Uma “empresa de bandeira” que nem compradores tem, faz lembrar o “serviço público” de televisão: ninguém sabe o que é, mas dá prejuízo, paga-se no IRS (os “entendidos” dizem que não) e é preciso manter, porque “é nosso”. Nós adoramos estas coisas que não querem dizer nada, senão que há qualquer coisa de errado connosco. Não tarda e os EUA comemoram os cem anos da privatização do serviço de comboios.
Arrepiaram caminho.
Mas duvido que tivessem compreendido a parvoíce que iam fazer.
Além de que se fazem propaganda de que exigir o mesmo tratamento financeiro que o dado à Grécia é dar sinal de fraqueza aos mercados, qual será o sinal que julgam estar a dar aos mercados quando vendem ao desbarato o património como quem vai a uma loja de penhores.
Ninguém a quer porque esta tudo falido ou nao pode eis o que se passa com as tres maiores companhias do mundo. A ignorância é sempre muito atrevida ou quando se perde uma boa ocasião para estar calado.
TAP – the government owned Portugese National Carrier is up for sale. Continued EU funding to the Portugese govt. requires the privatisation of the airline.
Lufthansa has today declared more than an interest and may launch a bidding war (FT 16/05) LH is supported by the Portugese PM. IAG is also very interested though where it will find the funding may be an issue as IAG’s biggest shareholder Bankia has recently been bailed out by the Spanish govt (resulting in Bankia being 45% nationalised) who have dire financial straights themselves.
Any bid from LH or IAG is likely to be referred for competition approval due to their exisiting links into the region and prevent market dominance. AF/KLM will not have this problem but their finances are dire.
With the LAN-TAM merger in South America and the Brazilian market being one of the few growing economies methinks, unlike the basket case IB, TAP is worth linking up with – at the right price.
Estes Liberais portugueses que nao estudam os mercados e que lançam uma privatização da TAP numa altura destas ou sao completamente incompetentes e irresponsáveis ou estavam a preparar uma marosca.
Diz que o encaixe para o Estado seria de… 30 milhões.
E o tipo não ia assumir o buraco financeiro por inteiro. Duvido. A única garantia era que desmantelava por completo a TAP.
Mais um falhanço para os borregos de serviço continuarem a chamar “neo-liberais” a estes socialistas autênticos.
R.
Na verdade, o governúnculo estava em pânico sem saber o que fazer. Até o último Prós e Contra lhes foi desfavorável. Os três defensores da entrega da TAP entraram já um pouco titubeantes, é verdade, mas só por vergonha não saíram de lá de punho no ar contra a privatização.
Claro que o Estado ficou sem 20 ou 30 milhões, meio Witsel, como diz Ricardo Araújo Pereira, com razão, aliás.
Eu gostava que, em vez dos segredinhos nestes negócios e das amizades tão relevadas pelos OCS, se fizessem contas sérias. Quanto é que o Estado gasta em publicidade por ano, p.e. Coisas como o Allgarve e outras, quanto custam? É que eu desconfio que, só em publicidade, e tendo em consideração que o Estado lá não tem posto dinheiro, a TAP é rentável.
NOTA à parte: incomodam-me muitas das greves dos pilotos, feitas com estratégias demasiado óbvias, tal como e incomodam todas as dos maquinistas da CP e algumas outras que só servem para não servir para nada, excepto massacrar os cidadãos.
ACSilveira,
E que tal se os magnificos cérebros que nos (des)governam (nos anteriores, no actual e no futuro governo) colocvarem como administradores da TAP os geniais cérebros da economia tuga, mantendo a TAP como património tuga ?
São os contribuintes (Vc., Silveira incluído !?) que têm a culpa destes incompetentes e oportunistas que chegam à Assembleia da República ou a S.Bento E-RESPECTIVAS-RAMIFICAÇÕES ?
Todo este processo da tentativa de venda da TAP foi cristalino entre as partes ?
Alguns tipos que chegam ao governo OU NELE SÃO COLOCADOS (!) andam a “experimentar” as suas competências nas casas de banho dos ministérios e colocam em prática a cartilha da chico-espertice, num momento tenebroso para os cidadãos e debilitado para a economia nacional ?
Claro que não se devia vender a TAP.
Mesmo falida e sobrevivendo com os nossos impostos (que já são poucos) é uma questão de orgulho nacional –
orgulho e estratégia (no caso de guerra).
Já vimos que a Swissair, a Sabena e outras, faliram, fecharam e os respectivos países nunca mais foram os mesmos.
Mas não temam, quando o PS voltar ao poder Portugal voltará em força.
Investimentos maciços na TAP, mais um canal na RTP, um enorme (portela mais 1) aeroporto para os espanhois irem à praia, uma nova ponte sobre o Tejo, um TGV do Alentejo até Badajoz.
E já me esquecia, os emigrante vão todos voltar.
E a Finlândia, a Alemanha e a Holanda vão ter de pagar isso tudo, senão … até tremem.
Para isso somos europeus e espertos.
