Saltar para o conteúdo

Mente-me que eu gosto

8 Abril, 2012

Os  portugueses queixam-se frequentemente mas estes são os tipos de coisas que os portugueses gostariam de ouvir:

– Em 2014 o governo vai repor os subsídios de Natal e de férias

– O governo vai dar apoios para fazer crescer a economia.

– O governo vai baixar o preço da gasolina

– Há 1000 milhões para apoiar as PME

– São só 2 aninhos e depois voltamos a gastar dinheiro.

Ora, quem gosta de ouvir estas coisas, quem tem uma elevada necessidade de satisfação imediata, vai ter muitas desilusões com a política.

41 comentários leave one →
  1. tric's avatar
    tric permalink
    8 Abril, 2012 19:48

    gostariam de ouvir!!?? ou escutaram com todas as letras isso do poder politico, o Governo afirmou praticamente isso tudo ! ou seja, Governo mentiu deliberadamente

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    8 Abril, 2012 19:54

    João Miranda,
    Estamos actualmente a ser governados por indivíduos sem “medirem as palavras” antes de anunciarem decisões e “metas”, ou estamos perante governantes que já mentem deliberadamente ? — porque sabem que os tugas não reagem ?
    Na semana que passou, desatinaram individualmente, foi ?
    Não se lembram do que prometeram antes ? Prometeram por motivos eleitoralistas ou por cálculos levianos ?
    Note-se esta subtileza : PPassos Coelho, nessa semana anunciou duma só vez duas “medidas”… Já para não referir os depoimentos contraditórios de Álvaro, Relvas, Gaspar…
    N: Vítor Gaspar é um economista bastante bom. Só que…

    Gostar

  3. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    8 Abril, 2012 20:57

    Gostava de ter mais dados sobre o i nquérito que o JM fez aos portugueses.
    Só considerou os deficientes auditivos?

    Gostar

  4. Monti's avatar
    Monti permalink
    8 Abril, 2012 21:12

    E os jovens velhos das Juventudes Partidárias,
    como irão enfrentar tais pessimistas desígnios?
    Mudando os programas, ou desistindo da política?

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Abril, 2012 21:19

    a partir de ontem só acredito no Relvas…conseguiu desmentir Gaspar e Passos 🙂

    Gostar

  6. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    8 Abril, 2012 21:19

    O enunciado deste post enrola uma cascata de coisas sérias com o cinismo de mau gosto e de pendor masoquista ao julgar os portugueses irresponsáveis, relapsos consumistas, bem, aquilo que popularmente se diz – “irrecuperáveis” desterradores (do País, do património, dos pecúlios, etc.).

    Se fossem cumpridos os 4 primeiros requisitos enunciados: 1.) Em 2014 o governo vai repor os subsídios de Natal e de férias; 2.) O governo vai dar apoios para fazer crescer a economia; 3.) O governo vai baixar o preço da gasolina; 4.) Há 1000 milhões para apoiar as PME, nada disto está para além das competências públicas, das orientações programáticas e, não esquecer, dos compromissos (também publicamente assumidos).
    Mas o 5º. item ( São só 2 aninhos e depois voltamos a gastar dinheiro…) revela alguma leviandade cívica e uma concepção bejeira da política e dos protugueses.
    Na verdade, se tudo (os 4 primeiros itens) o que deveria (e tinha obrigação) de ser feito fosse efectivamente cumprido, acredite que (a maioria dos cidadãos) mesmo que quizesse não voltaria a gastar dinheiro pela simples razão de que não podiam. Os “2 anitos” é um lapso de tempo (um lapso, está a ver) que parecendo curto será suficientes para exaurir as suas carteiras (poupanças incluídas).
    Quanto ao Estado é ler a entrevista de PPC ao Die Welt e ficará – como muitos portugueses – com a sensação de, que daqui as 2 anos (independentemente da milagrosa “regra de ouro”), não conseguiremos financiarmo-nos nos mercados (a juros aceitáveis), pelo que será impossível proceder as investimentos e gastos desmedidos.

