos anos e depois veremos quem tem razão.”
Ok, vamos a ver. Espero – muito sinceramente – que Mozambique encontre prosperidade “au dela” do pitroil, dos diamangs, del oro, e consiga libertar-se dos corruptos.
GostarGostar
Portugal ainda vai acabar por pedir «ajuda humanitária» a Mozambique.
Com este Governo espera-se tudo e mais alguma coisa!
GostarGostar
No caminho em que estamos, com um Governo soci@lista de direita dentro de poucos anos seremos ultrapassados em riqueza produzida per capita pelo Botswana. Um dos menos maus países africanos que não tem sequer acesso ao mar.
GostarGostar
Como saír da crise. Correr com os soci@listas à cacetada, à pedrada e a tiro,
E acabou-se.
GostarGostar
Se o estado não tivesse intervido na lei das rendas à umas decadas o mercado já tinah rewsolvido esta situação.
Agora os proprietários estão entre a espada (IMI) e a parede (RENDAS CONGELADAS) e o resultado está à vista.
GostarGostar
“Quanto a Mozambique n sei se vai continuar a crescer a essa velocidades pois tanto quanto sei falta-lhes $$$ e portugal, como bom oportunista, n investe onde n haja ouro, diamantes e governantes corruptos a controlarem para impedirem o verdadeiro “mercado livre”.”
.
.
Ah! Estou a ver que está um bocado desatento. Em Moçambique foi descoberto tanto gás natural, que a ENI, per si, vai lá espetar cerca de 35 mil milhões de aéreos. Como compreende, só este investimento dos italianos, dá um impulso gigante ao crescimento económico. E note que estamos aqui a falar apenas de um operador que descobriu um gigante campo de gás natural, que vai exportar para todo o lado, mas sobretudo para a Ásia. Mas houve mais descobertas e o mais provável é que mais outras se sigam, naturalmente. Daí que eu prevejo uma forte aceleração do crescimento económico de Moçambique, que poderá por ser benéfico para os portugueses.
.
.
É claro que o tamanho daquela economia é ainda bem pequeno apesar de ter quase o dobro da população portuguesa e quase tanto como Angola. Mas no entanto, sem os recursos energéticos, já os gajos andam a crescer a taxas altas. Como pelo menos 50 mil milhões de aéreos naquela economia… ( http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=170314 )
.
.
Lá está. Se o crescimento anual das nossas exportações nos últimos 5 anos foi de 20% ao ano e duplicar esta taxa, é excelente. Felizmente temos algumas vantagens comparativas que nos dão oportunidades de ouro naquele mercado nos próximos anos.
.
.
Olhe, ao ver agora as noticias, mais uma grande descoberta anunciada há poucas horas: http://aeiou.visao.pt/energia-americana-anadarko-descobre-grande-reserva-de-gas-natural-em-mocambique=f636027
.
.
Mas antes deste anúncio, já as perspectivas eram magnificas:
.
“”A estimativa de reservas de gás natural será “substancialmente revista em alta”, dos 12 biliões de pés cúbicos anteriormente identificados em toda a zona.”
.
Moçambique poderá tornar-se, em breve, um dos principais produtores de gás natural do continente africano, devido às reservas de gás natural descobertas no poço “Camarão”, afirma a Economist Intelligence Unit (EIU), citada pela agência Macauhub.”
.
in http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/17495-mocambique-sera-um-dos-maiores-produtores-de-gas-natural-da-africa-sub-sahariana.html
.
.
Lá está. Não quer dizer que Moçambique se torne num grande importador de Portugal de um ano para o outro. Mas com os anos, deverá tornar-se num grande importador de Portugal. Como já aqui há dias tinha dito, Angola tornou-se este ano, no quinto maior mercado para as exportações tugas, ultrapassando o mercado inglês. Se daqui a 10 ou 15 anos, Moçambique ganhar o mesmo peso, está a ver o que Portugal pode aproveitar.
.
.
É como eu costumo dizer. Anda demasiado pessimismo no ar, a maior parte dele infundado. Eu não gosto de ser tanto enviesado numa dada visão do futuro. Apesar de optimista moderado para Portugal, sei perfeitamente que Portugal tem enormes problemas. Mas parte deles estão a ser resolvidos. E como tal, só tenho que ter um bocado de optimismo.
GostarGostar
Já agora, a boa noticia de Moçambique é esta. Portugal com a descoberta de grandes campos de gás natural (através da Galp) poderá vir a importar gás liquefeito e tornar-ser menos dependente da Argélia/Espanha.
.
Ver http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO019990.html
.
.
Portugal, através da Galp, já conseguiu algumas coisas impensáveis há alguns anos atrás. Ter acesso directo a recursos energéticos, mesmo que fora do país. Só Angola, Brasil e Moçambique poderão garantir futuros fornecimentos alternativos a fornecedores de alto risco, como o são os gajos do Médio Oriente.
.
.
A taluda seria descobrir gigantes campos de crude e gás natural na nossa costa, que eu espero que seja anunciado em 2012. Já há alguns anos que tenho este feeling: Portugal deve ter das maiores reservas de crude da Europa e do Mediterrâneo nas suas costas. Se o conseguirmos descobrir e produzir a custos baixos… Seja como for, com os investimentos em Sines, poderemos vir a importar gás liquefeito, baixando os custos energéticos. (E já há grupos de empresas tugas, que se associam, que compram gás natural em conjunto baixando os custos de produção. Isso é um passo de gigante para competirmos contra os nossos concorrentes mais directos.
GostarGostar
Em Moçambiqua, com tanta inundação, ia tudo por água abaixo.
GostarGostar
anti.comuna
qdo descobriram petroleo em cabinda , o salazar exclamou :
“agora é que estamos tramados ”
se descobrirem petroleo em portugal imagine o tipo de País que vamos ter … desconfio que a gasolina nunca mais baixa de preço …
GostarGostar
.
=U.S. Declares Cold War With China
http://www.humanevents.com/article.php?id=47754
.
=14000 Abandoned Wind Turbines In The USA
http://toryaardvark.com/2011/11/17/14000-abandoned-wind-turbines-in-the-usa/
.
GostarGostar