Saltar para o conteúdo

Neo-socialismo?

6 Setembro, 2012
by

A nossa progressividade fiscal ainda é baixa, portanto há que aumentá-la, de acordo com este socialista que, apesar de “neo”, tresanda a mofo e retoma ideias velhas e requentadas.

A cartilha está lá toda: lançar o estigma da culpa sobre quem aufere altos rendimentos, com os habituais epítetos que geram palmas fáceis da populaça, mas jamais equacionando eventuais méritos dos visados. Ganhar bem já constitui, por si só, libelo acusatório e culpa formada e os “réus” devem inclusivamente ser sujeitos a dupla ou tripla tributação, que é o que defende quando clama pelo Imposto sobre o Património.

Especialmente sintomática a sua expressão “…há muita gente a não dar aquilo que pode“. Não se pede que paguem mais, mas que dêem. O “neo-socialismo” não pretende apenas reforçar a aberração da progressividade. Pretende que as respectivas vítimas não tenham qualquer retorno em termos de serviços do Estado, pagarão apenas os que forem prestados a outrém. À esquerda e à direita, não faltam aplausos alarves a propostas acéfalas no sentido de vedar aos “ricos” os serviços de saúde, de educação, transportes públicos, etc. Eles têm de os pagar com língua de palmo, mas que nem sonhem em utilizá-los.

Nunca ocorre a estas luminárias que, perante tal discriminação, as “vítimas” podem questionar-se por que pagam impostos. E que a última alternativa que lhes resta é votarem com os pés e irem contribuir para regimes fiscais menos vorazes. E quando os “privilegiados”, os “muito privilegiados” e os “tubarões” decidirem sair em massa, quanto cairá a receita de IRS? 40, 50, 60%? É que menos de 15% dos contribuintes já são hoje responsáveis por 85% do IRS colectado. Um nível de progressividade que, para o neo-socialismo, é assaz insuficiente.

99 comentários leave one →
  1. Xico's avatar
    Xico permalink
    6 Setembro, 2012 09:14

    Não é neo-socalismo. É democracia-cristã. Doutrina social da Igreja que anda tão esquecida e confundida. O fracasso do socialismo serve agora para vilipendiar toda uma doutrina social que devia de ser de leitura obrigatória por quantos se dizem cristãos e católicos.

    Gostar

  2. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Setembro, 2012 09:20

    (…) 15% dos contribuintes já são hoje responsáveis por 85% do IRS colectado. (…)
    .
    é nestes contribuintes que CDS/PPortas pensa quando defende que não aceita mais impostos? ou é nos outros 85% dos contribuintes que PSD/PCoelho pensa quando disse ontem que “ninguém (incluindo o CDS, digo eu!) pode dizer que não vai haver mais impostos” ?

    Gostar

  3. yoda's avatar
    yoda permalink
    6 Setembro, 2012 09:21

    Mas afinal andámos todos a viver acima das nossas possibilidades ou não?
    Se andámos, que paguem mais aqueles que mais acima das suas possibilidades viveram.

    Gostar

  4. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 09:43

    1 – Quem ganha mais é quem parte e reparte e sabe da arte (deve ser este o mérito pessoal).
    2 – Regimes fiscais menos vorazes? Quais são eles?

    Gostar

  5. LDr's avatar
    LDr permalink
    6 Setembro, 2012 09:47

    Eu proponho já um imposto de 200% sobre os políticos responsáveis pela falência de Portugal.

    Medidas Reacionárias a Novos Aumentos de Impostos:
    1 – Desligamento dos POD’s;
    2 – Fuga ao fisco generalizada;
    3 – Empresas pagam bónus aos trabalhadores através de ajudas de custo (pagamento de contas dos trabalhadores).

    Gostar

  6. João Lisboa's avatar
    6 Setembro, 2012 09:51

    “Neos” é o que não falta por aí… http://lishbuna.blogspot.pt/2012/09/blog-post_6.html

    Gostar

  7. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    6 Setembro, 2012 09:53

    Se actualmente toda a gente sabe que não é correcto discriminar as pessoas por raça, religião, ou credo politico, porque é que se continua a aceitar que se discriminem as pessoas por nivel de rendimentos?
    Quanto tempo mais será necessário para que se acabe com esta vergonhosa discriminação?

    Gostar

  8. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    6 Setembro, 2012 09:54

    Este bolorento de que me envergonho de ter votado uma vez na verdura juvenil bem que pode ir fazer companhia à caveira bochechuda que para aí anda a rosnar. Este também andou de braço dado com o bandalho socas, ou não andou?…

    Gostar

  9. LR's avatar
    6 Setembro, 2012 10:10

    Arnaldo,
    .
    “Quem ganha mais é quem parte e reparte e sabe da arte (deve ser este o mérito pessoal).”
    Acho que geralmente sabem da arte. Mas por acaso incluis-te naqueles que só vêem perfídea nos altos salários? Porventura com excepção do Cristiano Ronaldo, claro…
    .
    “Regimes fiscais menos vorazes? Quais são eles?”
    A generalidade dos países do Leste europeu, países bálticos, Dubai, Qatar, Nova Zelândia, etc.

    Gostar

  10. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    6 Setembro, 2012 10:39

    Ontem no zapping (desporto nº1 da nossa sociedade ocioso-burguesa) alapado no sofá dei de caras com esta personagem, dei por mim a ter o mesmo comportamento que tenho quando apanho jersey shore ou seja mudar imediatamente. Não percebo como ainda há gente que perde tempo com este espectro, só por necrofilia mesmo.

    Gostar

  11. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 10:53

    Luís Rocha

    1 – Sim. O administrador do banco ganha 20000 euros e o caixa ganha 500 euros, porque é ele quem decide quanto ganha cada um. Se fosse o caixa a decidir, a desproporção não era obscena. Não é uma questão de mérito, é de poder.

    2 – http://www.heritage.org / carga fiscal:

    Lithuania 13,8 United States 24,0 Bulgaria 25,7 Latvia 26,9 Australia 27,1 Romania 27,4 Ireland 27,8 Slovakia 29,3 Greece 29,4 Switzerland 30,3 Spain 30,7 New Zealand 31,0 Canada 31,1.

    Poland 34,3 United Kingdom 34,3 Estonia 34,7 Czech Republic 34,8 Portugal 35,2 Germany 37,0 Luxembourg 37,5 Slovenia 37,9 Hungary 39,1 The Netherlands 39,1 Norway 41,0 France 41,9 Austria 42,8 Finland 43,1 Belgium 43,2 Italy 43,5 Sweden 46,4 Denmark 48,2.

    Não tens muito por onde escolher. É menos de metade dos países do Leste e do Báltico. E é, logo, a parte pior, mais pobre e onde há menos oportunidades de negócios.