    Misturar medidas de austeridade, apoios às actividades produtivas, regulação do sector energético, financiamento da economia com consumismo privado e despesismo público não é o melhor caminho para defender as actuais políticas.
    A não ser que se pretenda achincalhar (ou dispensar) toda a intervenção cívica necessária para conseguir em condições dignas e pacificamente o resgate em curso.
    Parece subjacente ao enunciado do postque, de futuro (ou para o futuro), os cidadãos deverão ter as suas carteiras sob tutela. Ora bem, mesmo os “desiludidos da política” (que invoca como exemplo) rejeitarão essa ingerência, diria mesmo, esse ultraje!
    Esta emenda ao anterior conceito de que a semana finda correu bem ao Governo é pior do que “cuspir na sopa”.

    Gostar

  7. JP's avatar
    8 Abril, 2012 21:28

    Quem não vai ter desilusões são o PS de Seguro e o PS de Sócrates, que já adoptaram a solução “outras políticas” do PC, como muitos dos comentadores da televisão nacional e daquele programa chamado Eixo do Mal, em que quase todos tentam fazer de conta que pensam haver dinheiro escondido pronto a brotar de uma gruta qualquer. É fascinante a elasticidade da mente humana.

    Gostar

  8. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    8 Abril, 2012 21:28

    JDGF,
    .
    Vejo que ainda não percebeu que nenhuma das propostas do post é possível de cumprir sem criar problemas maiores que os que supostamente resolvem.

    Gostar

  9. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    8 Abril, 2012 21:56

    JM
    .
    Só precisava de ser esclarecido sobre o encadeamento das medidas “sem aternativas” ou, então, sobre se a austeridade atrás de austeridade como solução perene para os nossos problemas resultará.
    Será que depois do empobrecimento em curso só teremos como desígnio ser cada vez mais pobres. Fomos excluídos do 1º. Mundo?

    Gostar

  10. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    8 Abril, 2012 22:08

    JDGF,
    .
    Aquilo a que chamam austeridade ainda é gastar mais do que se tem. Estão a chamar austeridade a gastar 10% acima da receita.A solução é gastar menos do que se tem. Portanto ainda faltam muitos anos para se lá chegar.

    Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Abril, 2012 22:17

    “Estão a chamar austeridade a gastar 10% acima da receita”.
    mas quem está a levar com a austeridade? os funcionários públicos? os pensionistas? o 1.200.000 de desempregados?

    Gostar

  12. the lost horizon's avatar
    the lost horizon permalink
    8 Abril, 2012 22:21

    O sr Gaspar deve andar com medo, por isso diz uma coisa e depois o seu contrário. É aquele medo que Galileu também padeceu, por causa do Santo Ofício.
    .
    Mas alguém informe o sr Gaspar, cujo Ofício não é Santo, que a Troica não corta cabeças, corta gorduras. Mas onde cortar se o que há, é só pele e osso?. Vai ser complicado.
    .
    Galileu apresentou à sociedade, uma verdade que além de científica é empírica.
    Gaspar fala, fala, mesmo devagarinho, mas não empirica nada.

    Gostar

  13. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    8 Abril, 2012 22:53

    O João Miranda é idiota. Não há outra explicação. Ele é os bons sinais com a recessão, o desemprego, os combustiveis e os impostos a aumentar, para logo a seguir vir com esta da ironia da mentira. Foda-se! O que é que tem feito este governo senão mentir.
    O que este gajo ainda não percebeu é que nos estamos a marimbar para a “cambada” de idiotas que nos governa e dos cozinheiros de opinião que usa os mesmos ingredientes dos da governação. O que este gajo não percebe é que somos todos liberais, torcemos todos para a nossa sardinha. Se o governo dá, porreiro pá, se o governo não dá, pró caralho, se quer impostos que vá cavá-los. E agora pá, tu que te armas em liberal e mamas das mesmas tetas que criticas, vais ficar à espera de mais medidas do governo para o puderes criticar, quando apregoas o fim do governo?
    (estima-se que a economia paralela em Portugal corresponde a 25% do PIB).

