Curiosidades da reforma administrativa em curso
Durante décadas, a Assembleia da República inflacionou a produção legislativa anual através da elevação de povoações à categoria de Vila ou destas à de Cidade (ao ritmo de uma Lei para cada uma), aplicando um regime que vigorou quase 30 anos (o da Lei 11/82, que regulava inicialmente também a criação de freguesias). O interesse prático destas classificações era, há muito, residual (reflectia-se na heráldica do concelho ou freguesia sede e pouco mais). Rapidamente surgiram concelhos com várias vilas e até concelhos com várias cidades. Até agora, porém, cada vila ou cidade correspondia a, pelo menos, uma freguesia.
A Lei da reorganização administrativa (vulgo lei da extinção de freguesias) revogou – inexplicavelmente – o que restava da Lei 11/82 (que, desde 1993, regulava apenas a alteração da categoria das povoações e já não a criação de freguesias) e a sua implementação em concreto, ontem aprovada no parlamento, foi ainda mais longe na eliminação do significado, mesmo que simbólico, das categorias das povoações: a partir de agora haverá várias povoações com a categoria de Vila numa única freguesia (veja-se o caso paradigmático do concelho de Valongo, com três Cidades e duas Vilas em apenas quatro freguesias).

«O interesse prático destas classificações»
Em verdade verdade “residual”.
Na realidade fictícia do regime:
a) Aumentava o ego dos residentes;
b) Propiciava um passeio no autocarro da Autarquia à capital;
c) Dava aos 203 artistas do Circo S. Bento, uma oportunidade de mostrarem ‘trabalho’, de serem simpáticos para a plebe.
O final do post, mostra bem o que vai na cabeça desta gente: ministério da tutela ; deputados do Regime: caca?
GostarGostar
Viva a cultura popular!
http://lishbuna.blogspot.pt/2012/12/blog-post_1332.html
GostarGostar
Mais triste ainda é quando aparece um deputado chamado CAA(Carlos Abreu Amorim) pago por nós a dizer que as reformas têm de ser impostas o povo que lhe paga que se lixe, só serve para votar de quatro em quatro anos. Só que essa mente iluminada se esquece que uma reforma sem a participação do povo nela interessado não é reforma é imposição.
GostarGostar
Ou ainda:
Sei que pareço um ladrão…
mas há muitos que eu conheço
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço.
Aleixo
GostarGostar
viva sua excelencia o senhor doutor professor engenheiro catedrático CAA mentor desta aleivosidade
GostarGostar
De acordo : durante muitas décadas ocorreu um desvario na promoção de algumas localidades.
Contudo, esta “reforma”-Relvas foi feita, imposta e aprovada conforme interesses que não os das populações injustamente atingidas — sabe-se quais.
Coelho, Relvas & outros não conhecem a realidades do país. Como a Troyka também não conhece o território, os concelhos, as freguesias, não se importou se as populações ficam prejudicadas, se as freguesias ficam desfeitas, se os municípios sofrem rasuras sociais, económicas e culturais.
E o deputado CAAmorim escusava afirmar que a Lei foi exaustivamente discutida no território — mentira ! Foi discutida favoravelmente SÓ POR ALGUNS autarcas do PSD e do PP. Há, deputado CAA, muitos autarcas do PSD e do PP que são contra, irreversivelmente contra e consubstanciam esse posicionamento !
Se, “o caminho” projectado por CAAmorim para a “regionalização” passa por este atentado local, então está desde ontem –é um aviso !– minado !
GostarGostar
Eh, filhas da puta de ladrões homens de sucesso do cavaco silva da família dos gaspar e passos, vocês viram ?, ali na Sic, que é um ver sew te avias de milhões rapados ao bpn que o lçadrão do teixeira assumiu com o sókras por nós todos e passos de coeljho, o desonesto mentiroso, oudrão da estirpe e família, entregou a alheios, que tomassem a parte boa, enquanto os portugueses contribuintes se encxarreguem de pagar a parte filha da puta… Ai, ladrões de um raio! E anda o povo a votar nestes maçons, nestes mânfios, sacanolas, mais filhas da puta de mânfios. E ca sa foda o povo cristão, tanso e assim da mesma famelga mânfia. Que morra à fome, quando for questão disso. E o Cavacas de merda, maiorfraude depois dos tais costas, loureiros e que tais, como um arlindo, um almerindo e mais o tocador de harmónio, matador de velhas, grandes tratantes, que o coelho e gaspar e relvas e portas tratam com amor e pinças, E vai para sete a dez mil milhões de buraco a pagar pelo País dos filhas da puta !