    Gostar

  12. LR's avatar
    6 Setembro, 2012 11:00

    Arnaldo,
    .
    1 – Tens a certeza que o caixa só ganha 500 euros? E tens a certeza que é o administrador que fixa o seu próprio vencimento? O accionista não terá uma palavra a dizer? Mas o que sugeres? Salários semelhantes para competências diferentes?
    2 – Por acaso não tens um gráfico que compare, no longo prazo, taxas de crescimento com carga fiscal?

    Gostar

  13. Mário Lobo's avatar
    Mário Lobo permalink
    6 Setembro, 2012 11:02

    coitados dos noruegueses e dos outros primos nórdicos deles…
    como é que há pessoas que lá aguentam com o sistema de impostos que eles têm.
    um diz “mata” o outro “prive-se de vida”… é seeeeeeeeeeeeempre a mesma lenga-lenga de que subir impostos afasta os capitalistas. sempre… e provas há? até há de contrário.
    o sr. buffet ainda há uns tempos dizia que nunca se investiu tanto nos EUA como quando o IRC (o seu similar, claro) era de 70%… vejam bem…

    Gostar

  14. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    6 Setembro, 2012 11:12

    Vem aí uma nova grelha tributária para o IRS com «concentração» de escalões…
    A minha dúvida é se essa ‘nova’ grelha de 4 ou 5 escalões (contra os existentes actualmente) está em ‘ciclo’ com as cada vez mais profundas divergências relativas à valorização e retribuição do trabalho?
    Porque continua a ser tabu (Passos repudia tabus – pelo menos para a RTP) discutir a tributação do património e taxas sobre transações financeiras?
    Ou vai surgir uma nova cantilena que mascara um agravamento da tributação do trabalho (IRS) sob o manto (rebarbativo) de inadiáveis ‘reformas estruturais’ ?
    Até quando o Governo pensa que podemos viver de expedientes e até onde aceitaremos acietar a mistificação?

    Gostar

  15. bairronovo's avatar
    bairronovo permalink
    6 Setembro, 2012 11:16

    Caro Luís Rocha,
    Grande ABÇ.
    Joaquim

    Gostar

  16. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    6 Setembro, 2012 11:16

    Parece haver muita gente (incluindo o Professor de Direito) que considera que ganha demasiado para aquilo que produz, e por isso mesmo aceita uma limitação no seu rendimento, e, porque é um adepto da doutrina social da igreja, ou seja adepto do socialismo disfarçado e mitigado, quer impor a todos os outros que ganham tanto ou mais do que ele, que sofram o mesmo castigo. Só que ele faz isso para ir para o Céu. Eu, e muitos outros não queremos ir para o Céu, nem ganhar as graças de nenhum Senhor. Não nos podem deixar tranquilos? Não, porque o socialismo é mesmo isto, impor aos outros aquilo que achamos “justo”.
    Não se queixem depois que os ricos fujam do país. E os que pensam que não há regimes fiscais menos vorazes andam a DORMIR ou veem demasiada televisão. E não é preciso ir para o Dubai.

    Gostar

  17. eirinhas's avatar
    6 Setembro, 2012 11:21

    Não sei quem é mais alarve.

    Gostar

  18. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 11:28

    1 – Qual acionista? O pequenino acionista que também é caixa ou o grande acionista que também é administrador? E sim, sugiro diferenças salariais decentes (igual a leques salariais reduzidos), como nos tais países do Báltico.
    2 – Está implícito. Em geral, os países que mais cresceram são os que têm cargas fiscais mais elevadas.
    Claro que há a diferença entre a europa e austrália, canadá, nova zelândia e estados unidos, mas (continuando a acreditar na heritage foundation, porque não?):
    despesa pública / défice
    Australia 33,1 / -6 Canada 44,1 / -13 Japan 42 / -13,9 New Zealand 42,8 / -11,8 United States 42,2 / -18,2

    Gostar

  19. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 11:40

    O socialismo é impor o que achamos “justo”. Mas o “liberalismo” dos bloguistas portugueses também é impor o que achamos “justo”. O que verifico ser comum a estes posso resumir da seguinte forma: os lucros devem ser máximos; os salários devem ser mínimos; e o estado não deve tentar redistribuir. Assim, não posso ser socialista, nem liberal. E ainda se queixam que não ganham eleições? É claro que o socialismo agrada a muito mais pessoas do que este liberalismo.

    Gostar

  20. jean coelho's avatar
    jean coelho permalink
    6 Setembro, 2012 11:50

    Talvez por ter nascido noutro país (França) em que os impostos sobre os rendimentos do trabalho e sobre a propriedade privada são altíssimos (sobretudo com a eleição do novo presidente, François Hollande), sempre achei que existe muito português a queixar-se “da suposta excessiva carga fiscal” excessivamente… Os impostos sobre os rendimentos são altíssimos nos EUA, Alemanha, França, Reino Unido, …

    Contudo, em Portugal o Estado usa e abusa dos contribuintes, dos seus rendimentos e sobretudo cobra impostos sobre algo que não lhe pertence (falo da propriedade privada e dos rendimentos pelo trabalho). Não interessa para nada as minhas convicções políticas, porque na qualidade de “independente” (não confio em nenhum partido) prefiro contribuir para o debate com ideias…. e por isso deixo aqui uma ideia/medida clara, que se eu fosse PM implementaria.

    Simplificar o IRS …. Ao nivel do IRS colocaria uma taxa de IRS única (20%), independentmente de se tratar de agregados com 800€ mensais ou 8000€ mensais de rendimento…. Existia sempre a progressividade, porque 20% num rendimento de 8000€ não é a mesma coisa que 20% sobre o rendimento de 800€. A progessividade estava assegurada e garantia-se um Estado “menos sugador de impostos”, em que “quem mais ganha paga mais em termos líquidos”, mas a taxa de imposto era igual para todos. Acabava com certos privilégios fiscais excessivos e com muitas isenções…

    É uma medida que eu acredito teria reusltados em Portugal

    Gostar

  21. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    6 Setembro, 2012 12:00

    “À esquerda e à direita, não faltam aplausos alarves a propostas acéfalas no sentido de vedar aos “ricos” os serviços de saúde, de educação, transportes públicos, etc. Eles têm de os pagar com língua de palmo, mas que nem sonhem em utilizá-los”. LR

    O autor do post deve estar a referirse a uns inexistentes paises siderais nomeados “neotontilandias”. Porque senao este parágrafo nao tem sentido.Eu suponho que…

    Gostar

  22. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Setembro, 2012 12:05

    Se Portugal é o quinto país da OCDE onde o fosso entre ricos e pobres é maior, estou de acordo com Freitas quanto à subida dos impostos para os mais ricos.
    Chamem-lhe socialismo ou o que quiserem.

