Saltar para o conteúdo

Precisam de ser resgatados, mas não lhe querem chamar resgate

29 Junho, 2012
by

Parece que Monti e Rajoy só assinam o pacto de crescimento com “medidas anti-spread”. É uma retinta sacanice que estão a fazer ao Holande, ao Mário Soares e ao Tó Zé, mas convenhamos que revelam um grande pragmatismo. Sabem que esse pacto não passa de areia para os olhos da populaça, é mais despesa – em que teriam de comparticipar – para reincidir em algo que já os escaldou (renováveis e afins) e eles estão é ávidos por mais receita. Sendo difícil aumentar a extorsão fiscal a uma população crescentemente desempregada, resta a fuga para a frente do endividamento. Cortar na despesa é que não!

No fundo, estamos perante 2 aristocratas insolventes que pretendem continuar a financiar-se (ad eternum, de preferência) a taxas de Triplo A. Querem estar sob resgate permanente, mas que ninguém saiba e assim possam manter o status e a petulância de ricos. O FEEF é o Santo Graal escolhido para lhes custear os caprichos de forma perene.

Há apenas um pequeno problema. O FEEF não é nenhum Cresus e não tem um chavo de seu. Todos os biliões que aplicasse em dívida espanhola e italiana em taxas baixinhas, terão de ser tomados previamente de empréstimo a taxas ainda mais baixas, dado o rating máximo de que goza. Mas este rating decorre das garantias que a Merkel der ao FEEF e se ela alinha nesta espiral louca de endividamento, em breve será a Alemanha a perder o seu Triplo A.

As nuvens estão carregadas e anunciam tempestade. A Ângela já deve estar cansada de aturar aqueles marqueses falidos, há mais de 1 ano sob pressão dos mercados e que ainda não mostraram a mínima contenção de gastos. Deveria berrar-lhes pela enésima vez: são os défices e as dívidas, estúpidos!!!

Mas talvez se canse de os aturar, bata com a porta e abandone o Euro. O que daria uma trabalheira aos “artistas” do photoshop, a terem agora de inventar expressões de choro e raiva para 16…

15 comentários leave one →
  1. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    29 Junho, 2012 08:47

    Não gosto do Holande, do Mário Soares nem do Tó Zé.
    Mas olha que quem está a fazer isso e sabe “que esse pacto não passa de areia para os olhos da populaça, é mais despesa”, não são eles.
    Quanto à Angela, só não se cansa do Coelho, sempre disposto a oferecer o cu – o dele e o dos portugueses – aos banqueiros alemães.

    Gostar

  2. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    29 Junho, 2012 08:58

    Grunho,
    .
    Sugere alternativas exequíveis?
    .
    Bem pensei.

    Gostar

  3. António Parente's avatar
    29 Junho, 2012 09:21

    Se a Ângela se cansar e abandonar o euro, a Alemanha também chorará. Perde competitividade porque o marco será mais forte do que o euro, a taxa de desemprego disparará, o PIB dará um trambolhão, deixará de se financiar a taxa zero. Talvez os países do Sul beneficiem mais com o fim do euro do que a Alemanha. Estamos cá para ver, se isso acontecer.

    Gostar

  4. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    29 Junho, 2012 09:23

    LR,
    .
    Mas talvez se canse de os aturar, bata com a porta e abandone o Euro. O que daria uma trabalheira aos “artistas” do photoshop, a terem agora de inventar expressões de choro e raiva para 16…
    .
    Tema isso. Para os alemães será um alívio, para os europeus endividados e em permanente défice a hecatombe.
    .
    Até ao fim do ano teremos, convenço-me, uma revolução na hierarquia mundial. Estava convicto que essa revolução se iniciaria lá para os fins de 2013, mas estou a ver que tudo se acelerou e que já está em curso. A única incógnita ainda existente é a China, mas vem aí o Verão e creio que haverá novidades.
    .
    Creio que irá ser um verão muito quente: auto-grill em França, vandalismo na Inglaterra (excluo o resto do Reino Unido) e talvez as tais novidades no império do meio.

    Gostar

  5. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    29 Junho, 2012 09:29

    António Parente,
    .
    Não pense nisso. Se o Marco estiver forte, o superavite será maior. Lembre-se, a Alemanha não exporta quantidade, exporta essencialmente o que faz bem e que ninguém sabe fazer como a Alemanha. Quem compra um BMW não olha tanto assim ao preço a ponto de comprar um Renault ou um Lada. Quem compra uma máquina industrial alemã sabe que não vai encontrar melhor em outros lados e compra porque sabe o que compra.
    .
    Felizmente, é também por aí que as exportações portuguesas estão a ir, de forma que me dá um certo optimismo sobre um ajustamento a um novo mundo pelo qual muito dolorosamente passamos.

