o legado

.
A imagem acima é da favela Petare, a maior do mundo ocidental, situada à porta de Caracas e onde vivem – calcula-se – mais de 1 milhão de almas. A favela não tem parado de crescer nos últimos anos, e o governo parece estar de costas voltadas para o problema. Esta favela tem, pelo menos, três vezes a dimensão da Rocinha, no Rio de Janeiro, sendo que não é a única de Caracas, sendo de destacar, pelo menos também, a 23 de Enero. Recorda-se que a Venezuela tem as maiores jazidas de petróleo do mundo e não consta que tenha um bloqueio comercial norte-americano que impeça o seu desenvolvimento económico.
.
Sobre os direitos humanos e políticos na Venezuela de Chávez, aconselha-se a leitura deste relatório da Human Rights Watch, que, acredito, não seja uma sinistra organização instrumentalizada pela CIA. Nele podemos ler os assaltos à “independência dos tribunais”, à “liberdade de imprensa” e os abusos governamentais exercidos pelo governo de Chávez sobre pessoas concretas e instituições concretas de oposicionistas ou simples defensores dos direitos humanos.
.
Para que conste, e para que não embarquemos todos neste mantra laudatório do líder recém falecido e do seu regime, independentemente do respeito que sempre se deve ter por quem parte deste mundo e, no caso de Chávez, até por algumas características pessoais do falecido. Mas a morte não pode servir para branquear o que foi feito na vida pública, nem a ideologia nos deve cegar ao ponto de não vermos as evidências que temos perante os olhos.
.
Leituras complementares: “O Senhor da Venezuela e dos pobres”, pelo Miguel Noronha.
“Santo Chávez e o pecado da soberba”, pelo Daniel Oliveira.

Para ajudar a perceber melhor o perfil de Hugo Chávez:
http://notalatina.blogspot.pt/2013/03/o-que-espera-venezuela-com-morte-de.html#links
GostarGostar
Nada disso, era um santo! http://lishbuna.blogspot.pt/2013/03/plus-ca-change.html
GostarGostar
“…independentemente do respeito que sempre se deve ter por quem parte deste mundo…”
.
Hitler incluído? Stalin incluído? Pol Pot incluído? Os carrascos de Auschwitz, etc., incluídos? Custa-me a aceitar, mas…
GostarGostar
Oh grande aldabrao, Rui:
As maiores favelas nao estao por casualidade em Caracas senao em Mexico . Lá perto dos UIESEI. E nao se chamam favelas.
Para melhor documentaçao e para fazerse expert no tema (parece muito do seu interese ultimamente) la vai o link. Até pode imprimir. Ficaria tao bonito pendurado das paredes do salao do Sr. Algumhas colmeas humás até sao a cores e dizem bonichito. Impressionismo puro. Mais do outro. Pase bem.
http://www.bing.com/images/search?q=favelas+de+mexico&qpvt=favelas+de+mexico&FORM=IGRE#
GostarGostar
Rui A. já vai no terceiro post sobre Chávez; sinal que não convenceu ninguém – excepto a tralha do costume.
GostarGostar
E lá fui saber algo de Petare:
“Petare fue fundado en 1621 por los españoles sobre la cima de un cerro rodeado de quebradas, método de construcción que perdura hasta el presente.
La población petareña está distribuída de la siguiente manera:
Por la parte oeste y suroeste (léase Macaracuay, Los Ruices, El Llanito,…) se encuentran los sifrinos de Petare, esos a quienes Chávez llama “ricos racistas”, pasando por alto el hecho de que muchos de ellos sufren la falta de agua, los habituales cortes de luz y las fastidiosas reuniones de las juntas de condominio de unos apartamentos ya devaluados.
Por el sureste (léase Filas de Mariches y La Dolorita) lo que hay es hampa parejo, más algunos inmigrantes colombianos que no pudieron comprar casa en Guaicoco. Hay alguna que otra urbanización, pero están bien alejadas y resguardadas.
Por Caucagüita, se encuentra lo mismo que Mariche, pero sus habitantes proceden de Guarenas.
El resto de la población se compone de petareños y malandros que viven cerro arriba, más varios colombianos y ecuatorianos y algún que otro cubano de Barrio Adentro.
Los petareños piensan que todo el mundo es marico, así que ten cuidado cuando converses con uno de ellos. A continuación unos consejos:
-Nunca uses ropa ajustada o semi-ajustada, porque dirán que te gusta que te buceen.
-No lleves contigo marcas caras o muy finas, porque dirán que tienes un marido que te mantiene.
-No les envíes correos XXX porque si sale un solo tipo te tachan de pato, y si salen fotos de mujeres es que son fotos tuyas de noche.
-Cuando te presenten a alguien nunca le preguntes dónde vive, que haces, eres casado, tienes hijos etc. porque enseguida pensaran que te interesó el tipo.
-Mosca con los gestos de la cara, sea cual sea para ellos implica que eres pato.
-Nunca le digas de donde vienes o donde estabas, en cualquier lugar según ellos te estaban dando duro.
-Tampoco les menciones lo que hagas en el futuro, siempre dirán que vas a tirar con otro tipo.
-Tampoco les hables de tus ideas políticas, si eres escuálido es que eres gay que vives con mamá y si eres del gobierno es que un negro te da lo tuyo.
-No les hables de películas, porque enseguida piensan que te gustó el actor.
-Si tienes novia no les hables de ella porque dirán que es un escudo para aparentar que no eres parcha.
-Si raspaste una materia es que no eres macho para estudiar ingeniería, y si pasaste es que te encerraste en la oficina con el profesor.”
Respigado da Wiki.
GostarGostar
Abondando no mesmo tema. Para promocionar nestes paises como de interesse turistico nacional saber…Que ciudades tienen favelas junto a sus centros financieros?
.
http://www.skyscraperlife.com/latin-bar/47102-que-ciudades-tienen-favelas-junto-sus-centros-financieros.html
.
.
GostarGostar
Sobre favelas, escreve o Rui que a Petare é a maior do mundo ocidental.
Não sei onde foi buscar essa informação. Tem link?
Deixo-lhe um mapa das maiores favelas do mundo ocidental.
GostarGostar
Repondo novamente a verdade porque estes neo goebells , falsificam tudo o que mexe.
Essa fotografia mostra o legado da política de direita quando Chavez chegou ao poder. Acrescentar ainda que Petare é governada pela oposição. E que :
A Virada Cultural, em Caracas, se chama Rota Noturna e ocorre uma vez por mês. Em julho, bandas de rock, reggae, salsa e outros ritmos embalaram milhares de jovens em pontos espalhados por todo o centro histórico, numa festa que só terminou ao amanhecer. Na edição seguinte, em agosto, a virada caraquenha teve como foco os museus, que ficaram abertos a noite inteira, oferecendo a um público de todas as idades recitais de música e poesia.