    Gostar

  23. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    6 Setembro, 2012 12:14

    Olhe , olhe que nao e olhe para quem vai ser o total desmantelamento do estado social…mais sobre tudo vai haber culpados nesta aventura equinoccial?. Ja sei Rita la “cantaora”…
    .
    “Há poucos dias o representante da Comissão Europeia na troika disse aos sindicalistas com quem estava reunido que a responsabilidade do programa do governo era deste e não da troika, hoje vem Durão Barroso dizer que os países sob programa não podem desmantelar estado social. Estamos perante um caso de mentira governamental ou de cobardia institucional por parte da troika, o governo tem usado a troika para impor ao país uma agenda política que não foi a votos nem foi imposta por esta ou os técnicos da troika estão a fugir às responsabilidades agora que perceberam o que fizeram ao país?”
    Durao Barroso dixit “nao podem desmantelar estado social”. Bom sera que os neos também sao reconvertiveis. reciclaveis. Reparaveis. Incongruencias variadas.

    Gostar

  24. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 12:46

    Lembro apenas que, devido à nossa justíssima tributação, quase todas as empresas do PSI20 têm a sede alhures.
    .
    O XXI arrondissement de Paris situa-se em Londres. É para lá que se mudam os ricos de França. É no que deu a tributação do socialíssimo Hollande. O Cameron agradece. E, claro, a taxa de desemprego em França está no máximo de 13 anos. Acham que pára por aqui?
    .
    Há o «devia ser assim» e «o Mundo é assim». Quem acha que «devia ser assim» sem imaginar que «o Mundo é assim» está alheio da realidade. É um louco, segundo a definição canónica de loucura.

    Gostar

  25. Pencudo Sionista's avatar
    Pencudo Sionista permalink
    6 Setembro, 2012 12:49

    Socialismo – Os ricos são pobres mas vão para Paris viver à vara larga

    Bochecho/Freitismo – O Estado tira 1000 aos ricos e dá o rendimento mínimo ao jardineiro e empregada doméstica, ficando com 500 para alimentar a “máquina”

    Bom senso – O rico usa o dinheiro que lhe sobra para investir (gerar riqueza ) e algum para pagar ao jardineiro e empregada doméstica

    Neo-Liberalismo – não vigora em lado nenhum, geralmente usado pelos socialistas e quejandos para designar os que recusam o esbulho.

    Gostar

  26. Quico's avatar
    6 Setembro, 2012 13:00

    Gostar

  27. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 13:02

    Se subirem os impostos aos ricos, deixam de ter ricos. E todos ficarão mais pobres. Porque os ricos levarão o seu dinheiro e o seu talento para o gerar para outras paragens.
    .
    O Champaulimaud foi quase teso para o Brasil depois do 25 de Abril. Lá voltou a fazer um império, pois os bancos sabiam o que ele valia e deram-lhe crédito para começar. O que por cá deixou em socialíssimas mãos (banca, seguros e indústria) poucos anos estava na falência, acumulando prejuízos.
    .
    Por mim, se tivéssemos qualquer rendimento acima de 500.000 EUR anuais a pagar digamos 5% de impostos, ainda assim ganhávamos dinheiro. É que 46,5% de pouco é menos que 5% dos rendimentos dos franceses mais ricos, dos ingleses mais ricos e dos alemães mais ricos, que de certeza o iriam fazer tributar em Portugal.

    Gostar

  28. Fernando Costa's avatar
    Fernando Costa permalink
    6 Setembro, 2012 13:10

    Não é neo-socialismo, não é democracia cristã, não é solidariedade, não é partilha, não é, muito menos, inteligencia, cultura histórica ou capacidade de observação, Não é querer resolver os problemas. Não é procurar soluções, não é querer acabar com os pobres (imensa clientela partidária que urge aumentar)
    Todo este fascínio por “castigar os ricos” é algo de tão típico dos portugueses, que sempre serviu para políticos medíocres se promoverem e políticas desastrosas se efetivarem. É algo de tão antigo que serve de encerramento à obra mais ilustrativa e emblemática do espirito português. Os Lusíadas, não por acaso, terminam com essa palavra: inveja.

    Gostar

  29. JFP's avatar
    JFP permalink
    6 Setembro, 2012 13:15

    “aberração da progressividade”

    Está tudo dito . . .

    Gostar

  30. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 13:18

    Os ricos não fogem do país. Cá, os ricos são ricos porque são os que tiram partido do sistema, do compadrio, da corrupção e da falta de moral. Nos países decentes eles não seriam ricos. O Champas foi enriquecer ao Brasil. Não foi à Nova Zelândia, ao Canadá, à Suécia ou à Alemanha.

    Gostar

  31. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Setembro, 2012 13:29

    Na verdade, os ricos portugueses até são pobres ao lado dos ricos estrangeiros.
    Há que apoiar os ricos portugueses para não fazerem papel de pelintras ao pé dos ricos estrangeiros.

    Gostar

  32. BorNot2B's avatar
    6 Setembro, 2012 13:34

    O autor do “post” chama “neo-socialismo” à solidariedade humana e espírito cristão. Confunde estas qualidades com “ideias velhas e requentadas” e especula sobre a “alarvice” de quem as subscreva.
    Todavia, apesar da soberba das suas palavras, limita-se a expor ignorância (ou má fé), ao confundir conceitos, e superficialidade insensível num momento histórico de extrema gravidade. Quem assim pensa será um ser humano capaz?
    — 2012 – “boom” de vendas na Porche
    http://www.hispanicbusiness.com/2012/7/11/germany_luxury_car_sales_buck_economic.htm
    — População abaixo do limiar de pobreza:
    http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?c=po&v=69

    Gostar

  33. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 13:39

    Arnaldo Madureira,
    .
    Noto-lhe um toque de inveja. O Champaulimaud ou o Tomé Feteira tinham mais vvalor que eu e o Arnaldo, e as suas vidas disso dão testemunho. Eles enriqueceram os seus países de adopção, e não o nosso. Lembre-se disso.
    .
    Não guardo grande simpatia ao Champaulimaud ou ao Belmiro de Azevedo (e aqui estou a usar um grande eufemismo). Contudo, meu caro, deverá aquiescer que eles tinham talento acima do seu e do meu, eles e muitos outrso que se fizeram às suas custas.
    .
    Nem tudo é herdado. Herança sem talento normalmente esvai-se em alguns anos. A história recente disso dá testemunho em demasia. Se eu tivesse de escolher ser rico ou ter talento para o ser, decerto escolheria ter o talento.
    .
    Quando os idiotas escolhem o método em vez de resultados, nem os resultados vêm nem o método sobrevive. Eu até posso acreditar que professores e outros funcionários públicos sejam completamente alheios à realidade pelo imbecilismo do clube do dia 22. Contudo, 5% de 1000 sempre será maior que 46,5% de 50. E isso não é disputável. Pode disputar os 1000 ou os 50. Aceito isso. Mas olhe que uma experiência de 5%, conforme disse antes, não nos faria nada mal. E mais vale resultados que método.
    .
    Mais vale a cova que a gala toda.

