Saltar para o conteúdo

Proposta: Baixar a TSU aos trabalhadores para estimular o consumo

30 Setembro, 2012

Um dos argumentos de Miguel Frasquilho contra a TSU é que faria aumentar o desemprego porque o efeito via queda do consumo seria maior que o efeito da redução da TSU para as empresas:

.

Logo, os potenciais (embora acredito que muito reduzidos na actual conjuntura) efeitos para o emprego resultantes da descida da TSU para as empresas seriam mais do que compensados com a subida do desemprego resultante da retracção da procura (daí que, em geral, os empresários se tivessem manifestado contra uma medida que, em teoria, os beneficiaria).

.

Este argumento é notável porque, a ser assim, devemos fazer ao contrário: baixa-se a TSU para os trabalhadores para estimular o consumo e aumenta-se a TSU para as empresas para financiar a medida. Como os efeitos no consumo são mais importantes, o desemprego baixa.

50 comentários leave one →
  1. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    30 Setembro, 2012 15:41

    Logo, as únicas alternativas que arranja é contrapor uma asneira a outra. Deixe lá, que, pelos vistos, o governo vai pelo mesmo caminho.

    Gostar

  2. Karlos Marques's avatar
    Karlos Marques permalink
    30 Setembro, 2012 15:58

    Mas esperaria alternativas do JM porquê? Será ele economista? Tem alguma habilitação especial para tal? Claro que não.

    Gostar

  3. Sebastien De Vries's avatar
    Sebastien De Vries permalink
    30 Setembro, 2012 15:58

    É … o empresário é aquele tipo que contrata sempre…quando lhe baixam os custos; e se financiassem os nosssos empresários para saírem daqui? …eles iam. E o Frasquilho, o Montenegro, o puto Menezes, o Feio, o Magalhães? Iriam ao IEFP?

    Gostar

  4. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    30 Setembro, 2012 16:10

    «quanto mais se baixa,
    mais se lhe vê o cu»

    Gostar

  5. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Setembro, 2012 16:15

    Trinta e Três,
    Procure no Dicionário da Língua Portuguesa o significado do termo “ironia”.

    Gostar

  6. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    30 Setembro, 2012 16:19

    TSU e cú até rimam.
    É o novo interesse poético do Miranda.

    Gostar

  7. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2012 16:23

    “Este argumento é notável porque, a ser assim, devemos fazer ao contrário: baixa-se a TSU para os trabalhadores para estimular o consumo e aumenta-se a TSU para as empresas para financiar a medida”
    .
    quem é o responsável pelo negocio das transferência do fundos de pensões da banca!!?? é que o negócio é absolutamente ruinoso para o estado…como se está a verificar!!?? TSU…o fundo de pensões da banca deve ser imediatamente renegociado…

    Gostar

  8. João Santos's avatar
    João Santos permalink
    30 Setembro, 2012 16:25

    A TSU foi à vida. Arranjem outra maneira de fornicar quem trabalha.

    Gostar

  9. João Santos's avatar
    João Santos permalink
    30 Setembro, 2012 16:25

    A TSU foi à vida.
    Arranjem outra maneira de fornicar quem trabalha.

    Gostar

  10. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2012 16:28

    renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???renegociação do fundo de pensões da banca!!!???…e da divida…é uma medida equivalente à TSU…

    Gostar

  11. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    30 Setembro, 2012 16:45

    João Santos, Posted 30 Setembro, 2012 at 16:25 | Permalink
    A TSU foi à vida. Arranjem outra maneira de fornicar quem trabalha.
    Não tenha dúvida. Alguém vai ter que o fazer.
    Até à ingovernabilidade completa ainda vamos ver quem tudo critica fazer melhor.
    As ruas voltarão a estar agitadas, talvez mas com outra gente.
    Esperemos então mais um bocadinho.

    Gostar

  12. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2012 16:45

    afinal os estudos do fundo de pensões da banca foram feitos pelo mesmo pessoal que fez o orçamento de 2012…

    Gostar

  13. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2012 16:50

    o Tribunal de Contas serve para quê!!?? o Banco de Portugal !!?? que deixaram passar o ruinoso negócio para os contribuintes portugueses!!!?? e o FMI em vez de ajudar só anda a promovêr ruinosos negócios, como sempre !!?? e os Xuxas que se calaram bem caladinhos…quem fez o estudo!!??