Para o visitante brasileiro, submetido ao bombardeio de grande parte da imprensa comercial sobre os horrores da “ditadura chavista”, Caracas é uma agradável surpresa. A população desfruta como nunca do espaço urbano, que vem sendo recuperado depois de décadas de abandono.
Como em qualquer metrópole da América Latina, o contraste social na capital venezuelana é dramático. Situada num estreito vale, com 20 quilômetros no sentido leste-oeste e apenas 4 no eixo norte-sul, a cidade é rodeada por favelas. Nos bairros chiques há mansões suntuosas, várias delas com campos particulares de golfe, luxo incomum no Brasil. Lá moram os donos das fortunas acumuladas graças à renda do petróleo – uma riqueza fabulosa, da qual o povo até recentemente só recebeu as migalhas.
Com a chegada de Hugo Chávez à presidência, no final de 1998, as regras do jogo mudaram. Um gigantesco pacote de programas sociais fez cair o índice de pobreza de 70% para 28%. “Se temos a sorte de ter petróleo, que seja usado em favor do povo”, defende Gustavo Borges, coordenador de uma rede de rádios comunitárias em 23 de Enero, bairro popular que está sendo urbanizado com a instalação de escolas, clínicas de saúde, quadras esportivas e iluminação pública. No ano passado, em viagem ao Brasil, Borges visitou a favela carioca de Rio das Pedras, e se diz chocado com o que viu: “No seu país, a população mais pobre vive em condições abaixo da dignidade humana”.
A melhora da realidade social venezuelana é, de fato, impressionante. Em Caracas, dois teleféricos recém-inaugurados levam favelados até o alto dos morros. Nas ruas, não se enxerga uma única criança pedindo esmolas ou em situação de risco. Ninguém dormindo na calçada por falta de abrigo. O que mais se destaca na paisagem urbana são os canteiros de obras da Misión Vivienda, projeto governamental que pretende erguer em dois anos 350 mil casas ou apartamentos (mais de 90% já entregues) para a população sem teto ou precariamente instalada, no país inteiro. As moradias populares são espaçosas, construídas com material de qualidade e bem localizadas.
Muitos projetos habitacionais destinados aos mais pobres se situam em bairros de classe média, rompendo a segregação social no espaço urbano. Nem sempre os recém-chegados são recebidos com simpatia. “Existem pessoas de classe média que não aceitam viver ao lado dos pobres”, constata o arquiteto Francisco Farruco, um dos coordenadores da Misión Vivienda. “Eles consideram o nível de educação dos novos moradores inferior, ou inadequado seu comportamento, o que é muito discutível.” Para Farruco, esses conflitos são inevitáveis em um país que está reduzindo a desigualdade. Nas suas palavras: “O sonho de transformar Caracas passa por integração. Estamos construindo uma cidade que rompa com barreiras sociais”.
Erudição popular
Os sinais dessa mudança são muito claros. Como jornalista, viajei a Caracas várias vezes na década de 1990. Minha lembrança é de um lugar decadente e perigoso. Agora me surpreendi ao caminhar pela Sábana Grande, o centro comercial da cidade, limpo, bem iluminado e seguro. Numa esquina, um mágico reúne a seu redor dezenas de curiosos. Ali perto, crianças se divertem nos equipamentos recreativos instalados pela estatal Petróleos de Venezuela. A reurbanização daquela área faz parte de um imenso projeto de recuperação do espaço urbano, o que inclui teatros, centros esportivos, praças e monumentos históricos.
Entre os investimentos públicos, a ênfase à cultura chama atenção. Não por acaso, nos trens do metrô de Caracas se ouve música clássica o dia inteiro. É comum a presença de jovens carregando instrumentos. São alunos do Sistema Venezuelano de Orquestras, uma referência internacional. O país é, talvez, o único do mundo em que um maestro – Gustavo Dudamel, da Orquestra Sinfônica de Caracas – é um ídolo de massas.
A paisagem remodelada tem como pano de fundo uma transformação social mais profunda, que inclui a elevação da renda dos trabalhadores. Em 2011, a remuneração média teve um aumento real de 8,5% e o novo salário mínimo, anunciado em maio deste ano, um reajuste de 33,5%. A inflação, porém, é muito alta, 27% em 2011. O congelamento dos preços de 19 produtos essenciais garante uma relativa proteção ao poder de compra. E uma gigantesca rede de mercados e feiras livres estatais (a Mercal) oferece todos os itens da cesta básica pela metade dos preços do comércio privado.
Sem surpresas
A legislação trabalhista que entrou em vigor em maio amplia direitos dos assalariados em uma escala sem paralelo em qualquer outro país. O benefício em caso de demissão sem justa causa equivale à remuneração de 105 dias por ano de serviço. A trabalhadora que dá à luz ganha seis meses e meio de licença e tem garantia de emprego por dois anos. Ainda assim, a parcela da mão de obra com carteira assinada tem aumentado, e o desemprego se situa atualmente em 7,5%, um índice próximo ao brasileiro.
O “socialismo do século 21″, como Chávez batizou seu projeto político, convive com um setor privado que controla 70% da economia e garante gordos lucros aos empresários, graças à elevação do consumo popular. Do outro lado, as empresas operadas diretamente pelos trabalhadores crescem na preferência dos consumidores, com produtos como os laticínios Los Andes (vendidos até mesmo nas padarias dos bairros ricos) e o café La Fama de América, exportado para Europa e Estados Unidos. Na embalagem, essas mercadorias trazem sempre uma pequena frase, rodeada pelo desenho de um coração: Hecho em Socialismo.
Há ainda conquistas extraordinárias – que não caberão neste espaço – em educação, saúde e na participação política dos cidadãos, que se organizam em conselhos comunitários (mais de 40 mil, em todo o país) para fiscalizar as autoridades e definir investimentos públicos para as regiões onde moram. Como nada disso é divulgado na imprensa brasileira, na qual Chávez é apontado diariamente como tirano grotesco, imagino a dificuldade dos leitores em entender o fato de ele liderar as pesquisas para as eleições de outubro com uma vantagem de 15% a 25% sobre seu adversário direitista. Para quem conhece a verdadeira face da Venezuela, não há nisso surpresa alguma.
GostarGostar
GostarGostar
o programa deste governo é o TERRORISMO:
Passos Coelho: Medida mais sensata para combater desemprego seria baixar salário mínimo
GostarGostar
A fotografia é o legado neoliberal que Chavez herdou e que mudou da seguinte forma
Os resultados são claros: a extrema pobreza foi reduzida de 17,1 a 7,9. Cresceu a taxa de escolaridade e de preescolaridade, que subiu de 40 a 60%. Terminou o analfabetismo, segundo a constatação da Unesco. A participação feminina subiu muito no Parlamento e quatro mulheres dirigem a Corte Suprema, a Procuradoria Geral, o Conselho Nacional Eleitoral e a Assembléia Nacional. A taxa de mortalidade infantil diminuiu de 27 por mil a praticamente a metade: 14 por mil. O acesso a água potável subiu de 80 a 92% da população. Diminuiu significativamente a desigualdade social, a Venezuela subiu bastante no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, aumentou a expectativa de vida, diminuiu o desemprego, aumentou o trabalho formal em relação ao precário, foram legalizados milhões de aposentados, o consumo de alimentos subiu 170%. Em suma, como em todos os governos que buscam reverter a herança neoliberal, se dá um imenso processo de afirmação dos direitos da grande maioria, refletido na sua promoção social e na expansão do mercado interno de consumo popular.
