O PS e a agenda dos milagres
13 Agosto, 2012
PS espera que Passos anuncie amanhã medidas para o crescimento
Sendo que isto não quer dizer rigorosamente nada cabe perguntar porque tendo o PS esta fé milagreira nunca apresentou essa agenda enquanto foi governo e antes pelo contrário se obstinou numa agenda que nos tornou a todos mais pobres.
36 comentários
leave one →

Agenda para o crescimento todos conhecem. O pior é o dinheirinho que o PS desbaratou e que agora não há para investir.
GostarGostar
A este P”S” recomendo-lhe “mão na consciência”.
GostarGostar
Os socialistas pensam que o crescimento económico surge por decreto governamental. Ou por frases bombásticas ditas na comunicação social como fazia o Sócrates de má memória.
O Passos Coelho não pode perder tempo com gente dessa para quem o assalto ao poder significa o assalto aos cofres do Estado.
PS, NUNCA MAIS!
GostarGostar
a todos helena ? Os detentores de cargos publicos nao me parece.Nao me parece que o catroga na edp e o nogueira leite na cgd sejam mais pobres .
GostarGostar
O PS ‘anda’ demasiado inquieto. Mais valia seguir o conselho de um famoso dirigente desportivo e só fazer prognósticos depois do ‘jogo’…
Vamos ver e ouvir o que, na cabeça de PPC, quer dizer ‘rentrée’.
Nos tempos que correm já ninguém embarca em fantasias como as de Junho de 2011. Mas ‘falar à mão’ nunca foi – na vida e na política – grande coisa…
Já agora seria bom percebermos – sem aquela cantilena de (alguns) terem vivido acima das suas possibilidades – se o ‘empobrecimento forçado’ de grande número (não de todos!) é um objectivo imposto, uma consequência irremediável ou as duas situações em simultâneo.
GostarGostar
GostarGostar
Pronto, Helena,
o PS não vai exigir que Portugal cresça.
A pedido de várias famílias, o PS vai exigir que Portugal decresça!
GostarGostar
E, contudo, não devemos descrer dos milagres… http://lishbuna.blogspot.pt/2012/08/lisa-sparxxx-vai-colaborar-com-vaticano.html
GostarGostar
Moços e Moças,
Venho por este meio comunicar que os posts da Helena Matos vão deixar de ter a minha participação.
Vai ter de se entender com os Larilas, ACSilveira, Fado, zazies e afins, porque botar figura á pala do Bolota entre outros, JAMÉ
Mas como sou meio Alentejano Aciganado vou rugar uma praga.
Helena Matos, que o seu sucesso , seja proporcional á desgraça dos atingidos de alguma forma pelas politicas neoliberais do qual você é uma das caixas de ressonância.
GostarGostar
Bolota: mas que neo-liberais ,eles nem sequer sabem doutrina económica ,tiraram os cursos da forma que a gente sabe ,claro que existem excepções. Eles estão a fazer o que a troika manda ,outros poderiam fazer melhor?talvez .Entenda que o menino de oiro do PS levou isto à falência e agora temos este governo ,mas se ele não conseguir sobreviver vem alguém governar (talvez um governador estrangeiro) e caso nós tenhamos um arrufo de dignidade ,a alternativa é sair do euro e ,viver de acordo com as nossa possibilidades.Portanto o senhor não leve isto tão a peito porque estamos todos a ser cozidos em vapor !Deixo-lhe um número para pensar o serviço da dívida anual é de 8000 milhões de euros (juros mais amortizações),mais que o ministério da saúde ou o da educação,por este indicador, o nosso caminho é estreito e mesmo que repudiemos a dívida ,o empobrecimento vai continuar.No início da crise eu até sugeri que o PCP devia ser chamado ao governo ou a uma plataforma de entendimento (claro com alguma azia) mas sei distinguir o essencial do acessório ,está em causa sermos ou não viáveis como estado . Apesar de não parecer,apoio este governo .
GostarGostar
Tem toda a razão. Sim assim é, porque razão o PSD segue o mesmo caminho?
GostarGostar
o PS está em estágio para a discussão do OE2013 e para mais uma “abstenção violenta” !
GostarGostar
Já estava com saudades da dupla Piscoiso / Relvas …
GostarGostar
Qual foi a taxa de crescimento do país nos quase 7 anos de governo Sócrates?
GostarGostar
GostarGostar
Hum … será que, após o comentário do Dragão Azul, a dupla Piscoiso/Relvas vai aparecer outra vez ?