    Gostar

  34. Rogério's avatar
    6 Setembro, 2012 13:47

    Eu gosto muito desta conversa de “ricos”. Visto que os ricos são pessoas que trabalham por conta de outrem.
    Portugal bateu no fundo, quando chama rico a um tipo que trabalha para outro e leva com (aprox.) 50% de limpeza no salário.
    Quando o imposto sobre capitais é mínimo. Esses ninguém fala.
    O que interessa é taxar o rendimento.
    Para pagar jantaradas com os amigos homossexuais do Piscoiso.
    R.

    Gostar

  35. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Setembro, 2012 13:48

    Está visto que os pobres são idiotas e e imbecis porque não sabem ser ricos.
    Amen.

    Gostar

  36. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Setembro, 2012 13:50

    Se calhar os pobres até são homossexuais.

    Gostar

  37. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 13:51

    Para os nossos amigos socialistas, os quais se revêem de certeza neste vídeo:
    .

    .
    Se a moda pega aqui em Portugal, tenho a certeza de que haverá um aumento do investimento.

    Gostar

  38. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    6 Setembro, 2012 13:53

    A bem da igualdade pah! Os da mala louis vuitton que votem com os pés junto com os da mala de cartão.

    Gostar

  39. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 13:57

    Rogério,
    .
    Aumente o imposto sobre capitais e deixa de haver capitais a pagar imposto. Só na Europa tem Gibraltas, as Ilhas Frísias, Guersey, e uma ilhota da Suécia, Malta e uma ilha na Grécia como paraísos fiscais.
    .
    Como sempre, quem acha que o método se sobrepõe aos resultados fica sem resultados e sem o tal método.
    .
    Se no entanto TODO O PLANETA resolver EM SIMULTÂNEO taxar os capitais À MESMA TAXA, a conversa muda totalmente de figura.

    Gostar

  40. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    6 Setembro, 2012 14:06

    Colaço e são quase todos pretos os entrevistados. Os outros são salafistas infiltrados ! E o Obama vai confiscar as armas todas aos evangélicos brancos, instaurar o comunismo islamita totalitário e levar todos a miséria.

    Gostar

  41. Rogério's avatar
    6 Setembro, 2012 14:07

    Francisco, repare numa coisa.
    Há uns anos os bancos cediam empréstimos (dados pela europa) para um empresário colocar o dinheiro no banco a render juro. O mesmo dinheiro era aplicado (não diria a rodos) para criar rendimentos de capital.
    Repare noutra coisa, só há poucos anos é que se começaram a ver colocação de obrigações em empresas privadas. Sporting, ZON, REN, Benfica, FC Porto etc.
    Isto é, quem tem e pratica o rendimento de capital, não é o zé que ascendeu ao cargo. Tenho as minhas sérias duvidas se esse dinheiro ganho com juro ou royalties se mantém em Portugal. Ou se é cobrado por qualquer imposto.
    Acredito que é possível criar harmonia no sentido de absorver o flow de capitais que não o dos rendimentos.
    Atualmente trabalhar não compensa. Eu vou passar para 14% IRS e se tiver aumentos ou for promovido, penso duas vezes.
    R.

    Gostar

  42. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 14:07

    Francisco Colaço
    Não confunda com inveja com a falta de consideração, que tenho mesmo, por quem é rico. Estou convencido que só excecionalmente é possível ser rico sem ser por meios fraudulentos ou imorais. Inveja, não tenho nenhuma. Aliás, não poderia invejar quem esteve na origem dos processos das famílias Sommer e Pinto de Magalhães. Ou os processos é que estiveram na sua origem!
    No último parágrafo, a referência a professores e outros funcionários públicos é alguma provocação?

    Gostar

  43. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    6 Setembro, 2012 14:37

    LR só mais uma coisa: eu não lhe chamaria neo-socialismo, mas NEOSOC tout court, para nos recordar o saudoso INGSOC.

    Gostar

  44. tric's avatar
    tric permalink
    6 Setembro, 2012 16:14

    Gostar

  45. Vivendi's avatar
    vivendipt permalink
    6 Setembro, 2012 16:14

    A equidade fiscal

    Era uma vez dez amigos que se reuniam todos os dias numa cervejaria
    para beber e a fatura era sempre de 100 euros.

    Solidários, e aplicando a teoria da equidade fiscal, resolveram o seguinte:

    – os quatro amigos mais pobres não pagariam nada;

    – o quinto pagaria 1 euro;
    – o sexto pagaria 3;
    – o sétimo pagaria 7;
    – o oitavo pagaria 12;
    – o nono pagaria 18;
    – e o décimo, o mais rico, pagaria 59 euros.

    Satisfeitos, continuaram a juntar-se e a beber, até ao dia em que o dono da cervejaria, atendendo à fidelidade dos clientes, resolveu fazer-lhes um desconto de 20 euros, reduzindo assim a factura para 80 euros.

    Como dividir os 20 euros por todos?

    Decidiram então continuar com a teoria da equidade fiscal, dividindo
    os 20 euros igualmente pelos 6 que pagavam, cabendo 3,33 euros a cada
    um. Depressa verificaram que o quinto e sexto amigos ainda receberiam
    para beber.

    Gerada alguma discussão, o dono da cervejaria propôs a seguinte
    modalidade que começou por ser aceite:

    – os cinco amigos mais pobres não pagariam nada;
    – o sexto pagaria 2 euros, em vez de 3, poupança de 33%;
    – o sétimo pagaria 5, em vez de 7, poupança de 28%;
    – o oitavo pagaria 9, em vez de 12, poupança de 25%;
    – o nono pagaria 15 euros, em vez de 18.
    – o décimo, o mais rico, pagaria 49 euros, em vez de 59 euros, poupança de16%.

    Cada um dos seis ficava melhor do que antes e continuaram a beber.

    No entanto, à saída da cervejaria, começaram a comparar as poupanças.
    – Eu apenas poupei 1 euro, disse o sexto amigo, enquanto tu, apontando
    para o décimo, poupaste 10!… Não é justo que tenhas poupado 10 vezes
    mais…

    – E eu apenas poupei 2 euros, disse o sétimo amigo, enquanto tu,
    apontando para o décimo, poupaste 10!…Não é justo que tenhas poupado
    5 vezes mais!…

    E os 9 em uníssono gritaram que praticamente nada pouparam com o
    desconto do dono da cervejaria.
    “Deixámo-nos explorar pelo sistema e o sistema explora os pobres”, disseram.

    E rodearam o amigo rico e maltrataram-no por os explorar.

    No dia seguinte, o ex-amigo rico “emigrou” para outra cervejaria e não compareceu, deixando os nove amigos a beber a dose do costume. Mas quando chegou a altura do pagamento, verificaram que só tinham 31euros, que não dava sequer para pagar metade da fatura!…

    Aí está o sistema de impostos e a equidade fiscal.