GostarGostar
Portela menos 1
A escravatura esta no ADN dos históricos neoliberais. Basta lê-los
GostarGostar
Piscoiso,
Seguem os links pedidos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Petare
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061203012249AA3vEls
http://www.quesabesde.com/noticias/petare-caracas-venezuela-mirentxu-eguiguren,1_4104
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-74/esquina/passinho-de-caracas
GostarGostar
“…e não consta que tenha um bloqueio comercial norte-americano que impeça o seu desenvolvimento económico…”
.
Até aqui se lêm patetices esquerdistas.
“Hitler incluído? Stalin incluído? Pol Pot incluído? Os carrascos de Auschwitz, etc., incluídos? Custa-me a aceitar, mas…”
.
Pois é… um canalha morre e os tipos que provavelmente estariam na cadeia ou refugiados caso o canalha mandasse no seu país falam dele como se fosse alguém respeitável.
.
Podemos também falar do Chavez como Militarista – afinal ele é um Coronel – estranho como esta palavra não aparece em nenhum jornal , porque será..?
Será porque Militarista é uma palavra que só se aplica a quem não é de Esquerda?
Deixou o Exército Venezuelano muito mais bem armado: Sukhois, BMP3, novos tanques, moderna artilharia, novos mísseis de vários tipos.
Que tal analisar os aumentos de gastos em armamento de Chavez? Ou no caso de ser de esquerda já é uma actividade respeitável?
GostarGostar
Assim que lá vamos nós detrás pasinho a pasinho destes farois luminossos dos paises sudamericanos. Por certo, o último descobremento
do Rui A. Glup.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=69422
GostarGostar
Serviço publico probono repondo a verdade
http://www.youtube.com/watch?v=ptljVhtD8YU&sns=em
GostarGostar
“Até aqui se lêm patetices esquerdistas.”
Quais “patetices”? Então não é esse o pretexto utilizado pela esquerda para “justificar” a situação económica de Cuba?
GostarGostar
Continuando a cruzada
Me interesso muito pelas listas de felicidade nos países mundo afora. Em geral, elas combinam dados sociais e entrevistas nas quais um grupo representativo de pessoas diz qual é seu grau de felicidade numa escala de 1 a 10.
Foi ao ver uma delas, em que a Dinamarca estava na ponta e seus vizinhos nas primeiras colocações, que acabei conhecendo pessoalmente a Escandinávia. Era 2009, e fui para Copenhague para entender o que estava por trás da satisfação dos dinamarqueses. Fiz uma reportagem para a Época, da qual era então correspondente.
Bem, de lá para cá, sempre que posso vou à Escandinávia. Agora mesmo, poucos dias atrás, estive na Noruega e na Dinamarca em missões jornalísticas.
O modelo escandinavo é a coisa mais fascinante que encontrei na Europa. Combina as virtudes do capitalismo com as do socialismo de uma maneira extremamente bem sucedida.
Repare. Em todas as listas relativos a avanço social, a Escandinávia domina.
Bem, fiz este intróito porque outro dia vi uma lista da Gallup que colocava os venezuelanos como o quinto povo mais entusiasmado do mundo com os rumos do país.
Um levantamento da universidade americana de Columbia e chancelado pela ONU trouxe também os venezuelanos numa situação invejável: o povo mais feliz da América do Sul.
Como? Mas não é um inferno a Venezuela? Chávez não é o Satã?
Como curioso que sou, fui pesquisar para tentar entender.
Fui dar num estudo feito por um instituto americano chamado CEPR, baseado em Washington: “A Economia Venezuelana nos anos de Chávez”. O CEPR jamais poderia ser desqualificado como “chavista”.
E então fico sabendo coisas como essas:
1) Em 1998, quando Chávez assumiu o poder, havia 1628 médicos para uma população de 23,4 milhões. Dez anos mais tarde, eram quase 20 000 médicos para uma população de 27 milhões.
2) Os gastos sociais subiram de 8,2% do PIB, em 1998, para quase 14%. “Se comparamos a taxa de pobreza pré-Chávez (43,9%) com a registrada dez anos depois (27,5%), chegamos a uma queda de 37% no número de venezuelanos pobres”, afirma o estudo.
3) O índice de desemprego, que era de 19% em 1998, caiu pela metade.
No trabalho, os autores notam que a percepção entre os americanos sobre a Venezuela de Chávez é ruim. Motivo: a cobertura enviesada da mídia. E, com números, desmontam o mito de que o segredo do avanço da Venezuela está no petróleo e apenas nele.
Mas eu queria saber mais.
Dei no site do Jazeera, uma emissora árabe bancada pelo Catar que faz jornalismo de primeira qualidade. O Jazeera traz vozes que você não costuma encontrar na imprensa brasileira, e isso ajuda você a entender melhor o mundo.
Vi um programa jornalístico cujo título era: “Os venezuelanos estão melhor sob Chávez?” Como sempre, o Jazeera colocou especialistas com visão diferente. Um comentarista americano criticou o “espírito de mártir” de Chávez.
Mas os dados objetivos ninguém contestou. A mortalidade infantil diminuiu, a expectativa de vida aumentou, o número de universitários cresceu e as crianças venezuelanas testão indo à escola numa quantidade sem paralelo na história do país.
Um consultor americano de empresas interessadas em investir no exterior disse: “Quem quer que queira se eleger na Venezuela vai ter que dar prosseguimento aos programas sociais”. (O vídeo está no pé deste texto.)
Problemas? Muitos. Criminalidade alta, pobreza e desigualdade ainda elevadas. Mas atenção: os problemas antes eram muito maiores. (Vale a pena ver o premiado documentário do jornalista australiano John Pilger, radicado na Inglaterra, sobre o papel dos Estados Unidos na América do Sul. O nome é Guerra contra a Democracia. Ele está disponível, em fatias, no YouTube, com legendas em português. Pilger visitou a Venezuela e entrevistou Chávez.)
Da imersão em Venezuela, compreendi por que Chávez é tão popular – e por que seu maior adversário acabou por ser, na verdade, o câncer.
GostarGostar
Até o FMI diz a verdade
http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/03/06/sob-chavez-venezuela-reduziu-pobreza-enquanto-aumentou-divida/
GostarGostar
Até os próprios links do Rui A dizem a verdade
“Hicimos un gran trabajo por la comunidad. Y, finalmente, hace nueve años llegó la Revolución Bolivariana. Hasta entonces, ningún gobierno se había preocupado por nosotros, por los pobres.”