A TAP ganhou algum tempo para ‘respirar‘. Não é de prever que se alterem substancialmente as actuais condições do ‘mercado aeronáutico’ de maneira a criar uma outra oportunidade para uma nova tentativa de privatização.
Este imbróglio mostrou que existem poucas alternativas: Dar ao desbarato, arranjar um parceiro europeu alienando só uma parte da companhia aérea, ou tentar gerir esta companhia com outros métodos e reduzidos meios de forma a alíviar o gigantesco passivo e afastar o espectro de uma eminente ‘falência técnica’ que, como vimos, ‘afugenta’ os potenciais compradores.
O falhanço da actual privatização deve ter como consequência imediata a demissão de Fernando Pinto e da sua equipa de gestão e a adoptação novas estratégias de conquista de mercados (como gosta o Governo de proclamar em relação às empresas exportadoras).
As controvérsias que envolveram esta tentativa de privatização mostraram ‘aquilo’ que o Governo não queria. Existem empresas públicas que podem – se bem geridas e orientadas estrategicamente – alavancar a economia nacional. Essa a discussão que este episódio deveria, de imediato, lançar.
Mas isso é outra discussão. Os tempos são de destruição, perdão, de ‘ajustamento’…
Obvio : esta não “venda” da TAP interessa e de que maneira –por enquanto…– a este tipo de governo. Para iludir a opinião pública desatenta aos pormenores, que, afinal, é um governo que defende “os superiores interesses” doEstado e da economia, que “é responsável”…
———————————-
Há dias surgiu o tipo proto-comprador, garantindo que havia mais interessados… — os favores pagam-se.
Carlos Loureiro,
os TAP são valiosos. Têm mercado e mais rotas.
O problema nesta “venda”, foram os bastidores da mesma ! — proto-comprador e nebulosas intromissões… Alguém que tenha acompanhado atentamente o processo acredita que tivessem surgido mais interessados ?
Caro Rogério, você é danado!
Repare:
“É que eu desconfio que, só em publicidade, e tendo em consideração que o Estado lá não tem posto dinheiro, a TAP é rentável.”
Vou salientar “É que eu desconfio… tendo em consideração… a TAP é rentável”.
E antes: “… quanto é que o Estado gasta em publicidade?”
Isto é: a TAP é talvez um dos maiores “cartazes” turísticos.
Percebeu ou quer que faça um desenho? 😉
Eu, se estivesse no lugar de Relvas (perdão, de Coelho) convidava João Miranda para novo presidente da TAP…
Exponenciava a companhia, e passados dois anos os lucros cresceriam mais e mais e mais…
Atencao e a seguir com atenção a privatização dos Estaleiros Navais de Viana. Estão dois concorrentes . Umamempresa brasileira ( sempre o Brasil) e uma empresa russa.
E eu a pensar que os ENVC faziam parte do plano de industrialização do país do Ministro Alvaro.
Tudo o que possam dizer é conversa fiada e mais nada.
A única verdade é que um governo que queria vender a TAP ” a preços de saldo” como diziam, nem assim o conseguiu fazer, porque o único comprador não está disposto a pagar a enorme dívida dela.
Tudo o resto é palha de processos de intenção.
Este realmente é o valor da TAP. Ninguém a quer.
Podem os tugas chorar baba e ranho mas é a única verdade e por isso mesmo aguentem com ela e, já agora, paguem a divida consolidada e deixem de ter capital negativo.
Que taxa estão dispostos a pagar para os cobrir? já que ela é “toda nossa”?
Pascácios conversadores da treta.
é cantar o faduncho da Rosa Enjeitada… e já vão + 100 milhões… o melhor é sacar mais um mesito á malta, sempre é mais seguro, e fácil e tal, e paleio de puta tb.
o Tiradentes disse-a toda. o resto é gosma.
Num tempo destes, em que o próprio dono do país, Ricardo Espírito Santo, teve de ir pessoalmente a um tribunal, voluntariamente, dizer quem é que manda nisto, tempo em que cai geada que até pode queimar a relva dos jardins, manda a prudência que se resguarde quem pode.
Nem havia necessidade.
Afinal não é muito mais fácil sacar mais um mesito aos reformados?
A TAP e a RTP podem ficar para um momento de maior aflição, quando já não houver reformados, pensionistas e funcionários públicos. É só esperar mais um ano ou dois, quando não se puder mais sacar aos pobres e for preciso ir ao bolso aos ricos.
Boa noite. Quero dizer, apenas, que este país tem uma dívida insanável para com a TAP. Se a companhia anda mal gerida, então haverá que geri-la bem; mas a companhia como entidade, tem um passado histórico indissociável da História do país. Provavelmente, alguns dos que aqui escrevem têm seus avós ou pais vivos, pelo esforço abnegado dos trabalhadores da empresa, de que agora tão mal tratam. Foi a TAP que, desde 1961 até 1974, evacuou os militares estropiados pelas minas, da Guiné, Angola e Moçambique para o Hospital Militar de Lisboa; foi nos aviões da TAP, numa operação de evacuação sem precedentes, que, ao longo de semanas, os fugitivos das independências das ex-colónias foram transportados para a Metrópole, às centenas de milhar, e onde os seus trabalhadores nunca olharam a questões de tempos de trabalho, chegando a trabalhar mais de 48 horas sem descanso.
