O que Nicolau não quer perceber
20 Fevereiro, 2013
Nicolau Santos dedicou hoje este texto – O que Relvas não percebe – aos casos do ISCTE e do Clube de Pensadores. Não sei como explicar a Nicolau Santos a importância do que está causa. Mas acredito que se Nicolau Santos substituir Relvas por Sócrates talvez perceba que há coisas que não podem acontecer. Vá lá Nicolau não custa tentar.
47 comentários
leave one →

Não haverá quem seja capaz de postar aqui um link para protestos do Sócrates quando em tempos, tal como está a acontecer ao Relvas e outros ministros, estava a ser vítima de uma perseguição pessoal, por parte de um grupo conhecido?
Declaração de interesses: não gosto do Relvas.
GostarGostar
Vou ajudar a perceber o post, trocando Relvas por Sócrates no artigo do Nicolau:
“O ministro Sócrates sente-se certamente injustiçado. No Clube dos Pensadores teve dificuldade em expressar os seus pensamentos por um grupo de manifestantes o ter interrompido, que além de palavras que não cabem neste local, cantaram “Grândola Vila Morena”.
O ministro até tentou acompanhar, mas a situação tornou-se um bocadinho patética porque o ministro deve ter tido péssima nota na cadeira de Canto Coral, além de não saber a letra da música que tentou trautear.
A cena seguinte foi no ISCTE. Estudantes com cartazes e palavras de ordem evitaram mesmo que o ministro nos brindasse de novo com os seus pensamentos sobre o futuro do jornalismo, que ele tanto acarinha. E o ministro teve de retirar, entre empurrões e a proteção dos seus guarda-costas, por uma porta lateral, sem honra nem glória.
O ministro Sócrates é um democrata e defende que todos devem poder exprimir as suas opiniões. Infelizmente, o ministro Sócrates não percebe o que está em jogo.
E o que está em jogo é que as pessoas estão fartas desta austeridade, cujo fim não vislumbram e cujos objetivos não percebem.
Mas estão sobretudo fartas, fartissimas, de políticos que não respeitam e a quem não reconhecem um pingo de credibilidade.
Como bem disse o ministro Sócrates, este Governo será julgado em 2015. Mas o que o ministro Sócrates não percebe é que ele próprio já está há muito julgado. O facto de não o deixarem falar em público só mostra que o ministro Sócrates não percebe isso mesmo: que foi julgado e condenado. Sem apelo nem agravo. ”
Perceberam?
GostarGostar
ops
O itálico devia acabar em “agravo”.
GostarGostar
O que Nicolau não percebe
Depois da figura que fez ainda há tão pouco tempo com o amigo da ONU, o homem do lacinho devia guardar um tempo de nojo.
GostarGostar
Nestes actuais tempos de crise perder tempo com relvas e sócrates já é um bom indicio de miopia …
GostarGostar
Relvas não tem credibilidade; Sócrates teve o seu tempo para nos mostrar a sua. Cada um fará o seu juízo de valor dos personagens.
Qual é o ponto da HFMatos?
GostarGostar
(…) Não surpreende que o PSD e os seus avençados mediáticos tenham escolhido a via da vitimização para tratar o caso do inimputável Dr. Relvas. Os piores crápulas gostam sempre de fingir indignação quando são despidos em público. O que surpreende é a reacção de algumas pessoas de esquerda e uma ou outra luminária do regime que já veio botar faladura sobre o assunto.(…)
in Arrastão
GostarGostar
“Ha coisas que não podem acontecer” Madame La Marquise
Porrada na Malta ! onde anda a policia que nunca está quando é preciso?
GostarGostar
O articulista do semanario, se nao e’ marciano anda por la’ em orbita proxima da superficie….
.
E quando diz “E o que está em jogo é que as pessoas estão fartas desta austeridade, cujo fim não vislumbram e cujos objetivos não percebem.
Mas estão sobretudo fartas, fartissimas, de políticos que não respeitam e a quem não reconhecem um pingo de credibilidade” fala em nome de QUANTAS pessoas? TODAS ou de uma minoria “militante” controlada pelo CC(CP)?
.
Note-se que no texto citado o articulista nao menciona o ministro em causa, mas aponta o dedo aos politicos (usou o plural) de um governo que foi eleito legitimamente.
.