    Os que pagam taxas mais elevadas fartam-se e vão começar a beber
    noutra cervejaria, noutro país, onde a atmosfera seja mais
    amigável!…

    Gostar

  46. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Setembro, 2012 16:25

    Que cerveja é que eles estavam a beber?

    Gostar

  47. BorNot2B's avatar
    6 Setembro, 2012 16:26

    Sagres

    Gostar

  48. berto's avatar
    berto permalink
    6 Setembro, 2012 16:29

    Os ricos portugueses são piores que os outros ricos porque além de ricos são portugueses.
    Almada Negreiros escreveu originalmente burgueses em vez de ricos. O sentido é o mesmo, a frase é actual.
    E agora sem provocação: não se podem taxar os ricos senão os gajos desviam o dinheiro para o estrangeiro?
    O cacau já lá está, na sua maior parte.
    Será que um rico deixa de ser rico se o estado sacar, p.ex., mais 5% ao rendimento de cada um?
    Será que um rico é menos patriota que um pobre cidadão e que por isso não deve contribuir tanto como ele?
    Mas estamos a chamar rico a quem? A quem ganha mais de 10.000€ por mês? A quem ganha mais de 20.000€? Ao Soares dos Santos? Ao Amorim?
    Se um rico não paga tantos impostos como um cidadão vulgar é porque o rico é, afinal, pobrezinho, e o cidadão vulgar um rico escondido com os euros de fora?
    Se há um programa de recuperação da economia para cumprir em que TODOS, repito, TODOS, têm o dever de
    contribuir, estarei a ser invejoso? Neo-socialista? Freitista? Comunista? Ora foda-se…

    Gostar

  49. Rogério's avatar
    6 Setembro, 2012 16:32

    O Piscoiso bebe Super Bock.
    R.

    Gostar

  50. castanheira antigo's avatar
    castanheira antigo permalink
    6 Setembro, 2012 16:41

    A feroz perseguição que os governos aplicam a quem investe , trabalha e produz riqueza só pode ter resultados inversos aos pretendidos por estes governantes incompetentes e socialcorruptos .
    Tal politica afasta investimentos e actores economicos competentes ( no seu entender “os ricos” ) provocando desemprego e miseria .
    Falam , tais socialistas , nos países nordicos , esquecendo-se que nesses quase não há corrupção e que por cá quem enriquece através da corrupção são politicos e uma duzia de empresas a eles ligados .
    Para Portugal a única solução é retirar poder aos politicos , fazer leis simples , claras e universais , colocar o sistema de justiça a funcionar ( sem avental/maçonaria) e dar mérito a quem se esforça e trabalha . Tratar as pessoas como gente livre , independente e responsável e não como crianças como acontece há mais de 20 anos . Todos os socialismos acabam quando se acaba o dinheiro dos outros ( M. Tachter) . O socialismo português está a acabar mas ainda há muitos socialistas a estrebuchar e a pensar que a arvore das patacas realmente existe.

    Gostar

  51. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    6 Setembro, 2012 16:52

    Muita conversa balofa! Já chateiam mesmo! Como diz Medina Carreira essas vozes que andam para aí a falar sobre a RTP, foi pena não terem sido tão acutilantes e fervorosas na última década em que viram o país a cair na bancarrota! São respons+aveis pelo silêncio que tiveram então!

    Gostar

  52. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:19

    há aposentados a receberem 18000 euros (mensais) pela CGD!

    Vão fugir para onde e para quê se lhes aumentarem o IRS que é retido na fonte? Essa está mto boa!

    Gostar

  53. Rui Valente's avatar
    Rui Valente permalink
    6 Setembro, 2012 17:19

    Coitadinhos dos ricos 😦 , estou muito triste com estes ronaldinhos de outros futebóis, entre os quais vai boiando como rolha manhosa, o Freitinhas…Estou mesmo com vontade de chorar

    Gostar

  54. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:23

    é que neste país os mais “liberais” são os que mais recebem da mama do Estado. Era lindo é se com o seu dinheiro tivessem criado indústria em vez de andarem encostados ás aposentações pornográficas que recebem do Estado que tanto criticam quando se trata de aumentar os impostos. Claro que descontaram, e depois? Vamos fazer a continhas e comparar o total que descontaram com o que já receberam e o que previsivelmente vão receber ao longo da vida?

    Gostar

  55. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 17:24

    Há uns três, quatro meses, um meu amigo, dos muito ricos deste país, reconfirmou-me o que eu já sabia : “oh pá, a classe média é que vai pagar a crise, nós não !”
    ———————– Quase tenho a certeza que se Francisco Sá Carneiro fosse hoje PM, decidiria “medidas” iguais ou próximas do que Freitas do Amaral opinou sobre tributações aos mais ricos e, aos muito ricos.
    Certo-certo : FSCarneiro escolheria os melhores para constituir o governo e não uns “sobas” regionais e partidários.

    Gostar

  56. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:25

    a Suiça é rica porque o Estado paga até 1700 euros mensais de aposentação. Se querem mais vão ter com as seguradoras privadas que elas explicam-lhes como é.

    Gostar

  57. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:27

    os “liberais” portugueses são muito liberais para concursos feitos à media e para subsídios que cubram todo e qualquer risco, e o problema é que os governos os atendem pq eles fazem parte da boyzada.

    Gostar

  58. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:29

    qto à rtp estamos conversados pois ninguém precisa da rtp para nada e só esperemos que a pretexto da dita concessão não se vá criar mais uma ppp ou uma renda brutal idêntica à das eléctricas.

    Gostar

  59. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:35

    “Os que pagam taxas mais elevadas fartam-se e vão começar a beber
    noutra cervejaria, noutro país, onde a atmosfera seja mais
    amigável!…”

    Se no país (cervejaria) para onde vão não tiverem quem os empregue pagando-lhes esses honorários que lhes permitem pagar tanta cerveja, ou quem lhes compre regularmente o produto que faz deles homens ricos, népias!

    Gostar

  60. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:39

    ou seja: essa historieta engraçadita aplicar-se-á a muito poucos que têm alta competitividade internacional, e não sei porquê tenho a sensação que não são os quem vêm para aqui protestar nem os que fazem um ruído tremendo face à proposta do Freitas (e que o Cadilhe já tinha feito anteriormente).

    Gostar

  61. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 17:39

    Já escrevi no Blasfémias : a grande maioria dos empresários tugas são uns mostrengos desumanos !! — os assalariados que se lixem !…
    Não criam riqueza regional, nem para o país. Não evoluem. As fortunas de muitos deles, cresceram com dinheiro do Estado indevidamente –ou nunca !– aplicado. Óbvio : votarão sempre no partido “melhor colocado” para vencer as legislativas…
    …E hoje, a “crise” (que a pressentem só de soslaio) não prejudica as suas vivências pessoais, familiares, sociais.