“Chávez ha traído la alfabetización masiva, ha construido aquí escuelas, universidades, hospitales. Ha suministrado medicinas, levantado muros de contención para evitar los desprendimientos de tierras. En fin, ha mejorado el nivel de vida de la gente de Petare, que ahora incluso se alimenta mejor.”
“No podéis imaginar la ilusión con la que me vienen los padres contándome que sus hijos empiezan la universidad. ¡Un hijo de Petare en la universidad! Esto antes no ocurría. Ahora tenemos otra esperanza.”
GostarGostar
O link fornecido pelo Rui A é este
http://www.quesabesde.com/noticias/petare-caracas-venezuela-mirentxu-eguiguren,1_4104
GostarGostar
Os links em causa servem para caracterizar a favela em questão, que o Piscoiso duvidada ser a maior da América e dos países ocidentais. Quanto ao discurso ideológico que cada um deles tem, têm de tudo. Confio na inteligência das pessoas para distinguirem o trigo do joio e não faço censura selectiva dos textos que cito.
GostarGostar
“Quais “patetices”? Então não é esse o pretexto utilizado pela esquerda para “justificar” a situação económica de Cuba?”
.
Ok. Então era sarcasmo, ás vezes não fica claro.
.
.
Descobrimos hoje que o Duarte além de Comunista é um apoiante de Salazar, Pinochet e dos Sheiks Árabes, Khadaffi etc…
Tudo ditadores com crescimento económico. Embora uns tenham ajuda do petróleo e dos preços a subirem e outros não…
GostarGostar
João Lisboa
Posted 6 Março, 2013 at 16:20 | Permalink
Nada disso, era um santo! http://lishbuna.blogspot.pt/2013/03/plus-ca-change.html
___________
Melhor, um impudente demagogo: é muito fácil a pessoas deste dalibre
iludir as massas (quanto mais brutas, melhor) com o papel de pai dos pobres.
QUE NO VUELVA MÁS !!!
GostarGostar
Veja, aqui, esta interessante conclusão de um morador de Petare, sobre Chávez:
“Nina Torres Pérez, dona de casa de 74 anos, decepcionou-se. “Ah, ele mudou quando começou a atacar a propriedade privada. Nós, pobres, fazemos tanto sacrifício para termos nossas coisas. É difícil ver tirarem das pessoas.””
Interessante, este sentimento de “propriedade privada”, não?
GostarGostar
Duarte
Posted 6 Março, 2013 at 17:54 | Permalink
Portela menos 1
A escravatura esta no ADN dos históricos neoliberais. Basta lê-los
_____________________
Pois os comunistas são todos peritos em ADN. passa a citar:
__A Monarquia Absoluta e Hereditária da Coreia do Norte
__A Comadrice Fidel-Raul de Cuba
Como se vê há por lá ADN a rodos . . .
GostarGostar
rui a. (17:54)
Agradecido pelos links, mas só no segundo link dos indicados é que se diz ser a favela de Petare a maior do mundo ocidental.
E quem produz tal afirmação?
A Edna, num fórum da Yahoo.
E quem é a Edna (nick:kdvced), ou onde foi buscar os dados que lhe permitem a afirmação?
Não está especificado.
Até pode ser uma das minhas tias anónimas.
GostarGostar
rui a.
Posted 6 Março, 2013 at 18:22 | Permalink
Veja, aqui, esta interessante conclusão de um morador de Petare, sobre Chávez:
“Nina Torres Pérez, dona de casa de 74 anos, decepcionou-se. “Ah, ele mudou quando começou a atacar a propriedade privada. Nós, pobres, fazemos tanto sacrifício para termos nossas coisas. É difícil ver tirarem das pessoas.””
Interessante, este sentimento de “propriedade privada”, não?
_______________________
Anoto e guardo : Rui A. é contra a propriedade privada. . .
GostarGostar
Tanto barulho por causa do passamento de (mais) um ditadorzeco latino-americano…
GostarGostar
Veja, aqui, esta interessante conclusão de um morador de Petare, sobre Chávez:
“Nina Torres Pérez, dona de casa de 74 anos, decepcionou-se. “Ah, ele mudou quando começou a atacar a propriedade privada. Nós, pobres, fazemos tanto sacrifício para termos nossas coisas. É difícil ver tirarem das pessoas.””
Interessante, este sentimento de “propriedade privada”, não?
De facto a inteligência e o Rui a. Sao duas rectas paralelas .
Entao Chavez quer tirar a barraca à septuagenária?
Por amor de Deus !!!!!
Nao comento mais este post que é uma vergonha desgraçada
GostarGostar
PiErre
Posted 6 Março, 2013 at 16:21 | Permalink
“…independentemente do respeito que sempre se deve ter por quem parte deste mundo…”
.
Hitler incluído? Stalin incluído? Pol Pot incluído? Os carrascos de Auschwitz, etc., incluídos? Custa-me a aceitar, mas…
_________
Meu caro está tentando o impossivel : um canhoto raciocinar, um vermelho
ser imparcial, um BE estar um minuto QUIET . . .
GostarGostar
Piscoiso,
A Rocinha terá cerca de 300 mil habitantes. É a maior do Brasil.
A Petare tem um número indeterminado de habitantes, que parece poder ir de 600 mil a 1,5 milhões de pessoas. Em termos geográfico, percorre uma área que é, no mínimo, quatro Rocinhas, havendo quem diga que é 6x maior. Grande, não é? Ainda que não seja a maior do “mundo ocidental”, não deve estar mal posicionada no top 5, não concorda?
GostarGostar
O comuna do Duarte, coitado, deu-se ao trabalho de ir aos canhenhos do partido buscar todas aquelas páginas e páginas de tralha e demagogia barata sobre a “0bra” de Chevez, se calhar convencido de que alguém com dois dedos de testa iria perder tempo a ler tamanhas alarvidades. Chavez apenas fez o que fazem os demagogos e populistas de esquerda, sejam eles os sácrates, os zapateros, os chavez, ou outros de igual jaez. Só que Chavez, em vez que criar estruturas e tecido empresarial com os milhões do petróleo, preferiu o ‘pão e circo’ da demagogia para se manter no poder. O problema destas ‘Venezuelas’ vai ser quando as reservas de petróleo (que são finitas) derem o berro…
GostarGostar
O legado de Lula.
.
.
(O espaço em branco e para o Rui A. encher no seu dia. Asinhando como o melhor experto-express em legados , favelas, e outras luminarias sudamericanas entrando no terceiro ano da segunda década do Século XXI d.C.)