GostarGostar
Milagre , milagre era o Passos anunciar que o Relvas foi para o olho da rua e a documentação relativa à aquisição dos submarinos retornou ao respectivo Ministério!
GostarGostar
Bem, afinal tivemos os submarinos …
GostarGostar
Já estava com saudades da dupla Piscoiso / Relvas …
É uma questão corriqueira. Costuma ser enunciada com, pelo menos, um par das palavras inveja/amor/ódio/paixão
GostarGostar
A tirada mais triste daquele porta-voz do PS é a de que a taxa máxima do IVA na restauração, não resultou. Pudera. Os gajos da restauração nunca pagaram IVA! A incompetência, a falta de preparação técnica e política é transversal. Estamos entregues…
Já agora, Helena Matos, ficava-lhe bem não abusar tanto dos posts a tentar por a nu defeitos da esquerda (PS incluído). É que, assim, passa metade do tempo a inventar.
Tente fazer meia-dúzia de posts sobre as virtudes das políticas que estão a ser seguidas por estes meninos mal preparados da direita(????) que nos governa. Ou não há matéria?
GostarGostar
Se não disser isso, ao menos que diga onde estão os documentos dos submarinos:
Afinal os documentos da compra dos submarinos não desapareceram, estão ao cuidado desta assessora.
GostarGostar
Parece ser que o PM nao vai surprender a ninguem com uma agenda do “crescimento”.
.
Tampouco vai sorprender ninguem porque como afirma Teresa Leal Coelho, vice-presidente do PSD, diz que “não é o professor Marcelo quem marca a agenda política”.
.
Só fica a relativa surpresa de que a agenda do PM esteja bem feita e coloreada em tapas azuis e nao da cor laranxa comme d´habitude…
GostarGostar
Continuamos a espera de saber como não empobrecer (ainda) mais, independentemente dos responsáveis pela actual ‘crise’ que – como sabemos – estão para além do PS.
Será que falar de crescimento será crime? Ou já não nos basta as agências de rating elogiarem o ‘plano de austeridade’ e de ‘reformas estruturais’ mas colocarem-nos sob vigilância negativa pela recessão económica? O que esperamos obter em Setembro de 2013 depois do colapso da Economia?
Ou em alternativa à exorcizada ‘agenda dos milagres’ temos de nos contentar com um ‘roteiro das misérias’ como opção política estratégica?
De resto, os ‘cuidados’ com a festa ‘intramuros’ do Aquashow são a prova cabal de que … ‘se lixem as eleições’!
GostarGostar
Fico à espera do que o Passos dizer,
para saber se vai falar do crescimento…
ou só do cimento.
GostarGostar
Para os ps’s, bloquistas e comunistas, crescimento é sinónimo de uma de duas coisas:
1ª despejar dinheiro pedido emprestado (não sei a quem, porque ninguém nos empresta!!! Os emprestadores já estão é a perder a paciência.) sobre o consumo, e não sobre a economia, que isso é termo que eles abominam, aliás a antítese da máxima esquerdista “massas trabalhadoras” é precisamente o termo “economia”. Isto é, o raciocínio esquerdista questiona porque havemos de atirar dinheiro para a economia, se o podemos dar directamente às massas trabalhadoras, sem passar pelas mãos do grande capital, explorador e reaccionário?
2ª mandarmos o euro às urtigas, imprimimos notas, mesmo muitas notas (para satisfazer a todos), para despejar sobre o consumo, de coisa nenhuma, porque a saída do euro implica forçosamente um bloqueio aduaneiro, o que significa que a economia pára, porque deixamos de poder vender ao exterior, porque o “exterior” não é palerma! E nós passamos a ter notas no bolso sem ter o que comprar e o que comer. Um verdadeiro paraíso à beira mar! Alguém duvida?
GostarGostar
E eis senão quando
o substantivo crescimento
é um substantivo de esquerda!
GostarGostar
volta A-C, precisamos das exportações, estás perdoado!
.
Economia portuguesa regrediu 3,3% no segundo trimestre
Fonte: Dados do Instituto Nacional de Estatística apontam para a pior quebra homóloga do Produto Interno Bruto desde 2009.