    Gostar

  62. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:42

    porque nos dias que correm mesmo tendo alta competitividade internacional não é de todo garantido que abandonando o lugar vão conseguir igual áquilo que cá têm. Para além de enorme chatice de que lá fora quem tem um olho não é rei…

    Gostar

  63. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:44

    há gente que cá recebe honorários pornográficos como gestores e administradores que se forem lá para fora ninguém lhes dará trabalho. Ponto final.

    Gostar

  64. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:47

    ou (unicamente os melhores) se conseguirem trabalho receberão 1/5 ou menos do que cá ganham como administradores do Estado.

    Quanto aos “tubarões” mandem-os lá para fora a ver o que conseguem. O Horta e Costa teve logo uma depressão mal se confrontou com um mercado aberto sem almofadinhas por todo o lado.

    Gostar

  65. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 17:50

    e que eu saiba o Lloyds não está nada de boa saúde, mesmo agora c uma administração multicéfala para compensar o esgotamento do CEO português…

    Gostar

  66. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 18:07

    trill,
    O actual chief executive do Lloyds Bank é o António Horta-Osório e não Horta e Costa.

    Gostar

  67. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 18:13

    Esqueci-me do momento em que Freitas do Amaral passou um “diplomático” atestado de incompetência e de incultura aos actuais (e anteriores) governantes, recomendando-lhes que lessem “os clássicos”, não só filósofos romanos…– na mouche !!
    (Há muita rapaziada e “raparigada” que chegam ao poder autárquico e governativo de ânimo leve… E para se recomporem do “susto”/dimensão e exigências do cargo, levam tempo e mais tempo…).

    Gostar

  68. Bolota's avatar
    6 Setembro, 2012 18:23

    Hoje, pelas 21.15h, estarei em debate no Vice-Versa na RTPinformação.

    Isto é de uma caganeirice atroz, como se o qu eele vai dizer fosse importantissimo
    Sabem quem escreveu??? Carlos Abreu Amorim.Para completar o ridiculo, desliga os comentarios.
    São estes politico que enxameiam a nossa vida politica.
    Em Baleizão, diz-se CAGANEIRICE
    Quanto ao Amaral…faz parte do grupo do CAA, só merda

    Gostar

  69. LR's avatar
    6 Setembro, 2012 18:45

    Caro MJRB,
    .
    “Já escrevi no Blasfémias : a grande maioria dos empresários tugas são uns mostrengos desumanos !! — os assalariados que se lixem !…
    Não criam riqueza regional, nem para o país. Não evoluem. As fortunas de muitos deles, cresceram com dinheiro do Estado indevidamente –ou nunca !– aplicado. Óbvio : votarão sempre no partido “melhor colocado” para vencer as legislativas…”
    .
    Parece-me que o meu Amigo está a tomar a parte (construtoras e afins) pelo todo. Quem acha você que cria a pouca riqueza que ainda se vai gerando neste País? A este propósito, leia a minha posta abaixo sobre a indústria do calçado.

    Gostar

  70. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 19:14

    Caro LR,
    Acertado o seu post sobre a indústria do calçado. Tem evoluído, cria riqueza e emprego, soube escolher óptimos criadores/designers, impõe-se em mercados competitivos e bastante exigentes (moda, jet-set internacional), é um excelente cartão de visita tuga. Do melhor que se deve trazer de Portugal para oferecer a pessoas com um estatuto social e cultural elevado, é…uma garrafa de Vinho do Porto e uns sapatos bem desenhados e manufacturados.
    (Obviamente não esquecendo que durante muitos anos, bastante “dinheirinho” foi depositado nas contas bancárias e arrecadado nos cofres caseiros, à custa de mão-de-obra infantil, note-se, após lei punitiva para quem a “empregasse”. Adiante).
    Refiri-me não a todos (nem especificamente aos “construtores e afins”), mas à grande maioria dos empresários tugas, efectiva e consabidamente mostrengos e desumanos para com os seus assalariados. Provas não faltam, assim foi durante décadas, assim é hoje e certamente amanhã. Pena que o Tribunal do Trabalho seja “lento”, a PGR molenga, o Ministério do Trabalho indigente, a justiça cirurgicamente actuante conforme os casos e figurões…

    Gostar

  71. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 19:14

    Caro LR, é hora dos portugueses preparem uma nova moeda, logo que a economia portuguesa estabilize e comece a apresentar saldos orçamentais decentes. O euro está com o fim á vista e Portugal deve antecipar-se. E quanto mais depressa preparar uma nova moeda, melhor.

    Um abraço.

    Gostar

  72. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 19:36

    anti,
    Se com nova moeda tuga “logo que a economia portuguesa estabilize” (quando ????), quanto tempo demoraria a impôr-se externamente nos mercados, na banca, nas bolsas ?
    Portugal, sair do Euro antes de este “acabar” ? Quais as consequências imediatas e a longo prazo ?, com uma nova moeda tuga incipiente, fraca, com recepção internacional implacável e não condescendente nem “amiga” ?

    Gostar

  73. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 19:48

    Caro MJRB, quando a Alemanha sair do Euro, vai ver com quantos paus se faz uma canoa. Um dia destes volto ao tema. Mas relembre o que já aqui escrevi. Uma nova moeda portuguesa, com um Banco Central verdadeiramente independente. Quando a crise cambial a sério vier, até esta nova moeda portuguesa será considerada quase como um novo franco suiço. eheheheh
    .
    .
    Para os mais desatentos: http://tinyurl.com/bnuybwd

    Gostar

  74. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 19:54

    MJRB
    Posted 6 Setembro, 2012 at 18:07 | Permalink

    exactamente.

    quanto ao escudo-tuga-novo-fanco-suiço deixa-me rir.

    O anti é tipo com uma certa piada.

    daqui a uns tempos não vai haver $$$ para pagar essas aposentações de luxo dos magistrados, catedráticos e diplomatas – nem falo das de “ultra-luxo”, como aquelas que valem 2 ou 3 vezes as desses e que são um insulto aos portugueses.

    Gostar

  75. trill's avatar
    trill permalink
    6 Setembro, 2012 20:01

    ao anti vai aqui vai ali, pelo camonho ignora a necessidade de haver pelo menos um bom exemplo, um bom aluno, e ignora as coisas evidentes que são devido a questões estruturais que se prendem com a educação por estes lados propagada pelos doutores das cc das educação, Portugal não vai ter competitividade nas próximas décadas. Partindo do princípio que a educação vai mudar radicalmente o que é pouco menos que irrealista, dado que os doutores das cc da educação – e seus múltiplos discípulos e variantes – não largarão a presa.