Credibilidade e’ coisa que o articulista ja’ perdeu a’ muito tempo. Se alguma vez a teve……
GostarGostar
Dona Helena;
Lembra-se do tempo em que se regozijava com as manifestações contra o anterior governo?
Porquê tão chocada agora?
Se o dito dr Relvas fosse do anterior governo, como reagiria?
Sabe que quando apontamos um dedo aos outros ficamos com três apontado a nós?
É a vida
GostarGostar
(…) Vamos lá ver as coisas como elas são: esta gente saberá o que é censura? O que é liberdade de expressão? Não saberão que a censura é sempre um acto de poder exercido pelo mais forte sobre o mais fraco? Uma limitação de expressão que visa calar opiniões contrárias, prévia ou posteriormente? Ontem, quando o Dr. Relvas entrou no ISCTE, rodeado de seguranças, e subiu para um palanque posto à disposição pela estação com mais audiências do país, quem detinha o poder? O ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a comunicação social e decide os destinos do país, que tem o controle directo sobre os instrumentos que podem exercer a violência de Estado (a polícia e as forças armadas), ou um grupo de estudantes que diariamente sofre as consequências das políticas implementadas pelo Governo a que o Dr. Relvas pertence? (…)
in Arrastão
GostarGostar
Com efeito, Nicolau parece escrever aí para alguém só muito inteligente, sendo que, questionado, como a Helena diz e Alberto Carvalho da TVI também aduz sobre as liberdades, para mais falando-se de um ministro da nação, ajunta mais adiante: “E ele é ministro, certo, mas que tem para dar aos estudantes?, aberração e abuso em pessoa, injusto e gratuito?, com licenciatura tirada a algum padrinho?, ai, só se for isso…
Mas é já preciso ter descaro, ter lata, como se a maltosa, ali, na plateia, ao ISCTE, fosse atrasadinha e não sofresse na pele o voluntarismo de um governo vaidoso de ser mais vilão que a troika, troika de gordos, atirada aos pobres.
De modo que nem é tanto já relvas, peões na seita de espertos, se não que o mesmo governo ilegítimo, depois que nos ludibriou a todos.
E porém retornando aos relvas, que fazem tipos destes assim num governo, quais burlões sem mérito em vida de nababos e a ganhá-lo ainda por fora, ignorantes, em perorações de treta e conferência de amigos?
Isso é de quem já passa das marcas, sem vergonha, descarado, que precisa ter calibre, se não se demite.
Oh, afronta inaudita, onde é que isso já se viu?
Eu sei que vimos sokras, ainda assim um inginheiro, mesmo atrevido.
Mas você que esperava, Alberto Carvalho?
Vá lá, diga dsem receio !”
GostarGostar
O nicolaço, como “jornalista” , e o relvas ,como “pulítico” , estão bem um para o outro.
GostarGostar
Que crédito pode merecer um governo que ainda à dois meses dizia; Nem mais tempo nem mais dinheiro, e hoje o Gasparinho já vem admitir pedir mais tempo?
GostarGostar
http://www.publico.pt/multimedia/video/maquiavel-relvas-canta-grandola-vila-morena-20130220-182322
.
(…) O ministro até tentou acompanhar, mas a situação tornou-se um bocadinho patética porque o ministro deve ter tido péssima nota na cadeira de Canto Coral, além de não saber a letra da música que tentou trautear. (…)
GostarGostar
É realmente grave. E o Relvas a “lucrar” com isto.
GostarGostar
Afinal a policia foi lá , mas nao sabe muito bem o que lá foi fazer
PSP identifica manifestantes que cantaram Grândola, Vila Morena a Paulo Macedo
PEDRO SALES DIAS 20/02/2013 – 19:08
No terceiro protesto com a canção de Abril nesta semana, a polícia identifica manifestantes. Fonte oficial da PSP não sabe, contudo, informar sobre qual o crime em causa.
GostarGostar
Não tenho que julgar o jornalista.
Já o governante sinto-me no dever de o fazer.
O Relvas é batoteiro.
Ponto final.
GostarGostar
O Gaspar foi ao Parlamento dizer que se enganou no PIB, por pouco , apenas o dobro.
