Saltar para o conteúdo

Pescadinha de rabo na boca

27 Janeiro, 2012

«António Costa pede audiência a Assunção Esteves, preocupado com nova lei das rendas  “É intolerável que o Governo faça uma lei que atinge essencialmente o concelho de Lisboa”, observou Ruben de Carvalho na reunião de câmara de ontem (…) » – Por acaso também me parece intolerável que o Governo faça uma lei que atinge essencialmente o concelho de Lisboa. Mas esse intolerável dura há praticamente um século. Ruben Carvalho, é Vereador da Câmara Municipal de Lisboa desde as autárquicas de 2005 nunca se mostrou interessado em alterar a legislação sobre as rendas que fez de Lisboa um caso especial no país. Pese tal regime não se dever unicamente ao Estado Novo até podia inseri-lo no Roteiro do Antifascismo por que é responsável na CML. Também António Costa, presidente da autarquia nunca se mostrou até agora preocupado com a intolerabilidade da excepção constituída por Lisboa no já de si muito excepcional regime de arrendamento que tem vigorado neste país.  Logo a nova lei das rendas só pde atingir especialmente Lisboa pela prosaica razão que as velhas leis das rendas têm afectado essencialmente o concelho de Lisboa.  Enfim por  uma vez dou razão à veradora Helena Roseta que considera que  recorda que o artigo 65.º da Constituição “estabelece o direito à habitação e obriga o Estado a adoptar uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar”.» Exactamente senhora vereadora: o Estado é que tem essa obrigação. Pois certamente não serão os senhorios a ter de arcar com as responsabilidades do artigo 65º da Constituição. Ou serão senhora vereadora?

10 comentários leave one →
  1. Jioão Lisboa's avatar
  2. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    27 Janeiro, 2012 13:14

    Vereadora?!
    Será que quis dizer varredora?

    Gostar

  3. I's avatar
    27 Janeiro, 2012 13:59

    Será que a Sra. Vereadora tem muitos inquilinos, nas suas propriedades, a custo “compatível com o rendimento familiar” deles?
    Quando recebe aumento de rendimentos a Sra. Vereadora também aumenta a renda que paga ao seu senhorio, de forma a manter “campatibilidade com o rendimento familiar”? Loucos.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    27 Janeiro, 2012 16:22

    Se o Estado (Estado Central e Autarquias) cobra e confisca as propriedades, os rendimentos,etc, é óbvio que tem de cumprir o artigo 65º.
    Se não quiser cumprir esse artigo, então deixe de arrecadar IMI, Mais-Valias, IRS,IRC, etc.
    Prefiro o dinheiro no bolso dos cidadãos do que nos bolsos dos (des)governantes!

    Gostar

  5. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    27 Janeiro, 2012 16:44

    No Diario Economico online, vem hoje uma entrevista com um especialista holandes em investimentos imobiliarios cujo nome é Arnaud Vlak.
    Toda a gente devia ler aquela entrevista que conta em traços largos como é o mercado de arrendamento na Holanda, e que representa 45% da habitação.
    Diz então que a politica do arrendamento assenta em cinco pilares:
    1ª Os senhorios dispõem de uma solida protecção legal,
    2º Se o inquilino não pagar a renda, o senhorio recorre ao tribunal, que em quatro a seis semanas decreta o despejo,
    3º Os inquilinos são despejados apesar dos condicionalismos sociais,
    4º As rendas são actualizadas de acordo com a inflação,

    5ºOs contractos são feitos com prazos, mas se no final o inquilino quiser renovar o contracto, o senhorio não se pode opor.
    Mas isto é na Holanda, um país onde a propriedade privada é respeitada, e o estado não procura resolver o problema (social) da habitação à custa dos proprietarios das casas. Ser proprietario em Portugal é sinonimo de ser ladrão, e como os portugueses gostam muito de viver à custa dos outros, ninguem tem coragem para resolver este problema, que, é justo dize-lo, foi criado pelo Salazar nos anos 40, e cujo resultado mais visivel, são centenas de milhares de predios a cair por esse país fora, principalmente nos centros das cidades.
    É por estas e por outras parecidas que a Holanda, que é um país da nossa dimensão, é um país rico próspero e desenvolvido, e nós chicos-espertos, não passamos da cepa torta.

    Gostar

  6. Monti's avatar
    Monti permalink
    27 Janeiro, 2012 18:05

    “António Costa”
    Mas este expoente da democracia,
    não sabia como estava Lisboa,
    quando se candidatou à Autarquia?
    Ainda por cima, ‘socialista’?

    Gostar

  7. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    27 Janeiro, 2012 18:35

    Lisboa faliu quando o Santana, o Carmona e os boys laranjas desvastaram tudo o que havia à superfície de Lisboa.
    Agora, o Santana anda aí calminho da silva, coloca os óculos escuros e à noitinha vai para a tvi botar faladura!
    Eis a fina flôr do entulho que nos tem «governado»!
    Siga a dança!

    Gostar

  8. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    27 Janeiro, 2012 19:20

    O Estado tem muitos obrigações mas como não as pode cumprir elege uma categoria de cidadãos, neste caso os senhorios, para se sacrificarem e fazerem assistencia social em seu nome.
    A Camara Municipal de Lisboa é o maior proprietário urbano de Portugal, mas tem os seus prédios em ruinas, só que não se faz a si mesma intimações para obras.
    O génio dos Presidentes da Camara de Lisboa foi o de construirem uma organização que ocupa 12.000 pessoas para administrar uma cidade com 600.000 habitantes. Os Romanos que são gente estúpida como se sabe, administram com 4.000 funcionários uma cidade capital com 3 milhões e meio de habitantes. Ah mas Lisboa é uma cidade histórica com complexidades que Roma não tem. Pois claro, Roma só tem dois mil anos e uma obra de arte em cada esquina.
    Ruben Carvalho, Helena Roseta, MAS NÂO HAVERÁ MANEIRA DE CORRER COM ESTA GENTE?!

    Gostar

  9. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    27 Janeiro, 2012 19:27

    “este problema, que, é justo dize-lo, foi criado pelo Salazar nos anos 40, e cujo resultado mais visivel, são centenas de milhares de predios a cair por esse país fora, principalmente nos centros das cidades.”
    Calma Camarada. Leia o decreto de 12-Dez-1910 e o decreto 1079 de 1914. Estão no Diário do Governo online. Depois continue a atirar as culpas para o António, se lhe apetecer.

    Gostar

  10. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    27 Janeiro, 2012 22:05

    E as casas que a Câmara ofereceu a pobrezinhos, como Baptista Bastos e outros artistas de várias artes, que lhes vai acontecer?

    Gostar

Indigne-se aqui.