    Gostar

  14. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 17:05

    Depois do que se passou nas últimas semanas, hoje Portugal é como… http://tinyurl.com/9k5kurm
    .
    .
    E só resta aos com sanidade mental: http://tinyurl.com/9ozoqfh

    Gostar

  15. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    30 Setembro, 2012 17:17

    .”..Ao que tudo indica, o povo em protesto não quer aumentos de impostos e, em simultâneo, não quer a redução na despesa que compensaria a manutenção dos impostos tal como estão ou estavam. O povo pretende a expulsão da troika e não se encontra minimamente preparado para a penúria que a partida da troika implicaria. O povo rejeita a austeridade sem perceber que a alternativa é uma austeridade maior e menos meiga. O povo está contra o Estado e vive apavorado com a ideia de que o Estado recue nas suas vidas. O povo insulta o Governo que desastradamente tenta corrigir as contas públicas embora não deseje que as corrija com acerto, nem dedique grandes insultos aos governos que deliberadamente transformaram as contas públicas na ruína actual”. Alberto Gonçalves. DN.
    O povo saberá encontrar o seu caminho. Na fossa.
    “Afasta-te dos embusteiros, em cada palavra escondem a demagogia, em cada palavrão confessam a impotência. Eles tecem armadilhas à tua frente e são peritos em te atirar para a fossa onde te arruinarás de vez”.

    Gostar

  16. Trinta e três's avatar
  17. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    30 Setembro, 2012 17:21

    Ironia, Joaquim Amado Lopes? Se é empresário, espere pela pancada.

    Gostar

  18. lfm's avatar
    30 Setembro, 2012 17:31

    não sabem fazer o que é suposto

    Gostar

  19. A. R's avatar
    A. R permalink
    30 Setembro, 2012 17:32

    … e a procura aumenta. Notável!

    Gostar

  20. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    30 Setembro, 2012 18:16

    Miranda
    O seu argumento irónico até se concretizava se as pessoas usassem o aumento de rendimento para comprar produtos nacionais, o que nao funciona por estarmos na UE. Mas se encontrarmos forma de produzir bens interessantes, como os agrícolas e piscicolas, começávamos a resolver o problema. Infelizmente desde os anos de Cavaco que destruímos o que tinha sobrado de setor primário, depois da deriva comunista pós revolução, que já havia feito uma considerável razia. Infelizmente com a ministra Cristas a dar cheques a quem não produz ou a distorcer a concorrência não me parece que vamos lá.
    .
    Do Frasquilho estive a ler e recordo-me da proposta dele de choque fiscal, e era por via do IRC que pretendia estimular a criação de empresas. Dessa forma premiava os melhores, ao contrario da TSU que trata todos pela mesma bitola.
    Era um imposto e com isso dava ferramentas ao governo para agir (10% de 1000 M€ é mais que 26,5% de nada). Algum desse lucro era redistribuído pelos geradores do mesmo (esta até o anti-comuna deve apoiar), e de caminho parava de injectar dinheiro na segurança social que o redistribui a torto e a direito.
    .
    Por ultimo, com uma iniciativa privada pujante, em que o esforço é compensado, resolvia-se ainda um outro problema
    para muita gente, pois era possível diminuir drasticamente a função publica, com muitas pessoas a saírem. É claro que as competências atuais no Estado iriam passar para o privado, ficando este apenas como regulador.

    Gostar

  21. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 18:29

    “Do Frasquilho estive a ler e recordo-me da proposta dele de choque fiscal, e era por via do IRC que pretendia estimular a criação de empresas. Dessa forma premiava os melhores, ao contrario da TSU que trata todos pela mesma bitola.”
    .
    .
    Infelizmente, não para o Frasquilho, mas para o país, o TC veio acabar de vez com o sonho de um “choque fiscal” como o do Miguel Frasquilho. Só ele, o Miguel Frasquilho, ainda não percebeu. Mas devia, porque ele perdeu esta batalha. Para mal do país.
    .
    .
    O Frasquilho está também a cometer um erro de palmatória. A única proposta viável era a do governo. Por muito que ele se oponha (e eu sei o que ele pretende e estou de acordo com ele, em especial na questão da falta de investimento de capital intensivo) ele está errado. Não existe nenhuma proposta viável á que o governo propôs. E todas as outras, agora quando antes era um problema de cortes na despesa, são mais aumentos de… Impostos. O contrário do que ele próprio deseja para aumentar a tal produtividade. Em vez de cortes salariais.
    .
    .
    O Frasquilho anda a dar tiros nos pés. Infelizmente.

