Saltar para o conteúdo

Boas notícias

6 Maio, 2012

Em França ganhou o crescimento (começa logo amanhã). Na Grécia o Dracma está à beira da maioria absoluta.

28 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    6 Maio, 2012 19:43

    Oxalá que não !, mas prevejo problemas politico-financeiros/económicos para a França e ocasionais perturbações para a Europa, com a vitória de Hollande.
    Em termos de sensibilidade social para os franceses (quanto custará numa economia não-estável ?), a eleição de Hollande vai tentar inverter, rasurar leis sarkozianas.

    Gostar

  2. Costa Cabral's avatar
    Costa Cabral permalink
    6 Maio, 2012 19:43

    Ainda bem que François Hollande venceu!
    Ganhou a Europa das Liberdades e do Livre Comércio.
    Perdeu a Europa do IV Reich, a Europa de Bismarck, do monetarismo colbertista, dos teutões, dos comunistas, dos nazis e dos sociais-fascistas.
    Em Portugal perderam os neo-comunistas do actual Governo.
    Só lhes dou mais seis meses. No fim deste ano rua com estes badamecos que andam debaixo das saias da chancelerina Merkel!
    Agora, a França tem que fazer aliança com o Reino Unido, a Pátria do verdadeiro do Liberalismo ,dos Impostos Baixos e da Liberdade Financeira!

    Gostar

  3. A. R's avatar
    A. R permalink
    6 Maio, 2012 19:48

    A França quer experimentar o seu Sócrates. Pois é lá com eles.

    Gostar

  4. Costa Cabral's avatar
    Costa Cabral permalink
    6 Maio, 2012 19:55

    François Hollande é socialista. O Sócrates foi sempre um «liberal» com tirocínio na JSD, esse grande alforge de nulidades!
    Chamar «socialista» a Sócrates seria o mesmo que chamar «budista» ao camarada Jerónimo!
    Faz toda a diferença…

    Gostar

  5. fado alexandrino's avatar
    6 Maio, 2012 19:59

    É irrelevante um ou outro e na Grécia idem.
    Quem manda é o BCE, FMI & Outros estes são apenas as figuras que sobem ao palco para entreter o povinho na plateia.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    6 Maio, 2012 19:59

    Hilariante : alguns políticos e comentadores tugas do PS e da “esquerda”, estiveram entusiasmados com a hipotética vitória de Hollande.
    Venceu. Já hoje, li e ouvi alguns deles rejubilarem com as vitórias “da esquerda” em França e na Grécia, prevendo oportuna reviravolta “para a esquerda” na Europa. Incluindo Portugal. Pergunto : em Portugal ?!, novamente “a esquerda” no poder, com quem ? Outra vez com o PS ? Com o PS-ressabiado-de Sócrates ? Com o PS-de-Seguro ? Vade retro !

    Gostar

  7. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    6 Maio, 2012 20:00

    Isto vai aquecer. Um centro de altas pressões “ocupa” a Europa.

    Gostar

  8. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    6 Maio, 2012 20:18

    A boa notícia é que Sarkozy perdeu. É uma personagem corrupta e com tiques de grandeza postiça que nunca deveria ter chegado onde chegou. Teve uma mandato lamentável, em que muitas coisas nunca serão públicas, para poupar o regime, e seria bom para a direita francesa e para a França que desaparecesse da política de vez.
    .
    A má notícia é que Hollande ganhou. Ganhou uma personagem oca, sem peso na sociedade francesa, um candidato de recurso, ainda por cima com uma margem de vitória muito reduzida. O que é péssimo e demonstra a fragilidade do seu mandato, porque nem mesmo sendo Sarkozy o presidente mais impopular da V República e o primeiro a não ser reeleito, nem assim catapultou Hollande para uma vitória convincente. A direita francesa apresentou-se dividida, com figuras de peso como Chirac, Villepin ou Bayrou a não apoirem Sarkozy, e mesmo assim este último obteve de quase 49%, porque mesmo sendo Sarkozy mau, Hollande não convence ninguém. Arrisca-se a ser outro que não vai ser reeleito, até porque foi eleito com base numa ilusão, com um programa que não vai poder cumprir. Desde logo as próximas legislativas podem resultar numa autêntica “caldeirada”, com a Frente Nacional a poder ter o melhor resultado de sempre nestas eleições, o que tornaria o próximo quinquénio em França num “gridlock” à americana.

    Gostar

  9. Portela 25ABRIL74's avatar
    Portela 25ABRIL74 permalink
    6 Maio, 2012 20:23

    Uma má noticia nunca vem só:
    .
    Merkel derrotada em estado alemão
    Primeiras estimativas mostram que CDU e liberais perderam a maioria no estado de Schleswig-Holstein. CDU pode ter vencido por pequena margem mas tem o pior resultado desde 1950.

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    6 Maio, 2012 20:24

    LIonheart,
    Correcta análise.