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    8 Abril, 2012 23:00

    João Miranda,
    Porque é que não parte do princípio de que os portugueses só queriam mesmo um governo que mentisse um pouco menos, que trocasse menos tintas e que cumprisse o seu papel de governar? E digo só governar, mas deveria dizer cumprir o que prometeu!
    Já agora, há alguma razão para ter desligado o detetor de mentiras e inconsistências que tinha ligado no tempo de Sócrates? É que eu mantenho sempre o meu em atividade e sou apenas uma gota deste mar!

    Gostar

  15. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    8 Abril, 2012 23:03

    As nossas queridas mães, mulheres e irmãs tem um vasto futuro à frente como prostitutas (a Cuba na Europa).
    Os homens tem futuro como informáticos ou gigolos (a Índia na Europa).
    O resto vai para a política gerir esta merda.
    (Excepto eu).
    OK, exceto eu.

    Gostar

  16. José Mário Vale's avatar
    8 Abril, 2012 23:12

    @Carlos Dias obrigado pela parte de na mesma frase incluir informáticos (como eu) e gigolos, felizmente que não me consigo confundir com um indiano de tão branco que sou e assim não ter duvidas da minha nacionalidade. E antes das minha mãe e mulher e neste caso tias dado que não tenho irmãs virarem prostitutas pode acreditar que tudo irei fazer para as poder sustentar e lhes dar uma vida digna, nem que para isso tenha que ir para a politica tentar fazer melhor que os la andam.

    Gostar

  17. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    8 Abril, 2012 23:27

    Estes posts do João Miranda têm uma grande virtude: nem o Piscoiso os suporta.
    A continuar assim, vai ficar sem os melhores comentadores.

    Gostar

  18. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    9 Abril, 2012 01:02

    Não sei se o que o JM por aí afirma, com o exagero próprio de toda e qualquer ironia, está certo ou está errado. Mas duvido – sobretudo se observarmos o que se passa pelo resto do mundo – que neste momento a solução para os nossos problemas passe pelos canais e métodos tradicionais da política (governo, oposição, dívida pública, crédito, crescimento, produtividade, austeridade, etc.). Esses deixarão pura e simplesmente de contar. Claro que a classe média e média baixa está a entrar, e com razão, num pânico que não há como contornar; claro que o caminho passa por uma melhor distribuição de sacrifícios, por uma maior integração da economia informal, pela busca incessante de sinergias adormecidas, etc. claro que os políticos (oposição ou governo, tanto faz) nunca poderão dizer a verdade porque a verdade é como as soluções: nunca são evidentes e longo é o caminho para lhes chegar. O que vem aí, meus amigos – e acabará por se nos impor talvez com uma violência que é o pavor da mentalidade burguesa (passe o chavão) que a todos contagia – é um novo modelo de sociedade, uma nova cultura, um novo mundo. Quem cá estiver verá.

    Gostar

  19. Trinta e três's avatar
    9 Abril, 2012 09:08

    Devemos entender esta “ironia” do João Miranda, como um reconhecimento (envergonhado) do fracasso das políticas que, ele próprio, andou por aqui a defender?

    Gostar

  20. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    9 Abril, 2012 09:31

    o governo decidiu falar verdade mas só aos mais pequeninos…

    Gostar

  21. Zé Carioca's avatar
    Zé Carioca permalink
    9 Abril, 2012 10:30

    Ó “amigo” mude lá o título do post para ” COM MENTIROSOS ASSIM É QUE NÃO VAMOS LÁ” ou então ” AFINAL TAMBÉM SOMOS MENTIROSOS”, sabe que dizer a verdade é só para HOMENS, coisa que não abunda nos dias de hoje, o seu post é para justificar a MENTIRA com a incapacidade de fazer/dizer a VERDADE?

    Gostar

  22. A. Silva's avatar
    A. Silva permalink
    9 Abril, 2012 10:33

    Com os fdp incompetentes que estão no governo, é normal que não seja possivel ouvir boas noticias.