    Gostar

  22. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    30 Setembro, 2012 18:43

    Há que extinguir o TC

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 19:12

    Há aqui uma dúvida que me apoquenta. Se a descida da TSU é assim tão má, porquê que alguns que se manifestaram contra ela, e andam a deslocalizar produção para a Ásia? Era uma boa pergunta para fazer a estes empresários. eheheheheh

    Gostar

  24. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    30 Setembro, 2012 19:30

    A descida da TSU era e é má porque tira dinheiro a quem trabalha (públicos e privados) e dá à segurança social que vai manter quem não trabalha (eram 500 M€ de privados e ñ sei qt de públicos).
    Se o modelo que queremos ter é de menos Estado (pelo menos é o que apregoam), então mais vale ir nesta fase a impostos reversíveis (IVA, IRS), naquilo que é possível, e o mais rápido possível voltar a baixá-los (ou seja, assim que a tia deixar, talvez depois de Espanha ter ido ao castigo e França começar a ter um desemprego à socialista).
    E nao tendo a almofada extra na SS, o rapaz da Mota que comece a meter o pescoço no cepo, e a cortar no diluviu de dinheiro que aquele ministério distribui como se fosse a Noruega.

    Gostar

  25. tric's avatar
    tric permalink
    30 Setembro, 2012 19:30

    “Há aqui uma dúvida que me apoquenta. Se a descida da TSU é assim tão má, porquê que alguns que se manifestaram contra ela, e andam a deslocalizar produção para a Ásia? Era uma boa pergunta para fazer a estes empresários. eheheheheh”
    .
    venha mas é o orçamento rectificativo dos ilumatis…cuja receita que previam era igual à pevisão tiveram com a TSU…

    Gostar

  26. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    30 Setembro, 2012 19:35

    O João Miranda não tarda a propor o fim da TESU, nem que seja só ironicamente.

    Gostar

  27. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    30 Setembro, 2012 19:36

    Anti-comuna,

    Sendo você um homem dos factos, agradeço que informe todos os utilizadores deste blog quais os países em que a transferência da TSU dos trabalhadores foi implementada, qual o ano em que isso aconteceu.

    Agradeço ainda que nos informe como é que medida tão brilhante como esta, que os nossos “ignorantes” empresários não perceberam. Aliás, permita-me acrescentar, que muitos dos nossos “ignorantes” conselheiros de estado não perceberam… sim porque ficámos a saber este fim de semana que os nossos conselheiros de estado não passariam do primeiro ano de economia do curso ministrado pelo Sr. António Borges… hahahahah

    Mas ia eu a dizer, agradeço ainda que nos informe, sendo esta uma medida tão extraordinária, por que motivo não foi ainda implementada em toda a zona Euro como forma de aumentar as exportações?

    Será que todos os governantes da zona Euro são todos ignorantes? Chumbavam todos, todos, todos no primeiro ano de economia do curso onde leciona o Sr. António Borges?

    Por último, deixo mensagem a quem disse que bastava os patrões subirem 5.25% nos vencimentos para compensar a subida da TSU…

    Vamos a contas? Para simplificar, esqueçamos a questão do IRS agora.

    Cenário A
    Um trabalhador comum que aufira 1000 euros.
    Descontando 11% para a segurança social,
    Vencimento líquido: 1000/1,11=900,90 €

    Cenário B
    Um trabalhador que aufira 1000 euros brutos.
    Levou um aumento de 5.025%
    Passa a auferir 1052,50 €
    Descontando 18% para a segurança social,
    Vencimento líquido: 1052,50/1,18=891,95 €

    Sem comentários.