GostarGostar
O paraíso terreno criado pelo Chavez:
5º país mais violento do mundo
país mais corrupto da América Latina
3º maior taxa de inflação do mundo
total dependência do petróleo (95% das receitas da exportação e 40% das receitas do orçamento federal)
queda na exportação de todos os bens não-pretolíferos
GostarGostar
(…) Ao longo dos próximos dias, vai ser repetido de forma sistemática que Hugo Chávez era um ditador. Um estranho ditador: desde 1998, houve 17 eleições e referendos no país. Podemos pensar que foram fraudulentos. Quando venceu por larga margem em 2006, o antigo presidente dos EUA, Jimmy Carter, esteve entre aqueles que disseram que ele tinha ganho de forma justa e limpa. Nas últimas eleições, em Outubro de 2012, Carter declarou que “posso dizer, a partir das 92 eleições que monitorizei, que o processo eleitoral na Venezuela é o melhor do mundo”. Eu estive lá: podem pensar que eu sou como aqueles ingénuos esquerdistas ocidentais que visitavam as aldeias Potenkin na Rússia estalinista. Pertenci a uma comissão eleitoral verdadeiramente independente, composta por apoiantes e adversários de Chávez, que tinha sido anteriormente convidada pela oposição para supervisionar as suas eleições internas. Encontrámo-nos com importantes figuras da oposição que se manifestavam na rua contra Chávez, mas aceitaram que viviam em democracia. Quando perderam as eleições, aceitaram a derrota.(…)
GostarGostar
Caro Rui
Creio ser necessário começar pela definição de favela, que as Nações Unidas define por UN-HABITAT, como uma área degradada de uma determinada cidade, com habitação precária e ausência de infraestruturas.
Favela é a denominação brasileira, como sabe. Por lá são ‘barrios’.
O site da UN-HABITAT
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
tem muito material sobre “bairros de lata” em todo o mundo. Não sei se fazem top-ten e em que lugar está Petare.
Mas se quer continuar a deitar abaixo o morto, é lá consigo.
GostarGostar
http://es.wikipedia.org/wiki/Petare
Oh Rui. Se eu for um petarense (599.000) parroquianos no censo de 2011 ia chamarlhe com algúm outro nomecito…Uns meses em Brasil e ja com a tendencia brasileira do exagero…
PS. Compare a historia desta “favela” e parroquia contada ou escrita em espanhol ou portugués. S.f.f.
GostarGostar
Alguém sabe se dão sumos de laranja nas senhas de alimentação “chavistas”?
Agradecido.
R.
GostarGostar
“A Rocinha terá cerca de 300 mil habitantes. É a maior do Brasil”
Rui,
A favela da Rocinha não tem área geográfica que comporte tal quantidade: ela pode ser densa mas os imóveis são em sua maioria de baixa altura (embora diminutos). Aliás é só ver o Complexo do Alemão (que reune várias favelas ) muito maior em extensão e terá, segundo dizem, 200 mil pessoas. Outra comparação que se pode fazer é o bairro do Méier na própria cidade do RJ que tem um número de prédios (em quantidade e altura) muito superior e tem 300 mil pessoas.
O próprio censo do IBGE não diz isso:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/12/maior-favela-do-pais-rocinha-discorda-de-dados-de-populacao-do-ibge.html
======================================
GostarGostar
Cfe,
É muito difícil, diria mesmo impossível, fazer o censo populacional da Rocinha. Chamo a atenção que a Rocinha não ocupa “apenas” a área geográfica que se vê da estrada, a caminho ou vindo da Barra, mas que ultrapassa o morro para o lado de lá, que se não vê desse ponto. Veja, de resto, o comentário feito no texto que citou, que bem ilustra o que devem ser estas dificuldades: “Ô, Chico: alguém do IBGE passou na sua casa para perguntar alguma coisa? Ô, Madalena: você recebeu alguém do IBGE na sua casa?”, pergunta Léo para o vice-presidente e para uma funcionária da UPMMR. “Não”, respondem.
GostarGostar
Tanta coisa de “Chavez fez isso e fez aquilo” e esquecem-se uma coisa muito simples:
Ele chegou ao poder com o preço do petróleo num viés de subida ao contrário de seus antecessores. O próprio presidente que o antecedeu – Carlos Andrés Perez – que havia sido eleito com a expectativa de transformar a Venezuela naquilo que era nos anos 70 penou por isso. Sem dinheiro tentou subir o preço da gasolina – ridículos 5 centavos a época – para que ao menos o custo de produção fosse suprido: esse foi um dos motivos do caracazo e dos estímulos a subida de Chavez ao poder.
Com dinheiro é muito fácil fazer obras e distribuir: difícil é fazer e realizar com nenhum. A principal crítica a Chavez não é o fazer pouco – porque Guterres fez, Socrates idem – mas o não aproveitar a receita extra que não se sabe durante quanto tempo existirá para desenvolver o país de maneira a este não depender de um comodite.
Chavez chegou a comprar títulos da dívida pública argentina logo após esta ter dado o calote no mercado internacional e ficar sem crédito, substituiu a URSS no pagamento da mesada que Cuba recebia e por aí vai.
GostarGostar
Porra que hoje o Piscoiso está chato como a Putassa sua tia!…
GostarGostar
Rui,
Tem razão quanto a dificuldade. Mas entre a estatística do IBGE e de alguem que tenha interesse em inflar os números fico com o primeiro.
Sei muito bem onde ela dobra o morro em direção ao Parque da Cidade na Gávea. Ainda assim não dá para compara-la com o Complexo do Alemão ou mesmo da Penha: salta aos olhos a diferença na dimensão. Uns dizem que tem 70 Hectares e outros até 100; é só fazer as contas: 1000 habitantes por hectare e pareceria um campo de refugiados da Etiópia de tanta gente. Porem se me disser que ao longo do dia terá uma população flutuante desse porte então calo-me porque aí sim seria possível.
Uma coisa posso afirmar: 300 mil ela tem pois não existe nenhum indicador confiável que sustente isso.
GostarGostar
O legado é este, que estamos fodidos, os militares portugueses só se revoltariam pelas sua causa, o seu vencimento e regalias, vi há pouco na tv. E ora acontece que os militares são a classe que menos sofreu com este governo incompetente, desonesto e vaidos. Os desempregados,a gente que perdeu a casa e os haveres, quem não tem já mais razão para viver num país de ladrões, sem esperança na justiça, bem pode ir de férias, arranjar poiso além da fronteira, a partir dos pirenéus, que essa gente gorda do exécito só pensa é na barriga, dos chicos, iguais ao relvas e passos e gaspar da treta, mesmos chicos espertos. Acorda, povo beatoi !
GostarGostar
GostarGostar
HOMICIDIOS | Solo durante los 10 primeros meses de 2012
Más de tres mil homicidios se han registrado en Caracas
Durante los primeros 10 meses del año en en el municipio Libertador ocurrieron 2.580 homicidios.
http://www.eluniversal.com/sucesos/121111/mas-de-tres-mil-homicidios-se-han-registrado-en-caracas
.
.
“With the exception of Ivory Coast, the murder rate in any other African countries is lower than that in Venezuela,” Venezuelan researcher Luis Bravo told El Universal. “Neighboring Colombia was the most violent country in Latin America until in the early 2000’s. Then the figures dropped and now we (Venezuela) are far ahead, not only of Colombia, but also of Chile (3.7 homicides per 100,000 inhabitants) and even Haiti (6.9).”