GostarGostar
Recentes dados do caso BPN :
Quem, em Portugal, puder reagir como Gerard Depardieu, que o faça !!
Depois, se alguém “do Estado” ou apoiantes de partido/s no poder pedir explicações ou acusar de falta de patriotismo, espero que os “não-patriotas” lhes respondam severamente !
GostarGostar
Jonas,
Portugal está cada vez mais, a ficar perigoso !!
Se ninguém tomar conta da estrumeira com pulso de ferro (mas cumprindo e fazendo cumprir a Democracia), as máfias tugas progredirão e as máfias estrangeiras (em conivência com alguns “homens-de-estado”, “senadores”, etc&tal…) terão aqui terreno livre e estratégico para actuarem !
GostarGostar
além desse caso do BPN existe outro de 1000 milhões de euros de rombo na segurança social. Deixaram passar o prazo de obrigar as empresas a pagar o devido. Esta pocilga está pior que Palermo!
GostarGostar
Duarte
Sei que pareço um ladrão…
OU:
“Dizem que a democracia é coisa boa,
não há quem diga que não;
sem ela não se sabia,
que havia tanto ladrão”
Livrinho de há muitos anos,
Coronel de Cavalaria Durão.
GostarGostar
Pedro,
Outro exemplo : as Finanças marcam propositadamente golos na própria baliza (por que será ?) no que respeita a incumprimentos fiscais de clubes de futebol !… — com a conivência da Liga e da FPFutebol.
(Os contribuintes que paguem a “crise” !…).
GostarGostar
As Finanças andam entretidas a mandar retificar declarações de IRS dos últimos anos, pelo menos aquelas que foram submetidas pela internet, porque houve quem repetisse o número de contribuinte do falecido nos anos seguintes à morte.
Portanto, sem que houvesse qualquer dado que interferisse com os valores ou com a situação do contribuinte, só porque tem aquele número a mais (nem está a mais, porque poderá ser entendido doutra forma, mas…).
E é para isto que servem as Finanças: massacrar os que cumprem, deixar em roda livre os outros!
Uma inutilidade este Gaspar, liderado por outra inutilidade.
GostarGostar
E limadas arestas, digam lá, senhores da justiça, isto é justo?, compreende-se?, que têm vocês andado a fazer, seus vendidos?, quê?, cidadãos é que devem participar, pqueixar-se e mover processos contra o abuso, a corruçãop, o roubo e engano?… mas se usteds boicotam tudo, seus tratantes, agarrados como o outro de inglaterra à mesma mama?…
E isto não tem emenda, já, sr presidenyte dos ju+ízes, sr bastoonário, eminências digníssimas, sindicatos de juízes… oh, cevados, seu bando de inúteis …
“Eh, ladrões homens de sucesso do cavaco silva da família dos gaspar e passos, vocês viram ?, ali na Sic, que é um ver se te avias de milhões rapados ao bpn que o ladrão do teixeira assumiu com o sókras por nós todos e passos de coelho, o desonesto mentiroso, da estirpe e família, entregou a amigos, que tomassem a parte boa, enquanto os portugueses contribuintes se encarreguem de pagar a parte filha de puta… Ladrões de um raio! E anda o povo a votar nestes maçons, mânfios, sacanolas. Povo tanso e assim da mesma famelga mânfia lá morra à fome, quando for questão disso. E o cavacas, maior fraude depois dos costas, loureiros e que tais, arlindos, almerindos e o tocador de harmónio, matador de velhas, grandes tratantes, que o coelho, gaspar, relvas e o portas tratam com pinças de amor e jeito, E vai para sete a dez mil milhões de buraco a pagar por todos nós todos, no País de sacanolas. Revolução. Abaixo o abuso, incompetência, ladroagem, tirania !