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 19:46

    Escusam de vos multiplicar com tantas alcunhas. Uma e chega. ehehehheeh
    .
    .
    Usem uma que as resntantes sofrem do mesmo problema.
    .
    .
    Para o Carlos, se gosta tanto de factos como eu, vai-me desculpar, mas o seu Excel precisa de ser reparado novamente. Ou emigrar para a Letónia, procurando também, não apenas factos mas uma nova folha de cálculo. Dito de outro modo, caro Carlos: as suas contas não estão correctas. ehehheheheh

    Gostar

  29. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    30 Setembro, 2012 19:47

    Olhe carlos,obrigada ai pela informação.Espero que o anti-comuna veja ai o seu post

    Gostar

  30. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 19:49

    Caro Carlos, olhe, isto é que era: http://tinyurl.com/7g9lc7
    .
    Mas agora também tem esta alternativa ao Excel: http://tinyurl.com/kodg
    .
    .
    Eu sou ainda do tempo do Corporações, lembra-se? Eu também. ehehhhee

    Gostar

  31. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    30 Setembro, 2012 19:49

    Já viu ehehehe. Mas não foi capaz de rebater nenhum dos seus argumentos

    Gostar

  32. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 20:06

    Para os esquizofrénicos lerem na íntegra: http://tinyurl.com/8od76q5
    .
    .
    O problema do Coelho não é a incapacidade de comunicar. É de quem não sabe ler. eheheheheh

    Gostar

  33. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    30 Setembro, 2012 20:17

    é isso mesmo anti-comuna: o programa não falhou.Os portugueses é que se assustaram e nao consumiram ehyehehehee
    Ah e: As medidas resultam, os portugueses é que são nabos ahahaha

    Gostar

  34. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    30 Setembro, 2012 20:53

    Carlos,
    1000 menos 11% são 890 euros. Não pode fazer as contas como fez. E o problema não é do excel como diz o AC. 😉

    Gostar

  35. fred's avatar
    fred permalink
    30 Setembro, 2012 21:30

    El país luso ha intentado en este tiempo tratar de desmarcarse de Grecia y cumplir escrupulosamente con lo exigido por Bruselas tras el rescate. Para ello ha puesto sobre la mesa un conjunto enorme de sacrificios que han resultado inútiles, pues no han conseguido lo que se perseguía: reducir el déficit público. Importantes subidas de impuestos, rebajas de sueldos públicos y privados, reducción de las prestaciones por desempleo, recortes drásticos en el gasto…

    Com mais cortes escava-se mais o buraco. Como a contas da balança de de pagamentos estão equilibradas poderia dar-se algum folego.
    Se Portugal conseguisse baixar os juros de 8800 milhões de euros para metade não necessitava de mais medidas de ajustamento.

    El miedo que se ha apoderado de la eurozona por el eventual rescate a España y sus dramáticas consecuencias oculta un hecho crucial: España ya fue rescatada por el BundesBank y eso lo sabe el mercado. Aunque la inmensa mayoría lo ignora. Como muestra esta gráfica con los datos del balance Target2, España ha recibido la friolera de 428.617 millones de euros, suma que ha disparado los pasivos del BundesBank a 751.449 millones de euros. Una cifra que es 50 veces mayor a la que durante toda una década se permitió el banco central alemán, desde 1999.

    Gostar

  36. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    30 Setembro, 2012 22:03

    Fincape, para o tal aumento resultar, tinha que ser um em 10% ou mais ainda.

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 23:42

    Para quem gosta de modelos: http://tinyurl.com/9fr2hdz

    Gostar

  38. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Setembro, 2012 23:54

    Portugal, a nova Grécia: http://tinyurl.com/9jkwmgf
    .
    .
    Até os empregados da RTP querem calar o António Borges. ahahaahhah
    .
    .
    Ao que isto chegou. Os trabalhadores de um orgão de informação, ainda por cima goveramental, manda calar um assessor do governo. É assim mesmo. Deixem falar o Arménio da Areosa. ahahhahh

    Gostar

  39. Anti-praticos's avatar
    Anti-praticos permalink
    1 Outubro, 2012 00:09

    A aqueles que aucsam o povo de ser burro e estupidos,uns arrogantes de merda que falam de liberais de pacotilha:
    Portugal pode não ser, em termos médios, um dos países com maiores qualificações académicas, mas o certo é que as nossas elites estão muito bem preparadas.

