uma sugestão
Desde 1913 que a família Santana Leite é proprietária de 31.969 m2 da praia de Armação de Pêra, apesar de neles não dispor de mais direitos do que qualquer um dos muitos milhares de veraneantes que todos os anos a frequentam gratuitamente. Agora, o estado português, preocupado com a cobrança das taxas aos concessionários de verão, quer comprar esse insolente pedaço de areia por 200 mil euros. A burocracia lusitana está visivelmente perturbada por não poder gerir, com plena potestas, os areais de Portugal, coisa que é, obviamente, da sua natural competência. Este inusitado pedaço da praia de Armação é, assim, um desafio intolerável a que urge pôr termo. Por mim, preferia, contudo, uma outra solução: privatizar a maioria das praias de Portugal e passar a cobrar ingressos aos burocratas que lá quisessem molhar os pés. Fica a sugestão.

a família Santana Leite é proprietaria de domínio marítimo?
GostarGostar
E eu sou proprietário da Praia dos Tomates!
GostarGostar
O que me faz espécie é dizerem que a referida praia tem 31.696 metros quadrados.
Como é que mediram isso e em que altura do dia e do ano?
GostarGostar
A Natureza concedeu-nos alguns bens para usufruto de todos. Esses bens não podem, moralmente, ser apropriados nem pelo Estado nem por particulares. As praias, o mar, o sol, o ar, as nuvens, a chuva, etc., estão neste caso. São públicos, e nem os Estado tem o direito de se apropriar deles.
GostarGostar
Por vezes vou à varanda apanhar sol.
Um dia destes ainda me aparece a conta do sol que apanhei.
GostarGostar
Outros caberiam nesse Tribunal:
http://clix.expresso.pt/ex-primeiro-ministro-islandes-ja-comecou-a-ser-julgado=f709256
.
Lembro-me dum em especial por crimes de Lesa-Pátria…
GostarGostar
“dum” foi escrito ao abrigo do Novo Desacordo Ortografico.
GostarGostar
Falando em português:
.
http://clix.visao.pt/a-ultima-pruvucacao=f645629
GostarGostar
Se só houver mulheres assim, compro ações!
GostarGostar
pisco , provavelmente o solo onde o prédio que sustenta a tua varanda assenta não te pertence, por isso a varanda também não
GostarGostar
Prefiro pagar o que uso do que pagar o que os outros acham que eles ou outros devem usar…
GostarGostar
Querias!
Mas o que queres é transformares as praias num imenso SNS privado ….
GostarGostar
.
Em “defesa” de rui a.:
Se calhar, o autor do texto queria dizer que «a família Santana Leite é proprietária de 31.969 m2» que confinam com «a praia de Armação de Pêra».
Eu também tenho um terreno que confina com praias…
.
GostarGostar
Caro rui.a,
ainda podemos ir à “praia de Santana Leite”, ou este post foi um tiro na água?
GostarGostar
Rui a., se privatisassem as praias, você também teria de pagar para lá entrar, que isto não é o da joana. Ou está a dar instruções aos proprietários sobre a quem eles devem cobrar ou não para entrar no que é seu? Eles até podem não querer ninguém lá.
GostarGostar
Pi-Erre, nunca li tanto disparate. Vou explicar-te uma coisa. O sol pode ser teu, ofereço-to, faz lá o que quiseres. Podes também ficar com qualquer planeta do sistema solar e com as nuvens. Mas as praias são do domínio público (não confundas com o dominio privado do estado), porque se não estivessem classificados como domínio público, eu podia chegar a qualquer praia e fazer lá uma casita para mim. E é o estado que gere o domínio público por razões óbvias. É o estado que faz as obras no litoral, por exemplo, para que a água do mar não invada os terrenos adjacentes, etc. A não ser que tu queiras chegar-te à frente a tomar em mãos essas tarefas, associando-te a outros, como defende a fantasia maravilhosa do liberalismo.
GostarGostar
Se o terreno fosse pertença de um pastor só dava pedras para atirar às cabras!, assim …
GostarGostar
São bens do Estado porque são locais de defesa do país.
.
O Rui A devia saber isto.
GostarGostar
Vem do Direito Romano e continua na Idade Média- o Estado nem é proprietário dessas zonas costeiras- elas são da Nação.
.
Por este motivo também foi proibido pôr em hasta pública esses terrenos- por estarem em locais estratégicos de defesa do país.
GostarGostar
Defesa ? Deve ser por causa dos russos… podem nos invadir!
GostarGostar
Bem, se v. não sabe o problema é seu. A zona costeira precisa de estar desimpedida para isso mesmo- a figura jurídica da zona costeira não é nem do Estado nem privada- por esse mesmo motivo.
.
O Estado detem-na enquanto nação- nunca como proprietário.
GostarGostar
“privatizar a maioria das praias de Portugal e passar a cobrar ingressos aos burocratas que lá quisessem molhar os pés”
..
Está no onda da nova ideologia nacionalizadora do RUI. De feito ja ele era um dos portadores da pancartada com aquilo de “nacionalizense os bancos para que deixem de especular, caramba”.
Com tudo tratase simplesmente de cambiar o chipe. Trocar na memoria o sentio do palavro Nacionalizese por privatizese e fazelos sinónimos. Nem siquer há que mexer na genética ou no ADN…
E ja há “predecesores ilustres”…
GostarGostar