A companhia foi variadas vezes apontada pela ICAO como a mais segura do Mundo. Se isto, entre outros mais, não é património a reter, então o país não merece a TAP.
Nos dias em que se foi conhecendo o que o residente em Paris, sem rendimentos, e filósofo de nome, tinha assinado com a troika entre muitas coisas estava esta dita “privatização”, eu afirmei que esse tinha sido mais um dos muitos truques do dito cujo que teria “endrominado” os gajos da troika.
Ou seja, A TAP na situação em que ela está não é passível de ser privatizada, ou se fosse, os tugas teriam de pagar para que ficassem com ela.
Pois bem….é exactamente o que vai acontecer.O eufemismo de garantias bancárias insuficientes só quer dizer que o suposto comprador não está disposto e isso torna o negócio inviável, a aceitar bancar os trinta anos de desmandos sobretudo financeiros que sucessivamente foram sendo acumulados nela.
Agora,,reestruturar significa apenas uma de duas coisas.ou as duas em simultaneo: fazer uma limpeza organizacional que a torne mais ligeira e menos custosa e injectar capital, coisa que não é possível naquilo que também eufemisticamente chamam dívida consolidada que não é mais do que divida nacionalizada, nos capitais negativos que o estado, ou seja os portugueses, tem nela.Mesmo assim a operação torna-se muito dificil na área financeira pois que o chequezinho trokitsista a 3% que periodicamente nos entregam não dá para isso e no mercados de capitais os juros só agora baixaram dos 7%.
Suspeito que depois de tirarem o 13º e 14º aos reformados, vão ter de tirar o 11º e o 12º a todos. Sim porque é a única maneira como estes e outros governantes sabem fazer contas e viabilizar o sector público. Não porque os portugueses não mereçam pois que logo que se fala em viabilizar, vender qualquer tipo de monstro ( A RTP é outro) saltam os nacionalistas estratégicos, os companhias de bandeira, os serviços públicos, e coisa e tal. A única coisa que estes pascácios ainda não interiorizaram embora já começem vagamente a perceber é que, se é assim que realmente querem vão ter de as pagar e pagar sem pedir dinheiro aos outros e viver sem dinheiros dos alemães ou seja de quem for.
Siga a marinha que atraz vem gente e o dia 21 chegou.
Quando o dono da Avianca perder a esperança de voltar a reactivar no negócio, vai “por a boca no trombone”.
Vamos saber o que já gastou e com quem o gastou.
A TAP é apenas uma das 497 empresas falidas do Sector Empresarial do Estado. Ofereçam-nas de graça, todas, e quanto antes, e libertem-nos desse flagelo que é: pagar impostos para sustentar esse monte de gente por lá fazendo nada!
A TAP E OS PAROLOS TRADICIONAIS…
Para este Governo , governar é sinónimo de vender , desbaratar o dinheiro da venda , e cobrar impostos em vez de optimizar o Estado … Onde já está o dinheiro da EDP e da REN ? E a estupidez da venda da Cimpor com o auxilio da CGD(!) (o que levou à demissão do seu vice por discordar) agora quando há forte expansão do mercado exportador de cimento !… Logo vendida, as suas 14 fabricas estrategicamente espalhadas pelo mundo , foram transferidas para afiliadas da compradora e agora a Cimpor já dá prejuizo !.. E o mesmo aconteceria à TAP ? Tenham juizo …E assim vai o nosso PIB negativo .. E assim alguem acredita que a divida possa ser paga apenas em 30 anos como nos diz o nosso incompetente PPC ? A troika exige que PPC diminua o deficit com 2/3 da despesa e 1/3 dos impostos . Fez o contrario .Vem ai uma recessão incontrolável e irreversivel . Aumenta os impostos e a receita desce …O que lhe falta para ser estupido ? O desemprego aumenta . E ninguem lhes dá um tiro .
Passos Coelho diz que não quer mais tempo porque isso custaria mais dinheiro mas logo contraditoriamente vem dizer que a austeridade é para ir logo que possivel ir aos mercados buscar mais dinheiro para gastar como fez Socrates . Não sabem que a divida criada no consulado de Cavaco PM mais a divida já criada no consulado PPC é já superior aquela feita com as loucuras de Socrates. A divida não para de subir . A divida directa já atinge 140,7 % do PIB (é já grave ultrapassar os 70 % …). E pior , o endividamento da economia(excluidos os bancos…) já atinge 437% do PIB !. E se estamos a vender aquilo que poderia produzir riqueza para pagar a divida , como é que os contribuintes poderão pagar a divida não em 30 anos como diz a besta mas sim numa geração de 50 anos porque a esperança de vida vai diminuir …
Vender a TAP ? O colombiano diz que dá 20 ME mas tem que assumir a divida de 1,2 MME . Mas não diz que o activo é de 2 MME !.. E o parolo acredita
A TAP tem prejuizos acumulados(300 ME) por erros do passado .