    Verifica-se que os nossos gestores têm, em média, menor preparação escolar e experiência internacional, mas existe um escol que estudou nas melhores universidades internacionais e que não se intimida com a competição a nível global. António Borges é um dos ‘golden boys’ portugueses das últimas duas décadas. Doutor em Economia pela Universidade de Stanford, foi professor e ‘dean’ do INSEAD, a escola de negócios de Fontainebleau, vice-governador do Banco de Portugal e vice-presidente da Goldman Sachs. Mas os grandes vultos não se identificam apenas pelo seu currículo. Os verdadeiros grandes homens (e mulheres) vêem-se pela dimensão humana.

    A subida de sete por cento na Taxa Social Única para os trabalhadores em simultâneo com a descida da mesma taxa para as empresas é uma medida perfeita do ponto de vista teórico, até porque promoveria uma desvalorização fiscal e um aumento da competitividade do País. A questão é que, do ponto de vista prático, a medida ia retirar mais poder de compra a uma população já muito castigada pelas medidas de austeridade. E não se pode exigir que os portugueses em geral conheçam a teoria económica. Aquilo que perceberam de imediato é que iam fazer mais sacrifícios, em muitos casos para além do limite do razoável, para o seu dinheiro ser entregue às entidades patronais. Os empresários também compreenderam que a medida não ia ter reflexos na economia e muito menos criar emprego. Vários economistas perceberam que a teoria não era aplicável na prática.

    As críticas surgiram de todos os quadrantes e a polémica provocou mesmo uma crise no seio da coligação governamental. Nos meios mais informados, todos se perguntavam a quem pertenceria a paternidade da ideia e surgiam, invariavelmente, dois nomes: Vítor Bento e António Borges. Vítor Bento fez declarações públicas em defesa da medida, afirmando que não se pode fugir à austeridade, mas sempre reconhecendo a possibilidade de discutir alternativas. António Borges surgiu este fim-de-semana, contundente e radical: “os nossos empresários que se apresentaram contra a medida são completamente ignorantes, não passariam no primeiro ano do meu curso da faculdade” e acrescentou que “a medida é extraordinariamente inteligente”, perfilhando-a. O que esqueceu foram as inúmeras figuras, entre as quais diversos ex-ministros das Finanças e ilustres economistas, que também criticaram a oportunidade da aplicação da medida.

    Entre antigos governantes do tempo de Cavaco Silva e apoiantes do PSD e do CDS, muitos se interrogam sobre a razão que terá levado um Governo que até estava a conduzir bem os destinos do País e era bem visto a nível internacional e dos mercados a, de repente, suicidar-se. Sabe-se hoje que a medida não foi debatida com profundidade no seio do Governo, nem com os parceiros de coligação, e tudo indica que o primeiro-ministro tenha decidido fazer o anúncio público num curto espaço de tempo. A arrogância é sempre inimiga da sensatez. Pedro Passos Coelho assumiu, provavelmente porque todos à sua volta o diziam, que aquela era a medida perfeita e avançou. Depois, perante a dimensão da contestação, viu-se obrigado a recuar. António Borges ainda fez pior, quando o problema já estava ultrapassado, insultou todos os que criticaram a medida e voltou a abrir feridas que começavam a sarar.

    A situação do País é dramática. A dívida pública mais do que duplicou entre o final de 2005, quando era de 94,8 mil milhões de euros (63,6% do PIB) e o final de 2012 quando atingir os 198 mil milhões (119,1% do PIB) previstos pelo INE – uma situação que nunca se viveu em Portugal, nem quando entrou em bancarrota, no final do século XIX. A dívida tem de ser paga e o País tem de cumprir aquilo a que se obrigou com a troika, o que implica mais austeridade, mas com cautela, porque não foi o português comum que aumentou o endividamento. Portugal tem 10,6 milhões de habitantes, 20% dos quais vivem abaixo do limiar da pobreza e, sem transferências sociais, o número subiria para mais de 40%. António Borges não é do Governo mas está muito próximo do primeiro-ministro. Tem, por isso, de descer ao país real e não chamar ignorantes àqueles que se preocupam com os seus concidadãos. O País é composto por pessoas e é para elas que os Governos têm de trabalhar, com bom senso e humildade.

