Mais Passos em falso
Depois de o Partido Socialista se ter comprometido com a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal, o PSD e o CDS, chegados ao poder, tiveram uma boa oportunidade para corrigir as deficiências e modelos errados que se vinham perpetuando do antigamente.
.
Ao modelo estatizante do monopólio, poderia avançar-se finalmente para um sistema concorrencial e descentralizado. O que aliás corresponderia à anunciada vontade politica (sufragada popularmente) de libertar as energias da sociedade e limitar o poder e ineficiência do Estado.
Mas não. Optou-se por dar mão livre às velhas carraças centralistas e socializantes.
..
Para a história ficará que foi esta maioria PSD /CDS que perpetuou, no mínimo por mais 50 anos, um modelo de gestão monopolista e centralista num importante segmento económico. Tal decisão corresponde ao centralismo reinante e abafador em que se estrutura todo o Estado e a sociedade. Com a manutenção do monopólio e a centralização, o poder político e suas gentes assegura que manterá sempre uma palavra determinante nesse negócio.
Se se fosse devolver liberdade à sociedade e desmantelar o monopólio, o poder seria disperso pelas regiões e por vários e novos actores económicos, o que é de todo contrário aos interesses das gentes que vivem do Estado.
.
Esta forma de gestão do poder apenas pode desaparecer e a sociedade libertar-se desse atavismo terceiro-mundista, não com mudanças de partido governantes (que a genética centralista e socializante é a mesma), mas quando o resto se fartar e começar a agir em defesa da sua liberdade contra estas carraças que teimam em se eternizar.

Segundo uma sondagem para o Expresso/SIC, “hoje” o P”S” ganharia as eleições.
Ora, a SIC e o Expresso querem este governo fora de S.Bento. E a Eurosondagem é dirigida por P”S”‘s…
Mas, supondo que a sondagem corresponde “à vontade” da generalidade dos tugas, pergunta-se : estes, nunca mais ganham juízo ? Querem este P”S”-de-Seguro no governo ? Porra, que são mesmo autofágicos…
GostarGostar
Assad, King Assad…não vá na conversa deles…em Portugal, tambem disseram o mesmo quando das invasões napoleónicas ( as invasões do free army…) e depois, foi o que se viu…a perseguição à Igreja Católica Portuguesa e à Cristandade Portuguesa foi total…não cometa, o mesmo erro que os Portugueses…o regime Sirio, a ser mudado, é de uma Republica para uma Monarquia…a Monarquia Assad…
.
http://www.youtube.com/watch?v=w_mZZn8BpcA
GostarGostar
Lisboa, será a Capital de defesa da Cristandade ou da destruição da Cristandade no Médio-Oriente…Lisboa, vai se posicionar…será de aliança com os Judeus…ou será de aliança com a Cristandade no Médio-Oriente…
.
http://www.youtube.com/watch?v=hwv_CrgtZS0
GostarGostar
Este governo é exímio em PASSOS EM FALSO e outros simulacros.
GostarGostar
Ou Passos é falso.
GostarGostar
Concordo GS.
E penso mesmo que é aqui, na net, que se pode contrariar essa mentalidade centralista (que é o reflexo de ignorantes que acham que só eles sabem decidir).
GostarGostar
O monopólios (ou os oligopólios) continuam (e proliferam) porque – supostamente – dão eficientes e ‘muito mais eficientes’ quando se verifica o trânsito público/privado. Enquanto este dogma não for desmascaradado – e não existir uma economia saudavelmente concorrencial – continua o regabofe, com outras roupagens, mas sempre ‘regabofe’, com custos acrescidos para os utentes e, óvio, poupanças na gestão. Falta, como é habitual nestas engenharias financeiras, determinar os custos reais e sociais.
GostarGostar
“Querem este P”S”-de-Seguro no governo ?”
Fiz tudo o que pude para acabar com “aquele” P”S” no governo. Consequência: levei com “isto”. Uma coisa que me aumentou os impostos (reformado) em 90% e ameaça matar-me em breve com novos cortes, falta de qualquer apoio, falta de assistência médica e medicamentosa e já anuncia novos cortes, estes “a sério”.
Poderia escrever uma lista infindável dos malefícios causados por este governo, mas abrevio: tudo menos “isto”!
GostarGostar
” Qem muda Deus ajuda”.
Passos só larga a Cruz no Monte Calvário.
Tarde para ele e pior para o Povo.
GostarGostar
passos coelho pedurado pelos pés, 14:51,
Também eu não previ a insensibilidade de PPC e do governo face aos mais desfavorecidos e vulneráveis.
Há muito retirei-lhes apoio.
Mas, o P”S”, sobretudo a este P”S” que tem andado de braço-dado com patifes e que, se hoje no governo, em pouco diferiria do actual P”SD”, “jamé” lhe dareio o voto !!
GostarGostar
Fiquei com a ideia de que a ANA foi privatizada.
E fiquei também com a ideia de que os privadas vão querer máximizar os lucros, ou seja rentabilizar ao máximo todos os aeroportos.
Em que é que aqui de aplica o “modelo estatizante do monopólio”?
GostarGostar
O ‘modelo estatizante’ é modo como o Estado habitualmente gere a coisa pública. O Estado é uma entidade unitária e dentro do espaço territorial não tem concorrencia. Deve ter é organização e planeamento.
Quando a coisa pública é alienada em bloco transfere-se com as mesmas características (mono ou oligopólio) para o sector privado. Não tinha de ser obrigatoriamente assim. Podia ser vendida a retalho, p. exº., por regiões ou por outro tipo de de agrupamento (tipo Norte, Sul e Centro) e esta fragmentação ser vantajosa, em termos de encaixe financeiro, para o alienador… Dava é mais trabalho, tornava os ‘cambalachos’ mais difíceis, mas isso são outras questões.
GostarGostar
«Em que é que aqui de aplica o “modelo estatizante do monopólio”?»
.
Bom, o estado criou e geriu esse monopólio. No momento em que se decidiu desfazer dele, podia, e devia, mudar de paradigma e abrir o sector à concorrência. Mas a maioria PSD/CDS optou por manter o regime monopolista e centralizado, com os naturais inconvenientes e prejuízos para a liberdade e o desenvolvimento.
Portanto, se a actividade mudou de proprietário, de publico a privado, foi opção do Estado manter o mesmo regime monopolista, estatizante. para os próximos 50 anos.
GostarGostar
Obrigado.
Não interessa se continua a ser um monopólio, agora está nas mãos do privado que tudo fará para maximizar os lucros.
Descanse Gabiel o aeroporto do Porto pode e será sempre uma peça vital, pena que vocês não consigam que o Porto seja ligado à Galiza por um verdadeiro e rápido comboiopara se afirmar como uma (talvez a ) mais importante cidade desse eixo.
GostarGostar
A nomeação de um árbitro corajoso, que enfrentou a máfia, e denunciou a violência gratuita e mafiosa do FCP está a causar engulhos nos tripeiros:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2988976
queriam outra vez o PProença?..pois para validar golos EM FORA DE JOGO ao FCP?
ou INVENTAR penalties a favor do FCP?
ou o olegário para não ver as bolas dentro da baliza do FCP?
pois
os gangs FCP/oliveirinha estavam habituados ás vitórias mafiosas……
GostarGostar