GostarGostar
Caso BPN : ninguém chama a Lisboa essa sumidade cinzentona e viscosa que é VConstâncio, para “esclarecer” a sua passividade ?
GostarGostar
E ninguém manda a NYm esse Oliveiora e Costa, esse Loreiro, esses arlindos, almerindos, lá que é, mais tocadores de armónio, a serem julgados, mesmo ainda em emterras de iguais maçons estuporados, a serem julgados, porém, todavia ?… Pudera…
Ai, pudera, já lá diz António e o Hermano Saraiva, na que ele é tudo igual, mon ami, do PS a PSD, CDS, tudo a mesma mânfia família !
GostarGostar
Com curiosidades a mais ou a menos o protectorado vai-se afundando na central de negócios da AR em lisboa, mas também no lodo das autarquias, uma espécie de 2ª divisão sem aspirações de subir à primeira. Há mais sombra.
Elas são viciadas na corrupção daninha. Algumas vão longe como em gaia com o descarado menezes.
Dívida e mais dívidas. Um tipo manhoso que nunca participou em debates municipais, não participa nas sessões da Assembleia Municipal, falta frequentemente às reuniões da Câmara e não convoca conselhos municipais eleitos, a que titularmente preside.
GostarGostar
Os portuenses que elejam LFMenezes !… Depois não se queixem !
GostarGostar
Eh, elejam-no, ainda a gosto do FC Porto e Pinto da Costa, meu amigo, e depois queixem-se que, apesar da simpatia, o gajo é tal o oliveira e costa e o loreiro, o do harmónio e filho, mais coelho e o gaspar e o portas e o sókras, com assim o texeira e o costâncio da silva..
Eh, eu só digo, adespois queixem-se, que ainda assim mais valia ir lá abaixo a lixboa buscar o antónio costa, que ao menos mostra que tem cabeça, ainda com favores ao das orelhas e tudo, mas, carago, pôs as contas em dia .
GostarGostar
sim
mais uma trapalhada da área do MRelvas
NÃO ACERTA UMA MEDIDA QUE SEJA
É SÓ ASNEIRAS
só por causa dele, merecem perder as eleições
e votei psd.
GostarGostar
ó jonas
devias fazer uma quarentena em cuba
ou koreia do norte
para refrescares a mona vazia
GostarGostar
o Hollande prometeu..
e toda a esquerdalhada política e media.fez propaganda
bastava ele dizer
crescimento
e o PIB começava logo a subir sem parar
pois, a realidade é bem diferente:
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=372170
e pq será que a corja de mentirosos e embusteiros dos media não falam na austeridade da frança do herói hollande?
GostarGostar
o governo comunista chinês reconhece a corrupção em grande escala e os luxos capitalistas dos membros do partido, das forças armadas e do governo
http://www.aljazeera.com/news/asia-pacific/2012/12/20121222143046537220.html
notícias que obviamente a cambada esquerdóide das redações dos media tugas não dão
pois
convém intoxicar o povo de que os comunas são muito honestos….certinhos….não fazem mal a uma mosca
e ainda por cima defendem os trabalhadores
então pq é q o PCP tem relações privilegiadas com os assassinos comunas chinocas???
GostarGostar
Vá-se lá entender esta malta que por aqui opina.
Vivem uma contradição nos termos. Dizem tudo o que lhe vem à cabeça sem ter o mínimo de consciência da faladura que “botam”.
Por um lado queixam-se dos impostos brutais que têm de pagar para suprir as despesas enormes.
O Governo corta freguesias para baixar as despesas que os contribuintes pagam, “àquederrei” quem me acode, tirem -me este Governo daqui que eu não posso mais…ó gente!…
A maior parte das Juntas de Freguesia não serve para nada, (veja-se a quantidade de lares de idosos ilegais que por aí cirandam… ) só servem é para sacar dinheiro ao Orçamento de Estado.