    Gostar

  11. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2012 21:05

    “Merkel derrotada em estado alemão
    Primeiras estimativas mostram que CDU e liberais perderam a maioria no estado de Schleswig-Holstein. CDU pode ter vencido por pequena margem mas tem o pior resultado desde 1950.”
    .
    .
    Merkel derrotada? Bolas, que esta gente parecem videntes, com tanto wishful thinking.
    .
    .
    Por muitos desejos vossos, ela deverá continuar no poder, por mais alguns anos. E hoje até ficou contente, porque, por um lado, o FDP aguentou-se e é ele quem garante o poder à Merkel. E ultimamente era tido como em extinção. (Sem conseguir os tais 5% necessários para ter eleitos no Parlamento.) Depois, o SPD pouco subiu e quem subiu foi a esquerda radical e o partido dos Piratas. E o partido dele ganha as eleições na mesma. embora possa perder o poder.
    .
    .
    Há malta por aqui que me faz lembrar os mesmos tótós que andam a fazer campanhas pelos candidatos nos USA. ehehhhhe Colonizados mentais, há em todo o lado.

    Gostar

  12. Portela 25ABRIL74's avatar
    Portela 25ABRIL74 permalink
    6 Maio, 2012 21:10

    A-C no seu melhor : “Bolas, que esta gente parecem videntes”
    .
    essa de videntes, vindo de si, não é wishful thinking…é mais Zandinga (que deus tem) !

    Gostar

  13. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2012 21:19

    O Zandinga já morreu? Coitado do homem.
    .
    .
    Então não vê a realidade tal como ela é? Bolas, a Merkel tem para aí 65% de popularidade. A mais alta de sempre para um Chanceler. Ela o que precisa é de manter à tona os FDP, que andam em crise interna.
    .
    .
    Vcs. bebem pouco bagacinho. Têm que ir a Fátima, rezar um bocado aos Videntes. eehhehheh

    Gostar

  14. rami's avatar
    rami permalink
    6 Maio, 2012 21:21

    pois mas se ela não os mantiver á tona… chapeuuuuuuuu

    Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2012 21:24

    Olhem isto:
    .
    .
    “Germans back euro zone austerity, prefer Sarkozy: poll
    .
    BERLIN (Reuters) – A majority of Germans across the political spectrum support Chancellor Angela Merkel’s insistence that the euro zone stick with tough austerity measures to reduce its heavy debt load, according to a poll published on Friday.
    .
    The results of the Infratest Dimap survey, published in Die Welt newspaper, will provide political cover for Merkel as she faces increased calls in the euro zone for a softening of fiscal discipline and a greater emphasis on boosting economic growth.”
    .
    in http://articles.chicagotribune.com/2012-05-04/news/sns-rt-us-germany-austerity-pollbre8430kz-20120504_1_euro-zone-merkel-s-christian-democrats-infratest-dimap
    .
    .
    Ainda na sexta-feira pude comprovar uma coisa interessante. Tive uma amena cavaqueira com um alemão sobre indústria europeia (o gajo trabalha num produtor de alta tecnologia para um nicho de mercado ligado a aceleradores de partículas e essas tretas) e sobre o euro. Depois disseram-me que o gajo é do SPD. Pois eu fiquei com a impressão que o gajo apoiava a Merkel. Já para se ver por aqui, que ela não tem adversário interno à altura.

    Gostar

  16. Portela 25ABRIL74's avatar
    Portela 25ABRIL74 permalink
    6 Maio, 2012 21:42

    fantástico A-C !
    então, com essa popularidade toda, com essa robusta política de austeridade na Europa, diga-nos, para além do cada vez menor crescimento alemão, quais são os resultados extraordinários das economias “FDP que andam em crise interna” e outras “economias não-FDP”; pode começar por Espanha.

    Gostar

  17. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2012 21:54

    Portela, o FDP é um partido alemão, os os Filhos da P. 😉
    .
    .
    “quais são os resultados extraordinários das economias “FDP que andam em crise interna” e outras “economias não-FDP”; pode começar por Espanha.”
    .
    .
    Meu caro amigo, Vc. é que ainda não entendeu. Os gajos, os alemães, não querem pagar os erros alheios, mesmo quem pede aumentos salariais na Alemanha e até mais investimentos embora sem aumentos da despesa. Por isso, ela é popular. Se Vc. não entende, olhe, vá lá perguntar aos gajos porque não querem pagar as mordomias alheias. ehheheheh

    Gostar

  18. Portela 25ABRIL74's avatar
    Portela 25ABRIL74 permalink
    6 Maio, 2012 22:08

    A-C, vce escreveu “Ela o que precisa é de manter à tona os FDP, que andam em crise interna” e eu deduzi que estava a chamar nomes ao resto da Europa 🙂
    .
    já todos percebemos que os alemães (nem todos) não querem “pagar o pato” mas , fiquei sem resposta acerca do crescimento da Europa…