    Gostar

  23. ccz's avatar
  24. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 11:09

    Caro CCZ, parece que a produção de vaselina está em forte alta. 😉
    .
    .
    Olhe, até o título deve doer que se farta. 😉
    .
    “Exportações portuguesas “fintam” recessão europeia (act.)”
    .
    .
    Enfim. Eu já desisti de ler muita burrice que para aí se escreve. Só penso que se correr bem, este ano, a balança corronte deverá ser positiva, contra tudo e contra todos. Excepto os exportadores, que são herois, ao encontrarem forma de colocar a sua produção e ganharem quotas de mercados no exterior.

    Gostar

  25. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 11:21

    Caro CCZ, em Fevereiro o défice nos bens já só foi de 720 milhões de euros. O melhor valor desde há muitos e muitos anos. O superavite nos serviços deverá ter subido. Se correr bem, Fevereiro deve marcar o primeiro mês em que tivemos um excedente comercial. Vamos ver. A partir de Março é que vamos ter dados que nos vão clarificar melhor se isto é mesmo para valer.
    .
    .
    Se tudo correr bem, lá para o final do ano, Portugal deverá ter a sua economia a crescer, as exportações a baterem recordes históricos e excedentes comerciais. Se correr bem, lá para o final do ano, Portugal fecha um capítulo no seu actual milagre económico. Depois Portugal passa a outra fase. A fase de consolidar os ganhos, desenvidar-se no exterior e… Crescer na criação de postos de trabalho e a taxa de desemprego começar a cair.
    .
    .
    Se correr bem, Portugal vai mostrar a tudo e a todos, de que fibra somos feitos. E a vaselina vai ser vendida com selo Made in Portugal! lolololol

    Gostar

  26. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 12:24

    Como se ultrapassam os problemas nos mercados europeus? Como se participa no milagre económico português? Vejam como. Uma empresa dá uma pequena resposta:
    .
    .
    “Empresa portuguesa que desenvolveu semi-reboque original aposta na conquista de mercado europeu
    .
    Uma empresa metalomecânica de Rio Maior desenvolveu um semi-reboque basculante fabricado em aço usando uma tecnologia que permite reduzir a tara em cerca de três toneladas, com ganhos que estão a conquistar o mercado europeu.
    .
    António Carvalho, gerente da Galtrailer, disse que o protótipo fabricado em Rio Maior está a ser testado há um ano por clientes “altamente exigentes” na Bélgica, estando a ser “um sucesso. Estamos já a produzir em série para os mercados belga e francês, o que é altamente animador”, sendo a expectativa de expansão, afirmou.
    .
    Para António Carvalho, dada a situação do mercado nacional, ou as empresas portuguesas estão “à frente e são tecnologicamente avançadas” para se colocarem no mercado internacional ou fecham.”
    .
    in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53747&op=all
    .
    .
    E é assim que os nossos herois, as empresas tugas, vão fazendo o milagre económico português.

    Gostar

  27. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 12:26

    Mas há mais boas noticias. Mais potenciais exportações no horizonte…
    .
    .
    Microtecnologia
    .
    Cientistas portugueses criam repelente de mosquitos activado pela luz do Sol
    .
    .
    Malária, febre de dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos podem ter a propagação mais dificultada com um novo material desenvolvido em Portugal. Uma equipa de cientistas, liderada pela Universidade do Minho (UM), criou um material que liberta repelentes e insecticidas por acção da luz solar. Já mereceu atenção no Brasil e é visto como uma forma de combater epidemias nos países em desenvolvimento.
    .
    Os cientistas desenvolveram minúsculas cápsulas no interior das quais pode colocar-se praticamente qualquer composto: em contacto com a luz do Sol, libertam-se os repelentes ou insecticidas, de forma controlada. “Deixamos de precisar de electricidade, que é normalmente utilizada para libertar os repelentes”, explica o físico Carlos Tavares, da UM, que coordena o projecto.
    .
    A tecnologia pode ser usada em zonas remotas, onde não exista rede eléctrica, sobretudo em países em desenvolvimento. O material pode depois ser aplicado a qualquer superfície, seja um vidro de uma casa ou o tecido de uma tenda. As potencialidades desta microcápsula motivaram o interesse de alguns países, nomeadamente do Brasil, onde serão feitos testes aos materiais no terreno (Carlos Tavares prefere não avançar o nome dos interessados, dizendo que o acordo ainda não é concreto). ”
    .
    in http://www.publico.pt/Tecnologia/cientistas-portugueses-criam-repelente-de-mosquitos-activado-pela-luz-do-sol-1539787
    .
    .
    Grão a grão, se vão criando as fundações de uma economia mais forte, exportadora e sustentável. É o milagre económico português.