Eu vivo há cincoenta anos na minha freguesia e nunca por aqui passou ninguém da freguesia a perguntar se os fregueses estavam bem de saúde e precisavam de alguma coisa…e como eu devem estar milhões de cidadãos!
Só se lembram disso nas eleições.
Em vez de cortar 1165 freguesias, o Governo devia era cortar 3094, assim é que era, quantos menos encargos houver, menos impostos há que pagar!
Ou será que eu sou mesmo burro?
GostarGostar
Não seria mais pertinente , notícias sobre trafulhas engravatados ? a das freguesias vai só entretendo !!!
Por exemplo :-
Ricardo Salgado foi prestar declarações no processo Monte Branco, esta terça-feira, para esclarecer milhões de euros que colocou no estrangeiro até 2010 e que não declarara ao Fisco.
Experimenta-se a ver se pega !
Não pega ? Paga-se a correr alguma coisa , e continua-se “branco” , como lavado com TID .
GostarGostar
1.Freguesias e fregueses.
Actualização do estatuto e reformulação das freguesias, claro que sim. Mas não se acomodam anexos antes de se dimensionar a nave principal. Se os partidos da actual maioria feitos patos-bravos querem assentar tijolo sem cuidar dos alicerces, dos socialistas registe-se que quando na governação não gerem, atrapalham, diluem e transferem. Catastróficos ao leme, ciclone arrasador na oposição. Não há solução para o País com um sistema eleitoral talhado á conta e medida como alimento das clientelas partidárias do arco dominante, em que as permutas de poder, entre estafados e viciados ocupantes se sucedem ciclicamente em restrita escala a dois comparsas, com pendura de ocasião em permanente estado de alerta. Inundados de naftalina trocam de actores e fatiotas, preservando á vez a chave bem guardada do palheiro que os vai engordando, repartindo e enfardando entre si em palco de simulação de guerrilhas para entretenimento público. Só uma emenda constitucional de emergência máxima constituirá receita curativa para tão nociva moléstia, com renovação de gentes, refrescamento e distribuição com renovados e legítimos peões em tabuleiro a arejar com destreza. Das quase duas centenas e meia de deputados ensacados em turbilhão, aí uns 50% não tem feito mais que coçar cadeiras, agarrados, tolhidos e obedientes por vícios fósseis desde á mais de 30 anos, em que nunca foram capazes, ou intencionalmente mascararam a emergência de parir uma nova, escorreita e transparente lei eleitoral. O modo e tempo da actual discussão do número de freguesias não passa de um mal encenado número circense, quando tudo deveria iniciar-se por uma constituição adulta e sem sofismas, pelo modo de eleição e assento no parlamento e órgãos autárquicos para que com legitimidade renovada se arquitecte o edifício administrativo do País. A redução do número de deputados deve andar perdida, a descentralização, (que não uma regionalização multiplicadora de benesses e burocracia), parece que se perdeu. Se os governantes de turno apenas rodeiam habilidosamente as questões estruturais de fundo, os anafados opositores enquanto arregalam o olho á espera de vez, vão-se coçando com um chega para lá macaco, quee em vez de apontar alternativas decentes insistem em inundar-nos a pele, tossindo e salivando gafanhotos. Saltam de galho em galho como quem muda de camisa, de Faro para Braga como de Sintra para Lisboa.
GostarGostar
A DERIVA governamental é alarvemente explícita…
GostarGostar
O SÁTIRO
Posted 23 Dezembro, 2012 at 07:31 | Permalink
o governo comunista chinês reconhece a corrupção em grande escala e os luxos capitalistas dos membros do partido, das forças armadas e do governo
http://www.aljazeera.com/news/asia-pacific/2012/12/20121222143046537220.html
notícias que obviamente a cambada esquerdóide das redações dos media tugas não dão
pois
convém intoxicar o povo de que os comunas são muito honestos….certinhos….não fazem mal a uma mosca
e ainda por cima defendem os trabalhadores
então pq é q o PCP tem relações privilegiadas com os assassinos comunas chinocas???
—————————————————————-
com o mal dos outros posso eu bem
Toca mas é a bater nos que nos desgraçaram e quando os outros chegarem à nossa situação que se desamanhem tambem.
