Saltar para o conteúdo

Título de favor

5 Agosto, 2012
by

Hoje, Horta Osório dá uma entrevista ao DN. Fala da crise financeira, da sua saúde, de vários problemas da economia mundial, da privatizaçã da TAP. Dedica alguns parágrafos ao BPN, poucos. Critica directamente a demora de 3 anos em encontrar uma solução para o banconacionalizado, compara com o que aconteceu em Inglaterra com o banco Bradford & Bingley (analogia que os deputados da maioria fizeram muitas vezes durante as audições na CI do BPN) e termina dizendo que a reprivatização deveria ter sido feita de outra maneira – esquecendo a condição imperativa acordada com a Troika e o prazo de 31 de Julho de 2011 para a venda do banco.

De tudo o que  Horta Osôrio disse, o DN escolheu um título ajustado politicamente à agenda que julga estar a dar. Os políticos socialistas desta vida exultam com o título e, claro, nem se preocupam em ler a entrevista.  Mas deviam. Foram eles que nacionalizam o BPN sem ligar nenhuma ao Plano Cadilhe que a poderia evitar. Foram eles que deixaram o BPN num pousio desinteressado e criminosamente negligente durante 3 longos anos, deixando o valor do banco degradar-se inapelavelmente. Foram eles que convenceram a Troika a vender o BPN eimpuseram o prazo incrível de 31 de Julho para isso.

Para além  das fraudes que os Tribunais julgarão, os imensos prejuízos do BPN devem-se à péssima governação socialista. A infeliz prova de uma certa menoridade política portuguesa comprova-se pelo dislate de alguns dos ex-membros desse trágico Governo serem os primeiros a acusarem os outros dos erros que eles próprios cometeram. Sem se arrependerem. E com o beneplácito de títulos de alguma imprensa engagé…

Os comentários estão fechados.