    -Para bom entededor, meia palavra basta

    Gostar

  40. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    1 Outubro, 2012 02:31

    Tudo muito bonito, mas o que passou foi o momento em que o pobre Passos teve a sua oportunidade para se fazer Homem.
    Perante uma pacífica arruada e uns latidos de meia dúzia de “senadores” sempre com o “inadmissível” e o “inaceitável” na boca, o fedelho continuou fedelho, meteu o rabinho entre as pernas, não defendeu minimamente a medida e nem sequer a dignidade teve de limpar a poça que ficou no chão deixando este fedor de mijo no ar, a que evidentemente as matilhas de comentadeiros corresponderão com mais gritaria a cada nova medida que o governo tome.

    Assumindo que numa primeira fase a alteração na TSU fosse apenas para exportadores e para quem criasse novos empregos, a medida era uma das melhores saídas para combater a crise.
    Que jeito tem agora irem inventar um aumento de impostos à pressão para cobrar o mesmo aos trabalhadores e perderem o efeito reformista da medida anterior?!
    É evidente que não se fazem reformas sem entusiasmo, muita comunicação e sobretudo CORAGEM para defender um caminho que pela primeira vez parecia concreto. Se quisessem queimar a medida de propósito não tinham feito melhor serviço.

    O orçamento está por discutir e aprovar, a única coisa decente a fazer é voltar em força e com todas as armas a colocar a medida no Parlamento.
    E ao senhor Arménio dizer-lhe que o TC mandou distribuír os sacrifícios por todos, prefere pagar para a SS e ter no futuro uma reforma ligeiramente menos miserável do que o previsto, ou pagar em IRS e ver a troika a ficar com ele todo em juros e prestações da dívida?
    E por favor enxovalhem ao máximo o “líder dos patrões” que logo se manifestou contra (!) baixarem-lhe assim administrativamente os custos de produção…! Quão difícil será arrumar o senhor “empresário” Saraiva que começou a sua bela carreira como sindicalista na Lisnave até os Mello o despacharem para a fábrica de torneiras e bidés onde uma décadas depois continua? “Confederação da Indústria” e o que têm para apresentar ao país é esta triste personagem que num dia diz mal do ministro da Economia por não ter dinheiro para gastar, no outro pede ao Governo para gastar alguma coisa que ai credo tanta austeridade não pode ser e agora sai-se com mais este “inadmissível” da TSU…??

    Tudo uma vergonha. No final da discussão deste próximo Orçamento ou temos Governo com coragem ou perdemos o comboio de vez. Será que esta gente não tem noção de que fomos relegados para a segunda divisão e que ou voltamos rapidinho a pôr-nos de pé ou passamos a ser a Madeira ou Cabo Verde da Europa em 3 tempos?? Facilmente vejo o senhor Saraiva a dizer “em Cabo Verde fazem falta umas torneiras, com uns subsídioszitos da UE para a modernização e tal a coisa até se safava”…

    Cumps
    Buiça

    Gostar

  41. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    1 Outubro, 2012 07:07

    Buiça
    É trágico, mas é capaz de ter mesmo razão!

    Gostar

  42. Tó Zé's avatar
    Tó Zé permalink
    1 Outubro, 2012 07:11

    É impressão minha ou este post cumpre uma das falácias mais antigas que conhecemos? O falso dilema. Aqui, o autor apresenta apenas outra alternativa a uma medida. Porque razão não aumentamos a receita através dos 0,25% que a CGTP propõe. Certamente já terão ouvido falar dessa medida. Além disso, 0,25% numa transação não é praticamente nada, mas num conjunto de transações seria ótimo para o Estado. Por outro lado, podemos reduzir a despesa acabando com todos os subsídios às Fundações, privatizando ou nacionalizando por completo as PPP, dependendo das funções da parceria. Mantemos todas as empresas públicas que dão lucro sob a alçada do Estado e usamos esses lucros para pagar a totalidade das dívidas dessas empresas. Depois, usamos os lucros que restarem (se restarem) e usamos para a diminuição da dívida (diminuição que seria feita com o dinheiro das privatizações).
    Neste momento ainda temos alguma margem de manobra, mas este governo está prestes a ficar sem ela.

    Gostar

  43. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    1 Outubro, 2012 07:43

    Gostar

  44. Tim's avatar
    Tim permalink
    1 Outubro, 2012 08:02

    JM,
    os puzzles não se fazem com cola e tesoura, como repetidamente insiste…

    Gostar

  45. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    1 Outubro, 2012 09:35

    Caro Anti-Comuna, confesso-me ignorante. Mas, o senhor fugiu à resposta à minha pergunta! Faça o favor de responder.