Em 2011 teve um prejuizo de 76 ME (após juros e amortizações) . Comparado com a RTP são trocos !… Mas teve um resultado operacional positivo . E ninguem diz que a TAP tem um misero capital social de 15 ME . E que a CEE não deixa lá por dinheiro l A TAP é uma das maiores empresas exportadoras . Factura 4 mil milhões de euros … E a defesa do hub de Lisboa ? E as rotas insulares , africanas e sul-americanas ? E o facto de termos 5 milhões de emigrantes e que choram quando vêm um avião da TAP . E a segurança que ela nos inspira ? Padrão de qualidade e competência que o resto do País não tem …ora até cobiçada pelos ricos arabes do petroleo … E agora até o Presidente da TAP vem dizer que a TAP tem futuro .,.
Porque razão os parolos tradicionais não têm juizo ? Então calem-se …
Seria mais um crime vender a TAP . Governo que o fizer perde as eleições…Alguem no Governo teve o bom senso de puxar as orelhas ao PPC para este estupido não ouvir o seu dilecto gemeo MR .
Abstenho-me de relatar o nebuloso curriculum de MR .
Recordo apenas dois ditados : Diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és ; À mulher de Cesar não chega ser séria é necessário parece-lo …
MR convida o seu dilecto amigo AP para Presidente da RTP
Sai da SCC para a RTP a ganhar menos !.. Diz porque vai prestar um serviço “A Bem da Nação” . Logo após a posse , vão os dois para o Brasil . Fazer o quê ? AP tem fortes relações com os colombianos. AP conhece o colombiano comprador ? MR conhece o corrupto DIRCEU ?
Sabendo que ao Relvas apenas lhe falta pedir a nacionalidade brasileira !..
Um jornal de S.Paulo noticia que Dirceu e Relvas estão envolvidos no negocio . Um deputado brasileiro denuncia que uma mala diplomatica veio para Portugal com 1 milhão de euros !… O comprador fez lembrar as empreitadas das Estradas de Portugal … Oferece um preço , desce o preço , sobe o preço !… Uma vergonha .Um verdadeiro vendedor de peixe , como ele diz . Vem a Portugal num avião da TAP e comporta-se como se fosse já o dono da TAP !
Chega a Portugal e a primeira pessoa que procura é o Relvas !… Relvas interpelado pela comunicação social sobre as suas relações com Efromovich disse que o viu duas vezes mas que nunca falaram sobre a TAP . O Efromovich entrevistado pela TV disse que já tinha falado varias vezes com o Relvas sobre a TAP : Quem é o mentiroso ? Qual é a probabilidade de acertarmos no Relvas ?Porque tudo isto já tresandava a corrupção o governo arrepiou o caminho … Ou a mala diplomática estava vazia ? Na decisão governativa , o que pesou mais ?
O povo ? A Merkel ? o Hollande ? (que representam os compradores da ANA) , o Efromovich ?
O Dirceu ? ou o Relvas ? ou a constatação de que a TAP tem futuro ? (como diz o seu Presidente )
P.S.
Quem se responsabilizaria se o custo da privatização fosse superior ao custo da sua manutenção ?
Não sei. Sei que quem os queria, não tinha dinheiro. Até o amiguismo maçónico tem limites e este nem garantias para 25 milhões conseguia arranjar.
GostarGostar
Uma “empresa de bandeira” que nem compradores tem, faz lembrar o “serviço público” de televisão: ninguém sabe o que é, mas dá prejuízo, paga-se no IRS (os “entendidos” dizem que não) e é preciso manter, porque “é nosso”. Nós adoramos estas coisas que não querem dizer nada, senão que há qualquer coisa de errado connosco. Não tarda e os EUA comemoram os cem anos da privatização do serviço de comboios.
GostarGostar
Ou então… http://lishbuna.blogspot.pt/2012/12/blog-post_1419.html
GostarGostar
Arrepiaram caminho.
Mas duvido que tivessem compreendido a parvoíce que iam fazer.
Além de que se fazem propaganda de que exigir o mesmo tratamento financeiro que o dado à Grécia é dar sinal de fraqueza aos mercados, qual será o sinal que julgam estar a dar aos mercados quando vendem ao desbarato o património como quem vai a uma loja de penhores.
GostarGostar
Ninguém a quer porque esta tudo falido ou nao pode eis o que se passa com as tres maiores companhias do mundo. A ignorância é sempre muito atrevida ou quando se perde uma boa ocasião para estar calado.
TAP – the government owned Portugese National Carrier is up for sale. Continued EU funding to the Portugese govt. requires the privatisation of the airline.
Lufthansa has today declared more than an interest and may launch a bidding war (FT 16/05) LH is supported by the Portugese PM. IAG is also very interested though where it will find the funding may be an issue as IAG’s biggest shareholder Bankia has recently been bailed out by the Spanish govt (resulting in Bankia being 45% nationalised) who have dire financial straights themselves.