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 12:33

    Mais exportações no horizonte…
    .
    .
    “Análises rápidas e eficazes aos alimentos líquidos e sólidos
    .
    Língua electrónica desenvolvida na Universidade de Aveiro
    .
    A Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma língua electrónica que serve para analisar a qualidade dos alimentos. Este mecanismo serve, por exemplo, para detectar – de forma rápida e a baixo custo – se há nos alimentos algum composto (como metais) que possa ultrapassar os níveis tolerados pelo organismo humano.”
    .
    in http://www.publico.pt/Tecnologia/lingua-electronica-desenvolvida-na-universidade-de-aveiro–1540580
    .
    .
    Grão a grão, se constroi as bases que sustentarão um futuro português mais sólido. O milagre económico português está a ocorrer a todo o vapor. Se correr bem, lá para 2013, os resultados serão ainda mais visiveis.
    .
    .
    Acho que está na altura de fazer vaselina á base de azeite. Que tal? Vaselina Made in Portugal!

    Gostar

  29. Trinta e três's avatar
    9 Abril, 2012 12:59

    A-C:

    A Barca Velha ainda está em jogo? Veja o relatório do Banco de Portugal.

    Gostar

  30. ESMERALDA's avatar
    ESMERALDA permalink
    9 Abril, 2012 13:26

    Também acho. Estou de acordo com João Miranda! Mas como alguém dizia há bocado na TV a propósito da situação portuguesa, “ontem as estradas encheram-se de automóveis”, “parece que os combustíveis não custam assim tanto a pagar”, “nas áreas de serviço compra-se uma água a 6 euros o litro…” De maneira que, por mim continuo a pensar que é melhor pensar em não desbaratar dinheiro do que andar a ouvir as ” preocupações” da comunicação dita social!

    Gostar

  31. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Abril, 2012 13:37

    “A Barca Velha ainda está em jogo? Veja o relatório do Banco de Portugal.”
    .
    .
    Graças a deus, o B. de Portugal tem subestimado a capacidade de Portugal exportar. 😉
    .
    .
    O B. de Portugal tem falhado sistematicamente a capacidade de Portugal em exportar. Falhou de tal forma, que o ano passado a economia portuguesa resistiu melhor do que eles pensavam. Porque, todos andam a subestimar a elevada capacidade que Portugal está a ter em conquistar mercados externos. Tirando três ou quatro “tolinhos” (como eu, o LR e o CCZ) todos estão a subestimar as nossas exportações. Por isso é que, todos os meses , é a mesma ladaínha: “este mês foi bom, mas as exportações vão cair”. Mas elas não caem. Sobem.
    .
    .
    Felizmente eu olho para os dados e depois é que “crio” as minhas teses. Esta gente é tão burra, que está sempre à espera que seja a realidade a dar razão ás suas crenças. eheheheheh

    Gostar

  32. Trinta e três's avatar
    9 Abril, 2012 14:04

    A-C:
    Por lapso respondi ao seu comentário no post da Helena. As minhas desculpas.