    A Áustria reduziu a TSU para as Empresas e aumentou para os trabalhadores? Em que década e com que resultados? Numa altura em que a Europa/o Mundo estava numa crise económica e financeira como esta?

    Quanto ao aumento dos vencimentos para que ficasse tudo na mesma, os empregadores tinham de subir o vencimento em 8,5% e não 5,25% como aqui foi dito. É fazer as continhas…

    Vencimento Bruto Aumento Novo Vencimento Vencimento líquido
    Segurança Social a 11% 1.000,00 € – € 1.000,00 € 890,00 €
    Segurança Social a 18% I 1.000,00 € 5% 1.050,00 € 861,00 €
    Segurança Social a 18% II 1.000,00 € 8,50% 1.085,00 € 889,70 €

    E alguém acredita, anti-comuna, você acredita que todos os empresários iriam aumentar todos os trabalhadores do privado em 8,50%? Ou você está a brincar comigo ou conhece tão mal os nossos empresários quanto o Sr. António Borges!

    Mais ainda! Se os empresários tivessem essa reação para não prejudicar os seus trabalhadores, o consumo manter-se-ia elevado, as importações voltariam a aumentar, as exportações decresceriam de novo, enfim, fica tudo na mesma, exceto para os funcionários públicos. E eu, que até trabalho no privado, entendo que isto seria uma medida de discriminação entre trabalhadores públicos e privados.

    Haja paciência! Quanto dinheiro é que o Sr. António Borges aufere por mês? E o Sr. João Miranda? E você, anti-comuna? Será que algum dos três teve necessidade de apertar o cinto? Ou será que tinha as calças largas? Há pessoas que nem calças têm para vestir! Que insensibilidade!

    Falar dos cortes no IRS como alternativa é palhaçada política. Quer saber onde eu cortava? Cortava nos 29 assessores de idade inferior a 29 anos que compõem os gabinetes ministeriais. Cortava no vencimento do Sr. António Borges. Cortava no número imenso de quadros dirigentes na Função Pública. Colocava-os nas fundações, ou melhor ainda, nas PPP’s. Ou será que as PPP’s são apenas para colocar os ex-ministros e ex-secretários de estado? Cortava no número de deputados, reduzia para 180. Cortava nas reformas duplas, triplas e afins. Estabelecia um teto máximo para todas as reformas no valor de 2.000 €. Acabava com as reformas por 8 anos de trabalho na AR. Cortava no desemprego, com políticas que potenciassem o emprego. Fiscalizava mais ainda as baixas, de modo a detetar as baixas fraudulentas e ter as pessoas a trabalhar.

    Há muito por onde cortar. O Estado é demasiado gordo. Você não vê mais nada onde cortar?

    Gostar

  46. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    1 Outubro, 2012 09:38

    Portugal, a nova Grécia. Ou como o poder legitimamente eleito implodiu e cedeu a sua legitimidade ao poder da rua.
    .
    .
    Se Portugal estava no purgatório, agora virá o inferno. Sinais preocupantes:
    .
    “Arménio Carlos: “Se Governo não ouvir a bem, ouve a mal””
    .
    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/armenio-carlos-se-governo-nao-ouvir-a-bem-ouve-a-mal=f756802#ixzz282QjSADC
    .
    .
    O sindicato satélite do PCP pensa na rua dominar politicamente Portugal. E já o consegue:
    .
    “Greves no porto de Lisboa impedem exportações de 425 milhões”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=581561
    .
    .
    Mas nem toda a população compreende esta nova ofensiva da rua perante o poder político, legitimamente eleito:
    .
    “Utentes bloqueiam comboios no Cacém em protesto contra a greve
    .
    Os passageiros da CP foram surpreendidos com a greve dos maquinistas, revoltaram-se e bloquearam dois comboios esta manhã.”
    .
    in http://economico.sapo.pt/noticias/utentes-bloqueiam-comboios-no-cacem-em-protesto-contra-a-greve_152956.html
    .
    .
    Os sindicatos, a generalidade deles da função pública e serviços ditos públicos (do Estado) não apenas conseguiram com que o sector privado pagasse mais impostos para lhe devolverem salários, como agora querem derrubar o governo e impedir o normal funcionamento do país, levando o país para o abismo económico, social e político. Eis o novo 11 de Março, da dupla: Jerónimo e Arménio.
    .
    .
    Claro, os portugueses todos, vão pagar bem caro as brincadeiras políticas:
    .
    “Moody’s: Recuo na TSU é “negativo” para o “rating” de Portugal
    .
    O facto de o Governo ter decidido não avançar com o aumento da contribuição dos trabalhadores para a Segurança Social é negativo para o País, diz a Moody’s. Porque dá mais força à oposição para exigir mudanças no programa de ajustamento e porque cria incertezas relativamente às medidas que o vão substituir.”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=581535
    .
    .
    Portugal: a nova Grécia.
    .
    .
    O inferno está logo a seguir ao purgatório. Os portugueses escolheram e vão ter o que merecem. Um vendaval económico, que ainda mal começaram a sentir os ventos dessa nova tempestade económica. “E tudo o vento levou…”
    .
    .
    Podem em Portugal procurar culpados, mas no exterior e quem pode investir e financiar Portugal, são todos culpados. Todos. E, por isso, Portugal passa a estar no “clube dos ingovernáveis”. Preparem-se para o pior, que o inferno está para chegar. Boa sorte a todos.