Any bid from LH or IAG is likely to be referred for competition approval due to their exisiting links into the region and prevent market dominance. AF/KLM will not have this problem but their finances are dire.
With the LAN-TAM merger in South America and the Brazilian market being one of the few growing economies methinks, unlike the basket case IB, TAP is worth linking up with – at the right price.
GostarGostar
Estes Liberais portugueses que nao estudam os mercados e que lançam uma privatização da TAP numa altura destas ou sao completamente incompetentes e irresponsáveis ou estavam a preparar uma marosca.
GostarGostar
Diz que o encaixe para o Estado seria de… 30 milhões.
E o tipo não ia assumir o buraco financeiro por inteiro. Duvido. A única garantia era que desmantelava por completo a TAP.
Mais um falhanço para os borregos de serviço continuarem a chamar “neo-liberais” a estes socialistas autênticos.
R.
GostarGostar
As duas partes ENVOLVIDAS foram
MEN-TI-RO-SOS !!!
E INCOMPETENTES !!!
GostarGostar
Vejo por aqui muita dor, será porque já começam a bater o pé ao “dóctôr” da lusófona?…
GostarGostar
Os anjinhos que querem que a TAP fique como está, preparem-se para mais um aumento de impostos. Pelo menos 2500 milhões. depois queixem-se…
GostarGostar
Na verdade, o governúnculo estava em pânico sem saber o que fazer. Até o último Prós e Contra lhes foi desfavorável. Os três defensores da entrega da TAP entraram já um pouco titubeantes, é verdade, mas só por vergonha não saíram de lá de punho no ar contra a privatização.
Claro que o Estado ficou sem 20 ou 30 milhões, meio Witsel, como diz Ricardo Araújo Pereira, com razão, aliás.
Eu gostava que, em vez dos segredinhos nestes negócios e das amizades tão relevadas pelos OCS, se fizessem contas sérias. Quanto é que o Estado gasta em publicidade por ano, p.e. Coisas como o Allgarve e outras, quanto custam? É que eu desconfio que, só em publicidade, e tendo em consideração que o Estado lá não tem posto dinheiro, a TAP é rentável.
NOTA à parte: incomodam-me muitas das greves dos pilotos, feitas com estratégias demasiado óbvias, tal como e incomodam todas as dos maquinistas da CP e algumas outras que só servem para não servir para nada, excepto massacrar os cidadãos.
GostarGostar
O único problema disto é que o Relvas e o Coelho têm de devolver o prémio de produtividade…
GostarGostar
ACSilveira,
E que tal se os magnificos cérebros que nos (des)governam (nos anteriores, no actual e no futuro governo) colocvarem como administradores da TAP os geniais cérebros da economia tuga, mantendo a TAP como património tuga ?
São os contribuintes (Vc., Silveira incluído !?) que têm a culpa destes incompetentes e oportunistas que chegam à Assembleia da República ou a S.Bento E-RESPECTIVAS-RAMIFICAÇÕES ?
Todo este processo da tentativa de venda da TAP foi cristalino entre as partes ?
GostarGostar
“Governo vai estudar novos modelos de privatização da TAP”
Isso , estudem , estudem, mas não na Lusófona.
GostarGostar
Sobre a privatização da TAP, só há uma coisa a dizer: FLOP!
GostarGostar
Alguns tipos que chegam ao governo OU NELE SÃO COLOCADOS (!) andam a “experimentar” as suas competências nas casas de banho dos ministérios e colocam em prática a cartilha da chico-espertice, num momento tenebroso para os cidadãos e debilitado para a economia nacional ?
GostarGostar
Claro que não se devia vender a TAP.
Mesmo falida e sobrevivendo com os nossos impostos (que já são poucos) é uma questão de orgulho nacional –
orgulho e estratégia (no caso de guerra).
Já vimos que a Swissair, a Sabena e outras, faliram, fecharam e os respectivos países nunca mais foram os mesmos.
Mas não temam, quando o PS voltar ao poder Portugal voltará em força.
Investimentos maciços na TAP, mais um canal na RTP, um enorme (portela mais 1) aeroporto para os espanhois irem à praia, uma nova ponte sobre o Tejo, um TGV do Alentejo até Badajoz.
E já me esquecia, os emigrante vão todos voltar.
E a Finlândia, a Alemanha e a Holanda vão ter de pagar isso tudo, senão … até tremem.
Para isso somos europeus e espertos.
GostarGostar
A TAP ganhou algum tempo para ‘respirar‘. Não é de prever que se alterem substancialmente as actuais condições do ‘mercado aeronáutico’ de maneira a criar uma outra oportunidade para uma nova tentativa de privatização.
Este imbróglio mostrou que existem poucas alternativas: Dar ao desbarato, arranjar um parceiro europeu alienando só uma parte da companhia aérea, ou tentar gerir esta companhia com outros métodos e reduzidos meios de forma a alíviar o gigantesco passivo e afastar o espectro de uma eminente ‘falência técnica’ que, como vimos, ‘afugenta’ os potenciais compradores.