.
Venezuela is considered to be one of the most deadly countries in the western hemisphere, with 19,336 homicides occurring last year, according to the Venezuelan Violence Observatory. That comes out to be on average 53 murder per day – giving the country a murder rate of about 67 per 100,000 inhabitants.
.
While not as bad as Honduras’ 88 murders per 100,000, it makes the drug war plagued Mexico look almost tame with its 15 per 100,000 rate.
http://latino.foxnews.com/latino/news/2012/11/13/caracas-soaring-murder-rate-set-to-surpass-last-year-numbers/
.
.
An intensifying nationwide crime wave over the past decade has pushed the kidnapping rate in Venezuela past Colombia’s and Mexico’s, with about 2 abductions per 100,000 inhabitants, according to the Interior Ministry.
But nowhere in Venezuela comes close in abductions to Barinas, with 7.2 kidnappings per 100,000 inhabitants, as armed gangs thrive off the disarray here while Mr. Chávez’s family tightens its grip on the state. Seizures of cattle ranches and crumbling infrastructure also contribute to the sense of low-intensity chaos.
Barinas offers a unique microcosm of Mr. Chávez’s rule.
GostarGostar
“o longo dos próximos dias, vai ser repetido de forma sistemática que Hugo Chávez era um ditador. ”
.
Sim Chavez era um Ditador.
Por muito menos tivemos a esquerda a falar de “Défice Democrático” na Madeira. Ou o Portela já se esqueceu da narrativa que a própria esquerda dos jornais criou.
.
Chavez teve/tem milícias a matar e intimidar?
Chavez teve o alibí do monstruoso nível de crime para o poder fazer não se sabendo bem se era crime ou ameaça politica.
Chavez usou todo o aparelho de estado e fez nacionalização para ainda ter mais Estado ou seja mais poder?
Chavez controlou os Tribunais e o sistema judicial?
Chave controlou a opinião publicada e ameaçou e intimidou jornalistas?
Chavez tem adversários refugiados noutros países?
.
A resposta é sim a tudo. Sim Chavez era um Ditador.
Como é de esquerda ou aparenta ser…com Chavez já não há “Défice Democrático”…
GostarGostar
Infelizmente, o Chavez não teve tempo de salvar o mundo.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&sqi=2&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F1180335-cidades-de-tendas-se-espalham-pelos-eua.shtml&ei=ZrY3Uf3wMIy7hAeg84C4Dg&usg=AFQjCNHuKofctP3YV2cEWoaAlGIhUu4U6A&sig2=m4rET4wpin78SZoLC8L1DA
GostarGostar
E tem que enquanto ele acudia a Caracas, cum caraças nasciam barracas já mais acima
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=2&cad=rja&sqi=2&ved=0CDUQtwIwAQ&url=http%3A%2F%2Fvideos.sapo.pt%2FwVhGgFs6kQeFchnjo61p&ei=ZrY3Uf3wMIy7hAeg84C4Dg&usg=AFQjCNG2OtpVoA9ynd0uL98T_SAhdD4osA&sig2=a8OuCdZ1Cck-WUObW3qumA
GostarGostar
E isto é, diz quem sabe, culpa do petróleo.
Que enquanto foi barato, pelas ruas da amargura, nem Meném conseguiu fazer algo, mas agora que ele subiu, o presidente B Obama diz aos habitantes que tenham paciência, que isto não é novo, já se viu 29, ainda ele não era nascido .
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=7&cad=rja&sqi=2&ved=0CF0QFjAG&url=http%3A%2F%2Flendoeopinando.blogspot.com%2F2012%2F11%2Fcidades-de-tendas-se-espalham-pelos-eua.html&ei=ZrY3Uf3wMIy7hAeg84C4Dg&usg=AFQjCNHsSYI4bidKtEJ-cj4s_QsaWiKzgQ&sig2=elhfa0okPAII9UayRI_46w
GostarGostar
Tinha de aparecer um marciano a dizer que tudo esta’ bem porque os do “satanas” sao “piores”. Pois….
.
Mas vamos ao que importa, uma vez que se esta'(?) a falar do “paraiso bolivariano”. Este parece que sabe do que fala e, pelo nome, se nao e’ de la’ deve ser de muito perto.
http://www.huffingtonpost.com/fernando-espuelas/hugo-chavez-is-no-hero_b_2814642.html?utm_hp_ref=tw
GostarGostar
E este é um legado que nos ficou já desde o tempo das cavernas, sendo que ao tempo ainda pouca gente éramos, mas amalta foi crescendo, ~mães não param de ter filhos e os pais de lhos fazer, de modo que vai-se à Índia, passa-se o Bangladesh e é a mesma coisa, gente amontoada em toda a parte. E salva-se Portugal, que, em crise, achou um governo que não hesita em desgraçar qualquer que não pertença ao rol de boys do psd-cds e assim ps, i. é. da famelga de sucesso opus dei, corrupção e maçonaria, numa debandada a eito de gente para o brasil, angola e moçambique, além da suíça,frança, alemanha, inglaterra, luxemburgo, holanda e polónia, como o pingo doce, e até suécia de neve e norweig.
GostarGostar
Mas já algum dos Duartes e companhia aterrou em Caracas?
É mais ou menos vir de Faro para Lisboa e de Setúbal até aterrar é um bairro de lata continuo.
A coisa é impressionante.
Não é tudo culpa do ditador recém falecido, mas não melhorou nada.
.
Já agora, o Piscoiso que hoje está tão excitado, que nos diz do Bentley Mulsane do artista?
GostarGostar
Sim, ele foi um tirano, um assassino, só no Iraque, dizem, ele
http://www.guardian.co.uk/world/2013/mar/06/pentagon-iraqi-torture-centres-link
GostarGostar
dass, a tralha parece mais assanhada do que quando o homem estava vivo!
GostarGostar
E ainda se admira a gente subserviente, dada aos mais poderosos, que de vez em quando apareça alguém de génio, nobre e honesto, amigo dos mais fracos, por que nenhum vendido, tipo relvas e passos, sem caráter, faz qualquer coisa. Do género de soldadesca imbecil que por aí anda .
GostarGostar
o Bom Aluno…
.
“Economia portuguesa é a pior depois da Grécia
.
Convém sublinhar, no entanto, que o Eurostat não publica dados da variação em cadeia para a Grécia por não serem corrigidos da sazonalidade e que, caso o fizesse , seriam necessariamente piores que os portugueses. Em termos homólogos, a economia grega caiu sempre mais de 6% em todos os trimestres de 2012.
Na comparação homóloga, a economia portuguesa teve uma queda de 3,8% no quarto trimestre de 2012, o que foi pior do que o esperado e colocou a contração anual nos 3,2%. Foi a segunda maior recessão desde os anos 70 – depois da queda a rondar 5% em 1975 – quando se inicia a série do INE e mesmo recuando até à década de 50 com as séries longas do Banco de Portugal não se encontra nenhuma mais profunda. “-Expresso
.