    Gostar

  47. Velasco's avatar
    Velasco permalink
    1 Outubro, 2012 10:07

    Acho que deveríamos experimentar esta medida.

    Gostar

  48. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    1 Outubro, 2012 11:40

    To Zé
    0,25% de taxa em qualquer transação em bolsa é muitas vezes o seu resultado, quando corre bem, porque no atual panorama é aplicar uma taxa a quem perdeu dinheiro.
    Senão veja
    Você compra 10000 ações do Benfica, além do custo e da taxa que o banco lhe cobra pelo serviço (com sorte para aí 5€ mais impostos, sim, porque o Estado já tira aí algum de impostos) ainda lhe aplica mais 0,25%.
    No dia seguinte o Sr. Vieira abre a boca e as ações desvalorizam.
    Você vende a perder dinheiro, a que na opinião da CGTP ainda se soma mais 0,25% sobre o valor da transação.
    Parece-lhe normal? Um cidadão perder dinheiro e ainda lhe cobrar taxas?
    É que caso não tenha reparado, se por acaso as ações valorizarem já é cobrada uma taxa de 26,5% por essa mais valia.
    .
    PS. Para a CGTP todo e qualquer capital é imundo, se calhar por isso mesmo sempre que há uma manif. em Lisboa nessa noite o Bairro Alto fica a abarrotar de manifestantes nos copos, provavelmente para se livrarem das porcas das notas.

    Gostar

  49. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    1 Outubro, 2012 13:02

    “O inferno está logo a seguir ao purgatório.”
    .
    Há dias, num daqueles programas radiofónicos com a participação dos ouvintes, alguém dizia: “Fui empresário, hoje estou falido. Querem empurrar-me para o inferno e eu vou. Mas vou arranjar companhia”.
    .
    Os “brandos costumes” que tradicionalmente se associa aos portugueses, nunca passou de uma imagem de propaganda. Basta ir à História para o confirmar. Numa época sem “amanhãs que cantam” e sem vanguardas, o descontentamento, quando atinge o patamar do desespero, facilmente se transforma em motim.

    Gostar

  50. Tó Zé's avatar
    Tó Zé permalink
    1 Outubro, 2012 16:42

    Paulo

    Confesso que não sou filiado na CGTP (porque não concordo com a forma de organização dos setores de esquerda em Portugal). No entanto, não acredito que eles considerem todo o capital imundo (no entanto, isso é uma opinião oposta em ambos os lados e não vamos criticar cada uma das posições). Ainda assim, se eu investir na bolsa, reconheço que é um investimento de risco, como tal, se eu vender as ações que desvalorizaram, estou a movimentar capital. Independentemente de tudo o resto, esse capital deve ser taxado, principalmente se precisarmos de pagar a dívida.
    No entanto, concordo com este blog num ponto muito importante, o Estado devia ter menos participação na sociedade, ou pelo menos, mobilizar a participação para setores realmente importantes e não para Fundações de fuga ao fisco e tachos para amigos, ou empresas públicas de criação de dívida.

    Gostar

Indigne-se aqui.