O falhanço da actual privatização deve ter como consequência imediata a demissão de Fernando Pinto e da sua equipa de gestão e a adoptação novas estratégias de conquista de mercados (como gosta o Governo de proclamar em relação às empresas exportadoras).
As controvérsias que envolveram esta tentativa de privatização mostraram ‘aquilo’ que o Governo não queria. Existem empresas públicas que podem – se bem geridas e orientadas estrategicamente – alavancar a economia nacional. Essa a discussão que este episódio deveria, de imediato, lançar.
Mas isso é outra discussão. Os tempos são de destruição, perdão, de ‘ajustamento’…
GostarGostar
Obvio : esta não “venda” da TAP interessa e de que maneira –por enquanto…– a este tipo de governo. Para iludir a opinião pública desatenta aos pormenores, que, afinal, é um governo que defende “os superiores interesses” doEstado e da economia, que “é responsável”…
———————————-
Há dias surgiu o tipo proto-comprador, garantindo que havia mais interessados… — os favores pagam-se.
GostarGostar
Fincapé; «e tendo em consideração que o Estado lá não tem posto dinheiro, a TAP é rentável»
Isto é o delírio completo.
Venha a troika!!!!!!!!
R.
GostarGostar
Carlos Loureiro,
os TAP são valiosos. Têm mercado e mais rotas.
O problema nesta “venda”, foram os bastidores da mesma ! — proto-comprador e nebulosas intromissões… Alguém que tenha acompanhado atentamente o processo acredita que tivessem surgido mais interessados ?
GostarGostar
Ouvi dizer que os pilotos querem comprar a TAP. Será?
GostarGostar
Caro Rogério, você é danado!
Repare:
“É que eu desconfio que, só em publicidade, e tendo em consideração que o Estado lá não tem posto dinheiro, a TAP é rentável.”
Vou salientar “É que eu desconfio… tendo em consideração… a TAP é rentável”.
E antes: “… quanto é que o Estado gasta em publicidade?”
Isto é: a TAP é talvez um dos maiores “cartazes” turísticos.
Percebeu ou quer que faça um desenho? 😉
GostarGostar
Havemos de ler um post dum iluminado/a apoiante deste governo enaltecendo esta não-venda da TAP, como estratégia para a vender mais cara…
GostarGostar
Eu, se estivesse no lugar de Relvas (perdão, de Coelho) convidava João Miranda para novo presidente da TAP…
Exponenciava a companhia, e passados dois anos os lucros cresceriam mais e mais e mais…
GostarGostar
Atencao e a seguir com atenção a privatização dos Estaleiros Navais de Viana. Estão dois concorrentes . Umamempresa brasileira ( sempre o Brasil) e uma empresa russa.
E eu a pensar que os ENVC faziam parte do plano de industrialização do país do Ministro Alvaro.
GostarGostar
Duarte,
O deputado (ex-cabeça-de-lista por Viana) CAbreu Amorim não via permitir tal venda. “A bem da nação”.
GostarGostar
errata : “não vai permitir”
GostarGostar
Tudo o que possam dizer é conversa fiada e mais nada.
A única verdade é que um governo que queria vender a TAP ” a preços de saldo” como diziam, nem assim o conseguiu fazer, porque o único comprador não está disposto a pagar a enorme dívida dela.
Tudo o resto é palha de processos de intenção.
Este realmente é o valor da TAP. Ninguém a quer.
Podem os tugas chorar baba e ranho mas é a única verdade e por isso mesmo aguentem com ela e, já agora, paguem a divida consolidada e deixem de ter capital negativo.
Que taxa estão dispostos a pagar para os cobrir? já que ela é “toda nossa”?
Pascácios conversadores da treta.
GostarGostar
vai ser um novo bpn.vendem e ficamos a pagar as dividas.alguem averiguou quanto somam os prejuizos da tap nos ultimos 30 anos?
GostarGostar
Assim é visto em Espanha o governo de Portugal.
O original:
http://internacional.elpais.com/internacional/2012/12/18/actualidad/1355855843_527906.html
A “cópia”:
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=65073
GostarGostar
Põe à venda e pelos vistos ninguém quer este lugar mal cheiroso e mal frequentado.
Pelo menos lá “venderam-na” aos ingleses.
GostarGostar
é cantar o faduncho da Rosa Enjeitada… e já vão + 100 milhões… o melhor é sacar mais um mesito á malta, sempre é mais seguro, e fácil e tal, e paleio de puta tb.
o Tiradentes disse-a toda. o resto é gosma.
GostarGostar
Num tempo destes, em que o próprio dono do país, Ricardo Espírito Santo, teve de ir pessoalmente a um tribunal, voluntariamente, dizer quem é que manda nisto, tempo em que cai geada que até pode queimar a relva dos jardins, manda a prudência que se resguarde quem pode.
GostarGostar
Nem havia necessidade.