GostarGostar
E já cadáver o morto saiu à rua
http://www.noticiasaominuto.com/politica/51740/os-recados-de-cavaco-ap%c3%b3s-35-dias-de-recolhimento
GostarGostar
O bolivar já morreu venha o próximo. Há pitrol que chegue para enganar a populaça durante anos. Com gente civilizada poderia ser um dos países mis ricos do mundo, não esquecer. O pior é se há mais manganões a querer a distribuição graúda do pitrol. Eu sei que há e mais não digo. O fruto vai cair de “maduro”. Sempre culpa dos estrangeiros, claro.
GostarGostar
E eu tenho que os desempregados deviam de pagar mais taxa
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/passos_medida_mais_sensata_para_combater_desemprego_e_baixar_salario_minimo.html
GostarGostar
Para a canalha mais informação
http://www.cepr.net/index.php/publications/reports/venezuelas-economic-recovery-is-it-sustainable
GostarGostar
A Irlanda baixou-o, disse o primeiro ministro.
A Irlanda baixou-o, de 1450 euros baixou o salário mínimo para 1400 euros.
E também baixou 15% os vencimentos dos políticos .
GostarGostar
governo pps/cds faz-se representar no funeral do “ditador”:
http://expresso.sapo.pt/portas-no-funeral-de-chavez=f791687
GostarGostar
Em http://oinsurgente.org/2013/03/06/o-senhor-da-venezuela-e-os-pobres-2/#comment-179841



“Como seria de esperar canta-se nos blogs de extrema-esquerda louvores aos feitos de Chavez. Nomeadamente a redução da pobreza. Porém como é possível observar no primeiro gráfico, na América Latina essa foi a tendência geral – e aproximadamente na mesma proporção – em idêntico per iodo Acresce que nem todos beneficiaram da lotaria do petróleo que calhou à Venezuela (ver segundo gráfico) e seguramente nenhum na mesma dimensão. Pelo que até seria de esperar um desempenho bem melhor da Venezuela.”
.
.
Com mais estes graficos
GostarGostar
“Portugal já conta com mais de meio milhão de crianças em risco de pobreza. «O pior da crise ainda está para chegar», alerta o secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, que antevê que a pobreza e o desemprego irão aumentar nos próximos anos, em especial a pobreza infantil e o desemprego jovem. ”
.
UM GOVERNO DE EMERGÊNCIA NACIONAL, PLEASE!!!!!
.
http://www.youtube.com/watch?v=5A_CGkVO8cE
GostarGostar
http://expresso.sapo.pt/passos-nao-governamos-em-funcao-de-manifestacoes=f791704
não conclui a frase: nao-governamos-em-funcao-de-manifestacoes “só em função da BANCA”
GostarGostar
Há foto da favela nos anos 90 e de onde moravam as pessoas antes?
Enfim, dificilmente se pode defender que estão pior do que antes. É pena o extremismo de ideologias gastas – tanto no Chavez como em quem o critica.
Se têm recursos para isso e podiam estar muito melhor ainda ou não, é outra discussão,
• Unemployment has dropped from 14.5% of the total labour force in 1999 to 7.6% in 2009
• Population has increased from 23,867,000 in 1999 to 29,278,000 in 2011. The annual population growth was 1.5% in 2011 compared with 1.9% in 1999
• GDP per capita has risen from $4,105 to $10,801 in 2011
• As you can see in the graphic chart, Venezuela’s inflation has fluctuated since 1999. Inflation now stands at 31.6% compared with 23.6% in 1999
• Venezuela has a complicated history concerning currency exchange rates. Compared with 1999 when the exchange rate was under one bolivar to the US dollar, the latest figures from Reuters place it at 4.3 Bolivars to one dollar
• Poverty has decreased – in 1999, 23.4% of the population were recorded as being in extreme poverty, this fell to 8.5% in 2011 according to official government figures
• Infant mortality is now lower than in 1999 – from a rate of 20 per 1,000 live births then to a rate of 13 per 1,000 live births in 2011
• Violence has been a key concern in Venezuela for some time – figures from the UNODC state that the murder rate has risen since 1999. In 2011 the intentional homicide rate per 100,000 population was 45.1 compared with 25.0 just twelve years earlier
• Oil exports have boomed – Venezuela has one of the top proven oil reserves in the world and in 2011 Opec put the country’s net oil export revenues at $60bn. In 1999 it stood at $14.4bn
GostarGostar
Um dos maiores capitalistas do Planeta: ele e Castro!
En ese negocio económico y político, en el que Venezuela ha sostenido financieramente al régimen de Cuba, la familia de Hugo Chavez no habría quedado al margen. “La fortuna personal de los hermanos Castro, combinada, “se ha estimado que alcanza fácilmente los 2.000 millones de dólares”. Asimismo, “la familia Chavez Frias “ha amasado una fortuna similar desde la llegada de Chavez a la presidencia, en 1999”.
Morreu como Estaline e Brejnev por um lado (uma palhaçada de entretenimento do Povo quando vinha de Cuba já morto) e como Honneker e outros (sem ser julgado pelos crimes que cometeu) , miséria e ladroagem que fez.
GostarGostar
O legado do «glorioso» Barack Obama não fica nada atrás:
– pode-se ver, por exemplo, «aqui» o “paraíso” que é Detroit -> um caos organizado por alguns – a superclasse.
.
.
ANEXO:
‘Detroitização’ de Portugal (e não só): implosão de Identidades Autóctones… e caos económico.
[obs: Nações… a caminho de… tornarem-se ‘Estados Mercenários’]
-> A superclasse (alta finança internacional – capital global) ambiciona a ‘Detroitização’ de vastas áreas do planeta.
.
Nota:
1- a superclasse não só pretende conduzir os países à implosão da sua Identidade (dividir/dissolver identidades para reinar)… como também… pretende conduzir os países à implosão económica/financeira…
2- a superclasse é anti-povos que pretendem sobreviver pacatamente no planeta…
3- a superclasse apoia aqueles… que estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios.
4- a superclasse ambiciona um Neofeudalismo: uma Nova Ordem a seguir ao caos…
GostarGostar
eu moro numa casa de favela
http://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=zckwEvieO3U_MM&tbnid=RgPf88XOUe4M0M:&ved=0CAQQjB0&url=http%3A%2F%2Fwww.skyscrapercity.com%2Fshowthread.php%3Ft%3D453913%26page%3D4&ei=4nI4UaT-Lc2-PfnagbAC&psig=AFQjCNH3IGV13xS6dKfkjXUG7VsjcxTVZw&ust=1362740263674127
GostarGostar
Trata-se de um ditador raríssimo, porque ganhou 12 eleições e é muito raro que um ditador ganhe 12 eleições de maneira limpa”.
