Propriedade e indulgência
24 Novembro, 2012
A RTP não vai apresentar queixa contras as pessoas que causaram danos no seu veículo aquando da manifestação de 14 de Novembro? Que eu saiba a RTP é uma empresa pública logo as imagens recolhidas pelos seus operadores não são propriedade dos jornalistas, nem das direcções , nem das comissões… mas sim dos portugueses. O mesmo se aplica à viatura em questão. Se amanhã alguém escaqueirar um carro da RTP não se apresenta queixa?
14 comentários
leave one →

Depende.
Se for por um caso de força maior numa manifestação onde desconhecidos fizeram o dano, não há punição foi uma acção cívica com danos colaterais.
Se for por bandos organizados de claques desportivas num jogo de futebol há punição porque são vândalos.
Se for numa manifestação de estivadores o caso não se coloca porque ninguém em seu juízo perfeito se atreve meter-se com eles e portanto não há reportagem nenhuma, pegam nuns “brutos” de outra manif qualquer “tratam-nos” e apresentam como verdadeiros.
GostarGostar
Isso de apresentar queixa pelos danos causados pelas imagens numa viatura que é de todos nós é bem feito.
A minha tia Clausina até quer dar uma voltinha na viatura que também é dela.
GostarGostar
Claro que a RTP nunca se queixa, assim como, não se queixa nenhum português que se preze, DAQUELES que vivam MUITO bem à conta dos seus concidadãos, só se queixa de árbitros (desde que sejam de futebol), do “aquecimento global” e daquela entidade vaga, **O** Estado e “quejandices assim…!
O importante é NUNCA criar ondas…
GostarGostar
Se o carro é dos portugueses, então não faz mal estar partido, já que as pessoas que o partiram pagaram por ele, logo é deles, logo como podem apresentar queixa, se partiram uma coisa que é deles?
GostarGostar
É por estas e por outras que a Dona Helena quer a RTP privatizada. Acaba-se a rebaldaria daquilo ser tudo de todos, e passa a ficar tudo com dono.
GostarGostar
Mais uma razão para se privatizar a RTP !
GostarGostar
Gostei do slogan dos estivadores. “Estivadores em luta, PASSOS COELHO é um grande filho da puta” Muitos opinadores prá aí, estão cegos surdos e Mudos.
Eu chamo-lhe SABOTAGEM a quem quer impôr os seus princípios. No tempo de STALINE os russos assassinaram pela fome, diz-se de 7 a 10 milhões de Ucranianos.
Haja mais bom senso!
GostarGostar
A Ordem é rica. Mais dez mil menos dez mil euros, são apenas quinze minutos da despesa publica anual com a RTP. Que é isso? Toca a gastar.
GostarGostar
Helena, está muito bem na foto da revistinha do Correio da Manhã. O seu feminismo sereno também está lá bem patente: “Miss Marple”, Maria Elisa…
Eu aprecio o detetive “Columbo” e alguns jornalistas de ambos os sexos.
Também sou fanático pela preparação e ida à Lua. Até parece que também fui e que… ainda lá estou. Mas só às vezes. 🙂
E as noites eleitorais também acompanho mesmo que não vote.
———
Tem razão. A RTP é dos portugueses. Aviso já que não vendo a minha parte. Por impossibilidade de ver no horário, gravei alguns filmes que passaram na dois. Ontem vi o filme romeno “Aurora”, gravado na RTP2 há cerca de um mês. Excelente filme. Em Lisboa passou no Medeia King que eu não conheço, mas conheço quem conhece. Não há canais que passem estes filmes sem ser a RTP2. Nem os canais do cabo pagos fora dos pacotes.
Os lisboetas são uns sortudos. Têm (quase) tudo e depois é daí que saem exigências para que os outros não tenham nada.
Hoje a RTP2 passa os filmes “O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes” e “O Destino Bate á Porta”. Lá vou eu ter de assistir a mais uma sessão dupla.
GostarGostar
Ando enganado, então a vantagem de ter um RTP pública não é para melhor defender o Estado, ou seja todos nós?
Se é assim, então a liberdade de expressão não deve ser efectuada com total conhecimento de todos, de todas as imagens existentes?
Qual é o problema da PSP v erimagens recolhidas no meio da rua? Ainda se fosse alguma coisa filmada dentro de propriedade privada, mas na rua!
.
Fincapé.
Neste caso ninguem lhe está a pedir para vender nada. Para já é apenas usar as imagens recolhidas para fins pacíficos (a ordem publica é sem duvida um valor maior em democracia).
Mas a agir deste modo estão sem dúvida a dar pontos aos defensores da privatização.
GostarGostar
Eu sei, Paulo.
Mas permita-me vadiar um pouco pela minha liberdade de expressão. 😉
GostarGostar
Boa tentativa Helena, mas creio que não conseguirá transformar a cortina de fumo na substância da matéria em apreço.
O caso do Megane de 98 e seu vidro partido faz parte do conjunto, mas não é, de certeza, O motivo, antes e apenas um enquadramento, para não dizer mesmo, lá está, uma cortina de fumo.
Além do mais, só há investigação caso a RTP apresente queixa, se não apresentar, caso encerrado.
GostarGostar
“Que eu saiba a RTP é uma empresa pública logo as imagens recolhidas pelos seus operadores não são propriedade dos jornalistas, nem das direcções , nem das comissões… mas sim dos portugueses. “. Mas não há um pingo de decência que pare tanto disparate, ainda mais vindo de alguém que tem carteira profissional? As “imagens são dos portugueses”? E vai daí eu vou lá vê-las? Eu e o Guarda Costa, tb…
GostarGostar
DEPENDE. Se forem de esquerda tem direito a escaqueirar tudo sem serem responsabilizados.
Se forem de direita e perigosos fascistas serão julgados,condenados a pa gar os danos,a imobilização
do veículo para eventual reparação,etc etc-
E talvez ainda mais uns euro para o Exmº. Sr NUNO SANTOS ir gozar a sua demissão.
GostarGostar