Afinal não é muito mais fácil sacar mais um mesito aos reformados?
A TAP e a RTP podem ficar para um momento de maior aflição, quando já não houver reformados, pensionistas e funcionários públicos. É só esperar mais um ano ou dois, quando não se puder mais sacar aos pobres e for preciso ir ao bolso aos ricos.
GostarGostar
afinal o munda acaba ou não?assim ficavam todos os assuntos resolvidos.
GostarGostar
Boa noite. Quero dizer, apenas, que este país tem uma dívida insanável para com a TAP. Se a companhia anda mal gerida, então haverá que geri-la bem; mas a companhia como entidade, tem um passado histórico indissociável da História do país. Provavelmente, alguns dos que aqui escrevem têm seus avós ou pais vivos, pelo esforço abnegado dos trabalhadores da empresa, de que agora tão mal tratam. Foi a TAP que, desde 1961 até 1974, evacuou os militares estropiados pelas minas, da Guiné, Angola e Moçambique para o Hospital Militar de Lisboa; foi nos aviões da TAP, numa operação de evacuação sem precedentes, que, ao longo de semanas, os fugitivos das independências das ex-colónias foram transportados para a Metrópole, às centenas de milhar, e onde os seus trabalhadores nunca olharam a questões de tempos de trabalho, chegando a trabalhar mais de 48 horas sem descanso.
A companhia foi variadas vezes apontada pela ICAO como a mais segura do Mundo. Se isto, entre outros mais, não é património a reter, então o país não merece a TAP.
GostarGostar
A TAP e a televisão não se vendem são nossas. VIVA PORTUGAL
GostarGostar
paga-as tu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GostarGostar
Este prefere pagar os Ferraris dos tais…
GostarGostar
Surgem amanhã no Blasfémias uns quantos posts justificativos sobre uma espécie de não-FLOP da venda da TAP, ou então… estranha-se essa ausência…
GostarGostar
Nos dias em que se foi conhecendo o que o residente em Paris, sem rendimentos, e filósofo de nome, tinha assinado com a troika entre muitas coisas estava esta dita “privatização”, eu afirmei que esse tinha sido mais um dos muitos truques do dito cujo que teria “endrominado” os gajos da troika.
Ou seja, A TAP na situação em que ela está não é passível de ser privatizada, ou se fosse, os tugas teriam de pagar para que ficassem com ela.
Pois bem….é exactamente o que vai acontecer.O eufemismo de garantias bancárias insuficientes só quer dizer que o suposto comprador não está disposto e isso torna o negócio inviável, a aceitar bancar os trinta anos de desmandos sobretudo financeiros que sucessivamente foram sendo acumulados nela.
Agora,,reestruturar significa apenas uma de duas coisas.ou as duas em simultaneo: fazer uma limpeza organizacional que a torne mais ligeira e menos custosa e injectar capital, coisa que não é possível naquilo que também eufemisticamente chamam dívida consolidada que não é mais do que divida nacionalizada, nos capitais negativos que o estado, ou seja os portugueses, tem nela.Mesmo assim a operação torna-se muito dificil na área financeira pois que o chequezinho trokitsista a 3% que periodicamente nos entregam não dá para isso e no mercados de capitais os juros só agora baixaram dos 7%.
Suspeito que depois de tirarem o 13º e 14º aos reformados, vão ter de tirar o 11º e o 12º a todos. Sim porque é a única maneira como estes e outros governantes sabem fazer contas e viabilizar o sector público. Não porque os portugueses não mereçam pois que logo que se fala em viabilizar, vender qualquer tipo de monstro ( A RTP é outro) saltam os nacionalistas estratégicos, os companhias de bandeira, os serviços públicos, e coisa e tal. A única coisa que estes pascácios ainda não interiorizaram embora já começem vagamente a perceber é que, se é assim que realmente querem vão ter de as pagar e pagar sem pedir dinheiro aos outros e viver sem dinheiros dos alemães ou seja de quem for.
Siga a marinha que atraz vem gente e o dia 21 chegou.
GostarGostar
Quando o dono da Avianca perder a esperança de voltar a reactivar no negócio, vai “por a boca no trombone”.
Vamos saber o que já gastou e com quem o gastou.
GostarGostar
Pelos vistos, esta tropa hesita em pagar o estado social que tem, mas está firmemente decidida a pagar TAPs e quejandos.
GostarGostar
A TAP é apenas uma das 497 empresas falidas do Sector Empresarial do Estado. Ofereçam-nas de graça, todas, e quanto antes, e libertem-nos desse flagelo que é: pagar impostos para sustentar esse monte de gente por lá fazendo nada!