O Gaspar foi ao Parlamento dizer que por causa do PIB , não vai cumprir o deficit, por o,5%, logo são 800 milhões de mais austeridade para este ano a pagar pelos portugueses. Ou seja mais uns cortes nas pensões, no subsidio desemprego, etc
Madame Lá Marquise tout vá bien!
GostarGostar
Estava à espera de post de Madame Lá Marquise sobre a fraude da carne de cavalo e de como o mercado funciona bem para enganar os consumidores .
Sempre servia para desviar as atenções do que o Gaspar hoje disse no Parlamento.
Afinal veio um post sobre o Sócrates e o outro do expresso,,,,, e tal e a liberdade e coisa e tal
Já agora como é que está a investigação feita pelo Crato à licenciatura do Relvas ?
Nao acham que ja lá vai muito tempo?
GostarGostar
O que o Relvas ainda não percebeu …que está morto, que acabou ,que fede , finito , não apareça em público, cale a matraca de uma vez por todas , porque no te calas , não há pachorra para intrujas, nem para quem os teima em defender. O Passos que lhe arranje um bunker lá no ministério para que ele continue a mexer os cordelinhos em segurança . Fantochada!
GostarGostar
Este nicoleu é um grunho mesmo burro. O Balsemão não sabe correr com tamanho incompetente?
GostarGostar
General, eu continuo muito mais farto do socas, que meteu isto no buracão… Apesar dos 20 meses de ausência.
Este Relvas é mais um chico-esperto. O outro é um delinquente encartado.
GostarGostar
Essa cantiga é tão ou mais foleira que a música pimba. Mete nojo só de a ouvir. Já quando era pequeno e ela tocava todos os dias eu dizia: que cantiga mais horrorosa!
GostarGostar
A vilória de Grândola é completamente feiosa e sem interesse. A cantiga é muito pior… O autore era um comuna ranhoso endeusado pela tropa canhota depois do 25 do 4.
GostarGostar
Esta música “Grândola Vila Morena” dá volta ao Sistema Nervoso Central de algumas pessoas,
curioso em certos momentos levantam-se começam a cantar e não param, espero que esta epidemia não me atinja.
GostarGostar
Viegas, porque não vais morrer longe para não cheirares mal?
GostarGostar
palavras de ordem evitaram mesmo que o ministro nos brindasse de novo
Evitaram. Portanto. Os estudantes evitaram. O José Estaline evitou que milhões e milhões tivessem alimentos. Pol Pot evitou que muitos respirassem.
É tudo uma questão semântica.
Nicolau, o testa de ferro do Partido Socialista que a cada cagadela cospe no “neo-liberalismo” devia estar calado. Bem calado. Este tipo não tem espelho. Burlão. Para não dizer outra coisa.
R.
GostarGostar
http://www.publico.pt/multimedia/video/maquiavel-relvas-canta-grandola-vila-morena-20130220-182322
GostarGostar
Mais um Liberal desta vez Italiano que não fez as cadeiras todas.
O candidato italiano caído em desgraça por causa da pós-graduação que só existia no seu CV
SOFIA LORENA (Roma) 20/02/2013 – 21:06
Oscar Fulvio Giannino já não lidera o partido de inspiração libertária que fundou em Agosto do ano passado.
GostarGostar
Maquiavel Relvas
Isto é a comédia?!
R.
GostarGostar
O Oscar neoliberal cuja pôs graduação so existiu no seu cv a explicar como o Estado é mau
GostarGostar
“Nicolau … devia estar calado. Bem calado.” democrata Rogerio dixt
ou seja, também podias fazer parte dos que querem Relvas calado!
GostarGostar
portugal com letra pequena vai desaparecer, não tem substituição da população? ai que pena! (vamos lá abrir um Môet et Chandon, “bora lá”)
…
os asquerosos tugas (especialmente os à moda do porto e similares – Valentins que a tuga justizia tão eficientemente protege) mereceram o súcrates que agora se deleita em páris, até + ver, e o idiota e impressionante cúelho das dóce? (pelo menos o cú-elho gosta delas – é um descerebrado cabrón mas pelo menos não é maricon – aparentemente…)
GostarGostar
A “coisa” alastra . Os povos não estão anestesiados
GostarGostar
A queda do marcianismo por uma revoluçao a partir de baixo.
.
.
Muito interessante e educativo.