    Depois há os penduras ultra-liberais, sempre pendurados no orçamento do Estado, que atribuem a falência do lugar ao Estado Social ignorando todas as grandes obras que custaram 5, e 6 vezes mais do que o previsto, as ppp e as rendas, e que estão aí bem juntinhos ao/no poder. Porque competitividade e risco é para os outros já que estes ultra-liberais tugas só arriscam com boas almofadas feitas do orçamento de Estado, presente e futuro.

    Gostar

  76. LR's avatar
    6 Setembro, 2012 20:03

    Caro Anti-Comuna,
    .
    Seja bem(re)vindo. Não sei se iremos ou não ter nova(s) moeda(s). Eu agora estou é preocupado com o pós-eleições americanas. Palpita-me que depois delas virá por aí um tsunami, que a dívida daqueles tipos é mais insustentável que a europeia.

    Gostar

  77. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 20:07

    As dívidas não se pagam, gerem-se.

    Gostar

  78. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 20:09

    Arnaldo Madureira,
    .
    Muitos enriqueceram com trabalho honesto e duro. Se o Arnaldo não o conseguiu fazer, ao menos admire-os.
    .
    Quanto à alusão a professores e outros funcionários (desfuncionais na maioria) públicos, não é uma provocação. É um facto.

    Gostar

  79. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 20:18

    Caro anti, 19:48,
    Vc. já jantou, soube-lhe bem, está com óptima disposição e “fé” na nova moeda tuga excepcionalmente “acarinhada” e entendida por “um Banco Central verdadeiramente independente”(??) após…a saída da Alemanha do Euro…
    De caras : “até essa nova moeda portuguesa será considerada quase como um novo franco suíço.” Para já faltam as condições para a moeda. Depois, o “quase”. A seguir, também “de caras”, o temor e desorientação doutras moedas perante, quem sabe, uma moeda com o manguito do Bordallo…

    Gostar

  80. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 20:20

    LR,
    .
    Outubro. Diz-se por aí no meio financeiro americano que vai haver uma outra Quinta-Feira Negra. Estas previsões têm a propriedade de se verificarem por susto.
    ,
    MJRB,
    .
    O MJRB é lisboeta, não é?
    .
    Nota-se. Empresário que vive encostado ao Estado ou é construtir civil ou é lisboeta. O resto do país desenrasca-se, inova, compete e ganha o seu pão com o suor do seu rosto.
    .
    Não me venha é dizer aos empresários que lutam na pior liça que conheço «you didn’t build that». Isso é coisa de quem acrescenta cinco milhões de milhões de dívida, e ainda anda a lançar flâmulas de defensor do sonho transcontinental.

    Gostar

  81. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 20:29

    FColaço,
    Essa, é novidade para mim : quem, noutras zonas do país, pensa e conclui de modo idêntico, “é lisboeta”… Nota-se o quê ?
    Outra, sua : “empresário que vive encostado ao Estado ou é construtor civil ou é lisboeta. O resto do país desenbrasca-se, inova, compete e ganha o seu pão com o suor do seu rosto”. Vocêm tem vivido incomunicável nas Berlengas, para pensar assim ?
    N : nunca vivi nem viverei “encostado ao estado”. Não é vc. que me vai informar como vive a população fora de Lisboa ou do Porto.

    Gostar

  82. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 20:29

    Arnaldo Madureira,
    .
    «As dívidas não se pagam, gerem-se.»
    .
    Há cento e noventa mil milhões de argumentos a 4,5% ao ano contra essa afirmação.
    .
    Mais uma de um (de certeza) desfuncional público. Haja paciência.
    .
    Sabe que como paga juros de uma dívida eterna está a pagar investimentos falhados com reporte inferior a um e que já nem funcionam (máquinas de construção entretanto retiradas, por exemplo, escolas entretanto encerradas, mil e um arranjos e arranjinhos de centros de cidade entretanto remodelados)? Já pensou nisso? Está a pagar juros ao ano até daquilo o que já não usa nem existe.
    .
    Pense nisso se puder raciocinar que todo o mês de Janeiro sai directamente ao estrangeiro para pagar coisas de que eu e o Arnaldo simplesmente já nem nos lembramos. Porque a dívida não foi paga. Foi gerida. Eufemisticamente, foi continuada a irresponsabilidade, o regabofe, a estultícia, a prodigalidade, a ganância.
    .
    Políticos corruptos, povo ignaro, funcionários agarrados e fornecedores gananciosos fizeram deste Estado uma singularidade, destinada a crescer e a engolir todo o universo, até que este mesmo Estado colapse por causa dessa mesma gula.

    Gostar

  83. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 20:35

    ” Para já faltam as condições para a moeda.”
    .
    .
    Quem quer a bolota, trepa. Não está á espera que os outros venham dar as condições aos portugueses.
    .
    .
    Depois, quando a Alemanha sair do euro, ou ameaçar sair, que vai dar ao mesmo, venha cá contar-me uma estória de uma moeda nas mãos dos políticos. ehehehehh
    .
    .
    Eu nestas coisas pensa para daqui a uns anos, não para amanhã. Para amanhã penso em comer tento ou mais do que o vou fazer agora. E agora vou jantar, um abraço.

    Gostar

  84. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 20:37

    “Palpita-me que depois delas virá por aí um tsunami, que a dívida daqueles tipos é mais insustentável que a europeia.”
    .
    .
    Eu não sei o que irá acontecer, mas sei que aquilo pode estar por um triz. Das duas, uma. Ou dá em Japão ou em Zimbabué. Se der em Zimbabué, vai ser bué divertido ver o colapso do sistema financeiro… Internacional. ehehheheh
    .
    .
    Vamos vendo, caro LR. Para já está tudo convencido que vem aí a salvadora inflação. Eu é que ainda não estou totalmente convencido que venha para onde eles querem. Mas vai-se vendo.
    .
    .
    Abraço.

    Gostar

  85. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 20:38

    MJRB,
    .
    Informe-se. Gostaria que acusasse o sector de calçado de ser composto apenas por gananciosos. Faça isso à frente do dono da Procalçado, em Gaia, e vai sair em lágrimas. Acuse todos os empresários de serem malandros encostados ao Estado ao ver a actividade e a lista de clientes da Socem, em Aveiro.
    .
    Muitas fortunas se fizeram com horas e horas de trabalho esforçado, criando empregos. Muitos empresários chegam antes dos empregados e saem depois, levando ainda trabalho para casa. Um empresário da área da cerâmica disse-me ter acordado várias vezes em pesadelos, pensando: «estou falido!» Felizmente não estava, mas esse era o seu maior medo.
    ,
    Os seus estatilíssimos e socialíssimos heróis não criam postos de trabalho, encostam-se ao Estado. Talvez o MJRB tenha os amigos errados (e diz-me com quem andas…), mas acredite que a grande parte das empresas do país cresce por mérito e não por cunha. Excepcione-se é claro emperreiteiros (grafia intencional) e capitalistas (de Das Kapital) lisboetas.