GostarGostar
A TAP E OS PAROLOS TRADICIONAIS…
Para este Governo , governar é sinónimo de vender , desbaratar o dinheiro da venda , e cobrar impostos em vez de optimizar o Estado … Onde já está o dinheiro da EDP e da REN ? E a estupidez da venda da Cimpor com o auxilio da CGD(!) (o que levou à demissão do seu vice por discordar) agora quando há forte expansão do mercado exportador de cimento !… Logo vendida, as suas 14 fabricas estrategicamente espalhadas pelo mundo , foram transferidas para afiliadas da compradora e agora a Cimpor já dá prejuizo !.. E o mesmo aconteceria à TAP ? Tenham juizo …E assim vai o nosso PIB negativo .. E assim alguem acredita que a divida possa ser paga apenas em 30 anos como nos diz o nosso incompetente PPC ? A troika exige que PPC diminua o deficit com 2/3 da despesa e 1/3 dos impostos . Fez o contrario .Vem ai uma recessão incontrolável e irreversivel . Aumenta os impostos e a receita desce …O que lhe falta para ser estupido ? O desemprego aumenta . E ninguem lhes dá um tiro .
Passos Coelho diz que não quer mais tempo porque isso custaria mais dinheiro mas logo contraditoriamente vem dizer que a austeridade é para ir logo que possivel ir aos mercados buscar mais dinheiro para gastar como fez Socrates . Não sabem que a divida criada no consulado de Cavaco PM mais a divida já criada no consulado PPC é já superior aquela feita com as loucuras de Socrates. A divida não para de subir . A divida directa já atinge 140,7 % do PIB (é já grave ultrapassar os 70 % …). E pior , o endividamento da economia(excluidos os bancos…) já atinge 437% do PIB !. E se estamos a vender aquilo que poderia produzir riqueza para pagar a divida , como é que os contribuintes poderão pagar a divida não em 30 anos como diz a besta mas sim numa geração de 50 anos porque a esperança de vida vai diminuir …
Vender a TAP ? O colombiano diz que dá 20 ME mas tem que assumir a divida de 1,2 MME . Mas não diz que o activo é de 2 MME !.. E o parolo acredita
A TAP tem prejuizos acumulados(300 ME) por erros do passado .
Em 2011 teve um prejuizo de 76 ME (após juros e amortizações) . Comparado com a RTP são trocos !… Mas teve um resultado operacional positivo . E ninguem diz que a TAP tem um misero capital social de 15 ME . E que a CEE não deixa lá por dinheiro l A TAP é uma das maiores empresas exportadoras . Factura 4 mil milhões de euros … E a defesa do hub de Lisboa ? E as rotas insulares , africanas e sul-americanas ? E o facto de termos 5 milhões de emigrantes e que choram quando vêm um avião da TAP . E a segurança que ela nos inspira ? Padrão de qualidade e competência que o resto do País não tem …ora até cobiçada pelos ricos arabes do petroleo … E agora até o Presidente da TAP vem dizer que a TAP tem futuro .,.
Porque razão os parolos tradicionais não têm juizo ? Então calem-se …
Seria mais um crime vender a TAP . Governo que o fizer perde as eleições…Alguem no Governo teve o bom senso de puxar as orelhas ao PPC para este estupido não ouvir o seu dilecto gemeo MR .
Abstenho-me de relatar o nebuloso curriculum de MR .
Recordo apenas dois ditados : Diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és ; À mulher de Cesar não chega ser séria é necessário parece-lo …
MR convida o seu dilecto amigo AP para Presidente da RTP
Sai da SCC para a RTP a ganhar menos !.. Diz porque vai prestar um serviço “A Bem da Nação” . Logo após a posse , vão os dois para o Brasil . Fazer o quê ? AP tem fortes relações com os colombianos. AP conhece o colombiano comprador ? MR conhece o corrupto DIRCEU ?
Sabendo que ao Relvas apenas lhe falta pedir a nacionalidade brasileira !..
Um jornal de S.Paulo noticia que Dirceu e Relvas estão envolvidos no negocio . Um deputado brasileiro denuncia que uma mala diplomatica veio para Portugal com 1 milhão de euros !… O comprador fez lembrar as empreitadas das Estradas de Portugal … Oferece um preço , desce o preço , sobe o preço !… Uma vergonha .Um verdadeiro vendedor de peixe , como ele diz . Vem a Portugal num avião da TAP e comporta-se como se fosse já o dono da TAP !
Chega a Portugal e a primeira pessoa que procura é o Relvas !… Relvas interpelado pela comunicação social sobre as suas relações com Efromovich disse que o viu duas vezes mas que nunca falaram sobre a TAP . O Efromovich entrevistado pela TV disse que já tinha falado varias vezes com o Relvas sobre a TAP : Quem é o mentiroso ? Qual é a probabilidade de acertarmos no Relvas ?Porque tudo isto já tresandava a corrupção o governo arrepiou o caminho … Ou a mala diplomática estava vazia ? Na decisão governativa , o que pesou mais ?
O povo ? A Merkel ? o Hollande ? (que representam os compradores da ANA) , o Efromovich ?
O Dirceu ? ou o Relvas ? ou a constatação de que a TAP tem futuro ? (como diz o seu Presidente )
P.S.
Quem se responsabilizaria se o custo da privatização fosse superior ao custo da sua manutenção ?
GostarGostar