    Gostar

  33. e-ko's avatar
    e-ko permalink
    9 Abril, 2012 14:57

    mente-me, que eu gosto!… que se poderia dizer também mete-me, que temos azeite de Fátima à farta e mais barato que a vagasolina do anti-social=anti-comuna… o problema, JMiranda, não é que queiramos ouvir mentiras, mas que nos estejam a mentir há muito por omissão, porque estes governantes são, como os outros, uns amadores no pior sentido e não sabem o que estão a fazer nem qual o resultado… e apesar de terem as costas quentes pela orientação da troika, e dos tugas serem muito mansos, disseram uma coisa no início das medidas e agora vêm dizer que já não é bem assim ou que foi um lapso!… isto, para não ser mentira, é pura e simplesmente INCOMPETÊNCIA!…
    .
    – Em 2014 o governo vai repor os subsídios de Natal e de férias se não era para repor, só deviam ter dito na altura, e só por cobardia ou porque não viram que não iriam ter receita na colecta suficiente com tanto corte, portanto, continuo a dizer que é MENTIRA ou INCOMPETÊNCIA… e nesta questão de cargos políticos, é tão mau uma como a outra!…
    .
    – O governo vai dar apoios para fazer crescer a economia – Há 1000 milhões para apoiar as PME aqui o governo pode fazer alguma coisa… algumas medidas, como por exemplo pagar a fornecedores e devolver o IVA a tempo e horas, mas são os bancos que devem facilitar o crédito, porque foi para isso que receberem os milhares do BCE a 1% e não para continuarem a comprar dívida pública soberana.
    .
    – O governo vai baixar o preço da gasolina no estado actual do esforço nacional, que incide únicamente nos que menos podem, as empresas petrolíferas deveriam ser chamadas a também fazerem um esforço… não querem, pois é bem feito que estejam a perder o terreno para as bombas das grandes superfícies que vendem mais barato.
    .
    – São só 2 aninhos e depois voltamos a gastar dinheiro. pois, vão esticar a corda, com mais omisões que vão empurrando com a barriga, e depois, em vésperas de eleições, virão com mais papas e bolos enganar os tolos!…
    .
    JMiranda, cure-se ou reforme-se, porque ou é ainda mais mentiroso e cínico do que os governantes ou está xexé!…

    Gostar

  34. e-ko's avatar
    e-ko permalink
    9 Abril, 2012 15:18

    “O Governo apresentou, no dia 2 de Abril, um pacote com alterações aos valores e regras de atribuição de parte significativa das transferências sociais do Estado. Três argumentos suportam a proposta: 1) rigor na aplicação das prestações sociais; 2) justiça social; e 3) combate à fraude e ao abuso.
    .
    É moralmente aceitável esta proposta?
    .
    A seguir à divulgação da proposta, logo a partir do dia 3, editoriais solenes da imprensa de referência – acompanhados por enorme corte de defensores da política de transferências há longos anos em vigor – acusaram o toque, diabolizando a proposta de pretender denegrir e estigmatizar os beneficiários das transferências visadas.
    .
    De modo mais fino, pretendem alguns que os casos referidos pelo ministro responsável para ilustrar os abusos e as injustiças que se pretendem combater não são representativos dos beneficiários. Aceitando que pode haver abusos e injustiças, pedem que se apresentem números e exemplos. Mas – advertem – não aceitam um ataque “geral” ao sistema em vigor.
    .
    Porém, esse é o problema: “em geral”, o sistema é uma monstruosidade e uma monumental injustiça que muitos persistem em ocultar e defender.
    .
    O Estado redistribuidor português é um Estado anti-social, fraco na redução da pobreza e ineficaz e perverso na redução das desigualdades.

    .
    Verifiquemos os números relevantes.
    .
    Tomemos os 21 países europeus membros da OCDE e observemos os efeitos das políticas de transferências sociais1 executadas.
    .
    Há dois indicadores fundamentais para apreender aqueles o efeitos.
    .
    Primeiro, o efeito das transferências sociais sobre o risco de pobreza. Este indicador mede o impacto das transferências sociais sobre a parcela da população que vive com rendimentos considerados de pobreza. Trata-se da percentagem de pessoas que, em resultado das transferências sociais, saem do limiar de pobreza.

    Segundo, o efeito das transferências sociais sobre a desigualdade de rendimentos. Este indicador mede as percentagens do total das transferências que beneficiam as duas metades em que, numa primeira apreciação, podemos dividir a população: os 50% com rendimentos mais elevados e a restante metade com os rendimentos mais baixos.

    O primeiro indicador pode ser calculado a partir das tabelas – que o Eurostat publica regularmente – sobre os níveis de risco de pobreza2, antes e depois das transferências sociais.