    Gostar

  6. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    29 Junho, 2012 10:13

    Afinal, Merkel deve ter ‘enlouquecido’…
    Notícias vindas de Bruxelas sugerem (confirmam) que aceitou (cedeu perante) as ‘exigências’ de Monti e de Rajoy.
    Não chegamos ao céu, longe disso, mas começamos a fugir do inferno.
    Se com a consolidação orçamental passar a existir a possiblidade de ‘ir aos mercados’ em condições equilibradas e satisfatórias, então a ‘austeridade’ – como instrumento de ‘ajustamento’ – passa a ter ‘sentido’.
    No modelo económico e financeiro actual, o crescimento económico não consegue passar ao lado dos mercados por mais agendas que artificialmente se desenhem. O problema passa a ser a qualidade do investimento e o seu escrutínio….

    Gostar

  7. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    29 Junho, 2012 10:37

    Afinal, Merkel deve ter ‘enlouquecido’…

    Nao, nao, nao. Quem andam talmente “enlouquecidos” sao os tais dos mercados. Esses entes que pareciam tao inhumanos, materialistas, antisociais, tao por acima do bem o do mal… Finalmente enloquecendo quais espiritus tocados pelo raio da loucura e a precissar de um bom farmaco talmente uma clozapina qualquer.
    .
    Vivir para ver.
    .
    (Vivir para beber um bagacinho, na jerga do estranhamente dessaparecido em combate anti-comuna). Até agora pelo nivel do Blasfemia até anhorado. Snifffffffff

    Gostar

  8. rr's avatar
    29 Junho, 2012 10:42

    francisco colaço e lr, não estando obviamente a dar razão aos paises do sul, a verdade é que se a actual situação é desgastante para a alemanha, pois nesta altura sair do euro e voltar ao marco , seria uma alternativa muitissmo pior.Não sei se v.exas ouviram nas noticias, a existência dum relatório na posso do Ministro das finanças deles, que aponta as consequencias de um eventual cenário de saida do moeda única, e tanto quanto se sabe , esse relatório aponta que as consequencias seriam terriveis para a economia alemã.

    Gostar

  9. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    29 Junho, 2012 10:47

    Que mau perder tem esta direita portuguesa (mais tipo bobi da srª Merkel) que nem se contenta com o sucesso de outras direitas europeias…

    Gostar

  10. Ricardo Monteiro's avatar
    Ricardo Monteiro permalink
    29 Junho, 2012 10:53

    Défice orçamental nos 7,9%!!! A incompetência paga-se caro. Há alguem surpreendido por aí?

    Gostar

  11. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    29 Junho, 2012 10:57

    rr,
    .
    Relatórios há-os às dúzias. Contudo, se a Alemanha sair hoje do euro, sai em vantagem relativa. Se mutualizar a dívida, sabe-se lá como terá um dia de sair.
    .
    O problema é que nunca houve austeridade em Portugal depois do fim dos anos 60. Apesar disso, em dois períodos conseguimos ter posições na dívida externa interessantes e vatajosas: no fim do Estado Novo e no fim dos governos Cavaco Silva. Sendo estes períodos muito diferentes um do outro, interna e externamente, o que os liga em comum? Pode alguém opinar sobre isto?

    Gostar

  12. António Parente's avatar
    29 Junho, 2012 11:08

    Francisco Colaço
    O que eu referi consta de estudos encomendado pelo ministério das finanças alemão, segundo li por aí e foi mencionado pelo comentador rr.
    Com a quebra do euro, não me parece que sobre muito dinheiro para comprar BMW’s e produtos com a qualidade alemã.

    Gostar

  13. simil's avatar
    simil permalink
    29 Junho, 2012 13:37

    “Quanto à Angela, só não se cansa do Coelho, sempre disposto a oferecer o cu – o dele e o dos portugueses – aos banqueiros alemães.” Grunho
    “Sugere alternativas exequíveis?
    .
    Bem pensei.” F Colaço

    Mais of course, a mesma de Monty y Rajoy, sem spreads gatunos como os que nos levam, de cu oferecido, à Sachs e seridores presunçosos de coelhone e gaspar .

    Gostar

  14. simil's avatar
    simil permalink
    29 Junho, 2012 13:37

    à Sachs e seus servidores …

    Gostar

  15. rr's avatar
    29 Junho, 2012 14:43

    francisco colaço, parece-me que desta vez, é mesmo de se fiar .O relatório é do proprio ministério das finanças alemão, não dum jornaleco qualquer,e portanto não vejo porque razão tal instituição governamental, haveria de mentir sobre essa situação, ainda para mais quem toma as rédeas da economia.Portanto, a menos que os alemãos sejam parvos e burros, essa hipotese não se coloca

    Gostar

Indigne-se aqui.