Será que por haver países que se portam mal, teremos nós que obrigatoriamente suportar tambem esses mesmos males?
GostarGostar
Acabei agora de ver a reportagem de ontem (dia 22) da SIC sobre o BPN.
Aquele tipos, vários deles antigos governantes de Cavaco e outros próximos, que gozaram à fartazana, estando agora os portugas a pagar, irão elevar os prejuízos do BPN para 7 mil milhões.
Tudo gajos de esquerda, como se vê.
Andam em liberdade, como impõe uma sociedade podre e malcheirosa.
Já quanto aos nossos liberais, andam tão enfadados com a riqueza dos reformados e com a não venda da TAP e da RTP, que nem querem saber dos 7 mil milhões.
Mau seria este dinheiro ter sido gasto em saúde, educação, reformas e salários. Agora, saqueá-lo e malbaratá-lo em jogatana, piscinas, vadiagem e outros divertimentos turísticos, não tem grande importância.
É Natal, sejam abençoados!
GostarGostar
Vêm aí mais contas para pagar. Reformados e pensionistas prepararem-se
Posted at 12:18 PM ET, 12/13/2012
The IMF holiday bash – don’t miss it
By Al Kamen
Greek protestors likely won’t party at the IMF Saturday night. (Sakis Mitrolidis – AFP/Getty Images) In these days of international financial uncertainty — and occasional panic — it’s good to see the International Monetary Fund folks still know how to party. Really party.
The Saturday night annual holiday blowout for some 7,000 employees and guests features seven different “serving stations” for various cuisines and unlimited booze at the IMF headquarters.
DOCUMENT
PAGES
Zoom
«
Page 1 of 4
»
We start with 90 minutes of “passed Hors d’oeuvres,” featuring the usual stuff: caviar creme fraiche and “local Choptank sweet oyster shooters with tomato jalapeno broth,” “smoked salmon mousse in an edible cone” and, of course, “warm truffle braised short rib tartlets.”
The “Peppermint Patty” and “Poinsettia” passed cocktails help wash it all down and get you in the proper party mood.
But go easy on this lest you fill up and miss out on the stunning dinner fare at the food stations throughout the lower floors of the headquarters, featuring Indian, Thai/Vietnamese, Mediterranean/ Middle Eastern, Spanish, Mexican and even American food.
The booze stations feature “specialty drinks” such as the “Partridge in a Pear Breeze,” the “Mr. Grinch”and the “Nutty Jester” in addition to the more traditional margarita.
Again, careful with the pace, lest you get completely blotto and embarrass yourself on the dance floor, featuring a fine band.
If you work up a big appetite, not to worry. “Fruit and cheese display with assorted crackers and French baguette slices will be put out at each station at 10:30 pm,” our invite says. The bash ends at 1:00 a.m.
(Unclear if there’s a designated driver program or they’re thinking diplomatic immunity might work — though former IMF managing director Dominique Strauss-Kahn didn’t find it so useful.)
About 13,000 bank staff, retirees and others are eligible to attend, an IMF official told us, but the actual number who’ve RSVPd this year is about 7,000.
And while we were told by a source that the cost would be well more than $500,000 for this gala — black-tie optional — an IMF official said the price tag is expected to be about $350,000.
That might seem like a lot, but look at it this way: Greece is expected to cough up $899 million in interest payments to the IMF next year.
That’s a lot of shooters.
GostarGostar
A reforma administrativa de Mouzinho, vsava a centralização e o reforço de um aparelho de Estado ainda em construção. Daí para a frente, verificaram-se inúmeras alterações, ao sabor de interesses e pressões, que nada acrescentaram do ponto de vista de uma efetiva gestão de recursos comuns. A atual lei, não passa de mais um aborto que nada tem que ver com o ordenamento do território e que não resistirá a outra conjuntura política.
GostarGostar
Lica
o k escrevi tb interessa aos tugas
pq mostra como a “nossa” comunicação social é paranoicamente sectária
e pq nem percebem
exato
não têm Q.I. para perceber
que as “noticias” que nos impingem
são irrelevantes para o MUNDO
GostarGostar