    Gostar

  19. simil's avatar
    simil permalink
    6 Maio, 2012 22:09

    E por acaso, lembra ali o Bruno Sena Martins, esta é da hstória da arte, dá gosto ver, em Casablanca (e podia ser no Iraque, no Afeganistão, no Vietnam do Norte e do Sul), é muito boa :

    Gostar

  20. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Maio, 2012 22:21

    “e eu deduzi que estava a chamar nomes ao resto da Europa :-)”
    .
    .
    Ah! Não. Eu se calhar devia ter dito logo que o FDP era um partido alemão. Esqueça lá isso.
    .
    .
    “fiquei sem resposta acerca do crescimento da Europa…”
    .
    .
    Cada país vai ter que se adaptar e criar mecanismos que propiciem o crescimento a médio e longo prazo sem recorrerem ao QE nem a mais dívida europeia. Mas, tal como Portugal, eles ao reformarem os seus países (veja que até o Rajoy pretende comprimir de tal forma o Estado, que qualquer dia vai ser o modelo europeu eheheheh ) estão a criar as bases para um crescimento maior no futuro. E sustentável. 😉

    Gostar

  21. simil's avatar
    simil permalink
    6 Maio, 2012 22:26

    E isto não é a esquerda outra vez em Portugal, ó MJRB, com este ou com aquele, mas a possibilidade de se fazerem as coisas de maneira mais natural, mais fluída, como a natureza e a vida … Oh, como ali dizia um Garcês, imaginem lá que o Nordeste brasileiro não contava com a atenção do centro nevrálgico da política do país, como lá mais acima o Kentuky e um New Mexico, para exemplo Detroit e a ‘comarca’ de Seattle, que se dava que o governo de Washington os mandava às malvas, como manda em parte, que ali o que pulsa é Wall Street, como entre nós o Terreiro do Paço e Belém, além da Assembleia de nababos, mas então uma coisa tão simpática como os ‘eurobonds’, que assim dizem, por amor de deus, como diz o outro, essa coisa linda deve funcionar, contra a inteligência de tijolo da Merkel e já do Sarkozy, que se foi de frosques… E vocês vão ver, té Gaspar, na sua curteza, e o Paços, que lhe fica atrás, ainda, à frente embora do da economia, vão ver que se lhes abre os olhos, caramba, manos, nós não vamos ficar aqui isolados do que pensa a França, a Itália e a Espanha, além do Presidente do Banco Central, como o mesmo Reino Unido, c’um caramba. Aquela Merkel, é evidente, pensa ainda à la Prússia de um Bismark, de oitocentos e mé bom que à uma todos ajudem a dar-lhe um toque, chega para lá, abre os olhos, não vês que isto é economia, ó stupid, em bom alemão eue ela sabe, ainda .

    Gostar

  22. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    6 Maio, 2012 23:04

    Esta eleição em França pode contribuir para o fim deste federalismo apressado, tão desejado pelos socialistas e sociais-democratas.
    Hollande vai conduzir a França para uma situação económica insustentável.

    Gostar

  23. rr's avatar
    7 Maio, 2012 00:30

    oh ac fodasse, mas que reformas estruturais é que este govenro fex até agora.Aumentou impostos e pouco mais.Onde é que tu ves o liberalismo e o sucesso nisto? Isto é mais comuna que liberal pa!

    Gostar

  24. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    7 Maio, 2012 07:40

    ‘The Economist’, a bíblia mediática dos interesses conservadores e (neo)liberais, antes da eleição de Hollande, considerou-o um homem (político) “perigoso”.
    Depois de eleito, os conservadores e neoliberais paroquiais, acham que Hollande não tem ‘estofo’ para mudar (changement) ou influenciar, em qualquer sentido, a política europeia …
    Então porquê o apodo de ‘perigoso’?

    Gostar

  25. economista's avatar
    economista permalink
    7 Maio, 2012 13:34

    ERRATA :
    A má noticia : Sarkozy perdeu .
    Outra má noticia : Hollande ganhou .
    ainda , Outra má noticia : Passos Coelho está vivo !… tragédia grega …

    Gostar

  26. ESMERALDA's avatar
    ESMERALDA permalink
    7 Maio, 2012 16:17

    Comentário curto, certeiro e absolutamente bem disposto!

    Gostar

  27. SRG's avatar
    SRG permalink
    7 Maio, 2012 17:38

    Hoje ouvi um comentador na TSF dizer uma coisa genial, e que retrata bem o que se vive na Europa do Euro:
    Holland diz que a França deixará a partir de agora o estrangulamento da economia . Só que Merkel é que tem o porta-moedas !!!

    Gostar

Trackbacks

  1. Crescimento em França e estabilidade monetária na Grécia « O Insurgente

Indigne-se aqui.