    Considerando a média do período 2000-2010 para o conjunto dos países considerados, verificamos que as transferências sociais permitiram reduzir em 42% o número de pessoas em risco de pobreza. O valor deste indicador varia entre um máximo de 59,7% na Dinamarca e um mínimo de 12,9% na Grécia. Portugal regista o 4.º valor mais baixo, com 24,7%, logo a seguir a Espanha, Itália (ambas com 18,2%) e Grécia.
    .
    O segundo indicador (repartição das transferências sociais entre as metades mais rica e mais pobre da sociedade) é de cálculo mais difícil, mas tem grande significado e o seu valor é, infelizmente, pouco conhecido e comentado entre nós. Podemos recorrer a estudos de alguns investigadores que, recentemente, nos têm revelado informações preciosas. Resumo estes resultados na tabela anexa.
    .
    Considerando o ano de 2005 (último para o qual estão disponíveis resultados fiáveis) constamos que, em média, os Estados europeus transferiram 35,5% dos benefícios para a metade mais rica da população. Este resultado, globalmente, revela uma efectiva acção pública sobre a desigualdade de rendimentos. Porém, embora a maioria dos Estados (13 em 21) empreenda uma verdadeira política de redistribuição em favor da população de menos rendimentos (indicador inferior a 50%), a verdade é que oito Estados efectuam uma redistribuição perversa.

    Este indicador regista um valor mínimo de 23,7% no caso da Dinamarca, o que evidencia a situação de maior justiça na acção social do Estado.
    .
    O valor máximo deste indicador, revelador da mais elevada injustiça, atinge 64,8%. O triste troféu pertence a um Estado cujas principais forças políticas e elites intelectuais, encarniçadamente, se agarram ao “status quo” social ao qual chamam, sem se rirem, “Estado Social”. Esse é o Estado português. Um Estado anti-social.

    .
    aqui o artigo completo com a tabela referida, publicado hoje no jornal de negócios e da autoria de Avelino de Jesus.

    Gostar

  35. e-ko's avatar
    e-ko permalink
    9 Abril, 2012 15:28

    só quero ver o resultado das políticas de redução das desiguldades sociais deste governo dentro de dois anos…

    Gostar

  36. zazie's avatar
    zazie permalink
    9 Abril, 2012 16:45

    Votam nos merdas que levam a esta situação e depois os que apanham com a merda é que têm culpa.
    .
    E querem mais. Ainda foi pouco. Para esta escardalhada isto só ia com comunismo.

    Gostar

  37. zazie's avatar
    zazie permalink
    9 Abril, 2012 16:46

    Bem podem disfarçar quando têm os seus no poleiro mas são comunas. À primeira oportunidade lá vem a tara da revolução e da igualdade e do Estado Patrão.

    Gostar

  38. Pi-Erre's avatar
    9 Abril, 2012 20:20

    O milagre económico português:

    Gostar

  39. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    10 Abril, 2012 09:15

    Venda de combustíveis ao exterior duplicou…isto sim verdadeiro milagre ! querem ver que tenho refinados da galp no meu quintal???

    Gostar

  40. e-ko's avatar
    e-ko permalink
    10 Abril, 2012 14:16

    “Bem podem disfarçar quando têm os seus no poleiro mas são comunas. À primeira oportunidade lá vem a tara da revolução e da igualdade e do Estado Patrão.”
    .
    já disse o outro post que o problema de muita gente é olharem para a realidade através das ideias preconcebidas, e, acrescento, preconceitos, em vez de se servirem dos seus neurónios…

    Gostar

  41. simil's avatar
    simil permalink
    10 Abril, 2012 17:02

    … muito bem, e pergunto agora, ó Jorge Jesus, está bem, ó João Miranda, com tão boas ideias, por que é que este governo – já não digo o outro, esse devasso, um gastador – por que é que este governo não copia a ideia, estas ideias simples, e as não cola ao seu programa de governação a seguir e empreender?…
    Ai, que às vezes bem custa até a entender !

    Gostar

Indigne-se aqui.