    Gostar

  86. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    6 Setembro, 2012 20:39

    And THEY DID BUILD THAT!

    Gostar

  87. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 20:49

    Para os que comem bolos, depois não digam que foi aqui que primeiro leram o alerta para isto: http://tinyurl.com/cku2yqu
    .
    .
    Portugal tem que se antecipar, não pode estar á espera de milagres. Os milagres fazem-nos os portugueses, todos os dias, nos seus empregos, nas suas casas, etc. Não está à espera que venha um camone dizer-lhe o que deve fazer para viver a sua própria vida. E evitar problemas. É hora dos portugueses começarem a anteciparem problemas não irem a reboque dos acontecimentos, que nos levou a este estado a que chegamos.
    .
    .
    O Euro prepara-se para morrer. Agora é uma questão de tempo.
    .
    .
    Não se esqueçam de relembrar quem vos disse primeiro aqui o que vai acontecer. 😉

    Gostar

  88. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Setembro, 2012 20:50

    Ah! Lembram-se de vos dizer que em último caso, poderiamos ter uma guerra na Europa? Quem se lembrar das minhas últimas mensagens, sabe do que estou para aqui a alertar. Gulp!

    Gostar

  89. MJRB's avatar
    6 Setembro, 2012 20:53

    FClaço,
    Se quiser, leia o meu comentário (19:14) sobre a indústria do calçado.
    Também sobre o labor dos empresários (eu prefiro certo tipo de bons e honestos empresários), vc. não me informa sobre nada.
    Não tenho amigos –Amigos a sério– errados. Mas por vezes discordamos. Tenho muito cuidado com as companhias.
    “Emperreiteiros e capitalistas (de Das Kapital)”, há-os não só em Lisboa.

    Gostar

  90. BorNot2B's avatar
    6 Setembro, 2012 21:04

    Este post anda a engolir comentários?

    Gostar

  91. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    6 Setembro, 2012 21:13

    Francisco Colaço
    Quem escreve desfuncional é o quê?

    Gostar

  92. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Setembro, 2012 21:25

    Uma dúvida, uma discordância e uma certeza.
    A DÚVIDA:
    “…lançar o estigma da culpa sobre quem aufere altos rendimentos, com os habituais epítetos que geram palmas fáceis da populaça, mas jamais equacionando eventuais méritos dos visados.”
    Não percebo porque é que um qualquer gestor do Estado que executa o mesmo trabalho de um gestor privado (por exemplo, a nível da banca) é massacrado pela opinião liberal. Ao mesmo tempo, a opinião liberal não gosta que os portugueses se incomodem com rendimentos absurdos de quem nunca provou nada a não ser um bom encosto, normalmente político.
    A DISCORDÂNCIA:
    “À esquerda e à direita, não faltam aplausos alarves a propostas acéfalas no sentido de vedar aos “ricos” os serviços de saúde, de educação, transportes públicos, etc.”
    Não me apercebo desses aplausos alarves. Aliás, o que vejo muitas vezes é os liberais manifestarem o seu pretenso lado humanista e eles próprios dizerem que quem pode deve pagar mais nos serviços de saúde, etc. A esquerda não defende isso.
    A CERTEZA:
    “E quando os “privilegiados”, os “muito privilegiados” e os “tubarões” decidirem sair em massa, quanto cairá a receita de IRS?”
    Vão para onde, LR? Desta tenho eu a certeza: não saem de cá porque não conseguem ganhar a mesma coisa em lado nenhum. Não falo dos empresários que “deslocalizam” os rendimentos. Refiro-me aos tais cavalheiros cheios de méritos que nunca ninguém viu, mas recebem que se fartam. É que, por cada um que saísse, poderiam vir dez, designadamente daqueles que o Passos Coelho mandou embora.

    Gostar

  93. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Setembro, 2012 23:58

    Este génio bem pago também diz “que o acréscimo de meia hora extra de trabalho, outra das medidas anunciadas pelo Governo para 2012, peca por ser pouco” e “É uma medida excelente para aumentar a produtividade.”
    Meia hora de trabalho a mais, aumenta a produtividade… nem que se produza o mesmo por hora. Genial!
    Se calhar, também vai fugir.
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=32301

    Gostar

  94. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    7 Setembro, 2012 01:07

    .
    Pois é. Foi pena ter-se dado — sempre — tanto espaço para as pessoas que não queiram trabalhar, para a produtividade em Portugal…
    Todos os sectores foram afectados pela colocação apenas por favorecimenro — a chamada “cunha” — de pessoal desqualificado.
    Mais uma doença bem portuguesa que, espantosamente, ainda se verifica,
    .

    Gostar

  95. André's avatar
    André permalink
    7 Setembro, 2012 08:50

    Um dos fundadores do CDS é socialista?! Essa para mim é nova. Mesmo com ele a andar muito ligado ao PS, continuo a considerá-lo um homem ligado aos seus ideais, que decerto não são socialistas. Ou esquecemo-nos de quem defendeu muitas privatizações?

    Gostar

  96. Monti's avatar
    Monti permalink
    7 Setembro, 2012 09:09

    China e Rússia: O Próximo Colapso
    Por cá, no pasa nada: “corrupção”
    Que segundo Lady Puppet DCIAP, Miss Cândida, não haverá por cá.
    Monti
    06/09/2012
    Jackson Diehl, editor do Washington Post, considera que nem o presidente Obama nem o challenger Mitt Romney estão avisados nem preparados para o próximo colapso económico e político da China e da Rússia. Para o editor do Washington Post, é crescente “a evidência de que a aparente estabilidade na Rússia e na China é insustentável. Por razões semelhantes, os dois estados esgotaram seus atuais sistemas políticos e económicos. Os seus governos têm-se tornado mais rígidos e estão {atolados na corrupção”. Assim, “é provável que uma ou ambas as potências mundiais vão passar por uma crise económica e uma dramática transformação política. Quando e como isso vai acontecer é o mais importante ‘desconhecido conhecido’ que se coloca, durante o próximo mandato presidencial, a Barack Obama ou Mitt Romney.
    The Coming Collapse: Authoritarians in China and Russia Face an Endgame
    Russia and China—either (or both) could collapse soon. Yet neither the president nor his challenger seem alert to, or prepared for, such a possibility. Jackson Diehl

    Gostar

  97. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    7 Setembro, 2012 10:58

    MJRB,
    .
    Emperreiteiros ou lisboetas, disjunção.
    Emperreiteiros e liboetas, conjunção.
    .
    Eu referi sempre emperreiteiros ou lisboetas. Não emperreiteiros e lisboetas.

    Gostar

Trackbacks

  1. não há terceira via « BLASFÉMIAS
  2. Da progressividade dos impostos « Fuga de Ideias

Indigne-se aqui.