GostarGostar
Eu até gosto do que a esquerda está a fazer e vou anotando. Mais cedo ou mais tarde poderão levar a mesma dose e eu borrifo-me.
GostarGostar
Na frase ‘relvas, sócrates, passos, nicolaço e seguro é tudo a mesma merda’ qual é a palavra que não percebem?
GostarGostar
Sabe que quando apontamos um dedo aos outros ficamos com três apontado a nós?
É a vida
…
No caso da Helena isto é de todo impossivel. Só tem um dedo apontador para assinalar aos demais.Os outros ficam em suspenso como aqueis estranhos lagartos visitantes..
GostarGostar
o nicolau enferma de baixo nível de inteligência
disso não há dúvidas nenhumas
foi comido…salvo seja….de forma brilhante pelo consultor da ONU
atão ele nicolau não percebeu q tava ali um gajo do folclore politicamente correto?
francamente nicolau
és um tótó
como pode ele perceber o k tá em causa no caso relvas?????
mas há mais
este:
http://economico.sapo.pt/noticias/gaspar-tem-de-regressar-a-casa-de-partida_163118.html
andou caladinho
ou melhor
lambendo as botas ao sókas
enquanto portugal caminhava para a espiral da bancarrota
e agora tem a lata de botar sentenças
olha ao espelho, pá
GostarGostar
Fechem os cristais e as jóias de família. A revolução está na rua! Não há pachorra para estes propagandistas do governo.
GostarGostar
Só tenho pena que tenha ficado pela música, aquele Relvas tem mesmo cara para levar um par de chapadas, aliás toda a gente do PS/PSD/CDS tem cara para levar um par de chapadas.
GostarGostar
A Helena Matos é uma pulha ao comparar, como escreve, o Relvas ao Sócrates.
GostarGostar
Francamente doutora Helena comparar o ministro relvas ao vigarista socrates não é admissivel. É para mim claro que a política é o terreno onde o bem e o mal se acendem, e não onde se apagam. Compreendo a coerência do pensamento secular em incomodar-se com o discurso sobre o que é moral mas parece-me cada vez mais óbvio que a política não tem alternativa: ou é um gesto de moralidade ou é coisa nenhuma.
A prova está precisamente no resultado do nosso discurso político. Se por um lado é a esquerda que mais se incomoda com a palavra moral, é também a esquerda que mais tenta fundamentar a sua proposta nela (sendo muito mais audível na condenação ética da democracia ocidental, do capitalismo selvagem, do neo-liberalismo, e por aí fora). Já à direita cabe entrar de mansinho com a palavra moral porque o nosso passado está demasiado acordelado retoricamente ao termo (quem quer dar por si a usar palavras que o Salazar também usava?). A ironia é que quer a esquerda mais vincada quer a direita mais vincada desprezam um pragmatismo que parece ter triunfado nas últimas décadas: o da tecnocracia. E os tecnocratas são mal vistos precisamente por se esvaziarem eticamente. Uma espécie de fantasmas especializados que mantêm a máquina a funcionar. Só podemos execrar os tecnocratas na medida em que os despimos de carácter e é aqui que faço a separação entre estas duas personagens e quem se posiciona em cada lado. Os do lado do socrates são apenas coniventes com um roubo continuado e conhecido de milhões e milhões de euros a todos nós e esses sim tirados ao estado social que deve ser defendido pela esquerda e pela direita dos valores e com moral. e a moral para estes senhores é coisa nenhuma.
GostarGostar
A mim o que me incomoda mais é ficar eternamente sem saber o que iria dizer Miguel Relvas. E era importante de certeza absoluta.
——
Quanto ao direito a falar, tivesse ele alguma pinta, por exemplo como a do ministro da Saúde, e falaria, obviamente. Para azar de quem o ouviria e dele próprio.
GostarGostar
” … o que iria dizer Relvas… ” … mas o que ele diria foi escrito por ele ou pela secretária do PPC com quem ele vai casar ? Depois desta promiscuidade tomarense , comparar Relvas com Sócrates é o mesmo que comparar o azeiteiro mixordeiro com o genro do Rei de Espanha !…
GostarGostar
O nicolau artur baptista da silava já expendeu algum comentário ( necessàriamente elogioso…) sobre o nóvel e esforçado estudante – trabalhador , algures em parte incerta da capital da Gália?…
GostarGostar