GostarGostar
Talvez esta entrevista de João Salgueiro esclareça algumas das dúvidas (?) da Helena: http://jornal.publico.pt/noticia/14-08-2012/despedir-funcionarios-cortar-aos-reformados-mas-como-25075928.htm
Talvez estas declarações de Stiglitz contribuam para uma melhor compreensão da história: http://economia.publico.pt/Noticia/stiglitz-defende-reestruturacao-das-dividas-nacionais-e-reformas-na-europa-1558985
.
Afinal, as cr´ticas ao caminho que isto leva, não são um exclusivo dos senhores Luçã e Jerónimo de Sousa.
GostarGostar
A mente esquerdoíde ,ainda não assimilou a diferença entre o substantivo crescimento e a correspendente substância.
GostarGostar
The programs were in response to the Great Depression, and focused on what historians call the “3 Rs”: Relief, Recovery, and Reform. That is, Relief for the unemployed and poor; Recovery of the economy to normal levels; and Reform of the financial system to prevent a repeat depression.
GostarGostar
Seria óptimo dar razão ao João de Amorim, mas a triste história do nosso crescimento à custa do alcatrão e do tijolo, não permite essa conclusão. Ele foi “transversal” a todos os governos (a começar pelos do Cavaco) e nunca representou aquilo que interessa: desenvolvimento.
GostarGostar
JOAO DE AMORIM at 10:30 refere-se ao crescimento com substância, que não pode ser esquecido.
GostarGostar
A crise económica mundial – e os seus pesados efeitos em Portugal – geraram uma nova espécie de “pensadores”: uns senhores (ou senhoras!) que se pavoneiam no afrontamento aos “esquerdóides” salientando sempre a necessidade dum papel “amorfo” por parte do Estado. Não se trata de gente com ideias ou afirmação política “liberal”, como gostam de se rever… São apenas tolos, afirmando aquela velha e queirosiana vaidade “snob” muito lusitana e muito palerma, da qual não sai engenho nem arte. Apenas má língua! Pouco mais do que isso.
Numa economia aberta à livre iniciativa, o Estado tem efectivamente um papel de relevo a afirmar. É a Ele, enquanto representante dos contribuintes, que compete criar as condições de equilíbrio e justa competitividade dos actores económicos. É Ele que tem de garantir que a justiça funcione. É Ele que tem de assegurar mecanismos de competitividade macro-económica para que os privados possam singrar (como por exemplo energia não mais cara do que aqui ao lado, na Espanha). É pouco relevante o que o Pedro Passos Coelho possa dizer. Trata-se duma pessoa não credível. Já o demonstrou. Aquilo que conta realmente é o que ele e o governo possam fazer. Um País tão assimétrico como Portugal não pode dar-se ao luxo de ter um um Estado “laissez faire”, e nada mais do que isso…
GostarGostar
Ó dragão azul,,,você é um chato.
O crescimento económico de Portugal nessa época que refere foi ENORME (não interessa os números inferiores a 1) a despeito de 90 mil milhões de dívida contraída no mesmo período mais os 50 mil milhões que deixou em dívidas futuras nas PPPs.
O que você não compreende é que os chatos que emprestavam o dinheiro descobriram que o “sôr inginheiro de domingo” dizia que as dívidas não eram para se pagar e logo no dia seguinte passaram a ser especuladores.
Com este autêntico boicote que mais poderia fazer o nosso querido líder (nosso deles-piscoisos e portelas) senão emigrar para Paris de França ? não antes de deixar as dívidas dos ladrões do BPN nas costas dos outros e assinar o pior acordo com a dita troika para que os que lhe seguissem se amanhassem.
Repare que o crescimento económico na altura media-se pelas férias no estrangeiro, nomeadamente Suiça e Quénia, e não por esse números chatos que vc agora quer invocar.
Não vivia em Portugal naquela época pois não? Era só felicidade, comprávamos tudo sem ter dinheiro nosso pois tínhamos o direito divino ( e ainda temos) de exigir dos alemães e outros que tais que nos pagassem as contas.
A propósito você deve ser alemão neh?
GostarGostar
Dedique o seu labor ao presente e ao futuro, Sª Helena Matos.
GostarGostar
««« O que o Partido Socialista espera é o que todos os portugueses esperam, que o primeiro-ministro anuncie medidas claras que possam criar emprego, que possam combater o desemprego, que anuncie medidas claras que fomentem o crescimento económico »»»
João Ribeiro, porta-voz socialista, exigindo que o primeiro-ministro anuncie o que o PS se esforça por fazer com um berreiro à procura de uma ideia.
GostarGostar