GostarGostar
“Trata-se de um ditador raríssimo, porque ganhou 12 eleições e é muito raro que um ditador ganhe 12 eleições de maneira limpa”.”
Excelente critério. Poderá aplicar-se, também, ao seu Pinochet, que perdeu um referendo que convocou e respeitou os seus resultados, tendo saído do poder no prazo determinado. Parabéns: o mundo ganhou mais um democrata!
GostarGostar
Chavez e a luta pela democracia. O golpe de 2002, a imprensa privada e os neoliberais
Alguma lições para muitos democratas
http://www.youtube.com/watch?v=MTui69j4XvQ&sns=em
GostarGostar
Pinochet chegou ao poder através de um golpe de estado sanguinário que depôs um governo eleito democraticamente
Chavez chegou ao poder por via eleitoral democrática.
Chavez foi eleito e participou desde 1998 em mais de doze eleicoes todas elas consideradas livres e democráticas por todos os organismos internacionais.
Foi objecto de um golpe de estado em 2002, organizado pelos neoliberais e pela imprensa privada. Esteve preso até o povo venezuelano o libertar.
Pinochet prendeu, matou e torturou milhares de pessoas, proibiu os partidos politicos e destrocou economicamente o Chile.
Pinochet pressionado pela populacao organizou 1 repito UM referendo em 1988 em 1989 foram realizadas as primeiras eleicoes desde 1970 . Ou seja quase 20 anos sem eleicoes.
Você precisa de ajuda RUI A
GostarGostar
“Pinochet chegou ao poder através de um golpe de estado sanguinário que depôs um governo eleito democraticamente”
Errado. O governo Chileno havia sido deposto pelo parlamento. Allende recusou sair. Pinochet foi lá cumprir a lei (ok, descarrilou)
…
“Foi objecto de um golpe de estado em 2002, organizado pelos neoliberais e pela imprensa privada”
Seguiram seu exemplo de 1992.
….
“Pinochet … destrocou economicamente o Chile”
Errado. O chile tornou-se, a partir de então, no mais equilibrado país latino americano em termos financeiros e econômicos.
…
“Pinochet pressionado pela populacao organizou 1 repito UM referendo”
Não precisa repetir porque foram ao menos dois, pois em 1978 ele ganhou.
O segundo ele não foi resultado da pressão de ninguem mas natural consequência da queda do muro de Berlim que tornou improvável um golpe de esquerda. Nisso estava certo: a estratégia da esquerda a partir de então foi o combate feroz através da repetição de mantras até que as verdades ou mentiras transmutadas que interessem aos marxistas torna-se a verdade absoluta.
GostarGostar
Hum

GostarGostar
Bah, ó Duarte, deixa isso aqui para o rui a. se instruir,
maldoso, se não ignorante, “50 verdades a saber de H Chavez”
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/27642/50+verdades+sobre+hugo+chavez+e+a+revolucao+bolivariana.shtml
GostarGostar
O cfe injecta-se com qualquer coisa . Nao sei o que é , mas não é coisa boa.
GostarGostar
Que Pinochet era uma pessoa séria, lá isso era. Jurou fidelidade ao governo de Allende e a seguir foi “apunhalá-lo” pelas costas.
Depois, “apunhalou” todos os que quis. Já estava habituado. Em Portugal até teve uma coisinha que não saiu nada mal. A Brigada Victor Jara foi do melhor que aconteceu à música tradicional portuguesa.
E Victor Jara foi um dos “apunhalados”. Era um perigoso cantor.
GostarGostar
pensava que já tinha lido tudo sobre um golpe Fascista mas há sempre um idiota que nos surpreende :
(…) O governo Chileno havia sido deposto pelo parlamento. Allende recusou sair. Pinochet foi lá cumprir a lei (ok, descarrilou) (…)
GostarGostar
“O cfe injecta-se com qualquer coisa”
Tudo o que escrevi são fatos, inclusive e principalmente o primeiro: deste tomei conhecimento quando li a defesa feita a Pinochet em Londres quando a Espanha pediu sua extradição.
Ninguem da acusação negou que o parlamento reuniu-se de emergência e aprovou o impeachment de Allende, antes de Pinochet agir. Se quiser condenar Pinochet pelas mortes fique lá a vontade mas não há santos nessa história até porque tambem há mortes provocadas pelo governo antes mesmo do golpe de 11 de setembro.
Agora se não gosta de fatos e prefere as conjeturas, os chavões , as frases de efeito, os cartazes e as bandeiras então não irei ter razão nunca até que repita os mantras (inventados ou não) da esquerda.
GostarGostar
“pensava que já tinha lido tudo sobre um golpe Fascista mas há sempre um idiota que nos surpreende ”
Click to access harris.pdf
Toma lá Portela,
Se quiser vá lá ver as citações feita pelo parlamento chileno na altura e ver quem é o idiota.
GostarGostar
Harris courted controversy when he wrote a pamphlet (A Tale of Two Chileans) in 1999 defending General Pinochet’s coup d’état against the Marxist President of Chile Salvador Allende. In an interview with fellow journalist Andy Beckett in 2000 Harris says: “It was a polarising thing. I was on the Right, and I thought it was a bloody good thing it had happened”.[3]
Ninguém levou este idiota a serio . Ou quase ninguem
GostarGostar
Um texto do SOL que encontrei por acaso no SAPO e resolvi dar o link, é muito esclarecedor para confrontar com este post (porque o texto do SOL apresenta dados da ONU):
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=69565
GostarGostar
“Ninguém levou este idiota a serio . Ou quase ninguem”
Acabou de ler a fonte e em vez de refletir, buscar mais informação vai a net procurar algo que contradiga. Não…é tudo preto no branco. Pinochet era mau, surgiu por geração espontânea, o parlamento chileno era o Olimpo da democracia e apoiava integralmente o antigo presidente.
Meu caro, ainda que a defesa de Pinochet estruture o texto de acordo com a premissa que tinha e você não concorde – o que é um direito seu – fatos são fatos. O certo é que o Parlamento fez o que estava ali descrito e por muito que berre não pode apagar o que aconteceu.
Durante a retenção de Pinochet em Londres o próprio presidente Eduardo Frei reafirmou que a ser julgado este deveria o ser em seu país: fazia-o como princípio da união e apaziguamento nacional pois sabia do apoio que parte significativa de chilenos tinha pelo ex-ditador.
No Paraguai recentemente na deposição de Lugo tambem os parlamentares não votaram nada não foi? Foi culpa do Bushi ou do Ubama talvez.
GostarGostar
http://www.sardenberg.com.br/index.php/component/k2/item/11233-chavez-eua-china.html
GostarGostar
A Venezuela até 1999, e Angola, até hoje, são os bons exemplos da gestão do petróleo. A Venezuela pós 99, já não é assim tão boa. Mas mau mesmo deve ser o caso da Noruega, tão contra a “racionalidade económica”,
GostarGostar